Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Prefeito acompanha visita técnica do presidente da Desenbahia ao Centro Administrativo

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O presidente Otto Filho elogiou o Centro Administrativo e ressaltou a importância do crescimento do município com a obra.

O prefeito Zé Barreira acompanhou a visita do presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Otto Alencar Filho, na tarde desta sexta-feira (18), ao Centro Administrativo de Caetité, para uma avaliação técnica das obras de construção do complexo. Também estiveram acompanhando a visita o gerente comercial da Desenbahia, Marko Svec, o gerente de negócios do sudoeste, Victor David, e membros da Secretaria Municipal de Serviços Públicos representando o secretário Nilo Azevedo. Durante a visita aos oito prédios que compõem o complexo administrativo, o prefeito falou sobre a parceria da Desenbahia. “Quando nós idealizamos o Centro Administrativo, tivemos todo apoio da Desenbahia, porque eles perceberam que era uma obra de fundamental importância para Caetité, ficamos muito felizes por isso. É muito bom poder receber essa comitiva aqui hoje, mostrar como a obra já está avançada e como o trabalho está seguindo o cronograma. Esperamos contar com a presença de todos aqui novamente, em outubro, para inaugurar essa grande obra, que só traz benefícios à população”, disse o prefeito. O presidente Otto Filho elogiou o Centro Administrativo e ressaltou a importância do crescimento do município com a obra. “O prefeito está fazendo um trabalho excelente aqui em Caetité com esse investimento, com certeza será um novo vetor de crescimento para a cidade e está gerando emprego, renda e valorização da região escolhida para a implantação do complexo”, destacou.

A inauguração da obra está prevista para outubro deste ano.

Empresários e empreendedores lotam evento com lideranças estaduais do Desenbahia e Sebrae em Guanambi

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro, realizado em parceria com o Sebrae, Associação Industrial e diversas outras entidades, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

A Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Guanambi promoveu, na noite da última quinta-feira (17), um expressivo evento voltado para o empresariado local, com foco no micro, pequeno e médio empreendedor. O encontro, realizado em parceria com o Sebrae, Associação Industrial e diversas outras entidades, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores. Participaram do evento o Presidente do Desenbahia, Otto Alencar Filho, e o Superintendente Estadual do Sebrae, Adhvan Furtado, que realizaram palestras sobre o empreendedorismo, negócios e oportunidades de crédito e desenvolvimento. “A parceria com o Sebrae, Desenbahia, CDL, e o povo empreendedor desta terra, permitiu que a nossa gestão promovesse políticas públicas importantes para a geração de emprego e renda. Isso levou a prefeitura a se destacar a nível estadual e nacional no prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae”, destacou o prefeito Charles Fernandes.

Em seus pronunciamentos, Otto e Adhvan frisaram o potencial da cidade, seu crescimento sustentável e o compromisso da gestão com este segmento. No ato, a prefeitura, Sebrae e Desenbahia assinaram convênio de cooperação técnica para programas de incentivo ao crédito e qualificação através do Credibahia. Estiveram presentes o prefeito de Caetité Zé Barreira e a vice-prefeita Dra. Fátima, presidente da CDL, Alex Martins, secretários municipais, vereadores, técnicos e assessores dos órgãos envolvidos, além de grande número de comerciantes, pequenos e médios empreendedores. No período da tarde, Otto Filho e Adhvan visitaram a Sala do Empreendedor e o escritório do CrediBahia. Além do Centro Industrial, onde foram recepcionados por empresários e conheceram toda a instalação. “Estou impressionado com toda a estrutura sistêmica que foi implementada em Guanambi para apoiar aos que propõem em abrir, capacitar e fortalecer o pequeno e médio negócio”, disse Otto Filho. Para Adhvan, “o Sebrae encontrou terra fértil em parcerias e colaboração institucional com a prefeitura, onde o reconhecimento estadual e nacional dos projetos executados na cidade, dá a dimensão da importância de  Guanambi como referencia para o Brasil”.

Em seus pronunciamentos, Otto e Adhvan frisaram o potencial da cidade, seu crescimento sustentável e o compromisso da gestão com este segmento.

MPF denuncia empresário de Vitória da Conquista/BA por comercialização ilegal de seguros

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Durante quase sete anos Ribeiro Neto utilizou Supermotos ABM para comercializar seguros para motocicletas sem autorização da Susep.

