Sertão Hoje

Sertão Hoje

Rui Costa decreta contenção de gastos para assegurar salário de servidores

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa afirmou que as medidas adotadas buscam equilibrar o orçamento do Estado dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual

Com o objetivo de assegurar a regularidade no pagamento dos servidores, o governador Rui Costa determinou uma série de medidas para controle e redução de despesas de gastos com pessoal e custeio. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, Rui adequa o orçamento do Estado ao cenário econômico mundial, que tem impactado as finanças públicas em todo o país. Desta maneira, o Governo do Estado também assegura a regularidade dos contratos financeiros firmados pela Administração Pública.

A projeção do Governo é que a economia com as medidas possa chegar a R$ 200 milhões. O decreto determina a suspensão de novos contratos de serviços de transporte, licitações, capacitação e treinamento de servidores que impliquem em novas despesas para os cofres estaduais e cortes de 15% em contratos de prestação de serviços continuados e de terceirização, 10% nas despesas de consumo de água e energia elétrica, 30% em telefonia fixa, e 25% em despesas com viagem nacional e internacional para servidores a serviço do Estado, incluindo a concessão de diárias e verbas para deslocamento.

O governador Rui Costa afirmou que as medidas adotadas pela gestão estadual buscam se ajustar não apenas à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas equilibrar o orçamento do Estado dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual com uma relativa tranquilidade. “O país está atravessando um momento difícil, por isso nós precisamos nos ajustar e ter a responsabilidade de cortar na própria carne para sairmos dessa crise sem sofrermos grandes turbulências. Além do mais, é importante que o Estado continue a investir em ações que melhorem a qualidade de vida de sua população”, lembrou Rui.

Consultor dá Dicas para o WhatsApp não prejudicar a sua carreira

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na era dos smartphones, saber usar os aplicativos interativos no mundo profissional é essencial

Os meios de comunicação evoluíram e paralelamente a isto, as empresas também mudaram a postura frente a seus colaboradores, que passam agora a ter mais liberdade, maior flexibilidade no ambiente organizacional, mas é preciso que continuem cumprindo metas e prazos de entrega. “Algumas empresas entendem que proibições cansam e diminuem a produtividade. Além de serem, de certa forma, limitadoras, obtendo resultados burocráticos e sem criatividade, ou seja, sem qualidade e inovação”, explica José Roberto Marques, Master Coach Sênior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Neste sentido, torna-se impossível não falar do WhatsApp, que ‘invadiu’ todos os âmbitos de nossas vidas, incluindo o profissional. Uma pesquisa realizada pela empresa Regus apontou que entre os trabalhadores brasileiros que utilizam o aplicativo, 95% usam para contribuir de alguma forma positivamente em seus trabalhos. No entanto, existem também um elevado número de profissionais que usam o aplicativo para fins pessoais, no momento do expediente.

Para o Consultor, não é preciso ser rígido consigo e excluir o aplicativo do seu celular. Existem algumas dicas básicas que podem ser úteis para melhorar o dia a dia e conciliar o trabalho com as checadas ao aplicativo: Não interrompa uma tarefa para checar mensagens pessoais; Estabeleça horários específicos para visualizar as mensagens; Caso seu chefe utilize muito este meio para se comunicar com você fora do expediente, vá com calma. Controle a situação para que isso não se torne algo natural e excessivo; Não mande mensagens pessoais em grupos profissionais; Não substitua e-mail por WhatsApp; e Personalize um toque diferente para as pessoas e grupos profissionais.

Igaporã: equipes se enfrentaram pela 7ª Rodada do Campeonato de Futsal 2015

Sábado / 21.11.2015

Por Samuel Gonçalves

Limeira venceu a equipe de Nova Esperança por 9 a 2 e o Juventude venceu os Guerreiros pelo placar de 6 a 5

Pela 7ª Rodada do Campeonato de Futsal 2015, em Igaporã, o Limeira venceu a equipe de Nova Esperança por 9 a 2, no ginásio de esportes. No outro confronto, a equipe do Juventude levou a melhor sobre os Guerreiros, vencendo por 6 a 5. Completando a rodada, a equipe Pequeno Craque venceu o Tamboril por 1 a 0; os Meninos da Vila venceram o Sport por 6 a 5; e a equipe Intermovistar venceu o Cruzeiro por 4 a 3, porém a equipe do Intermovistar perdeu os pontos da partida por ter colocado em jogo um atleta sem estar inscrito na competição. Os artilheiros da competição são os atletas da equipe do Juventude Marquinhos Galego e Danilo Japa, ambos com 14 gols. Os atletas Leão do Intermovistar, Dai do Cruzeiro, e Jujú dos Guerreiros são os goleiros menos vazados da competição, com 15 gols sofridos.

