Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Comissão entrega certificados aos que contribuíram para reinstalação da defensoria pública

Quinta / 19.11.2015

Por Eliana Costa

O Vereador Weliton Lopes e o Presidente da Subseção Brumado da OAB, Dr. Osvaldo Laranjeira integram a Comissão em prol da reinstalação da Defensoria Pública.

No ano de 2013 o município perdia um dos seus mais importantes órgãos em benefício da classe mais carente – a Defensoria Pública Estadual.  Se podemos falar dessa forma foi “simplesmente” assim – desativada. Mas, por força de todos no último dia 12, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova sede da Defensoria Pública Estadual em Brumado.

Em reconhecimento e agradecimento a união, ao trabalho, empenho e principalmente por terem acreditado que seria possível vencer todos os desafios para a conquista de um sonho a Comissão entregou a todos que juntos estiveram nessa marcha a honraria ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

No ato da inauguração o defensor público geral da Bahia, Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo ressaltou que “É uma grande satisfação estarmos reinstalando hoje os nossos serviços em Brumado. A participação de cada um de vocês mostra que uma sociedade organizada vence desafios se trabalha em conjunto. Esses desafios que são colocados só fazem com que nos estimulemos para que essas dificuldades sejam superadas".

Receberam o Certificado Destaque Cidadania Brumadense: Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo - Defensor Público Geral; Aguiberto Lima Dias - Prefeito de Brumado; Dr. Alessandro Lobo e Silva - Presidente da Câmara de Vereadores; Dep. Daniel Almeida - Deputado Federal; Dep. Lúcio Vieira Lima - Deputado Federal – ausente; Dep. Luciano Ribeiro - Deputado Estadual; Dra. Leonor da Silva Abreu - Juíza de Direito; Dr. Genivaldo Alves Guimarães - Juiz de Direito – ausente; Dr. Paulo César de Azevedo - Promotor de Justiça – ausente; Dra. Angélica Coelho de Oliveira- Defensora Pública; Brumado Agora - Wilker Porto; Brumado Notícias – Lay Amorim; Brumado Verdade - Nildo Freitas; Brumado Urgente – Daniel Simurro – ausente; Brumado Acontece - Washington Tiago; Destaque Bahia – Fabiano – ausente; Jornal do sudoeste da Bahia- Antônio Luiz da Silva; Jornal tribuna do Sertão - Leonardo Oliva; Rádio Alternativa FM - Emanoel Araújo; Rádio Alternativa FM- Carlos Silva.

O Jornal Tribuna do Sertão recebeu o certificado ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

Brumado: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia foi realizada no Campus do IFBA

Quinta / 19.11.2015

Por Luís Gustavo

Durante o evento, foram oferecidas palestras e minicursos e houve também a apresentação de trabalhos.

Entre os dias 10 e 12 de Novembro, foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SECITEC), que em 2015 teve como tema ‘Luz, ciência e vida’. Apesar da SECITEC estar em sua 12ª edição, esta foi a sétima realizada em Brumado. Durante o evento, foram oferecidas palestras e minicursos e houve também a apresentação de trabalhos. As inscrições para participar das palestras e minicursos foram gratuitas e disponibilizadas para alunos do IFBA e comunidade em geral. Ao final de cada curso, os participantes têm direito ao certificado, que será disponibilizado no site da SECITEC. No dia 15 de novembro, no ginásio do IFBA-Campus Brumado, no bairro São José (Urbis I), foram realizados os jogos da SECITEC.

Apesar da SECITEC estar em sua 12ª edição, esta foi a sétima realizada em Brumado.

Guanambi: Charles Fernandes anuncia pavimentação de todo o bairro beija-flor 2

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

As obras anunciadas representam um investimento na ordem de R$ 2,2 milhões, com recursos próprios do município.

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes participou de uma reunião na rua Donato Nascimento, no Bairro Beija Flor 2, no último dia 12. Na oportunidade, o gestor municipal anunciou a pavimentação do bairro, totalizando 38.839 metros quadrados de vias, em 17 ruas. O prefeito anunciou também a total revitalização da iluminação pública do bairro, com braços de postes maiores e lâmpadas modernas com o dobro da potência. As obras anunciadas representam um investimento na ordem de R$ 2,2 milhões, com recursos próprios do município.

“É assim que trabalhamos, levando obras para os que mais precisam, tive uma grande emoção, quando ao final da reunião, diversas mães de família, com crianças no colo, me abraçaram emocionadas, felizes com as melhorias anunciadas, por isso, nada irá me fazer esmorecer, continuarei trabalhando para o povo de Guanambi”, disse o prefeito.

