Sertão Hoje

Sertão Hoje

Greve dos Bancos: 76% das agências da região estão fechadas

Quarta / 07.10.2015

Por Aline Mattos

A greve segue por tempo indeterminado e os bancários aguardam uma proposta que atenda às necessidades da categoria.

Nesta terça (06), primeiro dia da greve nacional dos bancários, a categoria mostrou sua força, paralisando suas atividades em 70 agências das 45 cidades da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a participação foi intensa, mas é preciso fortalecer ainda mais o movimento. “A adesão foi muito boa neste primeiro dia, e esperamos que a mobilização fique cada vez mais forte. Quanto mais a categoria aderir, mais rápido nossas reivindicações serão atendidas. Os bancos só vão fazer uma proposta decente quando a lucratividade cair por conta das agências fechadas. Por isso, é importante que todos suspendam suas atividades e venham para a luta”, afirma. Para ele, a greve foi motivada pela conduta desrespeitosa dos banqueiros, que ignoraram as reivindicações dos bancários por melhorias nas condições de trabalho e apresentaram uma proposta irrisória de reajuste salarial. A greve segue por tempo indeterminado, até que os bancos apresentem uma proposta que atenda às necessidades da categoria e da população. 

Caetité: Convocados para curso de Assistente Administrativo tem até hoje (07) para fazer matrícula

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Senai divulgou a lista dos convocados para participarem do Curso de Assistente Administrativo, que será oferecido no turno vespertino a partir de 16 de novembro, em Caetité. As matrículas estão sendo feitas no Centro de Capacitação Marlene Cerqueira, na Avenida Santana, Shopping Caiçara – 1º andar. São necessárias no ato da matrícula a xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de escolaridade; Comprovante de residência; Carteira de trabalho (caso tenha); Currículo; 02 fotos 3x4 iguais.

As matrículas podem ser feitas até hoje (07).

Guanambi: Dia do Idoso foi comemorado com apresentações culturais e muita alegria

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social

Na última quinta-feira, dia 1º, no auditório da Câmara de Vereadores completamente lotado, o Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, organizaram em grande estilo a 1ª Noite Cultural em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Logo no hall de entrada do local, foi realizado a exposição de artesanatos desenvolvidos pelos idosos durante as diversas oficinas com os monitores dos centros de convivência; e na abertura, o cantor Jardel Pereira cantou diversos clássicos da nossa MPB, alegrando e dando a colhida inicial da noite, sendo aplaudido calorosamente por todos os presentes.

Visivelmente contente com o sucesso do evento, Geórgia Bezerra Araújo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência externou a sua satisfação durante as apresentações culturais. ‘Esta noite foi marcada pela emoção, mas também por notarmos quanto evoluímos na assistência e no cuidado ao idoso em nossa cidade, antes dos serviços de convivência, muitos destes idosos estavam depressivos, isolados, e hoje, descobriram uma nova vida, formando novas amizades, reforçando laços familiares, integrando socialmente, e nesta noite, realizando belas apresentações’, destacou.

Os idosos que frequentam os Serviços de Convivência dos Distritos de Morrinhos e Ceraíma, do Centro de Convivência Otelino Ferreira Costa realizaram belíssimas apresentações. Um grupo de idosos do Distrito de Mutans se fez presente, participando e se divertindo muito durante as apresentações.  Presentes ainda na comemoração, a primeira-dama Jaylma Fernandes, a Secretária de Assistência Social Maria Silvia (Lilia), vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá), membros do Conselho Municipal do Idoso e serventuários de diversas secretarias da Prefeitura de Guanambi.

Novos Conselheiros Tutelares de Guanambi foram eleitos

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, dezesseis nomes foram colocados para apreciação da comunidade

Foi realizada neste domingo, dia 4, a eleição para os novos conselheiros tutelares de Guanambi. Os conselheiros eleitos irão tomar posse em 10 de janeiro de 2016. A eleição foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com todo apoio e suporte da Prefeitura de Guanambi e Secretaria Municipal de Assistência Social. A votação ocorreu das 08 às 17 horas, com locais de votação no Colégio Municipal José Neves Teixeira, no bairro Aeroporto Velho, e no Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo, localizado no Bairro Brasília. Em cada escola havia 5 cabines, totalizando 10 locais de votação. Este ano houve grande participação popular na eleição, batendo os números de votantes dos anos anteriores. Ao todo, dezesseis nomes foram colocados para apreciação da comunidade. Foi a primeira vez que a votação ocorreu em data unificada em todo o país.

