Sertão Hoje

Sertão Hoje

Coelba alerta para consumo de energia elétrica no verão

Terça / 26.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estação mais quente do ano começou nesta quinta-feira (21). Registros da empresa apontam uma elevação de 8,5% nas contas, em relação ao inverno.

Com a chegada do verão o consumo de energia aumenta nas residências e comércios. Registros da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) apontam uma elevação média de 8,5% nas faturas, em relação ao período do inverno. Para evitar surpresas que podem comprometer o orçamento doméstico, a concessionária recomenda a adoção de medidas como uso eficiente dos equipamentos elétricos, principalmente de refrigeração. A atenção deve ser redobrada com a vigência da Bandeira Tarifária vermelha. O clima quente leva a maioria das pessoas a atenuar o desconforto das altas temperaturas acionando o condicionador de ar por mais tempo e abrindo mais vezes à geladeira, por exemplo. O resultado desse hábito pode ser o aumento do valor da conta de energia. Comportamentos eficientes na utilização da energia, além da atenção aos desperdícios, são essenciais para que o consumidor evite surpresas, sem, necessariamente, abrir mão do conforto. Aparelhos elétricos consomem mais quando o ambiente externo está mais quente, evite, também, utilizar climatizadores e condicionadores de ar por longos períodos. A orientação é ajustar o condicionador de ar para temperatura confortável, cerca de 23° C. Utilizar o timer (temporizador) ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento.  Após a refrigeração do cômodo, o consumidor pode recorrer aos ventiladores, para manter o clima agradável. É importante lembrar da limpeza regular desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico;

No caso das geladeiras, quando em mau estado de conservação, os equipamentos chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Além disso, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, causa um grande desperdício de energia. Colocar o chuveiro elétrico na posição verão é mais uma dica de economia, quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo. Fornos e ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar esses equipamentos, para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o aparelho com frequência. Além disso, a Coelba aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel, que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia. E, no caso da iluminação, comum à época de fim de ano, a Coelba aconselha o uso de lâmpadas fluorescentes ou em LED, que chegam a economizar cerca de 80% de energia elétrica e têm durabilidade bastante superior às comuns.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.