Sertão Hoje

Sertão Hoje

V Fórum da Família foi realizado em Caculé

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Autoridades de diferentes ramos da sociedade participam de um enriquecedor debate

Nos dias 19 e 20 de maio, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Caculé, realizou o V Fórum da Família, envolvendo autoridades de importância para as relações sociais. “Família – lugar de exemplos”, foi o tema escolhido para ser trabalhado no encontro.

No primeiro momento o Professor Adriano Santos, da Lyceu Educacional, falou sobre o assunto em uma palestra que citou os desafios da família e o papel da escola na educação dos filhos no mundo moderno. O momento ainda contou com a apresentação do Grupo de Teatro Penúgem da Fênix abrindo o fórum.

O segundo dia do encontro contou com as presenças do Juiz de direito da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, da psicóloga da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Ribas Almeida, da médica psiquiatra, Dra Luana Cangussu, da psicóloga do projeto Família Acolhedora, Fabrícia Prates, da Assistente Social do CREAS, Maria Curcino, da Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, e do padre Gilvan Pereira Rodrigues como mediador de um debate embasado em exemplos positivos e negativos nas relações familiares e como os pais devem lidar com a ausência no dia a dia dos filhos.

“É de grande importância a paciência, o amor e a imposição de limites na educação dos filhos, como já foi muito bem referido pelos representantes das instituições presentes nesta mesa” destaca a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, ao avaliar o resultado obtido com o debate. O Juiz de direito da Comarca de Caculé ainda destacou o Família Acolhedora como exemplo de serviço que tem alcançado excelente efeito para a reorganização da estrutura familiar do município.

Participação ativa das famílias caculeenses

Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria de Saúde de Caetité alerta população sobre malefícios do cigarro

Terça / 26.05.2015

Por Thayná Lima

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, promoveu na manhã da última sexta (22), no Centro Saúde – CAEIII, (localizado em unidade provisória ao lado da UPA III), um evento para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Foi realizada palestra sobre os malefícios da nicotina, ministrada pela médica clínica Drª. Thalita, e em seguida foi servido um café da manhã para os participantes da ação. Depois os pacientes foram encaminhados para as consultas individuais. O evento teve o intuito de informar a população sobre os problemas causados pelo cigarro, encorajar os fumantes a largarem o vício e encaminhá-los para tratamentos específicos.

Este ano o tema escolhido paro evento foi “A Interferência da Indústria do Tabaco”. Com foco também nos danos que a produção do tabaco provocam no meio ambiente, na exploração do trabalho infantil e nas consequências do fumo passivo, o tema da campanha nacional é “Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”.

Segundo pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos consomem derivados de tabaco. Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam pôr a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.

Sobre as mortes por uso do tabaco

Segundo a OMS, a cada ano cerca de 5 milhões de pessoas morrem por fatores atribuídos ao tabaco. A estimativa é que em duas décadas o número aumente para 8 milhões, com 80% dos óbitos em países com menor renda. A OMS alerta: “O tabaco mata mais que tuberculose, Aids e malária juntas”. No Brasil, de acordo com dados de 2012 do Inca, 11% das mortes do país são atribuíveis ao tabaco. Entre as provocadas por câncer de pulmão, traqueia e brônquios, 72% deve-se ao tabagismo

Uneb e Prefeitura de Guanambi avaliam positivamente provas do concurso público

Terça / 26.05.2015

No último domingo (24) foram realizadas as provas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Guanambi. Coordenado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o certame foi realizado nos turnos matutino e vespertino, em 12 estabelecimentos de educação da cidade, atendendo a 8.863 candidatos inscritos. O índice de abstenção pela manhã foi de 14,82% e a tarde o índice ficou em 9,96%, totalizando 11,78%. “O índice de ausência ficou bem abaixo do que normalmente ocorre em muitos concursos”, disse Alba Carvalho, Coordenadora Geral do Centro de Processo Seletivo da Uneb (CPS).

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Lopes, em todos os locais, a aplicação das provas transcorreu com muita tranquilidade. “Tivemos mais de 500 (quinhentos) colaboradores participando do concurso, desde pessoal de apoio, coordenação, e aplicadores, além do suporte da Polícia Militar, que prestou segurança durante todo o dia”, disse. Segundo o comando do 17º Batalhão da Polícia Militar, nenhuma ocorrência mais grave relacionada ao concurso ou na imediação dos locais de prova foi registrada.

A equipe da CPS esteve de plantão durante todo o dia, atendendo as demandas, com o suporte do seu departamento jurídico, de logística e a presença do Dr. Antônio José Azevedo, assessor-chefe da reitoria. A convite do prefeito Charles Fernandes, a promotora Dra. Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, o secretário Fabricio Lopes e equipe da Uneb inspecionaram diversos locais de prova e se mostraram satisfeitos com a organização do concurso.

