Sertão Hoje

Sertão Hoje

Deputado Estadual Luciano Ribeiro cobra pavimentação de estradas na região

Segunda / 21.09.2015

Por Giselle Quintão

Caculé a Condeúba e Licínio de Almeida a Urandi estão entre as estradas solicitadas

O Deputado Estadual Luciano Ribeiro teve indicações de sua autoria aprovadas pela Assembleia Legislativa da Bahia e encaminhadas ao governo do estado da Bahia. As proposições cobram a pavimentação das seguintes estradas da região: Caculé a Condeúba; Licínio de Almeida a Urandi; Guajeru a Caculé; Condeúba a Jacaraci; e Rio do Antônio a Caculé. O Governo do Estado também recebeu solicitação do Deputado Luciano Ribeiro, aprovada pela Assembleia Legislativa, visando a recuperação da estrada Aramari a Ouriçangas. O parlamentar também requereu a elaboração de um projeto de lei, que possibilite o pagamento de honorários a advogados dativos pelo Estado da Bahia. O pedido será analisado pelo governo de Estado.

Guanambi: curso qualifica mulheres na zona rural de Morrinhos

Segunda / 21.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Primeira Dama parabenizou as participantes pelo empenho

Mulheres da comunidade de Pajeu do Josefino, no Distrito de Morrinhos, participaram da reunião de encerramento dos cursos de qualificação profissional. A solenidade contou com a presença da 1ª Dama Jaylma Fernandes, equipe da secretaria de Assistência Social, além de lideranças locais. Representantes da comunidade agradeceram ao prefeito Charles Fernandes e Jaylma pela iniciativa que viabilizou a capacitação e geração de emprego e renda. A Primeira Dama parabenizou as participantes pelo empenho: “desejo sucesso a todas e vamos continuar através da Secretaria de Assistência Social fazendo parcerias com a zona rural”, afirmou.

Caculé vai realizar 1º Seminário do Serviço Família Acolhedora

Segunda / 21.09.2015

Por Tayga Ribeiro

O Serviço Especial de Alta Complexidade o Família Acolhedora é mantido pelo Governo de Caculé, através da Secretaria de Assistência Social

Ciente dos inúmeros benefícios que o Serviço vem oferecendo às crianças/adolescentes, O Governo de Caculé convida toda a comunidade para participar do 1º Seminário do Serviço Família Acolhedora, que será realizado no dia 30 de setembro, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, às 17h30min. O objetivo é esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância do serviço e seus benefícios. O Serviço Família Acolhedora foi implantado pelo Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, após constatar a triste realidade enfrentada por jovens e crianças, que eram expostas a inúmeras situações em razão dos seus genitores fazerem uso de álcool e outras drogas, serem portadores de problemas mentais, dentre outros. O Serviço foi implantado através da Lei Municipal nº 263/2009, de 16 de junho de 2009, desenvolvendo, a partir dessa data, o Serviço Especial Rotativo de Proteção e Amparo à Infância (SERPAI).

Servidores de Dom Basílio deflagram greve por tempo indeterminado

Segunda / 21.09.2015

Por Luís Gustavo

Presidente do SINDSERV-DB quer mesa de negociação com participação do prefeito, secretaria de finanças e assessoria contábil

Na assembleia realizada pelo na última quinta-feira (17), no salão paroquial de Dom Basílio, os servidores públicos de Dom Basílio aprovaram a paralisação total das atividades por tempo indeterminado, até que sejam efetivamente retomadas as negociações entre executivo e categoria. A assembleia contou com as presenças do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Dom Basílio (SINDSERV-DB), Cezar Carmo; dos assessores jurídicos Dr. Hermy Juliano e Dr. Kléber Lima Dias; e do representante do CTB/FESEMPRE, César Nolasco.

Falando aos presentes, César Nolasco solicitou que os professores avisem seus colegas de trabalho sobre a greve, assim como informem aos alunos e pais sobre os motivos da paralisação e os convidem para participar dos protestos a favor da categoria. Ele pediu ainda aos grevistas, que durante o período de paralisação, fiquem mobilizados e participem das caminhadas, protestos e panfletagens.

