Sertão Hoje

Sertão Hoje

Inscrição para o 2º Casamento Comunitário de Caetité é prorrogada

Quarta / 13.05.2015

Por Thayná Lima

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do sertão

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), urbano e rural, de Caetité, realizará no dia 12 de junho o II Casamento Comunitário. Podem participar da cerimônia, que será às 17 horas, na quadra poliesportiva Manoel Ladeira, os casais que desejam se casar, bem como aqueles que vivem em união estável. As inscrições vão até o dia 22 de maio e podem ser feitas na sede do CRAS Urbano, na Avenida Nilo Peçanha, nº 145, Bairro Alto Buenos Aires, ou no CRAS Rural, na Rua dos Maçons, Nº 142, próximo a Feira. Os critérios para participar da cerimônia são: ter toda documentação necessária para a habilitação do casamento (se solteiro, certidão de nascimento, original, se divorciado, certidão de casamento com a documentação do divórcio, originais, se viúvo, certidão de casamento com a comunicação do óbito ou a Certidão de óbito, originais, comprovante de residência, documento de identidade, duas testemunhas munidas dos documentos pessoais); não ter nenhum impedimento legal para casar-se; e renda inferior ou igual a dois salários-mínimos. Para que o homem ou a mulher com dezesseis anos possa se casar é necessária a autorização dos pais ou de seus representantes legais.

Candidatos a cargos públicos de Prefeitura de Guanambi são convocados para prova objetiva

Quarta / 13.05.2015

Por Maria Nunes

Foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (11), o Edital de convocação dos candidatos para realização das provas objetivas do Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de Guanambi. “No Edital, consta os quadros de provas objetivas e a distribuição das questões por área de conhecimento,  para o nível superior, nível médio técnico e nível médio, consta também importantes informações relacionadas ao dia da realização das provas, como os horários de abertura e fechamento dos portões, horário e duração das provas e os documentos oficiais de identificação, orientações para o momento da prova, etc.”, disse Fabrício Lopes, Secretário Municipal de Administração. Os candidatos somente farão prova nos locais indicados no CARTÃO INFORMATIVO, que estará disponível a partir do dia 18 de maio de 2015 nos sites: www.selecao.uneb.br/guanambi e www.guanambi.ba.gov.br , considerando as instruções contidas no Item 10 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS DE CONHECIMENTO do Edital 001/2015. Recomenda-se portar o referido Cartão para facilitar seu acesso à sala de prova.

16º Agrocafé: Rui Costa anuncia parcerias para pesquisas voltadas à cafeicultura

Quarta / 13.05.2015

Os cafeicultores baianos vão contar, para melhorar sua produção, com pesquisas realizadas em parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), universidades baianas e a Empresa Brasileira de Pesquisas (Embrapa). A novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa na manhã da última segunda (11), durante a abertura do 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café.

Rui avaliou que a produção de café é extremamente importante na Bahia e afirma que o Estado está trabalhando para que cresça em várias regiões e municípios. “Estamos fazendo parcerias com a associação de produtores e também para incentivar a pesquisa em nosso estado” disse. Segundo ele, a intenção é a que a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação busque parceria junto aos diversos produtores, incentivando as universidades a desenvolverem pesquisas junto à Embrapa, para aperfeiçoar a tecnologia da produção de café na Bahia.

Ainda de acordo com o governador, o Estado está apostando também em obras estruturantes para reduzir os efeitos da seca sobre a cultura do café. “Temos investimentos em grandes barragens e adutoras e também projetos capilares, com sistemas menores, como barragens subterrâneas e pequenos barramentos, proporcionando água para os pequenos produtores. A ideia é aumentar a capilaridade destes investimentos, amenizando a falta de distribuição de água ao longo do ano”” explicou.

