Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Modera realizou atividades em homenagem ao dia do Meio Ambiente

Segunda / 08.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na nascente Olhos D'Água os ativistas do Modera recolheram lixo

Logo pela manhã, às 07:00 horas, ativistas do Modera ministraram palestra a funcionários da Intercement, sob o tema “Problemas ambientais e de saneamento no Município de Brumado”. Às 14:00 horas, também com o mesmo tema, ministraram palestra aos estudantes do CEEP (ex-Colégio Modelo), dentro da programação da Semana de Meio Ambiente daquela Escola. O tema escolhido serviu para mostrar que o Município de Brumado está inserido numa crise de civilização, decorrente de um sistema econômico que faz a exploração desordenada dos seres da natureza e se utiliza de um método de construção e transmissão do conhecimento, que não reconhece a ligação entre os seres, reforçando assim os impactos ambientais negativos.  Participando da Mostra Circuito Tela Verde promovida pelos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente e realizada pela SEMAR em Brumado, na Praça Coronel Zeca Leite, o Modera abriu um stand com faixas, murais e folhetos de Educação Ambiental. As atividades dos membros do Modera em homenagem ao Meio Ambiente continuaram no início da manhã do dia 6, sábado, por meio de uma caminhada com funcionários da Intercement, rumo à nascente Olhos D'Água para recolhimento de lixo. Prestigiando a atividade, o Secretário da SEMAR, Frederico Neves, declarou que a sua Secretaria irá cercar, limpar e revegetar o entorno da nascente. E encerrando as atividades, o Programa Ambiente em Mente, produzido pelo Modera e levado ao ar pela Rádio Nova Vida, no sábado, das 11:00 às 12:30 horas, proporcionou um momento de música ao vivo com apresentações dos alunos da Escola Nice Públio e do Coordenador do Modera, Henrique Rocha. Os alunos cantaram a canção “Tempo de Mudar” e o Coordenador, a sua composição “Sofrimento do Planeta”.

Lagoa Real já conta com carimbo e selo personalizados dos Correios

Segunda / 08.06.2015

Por Maria Nunes

Rondiele Queiroz de Carvalho e prefeito Zezinho (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

A solenidade de lançamento do carimbo comemorativo e selo personalizado em homenagem aos 25 anos da missa dos vaqueiros e vaquejada marcou o dia 07 de junho, como data histórica para o município. A solenidade aconteceu à tarde e  contou com a presença do gerente dos correios da região de vendas oeste da Bahia, Sr. Rondiele Queiroz de Carvalho, representando o Diretor regional dos correios da Bahia, Sr. Cláudio  Moras Garcia. Na imagem do selo personalizado criado para este evento visualiza-se a esquerda  a imagem de dois vaqueiros e, à direita, o símbolo criado para comemorar as Bodas de Prata, composta pelo numeral 25. Assim foi lançado através do Ministério das Comunicações e os Correios por meio da Diretoria Regional da Bahia. O Prefeito Zezinho recebeu uma réplica contendo o carimbo e o selo.  O carimbo e o selo ficarão na agencia do Correio de Lagoa Real e  será usado em todas as correspondências. O selo foi impresso pela Casa das Moedas do Brasil, com a legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos correios. Muito feliz e honrado, Zezinho ressaltou a importância deste gesto dos Correios  para com o município de Lagoa Real.

Caetité: escolas municipais recebem exposição itinerante sobre o 2 de Julho

Segunda / 08.06.2015

Por Thayná Lima

Até o dia 18 de julho a exposição passará por todas as escolas da rede municipal.

