Sertão Hoje

Sertão Hoje

Agricultores familiares tem até segunda (05) para se inscrever no Garantia-Safra

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Garantia-Safra é um seguro social que visa garantir condições de sobrevivência a agricultores familiares que tiverem perda da lavoura

Os agricultores familiares baianos têm até o dia 5 de outubro para realizar inscrição do Garantia-Safra 2015/2016, safra de Verão. Os interessados em aderir ao programa devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), já instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as secretarias de Agricultura do seu município ou Sindicato de Trabalhadores Rurais para validar sua inscrição, informando a área que pretendem plantar. Até o mês de setembro, a Bahia cadastrou mais de 203 mil agricultores, número maior que o do ano passado. Mas a meta é atingir 300 mil beneficiados.

O Garantia-Safra é um seguro social com o objetivo de garantir condições de sobrevivência a agricultores familiares que tiverem perda de, no mínimo, 50% da lavoura (feijão, milho, arroz, mandioca e algodão), nos municípios atingidos por seca ou excesso de chuva.

Para participar do programa o agricultor familiar precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, ter efetuado sua adesão antes do plantio da safra e a área mínima plantada deve ser de 0,6 hectare e a máxima de cinco hectares.

O programa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com estados e municípios. Na Bahia, para fortalecer o programa, o Governo do Estado está subsidiando 50% das contribuições, tanto do agricultor, como do município, na Safra Verão 2015/2016.

Caculé: 1º Seminário SERPAI é realizado com êxito

Sexta / 02.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Os avanços do Serviço e o destaque como modelo para o nordeste foram os principais realces do encontro

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e por meio do o Serviço Especial de Alta Complexidade o Família Acolhedora realizou na última quarta-feira, 30 de setembro, o 1º Seminário do Serviço Especial Rotativo de Proteção e Amparo à Infância – SERPAI, que teve como objetivo esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância do serviço e seus benefícios, esperando motivar novas famílias acolhedoras.

Participaram da solenidade o prefeito de Caculé, Beto Maradona, o Juiz da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, o psicólogo da prefeitura de Salvador, Luiz Mendonça, a presidente da Câmara, Sônia Santana, os vereadores Alvimar Novais Costa e Paulo Henrique da Silva, além das famílias acolhedoras e demais autoridades.

O evento também foi prestigiado por um expressivo público que se emocionou com o depoimento de Martha Santana Moreira, mãe acolhedora. “A acolhida veio transformar a vida de todas da minha família gerando mais amor para nosso lar”, relata Martha. “Já acolhi 04 crianças e pensar que conseguimos mudar a realidade dessas nos deixa muito feliz; é uma experiência que vou levar para o resto da vida”, finaliza.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, o Serviço tem evoluído e conquistado vários municípios como modelo de implantação. “Conseguimos alcançar muitos desafios desde 2009, ano de implantação, e hoje além de uma equipe completa e comprometida temos uma ótima relação com o judiciário, uma parceria de fundamental importância para os avanços do serviço”, analisa.

O seminário também contou com a apresentação do serviço com a coordenadora e psicóloga, Fabrícia Prates Amorim, e uma explanação sobre o processo de cadastramento, capacitação, acompanhamento e avaliação, com a Assistente Social, Maria Curcino, ambas da equipe do SERPAI.

1º Seminário do Serviço Especial Rotativo de Proteção e Amparo à Infância teve como objetivo esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância do serviço

Presidente do legislativo participa de reunião sobre implantação do curso de medicina em Brumado

Sexta / 02.10.2015

Por Eliana Costa

O presidente Alessandro Lôbo e Silva destacou que a possibilidade de implantação do curso é muito promissora

Na última quarta-feira (30), o presidente do legislativo brumadense, Alessandro Lôbo e Silva participou de reunião com o representantes do MEC, prefeito Aguiberto Lima Dias, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, a secretária municipal de Educação, Acácia Gondim Ribeiro e o Conselho Municipal de Saúde que teve como pauta a discussão do processo de avaliação para implantação do Curso de Medicina em Brumado, que está sendo realizado pelo Ministério da Educação e Cultura.

O processo já está em sua fase final e para que as avaliações sejam realizadas o órgão encaminhou ao município duas pessoas especializadas que realizarão visitas in loco em todas as unidades de saúde e toda parte logística e estrutural.

O presidente Alessandro Lôbo e Silva destacou que a reunião foi de grande importância, pois foram discutidos pontos relevantes e a possibilidade de implantação do curso é muito promissora, visto que a conversa caminhou de forma muito positiva e o município está muito empenhado em efetivar as ações para essa conquista.