Próximas Fases do Concurso

Nesta terça-feira (26), haverá a publicação dos gabaritos preliminares das provas objetivas nos sites: www.selecao.uneb.br/guanambi e www.guanambi.ba.gov.br. O cronograma do concurso está publicado no Edital e o candidato poderá acompanhar pelos portais acima.

Comunidade Católica de Ituaçu realizou a Festa do Divino Espírito Santo

Segunda / 25.05.2015

Por Leonardo Oliva

A Paróquia de Nossa Senhora do Alívio e a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, em parceria com toda a comunidade católica do município de Ituaçu realizaram, entre os dias 15 e 24 de Maio, a Festa do Divino Espírito Santo. O tradicional evento religioso foi iniciado com um Novenário, realizado entre os dias 15 e 23, com a participação de diversos segmentos da sociedade local, que a cada noite abordaram temas relacionados ao tema central da Festa deste ano: 'A Eucaristia, Fonte da Vida da Igreja'. No domingo, dia 24, foi realizada a Festa, com Missa Campal na Praça Barão do Sincorá (Área de Eventos), concelebrada pelo Pároco Pe. Adil da Silva e pelo Vigário Pe. Joélio Oliveira Brito. A Festa do Divino Espírito Santo 2015 teve como festeira Adriana Pessoa Figueiredo da Silva e Imperador Lucas Pessoa Figueiredo da Silva. Ao final da Festa, a Bandeira foi passada ao Festeiro do próximo ano, que será Aroldo Lima, funcionário da Prefeitura de Ituaçu.

Em busca do acesso à 1ª Divisão do Baianão, Flamengo de Guanambi vence o Itabuna

Segunda / 25.05.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Jogando em casa, no Estádio 2 de Julho, o Flamengo de Guanambi venceu o Itabuna por 2a1 e segue em busca do acesso à 1ª divisão do Campeonato Baiano de Futebol. A equipe do Itabuna eu um susto nos dois mil torcedores presentes, abrindo o marcador logo no início do primeiro tempo. Nem chutou forte, sem chance para o goleiro Márcio. Com o apoio da torcida o Flamengo Guanambi partiu para cima do adversário e o empate não demorou para sair. Ricardinho, completando  o cruzamento de Cacá, marcou de cabeça. O primeiro tempo terminou empatado em 1a1. Na segunda etapa, o técnico do Flamengo de Guanambi mexeu no time e a equipe, com gás novo, continuou a pressionar o Itabuna. A virada veio com Carlinhos, que aproveitando o rebote do goleiro, marcou o segundo gol do Flamengo de Guanambi, decretando a vitória de virada por 2 a 1. Com o resultado, a equipe guanambiense segue na vice-liderança da competição, com 11 pontos, atrás apenas do Fluminense de Feira de Santana, que lidera com 12 pontos ganhos. O próximo desafio do Flamengo de Guanambi é a equipe do Atlético, que é o lanterna da competição, com 5 pontos ganhos.

Foto: Leitor/Whatsapp

Paulo Câmera retoma atividades à frente da Secretaria de agricultura

Segunda / 25.05.2015

O secretário estadual da agricultura da Bahia, Paulo Câmera, que também é deputado estadual licenciado e especialista em gestão pública, já está de volta às suas atividades normais, depois de uma cirurgia bem sucedida, com agenda movimentada. Na manhã de hoje (25) o secretário reuniu-se com o chefe de gabinete do governo, Cícero Monteiro; despachou com diretores e assessores, e pela parte presidiu reunião do Conselho da Bahia Pesca. Paulo Câmara confirmou sua presença na solenidade de abertura da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, no dia 2 de junho, viajando no dia seguinte (3) a Brasília, onde participará de debates na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Bahia: radialista é encontrado morto e com sinais de tortura

Sábado / 23.05.2015

O corpo de um radialista de 54 anos foi encontrado neste sábado (23), na BA-502, no povoado de Timbó, próximo a cidade de Conceição da Feira, distante a cerca de 120 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi sequestrada por homens encapuzados na noite de sexta-feira (22). "As informações iniciais é de que ele estava em um bar e foi levado por três homens encapuzados. Na manhã de hoje [sábado], ligaram aqui para a delegacia e informaram ao colega que viram um corpo na região. Quando ele chegou lá, encontrou. A gente não descarta nenhuma linha de investigação, mas temos certeza que foi execução. Ainda estamos fazendo os levantamentos para saber o que teria motivado o crime", explicou o investigador Beninldo da Silva. O dono da rádio onde a vítima trabalhava, Raimundo da Conceição falou sobre o caso. "Ele [a vítima] estava no bar dele em Governador Mangabeira. Aí uns homens chegaram, mandaram todos deitarem no chão e disseram que só queriam ele. Ia fazer três anos agora em julho que ele estava aqui com a gente. Era um homem muito polêmico, sempre trazia discussões", relatou Raimundo. Ainda de acordo com Raimundo, o sepultamento do radialista está previsto para acontecer no domingo (24), às 8h, na cidade de Governador Mangabeira. Fonte: Portal G1 Bahia