A exposição “Dois de Julho na Escola” é uma atividade pedagógica proposta pela Secretaria de Educação de Caetité para as escolas da rede, com objetivo de levar os alunos à reflexão sobre o tema Independência da Bahia e à construção do conhecimento histórico significativo visando a valorização da data magna da Bahia que é uma  tradicional festa cívica de Caetité. As atividades começaram no dia 2 de junho e vão até 18 de julho, passando por todas as escolas da rede municipal de ensino, com exposição de painéis temáticos que retratam a história da Independência da Bahia e as particularidades das comemorações existentes em Caetité.“O tema a ser trabalho neste ano é a sustentabilidade. Os painéis são interativos e exigem uma atividade constante de diálogo e reflexão em torno do conteúdo apresentado, desta forma, para a execução deste trabalho pelo mediador – professor e ou coordenador – é de fundamental importância, pois é ele quem conduz o diálogo e a reflexão a cerca dos painéis apresentados”, informou a secretária de Educação, Rosemária Joazeiro. A sequência dos painéis é organizada de maneira a construir o conhecimento de forma significativa, considerando a contextualização histórica, a história local e o conhecimento prévio que os alunos já trazem do seu convívio familiar. A exposição é finalizada com a participação integral dos alunos a partir da elaboração de textos e desenhos sobre a temática apresentada e discutida, bem como, com sua participação em atividades lúdicas que envolvem jogos didáticos.

Missa do Vaqueiro comemora também os 25 anos de emancipação de Lagoa Real

Segunda / 08.06.2015

Por Maria Nunes

Os vaqueiros concentrados Assistem à Missa (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

Como tradição, o primeiro domingo do mês de junho é marcado com uma missa festiva em homenagem ao homem do campo em Lagoa Real. Neste dia 07, comemorando as “Bodas de Prata” do município que acontece dia 13, às 10hs começou o desfile dos vaqueiros pelas principais avenidas da cidade, sentido ao Parque do Vaqueiro, onde foi realizada uma bonita missa, tendo como celebrantes o Padre Ademar Cardoso e Padre João Sá Telles que ressaltam suas satisfações por fazerem parte da história de Lagoa Real e felizes por realizarem mais uma edição da missa do vaqueiro com amor e muita fé. Após a celebração, o Prefeito Zezinho fez uso da palavra para agradecer aos que colaboraram na organização do evento com muito amor e dedicação. Tendo agradecido também, de modo especial, ao Pe. Ademar Cardoso e parabenizando o Pe. João pela bonita homilia, com mensagens profundas, que o fez ficar com o coração cheio de alegria. O vaqueiro Jakes Ribeiro, que há mais de 15 anos toca a vaquejada junto aos lagoarealenses, também foi lembrado pelo prefeito, tendo recebido uma bela lembrança produzida pelo artista plástico Edmilson Santana – “Esta é a forma que a administração tem, cada ano, para homenagear um dos vaqueiros que residem fora do município” – afirmou, justificando o motivo de o terem escolhido para ser o homenageado deste ano, exatamente por ter ele já representando Lagoa Real por todo o País em outras festas semelhantes. O vice Prefeito Santo Batista também fez uso do microfone para agradecer a todos, em especial para parabenizar Zezinho, por tanta dedicação em realizar não somente a festa profana que este ano teve como ponto alto a apresentação de Almir Sater bem como a tradicional Missa dos Vaqueiros.  A celebração religiosa contou com a participação do Coral Seguidores de Cristo, do Galego  Aboiador, Zito Alves, Onildo Barbosa e Antônio Neto que entoaram cantos e versos no tradicional apresentações das oferendas.

Parque do Vaqueiro lotado na 2ª noite da 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real

Domingo / 07.06.2015

Por Maria Nunes

Almir Sater contagiou o grande público presente no Parque do Vaqueiro

Na noite deste sábado (06) foi realizada a segunda noite de festa da 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real. A grande atração da noite foi o violeiro Almir Sater, que fez o show de abertura e esbanjou talento e simpatia dentro e fora do palco. Ele, que interpretou o personagem 'Pirilampo' na novela 'O Rei do Gado', da Rede Globo e que está sendo reprisada em 'Vale a Pena Ver de Novo', contagiou o grande público presente no Parque do Vaqueiro. Desde o ano passado, quando o espaço passou com uma ampla reforma e ampliação, o Parque do Vaqueiro está muito mais estruturado e preparado para receber o grande número de pessoas que todos os anos para lá se deslocam com a certeza de poder participar de uma grande festa. E o que se viu foi muita gente bonita e animada nesta segunda noite de festa, que também contou com as apresentações da dupla sertaneja Maick e Lyan e da Banda Massupilamy. Outras atrações da festa também são a Vila Cultural e o pequeno engenho de cana montado na área do evento, onde são produzidas rapadura e cachaça.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A dupla Maick e Lyan, na foto ao lado do prefeito Zezinho e esposa, também se apresentou na segunda noite de festa (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