Nesta quinta-feira (01) Alessandro Lôbo também esteve acompanhando a visita ao LACEN e outras unidades de saúde. “Estamos muito confiantes que as avaliações serão positivas e seremos contemplados com a implantação do Curso de Medicina. Será com certeza uma de nossas maiores vitórias na área da Educação, que concretizará o sonho de muitos universitários, que não mais necessitarão deixarem seus lares para estudarem em outras cidades.  O legislativo brumadense está unido com o executivo municipal para que possamos comemorar essa vitória da população brumadense”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

Palestra 'Vender para o Governo no Campo' será ministrada em Caetité

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A capacitação, que é gratuita, acontecerá no auditório da BahiaTer, antiga EBDA, das 09h às 11h (Foto: reprodução/internet)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caetité tem realizado, desde o mês de setembro, capacitações e consultorias em parceria com o SEBRAE e a Sala do Empreendedor de Caetité. E, na próxima quarta-feira, dia 07 de outubro, será realizada a palestra ‘Vender para o Governo no Campo’, destinada ao produtores rurais de Caetité cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As inscrições já estão sendo feitas na sede da Secretaria, na Praça da Barriguda. A capacitação, que é gratuita, acontecerá no auditório da BahiaTer, antiga EBDA, das 09h às 11h.

Deputado Luciano Ribeiro consegue travar votação e defende maior discussão dos projetos na AL

Sexta / 02.10.2015

Por Giselle Quintão

Oposição comemora o adiamento da votação de projetos do Estado, considerados relevantes, graças ao pedido de vistas de Luciano Ribeiro

Em sessão extraordinária, realizada na última quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro conseguiu impedir a apreciação de proposições do Executivo que os deputados da oposição são contrários a sua forma de tramitação. Para isso, o democrata usou do artifício regimental de pedir de vistas ao projeto Nº 21.432 – que trata da dívida ativa do Estado e, com isso, automaticamente foram adiadas as votações dos projetos 21.435 e 21.440 – que, respectivamente, altera o regime de previdência do funcionalismo público, o Planserv, e o segundo autoriza a contratação de empréstimo de US$ 400 milhões (cerca de R$ 1, 6 bilhões) pelo Estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – Bird.

As votações, que são consideradas vitais para a bancada governista, vão acontecer na próxima segunda-feira (05), em sessão extraordinária da Casa, às 9 horas. Para tanto, serão suspensas as reuniões das comissões técnicas para um debate certamente acalorado entre oposição e situação.

No Rio de Janeiro, Fann Estourado se emociona em encontro com vocalista do A-ha

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Fann teve um encontro mais que especial com o vocalista da Banda A-ha, Morten Harket, que deu uma atenção muito especial ao artista brumadense

O cantor brumadense Fann Leite da Silva, o popular e carismático Fann Estourado mostra que está em sintonia com as novas tendências da música contemporânea, buscando as últimas inovações do mercado para dar uma dimensão ainda maior à sua carreira musical. Dentro deste novo planejamento, Fann viajou para o Rio de Janeiro para buscar novos contatos e novas influências para o seu repertório e, na última quarta-feira (30), teve um encontro mais que especial com o vocalista norueguês da Banda A-ha, Morten Harket, que está com 53 anos e que deu uma atenção muito especial ao artista brumadense, solicitando até um tradutor para que o diálogo fosse o mais agradável possível. “Foi uma emoção indescritível se encontrar com um dos maiores vocalistas da história da música pop. Ele foi muito legal e me tratou de uma forma que não tive como conter a emoção”, citou Fann que ainda fez questão de descrever que “esse encontro foi muito especial e inesquecível”.  Vale lembrar que a Banda Norueguesa A-ha foi uma das grandes atrações do Rock In Rio, edição 2015, fazendo um show antológico, resgatando a velha nostalgia dos anos 80, comprovando que para a música ninguém envelhece.

Hoje (02): Cerca de dois mil servidores estaduais podem ficar sem salário

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Desde 26 de agosto, a segunda fase do recadastramento está vigente para 48 órgãos estaduais

Quase dois mil servidores ativos do Estado podem ficar sem receber salário se não se recadastrarem até esta sexta-feira, 2 de outubro. Amplamente divulgado, o prazo encerra um período de mais de 30 dias oferecido para que os funcionários públicos da Bahia atualizem seus dados.  Desde 26 de agosto, a segunda fase do recadastramento está vigente para 48 órgãos estaduais. À exceção dos ocupantes de cargos efetivos nas Secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) – contemplados no início do ano –, devem se recadastrar até amanhã todos os servidores em atividade, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo – Reda, e também em situação de férias; licença-médica, licença-prêmio, licença-maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de estagiários e menores aprendizes.

É importante lembrar que o recadastramento em dois órgãos se aplica quando ambos pertencem ao Poder Executivo do Estado. Se o servidor, por exemplo, pertence, originalmente, à Secretaria da Administração (Saeb), mas está lotado na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), ele precisa se recadastrar uma vez por cada secretaria. Para servidores com situação à disposição dentro de órgãos de outros poderes, o recadastramento será feito uma vez, no local onde estão lotados.

