Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Joel do Suruá substituirá Latinha no legislativo municipal

Sexta / 31.10.2014

Joel do Suruá assumirá a vaga do Vereador Latinha, que perdeu o mandato por infidelidade partidária (Foto: Reprodução/Site iguanambi)

O suplente de Vereador Joel do Suruá, que obteve 389 votos nas eleições 2012 e ficou na suplência, deve ser empossado na próxima sessão da Câmara de Guanambi, que será realizada na segunda-feira (03). Ele assumirá a vaga deixada pelo Vereador José Carlos Lélis Costa (Latinha), que perdeu o mandato por infidelidade partidária. Segundo informações, a Mesa Diretora da Câmara de Guanambi já foi oficialmente comunicada da decisão. Latinha se desfiliou do PCdoB, partido pelo qual disputou as eleições e se elegeu Vereador em 2012, e se filiou ao PSB para concorrer a uma vaga na Câmara de Deputados, nas eleições deste ano. O parlamentar não conseguiu se eleger para o cargo de deputado e acabou tendo o mandato de vereador cassado. Latinha ainda tentou recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter-se no cargo, mas teve a sua liminar indeferida. Caso nenhuma nova decisão seja proferida nos próximos dias, Joel do Suruá assumirá na próxima sessão, mas Latinha, fora do cargo, deve continuar lutando para reaver o mandato.

Caculé: Colégio Municipal Vespasiano Filho realizou 1º Sarau Poético Literário

Sexta / 31.10.2014

Por Tayga Ribeiro

Foto: Divulgação

O Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho promoveu, na noite de ontem (29), no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, o 1º Sarau Poético Literário tendo com o tema ‘Arte e Vida da Palavra’. O evento marcou o encerramento do Projeto ‘Nas Linhas da Poesia’, desenvolvido pela Professora Cláudia Eliane Ramos, desde o ano passado, com o intuito de despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita, bem como permitir aprimorar a linguagem literária. Através de lindas apresentações musicais, de danças e dramatizações, os alunos expuseram de forma lúdica e prazerosa as habilidades aperfeiçoadas em sala de aula. “Podemos dizer que esta noite respiramos e sentimos na pele e em especial no coração o sentimento dos poetas”, avalia Luciene Santos, diretora do Colégio. Na oportunidade a Diretora parabenizou a professora Cláudia, a coordenadora Susineire Guimarães e os alunos pela realização do projeto e ainda agradeceu a o apoio da Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles e do Governo de Caculé.

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!

Brumado: SESOC e SEMEC promoveram a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

Quinta / 30.10.2014

Dra. Fabrícia Pinchemel, Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Brumado (Foto: Divulgação)

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) e Educação (SEMEC) promoveram, ontem (29), a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizada na Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, o evento teve como objetivo debater o desenvolvimento da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Neste sentido, após assistirem às palestras sobre ‘Direitos de Crianças e Adolescentes à Luz do ECA’, ‘Organização de uma Cidade e a Implantação das Políticas Públicas’ e ‘Criança e Adolescente: Importância do Seu Protagonismo’, os participantes se reuniram em grupos para elaboração das propostas do município, que ao final da conferência foram aprovadas pela plenária.

Mortugaba: Corpo de homem, motocicleta e cachorro são encontrados carbonizados

Quinta / 30.10.2014

Foto: Blog do Anderson

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Anderson, policiais militares encontraram o corpo de um homem carbonizado, ao lado de uma motocicleta e um cachorro. Após a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), os restos mortais do homem foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para realização da necropsia. Ainda não foram divulgadas mais informações a respeito do caso.