Para Rui Costa, é importante que além do Estado, os municípios também façam a sua parte, apoiando os pequenos produtores. "Cada município, somado ao Governo do Estado, deve procurar cada associação de produtores do café, algodão, milho, buscando também assistência técnica e articulando a produção. Nós temos que cuidar dos serviços públicos, mas também é função da prefeitura e do Governo apoiar a produção, dando autonomia de renda às famílias e melhorando o perfil financeiro de cada município”, finalizou.

7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva: Prova de Marcha reuniu criadores da região

Quarta / 13.05.2015

Por Luís Gustavo

Cavalo e cavaleiro se aquecendo para a Prova de Marcha (Foto: Luis Gustavo/Site Sertão Hoje)

Durante o 7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região foi realizada a 2ª Prova de Marcha Café com Leite, tendo como campeões: na categoria Marcha Batida, a vitória foi do cavalo Fenício do Café Nova, do Haras Tônico; na categoria  Marcha Picada, a vitória foi do cavalo Trovão do Bom Sossego, do Haras Thiago Pires; e na categoria Campeão dos Pangarés, a vitória ficou com a égua Atrevida, do Haras Thiago Pires. As provas foram disputadas em um minicircuito montado ao lado da área onde foi realizado o 7º Encontro dos Produtores Rurais, sendo o concurso considerado um sucesso pelos participantes e equipe organizadora.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva: 4º Leilão Marcha do Café com Leite foi um sucesso

Quarta / 13.05.2015

Por Luís Gustavo

4º Leilão Marcha do Café com Leite contou com lotação máxima (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

No sábado (09), durante o 7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, foi realizado no 4º Leilão Marcha do Café com Leite. Em sua quarta edição, o evento já se tornou uma tradição no município e este ano contou com a participação de vários expositores de animais, que vieram de diferentes regiões do estado da Bahia para participar do 7º Encontro de Produtores. Além de expor os seus animais, os criadores ainda disponibilizaram alguns animais para serem comercializados no leilão, que foi realizado no sábado e considerado um sucesso pela equipe organizadora.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva: minicursos capacitaram os pequenos produtores

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje

Ao contrário do que pregam os 'críticos' do Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva, o evento é muito mais que uma vitrine do município, sendo um espaço apropriado para a troca de experiências entre produtores, para ter acesso a novas ferramentas que auxiliam na produção e também o momento oportuno para se capacitar. Neste sentido, a equipe organizadora, ao longo do evento, realiza uma série de minicursos, ministrados por profissionais extremamente capacitados e que abordam assuntos específicos, de forma simplificado, facilitando o aprendizado pelos pequenos produtores, que em sua grande maioria são provenientes da agricultura familiar, considerada o carro chefe da economia barraestivense. Em 2015, durante o 7º Encontro de Produtores Rurais foram ministrados diversos minicursos, dentre os quais: como fazer mudas de morango, pimentão, maracujá e café; maneira correta de aplicar agrotóxicos e adubos para não afetar o solo; utilização correta dos equipamentos de segurança pelos produtores; entre outros minicursos. Todos os participantes dos minicursos receberam certificados ao final.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro de Produtores de Barra da Estiva: 'Trilheiros' do Clube do JEEP animaram o público

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje

Durante os três dias do 7º Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região - de 07 a 09 de Maio, o grande público que prestigiou o evento teve uma razão a mais para ficar animada. Além das apresentações de artistas locais, do Terno de Reis e outras atrações, destaque também para os 'trilheiros' do Clube do JEEP e suas máquinas possantes. Em um mini circuito montado na área do evento, os integrantes do Clube fizeram algumas demonstrações da força destas máquinas, capazes de enfrentar obstáculos aparentemente intransponíveis para os mais desavisados. Outra apresentação que chamou a atenção foi a 'gangorra', em que os veículos tentavam se equilibrar sobre uma estrutura metálica. Destaque também para o motorista de um Fusca, que se arriscou a subir e tentar se equilibrar sobre a 'gangorra' para delírio do público presente.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva: Mister Bahia participou de desfile de moda

