Sertão Hoje

Sertão Hoje

Oposição defende maior debate ao pedir vistas de projeto de lei

Segunda / 22.10.2018

Por Giselle Quintão

“A Oposição cumpre o seu papel em defender uma maior discussão em relação a esse projeto e aos demais. Não podemos deixar essas questões passarem sem clareza”.

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luciano Ribeiro (DEM), pediu vistas do projeto de lei 22.912/18, que dispõe sobre a redução de multas e acréscimos moratórios, referentes a débitos tributários do ICMS. Durante sessão em que seriam votados mais três projetos de lei, relacionados ao setor produtivo, hoje (16), o líder oposicionista, defendeu um maior debate sobre as propostas, apresentadas pelo Poder Executivo.

O projeto propõe reduzir em 90% os valores de multas por infrações de débitos do ICMS, ocorridos até 31 de dezembro de 2017. As três emendas apresentadas pela Bancada de Oposição foram rejeitadas pelo relator do PL, deputado José Raimundo (PT). Diante da recusa, o líder frisou a necessidade de mais esclarecimentos por parte do Governo e pediu vistas. “A Oposição cumpre o seu papel em defender uma maior discussão em relação a esse projeto e aos demais. Não podemos deixar essas questões passarem sem clareza”, disse.

Brumado: Câmara de Vereadores redefine datas das sessões de novembro por causa dos feriados

Segunda / 22.10.2018

Por Eliana Costa

A Portaria Nº 51/2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, expedida no último dia 19 de novembro, redefiniu as datas das sessões ordinárias da Câmara em razão de feriados existentes no mês de novembro. A sessão que seria realizada no dia 02, Dia de Finados, foi antecipada para a quinta-feira (01). Já a sessão do dia 16 de novembro, foi antecipada para o dia 13 por causa do feriado de Proclamação da República, dia 15. Ambas terão início a partir das 8h.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta terça-feira (23)

Segunda / 22.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesta terça-feira (23), das 9h às 12h, na Fazenda Canabrava, na zona rural de Guanambi.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: PM prende 3 em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Segunda / 22.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A operação começou após o CICOM de Brumado repassar informações aos policiais. (Fotos: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na noite deste domingo (21), a Guarnição CAESG 04 e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) apreenderam droga, arma e diversos materiais usados no tráfico de entorpecentes após uma informação passada pelo CICOM de Brumado.

De acordo com os militares, nas imediações do Bar Bohêmia, na Urbis I, após realizarem buscas no local, a equipe encontrou uma pessoa, de nome “E. P. B. J.”, com uma pequena porção de entorpecente semelhante à maconha. O indivíduo afirmou que adquiriu a droga com “M”. As Guarnições se deslocaram até o caminho 28, nº 03, onde encontrou “M” em posse de sacolas contendo vários pedaços de tabletes de substância semelhante à maconha, com cerca de 1 Kg, além de uma balança de precisão, uma capa de colete balístico, uma espingarda cartucheira de calibre .32 com seus 08 cartuchos e diversas embalagens plásticas utilizadas para os entorpecentes.

Ainda conforme os policiais, “M” revelou que adquiriu todo o material com "Binho Rato Branco". Os militares foram até a residência informada, situada no Loteamento São Paulo, Bairro Santa Tereza. No local foram atendidos por Binho e sua mãe, que autorizaram a entrada dos policiais. Após buscas e com apoio do cão farejador Zeus, encontraram dentro do veículo FIAT STILO de cor preta, um tablete contendo aproximadamente 1kg de substância semelhante à maconha.

“E. P. B. J.”, “M”, Binho e todo o material apreendido foram conduzidos até à Delegacia de Polícia de Brumado, onde o fato foi registrado. A autoridade competente lavrou o Auto de Prisão em Flagrante por Tráfico de Entorpecentes e Posse Ilegal de Arma de Fogo.

Enem 2018: Locais de prova estão disponíveis para consulta

Segunda / 22.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos em 1.725 municípios. (Foto: Reprodução / INEP)

Os candidatos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 podem consultar a partir desta segunda-feira (22), o cartão de confirmação com o local e o horário das provas. Para acessar o documento, é necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição na página do participante (enem.inep.gov.br/participante). As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos em 1.725 municípios.