Igaporã: estrada vicinal Embiruçu x Cerquinha recebe melhorias

Sexta / 02.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Marca da atual administração, as obras de melhoria em estradas vicinais seguem levando benefícios aos munícipes

A Administração Municipal por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou, na última quarta-feira (30), melhorias em mais uma estrada vicinal, desta vez a via que recebe encascalhamento é a que liga as comunidades de Embiruçu à Cerquinha. Marca da atual administração, as obras de melhoria em estradas vicinais seguem levando benefícios aos munícipes. Desde o início a Administração Municipal dedica à devida atenção as estradas que dão acesso às comunidades rurais de Igaporã. Várias outras comunidades também já foram beneficiadas. Recentemente foi recuperada completamente a via que liga as comunidades de Pitombeiras, Caraíbas, Timóteo e Raiz onde foram recuperados aproximadamente 16 km de estradas.

Brumado: nova rotatória visa garantir mais segurança no trânsito

Sexta / 02.10.2015

Por Luís Gustavo

a nova rotatória está localizada na intercessão das ruas Ceará, São João e Tanque do Abaeté, próximo ao Clube do Sindicatos dos Mineradores

A Superintendência Municipal de Transito e Transporte (SMTT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF), iniciou a construção de uma nova rotatória na intercessão das ruas Ceará, Tanque do Abaeté e São João, próximo ao Clube do Sindicato dos Mineradores. Recentemente, a SMTT promoveu uma mudança no trânsito de uma das vias, que deixou de ser mão dupla. Para o Superintendente, Clidemar Amorim, a medida tem o objetivo de reduzir o número de acidentes no local, assim como reorganizar o trânsito no local após as modificações feitas pelo órgão. Durante a realização das obras e após a conclusão da mesma, os Agentes Municipais de Trânsito permanecerão no local para orientar os motoristas sobre as mudanças e prevenir a ocorrência de acidentes.

Prefeitura de Guanambi realiza solenidade de posse de servidores concursados

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para o Prefeito Charles Fernandes, esse momento fica registrado na história do município pela forma transparente com que todas as etapas foram realizadas

A Prefeitura de Guanambi realizou, na última quarta-feira (30), nas dependências da Câmara de Vereadores, a cerimônia de posse dos primeiros concursados aprovados no último Concurso Público. Por quase 15 anos a prefeitura ficou sem realizar concurso, fazendo do momento, um feito raro nas últimas gestões do município. O evento foi marcado por muita emoção e alegria, pois para muitos dos novos funcionários, a posse representa a concretização de um sonho, a maioria se encontravam desempregados e veem na oportunidade, um novo ciclo de vida se abrindo.

O Secretário de Planejamento Jairo Magalhães destacou a responsabilidade assumida pela gestão na realização do concurso: “este é o objetivo de uma gestão que tem compromisso com a meritocracia, priorizar os espaços de novas oportunidades para quem estuda, e acima disso, a responsabilidade com o poder público”, afirmou.

De acordo com o Prefeito Charles Fernandes, esse momento que fica registrado na história do município, representa o compromisso e a responsabilidade assumida pela atual gestão por meio de um processo transparente que norteou todas as etapas de realização. Charles encerrou a sua fala desejando boas vindas a todos os novos servidores, dizendo que farão parte de uma grande equipe, que preza pelo profissionalismo, bom atendimento e cordialidade no trato diário com a população.

Os servidores que tomaram posse já iniciaram imediatamente o trabalho, sendo lotados nas secretarias que existiam demanda. Nos próximos meses a prefeitura irá convocar novos aprovados no certame, “gradativamente os candidatos aprovados estão sendo convocados, estes primeiros que tomarão posse irão auxiliar na gestão municipal, é mais um compromisso assumido e que está sendo cumprido pelo prefeito Charles”, frisou o secretário Fabrício Lopes.

O Secretário de Planejamento Jairo Magalhães destacou a responsabilidade assumida pela gestão na realização do concurso

Poços vão beneficiar 500 famílias de Rio do Antônio, Carinhanha, Licínio de Almeida e Iuiu

Sexta / 02.10.2015

Por Camila Queiroz

Passada a locação, os poços serão perfurados e instalados (Foto: reprodução/internet)

Cerca de 500 famílias dos municípios de Rio do Antônio, Carinhanha, Licínio de Almeida e Iuiú serão beneficiadas por poços artesianos. Foram locados os poços nas comunidades de: Umbaúba das Pombas, em Rio do Antônio, beneficiando 80 famílias; Sete Lagoas, no município de Carinhanha, beneficiando 20 famílias; Fazenda Boa Nova/Pindorama, no município de Iuiú, beneficiando cerca de 100 famílias; e Tauape, no município de Licínio de Almeida, beneficiando mais de 300 famílias. Passada a locação, os poços serão perfurados e instalados. Porém, para a instalação os poços deverão passar pelos testes de vazão e qualidade da água para consumo tanto animal, quanto humano.