Os promotores de Justiça da Infância e Juventude de Guanambi, Dr. Leandro Mansine Meira Cardoso e Dra. Daniele Chagas Rodrigues Bruno, juntamente com os membros do CMDCA e de Maria Silvia (Lilia), Secretária de Assistência Social acompanharam toda a votação e apuração dos votos. Foram eleitos titulares do Conselho Tutelar: Geisiane Costa Roque – 927 votos, Juliana Ribeiro da Silva – 733 votos, Willian dos Santos Marques – 675 votos, Maria da Glória Carvalho Cintra – 474 votos e Sandra Ferreira Pereira Ribeiro – 445 votos. Ficaram na suplência: Márcia Régia Moezinho – 389 votos, Ediene Valéria Dourado G. Pereira – 376 votos, Jane Lima Soares – 371 votos, Matildes Maria de Matos – 353 votos e Ariadina Ladeia Barros Batista – 334 votos.

Incentivo ao esporte no lançamento da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul em Caculé

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Passeio Ciclístico, dança, aula de Body Combat e apresentação da Capoeira agitaram a manhã do dia do lançamento da Campanha

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste domingo, 04 de outubro, um movimento de incentivo ao esporte para lançar a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, com intuito de sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama e próstata e atrair multiplicadores dos cuidados com a saúde.

Iniciando o dia foi promovido um Passeio Ciclístico de 30 km com encerramento na Lagoa Manoel Caculé. No local, profissionais da saúde realizavam aferição de pressão, teste de glicemia, orientações e marcação de PSA e mamografia, além de aulas de dança e Body Combat e apresentação da Capoeira com a professora Alessandra Guerreira. “Este ano pensamos em ações de incentivo ao esporte promovendo mais saúde e qualidade de vida à população, aliado a realização de exames periódicos como prevenção”, destaca Joziane Brito, coordenadora da Atenção Básica.

Caculé se vestiu de rosa e azul e para que esta campanha, que está na terceira edição, alcance o maior número possível de pessoas, serão realizadas palestras e orientações sobre o Câncer de Mama e Próstata, blitz com orientações e distribuição de panfletos e ainda torneios esportivos.

A campanha também conta com importantes parcerias como O Boticário, Bem Viver Centro Médico, Posto Radar, F1 Motos, COOF Saúde, Moura Construções, Wilson Bike, STAMP Confecções e Evy Uniformes.

Incentivo ao esporte com 30 km de pedal no lançamento da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul

Jovens de Guanambi participam da Conferência Interterritorial da Juventude

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O encontro aglutinou os variados territórios de identidade da região do estado e contou com uma caravana de Guanambi, representando o Sertão Produtivo

Na última semana, foi realizada, em Vitória da Conquista, a Conferência Interterritorial de Juventude, com a temática: ‘As várias formas de mudar a Bahia e o Brasil’. O encontro aglutinou os variados territórios de identidade da região do estado e contou com uma caravana de Guanambi, representando o Sertão Produtivo. Dos 9 delegados eleitos e credenciados, 4 foram escolhidos para representar o município na etapa Estadual, que ocorrerá nos dias 30, 31 e 1 de outubro, em Salvador.

A capital receberá jovens de todos os territórios de identidade do Estado da Bahia, e cada um carregará suas demandas e reflexões acerca das prioridades e observâncias para melhorar a vida da juventude como um todo. Após a etapa estadual, em novembro, a etapa nacional irá reunir jovens de todo o país e alguns parceiros do exterior, principalmente da América Latina, a fim de discutir, propor e por fim emoldurar o Plano Nacional da Juventude, que será mais um importante e vanguardista passo em busca da melhor estruturação e desenvolvimento da juventude como um todo no Brasil.

Na Interterritorial em Vitória da Conquista, Guanambi além de terem sido eleitos 4 delegados para a etapa Estadual, também foram feitas propostas e resoluções que representou não só do município em si, mas de todo o território, sendo feita a devida leitura na plenária final e aprovada por unanimidade pelo plenário.

