Sertão Hoje

Sertão Hoje

Eleições do Clube Social de Brumado: Sócio questiona ‘nova’ postura da Chapa Superação

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

As eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado acontecem na próxima segunda, dia 21.

A Redação do Site Sertão Hoje foi contatada por um sócio do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado, que preferiu ter a identidade mantida em sigilo por medo de qualquer tipo de represália, afirmando ter se surpreendido com uma ligação da candidata a Presidente do Conselho Deliberativo. Segundo ele, a candidata que em todos os momentos havia se posicionado contra a eleição direta para Presidente da Diretoria Administrativa, teria afirmado que defende e vai propor esta mudança.

‘Não entendi. Durante toda a campanha eles falaram o contrário, que são contra a eleição direta para Presidente e agora ligam para mim dizendo que querem mudar. Será que querem mesmo, ou estão com medo de perder a eleição e para não perder estão tentando vender a ideia de que são eles que defendem esta mudança?’, questionou.

O sócio afirmou ainda que os membros da chapa ‘Superação’ primeiro tentaram ‘vender’ a ideia que o objetivo da Chapa ‘Diretas Já!’ era acabar com os Conselhos Deliberativo e Fiscal para que o Presidente tivesse poderes ilimitados, o que segundo ele não é verdade. ‘Todos sabem que a proposta da ‘Diretas Já!’ é que os conselhos Deliberativo e Fiscal sejam mantidos e que os sócios passem a votar também na eleição da Diretoria Administrativa’, afirmou. Atualmente, os sócios votam na eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Já a Diretoria Administrativa, que é quem efetivamente toma as decisões no dia-a-dia e efetivamente administra o Clube Social é eleita apenas pelos votos dos 20 conselheiros deliberativos, sem a efetiva participação do sócio.

Guajeru: Prefeito Gil Rocha recebe nova ambulância do SAMU 192

Sexta / 18.09.2015

Por Aloísio Costa

Nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi entregue em cerimônia realizada nesta terça-feira (15) em Salvador

O município de Guajeru foi um dos 18 contemplados como a aquisição de uma nova ambulância do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que foi entregue nesta terça-feira (15) pelo vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, e pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em cerimônia realizada da capital baiana. A entrega foi feita a pelo menos 18 município baianos que já possuem o serviço funcionando e agora renovam a frota, dando mais segurança, conforto e eficiência ao atendimento móvel de urgência, o que significa sempre salvar vidas. Para o prefeito Gil Rocha, a nova ambulância adquirida pelo município irá promover maior rapidez no atendimento. “Isso possibilitará à nossa equipe uma maior eficiência na prestação dos serviços, dando mais agilidade no atendimento, mais conforto e bem estar aos pacientes”, disse.

Prefeito de Barra da Estiva decretou redução dos próprios vencimentos e de cargos comissionados

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) destacou que medida visa preservar empregos e garantir regularidade nos pagamentos a fornecedores

O Prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho), através do Decreto N.º 032/2015, determinou a redução de gasto com pessoal e contingenciamento temporário de despesas. Com isto, os vencimentos de Prefeito, Vice-Prefeita, Secretários Municipais, Cargos Comissionados e Funções de Confiança foram reduzidos em 10%, até o dia 31 de dezembro de 2015. A medida levou em consideração as dificuldades financeiras enfrentadas por todos os entes da federação e a necessidade de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o equilíbrio entre receitas e despesas; assim como a necessidade de manter o funcionamento contínuo dos serviços essenciais do município.

No mesmo Decreto, o gestor municipal determinou ainda que ficam suspensas: as nomeações de servidores públicos, contratações ou convocações; afastamento de servidores para estudo ou cursos, com ônus para o município; afastamento ou cedência de servidores para órgãos estaduais ou federais; realização de serviços em regime de hora extra; bem como concessão de gratificações e licenças, desde que impliquem na necessidade de nomear substituto.

Governo de Barra da Estiva decreta Luto Oficial pelo falecimento de Dr. Kiyoshi

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Kiyoshi Koshimizu prestou relevantes serviços na área da saúde em Barra da Estiva e seu sepultamento será realizado hoje (18), às 17h00

O prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Dr. Kiyoshi Koshimizu, que ao longo da sua vida prestou relevantes serviços ao município de Barra da Estiva.

No Decreto N.º 033/2015, o prefeito destacou que, desde 1990, Dr. Kiyoshi atuou como médico no Hospital Suzy Zanfretta, no Centro Municipal de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família dos bairros das Nações e São Félix, nas unidades das comunidades do Rio Preto, Capoeiras, Passagem de Santana e São Jorge e no Distrito de Triunfo do Sincorá. Ele também exerceu o cargo de professor do curso técnico de contabilidade na CENEC.