A reunião contou com expressiva participação popular e contou ainda com as presenças de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e do suplente de vereador Bené Lopes (Super Bené), representando a associação de moradores.

A reunião contou com expressiva participação popular e contou ainda com as presenças de autoridades do município.

Autoridades participaram da inauguração da Defensoria Pública em Brumado

Quarta / 18.11.2015

Por Luís Gustavo

O Defensor Geral do Estado, Dr. Clériston Cavalcanti participou da solenidade de inauguração da unidade de atendimento em Brumado

Depois de muitos pedidos e muita persistência, Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras voltam a contar com os serviços da Defensoria Pública Estadual. Nesta luta, há de se destacar o trabalho realizado pela ‘Comissão em prol da reinstalação da defensoria pública’, formada por representantes de diversos segmentos da sociedade, que se mobilizaram e atuaram nesta causa, que beneficia principalmente as populações mais carentes dos três municípios beneficiados.

A unidade de atendimento, localizada na Rua Rio de Contas, em frente ao Fórum Duarte Muniz, em Brumado, foi inaugurada no último dia 12, em solenidade que contou com a participação de diversas autoridades dos municípios e da Bahia. Presentes os Prefeitos Aguiberto Lima Dias (Brumado) e Ceará (Malhada de Pedras); Vereadores e o Presidente da Câmara de Brumado, Dr. Alessandro Lôbo; Deputados Luciano Ribeiro e Vitor Bonfim; o Presidente da Subseção OAB-Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeira; a Juíza de Direito, Dra. Leonor Abreu; o Defensor Geral do Estado, Dr. Clériston Cavalcanti; entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o Defensor Público Dr. Henrique da Costa Sena assumiu oficialmente a Defensoria Pública sediada em Brumado. Após a cerimônia, todos os presentes foram convidados para um almoço no Clube da Amizade, do Rotary Club, oportunidade em que algumas entidades e personalidades que apoiaram as ações desenvolvidas pela ‘Comissão em prol da reinstalação da defensoria pública’ receberam o certificado ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

A solenidade de inauguração da sede da Defensoria Pública Estadual, em Brumado, contou com as presenças de autoridades dos municípios beneficiados e da Bahia

Barra da Estiva: 475 Vigilantes Sanitários Jovens são certificados

Quarta / 18.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

475 alunos participaram do projeto e, ao longo deste ano, participaram de palestras, cursos e oficinas voltados para as questões de saúde pública

Durante todo ao ano letivo, alunos do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi participaram do Projeto ‘Jovens Sanitaristas’, promovido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), em parceria com a Prefeitura de Barra da Estiva, Secretaria Municipal de Educação e profissionais do próprio Colégio. 475 alunos participaram do projeto e, ao longo deste ano, participaram de palestras, cursos e oficinas voltados para as questões de saúde pública, cuidados sanitários e produção de hortaliças orgânicas.

A entrega dos certificados aos alunos participantes foi realizada no último dia 12, no Salão da Igreja Mundial e contou com a presença do Prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho), do médico veterinário e engenheiros da ADAB, da Secretária de Educação, do Coordenador de Projetos Ambientais da SEMEC, Diretor, Vice-Diretor, Professores e Alunos do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi.

A entrega dos certificados aos alunos participantes foi realizada no último dia 12 e contou com a presença do Prefeito Dinho, representantes da ADAB e demais autoridades

Pedreiro Polivalente: Curso está qualificando 20 profissionais em Guajeru

Terça / 17.11.2015

Por Aloísio Costa

Mais uma oportunidade de se profissionalizar através do curso de capacitação oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal (Foto: ASCOM/Governo de Guajeru).

O Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social deu início ao curso de qualificação profissional em parceria com o Qualifica Bahia. Vinte alunos iniciaram as aulas no curso de pedreiro polivalente que terá duração de três meses.

Segundo José Carlos Rodrigues, Chefe de Gabinete do Governo de Guajeru, o curso tem como objetivo oferecer aos inscritos, qualificação profissional para que possam exercer a profissão desempenhando um trabalho com melhor qualidade, haja vista que muitos dos inscritos já exercem informalmente a função de pedreiro ou ajudante de pedreiro.

Para a Assistente Social Joana Paulo Dias, coordenadora do CRAS, a escolha do curso se deu em virtude da carência de profissionais da área no município, como também da oportunidade de oferecer aos alunos uma capacitação profissional e a possibilidade de atuarem no mercado de trabalho em uma área com bastante demanda. A ação é uma parceria entre o Governo de Guajeru e o Governo de Estado que oferecem o curso inteiramente gratuito, além de fornecerem todo o material didático.