O assessor jurídico, Dr. Hermy Juliano tranquilizou os servidores sobre a possibilidade de terem os seus pontos cortados, afirmando que a entidade dará todo o suporte jurídico para que os servidores não sejam prejudicados.

Caetité: Rede Municipal realiza com sucesso 4º JERMEC e 5ª OLIMPEJA

Segunda / 21.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O 4º JERMEC ocorreu nas estruturas montadas no Ginásio de Esportes, quadra da Feira Velha e Estádio Municipal

Nos dias 10 e 11 de setembro ocorreram, com apoio das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo os 4° Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Caetité (JERMEC) e os 5º Jogos Interescolares da Rede Municipal de Ensino da Educação de Jovens e Adultos (OLIMPEJA).

O 4º JERMEC ocorreu nas estruturas montadas no Ginásio de Esportes, quadra da Feira Velha e Estádio Municipal que receberam mais de mil alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos), das sete escolas da rede municipal: Ovídio Teixeira e Manoel Lopes Teixeira (sede), Zelinda Carvalho Teixeira e Nunila Ivo Frota (Maniaçu), Dep. Luís Cabral (Pajeú), Emiliana Nogueira Pita (Caldeiras), Clemente Ferreira de Castro (Brejinho) e D. Manoel Raimundo de Melo (Santa Luzia) – competindo no vôlei, futsal, handebol, dança, jogos pré-desportivos e atletismo.

Além dos alunos vencedores no primeiro e segundo lugares, foi premiada a escola com melhor desempenho (tendo por critérios os resultados das competições, maior número de modalidades, disciplina, consciência ambiental e animação da torcida), recebendo o prêmio de Escola Nota 10. Em 2015 o grande vencedor foi o Grupo Escolar Clemente Ferreira de Castro, de Brejinho das Ametistas.

Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos tiveram este ano a quinta edição da OLIMPEJA, que envolveu, além dos colégios já citados, também o colégio Almir Públio de Castro (Curral Velho) e Emiliana Nogueira Pita (Caldeiras). Os jogos ocorreram na Praça Rodrigues Lima (Feira Velha) nos dois dias do evento.

O evento propiciou uma maior integração e motivação aos alunos EJA, resgatando neles o espírito esportivo e conscientizando-os quanto à importância da prática regular de atividades físicas. As modalidades em disputa foram: futsal (feminino e masculino), dominó (feminino e masculino), baleado feminino e a “trilha do conhecimento”. O OLIMPEJA também contou com a escolha da Escola nota 10, sendo premiada nesta quinta edição a Escola Dom Manoel Raimundo de Melo.

Para a Secretária de Educação do Município, Rosemária Joazeiro, a participação dos alunos nessas duas atividades esportivas foi além da disputa e do alcance de medalhas e troféus. “Esses jogos tiveram um importante papel na formação de cada aluno. Aqui eles encontraram um ambiente saudável de reunião amistosa com seus colegas, em um momento de integração, aprendizado e amizade. E essa é a marca que a administração municipal vem trazendo como marca de suas ações no apoio aos jovens, adultos e crianças”, declarou a Secretária.

Os jogos da 5ª OLIMPEJA ocorreram na Praça Rodrigues Lima (Feira Velha) nos dois dias do evento

Paramirim: Prefeito Dr. Júlio recebe nova unidade do SAMU 192

Sábado / 19.09.2015

Por Fagner Abreu

O prefeito Júlio Bernardo destacou que este é um serviço fundamental para o município

O município de Paramirim foi contemplado, na manhã desta terça-feira, com uma nova viatura do SAMU 192. A entrega da unidade aconteceu no pátio da Secretaria de Saúde, no CAB, em Salvador e contou com a participação do vice-governador João Leal, representando o governador Rui Costa, e do secretário de Saúde, Fabio Villas-Boas.

Segundo o Secretário, a renovação das ambulâncias garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. ‘Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulâncias novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção’, afirmou. João Leão disse que a descentralização da assistência à saúde segue sendo uma das prioridades no estado. ‘A quantidade de vidas salvas pelo SAMU é impressionante e a Bahia precisa disso e vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde’, afirmou.