Dr. Kiyoshi faleceu nesta quinta-feira, dia 17, em Salvador, onde tentava se recuperar de um procedimento cirúrgico. O seu corpo está sendo velado na Igreja Metodista Wesleyana, em Barra da Estiva e o sepultamento será realizado hoje (18), às 17h00, no cemitério municipal.

Malhada de Pedras: Prefeito Ceará recebeu nova ambulância da SAMU 192

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito Ceará recebeu das mãos do Vice-Governador João Leão e do Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas Boas as chaves da nova unidade

O Prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Ceará) esteve em Salvador, onde recebeu, das mãos do vice-governador João Leão e do Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas Boas, as chaves da nova unidade do SAMU 192. A solenidade de entre foi realizada no Centro Administrativo da Bahia e contou com as presenças de deputados e prefeitos de dezoito municípios baianos, que foram contemplados por esta ação dos governos estadual e federal.

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, a renovação das ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes entre municípios vizinhos garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. "Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulância novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção". João Leão disse que a descentralização da assistência à saúde segue sendo uma das prioridades no estado. "A quantidade de vidas salvas pelo Samu é impressionante e a Bahia precisa disso e vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde".

Foram contemplados ainda: Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu, Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Juazeiro (Vale do São Francisco), Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa (sul) e Alagoinhas (nordeste).

Malhada de Pedras foi um dos 18 municípios baianos que tiveram a frota renovada

É Hoje (18): ato marcará o lançamento da Campanha Nacional do Trânsito em Guanambi

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A campanha será realizada pela Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência de Trânsito com o apoio do 17º Batalhão de Polícia Militar

Será lançada oficialmente hoje, dia 18 de setembro, às 18h30, na Praça do Feijão, a Campanha Nacional do Trânsito, em Guanambi. Na oportunidade estarão expostos veículos sinistrados que foram envolvidos em acidentes, serão exibidos filmes educativos e uma série de atividades para chamar a sua atenção, quanto a necessidade de maior responsabilidade no trânsito. Durante a semana, a equipe da Superintendência Municipal de Trânsito estará realizando ainda campanhas educativas e orientando os motoristas e pedestres para a necessidade de um trânsito mais civilizado. A campanha será realizada pela Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito com o apoio do 17º Batalhão de Polícia Militar.

Guajeru: Secretaria de Saúde realiza ações de combate ao Aedes Aegypti

Quinta / 17.09.2015

Por Aloísio Costa

Ações visam conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e ZiKa Vírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Guajeru realizou uma série de ações, que tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Entre as ações foram realizadas palestras em escolas e unidades de saúde; visitas a áreas endêmicas e conscientização dos moradores sobre medidas de combate à proliferação do mosquito. As ações envolveram as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e a equipe da Vigilância Epidemiológica do município.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Guajeru, Fabiana Ferreira Cangussu, a semana de mobilização social buscou estimular a população na prevenção, sensibilizando as pessoas sobre a importância na eliminação dos criadouros do mosquito “A ideia foi de capacitar o morador para que ele próprio realize vistoria constante em sua residência e ajude no combate ao mosquito, mas as visitas de rotina pela equipe de agentes e os trabalhos de conscientização continuarão”, destacou.

Animais soltos nas ruas provocam discussão na Câmara de Brumado

Quinta / 17.09.2015

Por Luís Gustavo

Vereadores Santinho apresentou indicação visando compra de veículo para recolher animais soltos; Weliton Lopes e Zé Ribeiro comentaram

Na sessão da câmara, realizada na última segunda-feira (14), o vereador José santo (Santinho) apresentou a indicação Nº 123/2015 que tem por finalidade a aquisição de um veiculo destinado ao recolhimento de animais soltos nas ruas. A proposição provocou uma discussão. Em sua fala, o Vereador Weliton Lopes afirmou a sua intenção de se abster da votação por entender que a simples aquisição de um veículo não seria suficiente para solucionar o problema, tendo em vista que é preciso construir um local apropriado para receber os animais recolhidos, assim como contratar pessoas especializadas para desempenhar esta função. Já o Vereador Zé Ribeiro disse que, apesar de concordar com o Vereador Santinho que é preciso adotar uma solução para o problema dos animais soltos nas ruas de Brumado, é preciso discutir esta questão com mais calma. Zé Ribeiro afirmou ainda que a Câmara aprovou uma indicação sua para construção de um centro de zoonoses em Brumado. Atendendo solicitação feita pelo Vereador Édio Pereira, o Vereador Santinho optou por retirar a indicação da pauta de votação, sob a justificativa de que a questão precisa ser mais discutida.

Luiz Viana conclama advogados a participarem das eleições da OAB

Quinta / 17.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Provocado pelo apresentador a apresentar suas propostas de campanha, Luiz Viana esclareceu que a campanha começa no dia 11 de outubro

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, conclamou os advogados baianos a participarem das eleições da entidade a ser realizada no dia 25 de novembro, em entrevista a uma emissora de rádio, em Salvador. Viana lembrou que, para votar, o associado precisa estar em dia com o pagamento da anuidade da Ordem até um mês antes da data eleitoral. “Os colegas que estão inadimplentes podem quitar seus débitos pelo programa de parcelamento de dívida, que está ativo”.

