Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Caetité lança programa institucional para divulgar ações de secretarias

Quarta / 25.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Intitulado de “Fala Aê, Secretário”, o programa será compartilhado nas redes sociais para que todos tenham acesso

Com o intuito de ampliar a divulgação das ações de suas secretarias, a Prefeitura de Caetité, por meio da Diretoria de Comunicação (Direcom), criou o programa institucional denominado “Fala Aê, Secretário”. O projeto piloto do programa já foi gravado e teve como convidado o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, que falou sobre os benefícios da execução do programa Garantia-Safra no município.

De acordo com o diretor de Comunicação, Henrique da Mata, o objetivo principal do programa é levar à população do município as informações dos trabalhos realizados por cada pasta do governo. “É mais um espaço que a gente cria para estar de acordo com a Lei de Acesso à Informação dentro do governo. Essa é uma das premissas para uma gestão séria e o prefeito Zé Barreira está atento a isso”, destaca.

De acordo com a Diretoria de Comunicação, o programa será gravado uma vez por mês em sua primeira etapa, mas a ideia é ter duas produções mensais, com secretários diferentes, resultando em 20 programas anuais que debaterão temas de relevância para a vida da população. “Com essa iniciativa, o trabalho da administração municipal se aproxima ainda mais das pessoas e a gente amplia a divulgação de informações úteis aos munícipes”, ressalta o diretor.

CLIQUE AQUI E VEJA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA!

Brumado: Tiro de Guerra promove passeio com crianças do projeto Esporte Vencedor

Quarta / 25.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Esporte Vencedor é um projeto social, que visa proporcionar às crianças e jovens uma oportunidade de vencerem os obstáculos da vida através da prática desportiva

No dia último domingo, dia 22, o Tiro de Guerra de Brumado promoveu um passeio com as crianças que participam do projeto Esporte Vencedor, com direito a sorvete, brincadeiras no parque da prefeitura, pula-pula na praça Zeca Leite e culminando com uma deliciosa pizza. O Esporte Vencedor é um projeto social, que visa proporcionar às crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, uma oportunidade de vencerem os obstáculos da vida através da prática desportiva.

O projeto conta com aulas de Boxe, Judô, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Capoeira e em breve Karatê. Para participar do projeto a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 20h30 e aos sábados às 09h, com aula de Muay Thai e às 16h com aula de Jiu-Jitsu. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que o passeio visou premiar algumas crianças de até 10 anos de idade e que vem se destacando no projeto.

Ituaçu: Final do Campeonato do Bairro Primavera será no próximo sábado (28)

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A equipe ‘Red Bull’ passou pela equipe ‘Quebra Pedra’ para chegar na final

O Campeonato de Futsal do Bairro Primavera, em Ituaçu, que está em sua terceira edição, chegou à grande final. ‘Red Bull’ e ‘Johnnie Walker’ vão se enfrentar no próximo sábado, na quadra de esportes do Bairro Primavera, às 19h00, para definir quem será o grande campeão deste ano. A final estava prevista para ocorre no último sábado, dia 21, mas questão de força maior não pode ser realizada, tendo sido transferida então para o próximo sábado, dia 28.

Em 2015, a competição presta uma homenagem a Anderson Santa Rosa, popularmente conhecido como ‘Oreia’, que faleceu em um acidente em junho deste ano. A organização da competição está arrecadando alimentos, que posteriormente serão doados para famílias carentes do município. Quem quiser contribuir, basta levar um quilo de alimento não perecível no dia dos jogos e fazer a sua doação.

A equipe ‘Johnnie Walker’ venceu Sarangó na semifinal para chegar à final

Atleta da Equipe Sparta Thai Boxing representará Caculé em Vitória/ES

Terça / 24.11.2015

Por Tayga Ribeiro

O evento acontece neste sábado, dia 28 de novembro de 2015, às 19 horas

Jonathas Batista, da Equipe Sparta Thai Boxing, representará Caculé, ao lado do treinador Leo Sparta, no 2º DESAFIO COLISEU FIGHT CLUB DE KICKBOXING - Edição Interestadual – ‘Espírito Santo vs. Minas Gerais’, compondo a Seleção Mineira. O evento acontece neste sábado, dia 28 de novembro de 2015, às 19 horas, no CET-FAESA, localizado na Avenida Vitória, nº 2064, Ilha de Santa Maria, Vitória/ES.