Faculdade Pitágoras chega em Guanambi com dois cursos disponíveis; Inscrições gratuitas para o vestibular

Segunda / 22.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vinda da Faculdade Pitágoras é uma ação da Unopar em parceria com a Kroton, que é a maior empresa privada do mundo no ramo educacional. (Foto: Ascom Guanambi)

A Faculdade Pitágoras chegou oficialmente em Guanambi. A unidade, inaugurada na última semana, contará com cursos de Direito e Engenharia de Segurança Privada, os dois de maneira presencial, e já com o primeiro vestibular para o próximo dia 21 de Outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição (vestibulares.com.br/pitagoras/).

Para o prefeito Jairo Magalhães, "é mais uma vitória pra cidade e também para a região, já que a educação é um dos pilares que podem mudar a nação, e cada vez mais investimentos em educação nos dá a esperança de um futuro melhor. A vinda dessa unidade nos credencia ainda mais como pólo regional, já que temos outras instituições educacionais de grande porte na cidade. Esses investimentos mostram que estamos no caminho certo", ressalta Jairo.

Já o diretor da instituição, Rodrigo Franco, revela que a Pitágoras está com plano de expansão com a vinda de novos cursos. "É a concretização de um projeto de expansão educacional, e Guanambi pelo porte e também pelo potencial que tem, não poderia ficar de fora desse projeto. Chegamos com dois cursos, o de Direito e o de Engenharia de Segurança Privada, mas já com o planejamento em andamento de vinda de novos cursos de Engenharia e também em outras áreas, que irão engrandecer ainda mais a região, devido ao número de vagas e de quantidade de cursos a disposição, sempre com um padrão de qualidade", explica Rodrigo Franco.

A vinda da Faculdade Pitágoras é uma ação da Unopar em parceria com a Kroton, que é a maior empresa privada do mundo no ramo educacional.

Vitória da Conquista: Trio é preso em aeronave usada no transporte de drogas

Segunda / 22.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O trio foi preso no povoado de Baixa do Cocá, após equipes da 10ª Coorpin identificarem uma pista clandestina em uma fazenda. (Foto: Divulgação/ SSP)

Neste último sábado (20), três homens foram presos em uma aeronave usada no transporte interestadual de drogas em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Ao todo, foram apreendidos o avião monomotor, pouco mais de R$ 7 mil em espécie, uma pistola calibre 9 mm (uso restrito) e uma caminhonete de luxo.

Segundo a SSP, a quadrilha era monitorada há cerca de um ano e meio. O trio foi capturado no povoado de Baixa do Cocá, que fica distante cerca de 37 km de Conquista, após equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) identificarem uma pista clandestina em uma fazenda do local.

Ainda de acordo com a Secretaria, a quadrilha buscava pasta base de cocaína, na Bolívia, passava pelo Pará e depois distribuía para outros estados brasileiros, entre eles a Bahia. Os presos são os paraenses Diogo Túlio Pereira Dionísio (piloto) e Francisco Cleiton Passos de Oliveira, além do baiano Lázaro Santos Sacerdote. Conforme a SSP, eles confessaram que repassaram uma carga de pasta base de cocaína e iriam voltar para cidade de Itaituba, no Pará, mas foram presos antes de decolar. Diogo, Francisco e Lázaro foram autuados por associação criminosa, porte ilegal de arma e resistência devido a tentativa de fuga. Os três estão à disposição da Justiça.

Fonte: SSP-BA

Ao todo, foram apreendidos o avião monomotor, pouco mais de R$ 7 mil em espécie, uma pistola calibre 9 mm (uso restrito) e uma caminhonete de luxo. (Foto: Divulgação/ SSP)

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta segunda-feira (22)

Domingo / 21.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesta segunda-feira (22), das 13h às 17h, no Loteamento Municipal de Guanambi. Serão afetados os seguintes locais: Avenida Governador Nilo Coelho, Avenida Otávio Mangabeira, Avenida Santos Dumont e Rua João Pessoa.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Prefeito Jairo vistoria obras de reforma do Aeroporto Isaac Moura Rocha

Domingo / 21.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A obra, que começou em 21 de setembro, é orçada em torno de 7 milhões de reais e está sendo executada pelo Governo do Estado através da Paviservice. (Fotos: Ascom Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, visitou as obras de reforma da pista do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha na tarde desta última quarta-feira (17). A obra, que começou em 21 de setembro, é orçada em torno de 7 milhões de reais e está sendo executada pelo Governo do Estado através da Paviservice.

Para Jairo, “é de grande relevância, não só para Guanambi, mas para toda região, pois facilitará a vinda de empresas e ajudará a sociedade como um todo, já que a linha que teremos em Guanambi ligará a nossa cidade às capitais baiana e mineira, proporcionando agilidade e comodidade", explicou o prefeito.