Provocado pelo apresentador a apresentar suas propostas de campanha, Luiz Viana esclareceu que o período legal para a exposição delas será iniciado a partir do dia 11 de outubro, quando começa o período de inscrição das chapas. “Pelo clamor de uma significativa parcela de colegas, sou ainda apenas pré-candidato”, disse o presidente da OAB Bahia, destacando a importância de a disputa eleitoral pela direção da Ordem se dar em alto nível, prevalecendo a discussão de propostas de interesse da advocacia baiana.

Com relação à crise econômica nacional, embora considerando ser um momento complicado, Luiz Viana ressaltou a estabilidade do funcionamento das instituições democráticas. “Esse fato me deixa otimista de que o estado democrático de direito não está ameaçado. Desde 1988, vivemos o maior período de estabilidade democrática da República brasileira”.

Depois da denúncia de Luiz Viana sobre os problemas no Juizado Especial da Federação, na semana passada, uma comissão, formada pelos representantes da Ordem, Ilana Kátia e Frederico Farias, mais o diretor da Abaj, Eduardo Guimarães, se reuniu, na última sexta-feira (11), com a coordenadora da Coordenação de Juizados Especiais (Coje) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), juíza Luciana Carinhanha. Na oportunidade, foi acordado a solução dos problemas e o conserto dos computadores quebrados.

Guajeru realizou a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social

Quinta / 17.09.2015

Por Aloísio Costa

A Conferência teve como objetivo analisar, deliberar e propor diretrizes para a construção do Plano Decenal do SUAS - 2016/2026

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guajeru realizaram, no último dia 10, a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, e como Lema: ‘Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026; O SUAS que temos e o SUAS que queremos’.

O objetivo do encontro foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local o Plano Decenal 2005/2015, propondo diretrizes para a construção do Plano Decenal do SUAS - 2016/2026, e ainda eleger os delegados(as) para X Conferência Estadual de Assistência Social. O evento contou com as presenças do prefeito de Guajeru, Gil Rocha e da primeira dama Marta Lima, dos conselheiros de Assistência Social do município, secretários municipais, vereadores, dos trabalhadores e usuários do SUAS, representantes de associações e de entidades socioassistenciais, setores municipais e participantes da comunidade.

Na oportunidade foram apresentados os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Guajeru nos últimos três anos, além da apresentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) feita pela Secretária de Educação Fátima Viana, e discussões em plenárias temáticas.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivanilde Meira, Guajeru tem garantido avanços fundamentais para a melhoria do trabalho realizado no serviço social, mas que ainda há grandes avanços a serem alcançados.

Câmara de Caculé aprova Moção de Aplausos à Escola Família Agrícola

Quinta / 17.09.2015

Por Tayga Ribeiro

Presidente Sônia Santana e Vereador Paulo Henrique fazendo a entrega da Moção de Aplausos ao Diretor da EFA, Geraldo Marques Soares

Na sessão da Câmara Municipal de Caculé, realizada na última segunda-feira (14), os vereadores prestaram uma merecida homenagem à Escola Família Agrícola (EFA) pela nota destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Edição 2014. A EFA foi classificada em primeiro lugar no ranking nacional das escolas privadas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, sendo assim rotuladas por serem geridas por associações de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade.

Na oportunidade estiveram presentes: o prefeito de Caculé, Beto Maradona; a presidente da Câmara, Sônia do Carmo Neves Santana; vereadores e secretários municipais; padre Gilvan Pereira Rodrigues; alunos e profissionais da Escola Família Agrícola.

“Parabenizo todos os alunos, professores e toda equipe da Escola Família Agrícola de Caculé pela grande conquista digna de aplausos e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Sentimos todos orgulhosos pelo destaque”, destacou o vereador Paulo Henrique da Silva, autor da Moção de Aplausos.

Segundo o diretor da Escola Família Agrícola de Caculé, Geraldo Marques Soares, essa demonstração de carinho soma maior motivação para o nosso crescimento como instituição de ensino. A entrega da Moção de Aplausos foi conduzida pela presidente da Câmara de Vereadores e por seu autor para o diretor da entidade que demonstrou grande alegria e emoção ao receber o merecido reconhecimento dessa casa legislativa.