Nova sinalização ferroviária é implantada em Brumado

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A nova sinalização busca alertar os condutores de veículos e pedestres, avisando-os sobre a passagem do trem

A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ampliou a sinalização ferroviária da passagem de nível localizada na Avenida Coronel Santos, no centro de Brumado. As melhorias englobam a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima. Os equipamentos já estão em funcionamento com intuito de reforçar as medidas adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos. A nova sinalização busca alertar os condutores de veículos e pedestres, avisando-os sobre a passagem do trem. A instalação dos equipamentos reforça o compromisso da VLI em garantir a segurança de suas operações, como foco principal na redução do risco de acidentes nos cruzamentos em nível da ferrovia com ruas e avenidas.

Novas ambulâncias reforçam o setor de saúde em Malhada de Pedras

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

As chaves das duas novas ambulâncias – uma do SAMU 192 e outra adquirida com recursos próprios – foram entregues pelo Prefeito Ceará à Secretária de Saúde

No último sábado, dia 21, o Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará) realizou a entrega simbólica das chaves de duas novas ambulâncias à Secretária de Saúde Vanessa Teixeira. A solenidade foi realizada na Praça do Mercado e contou com a participação de Secretários Municipais, Vereadores, lideranças políticas e um grande número de populares, que foram ver de perto a chegada de mais um importante benefício para o município.

A ambulância do SAMU 192 é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Malhada de Pedras, Governo do Estado e Governo Federal, que visa a melhoria do atendimento aos casos de urgência e emergência. Com a chegada do novo equipamento, o município passa a contar com duas ambulâncias, o que vai garantir mais rapidez e eficiência no atendimento à população. Já a outra ambulância foi adquirida com recursos próprios do município.

Para o Prefeito Ceará, a aquisição da nova ambulância demonstra o compromisso da gestão municipal com o setor de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população. ‘Assumi o compromisso de trabalhar do primeiro ao último dia do meu mandato e é o que estou fazendo’, afirmou. O prefeito destacou ainda outras obras e benefícios que o município já recebeu e ainda vai receber durante o seu governo, enfatizando que até o mês de janeiro Malhada de Pedras vai receber outra ambulância.

O setor de saúde do município de Malhada de Pedras vai passar a contar com duas ambulâncias do SAMU 192, melhorando o atendimento à população

Chapada Diamantina: Bombeiros de Brasília chegam para ajudar no combate aos incêndios

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O trabalho conta com mais de 200 participantes, entre militares, bombeiros, brigadistas voluntários, técnicos do Inema e de prefeituras (Foto: Divulgação GOV/BA)

No último sábado, dia 21, 47 bombeiros de Brasília chegaram para atuar no combate ao incêndio que atinge a Chapada Diamantina. Os profissionais vindos da capital federal estão sob o comando do comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Telles. A ação, que já conta com bombeiros, brigadistas e voluntários baianos, teve o reforço, na sexta-feira (20), de um novo helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado um dos mais modernos do mundo. O helicóptero Caracal substitui o modelo Super Puma, que estava auxiliando no combate ao fogo e retornou à sede da instituição, no Rio de Janeiro. Na madrugada da última sexta-feira, dois novos focos de incêndio, com indícios de serem propositais, foram debelados pelos combatentes nas margens da BR-242.

O trabalho na Chapada Diamantina conta com mais de 200 participantes, entre militares da FAB, Exército, bombeiros, brigadistas voluntários capacitados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), além de sete carros-pipas disponibilizados pelos municípios para que o fogo seja controlado o mais rápido.

A ação, que já conta com bombeiros, brigadistas e voluntários baianos, teve o reforço de um novo helicóptero da Força Aérea Brasileira (Foto: Divulgação GOV/BA)

Sistema de abastecimento de água beneficia comunidades rurais de Ibotirama

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O sistema de abastecimento já concluído terá a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Ibotirama, que efetuará em breve a operação e a manutenção

Mais de duas mil pessoas que vivem em 11 comunidades rurais do município de Ibotirama, na região oeste da Bahia, serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nas comunidades atendidas, residem cerca de 360 famílias e o investimento na obra foi de R$ 6,9 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Prevenção). O sistema de abastecimento já concluído terá a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Ibotirama, que efetuará em breve a operação e a manutenção.