TCM promove encontro de orientação em Caetité nos dias 22 e 23

Domingo / 21.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O encontro regional é promovido em parceria com a UNEB, CRC/BA e OAB/BA.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por meio da sua Escola de Contas, realizará nos dias 22 e 23 de outubro, em Caetité, o Encontro Regional de Orientação Técnica do TCM/BA, com o tema “Fomento e Fortalecimento do Controle Interno e Social”. O evento ocorrerá no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), localizado na avenida Anísio Teixeira, S/N, ao lado do Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros.

O encontro regional é promovido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB/BA). O curso contará com a presença de gestores municipais e servidores públicos das prefeituras, câmaras de vereadores e entidades descentralizadas. O evento também é destinado ao público em geral e, para participar, basta se inscrever no dia do evento.

A região de Caetité é atendida pela 7ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, que é responsável pela fiscalização de 29 municípios, são eles: Botuporã, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Condeúba, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

SENAI, SEBRAE e SENAC oferecem cursos gratuitos em diversos municípios

Sábado / 20.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Entre os destaques estão os cursos de aprendizagem industrial básica, oferecidos pelo Senai. As inscrições foram abertas na quinta-feira (18) e seguem até 18 de novembro.

Entidades ligadas ao mercado de trabalho disponibilizam cursos de capacitação profissional em Salvador e interior da Bahia. Entre os destaques estão os cursos de aprendizagem industrial básica, oferecidos pelo Senai. As inscrições foram abertas na quinta-feira (18) e seguem até 18 de novembro. Além do Senai, oferecem oportunidade de qualificação o Sebrae e Senac. Confira:

SENAI - Cursos de Aprendizagem Industrial Básica

Cursos: Assistente administrativo, assistente de produção, auxiliar de obras de edificações, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de produção em curtimento de couro, editor gráfico, eletricista industrial, inspetor de análise da qualidade, instrumentista industrial, mecânico de manutenção de máquinas industriais, mecânico de usinagem convencional, operador de suporte técnico em TI.
Quantidade de vagas: 1.128.
Cidades: Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ibotirama, Ilhéus, Iraquara, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.
Início das aulas: Janeiro de 2019.
Inscrições: 18/10/2018 a 18/11/2018, através do site do Senai (fieb.org.br/SENAI/).

SEBRAE - Oficinas Sebrae

Cursos: Oficinas possuem diversos temas voltado à capacitação de empresários, com carga horária entre 1h e 8h.
Cidades: Diversas cidades baianas.
Início das aulas: Cursos são realizados todos os dias.
Inscrições: Através do site do Sebrae (lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/).
O interessado deve acessar a página, marcar a cidade onde quer fazer a oficina e escolher quais turmas quer participar.

SENAC -Programa Senac de Gratuidade (voltado a pessoas com renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos)

Cursos: Diveros temas relacionados à formação inicial e continuada e educação profissional técnica de Nível Médio.
Cidades: Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Lençóis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
Inscrições: Através do site oficial do Senac (ba.senac.br/psg/).

“Governo baiano abandonou o setor de turismo no estado”, diz Luciano Ribeiro, líder da Oposição

Sábado / 20.10.2018

Por Giselle Quintão

O investimento em Turismo não foi considerado pelo Governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019.

A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) criticou, na terça-feira (16), as grandes perdas para o turismo no Estado. A avaliação negativa em relação a gestão do turismo aumentou após o anúncio do fechamento do Bahia Othon Palace Hotel, localizado em Ondina a partir do dia 18 de novembro. Isso somado a ausência de um Centro de Convenções na capital baiana, já há 3 anos, e ao fechamento de 22 hotéis, nos últimos 5 anos, entre eles o Conhecido Pestana, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-BA).        

 Para o líder da bancada da Oposição, deputado Luciano Ribeiro (DEM), o fato é uma prova da lacuna, em relação aos investimentos no turismo pelo Governo do Estado. “Infelizmente o Governo da Bahia abandonou o turismo. Houve um descaso grande desse Governo com o Centro de Convenções, o que gerou uma perda de mais de R$ 200 milhões por ano, em negócios com a falta de funcionamento do espaço. Há três anos, o estado vem perdendo com a incompetência do Governo nessa área”, lamentou o líder da Oposição.