Detran vai realizar o terceiro leilão de sucatas e veículos de 2014

Quinta / 30.10.2014

Para reduzir o número de veículos apreendidos e que estão lotados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai promover, a partir da primeira quinzena de novembro, o 3º Leilão de Sucatas e Veículos de 2014. O leilão será realizado de forma regionalizada, sempre às 9h, iniciando no dia 11, na 10ª Ciretran, em Barreiras; no dia 12, em Santa Maria da Vitoria; em Ibotirama, no dia 13; no dia 14, em Bom Jesus da Lapa; No dia 17, em Serrinha; no dia 18, em Paulo Afonso;  no dia 19, em Juazeiro; em Jacobina, no dia 20; no dia 21, em Irecê; no dia 24, em Camaçari; e no dia 25, em Ipirá. A cópia integral do edital pode ser retirada gratuitamente no balcão de informações das Circunscrições Regionais de Trânsito envolvidas no processo, no Balcão do Protocolo Geral do Detran, em Salvador, por meio do site do Detran ou pelo site da organizadora

Distribuição de peixes fortalece a piscicultura familiar em Caculé

Quinta / 30.10.2014

Por Tayga Ribeiro

. Após adaptados com a temperatura da água os alevinos são depositados nas barragens (Foto: Divulgação)

Em parceria com a Bahia Pesca, a Prefeitura de Caculé distribuiu cerca de 50 mil alevinos das espécies Tambaqui e Tilápia para as comunidades de Coelho, Mandacaru, Cercado, Mucambo, Tapera, Marruaz, São Domingos, Tamboril, Apostema, Cristais e Cipó, além da Barragem da Cana. Segundo o Secretário Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Meio Ambiente, Irineu Barbosa, o repovoamento das barragens garante a geração de renda e a segurança alimentar dos agricultores, além beneficiar mais de 200 famílias com alimento nutritivo para consumo próprio.

Guanambi: 3º Simpósio de Fisioterapia acontece nesta sexta-feira (31)

Quinta / 30.10.2014

O Professor Dr. José Patrício Bispo Júnior lançará o livro Fisioterapia & Saúde Coletiva – Reflexões, Fundamentos e Desafios (Foto: Reprodução Internet)

Acontece, nesta sexta-feira (31), o 3º Simpósio de Fisioterapia FG. Com o tema Fisioterapia: Ciência e Evidência, o evento é voltado para fisioterapeutas, estudantes de Fisioterapia e de áreas afins e será dividido em dois momentos. No período da manhã, acontecerão duas palestras no auditório da Câmara de Guanambi, com a participação dos fisioterapeutas José Patrício Bispo Júnior e Vanessa Teixeira. Também estão previstas as apresentações de trabalhos científicos. No período da tarde estão previstos minicursos que acontecerão no campus da Faculdade Guanambi. Os minicursos contarão com a participação de profissionais de diversas áreas da atuação fisioterapêutica. Um destaque na programação do 3º Simpósio de Fisioterapia será o lançamento do livro Fisioterapia & Saúde Coletiva – Reflexões, Fundamentos e Desafios, de autoria do Prof. Dr. José Patrício Bispo Júnior, lançado pela Editora Hucitec. 

Caculé: Coelba comunica sobre desligamento de energia elétrica

Quinta / 30.10.2014

A Coelba informou que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica de Caculé, nesta sexta-feira (31), das 07h30 às 09h30, na localidade da Fazenda São José, Bairro Rural Amargoso. O desligamento será necessário para que Técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município. A Coelba pede que seja desligada a chave geral e que os aparelhos estejam fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia.

Prefeitura de Igaporã realiza limpeza e pede apoio à população

Quinta / 30.10.2014

Por Samuel Gonçalves

Para que esta ação tenha resultados efetivos, é necessário também que a população contribua. (Foto: Divulgação)

Visando preparar a cidade para o período de chuvas a Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras realizou hoje (29) uma grande intervenção de limpeza dos canais. Ao todo foram limpos mais de 300 metros por meio de escavadeira hidráulica. Também foi realizada a limpeza manual por garis. Os trabalhos iniciaram com a limpeza manual na Praça Baco Pari e continuou com a limpeza mecânica após o Ginásio Municipal até o fim do Parque da Cidade. O objetivo é prevenir possíveis inundações com a chegada das chuvas e eliminar os focos de muriçocas recorrentes do acúmulo de lixo nos canais. Para que esta ação tenha resultados efetivos, é necessário também que a população contribua. É importante que as pessoas residentes nas proximidades dos canais colaborem com a limpeza e a manutenção pública, respeitando os horários da coleta e não jogar resíduos nos canais. O lixo deve ser ensacado e colocado na porta de casa próximo ao horário em que o caminhão vai passar. Assim evita-se que o lixo se espalhe pela rua e vá parar nos mananciais.