Brumado: Vereador Weliton Lopes destaca importância da reforma da Praça do Jurema

Sábado / 21.11.2015

Por Eliana Costa

O Vereador Weliton Lopes (esquerda) agradeceu o empenho e compromisso do Deputado Luciano Ribeiro (direita) com Brumado. (Foto: Montagem/Sertão Hoje)

A reforma da Praça Pompílio Leite, mais conhecida como ‘Praça do Jurema’ é uma das mais antigas reivindicações não só dos moradores do local, mas de toda população brumadense que tem a referida Praça como um local de referência do município. O vereador Weliton Lopes, que tem direcionado seu trabalho de forma a atuar harmonicamente e em parceria para que sejam efetivados benefícios que representem o crescimento e o progresso da cidade, atendendo as principais necessidades da população, esteve por diversas vezes com o prefeito municipal a fim de tratar sobre a essencial necessidade de restauração da Praça.

Para sua grande satisfação foi informado pelo gestor municipal do início do processo licitatório da obra, que será realizada através de emenda parlamentar, conquista do deputado estadual Luciano Ribeiro. ‘Estamos extremamente satisfeitos com o início do processo que resultará na reforma da Praça do Jurema. A garantia do prefeito a nossa pessoa que, se houver algum atraso na liberação dos recursos provenientes da emenda, fato que é normal, a obra será efetivada com recursos próprios nos deixou ainda mais exultantes, pois temos a certeza que a população será beneficiada com essa importante obra que representa a revitalização do local e o aquecimento do comércio que existe na área’, falou Weliton Lopes.

Finalizando o vereador agradece ao deputado Luciano Ribeiro e ao prefeito Aguiberto Lima Dias pelo empenho e compromisso com Brumado. “Em breve estaremos sendo presenteados com a inauguração da Praça do Jurema”, pontuou. O projeto da Praça é bastante moderno e contará com jardins, abrigos, pátio, pergolados, toda estrutura com acessibilidade, dando um novo visual ao local.

O projeto da Praça é bastante moderno e contará com jardins, abrigos, pátio, pergolados, toda estrutura com acessibilidade, dando um novo visual ao loc

Rui Costa alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo (Foto: Manu Dias/GOVBA)

O governador Rui Costa, na última terça-feira (17), as áreas incendiadas na Chapada Diamantina para acompanhar in loco as ações de combate ao fogo, que têm sido realizadas há mais de 20 dias em trechos afetados pelas chamas. O incêndio florestal, que chegou a atingir dois mil hectares de mata, está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa, envolvendo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.

"Pude presenciar o esforço gigantesco de todos os envolvidos. São pontos isolados de incêndio, o que dificulta no transporte de pessoas e água, mas o incêndio está controlado. Temos uma estrutura poderosa para o combate do fogo e vamos continuar lutando pela extinção do mesmo", afirmou Rui.

Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo. Diante da suspeita de um incêndio criminoso, o governador anunciou que irá aprofundar as investigações com a Polícia Civil. "Vou falar com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para enviar agentes da Polícia Civil para investigarmos a fundo esses incêndios. Eles acontecem todo ano, mas os dois maiores focos do incêndio aconteceram à margem da BA -242 e tem indícios de que foram provocados intencionalmente, e isso não pode acontecer".