O prefeito Júlio Bernardo destacou que este é um serviço fundamental para o município, de extrema importância, e que a renovação da frota permite um melhor e mais rápido atendimento. ‘Temos um sistema de saúde municipal muito eficiente e o SAMU 192 soma as nossas políticas de saúde. A renovação da frota permite, sem dúvida, que tenhamos mais qualidade nos nossos atendimentos com equipamentos modernos e eficientes’, afirmou.

Guajeru: Coelba realiza melhorias na iluminação pública

Sexta / 18.09.2015

Por Aloísio Costa

O serviço, solicitado pelo prefeito Gil Rocha, vem sendo realizado pela Coelba

Técnicos de Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) estiveram em Guajeru onde deram continuidade ao trabalho implantação do sistema de iluminação pública nas entradas da cidade, melhorando os acessos aos municípios de Caculé, Condeúba, Jânio Quadros e Malhada de Pedras. O serviço, solicitado pelo prefeito Gil Rocha, vem sendo realizado pela Coelba que, após a colocação dos postes, inicia agora a instalação dos “braços” de iluminação.

Segundo o prefeito Gil Rocha, o Governo Municipal também encaminhou à Coelba uma solicitação de revisão de rede. O prefeito justifica que a solicitação foi feita em virtude das constantes quedas de energia que vem ocorrendo na sede do município nos últimos dias. “Devido ao aumento do consumo tem sido constante a incidência de queda na rede de energia pública que tem causado transtornos à população e gastos para o município com a troca de lâmpadas. Esperamos que esta revisão seja feita nos próximos dias e que o problema seja resolvido”, destacou Gil Rocha.

Bahia: SAEB detecta 164 professores com acúmulo ilegal de outras atividades

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Estado vai cobrar a devolução dos valores pagos a título da dedicação exclusiva. Prejuízo estimado é de R$ 11,5 milhões (Foto: reprodução/internet)

Em uma operação batizada como Dedicação Exclusiva, a corregedoria da Secretaria da Administração (SAEB) detectou 164 professores, que deveriam cumprir regime de dedicação exclusiva nas universidades estaduais, mas estão acumulando ilegalmente outras atividades remuneradas. Apesar de receberem até três vezes o valor da remuneração de um professor comum, para dedicarem-se unicamente às universidades públicas, os educadores acumulam as atividades docentes com trabalhos remunerados em empresas privadas e em empregos públicos.

O Estado vai cobrar dos professores a devolução dos valores pagos a título da dedicação exclusiva.  Os docentes terão que ressarcir o prejuízo aos cofres públicos um prejuízo estimado em R$ 11,5 milhões. A legislação veda expressamente a acumulação de atividades remuneradas para professores com dedicação exclusiva, conforme disposto no artigo 20º da Lei 8.352/2002 (Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia).

Os 164 professores foram identificados por meio de cruzamento de informações do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH) do Estado da Bahia, com outros bancos de dados.  Um termo de cooperação técnica assinado entre a Saeb e o INSS permitiu cruzar as informações dos 2.762 docentes em regime de dedicação exclusiva do estado com a base de dados do CNIS, que reúne os 32 milhões de trabalhadores do país que contribuem para Previdência Social. Também foram confrontadas informações do SIRH com o sistema Siga, pertencente ao Tribunal de Contas dos Municípios, que congrega todos os empregados das prefeituras do estado.

Prefeitura de Caetité e UNEB celebram acordo de cooperação técnica

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Convênio visa preservar o acervo antropológico do Museu do Alto Sertão

Com a finalidade de executar o Plano Museológico do Museu do Alto Sertão (MASB), a Prefeitura de Caetité celebrou com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) convênio que estabeleceu uma parceria entre as duas entidades. O MASB terá, assim, a assistência técnica necessária à sua concretização, servindo de polo memorial arqueológico do Alto Sertão Baiano. O convênio tem duração de cinco meses, a contar de agosto de 2015, tempo necessário à sua implantação. Além de Caetité, a ação da prefeitura beneficiará a memória de várias cidades da região.