Dos 9 delegados eleitos e credenciados, 4 foram escolhidos para representar o município na etapa Estadual, que ocorrerá nos dias 30, 31 e 1 de outubro, em Salvador

Passeio no Clube de Campo marca comemoração pelo Dia do Idoso em Caculé

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

O evento contou com a participação da educadora física, Juliana Cota, e do instrutor físico, Gefferson Alves, que levantou os idosos com aula de dança, ginástica e alongamento

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, promoveu um divertido passeio para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFVI). O evento contou com a participação da educadora física, Juliana Cota, e do instrutor físico, Gefferson Alves, que levantou os idosos com aula de dança, ginástica e alongamento. O segundo momento teve a contribuição de Ricardinho e Vinícios colocando os presentes para pista e curtir um animado arrasta-pé. Os presentes ainda puderam se refrescar na piscina e saborear um delicioso almoço ao som da voz e violão de Ramon.

Avaliação do MEC: Curso de Direito da Faculdade Guanambi recebe nota máxima

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Pela terceira vez consecutiva a FG recebeu conceito 5, o que coloca o curso entre os melhores do Brasil

O curso de Direito da Faculdade Guanambi recebeu conceito máximo em recente avaliação feita pelo Ministério da Educação. Numa escala de vai de 1 a 5, o curso recebeu nota 5, ficando no ranking dos melhores do país. A avaliação foi realizada em função da renovação do reconhecimento do curso, que desde a sua autorização, em 2006, e posterior reconhecimento, em 2011, recebeu conceito 5. A avaliação feita pelo MEC foi ratificada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Recebemos o resultado positivo da avaliação com muita maturidade. O corpo docente e a direção da instituição não pouparam esforços para que a nota do curso fosse de excelência. Os professores receberam a notícia com alegria, porém com a responsabilidade de manter este conceito”, afirma a professora Cátia Guimarães, coordenadora do curso.

De acordo com o parecer técnico dos avaliadores, a FG configura-se como uma instituição consolidada e o curso de Direito demonstrou solidez e preocupação com o futuro dos egressos, pois a matriz curricular está especialmente voltada para a atuação do advogado no mercado de trabalho, alinhando o curso com as tendências nacionais, o que é refletido nos expressivos índices de aprovação no Exame da OAB e em concursos públicos. Para o professor Raphael Almeida, coordenador adjunto do curso, o conceito estabelecido pelo MEC vem comprovar a seriedade, o compromisso e a qualidade do ensino que a FG vem estabelecendo desde o seu início. “O aluno formado em Direito pela Faculdade Guanambi terá em seu currículo a informação de que se formou numa Faculdade muito bem avaliada por uma das instituições de maior credibilidade do país”, ressalta.

Conheça os eleitos para o Conselho Tutelar de Caetité

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Eleição aconteceu durante esse domingo (04)

No último domingo, dia 4, milhares de caetiteenses foram às urnas para escolher os novos membros do Conselho Tutelar do município, que terão um mandato de quatro anos. Foram escolhidos cinco membros titulares e cinco suplentes. Foram eleitos Conselheiros Titulares: Rosânia Cardoso – 608 votos, Albeci – 493 votos, Salvador – 414 votos, Naldinha – 398 votos e Luciana Junqueira – 383. Ficaram como suplentes: Jorge Santa – 332 votos, Eleide – 307 votos, Helleni Farias – 302 votos, Nade Castro – 282 votos e Vera Ferreira – 259 votos. Cabe ao Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus tratos, trabalho infantil.

Bancários se reúnem para organizar as ações durante a greve

Terça / 06.10.2015

Por Aline Mattos

A greve dos bancários começou em todo país nesta terça-feira (06), por tempo indeterminado

Os bancários da base do SEEB/VCR se reuniram na noite de segunda-feira, dia 5, para discutir as estratégias e o planejamento das ações durante a greve. Foram organizadas as comissões de convencimento e outras demandas do movimento. Para o bancário Antônio Alves, do Bradesco, é preciso força para encarar as negociações com os donos dos bancos. “Tudo indica que diante da crise econômica e política que a gente está vivendo, os banqueiros vão dificultar um pouco. Mas, creio que os sindicatos vão também resistir ao máximo, em busca de uma negociação justa. A gente conta com a categoria em massa, para que a gente conquiste aquilo que está nas nossas expectativas”, ressalta.

De acordo com o diretor do SEEB/VCR, Davi Lima, os bancários precisam estar cada vez mais unidos. “É de fundamental importância estarmos organizados neste momento para que a mobilização faça efeito. A participação de cada um é muito importante, e a gente tem feito um trabalho de conscientização desde antes. Contamos também com o apoio da população à nossa luta”, conclui. A greve dos bancários começou em todo país nesta terça-feira (06), por tempo indeterminado.