O incêndio florestal está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Guanambi: Primeiro vestibular para medicina da FG será em dezembro

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade Guanambi está previsto para 19 e 20 de dezembro deste ano

Uma entrevista coletiva realizada na última terça-feira (17), no campus da Faculdade Guanambi (FG), tratou da implantação do curso de Medicina pela instituição, autorizado pelo Ministério da Educação na segunda-feira, dia 16. Na oportunidade, a Direção da FG esclareceu que, desde 2009, vinha empreendendo esforços para viabilizar o curso de Medicina em Guanambi, estruturando, estrategicamente, uma plataforma nos cursos de saúde oferecidos pela instituição. Isto implicou na formação e captação de profissionais, criação de uma cultura institucional para os cursos na área de saúde, além da construção de uma infraestrutura laboratorial adequada para o pleno funcionamento do primeiro curso de Medicina da região de Guanambi.

O processo de solicitação de autorização foi protocolado em 2010 e a visita do MEC realizada ao final do mesmo ano. Obtida avaliação satisfatória, a FG vem aguardando a publicação da portaria desde então. ‘Destacamos que o curso de Medicina a ser implantado na Faculdade Guanambi será construído como referência em âmbito nacional, com o objetivo de formar cidadãos e médicos de excelência, e que estejam em consonância com as necessidades do sistema de saúde do Brasil’, destacou a direção da FG. O primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade Guanambi está previsto para 19 e 20 de dezembro deste ano.

Reitoria da UNEB emite Nota Pública sobre situação do Campus XX – Brumado

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Reitoria da UNEB destaca ainda que a nova sede vai oferecer melhores instalações e possibilitar a expansão das atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da sua Assessoria de Comunicação Social emitiu uma Nota Pública em que lamenta o que vem ocorrendo no Campus XX da Universidade, em Brumado, em especial o processo de judicialização das questões conflitantes, sem que se busque, antes, recorrer às instâncias internas da própria instituição.

‘A Reitoria e setores envolvidos têm acompanhado a situação desde o começo e atuado decididamente visando, acima de tudo, assegurar a continuidade de todas as atividades acadêmicas e administrativas. Com esse propósito de buscar o entendimento entre as partes e a normalização da situação, a Reitoria constituiu uma Comissão Especial de Acompanhamento, que tem trabalhado com constância no próprio campus e em outras instâncias decisórias’, destaca a Nota Pública.

A Reitoria da UNEB destacou também que a Procuradoria Jurídica (PROJUR) da Universidade, respondendo aos trâmites judiciais com a agilidade necessária, a fim de evitar prejuízo aos procedimentos administrativos. ‘Durante este período, todo o esforço foi e está sendo envidado no sentido de garantir que não haja qualquer descontinuidade nas atividades do Campus XX. Ressalte-se o contínuo apoio nesse processo oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, em Camaçari, o qual muito tem contribuído para o construção participativa e consolidação do projeto político-pedagógico do Curso de Direito em Brumado’ diz a Nota.

A Reitoria da UNEB destaca ainda que a nova sede vai oferecer melhores instalações para os docentes, discentes e técnicos administrativos, possibilitando a expansão das atividades do campus nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. ‘Por fim, para gáudio da comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (CONSU) da UNEB aprovou, no último dia 10 de novembro, a criação de novo Curso de Direito com sede no próprio Campus XX, consolidando definitivamente essa área na unidade de Brumado’, finaliza a Nota.

Secretaria de Saúde e Prefeitura de Lagoa Real realizaram a 1ª Semana do Bebê

Sexta / 20.11.2015

Por Maria Nunes

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF em favor do desenvolvimento das crianças de até 6 anos

Entre os dias 09 e 17 de novembro de 2015, foi realizada em Lagoa Real a 1ª Semana do Bebê. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social e Comissão Intersetorial do Selo Unicef - Edição 2013/2016.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

A 1ª Semana do Bebê contou com uma extensa programação, incluindo: Solenidade de abertura; dia dedicado à saúde bucal; Palestras nas escolas com as mães; Oficinas nas Unidades de Saúde; Gincanas nas escolas com crianças e adolescentes; e Passeata com bebês, confraternização e sorteio de presentes.