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia denunciou Pedro Ribeiro Neto, proprietário da Associação dos Proprietários de Motocicletas de Vitória da Conquista BA (Supermotos ABM), por comercialização indevida de seguros. A denúncia foi recebida pela Justiça Federal no dia 02 de março. De acordo com a denúncia, de autoria do procurador da República André Batista Neves, o proprietário definia a Supermotos como uma associação sem fins lucrativos, ocultando sua natureza comercial. Durante quase sete anos, de 2008 a 2015, o denunciado utilizou a empresa para vender e administrar seguros automotivos sem autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro. A situação ilegal da empresa era omitida aos clientes. O MPF requer a condenação do denunciado por operação de instituição financeira sem autorização, conforme previsto no Art. 16 da Lei nº 7.492/86, que possui pena prevista de reclusão entre um a quatro anos e multa. Ribeiro Neto também é acusado de omitir informação relevante sobre a natureza dos serviços, com os agravantes de ocasionar grave dano individual ou coletivo e dissimular a natureza ilícita do procedimento, conforme Arts. 66 e 76, da Lei nº 8.078 (Código de Defesa do Consumidor), com penalidade de detenção de três meses a um ano e multa.

Caetité esteve presente no 7º ciclo de capacitação do Selo UNICEF em Vitória da Conquista

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A articuladora e a mediadora do Selo Unicef de Caetité, Ana Rebouças e Paula Andréia, juntamente com jovem Wesley, representante do NUCA, estiveram presentes no evento.

Na última quinta-feira (16), a articuladora e a mediadora do Selo Unicef de Caetité, Ana Rebouças e Paula Andréia, juntamente com  jovem Wesley, representante do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) do município, estiveram presentes no 7º Ciclo de Capacitação do Selo em Vitória da Conquista. No encontro, foram debatidas as ações que serão desencadeadas para a implementação de combate ao Aedes Aegypti, visando à prevenção dos casos de dengue, chikungunya e zika Além de ações que visem promover o acesso à água de qualidade, melhorar a situação das cozinhas nas escolas e o acesso a banheiros masculinos e femininos. Também foram traçados os encaminhamentos para a realização do 2° Fórum Comunitário.

“Ao longo desta edição foram planejados sete ciclos de formação. Este é o último encontro e o pontapé para que possamos realizar o 2° Fórum Comunitário em Caetité, que é considerado o ápice desta Edição. O Fórum será o momento dos gestores e articuladores mostrarem tudo o que foi implementado pelo município, nos últimos três anos, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, explicou Ana Rebouças. Acompanhando o evento, a representante da Secretaria de Educação de Caetité e mediadora do selo no município, Paula Andréia, ressaltou a importância de participar dessa capacitação. “Através do Selo Unicef é feita uma provocação em que os municípios são desafiados a realizarem ações estratégicas e inovadoras, que enfocam questões de gênero, acessibilidade e sustentabilidade. Todas essas ações visam melhorar a educação”, destacou Paula.

Mostrando que Caetité tem fortalecido bastante as atividades realizadas junto aos adolescentes, o jovem Wesley, representante do NUCA, destacou que os jovens são importantes multiplicadores da promoção de direitos. Caetité já ganhou o título nos anos de 2009/2012 e busca sua segunda certificação. Nesta edição do Selo, ocorreram ações como a Semana do Bebê, o debate sobre o Plano da Primeira Infância, o Plano de Esporte e Educação e o desenvolvimento do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Além de outras ações que realmente impactam diretamente na rotina do município. Todas as atividades realizadas pelos municípios para obterem o Selo Unicef deverão ser comprovadas pelos gestores até o próximo dia 31 de março. A exceção é para as atividades de combate ao Aedes Aegypti. Nesse caso, o Unicef estendeu o prazo até o dia 31 de julho.

Durante a etapa foram feitos os últimos ajustes para organização do Segundo Fórum no município.

Caculé: Cerimônia marca o início das aulas de Pedagogia da UNEB

Sexta / 18.03.2016

Por Tayga Ribeiro

As aulas serão ministradas no antigo prédio da Escola Municipal Formigli Rebouças.

Na última quinta-feira, 17 de março, alunos e professores da turma de licenciatura em Pedagogia da UNEB em Caculé se reuniram para inaugurar o espaço onde serão ministradas as aulas, no antigo prédio da Escola Municipal Formigli Rebouças. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Caculé, Beto Maradona, a presidente da Câmara de Vereadores, Sônia do Carmo, a diretora do campus XX da UNEB (Brumado), Jaciara Sant'anna, a coordenadora do curso em Caculé, professora mestre Maria Angélica, educadores das escolas públicas e privadas e a equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Emocionada, a coordenadora registrou a alegria em fazer parte de uma conquista que favorece o desenvolvimento da educação em sua cidade natal. “Acredito que será um ganho ímpar para o nosso município”, destacou Maria. A diretora da UNEB destacou a felicidade em considerar a preocupação com a qualificação da educação no município. “Sinto honrada em colaborar com essa parceria e espero compartilhar ensinamentos e trocar muitas experiências com todos”, disse a diretora. O prefeito ressaltou a importância da parceria com a UNEB para a evolução da educação no município. “Investimentos na educação tem levado Caculé a ter os melhores índices nas avaliações de ensino”, conclui o prefeito.