“A construção do sistema de abastecimento é uma importante ação de revitalização, pois atende à população próxima ao rio, que está inserida nesse contexto, e também porque um sistema organizado faz com que seja controlado o acesso à água do rio São Francisco, fazendo com que deixe de ser retirada sem critério, de maneira desordenada e individualizada e passe a ser compartilhada de maneira uniforme e planejada”, diz Cláudio Márcio Silva, técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf e fiscal da obra.

Prefeito de Urandi conseguiu reduzir gastos com pessoal e teve contas aprovadas

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito Dorival Barbosa do Carmo (Dr. Dorival) conseguiu fechar 2014 com 52,86% de gastos com despesas de pessoal, ficando abaixo do limite de 54%

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer pela aprovação das contas da Prefeitura de Urandi, relativas ao exercício financeiro 2014, de responsabilidade do Prefeito Dorival Barbosa do Carmo (Dr. Dorival). No relatório do Conselheiro Paolo Marconi, com 17 páginas, chama a atenção o esforço empreendido pelo gestor municipal para cumprir o limite legal estabelecido no Art. 20, III, ‘b’ da Lei de Responsabilidade Fiscal. No 1º quadrimestre de 2014, o município gastou 60,77% com despesas de pessoal. No segundo quadrimestre, este percentual foi reduzido para 55,78% e o governo municipal fechou o ano de 2014 tendo gasto 52,86% com pessoal, portanto abaixo do limite legal de 54%. Outras informações também chamam a atenção, a exemplo do que é gasto com o setor de saúde. O mínimo exigido é 15%, mas o governo de Urandi gastou 19,99% em 2014, quase 5% a mais do mínimo exigido. Chama atenção ainda o percentual gasto com a remuneração dos profissionais em efetivo exercício do magistério. A legislação exige que, no mínimo 60% do FUNDEB seja gasto no pagamento destes profissionais, mas em Urandi esta despesa já consome 77,30% dos recursos do FUNDEB. Mesmo tendo cumprido todos os limites, o gestor recebeu uma multa de R$ 5 mil.

Contas da Prefeitura de Rio do Antônio foram aprovadas pelo TCM

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

As contas de 2014, da responsabilidade do Prefeito Humberto Célio Guimarães (Celinho) recebem parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer pela aprovação das contas da Prefeitura de Rio do Antônio, relativas ao exercício financeiro 2014, de responsabilidade do Prefeito Humberto Célio Guimarães (Celinho). No seu parecer, no tópico relativo às obrigações constitucionais, o Conselheiro Mário Negromonte destacou que o município cumpriu os percentuais mínimos exigidos nas áreas da educação e saúde, 25% e 15%, respectivamente. Na área da educação, o gestor investiu R$ 8,2 milhões, equivalente a 26,51%. Já na saúde, investiu 2,6 milhões, equivalente a 17,76%. Outro limite cumprido pelo gestor foi referente ao pagamento dos profissionais em efetivo exercício do magistério, cujo percentual mínimo é de 60% do FUNDEB. O gestor utilizou 70,96% dos recursos do FUNDEB, equivalente a R$ 4,8 milhões no pagamento dos profissionais do magistério. No tocante ao montante gasto com o pagamento de pessoal, o gestor não cumpriu o limite de 54%, mas o conselheiro levou em consideração o seu esforço para não aumentar e considerou não ser justo aplicar a pena máxima, que é a rejeição das contas. Neste sentido, o parecer foi pela aprovação das contas, porque regulares, porém com ressalvas, tendo sido aplicado ao gestor uma multa no valor de R$ 23 mil, equivalente a 12% dos seus vencimentos, pelo não cumprimento do referido limite. O gestor recebeu ainda uma multa no valor de 4 mil. Cabe recurso da decisão.

Caetité: Ações do Novembro Azul foram realizadas nas Unidades de Saúde CAE III e Woquiton Fernandes

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A campanha tem por objetivo despertar no homem a necessidade de realizar o exame preventivo, principalmente o exame clínico da próstata

O último dia 18 foi marcado por ações da Campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde CAE III e Woquiton Fernandes Teixeira. A campanha tem por objetivo despertar no homem a necessidade de realizar o exame preventivo, principalmente o exame clínico da próstata. Na Unidade do CAE III foram realizados 120 atendimentos com o médico urologista Dr. Roberto Prates. E na Unidade de Saúde Woquiton Fernandes Teixeira foram realizados avaliações e encaminhamentos para o exame clínico, com o médico Dr. Diego Públio, além uma palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Uma mobilização para prevenir a doença é realizada por toda a equipe de saúde e intensificada no mês de novembro através de várias ações como orientações educativas, palestras acerca do tema, exames preventivos e específicos, entre outros. ‘A população masculina de Caetité está de parabéns! A cada ano de campanha nos surpreendemos positivamente com o grande número de homens que se importam e cuidam da saúde. O câncer de próstata não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é essencial para a cura’, declarou a secretária Cynthia Lopes.