A 1ª Semana do Bebê contou com uma extensa programação, incluindo a Passeata com bebês, confraternização e sorteio de presentes

Malhada de Pedras: Prefeito Ceará esclarece rejeição de contas pelo TCM

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ceará destacou que, diferentemente do que está sendo insinuado pela oposição, a sua administração trouxe avanços e conquistas para Malhada de Pedras.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer prévio pela rejeição das contas da Prefeitura de Malhada de Pedras, relativas ao exercício financeiro 2014, de responsabilidade do Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará). Em nota encaminhada para a nossa redação, o gestor questionou a falta de critério do TCM, que na mesma sessão opinou pela aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Jussari, embora esta também não tenha respeitado o limite de gastos com pessoal, que é de 54%.

‘Esta notícia, se por um lado deixa o gestor triste, haja vista, que várias Prefeituras com aplicação de percentual maior tiveram as suas contas aprovadas, por outro lado, deixa o Prefeito com a sensação do dever cumprido, pois, caso houvesse efetuado, demissões de servidores para o enquadramento no limite de pessoal, teria que deixar alunos sem professores, escolas sem o pessoal de apoio, postos de saúde sem médico e outros profissionais que promove o atendimento à População carente’, afirma a Nota.

Ceará destacou ainda que, diferentemente do que a oposição e alguns veículos de comunicação querem insinuar, a rejeição das suas contas não são prova de uma administração ruim e que não trouxe avanços para o município. ‘A atual administração recebeu o município com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2.8 e hoje é 5.9, um dos maiores da Bahia e o Índice de Oportunidade Educacional Brasileira (IOEB), publicado em outubro passado, aponta o município de Malhada de Pedras em primeiro lugar no estado. A nota do Município – 4,8, supera a média não só estadual, como também o Nacional’, enfatiza a Nota de Esclarecimento.

CLIQUE AQUI PARA LER A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA

Igaporã: Grupo Ginga Brasil promoveu batizado de Capoeira

Sexta / 20.11.2015

Por Samuel Gonçalves

As festividades aconteceram no Ginásio Municipal e reuniu centenas de famílias, que também puderam acompanhar apresentações artísticas como Maculelê

No último dia 14, foi realizado o batizado e troca de cordas do Grupo Ginga Brasil, Meninos e Meninas de Igaporã. O evento reuniu mais de 300 capoeiristas, destes 38 receberam as cordas em reconhecimento à sua evolução na arte marcial. As festividades aconteceram no Ginásio Municipal e reuniu centenas de famílias, que também puderam acompanhar apresentações artísticas como Samba de Roda e Maculelê.

Vários grupos de capoeira de outras cidades participaram da celebração Ginga Brasil de Riacho de Santana, Ginga Brasil Bom Jesus da Lapa, Caetité, Guanambi, Tanque Novo, Matina, Santana e Pindaí. Na ocasião várias autoridades também se fizeram presentes, a exemplo da Prefeita Rosana Cotrim que parabenizou aos capoeiristas: ‘é com muita alegria que parabenizo a todos os atletas pelo batizado. Nosso município se orgulha dos talentos que são valorizados por meio desse projeto’, afirmou.

O Grupo Ginga Brasil Meninos e Meninas de Igaporã iniciou as atividades socioeducativas no mês de março de 2014 quando o projeto recebeu o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento contempla cerca de 150 crianças, adolescentes, jovens e adultos da zona rural e sede, com aulas práticas e teóricas sobre a Capoeira. O projeto também recebeu o apoio da Prefeitura de Igaporã por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo durante todo o desenvolver das atividades.

A Prefeita Rosana Cotrim Também entrou na roda de capoeira. Na ocasião a gestora parabenizou a todos capoeiristas

Brumado: MODERA denuncia invasão de Área de Preservação Permanente (APP)

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na visita, foi constatado o acúmulo de entulhos, placas de outdoor, sucatas e outros resíduos de oficinas mecânicas descartados de forma irregular

No último domingo (15), membros do Núcleo Brumado e da Coordenação Geral do Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (MODERA) visitaram a margem esquerda do Rio do Antônio, nas imediações da Avenida Coronel Santos, na cidade de Brumado. Na visita, foi constatado o acúmulo de entulhos de construção encobrindo o barranco do Rio, placas de outdoor, sucatas e outros resíduos de oficinas mecânicas descartados de forma irregular.