Os alunos do curso estão entusiasmados em iniciar a graduação.

Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural de Brumado dia 24/03

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto:Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira, dia 24/03, das 07:30h às 13:30h, em parte da Zona Rural de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Fazenda Boa Vista, Fazenda Cabaceira, Fazenda Formosa e Fazenda Tanquinho. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Mototaxistas de Caetité receberão alvará de legalização nesta sexta (18)

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

146 profissionais receberam o documento que regulariza o transporte de passageiros.

O prefeito de Caetité, Zé Barreira, entregará nesta sexta-feira (18), às 18h30, no auditório municipal, 146 alvarás de legalização para os mototaxistas que atuam no município com o transporte de passageiros. Além do prefeito, participarão do ato o secretário de Administração, Aldo Gondim, a presidente da Associação dos Mototaxistas de Caetité, Ivani Souza, além de outras autoridades municipais e a comunidade. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o prazo de recadastramento dos mototaxistas terminou em janeiro, quando foram vistoriados os 146 profissionais que receberão a licença para continuarem atuando. O alvará, que será entregue na noite de hoje, é válido até o dia 31 de dezembro de 2016.

100 mil baianos serão beneficiados com casa própria neste ano

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O programa tem sido fundamental para a Bahia continuar reduzindo o déficit habitacional (Foto: Manu Dias).

Entre janeiro e meados de março, cerca de 18 mil baianos já realizaram o sonho da casa própria. Ao todo, em 2016, cerca de 100 mil serão beneficiados com a inauguração de 31 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Desenvolvido pelo governo federal, em parceria com estados e municípios, o programa tem sido fundamental para a Bahia continuar reduzindo o déficit habitacional e garantindo o direito constitucional à moradia digna. Nesta sexta-feira (18), mais 540 unidades habitacionais serão entregues no município de Feira de Santana, no Residencial Parque dos Coqueiros I, beneficiando duas mil pessoas. No estado, cerca de 24 mil famílias serão devidamente instaladas em residenciais compostos por: casas com sala de estar, dois quartos, cozinha, área de serviço e de circulação. Na área externa, os imóveis possuem lavanderia e painéis de energia solar, além de infraestrutura urbana, como pavimentação, acessibilidade, iluminação, rede de água e drenagem de esgoto.

De acordo com a superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Adalva Tonhá, até 2009, a Bahia apresentava o maior déficit habitacional do país, do ponto de vista absoluto, da faixa de zero a três salários mínimos. “Em função disso, teve um empenho muito grande por parte do governo para reverter esta situação. O programa é uma grande oportunidade, justamente pela grande escala de atendimento para famílias com baixa renda”, destacou a superintendente. Desde a criação do programa, a Bahia é o estado do Nordeste que mais reduziu o déficit de habitação. Ao todo, 168 mil residências foram entregues em 361 municípios baianos, o equivalente a 6,7% do total de 2,5 milhões inaugurados no Brasil. Em uma comparação nacional, o território baiano ocupa a segunda posição do ranking, perdendo apenas para São Paulo.  Ainda neste ano, mais 56 cidades baianas serão beneficiadas.

317 servidores do Estado responderão a Processos Administrativos Disciplinares

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi resultado do recadastramento de servidores ativos do poder executivo do Estado da Bahia (Foto: Reprodução/Internet).

Depois de concluída as duas fases do recadastramento de servidores ativos do poder executivo do Estado da Bahia, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) retirou da folha de pagamento 317 funcionários. Dentre os 317 servidores, um total de 181 não se recadastrou, enquanto outros 136 funcionários chegaram a atualizar seus dados cadastrais, mas não foram localizados em seus postos de trabalho pelos seus chefes imediatos. O não pagamento dos salários a esses servidores resultou em uma economia de R$ 1,8 milhão para os cofres públicos. O recadastramento dos servidores públicos ativos do Estado ocorreu entre fevereiro e outubro de 2015, com o escopo de atualizar os dados cadastrais de 172 mil funcionários do poder executivo, pertencentes a mais de 50 órgãos estaduais. O projeto abrangeu todos os servidores em atividade do Estado. O objetivo do recadastramento foi validar os locais e as jornadas de trabalho dos servidores públicos ativos do Estado da Bahia. Esta atualização serviu para operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado, possibilitando a identificação de possíveis inconformidades, tais como o acúmulo indevido de cargos, a incompatibilidade de horários de trabalho e o não cumprimento de obrigações laborais. A Corregedoria Geral do Estado, conjuntamente com as corregedorias setoriais, está instalando Processo Administrativo Disciplinar (PAD) destes 317 servidores. Paralelamente, de posse do resultado desses processos administrativos, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está abrindo processo de ressarcimento ao erário.