Guanambi: Bairros Monte Pascoal e Vasconcelos recebem praça, campo society e pavimentação

Terça / 06.10.2015

Por Maria Nunes

A população compareceu em bom número a solenidade de inauguração e aplaudiu a administração do prefeito Charles Fernandes

‘Todo mês tem inauguração’. Este tem sido o ‘mote’ mais evidente da administração municipal de Guanambi, que tem à sua frente o prefeito Charles Fernandes. E, na noite da última sexta-feira, dia 02, o atual governo de Guanambi deixou mais uma vez a sua marca, desta vez nos bairros Monte Pascoal e Vasconcelos. Ao lado de vereadores, secretários, Deputado Estadual Vitor Bonfim e expressivo número de pessoas da comunidade, o prefeito Charles Fernandes inaugurou a moderna Praça Arlindo Vasconcelos, dotada de academia pública de ginástica e de campo de futebol society, que levou o nome do saudoso desportista Delmar Pereira Menezes. Os moradores foram beneficiados ainda por obras de pavimentação no Bairro Monte Pascoal. 

Para Charles Fernandes, mais uma vez a administração municipal demonstrou o seu compromisso de trabalhar incessantemente para todos, levando melhorias para a vida das pessoas através de obras que são inauguradas. ‘Tenho, aqui nestes bairros, amigos de muitos anos. Muito andei e ando por aqui e continuo dialogando com os moradores’, afirmou.

O prefeito assumiu ainda o compromisso de equipar o campo de futebol society com gramado sintético. ‘Este campo será um dos primeiros da Bahia, em praça pública, a ser dotado da mais moderna grama sintética existente no mercado’, destacou Charles.

Os vereadores e secretários, que fizeram uso da palavra, foram unânimes em destacar a capacidade e competência da atual administração, que mesmo em um momento difícil da economia brasileira, ainda consegue inaugurar uma obra a cada mês. ‘Esta é a marca deste governo: inaugurar obras que beneficiam as famílias e chegam em todos os cantos da cidade, da zona rural e distritos’, salientou Jairo Magalhães, Secretário de Planejamento.

Após os pronunciamentos, o prefeito, acompanhado de uma multidão e dos familiares dos homenageados, ao som da fanfarra infantil Curumim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, da Secretaria de Assistência Social, descerraram as placas, entregando oficialmente os equipamentos públicos para a comunidade. Ao final, o cantor Jardel Pereira e banda animaram os presentes no ato inaugural.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Ao lado do deputado Vitor Bonfim, Vereadores e Secretário, Charles Fernandes realizou a entrega das obras à população

CAPS de Caetité está realizando a Semana da Saúde Mental

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Evento começou ontem, dia 5 e vai até a próxima sexta (09)

O Centro de Atenção Psicossocial de Caetité (CAPS), com o apoio da Secretaria de Saúde e Prefeitura de Caetité, está realizando a Semana da Saúde Mental, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. Algumas das doenças mentais mais comuns são: esquizofrenia, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo.

Para a Coordenadora da Unidade do CAPS de Caetité, Fernanda Oliveira, a realização de atividades é importante para os pacientes. ‘A função do CAPS é prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas. E a realização de eventos como esse, favorece e estimula a reinserção dessas pessoas no espaço social’, declarou. Confira a programação especial que foi preparada pela equipe do CAPS aqui em Caetité:

Terça-feira (06) - Gincana do CAPS, a partir das 09h, com brincadeiras e jogos, além de atividades esportivas;

Quarta-feira (07) - Dia da Família, às 09h, com palestras ministradas pela Enfermeira Elizabete Eunália e a Médica da Unidade, Mirian Priscila. O objetivo é informar e educar a família para lidar com o paciente com transtorno mental, evitando assim que a ela adoeça junto com o paciente, fato que tem ocorrido frequentemente. A tarde será realizada uma sessão de filme no cinema Anísio Teixeira, com o tema Saúde Mental e, em seguida, será oferecido um lanche aos participantes;

Quinta-feira (08) - A partir das 09h, acontecerá um piquenique no Clube da INB. A intenção em realizar ações fora da Unidade do CAPS é proporcionar momentos de diversão e descontração para os pacientes, fazendo com que eles conheçam novos ambientes. Serão realizadas atividades esportivas, seguidas de um lanche e a fisioterapeuta Cibele Naira, realizará alongamentos e atividades laborativas para funcionários e pacientes.