Contas das Câmaras de Jussiape e Urandi são aprovadas com ressalvas pelo TCM

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

TCM aplicou multa de R$ 500 ao Vereador Getúlio Ezequiel Gonçalves, de Jussiape

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das câmaras de Jussiape e Urandi, na gestão de Jucelino Barbosa de Carvalho e Getúlio Ezequiel Gonçalves, respectivamente, referentes ao exercício de 2014. A relatoria aplicou multa de R$ 500,00 ao gestor de Jussiape e multa de R$ 800,00 ao responsável pelas contas de Urandi. Cabe recurso da decisão.

Igaporã: Projeto leva aulas de capoeira jovens da Comunidade de Alecrim

Sexta / 02.10.2015

Por Samuel Gonçalves

As atividades acontecem às quartas-feiras no prédio da antiga escola da comunidade, com o apoio da academia Ginga Brasil

Como parte do Projeto Identidade Afro-Brasileira, a Administração Municipal de Igaporã por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inseriu no calendário de atividades do projeto a demanda solicitada pelos adolescentes e jovens da comunidade de Alecrim em formar um grupo de capoeira. As atividades acontecem às quartas-feiras no prédio da antiga escola da comunidade, com o apoio da academia Ginga Brasil: Meninos e Meninas de Igaporã. “A capoeira pode ser praticada por pessoas de várias idades. Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros. Materiais didáticos também são inúmeros, o que eleva a capoeira a um patamar de disciplina pedagógica com relevância”, diz a secretaria de cultura, Daiana Oliveira.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira. Para o corpo, é perfeito! Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. “Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força”. Argumentou o instrutor de capoeira, Arnaldo Júnior.

Guanambi: Iniciada mais uma etapa da pavimentação no Bairro São Francisco

Sexta / 02.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito Charles Fernandes autorizou o início das obras durante reunião realizada na residência do empresário Almir do Sacolão Pomar

Dando continuidade ao cronograma de obras na área de pavimentação de ruas nos bairros, a Prefeitura Municipal de Guanambi, está iniciando os serviços no Bairro São Francisco, nas imediações da Av. Barão do Rio Branco, promovendo a interligação com a BR – 030 e centro da cidade, via Policlínica. Serão investidos R$ 430.000,00 com recursos próprios para pavimentação asfáltica, totalizando 12.302 metros, nas seguintes vias: Avenida Joaquim Dias Guimarães, trecho da Rua João Nunes Dourado, trecho da Rua Estórgio Costa, Rua Agenor Santos, Rua “F” e Rua “G”. A obra atende à demanda dos moradores que esperavam há mais de 20 anos pelo benefício.

O Prefeito Charles Fernandes autorizou o início das obras durante reunião realizada na última quinta-feira na residência do empresário Almir do Sacolão Pomar, que, ao lado da esposa Zilmar, agradeceu o Prefeito pela obra. Diversas moradoras usaram da palavra solicitando o serviço e expressando confiança no empenho do Prefeito. Para o Prefeito “o Bairro, pela sua história, merece e com muita determinação vamos entregar as obras até o final do ano”. Ele ainda reiterou seu compromisso de avançar e dotar outros bairros, como o Beija-flor, deste benefício.

Os Secretários Walguimar Cotrim, Vitor Boa Sorte e Jairo Magalhães, Vereadores Vanilson Flores (Dr. Son), Cláudio Fiuza, Joel do Suruá e Fausto Azevedo, usaram da palavra frisando o compromisso da gestão com a melhora da qualidade de vida dos moradores.

Brumado: Vereador Zé Ribeiro solicita operação tapa-buracos em vias públicas

Sexta / 02.10.2015

Por Luís Gustavo

O Vereador Zé Ribeiro destacou que algumas vias não recebem manutenção desde 2014 e as que receberam, precisam de nova intervenção

Na última sessão da Câmara de Brumado, realizada na segunda-feira (28), o vereador Zé Ribeiro solicitou ao chefe do poder executivo, prefeito Aguiberto Lima Dias, que seja realizada uma operação tapa-buracos em vias públicas do município. O pedido foi feito através da Indicação N.º 131/2015, através da qual o Vereador afirmou existirem várias ruas com trechos esburacados e em péssimo estado de conservação, o que prejudica o tráfego de veículos. Zé Ribeiro afirmou ainda que ouviu vários relatos de moradores e isto o motivou a elaborar a referida indicação. Em sua fala, o vereador afirmou ainda que algumas ruas já não recebem manutenção desde 2014 e outras, que receberam algum tipo de manutenção, já começam a apresentar novos buracos, sendo necessária uma nova intervenção.