Todos esses resíduos sólidos estão presentes na margem do Rio do Antônio em decorrência da abertura de uma via pública há cerca de três anos, que invadiu a Área de Preservação Permanente (APP) prevista pela Lei Federal 12.651 e a Área de Proteção Ambiental, conforme a Lei Municipal Nº 1.205 de 1998, que institui normas de proteção ao Rio do Antônio. O MODERA vai acionar os órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O MODERA vai acionar os órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis

Bahia vence leilão com 24 projetos de energia eólica e fotovoltaicos

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Serão destinados cerca de R$ 3 bilhões na construção dos novos empreendimentos de energia eólica e solar (Foto: Manu Dias/GOVBA).

A Bahia saiu vitoriosa do segundo Leilão de Energia da Reserva (LER/2015), realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no último dia 13, com 18 novos projetos eólicos e seis fotovoltaicos. Vencedora de 24 dos 53 projetos, a Bahia terá capacidade para gerar 662 MW de potência a partir de 2018.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o processo de diversificação de fontes energéticas está sendo intensificado e os novos projetos vão expandir o potencial de geração de energia renovável no estado. “Este resultado é fruto do trabalho para consolidar a Bahia como maior geradora de energia renovável do País”. Segundo ele, com a conclusão do mapa solar, em fase de elaboração, será possível impulsionar ainda mais investimentos para o setor.

Serão destinados cerca de R$ 3 bilhões na construção dos novos empreendimentos de energia eólica e solar. Atualmente a Bahia possui 44 parques eólicos em funcionamento, outros 41 em construção e 125 contratados. Já empreendimentos solares somam 14 em andamento e dois grandes projetos em funcionamento. 

Caetité realiza 1ª Conferência sobre Patrimônio e Cultura Afro-brasileira

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Este projeto foi selecionado pelo governo do estado e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caetité através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social.

Entre os dias 24 e 28 de novembro o município de Caetité será palco da 1ª Conferência sobre Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira de Caetité, realizada pela Associação Ilê Asé Danadana, que tem como objetivo apresentar à sociedade o contexto do legado da cultura e religião afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade baiana, estabelecendo conexões com a realidade do município. Este projeto foi selecionado pelo governo do estado e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caetité através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social. Ele foi elaborado a partir da Oficina de Orientação para Inscrição de Editais no Fundo de Cultura 2014, realizada pela Secult, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Defensor Geral da Bahia estima implantação de mais Defensorias Públicas em 2016

Quinta / 19.11.2015

Por Luís Gustavo

Durante a coletiva, Dr. Clériston reconheceu que um Defensor Público para atender toda a demanda de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu não é o ideal.

Durante a inauguração da unidade de atendimento da Defensoria Pública Estadual, em Brumado, o Defensor Geral da Bahia, Dr. Clériston Cavalcante Macêdo concedeu entrevista coletiva, durante a qual afirmou existir um projeto que prevê um acréscimo de 17% no orçamento do órgão, em 2016. Ele afirmou que, caso isto se concretize, a intenção é abrir novas unidades de atendimento da Defensoria Pública, beneficiando municípios que ainda não contam com este serviço.

Durante a coletiva, Dr. Clériston reconheceu que um Defensor Público para atender toda a demanda de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu não é o ideal, mas que foi o que estava ao alcance do órgão neste momento. Ele destacou ainda que a Defensoria Pública de Brumado já chegou a contar com dois defensores, mas atendia um número maior de municípios. O Defensor Geral ainda comentou que o governo do estado tem intenção de construir uma unidade prisional em Brumado e a reinstalação da Defensoria Pública também atenderia esta necessidade.

Guanambi: Prefeitura promove limpeza de barragem em Tabua dos Alves

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Comunidade de Tabua dos Alves foi contemplada com a limpeza da Barragem que irá captar água das chuvas.

A Prefeitura de Guanambi continua executando obras para melhoria na zona rural, através de um amplo programa de ações para melhoria da qualidade de vida do homem do campo, assegurando o conforto do acesso ao líquido precioso, a água. A Comunidade de Tabua dos Alves foi contemplada com a limpeza da Barragem que irá captar água das chuvas. O mesmo trabalho já foi executado em Sítio (Morrinhos) e Porco Magro (Mutans). O trabalho visa assegurar a água para o homem do campo, garantindo este benefício tão importante no seu dia a dia.