Noite de abertura da 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real

Sábado / 06.06.2015

Por Maria Nunes

O cantor Netinho do Forró foi a atração principal da primeira noite de festa (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

A noite de abertura da 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real foi marcada por muita alegria e prestigiada por muita gente bonita e animada, que veio de todos os cantos da região para se juntar à população local e festejarem juntos as 'Bodas de Prata' deste tradicional evento regional. O Parque do Vaqueiro, mais uma vez se mostrou a altura para recepcionar todos os visitantes, que puderam curtir três grandes shows. O cantor local Mazinho dos Teclados, a convite dos organizadores do evento, fez o show de abertura e 'esquentou' a galera presente para o belíssimo show do Vaqueiro Cantador, Netinho. Encerrando as festividades da primeira noite, a Banda Tropa de Xote subiu ao palco de fez todo mundo dançar ao som do xote e do arrasta-pé. Hoje (06), à noite, tem mais festa em Lagoa Real, com destaque para a apresentação do violeiro Almir Sater.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Marcelo Nilo aguarda brecha para se desfiliar do PDT; PL deve ser a nova legenda

Sábado / 06.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Arquivo/Sertão Hoje

Entre os beneficiados com a possibilidade de debandada de partido com a janela que deve ser aberta com a reforma política está o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL), deputado Marcelo Nilo (PDT), que aguarda o desenrolar das discussões no Congresso Nacional para assinar a sua desfiliação do Partido Democrático Trabalhista.  Nos últimos dias, o próprio Marcelo Nilo, ao ser convidado para o uso da palavra em evento do PT em Salvador, anunciou a saída da legenda. A decisão foi tomada após o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, garantir a Félix Mendonça Jr. a permanência na presidência do partido pelo menos até o final de novembro.

Pelas regras atuais, se eleito, o político deve permanecer na legenda até o final do mandato, salvo em casos como fusão partidária ou justa causa, como determina a lei eleitoral. Caso contrário, perde o mandato, já que, segundo a Justiça Eleitoral, o mandato pertence ao partido. Mas, o relatório da reforma política, que deve ser discutida na semana que vem, cria uma janela de 30 dias, após a promulgação da nova lei eleitoral, o que permite a deputados federais, estaduais e vereadores mudarem de partido sem que seus mandatos sejam questionados na Justiça Eleitoral.

Com a possibilidade da brecha, sem que o político seja punido pela infidelidade partidária, Nilo adiantou seus passos e foi ao encontro, em Brasília, do presidente nacional do PSD e principal articulador da recriação do Partido Liberal (PL), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A reunião tête-à-tête foi arranjada pelo senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar.

Nilo saiu do encontro com a garantia de presidir o PL na Bahia. Além dele, os ex-deputados Clóvis Ferraz e Edson Pimenta, atualmente filiados ao PSD, seriam os responsáveis por recolher assinaturas dos eleitores baianos. À Tribuna, Ferraz informou que as assinaturas já foram recolhidas em diversos municípios baianos, mas elas ainda não foram enviadas aos cartórios eleitorais para homologação. (Fonte: Tribuna da Bahia)

TCM determina representação ao Ministério Público contra ex-prefeito de Boquira

Sábado / 06.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Edimilson Rocha Oliveira, ex-prefeito de Boquira (Foto: reprodução/internet)

Nesta terça-feira (02/06), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Boquira, Edmilson Rocha de Oliveira, em razão do pagamento indevido de tarifas bancárias no montante de R$ 26.350,16, gerado pelo atraso no recolhimento do INSS no exercício de 2009. O conselheiro José Alfredo Dias, relator, determinou a formulação de representação ao Ministério Público, o ressarcimento da quantia paga indevidamente e imputou multa de R$ 2 mil ao gestor, que deixou o processo correr à revelia. Cabe recurso da decisão.