Animal, que é uma das atrações para quem visita a Gruta da Mangabeira, sumiu em Ituaçu

Sábado / 23.05.2015

Por Leonardo Oliva

Quem já visitou a Gruta da Mangabeira, localizada no município de Ituaçu, ou tem uma foto montada neste boi (foto) ou pelo menos se lembra de tê-lo visto no local. O animal é uma das atrações para aqueles que visitam o santuário religioso, que a cada ano atrai milhares de romeiros e visitantes. Acontece que, desde a última terça-feira (19), o boi sumiu e o seu proprietário, Beto do Boi e familiares, estão desesperadamente procurando o mesmo. Segundo informações, o animal foi visto pela última vez perto da casa de 'Sardinha', na estrada que dá acesso ao povoado da Gruta. Quem souber alguma informação, ligar para 77 8100-9374 / 8110-3516 / 8100-3572 / 8144-8864.

Tanque Novo: Apesar de recomendação do MP, provas do concurso serão realizadas amanhã (24)

Sábado / 23.05.2015

Prefeito de Tanque Novo, José Messias Carneiro (Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão)

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de justiça designado, Thiago Cerqueira Fonseca, expediu uma recomendação ao prefeito de Tanque Novo José Messias Carneiro, a fim de que suspenda imediatamente o concurso público para provimento de 55 vagas do quadro de carreira da administração municipal (Edital nº 01/2015), inclusive com o sobrestamento da realização da etapa relativa à prova escrita, designada para este domingo (24). Todavia, nada foi publicado no portal do município na internet sobre o assunto e nem no site da empresa que organiza o certame. Portanto, as provas estão mantidas para serem realizadas na manhã deste domingo. O eventual descumprimento da recomendação, segundo o representante do MP, “ensejará a adoção das medidas judiciais pertinentes e demais providências necessárias à preservação da legalidade, isonomia, impessoalidade, moralidade e eficiência e aos demais princípios constitucionais e infraconstitucionais referentes à Administração Pública”. Fonte: Blog do Glauber

Professores de Aracatu denunciam descumprimento do piso nacional e entram em greve

Sábado / 23.05.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Os professores da rede municipal de ensino de Aracatu realizaram um protesto para denunciar o descumprimento do piso nacional do magistério e deflagrar uma greve geral. Segundo a líder sindical Maria Inês Oliveira Alves, atualmente os professores de Aracatu recebem um piso salarial de R$ 848,00, enquanto o piso nacional é de R$ 1.917,78, ou seja, em Aracatu o piso é inferior a 50% do nacional. Após o protesto, os professores foram até o prédio da Prefeitura, mas nenhum representante do poder público compareceu para dialogar. Enquanto a situação na se resolve, os alunos da rede municipal de Aracatu ficarão sem aula. Com informações do Blog do Anderson.

Provas do concurso da Prefeitura de Guanambi serão realizadas amanhã (24)

Sábado / 23.05.2015

Serão realizadas neste domingo (24), as provas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Guanambi. Depois de mais de 13 anos sem a realização de um concurso, este certame se configura como um dos maiores da Bahia, com 8.863 candidatos inscritos, (Nível Superior:  3.319, Nível Médio: 4.811, Nível Médio Técnico: 733).  São oferecidas 419 (quatrocentos e dezenove) vagas, nos mais variados setores da administração municipal.  O candidato que se inscreveu, deve acessar o site do concurso www.selecao.uneb.br/guanambi clicar na aba "Local de Prova" e realizar a consulta através de seu número de inscrição e CPF. Para acessar o Cartão Informativo é necessário o número de Inscrição. Caso o candidato tenha esquecido, basta acessar a Lista Alfa, copiar o número e retornar ao acesso do Cartão Informativo, a fim de obter a impressão, pois contém informações importantes para o dia da prova. Ao todo, serão 12 estabelecimentos de educação que estarão  envolvidos no processo de aplicação de provas, recomenda-se ao candidato localizar na véspera o local/estabelecimento das provas, a fim de facilitar o acesso e evitar transtorno e atraso, estando atento ao horário de fechamento dos portões.