Vinte alunos iniciaram as aulas no curso de pedreiro polivalente que terá duração de três meses (Foto: ASCOM/Governo de Guajeru).

Dilma sanciona com um veto lei que regulamenta o direito de resposta

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nova lei englobo veículos como rádio, televisão, jornais e internet.

'

A presidente Dilma Rousseff sancionou com um veto o projeto de lei aprovado pelo Congresso que regulamenta o direito de resposta a quem se sentir ofendido por algum veículo de imprensa. Dilma vetou, no texto enviado pelo Congresso, o trecho que previa que a pessoa ofendida pudesse ‘dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente’ no rádio ou na TV. Na justificativa para o veto, a presidente disse que ‘ao não definir critérios para a participação pessoal do ofendido, o dispositivo poderia desvirtuar o exercício do direito de resposta ou retificação’.

Pela nova lei, o direito de resposta será garantido quando uma reportagem atentar, ‘ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica identificada ou passível de identificação’. Pelo projeto aprovado, o reclamante tem 60 dias a partir da veiculação da reportagem para solicitar o direito de resposta diretamente ao órgão de imprensa ou à pessoa jurídica responsável. Caso a resposta não seja publicada sete dias após o pedido, o reclamante poderá recorrer à Justiça.

A partir do ajuizamento da ação, o juiz terá 30 dias para proferir a sentença. Nesse período, vai citar o órgão de imprensa para que explique as razões pelas quais não veiculou a resposta e para que seja apresentada a contestação à reclamação. Ao ofendido, é garantido direito de publicação da resposta com os mesmos ‘destaque, publicidade, periodicidade e dimensão’ da reportagem, tanto no veículo que originalmente divulgou a reportagem quanto em outros que a tenham replicado. O texto não assegura resposta a comentários feitos por leitores, como os que são publicados por internautas.

Taxa de juros do cartão de crédito é a maior em 19 anos

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Juros dessa modalidade chegaram a 368,27% ao ano em outubro.

Os juros cobrados dos consumidores nas operações de crédito continuaram subindo em outubro, segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). No cartão de crédito, a taxa passou de 361,4% ao ano em setembro para 368,27% no mês passado – a maior desde os 385,86% registrados em março de 1996.

Houve elevação nos juros em todas as modalidades de crédito para as pessoas físicas pesquisadas pela Anefac. No cheque especial a taxa passou de 222,16% para 226,39% ao ano, a maior desde setembro de 1999, quando era de 241,98%.

No comércio, os juros subiram de 86,26% para 86,9% ao ano. No financiamento de automóveis, a taxa passou de 29,84% para 30,15% ao ano. Já no empréstimo pessoal em bancos, a taxa subiu de 63,84% para 64,59%, enquanto em financeiras passou de 146,28% para 149,03%.

Com as elevações, a taxa média de juros cobrada das pessoas físicas em operações de crédito subiu de 131,1% em setembro para 132,91% ao ano em outubro – a maior desde abril de 2009, quando estava em 133,7%.

Projeto da Prefeitura de Guanambi é selecionado para evento nacional do SEBRAE

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Estado com o maior número de participantes foi Santa Catarina com 12 projetos. Da Bahia, apenas o Projeto de Guanambi foi aprovado.

O Projeto ‘Sala do Empreendedor de Guanambi Capacita’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Prefeitura de Guanambi foi selecionado para participar de evento nacional, que será realizado em Cuiabá. Projetos de todo o Brasil irão participar do grande evento, que terá cobertura da grande mídia nacional. O Estado com o maior número de participantes foi Santa Catarina com 12 projetos e a região com mais inscritos foi a Sul, com 20. Da Bahia, apenas o Projeto de Guanambi foi aprovado.

Para Fabrício Lopes, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, “a aprovação do projeto guanambiense é mais um reconhecimento nacional feito por uma entidade altamente respeitada que é o Sebrae, que soube mensurar um projeto de vanguarda executado em Guanambi, e que agora, será levado ao conhecimento de todo o país. Este projeto é mais um fruto do comprometimento e profissionalismo da gestão e de nossa equipe”, frisou.

A Maratona de Negócios Públicos é um concurso de 3 dias organizado pelo Sebrae Nacional, que visa selecionar e aprimorar projetos inovadores de Agentes de Desenvolvimento, que visem fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico local. Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, uma verdadeira maratona, incluindo módulos de capacitação e consultoria de especialistas em gestão pública municipal. O programa culmina em uma experiência de apresentação dos seis melhores projetos para uma banca de avaliadores qualificada, composta por representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento econômico local.