Caculé: mais uma etapa do Projeto Glaucoma acontece dia 09 de junho

Sexta / 05.06.2015

Por Tayga Ribeiro

As cópias da identidade, do CPF, do cartão do SUS e do comprovante de residência são essenciais para facilitar o atendimento (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o IOBA (Instituto Oftalmológico da Bahia) – Guanambi, o Governo de Caculé realizará no dia 09 de junho, terça-feira, mais atendimentos oftalmológicos, dando continuidade ao Projeto Glaucoma. O público-alvo são pessoas com idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada e da raça negra. No último atendimento realizado em Caculé foram realizados cerca de 500 atendimentos. O objetivo do projeto é sensibilizar a população sobre os riscos do Glaucoma à saúde ocular, bem como da saúde preventiva, incluir e manter no Programa os pacientes que após avaliação oftalmológica forem detectados portadores da doença. 

INB promove eventos de conscientização na Semana do Meio Ambiente

Sexta / 05.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo distribuídas três mil mudas em cada cidade

Para celebrar o meio ambiente, nada melhor do que a informação sobre como preservá-lo. Pensando nisso, as Indústrias Nucleares do Brasil – INB prepararam uma programação especial em Caetité e Lagoa Real, na Bahia. Nesta quarta-feira, dia 4, as atividades foram realizadas em frente ao Espaço INB, no Centro de Caetité. No domingo, dia 07, o encontro da população com a empresa acontece em Lagoa Real, durante a 25ª Vaquejada de Lagoa Real. Serão distribuídas, ao todo, seis mil mudas de espécies da Caatinga produzidas no Horto Florestal da INB. A equipe do horto também estará nos eventos. Haverá ainda uma atividade de conscientização sobre coleta seletiva de lixo, além de explicações sobre o ciclo do combustível nuclear. Quem participar do evento em Caetité poderá calcular sua “Pegada Ecológica” em uma calculadora on line, do Projeto Carbono & Água, que identifica quanto cada família contribui para emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente e quantas árvores devem ser plantadas para compensar essa emissão. 

Vereador José Ribeiro solicita implantação de centro de zoonose em Brumado

Sexta / 05.06.2015

Por Eliana Costa

O vereador José Ribeiro Neves foi autor de indicação solicitando a implantação de um centro de zoonose em Brumado para garantir o bem estar de animais e da população, agindo no controle das doenças que podem ser transmitidas dos animais para os homens e vice-versa. Em seu discurso na sessão da última segunda-feira o parlamentar observou que nos últimos dez anos pode se observar o crescente número de animais soltos e perambulando pelas praças e ruas da cidade, causando transtornos para a população, sendo urgente a necessidade de providências nesse sentido. “O centro de controle irá remover animais em risco de vida ou de transmissão de doenças, em caráter provisório, buscando a realocação desses animais para lares definitivos, sendo ainda um centro de referência em programas de cuidados, controle e bem estar animal. Também serão tratados adequadamente, restabelecendo a saúde física e emocional”, explicou o vereador.

25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real começa hoje (05)

Sexta / 05.06.2015

Por Leonardo Oliva

Parque do Vaqueiro já está pronto para receber o grande público nos três dias de festa (Foto: Rogério Rocha)

Hoje (05) à noite, no Parque do Vaqueiro, será aberta oficialmente a 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real. O evento, que tem três dias de duração - 05, 06 e 07 de junho - deve atrair um público estimado em cerca de 15 mil pessoas para o município de Lagoa Real, que para lá se dirigem com a certeza de participar de uma grande festa, com toda infraestrutura necessária. A Vaquejada, com premiação de R$ 80 mil é um dos atrativos do evento e deve reunir cerca quatrocentas duplas, entre amadores e profissionais. Na parte festiva, boas atrações passam pelo palco principal do evento, com destaque para o violeiro Almir Sater, no sábado (06). No domingo, os vaqueiros encourados, autoridades civis e religiosas se reúnem no Parque do Vaqueiro para a tradicional Missa do Vaqueiro. Celebrada pelo Padre Ademar Cardoso, a missa é uma das manifestações culturais mais importantes da região. "Este ano a festa é especial, pois comemoramos as bodas de prata da vaquejada e da missa, bem como os 25 anos de emancipação política", afirmou o prefeito Francisco Jose Cardoso de Freitas, completando: "É um autêntico encontro de vaqueiros que mantém esta tradição passada dos mais velhos para os mais novos, como forma de relembrar sempre como foi a vida dos nossos antepassados".