Inauguradas rodovias que interligam Guajerú, Malhada de Pedras e Rio do Antônio

Sábado / 23.05.2015

Por Luís Gustavo

Descerramento da placa inaugural da rodovia que liga Guajeru a Malhada de Pedras e Rio do Antônio (Foto: Manu Dias/SECOM)

Foi inaugurada na manhã de hoje (23), as rodovias que interligam os municípios de Guajerú a Malhada de Pedras (BA-148) e Malhada de Pedras a Rio do Antônio (BA-026). Os dois trechos, com aproximadamente 40 quilômetros de extensão, representaram um investimento superior a R$ 20 milhões. A solenidade foi realizada no município de Guajerú e contou com a presença do vice-governador João Leão; deputados José Raimundo, Waldenor Pereira, Ivana Bastos e Vitor Bonfim; prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região. Em Guajerú, todos foram recepcionados pelo prefeito Gil Rocha (PT), que aproveitou a oportunidade para agradecer a realização da importante obra e também fazer novos pedidos ao Governo do Estado, a exemplo do calçamento de ruas em bairros da cidade e da implantação de rede de eletrificação rural em comunidades rurais. Inicialmente previsto para estar presente, o Governador Rui Costa não pode estar presente e a sua ausência foi justificada pelo vice-governador João Leão, que em seu discurso afirmou ainda a intenção de dar continuidade ao processo de instalação das cisternas domiciliares na zona rural de Guajerú. "Essas são mais duas obras que entregamos na gestão do governador Rui Costa, que vão beneficiar a produção agropecuária, gerar renda no campo e criar infraestrutura para o interior do estado”, destacou João Leão.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Bahia: Quadrilha especializada em roubo a bancos é desarticulada

Sábado / 23.05.2015

Sete integrantes dos onze integrantes da quadrilha foram presos em três cidades da Bahia.

Sete dos onze integrantes de uma quadrilha especializada em assalto a bancos na Bahia foram presos durante uma operação das polícias Civil e Militar. Antonio José dos Santos (37 anos), Eudes Barbosa de Souza (31) e Eucassio Ribeiro Costa (30) foram presos em Cafarnaum. Soleimar Lopes de Almeida (36), Marcos André de Lima (34) e João Rosa dos Santos (22) foram presos em Irecê. O sétimo a ser preso foi James Cleido Mourato de Matos (31), capturado em Mulungu do Morro. Em pouco mais duas semanas de investigações, a polícia consegui rastrear os criminosos em três diferentes cidades da Bahia. Outros quatro integrantes da quadrilha: Ricardo Santos de Souza (24), Humberto José Neves e Silva (18), Betinho e Galeguinho do Recife estão sendo procurados. Com os ladrões, os policiais apreenderam duas pistolas, uma ponto 40 e outra 45, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma balança de precisão, munições, um veículo Vectra, preto, um Golfe, branco, e uma Hilux, também branca, esta roubada e utilizada pela quadrilha no assalto ao banco de Andorinha. Os criminosos foram autuados por porte e posse ilegal de armas e munições, receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinal em veículo automotor, sendo encaminhados ao Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Informações da Polícia Civil e Site Bahia Notícias.

Operação Faroeste Caboclo: polícia cumpre 4 mandados de prisão

Sábado / 23.05.2015

Uma operação conjunta das polícias civil e militar, realizada nesta sexta-feira (22), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, nas cidades de Brumado e Vitória da Conquista. Na operação foram presos: Josenilton Novaes de Moura (31 anos), vulgo Nil ou Chocopio; Hélio Marcos de Lima Rocha (20 anos); Cláudio Novaes Lima, vulgo Ratinho; e Leriston Félix de Oliveira, vulgo Leo Boquira. Segundo informações da polícia, os presos são suspeitos de praticar diversos roubos a mão armada em Tanhaçu e região. A Operação Faroeste Caboclo foi deflagrada pela equipe da Delegacia de Tanhaçu e contou com a participação de 40 policiais civis e militares. Participaram policiais da 20ª COORPIN, 10ª COORPIN, DRFR, DRACO, 34ª CIPM e CIPE/Sudoeste (CAESG).

Prefeitura de Guanambi anuncia novas obras na zona urbana e rural

Sábado / 23.05.2015

Duas obras foram autorizadas pelo Prefeito Charles Fernandes, em Guanambi, esta semana. As ações beneficiarão os moradores do Bairro São Sebastião e a comunidade de Queimadas, no Distrito de Mutans.

O Secretário de Planejamento, Jairo Magalhães, esteve representando o Prefeito na última terça (19), em Queimadas, onde foi anunciado o início imediato da construção de uma quadra poliesportiva, com investimentos, do município, de R$ 137.000,00 (Cento e trinta e sete mil reais). “A obra vai atender um antigo sonho dos moradores e da nossa juventude” destacou o presidente da associação, Manoel.

Já no bairro São Sebastião, se juntou à Jairo Magalhães o secretário de governo, Walguimar Cotrim e a Primeira Dama, Jaylma Fernandes, que representaram o Prefeito em reunião realizada na residência de Dona Francisca no B. Participaram da reunião, na última quarta (20), os vereadores Fausto Azevedo, Zaqueu Rodrigues, Dr. Vanilson e Cláudio Fiuza.