 O investimento em Turismo não foi considerado pelo Governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019, sendo essa uma cobrança feita pela Bancada, que apresentou emenda pedindo a prioridade para o setor. Em 2017 houve uma queda em 60% no setor do turismo na Bahia, além disso nesse mesmo ano, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) devolveu ao governo federal, ou seja, deixar de aproveitar R$14,3 milhões, que poderiam ter sido investidos no setor no estado. Consta que houve uma redução gradual da oferta de voos para a capital baiana e uma deficiência estrutural do aeroporto por muitos anos. Além disso, aponta-se a falta de competitividade e principalmente de políticas de atração do governo baiano para o turismo no estado, o que prejudicou todo o sistema em cadeia: bares, restaurantes, transportes, hospedagens, gerando perdas para o PIB, a arrecadação de impostos e o crescimento da renda e do emprego.
 

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado neste domingo (21)

Sábado / 20.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, neste domingo (18), das 8h às 14h, no centro da cidade de Guanambi. Serão afetados os seguintes locais: Avenida Santos Dumont, Rua 12, Rua Amazonas, Rua Bahia, Rua José Pereira da Costa, Rua Professor Enedina C. Macêdo, Rua São José e Rua Spartacus Coelho de Azevedo.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Governo do Estado vai premiar servidores que realizam projetos sociais voluntários

Sábado / 20.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições para o Prêmio Servidor Cidadão ocorreram no período de 09 de abril a 31 de julho deste ano, pelo Portal do Servidor. (Foto: Reprodução / A Tarde)

Em comemoração pelo dia do servidor público (28 de outubro), a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai realizar, no próximo dia 25, a entrega do Prêmio Servidor Cidadão, que contempla funcionários públicos que desenvolvem trabalhos sociais voluntariamente. O evento irá distribuir R$ 42 mil em premiação para os dez finalistas, selecionados dentre as 96 ações e projetos sociais inscritos, este ano.

 O servidor classificado em primeiro lugar vai receber R$ 10 mil em premiação, enquanto o segundo colocado ganhará R$ 7 mil e o terceiro R$ 5 mil. O quarto melhor projeto social será contemplado com R$ 3 mil, seguido pelo quinto com R$ 2 mil. Do sexto ao décimo lugares o prêmio será de R$ 1 mil, como menção honrosa. Entre os cinco primeiros colocados, uma instituição social vinculada aos projetos também será escolhida e receberá um prêmio de R$ 10 mil. Realizado pela Diretoria de Desenvolvimento e Valorização do Servidor, unidade vinculada a Secretaria da Administração, o Prêmio é um reconhecimento a ações de cunho social desenvolvidas voluntariamente por servidores públicos estaduais, em benefício da comunidade baiana.

Ganhador da edição anterior do Servidor Cidadão, o projeto Estrelas Musicais é um bom exemplo dos trabalhos sociais que participam do Prêmio. Comandado por Luís Ibarra, maestro da Orquestra Sinfônica da Bahia, o projeto oferece ensino de música orquestral para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, moradores do Nordeste de Amaralina. Os alunos aprendem a tocar instrumentos de cordas clássicos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, no período do turno oposto ao da escola. Vários jovens oriundos do Estrelas Musicais se tornaram músicos profissionais e outros já se inseriram em orquestras sinfônicas da Bahia e até de outros estados. Mesmo os que não seguem a carreira musical acabam utilizando os ensinamentos para suas vidas como cidadania, disciplina, hierarquia, respeito e outros. O trabalho do maestro é totalmente voluntário, doando 60 horas mensais de seu tempo para ministrar as aulas para os alunos.
 

Faculdade Pitágoras de Brumado anuncia cursos de Direito e Gestão de Segurança Privada; vestibular ocorre neste domingo (21)

Sábado / 20.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Além dos novos cursos, a Pitágoras oferece mais três graduações na modalidade presencial.

A Faculdade Pitágoras de Brumado anuncia o lançamento dos cursos de Direito e Gestão de Segurança Privada. Com as vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), as graduações começam a ser ofertadas no primeiro semestre de 2018. Para participar do processo seletivo, o candidato deve realizar a inscrição por meio do portal www.vestibularja.com.br/pitagoras. A prova acontece neste domingo, 21 de outubro, às 9h.

Além dos novos cursos, a Pitágoras oferece mais três graduações na modalidade presencial. Outras informações sobre os cursos e o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (77) 3441-7979. A instituição está localizada na Rua Eugênia Dantas de Araujo, 55, Hospital.