Portal na entrada da cidade dá as boas vindas aos visitantes (Foto: Rogério Rocha)

Prefeitura de Caetité divulga 7º e 8º Editais de Convocação do REDA

Quinta / 04.06.2015

A Prefeitura de Caetité divulgou, nesta terça-feira (02), o 7º e 8º Editais de Convocação do Processo Seletivo Simplificado definido no Edital nº 001/2014 para contratação temporária de servidores para as Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social. Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

Patrões têm 120 dias para regularizar domésticas

Quinta / 04.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Após sanção presidencial da regulamentação da PEC das Domésticas, empregadores devem estar atentos aos direitos da categoria (Foto: reprodução/Internet)

Os empregadores que ainda não fazem o recolhimento do FGTS de suas empregadas domésticas devem agora ficar atentos ao prazo para regularizar o benefício. Antes opcional, a contribuição previdenciária é um dos sete novos direitos que estão previstos na regulamentação da chamada PEC das Domésticas. O texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das trabalhadoras domésticas foi sancionado ontem pela presidente Dilma Rousseff e publicado hoje no Diário Oficial da União. O prazo para que as novas regras entrem em vigor é de 120 dias.

Segundo Marcos Machuca, CEO da Lalabee, os empregadores e empregadas agora entram no último ciclo de ajustes em relação à nova legislação das domésticas, aprovada em 2013. Para fazer o correto controle de toda a contabilidade prevista na Lei, a Lalabee disponibiliza um completo portfólio de soluções que contemplam desde a geração automática de guias de pagamento e recolhimento de tributos ao controle de jornada e marcação eletrônica de ponto. "A nova legislação estabeleceu um novo paradigma na relação de trabalho, mas por outro lado fazer a contabilidade de uma doméstica tornou-se algo bem mais complexo e desafiador em relação ao passado", diz ele.

Além do FGTS, foram regulamentados pontos como trabalho noturno, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa. 

Santa Maria da Vitória: Lagoa da Tábua e Jacurutu recebem água potável

Quinta / 04.06.2015

Por Caroline Lautert

Duas novas comunidades rurais comemoram a chegada de sistemas simplificados de abastecimento de água. Cumprindo com o prometido, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), levou nesta terça-feira (02), água tratada para o consumo humano para: Lagoa da Tábua e Jacurutu, no município de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Os investimentos foram da ordem de R$ 450 mil, com recursos do executivo estadual e do Ministério da Integração Nacional.  Os moradores das localidades, que há muito ansiavam pelo pleito, não escondiam a satisfação.  Presente no ato, o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, fez questão de pontuar que o objetivo não é apenas garantir a oferta de água para o consumo humano, mas aliá-la ao desenvolvimento socioeconômico. “E, levando em conta que, estamos próximos de atingir a universalização urbana, nosso maior desafio é levar água potável, saneamento básico, para as comunidades rurais mudando paradigmas”, complementou.

As obras foram realizadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à SIHS. Na comunidade de Lagoa da Tábua, o sistema é composto de captação, por meio de poço tubular perfurado pela Cerb, adução, distribuição, tratamento por cloração, reservatório e 52 ligações domiciliares. Em Jacurutu, a captação da água é feita a partir de um poço tubular. O sistema dispõe ainda de adução, tratamento, reservatório, distribuição e 51 ligações domiciliares. Para o presidente da Cerb, Marcus Bulhões, é uma enorme satisfação poder promover a prosperidade de uma região com a implantação desse sistema. “Esperamos que este seja apenas o primeiro passo para mudar a realidade e iniciar um novo tempo”.