Deputado Luciano Ribeiro se solidariza com Custódio Brito e questiona método de escolha

Sexta / 13.11.2015

Por Giselle Quintão

Dr. Custódio Brito, apesar de ser escolhido por 4 vezes pelos pares da OAB e pelo Tribunal de Justiça, não foi o escolhido ao cargo pelo governador

O Deputado Estadual Luciano Ribeiro usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em 11 de novembro, para avaliar a forma como é escolhido o 5º constitucional para desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Após indicações da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e do próprio Tribunal de Justiça, a escolha é feita pelo governador do Estado, em lista tríplice. Para o deputado, o método de escolha deveria ser revisto, passando a ser baseado em critérios técnicos e objetivos. “Não estou aqui questionando a personalidade escolhida e sim, a forma de escolha para composição do Tribunal, de forma a atender a representação de classe”, explicou o deputado Luciano Ribeiro, que é advogado.

Na oportunidade, Luciano aproveitou para prestar solidariedade ao colega Dr. Custódio Lacerda Brito que apesar de ser escolhido pelos pares da OAB (por 4 vezes) e pelo Tribunal de Justiça (também por 4 vezes), sendo neste último pleito o mais votado, não foi o escolhido ao cargo pelo governador. “Estou aqui hoje para prestar minha homenagem a quem dei o meu voto, e merecido. Dr. Custódio é um advogado que orgulha a classe, com 40 anos de experiência, tendo feito mais de 600 júris pelo Brasil, além de ser juiz concursado, que não tomou posse por questão pessoal. Receba então a nossa justa solidariedade”, declarou Luciano.

Taxa de Esgoto da Embasa: Prefeitura de Guanambi emite 'Nota de Esclarecimento'

Sexta / 13.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A foto em questão, segundo a nota, teria sido tirada no dia 10.Set.2015, na sala de reuniões do gabinete do Prefeito e postada na rede social oficial do legislativo guanambiense

A Prefeitura de Guanambi, através da sua Assessoria de Comunicação Social, emitiu Nota para ‘esclarecer uma ilação descabida e que beira a irresponsabilidade verbal e o bom porte de um homem público’. A Nota esclarece que em nenhum momento o Prefeito Charles Fernandes se reuniu com advogado da Embasa, seja no seu gabinete, seja em sua residência. ‘O advogado, que apregoaram ser da Embasa, na verdade é o consultor jurídico da Prefeitura de Guanambi, Dr. Danilo Mattos’, afirma a nota. A foto em questão, ainda segundo a nota, teria sido tirada no dia 10.Set.2015, na sala de reuniões do gabinete do Prefeito e postada na rede social oficial do legislativo guanambiense.

‘Durante a reunião, foram discutidos entre todos os presentes, detalhes técnicos e jurídicos do projeto de Lei, que após o encontro, tomou o seu curso normal, sendo posteriormente apresentado e aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi’, afirma a nota.

‘A Prefeitura de Guanambi lamenta que fatos inverídicos, sejam utilizados como estratégia política na tentativa de ludibriar e confundir a população, modificando personagens, destoando nomes, cargos, ao bel-prazer de interesses políticos pessoais, tentando colocar a população contra o prefeito da cidade. A Prefeitura de Guanambi ratifica o seu compromisso de continuar lutando com todas as forças e instrumentos jurídicos, para fazer valer a Lei nº 990/2015, pois entende que a mesma é constitucional e atende plenamente ao interesse do nosso povo’, conclui a Nota de Esclarecimento.

Brumado: Hospital Magalhães Neto pode ser ‘devolvido’ para o estado

Sexta / 13.11.2015

Por Luís Gustavo

Cláudio Feres afirmou que está sendo cogitada a possibilidade do município devolver a gestão do Hospital Regional Magalhães Neto para o Governo do Estado

Na última terça-feira, dia 10, os membros do Conselho Municipal de Saúde de Brumado se reuniram no auditório da SEMAC para discutir o financiamento do setor. Presente na reunião, o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres afirmou que está sendo cogitada a possibilidade do município devolver a gestão do Hospital Regional Magalhães Neto para o Governo do Estado. A justificativa seria o alto custo de manutenção da unidade, que segundo ele seria de R$ 1 milhão por mês. O Secretário destacou que este custo elevado tem inviabilizado o investimento em outras áreas da saúde e que, caso a devolução da gestão do hospital seja concretizada, os recursos poderiam ser melhor aplicados na área da saúde. Também presente na reunião, o Vereador Weliton Lopes destacou o seu empenho em agilizar a construção da Policlínica Regional em Brumado, que vai prestar atendimento em diversas especialidades médicas aos pacientes dos municípios que integram o Consórcio de Saúde.