Bahia: Consórcios de saúde são aprovados pela Assembleia Legislativa

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para os primeiros consórcios formados, o governo estadual vai entregar uma policlínica, com investimento de R$ 12 milhões

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 21.434/2015, que dispõe sobre os Consórcios Interfederativos de Saúde. O projeto segue para o governador Rui Costa, que tem 15 dias para sancionar. Os consórcios consistem na união entre dois ou mais entes, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. O texto original do projeto de lei pode ser baixado no site da Alba.

No caso dos consórcios de saúde, os prefeitos de uma região, que já tiveram acesso a informações do projeto em uma série de encontros com gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), poderão compor o consórcio, formalizados como uma associação pública, com personalidade jurídica de direito público e de natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos.

Para os primeiros consórcios formados, uma das contrapartidas do governo estadual será a entrega de uma policlínica com investimento de R$ 12 milhões. A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de co-financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante, um total de cerca de R$700 mil. A unidade contará com todos os equipamentos para funcionar numa cidade-sede da região. Uma policlínica padrão deve atender uma região de 500 mil pessoas.

Estação Meteorológica é instalada em Guajeru

Sexta / 18.09.2015

Por Aloísio Costa

A ação integra uma rede de monitoramento, que permite um salto qualitativo nas informações e considerável melhoria no acompanhamento climático

O município de Guajeru recebeu uma Estação Meteorológica para coleta de dados referentes aos índices pluviométricos e índices de umidade do solo que foi instalada na Fazenda Olaria, que possibilita a leitura instantânea destes dados que serão transmitidos automaticamente via celular. Esta ação, coordenada pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), integra uma rede de monitoramento meteorológico que permite um salto qualitativo nas informações geradas, possibilitando assim, uma considerável melhoria no acompanhamento climático que servirá de apoio na tomada de decisões, sobretudo nas políticas públicas, a exemplo do zoneamento agrícola. Segundo Izaías Rodrigues, Técnico Agrícola do município, “a base, que já está instalada no município, será uma ferramenta inovadora para a produção agrícola, visando assim a melhoria do setor produtivo e da vida do homem do campo”.

Polícia Civil avalia produtividade de delegados baianos

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, essa é uma forma de aprimorar o trabalho (Foto: Pedro Moraes/GOVBA)

Os delegados baianos começaram, no mês de setembro, a responder e preencher formulários individuais que devem, no final do mês, apresentar o primeiro diagnóstico da produtividade de cada um desses profissionais. O objetivo é acompanhar os trabalhos e conhecer as dificuldades que impedem um maior rendimento e aproveitamento do pessoal, com avaliações mensais. Para a Polícia Civil, medir a eficiência dos profissionais qualitativa e quantitativamente é fundamental para conhecer não apenas a estrutura do sistema e suas deficiências, mas também para apresentar soluções e construir um método de acompanhar os trabalhos realizados em cada delegacia.

Essa será só a primeira Avaliação de Produtividade Individual dos Delegados, que acontecerá mês a mês e vai permitir que sejam montadas estratégias para aumentar o comprometimento dos profissionais, além de valorizar o trabalho dos mais eficientes e ainda avaliar a necessidade de capacitação e requalificação dos profissionais.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, essa é uma forma de aprimorar o trabalho. “Queremos saber como os profissionais têm se envolvido com as unidades, saber o que tem dificultado o trabalho dessas pessoas, seja carência de recursos humanos, meios de produção, equipamentos ou dificuldades em gestão ou com a própria legislação”, afirmou o delegado-geral.

PREMIAÇÕES - Para valorizar aqueles profissionais com os melhores desempenhos, também serão realizadas premiações administrativas, com solenidades internas em que se reconhece a participação e a produtividade nas unidades, com obras da literatura jurídica, para ampliar o conhecimento do servidor e estimular ainda mais a eficiência. Para o delegado-geral, esse é um resultado técnico que vai permitir acompanhar com eficácia a evolução do trabalho prestado. “O profissional tem que encarar que está fazendo um papel de responsabilidade e esse acompanhamento vai servir para fortalecer e valorizar as atividades que realiza. Ninguém que exerce sua função de maneira responsável deve ter receio de ser avaliado, se a instituição dá retorno, dando apoio nas ações, conhecendo as dificuldades. E esse é o nosso objetivo”, contou Bernardino Filho.