A sessão contou com a participação do prefeito Beto Maradona, vereadores, secretários municipais, padre Gilvan, alunos e profissionais da EFA

Brumado: Dr. Alessandro Lôbo propõe abaixo assinado contra aumento de impostos

Quinta / 17.09.2015

Por Luís Gustavo

‘O que o governo deveria fazer é combater a corrupção’, afirmou Dr. Alessandro Lôbo (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Na última sessão do legislativo municipal, realizada na segunda-feira (14), o Vereador e Presidente da Câmara Dr. Alessandro Lôbo fez um pronunciamento a respeito dos cortes orçamentários feitos pelo governo da presidente Dilma Rousseff, no valor de R$ 20 bilhões. De acordo com o Vereador, isto praticamente equivale ao dinheiro que foi desviado da Petrobras. “Não esta sendo partidário. Dentro do PT existem pessoas honestas e desonestas, dentro do PMDB tem gente honesta e desonesta, em meu partido PSL também tem pessoas honestas, como também tem pessoas desonestas”, afirmou. Dr. Alessandro defendeu que a população precisa se mobilizar e afirmou que vai colher assinaturas para um abaixo assinado, que será encaminhado para cada um dos deputados e senadores, no intuito de mostrar que a população é contra o aumento de impostos. ‘O que o governo deveria fazer é combater a corrupção’, afirmou. O Presidente da Câmara informou ainda que participará de uma reunião com deputados, em Brasília, para tratar do assunto.

Novas ambulâncias reforçam SAMU 192 no interior baiano

Quinta / 17.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os veículos foram entregues pelo vice-governador João Leão e pelo secretário de Saúde Fábio Vilas Boas (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ganhou um reforço com a renovação da frota em 18 municípios baianos. Os veículos do tipo padrão foram entregues pelo vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, representando o governador Rui Costa; e pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas. Os municípios contemplados são: Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu, Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Juazeiro (Vale do São Francisco), Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa (sul) e Alagoinhas (nordeste).

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, a renovação das ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes entre municípios vizinhos garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. "Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulância novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção". João Leão disse que a descentralização da assistência à saúde segue sendo uma das prioridades no estado. "A quantidade de vidas salvas pelo Samu é impressionante e a Bahia precisa disso e vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde".

Igaporã: obra de cobertura da Quadra Poliesportiva do CIAC é iniciada

Quinta / 17.09.2015

Por Samuel Gonçalves

A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação e representa um investimento superior a R$ 509 mil

Foi iniciada a construção da cobertura da Quadra Poliesportiva com vestiários do CIAC. A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  No total serão investidos R$ 509 mil. A quadra poliesportiva é importante não somente para fins esportivos, mas também por ser uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita a inclusão da comunidade local, seja através do aspecto cultural como festivais, gincanas, apresentações folclóricas, juninas, festejos natalinos e outras. Para a administração municipal, o espaço físico será fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois irá colaborar ainda mais para o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades sejam elas: motoras, cognitivas ou afetivas.

Caetité: Estudantes de Pajeú do Vento participaram de desfile cívico

Quinta / 17.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O tradicional desfile cívico contou com a participação massiva da população de Pajeú e de outras localidades de Caetité

O distrito de Pajeú do Vento comemorou no último domingo, dia 13, a Independência do Brasil, cuja data oficial é 7 de setembro. As homenagens aconteceram na semana seguinte à data oficial por conta do desfile de Brejinho das Ametistas, que aconteceu na data correspondente ao dia em que Dom Pedro I anunciou oficialmente o fim do domínio português em solo brasileiro, em 7 de setembro de 1822.

O tradicional desfile cívico contou com a participação massiva da população de Pajeú, de outras localidades de Caetité e de cidades vizinhas. Mesmo com o sol a pino os estudantes percorreram em grande estilo o trecho que é feito todo ano para comemorar a data máxima do país.

Vários temas foram estampados em faixas e cartazes mostrando a preocupação de professores e estudantes com assuntos relacionados à natureza, tolerância religiosa, respeito ao próximo, igualdade entre homens e mulheres, violência, entre outros debates comuns na sociedade moderna.

As autoridades municipais marcaram presença, assistindo ao desfile do começo ao fim. O prefeito José Barreira acompanhou o cortejo ao lado da esposa e secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro. Ele elogiou o comprometimento dos organizadores com uma data tão importante para os brasileiros. “É muito bom saber que, aqui em Caetité, o Dia da Independência de nosso país é bem representado e traz temas tão relevantes para reflexão. Os estudantes estão de parabéns pelo trabalho bonito que fizeram aqui em Pajeú, assim como os diretores e professores envolvidos na apresentação do desfile”.

Também participaram do desfile a secretária Rosemária Joazeiro (da Educação), Aldo Gondim (da Administração), Tião Carvalho (da Cultura), Cynthia Lopes (da Saúde), além da deputada estadual Ivana Bastos, da presidente da Câmara Municipal Jaquele Fraga e os Vereadores Álvaro Montenegro, Cláudio Borges, Arual Rachid.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

As autoridades municipais marcaram presença, assistindo ao desfile do começo ao fim