Uma mobilização para prevenir a doença é realizada por toda a equipe de saúde e intensificada no mês de novembro através de várias ações como orientações educativas

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado de Energia amanhã (25)

Terça / 24.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento programado atingirá parte dos Bairros Cidade das Esmeraldas, Malhada Branca e São Félix, na quarta-feira, dia 25, das 07h30 às 14h

Através de comunicado encaminhado para a nossa redação, a Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quarta-feira, dia 25, das 07h30 às 14h, em parte dos Bairros Cidade das Esmeraldas, Malhada Branca e São Félix, de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Idália Souza Ribeiro, Av. Rubi, Pça. Ametista, Rua 25 de Agosto, Rua Amazonita, Rua Antônio Santos Araújo, Rua Hermes Teixeira, Rua Leonel Rizério da Silva, Rua Lindolfo Santos Azevedo, Rua Mário Pires Filho, Rua Turmalina, Rua Machado De Assis, Rua Miguel Alves Moreira, Av. Cel. Santos, Rua 1º de Maio, Rua Aracatu, Rua Armando Leite, Rua Aureliano Leite, Rua Bela Vista, Rua Bom Jesus, Rua Major Jovino Brito, Rua Padre José Dias, Rua São Sebastião e Rua Senhora Santana.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

 Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Caetité: inscrições para 1ª Oficina de Cursos do Senac começaram hoje (23)

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

São mais de 20 oficinas de capacitação profissional

Em parceria com o SENAC, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité vai realizar o 1ª Oficina de Cursos do Senac, entre os dias 07 e 09 de dezembro, no Centro de profissionalização Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira. As inscrições estão sendo feitas no próprio Centro de Profissionalização, localizado na Avenida Santana, 1º Andar do Shopping Caiçara. Os interessados devem estar munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações através do telefone (77)3454-8054. As Inscrições são gratuitas e serão oferecidos diversos cursos, a exemplo de: designer de sobrancelhas, noções de primeiros socorros, a arte de empreender, atendimento ao cliente, valores humanos, colorimetria e tratamento capilar, cuidados de saúde nos centros de beleza, a importância da comunicação e muito mais.

Brumado: Dia da Bandeira foi celebrado pelo Tiro de Guerra 06/024

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira

No dia 19 de novembro, o Tiro de Guerra 06/024, sediado em Brumado, realizou uma solenidade para comemorar o Dia da Bandeira. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, falou da importância do culto à bandeira nacional que é o símbolo maior de nossa pátria. ‘No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. Ao meio-dia (12h00), as bandeiras julgadas inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) devem ser incineradas em cerimonial peculiar. A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira, o dia da bandeira simboliza a nação brasileira. É dever de toda a população zelar e respeitar a sua bandeira, como demonstração de amor e afeto à sua pátria’, destacou o Subtenente.

O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, falou da importância do culto à bandeira nacional que é o símbolo maior de nossa pátria

Consciência Negra: Secretária de Educação de Caetité participou de audiência pública

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Secretária de Educação Rosemária Joazeiro levou a experiência de Caetité, que teve dez comunidades quilombolas reconhecidas nos últimos 7 anos (Foto: Reprodução/Internet)

No último dia 20, o Ministério Público Federal realizou uma audiência pública com o tema ‘Comunidades Quilombolas: regularização territorial, impactos de grandes empreendimentos e políticas públicas de saúde e educação’, na Câmara de Vereadores de Guanambi. A Secretária de Educação de Caetité, Rosemária Joazeiro, participou e levou para o evento a experiência de Caetité, que teve dez das suas comunidades quilombolas reconhecidas nos últimos sete anos.

‘A luta pelo reconhecimento, a conquista da cidadania, além dos trabalhos na saúde e educação, fazem de Caetité uma cidade em que os esforços em prol das comunidades quilombolas marcam um divisor de águas entre o passado de abandono e perseguições, e um presente onde todos encontram igualdade’, destacou a Secretária.