Caetité: começou hoje (29) a Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo

Quarta / 29.10.2014

Por Giselle Quintão

As crianças das comunidades rurais do município começaram a ser atendidas pelas equipes de saúde hoje (29) (Foto: Divulgação)

Começou hoje (29), em Caetité, a Campanha de Vacinação 2014 contra a Poliomielite e o Sarampo, que atenderá crianças de 0 a 5 anos dos distritos e da sede municipal. Os pais devem levar o cartão de vacina da criança e poderão atualizá-lo, se necessário. A Poliomielite é uma doença viral que se manifesta de várias formas diferentes, desde pequenas infecções, com quadro febril, até formas paralíticas ou fatais. O vírus se encontra na faringe e nas fezes e os doentes são bastante contagiosos já que a contaminação ocorre pelo contato direto pessoa-pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. Diante disso, a vacina que previne a doença se torna uma importante aliada contra a paralisia infantil e contra o índice de mortalidade que ela apresenta.

Acesse ESTE LINK e saiba os dias, locais e horários!

Bel, prefeito de Jussiape: ‘Wagner terá papel importante no segundo mandato de Dilma’

Quarta / 29.10.2014

Por Leonardo Oliva

Prefeito Gilberto Freitas (Bel) afirmou ainda ser necessário investir mais na construção de pequenas e médias barragens para combater os efeitos da estiagem (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

O prefeito de Jussiape, Gilberto Freitas (Bel) participou hoje (29) da solenidade de inauguração da Rodovia BA-148, trecho que interliga os municípios de Jussiape e Abaíra. Na ocasião, o gestor municipal destacou o esforço do governador Jaques Wagner para estar presente, mas disse que não poderia ficar completamente triste pela sua ausência, porque o motivo foram as chuvas que estão chegando à nossa região. ‘Wagner é um homem de palavra e assumiu o compromisso de fazer em 2012 e agora, antes do término do seu mandato, está entregando esta obra tão importante para toda região’, afirmou Bel. O prefeito afirmou ainda acreditar que Wagner terá papel importante no segundo mandato da Presidente Dilma Rousseff. ‘Lá, ao lado dos nossos deputados José Rocha e Marquinhos Viana, do nosso Senador Otto Alencar, Wagner vai lutar por obras e recursos para o nosso estado e para a nossa região’, afirmou. Bel afirmou ainda ser necessário investir mais na construção de pequenas e médias barragens para combater os efeitos da estiagem. ‘Só quem passa sede sabe o quanto é importante ter acesso à água’, destacou. O prefeito encerrou a sua fala destacando que a maior marca da sua gestão é o respeito por todos os cidadãos, independente de opção política ou religiosa. ‘Estamos buscando promover a união entre toda a população do município’, afirmou.

Para ver mais fotos da solenidade em Jussiape, CLIQUE AQUI!

Para João Hipólito, prefeito de Abaíra, pavimentação da BA-148 é muito mais que a ‘interligação entre duas cidades’

Quarta / 29.10.2014

Por Leonardo Oliva

Prefeito de Abaíra João Hipólito Filho destacou importância da obra (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Em solenidade realizada hoje (29), o Governo do Estado entregou a pavimentação asfáltica da BA-148, trecho interligando os municípios de Abaíra e Jussiape. Com 40 quilômetros de extensão, a obra representou um investimento de R$ 33,2 milhões e, como bem salientou o prefeito de Abaíra, João Hipólito Filho, a sua realização representa muito mais que ‘a ligação entre duas cidades’. O prefeito de Abaíra destacou que este é o segundo passo rumo a interligação de duas regiões importantes do estado e terá papel decisivo no fomento ao turismo, já que interliga os chamados circuitos do Ouro e do Diamante. ‘Esta rodovia tem uma importância estratégica para o escoamento da produção agropecuária desta região, porque une a BR-242 à BR-116’, enfatizou o gestor. João Hipólito aproveitou ainda para registrar que, em 2009, havia a expectativa de Wagner anunciar a realização da obra, mas que naquela época o governador não assumiu o compromisso de fazer, mas sim de buscar os recursos necessários, o que só veio a acontecer em 2012, quando o então Secretário de Infraestrutura Otto Alencar anunciou a pavimentação do trecho. 