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Mister Bahia, Rony Duarte desfilou e fez presença VIP no 7º Encontro de Produtores Rurais (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Na noite de sexta (08), durante o 7º Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, a Style Boutique e a Loja Bienzzu realizaram desfiles para apresentar a nova coleção outono/inverno. O desfile, que atraiu um grande público para a área do evento, contou com a presença VIP do Mister Bahia, Rony Duarte, que foi muito requisitado para fotos pelas fãs. Mais uma vez a equipe de organização do Encontro de Produtores busca alternativas no sentido de diversificar as atrações do evento e atrair mais público, contribuindo para o seu fortalecimento.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva: Terno de Reis se apresentou e encantou

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje

No sábado (09), uma das maiores manifestações culturais do município de Barra da Estiva marcou presença no 7º Encontro de Produtores Rurais. O Terno de Reis 'Estrela do Oriente' se apresentou e encantou a todos os presentes. A exemplo do que fazem no dia a dia, quando vão de casa em casa, os integrantes do Terno de Reis visitaram todos os stands montados na área do evento, levando alegria e dando uma pequena mostra desta tradição cultural importante e valorizada em Barra da Estiva.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro de Produtores de Barra da Estiva: equipe Alto Giro marcou presença

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Ciclistas do 'Alto Giro', ao lado do Secretário de Agricultura José Henrique Tinoco (Foto Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

A equipe de ciclistas denominada de 'Alto Giro' marcou presença no 7º Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva. Formado por ciclistas do sexo masculino e feminino, o grupo se uniu por uma paixão comum: a bike. E foi a bordo das suas bicicletas que eles chegaram nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, onde o evento voltou a ser realizado, após dois anos consecutivos sendo realizado em outro local. Lá, os ciclistas foram recepcionados pela equipe organizadora e fizeram uma visita aos stands, podendo comprovar de perto a excelente infraestrutura. Entre os participantes do 'Alto Giro' está o Vereador Alessandro Pereira (Bico).

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

7º Encontro de Produtores de Barra da Estiva idealizadores e colaboradores foram homenageados

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Ex-prefeita Dona Lúcia foi uma das personalidades homenageadas (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Durante o Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, que está em sua sétima edição e voltou a ser realizado em seu local original - as dependências da Câmara Municipal de Vereadores, os organizadores do evento prestaram homenagens aos idealizadores e colaboradores do evento. Entre os homenageados, a ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar Viana, que em seu segundo mandato criou a Secretaria Municipal de Agricultura e iniciou a realização do Encontro dos Produtores Rurais. O primeiro e único Secretário de Agricultura de Barra da Estiva até hoje, José Henrique Tinoco, que é um grande entusiasta deste evento e um dos principais responsáveis pela sua realização também foi homenageado, assim como o atual prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho), que assumiu e vem dando continuidade ao evento. O Deputado Estadual Marquinhos Viana, que tem as suas origens em Barra da Estiva, onde exerceu por quatro legislaturas o mandato de Vereador, também foi homenageado, assim como diversas outras pessoas, que em 2015 e anos anteriores deram a sua parcela de contribuição para a realização, com sucesso, do Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

Em Salvador, produtores de Ituaçu participam do 16º Simpósio Agrocafé

Segunda / 11.05.2015

Por Leonardo Oliva

40 agricultores familiares de Ituaçu estão em Salvador para o 16º Agrocafé

40 produtores da agricultura familiar de Ituaçu estão em Salvador, onde participam do 16º Simpósio Nacional do Agronegócio do Café - Agrocafé, evento que começou hoje e segue até a próxima quarta-feira (13) e que está sendo realizado no Bahia Othon Palace. O grupo, que saiu de Ituaçu ontem rumo a capital Salvador, está sendo coordenado pela Engenheira Agrônoma do município Maria Helena Brito Costa (Lena). O evento foi aberto oficialmente hoje (11) pela manhã, em solenidade que contou com as presenças do Governador Rui Costa, do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, do Presidente de Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Marcelo Nilo, entre outras autoridades. O tema do 16º Simpósio Agrocafé é 'de olho no futuro'. Durante a abertura, o governador Rui Costa anunciou que uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), universidade baianas e a Empresa Brasileira de Pesquisas (EMBRAPA) vai desenvolver pesquisa visando a melhoria da produção dos cafeicultores baianos.