Sexta-feira (09) - A partir das 10h, será realizado um “Almoço Dançante” na unidade. Como a maioria dos pacientes gostam de música, será realizado um Forró, com participação de um sanfoneiro, no turno matutino, trazendo diversão e movimentação. Em seguida será servido um almoço ao ar livre.

Caculeenses exerceram sua cidadania em eleição do novo Conselho Tutelar

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Eleição do Conselho Tutelar leva às urnas um expressivo número de votantes

A eleição para escolha dos cinco membros do Conselho Tutelar em Caculé, realizada neste domingo, 04 de outubro, superou as expectativas em relação ao número de votantes, comparecendo às urnas 1.553 pessoas, sendo eleitos os cinco candidatos mais votados.

Tanto a mobilização dos candidatos como a divulgação através da mídia e redes sociais foram fundamentais para o envolvimento da comunidade que respondeu positivamente exercendo sua cidadania de forma democrática, através do voto direto e secreto. Os cinco novos membros do Conselho Tutelar irão assumir a partir de janeiro de 2016.

Confira a relação dos candidatos eleitos: Wagner Luiz Oliveira Silva Mercês – 882 Votos; Odenilson Mendes da Silva -  814 Votos; Marinalva Alves de Souza Guimarães – 679 Votos; Vanusa Gonçalves Pereira Cardoso – 584 Votos; e Maria Rosenilda Neves Oliveira – 502 Votos.

Seleção Feminina de Barra da Estiva fatura etapa regional do Campeonato Baiano de Futsal

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Seleção de Futsal Feminino de Barra da Estiva está esperando a definição sobre o local e a data da fase final da competição

O município de Barra da Estiva, há alguns anos, vem se destacando no cenário esportivo regional, principalmente por contas dos bons resultados alcançados pela sua equipe de futsal masculino. Agora, começa a se destacar também pela força da sua equipe de futsal feminino. No último final de semana – 03 e 04/10, a Federação Baiana de Futsal realizou a etapa regional do Campeonato Baiano, Edição 2015, categoria adulto feminino. A competição foi disputada na cidade de Maracás e contou com a participação de seis equipes: Maracás, Jequié, Barra da Estiva, Revelação (Itatim), Iramaia e Lafaiete Coutinho.

Pelo Grupo A, a Seleção de Futsal Feminino de Barra da Estiva classificou-se para a final após vencer as suas duas partidas, sendo a primeira contra a equipe Revelação (Itatim) e a segunda contra Jequié, ambas pelo placar de 5 a 2. Já pelo Grupo B, Maracás classificou-se para a final após vencer Lafaiete Coutinho 7 a 2 e Iramaia pelo placar de 5 a 2. Na final, a equipe de Barra da Estiva foi melhor e venceu pelo placar de 2 a 0, sagrando-se campeã da etapa regional do Campeonato Baiano de Futsal Feminino, Edição 2015. Agora, a equipe espera a definição sobre o local e a data da fase final da competição.

Começa hoje (06): Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Terça / 06.10.2015

Por Aline Mattos

Após assembleias deliberativas realizadas em todo o país, os bancários definiram o início da greve, por tempo indeterminado, para esta terça-feira, dia 6.

Foram quase dois meses de negociações, mas até o momento nenhuma reivindicação foi atendida. Os bancos se negaram a assumir o compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhoria das condições de trabalho, da segurança e da igualdade de oportunidades. Na última rodada de negociação, ocorrida no dia 25, a Fenaban apresentou a proposta irrisória de 5,5% de reajuste salarial, o que não cobre nem mesmo a inflação, acumulada em 9,88% no mês de setembro. Apesar da crise econômica declarada no país, os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander) já lucraram juntos mais de R$ 36,3 bilhões somente neste ano.

Principais pontos da pauta de reivindicações: - Redução da taxa de juros e tarifas para clientes e usuários dos serviços; Atendimento à população no tempo designado na Lei dos 15 minutos; Fim da seleção por tipo de serviço e do encaminhamento de clientes e usuários aos correspondentes bancários; Mais segurança para evitar golpes e saidinhas bancárias; Contratação de mais bancários para melhorar o atendimento; Reajuste salarial com reposição da inflação mais 5,7% de aumento real; Maior participação nos Lucros e Resultados (PLR); Prevenção contra assaltos e sequestros; Igualdade de oportunidades para os funcionários.

Dados da região - No total, 91 agências funcionam nas 45 cidades que compõem a base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, contando com a atuação de 1.130 bancários.