Em incentivo à leitura, Secretaria de Cultura promove o projeto Clube do Leitor em Igaporã

Sexta / 18.03.2016

Por Samuel Gonçalves

O projeto visa promover a leitura e ao mesmo tempo ampliar o conhecimento dos leitores.

Dentre os inúmeros benefícios, a leitura é um excelente exercício de estímulo à mente, que proporciona ao leitor o desenvolvimento pessoal, estimula a criatividade e é acessível a todas as idades e públicos. Pensando nisso, a Administração de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Municipal Saul Leão, promoveu o Projeto Clube do Leitor. O evento de apresentação do projeto aconteceu no espaço da biblioteca municipal na última sexta-feira (11). O projeto visa também promover momentos de interação das pessoas que apreciam uma boa literatura, bem como articular momentos de lazer por meio de encontros, saraus, visitas a museus e a outras bibliotecas a fim de promover a leitura e ao mesmo tempo ampliar o conhecimento dos leitores. Para participar do projeto é simples, basta gostar de ler. Os encontros acontecerão uma vez por mês na biblioteca municipal, onde serão discutidas as obras e autores, além da escolha de livros para nova leitura. Outra frente de ação desse projeto é criar a “Cesta Básica da Leitura’’, onde os integrantes, com objetivo de buscar novos leitores, promoverão a popularização da leitura. Seriam ofertados kits livros em locais estratégicos com grande frequência de pessoas.

Jacaraci realiza campanha de orientação e mobilização em combate ao Aedes Aegypti

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Jacaraci ainda não tem casos do Zika Vírus, contudo, em época de epidemia a prevenção e a informação são essenciais e imprescindíveis.

O município de Jacaraci realizou, na última sexta-feira (12), uma campanha de orientação e mobilização em combate ao Aedes Aegypti. O movimento contou com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Colégios Juliêta David e Zuleide Freire, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Grupo de Crismandos e demais setores da administração pública. O evento teve o apoio e a presença do prefeito municipal Detinho, além de alguns vereadores, que percorreram as ruas da cidade levando informação para promoção da saúde. Jacaraci ainda não tem casos do Zika Vírus, contudo, em época de epidemia a prevenção e a informação são essenciais e imprescindíveis.

O evento teve o apoio e a presença do prefeito municipal Detinho, além de alguns vereadores.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 19/03

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto:Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no sábado, dia 19/03, das 14:30h às 18:00h, em parte do bairro Centro, da cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Pç. Cel. Pedro F. de Morais; Pç. Gercino Coelba; Rua Dos Expedicionários; Rua Dr. José Francisco Marchesini Nunes; Rua Pedro Francisco De Morais; Tv. Vereador Edvard De Castro Costa. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Agora Bolsa Família pode ser recebido em conta poupança simplificada

Quinta / 17.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Alternativa oferece mais segurança aos beneficiários, que podem optar por utilizar cartão de débito, sem precisar sacar o benefício de uma só vez (Foto: Reprodução/Internet).

A Caixa Econômica Federal anunciou, na última quarta-feira (16), opção para os beneficiários do Bolsa Família que desejarem receber o benefício por meio da conta Poupança CAIXA Fácil. A abertura da conta é facultativa e pode ser realizada nas lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui, sem a exigência de comprovante de renda ou residência. Basta que o beneficiário apresente CPF (que deve estar em situação regular na Receita Federal) e documento de identidade. A conta possui limite de saldo e movimentação mensal. Para a Presidente da CAIXA, Miriam Belchior, a Poupança CAIXA Fácil é um grande serviço para os beneficiários e um bom produto para o banco. “Vamos ampliar a inclusão bancária dos beneficiários, oferecendo mais segurança, comodidade e acesso aos serviços bancários às famílias, como o uso do cartão de débito ao realizar compras, saques e pagamentos”, afirmou.