Engenheira Agrônoma Maria Helena Brito Costa, ao lado do Governador Rui Costa

Obras e ações beneficiam comunidades rurais de Guanambi

Segunda / 11.05.2015

Por Maria Nunes

Diversas comunidades rurais de Guanambi estão sendo beneficiadas com obras e ações de infraestrutura. As comunidades do Barreiro, Espinheiro, Malhada de Areia, Mamonas e Tabua, por exemplo, foram beneficiadas com a perfuração de um poço tubular, com vazão de 24 mil litros por hora, e implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água, que demandou a aquisição de uma caixa d'água e 2 mil metros de tubos, beneficiando cerca de 60 famílias. Já no Distrito de Mutans, as comunidades de Malhada e Serra serão beneficiadas com a implantação de um sistema de abastecimento de água. Em parceria com a CERB, a Prefeitura de Guanambi implantou ainda o sistema de abastecimento de água da localidade de Tabuinha do Norte. Além de obras de infraestrutura hídrica, na região do Suruá, a Prefeitura construiu uma passagem molhada na localidade de Lagoa Grande, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores. Já na comunidade de Serra, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Associação local, está sendo realizado um curso de capacitação para mulheres, através do Programa Mutirão Social.

Prefeito de Paramirim busca apoio contra construção de adutora na Barragem do Zabumbão

Segunda / 11.05.2015

Por Fagner Abreu

O prefeito de Paramirim, Dr. Júlio Bernardo esteve em Salvador, na sexta-feira (08), onde participou de uma audiência com o Senador Otto Alencar (PSD). Na oportunidade, o prefeito tratou do projeto do Governo do Estado, que tem como objetivo construir uma adutora a partir da Barragem do Zabumbão para abastecer os municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara. A Barragem do Zabumbão atualmente já abastece os municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo.

Na ocasião, o prefeito mostrou a inviabilidade do projeto. 'Estou preocupado com esta obra. Mostrei para o senador dados que inviabilizam a construção desta adutora e ele deu total apoio, inclusive enfatizando a necessidade de revitalização do Rio Paramirim, já que ele é presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal', afirmou o prefeito.

Amanhã (12), Dr. Júlio se reunirá com segmentos do Governo do Estado e com os prefeitos dos municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Ibitiara, Caturama, Botuporã e Tanque Novo, dentre outras autoridades, para abordar o projeto da Adutora do Zabumbão.

'Nesta oportunidade, vou apresentar novas sugestões aos municípios, valorizando as questões hídricas. Vou reafirmar a minha posição contraria a Adutora do Zabumbão por considerá-la inviável', afirmou.

Carreta 'deita' e interdita pista de Ibitira para Caetité

Segunda / 11.05.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Site Sertão Hoje

Na tarde deste sábado (09), uma carreta que fazia o transporte de uma lâmina usada nas torres de energia eólica, que estão sendo montadas na região de Caetité e Guanambi, 'deitou' nas proximidades do Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, interditando a pista que liga o Distrito ao município de Caetité (BR-030). Segundo informações colhidas pela reportagem do Site Sertão Hoje, no local do acidente, o acidente foi provocado pela imprudência de um motorista, que estaria trafegando no sentido oposto e não respeitou o pedido para parar feito por um dos motoristas que faziam a escolta da carreta. Por ser um veículo muito longo, em algumas curvas, os veículos que fazem este tipo de transporte precisam usar as duas pistas, sendo necessário que os veículos, que trafegam no sentido oposto, esperem. O fato ocorreu por volta das 13h00 e, segundo informações do motorista da carreta e condutores dos veículos que faziam a escolta, a empresa já havia sido avisada e estava tomando as providências para desinterditar a pista o mais rápido possível. Ninguém se feriu no acidente.