Para ver mais fotos da solenidade de inauguração em Abaíra, CLIQUE AQUI!

Prefeitos participaram das solenidades de inauguração da BA-148 em Abaíra e Jussiape

Quarta / 29.10.2014

Por Leonardo Oliva

As solenidades de inauguração da Rodovia BA-148, trecho interligando os municípios de Jussiape e Abaíra, contaram com as presenças de diversos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de vários municípios da região. Em Abaíra, os visitantes foram recepcionados pelo prefeito João Hipólito Filho; já em Jussiape, foram recepcionados pelo prefeito Gilberto Freitas (Bel). Entre os visitantes ilustres: os prefeitos Dr. Paulo Azevedo (Livramento), Márcio Farias (Rio de Contas), Vitor Paiva (Boninal), Arnaldo Pires (Ibicoara), Ed Peças (Piatã), Dodinha (Iramaia), Dr. Adriano Pires (Barra da Estiva), Ana Medrado (Mucugê) e João Careca (Dom Basílio); os ex-prefeitos Alencar (Piatã) e Dona Lúcia (Barra da Estiva); Presidentes de Câmara, Vereadores e lideranças políticas de diversos municípios. A presença do Governador Jaques Wagner estava prevista, mas as condições climáticas impediram a sua participação.


Para ver as fotos da solenidade em Abaíra, CLIQUE AQUI!

Para ver as fotos da solenidade em Jussiape, CLIQUE AQUI!

 

 

Condições climáticas impediram a presença de Jaques Wagner em inauguração da BA-148 em Abaíra e Jussiape

Quarta / 29.10.2014

Por Leonardo Oliva

A presença de Jaques Wagner estava prevista nos dois eventos.

As condições climáticas adversas registradas hoje (29) pela manhã na Chapada Diamantina impossibilitaram a participação de Jaques Wagner nas solenidades de inauguração do trecho da BA-148, que foram realizadas nos municípios de Abaíra e Jussiape. Segundo informação obtida pela reportagem do Site Sertão Hoje, no local onde o governador estava previsto para chegar de helicóptero – no campo de futebol localizado na cidade de Abaíra – o avião chegou a sobrevoar a pista de pouso do município de Piatã, onde estava prevista a aterrissagem, mas as condições climáticas adversas impediram a aproximação da aeronave. Segundo o Chefe do Cerimonial do Governador, Nelson Simões Filho, ainda foram buscadas algumas possibilidades, a exemplo da aeronave aterrissar em Lençóis, mas o helicóptero que traria o governador até Abaíra também não tinha visibilidade suficiente para levantar voo. Com isto, o governador teve que retornar para Salvador.

Ituaçu: 1ª Caminhada ‘Outubro Rosa’ foi um sucesso

Terça / 28.10.2014

A equipe do Programa Saúde da Família (PSF), unidade Sede 2 de Ituaçu, em parceria com a unidade Sede 1 e o apoio da Prefeitura de Ituaçu e Secretaria Municipal de Saúde realizaram, na última sexta-feira (24) a 1ª Caminhada ‘Outubro Rosa’, com o lema ‘Declare o seu amor por você mesma na luta contra o Câncer de Mama’. O evento, coordenado pela Enfermeira Sabrina Castro, foi iniciado às 8h00, em frente da unidade de PSF Sede 2, localizada na saída para Barra da Estiva, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Contando com a participação de profissionais das duas unidades de saúde, dos alunos dos Colégios Frei Pedro e Juvenal Wanderley e até mesmo de uma fanfarra, todos seguiram em caminhada pelas principais ruas da cidade, chamando a atenção da população para a importância da realização dos exames preventivos para diagnóstico do câncer de mama em seu estágio inicial, quando a chance de cura ultrapassa os 90%. O evento foi encerrado na Praça Barão do Sincorá, com a realização de uma aula de dança ministrada pelo Professor Sávio e uma breve palestra sobre a importância do autoexame e dos exames preventivos no combate ao câncer de mama.