Segundo Dieese, 13º salário deverá injetar R$ 173 bilhões na economia

Sexta / 13.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Com menos empregos formais, cai nº de beneficiados com o pagamento, neste ano serão 84,4 milhões de brasileiros; em 2014, foram 84,7 milhões

Segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgadas nesta quarta-feira (11), até dezembro deste ano, o pagamento do 13º salário deverá injetar cerca de R$ 173 bilhões na economia brasileira. O valor previsto para este ano indica um crescimento de 9,9% frente a 2014 (R$ 158 bilhões). Por outro lado, o Dieese estima que o número de pessoas que receberá o 13º salário em 2015 será 0,3% inferior (cerca de 300 mil pessoas a menos) ao calculado em 2014, "em grande parte pela redução do estoque de empregos no setor formal". Até setembro, o país perdeu 657 vagas formais de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho. Neste ano, perto de 84,4 milhões de brasileiros serão beneficiados, segundo o Dieese. Em 2014, 84,7 milhões receberam 13º salário. O montante de R$ 173 bilhões representa aproximadamente 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social; e aos aposentados e pensionistas.

Equipe do CRAS Igaporã realiza Projeto Mamãe e Bebê

Sexta / 13.11.2015

Por Samuel Gonçalves

Projeto proporciona às gestantes reflexões e troca de informações sobre as vivencias dos diferentes aspectos que envolvem a gravidez

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Igaporã, desenvolve um importante projeto para as gestantes de nosso município: O Projeto Mamãe e Bebê. Este tem como objetivo promover reflexões e troca de informações sobre as vivências acerca das mudanças que atravessam direitos, e discussões dos diferentes aspectos que envolvem a gravidez.

O serviço conta com palestras sobre cuidados na gestação, entrega dos kits Bebê, momentos lúdicos com alongamento e relaxamento, e oficinas de artesanato.  Os kits contêm banheira, mamadeira, saboneteira, fraldas de algodão, pagão, etc. Nesta quarta-feira (11) aconteceu na sede do SCFV uma descontraída sessão de fotos, onde as futuras mamães posaram com orgulho e alegria por gerarem uma vida.

O período gestacional é o momento em que a mulher se depara com uma série de sentimentos. Essa fase constituiu um desafio na vida da mulher que requer adaptações de novos papéis e reorganização da estrutura familiar. A maternidade é um processo além da gravidez, trata-se de uma relação de investimento afetivo.

Polícia Federal estima que prejuízo da Petrobras com corrupção pode ser de R$ 42 bi

Sexta / 13.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estatal aponta oficialmente, até o momento, rombo de R$ 6 bi em propina

De acordo com o laudo de perícia criminal anexado pela Polícia Federal (PF) em um dos processos da operação, o prejuízo causado pelas irregularidades na Petrobras descobertas pela Operação Lava Jato pode chegar à casa dos R$ 42,8 bilhões. A Lava Jato investiga um esquema criminoso de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro envolvendo funcionários de alto escalão da petrolífera, diretores das maiores empreiteiras do país e operadores.

Ainda conforme a investigação, as empreiteiras se organizavam em cartel para vencer licitações e se beneficiar de aditivos aos contratos. Essas empresas pagavam propina a diretores e gerentes da Petrobras, operadores e a partidos políticos como PP, PT e PMDB por doação eleitoral. As legendas negam que tenham recebido dinheiro ilícito. Oficialmente, em abril deste ano, a Petrobras divulgou rombo de R$ 6 bilhões. A cifra foi caracterizada como conservadora pelo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, uma vez que poderiam surgir novos fatos na investigação.

O Ministério Público Federal (MPF) considerou, em outubro, que o prejuízo passaria de R$ 20 bilhões. "O que nós temos hoje é que apenas a propina da Petrobras envolveu mais de R$ 6,2 bilhões (...) Isso aponta que possivelmente o valor do prejuízo superará R$ 20 bilhões", chegou a afirmar o procurador da República Deltan Dallagnol, que é coordenador da força-tarefa do MPF para a Lava Jato. Esta estimativa de R$ 42 bilhões tem como base uma tabela com os pagamentos indevidos envolvendo as 27 empresas apontadas como integrantes do cartel na Petrobras.