Aqueles que optarem por abrir a conta receberão um cartão de débito da bandeira ELO, com o qual poderão realizar compras, efetuar saques e consultas de saldo e extratos bancários. O cartão é desbloqueado no momento da primeira utilização, mediante o uso da senha que é cadastrada na abertura da conta. Os valores depositados e mantidos em depósito por prazo superior a um mês recebem a remuneração da poupança (0,5% a.m. + variação da TR). Os rendimentos são mensais, de acordo com a data do depósito. Caso já possua uma conta Poupança CAIXA Fácil, o beneficiário passa a receber o benefício na conta automaticamente, a partir de março. Se desejar voltar a receber o benefício pelo cartão do Bolsa Família, deve ligar para o Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 02 07 e fazer a solicitação.

Governo de Jacaraci adquire novos equipamentos para Hospital Municipal

Quinta / 17.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

São 09 equipamentos modernos adquiridos através de convênio com o Governo do Estado da Bahia, totalizando um investimento no valor de R$ 143.354,00.

Fruto de um imenso esforço da administração municipal, o hospital municipal de Jacaraci adquiriu novos equipamentos com tecnologia avançada. Os novos equipamentos irão proporcionar maior qualidade no atendimento aos pacientes. São 09 equipamentos modernos, adquiridos através de convênio com o Governo do Estado da Bahia, totalizando um investimento no valor de R$ 143.354,00. Os equipamentos são: 01 Berço Aquecido com Controle Microprocessado, 01 Monitor Multiparamétrico, 01 Desfibrilador e Cardioversor Automático (DEA), 01 Ventilador Pulmonar Transportável, 01 Bisturi Elétrico Microprocessado, 01 Cama de Parto – PPP, 01 Aparelho de Fototerapia, 01 Colposcópio Binocular e 02 Negatoscópios de dois corpos. A aquisição desses equipamentos é de extrema importância para o hospital, já que o município é distante dos hospitais de referência. Diante da dificuldade de encontrar vagas pelo SUS para transferência de pacientes graves, torna-se possível dar maior suporte e sobrevida aos mesmos até que sejam transferidos.

A aquisição desses equipamentos é de extrema importância para o hospital, já que o município é distante dos hospitais de referência.

Governo de Caetité presta esclarecimentos sobre Greve Nacional dos profissionais da Educação

Quinta / 17.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Piso Salarial Profissional Nacional já vem sendo cumprido em Caetité, garantido por aumentos proporcionados ao longo dos últimos anos aos servidores da educação.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Educação, esclareceu, por meio de nota enviada a nossa redação, seu posicionamento sobre a Greve Nacional, que está acontecendo nos últimos dias 15, 16 e 17. Os princípios éticos e morais que sempre nortearam a atual Administração continuam garantindo uma gestão democrática, que busca soluções através do diálogo entre governo, sociedade e grupos representativos das categorias de servidores. O Piso Salarial Profissional Nacional já vem sendo cumprido em Caetité, garantido por aumentos proporcionados ao longo dos últimos anos aos servidores da educação, por vezes, superiores aos estabelecidos para a categoria.

Sendo assim, nenhum servidor do magistério efetivo recebe hoje valor abaixo do fixado pelo Ministério da Educação. Os profissionais de Educação são pagos qualificados pela Lei de Diretrizes e Bases, salário base maior que o piso nacional (Nacional: R$ 2.135,64 - Caetité: R$ 2.300,72). Todos os profissionais estão com carreiras definidas, seja pela Lei do Magistério, seja pelo Estatuto ou pelo Plano de Carreira do Magistério, com acréscimos salariais totalizando aumento real de 105%. Tal aumento se aproxima dos 200% de reajuste no salário destes profissionais (2008: R$ 864,00 - 2016: R$ 2.300,72).

Sobre os demais aspectos que se vinculam ao movimento de greve, como terceirização e entrega das escolas às organizações sociais, foi esclarecido que toda a mão de obra da Secretaria de Educação é própria, não se admitindo trabalho terceirizado. Além disso, as escolas são geridas democraticamente, com todos os diretores e vices sendo professores efetivos e/ou concursados da rede municipal de ensino. Não existe nenhuma discussão sobre entrega para Organizações Sociais. “Reconhecemos que muito ainda precisa ser feito por tão importante categoria. No entanto, estamos trabalhando incessantemente em prol de uma Educação cada vez melhor, com escolas sendo ampliadas ou em construção, inclusive na zona rural.”, diz a nota encaminhada para nossa redação. Desse modo, a Secretaria de Educação informou que na próxima sexta-feira, dia 18, as aulas já estarão completamente normalizadas em todas as Unidades escolares. Salientou também que o calendário de reposição será estabelecido.