Malhada de Pedras: alimentação dos alunos é supervisionada por nutricionista

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A merenda escolar é servida de acordo com as normas do PNAE e o cardápio foi elaborado por uma nutricionista

Visando garantir uma alimentação de melhor qualidade aos 1.700 alunos que estudam na rede municipal de ensino – consideradas as escolas de ensino básico, do campo, Programa Mais Educação, escola de tempo integral sede e creche Pró-infância, a Secretaria de Educação de Malhada de Pedras segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contratou a nutricionista Patrícia Coqueiro para auxiliar na elaboração do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais que atuam no setor. ‘Utilizamos no cardápio oferecido aos alunos, 30% dos alimentos, no mínimo, provenientes da agricultura familiar. São produtos com menos produtos químicos e isto contribui para que os nossos alunos tenham uma merenda de melhor qualidade’, destaca a Secretária de Educação Edna Pereira.

Além de auxiliar no desenvolvimento do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais que trabalham no preparo da merenda escolar, a nutricionista Patrícia Coqueiro ainda realiza palestras nas escolas, abordando a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças e jovens. ‘A presença da nutricionista é sempre marcante nas escolas, tanto para orientar o preparo das refeições, como para trabalhar estas questões da educação alimentar com os alunos. Desde o início do ano temos realizado palestras em todas as escolas, abordando a nutrição e a alimentação saudável, como também a saúde bucal’, afirmou Edna Pereira.

A Secretária destacou ainda que a melhora na qualidade da merenda oferecida aos alunos é fruto de uma ação integrada com: a Secretaria de Agricultura, que faz a interlocução com os agricultores familiares; e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), que fiscaliza a qualidade dos alimentos e o modo de preparo dos mesmos. Atualmente, 12 pequenos produtores de Malhada de Pedras fornecem alimentos, a exemplo de frutas, raízes, legumes, farinhas, folhosos, leguminosas, biscoitos de tapioca e frango caipira.

Além de auxiliar no desenvolvimento do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais, a nutricionista ainda realiza palestras nas escolas

Caetité: excedentes são convocados para exame de direção veicular

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O exame será realizado no próximo dia 26/09/2015 (sábado), às 08h00, na Garagem Municipal (Foto: reprodução/internet)

A S&R Concursos e Pesquisas LTDA, no uso das suas atribuições, está convocando, para a 2ª Etapa do Exame de Direção Veicular, os motoristas excedentes do Processo Seletivo de Caetité N.º 001/2013. O exame será realizado no próximo dia 26/09/2015 (sábado), às 08h00, na Garagem Municipal, localizada na Rodovia Caetité/Brumado, S/N.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS NO EDITAL EM ANEXO

Eleições do Clube Social de Brumado: Sócio questiona ‘nova’ postura da Chapa Superação

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

As eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado acontecem na próxima segunda, dia 21.

A Redação do Site Sertão Hoje foi contatada por um sócio do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado, que preferiu ter a identidade mantida em sigilo por medo de qualquer tipo de represália, afirmando ter se surpreendido com uma ligação da candidata a Presidente do Conselho Deliberativo. Segundo ele, a candidata que em todos os momentos havia se posicionado contra a eleição direta para Presidente da Diretoria Administrativa, teria afirmado que defende e vai propor esta mudança.

‘Não entendi. Durante toda a campanha eles falaram o contrário, que são contra a eleição direta para Presidente e agora ligam para mim dizendo que querem mudar. Será que querem mesmo, ou estão com medo de perder a eleição e para não perder estão tentando vender a ideia de que são eles que defendem esta mudança?’, questionou.

O sócio afirmou ainda que os membros da chapa ‘Superação’ primeiro tentaram ‘vender’ a ideia que o objetivo da Chapa ‘Diretas Já!’ era acabar com os Conselhos Deliberativo e Fiscal para que o Presidente tivesse poderes ilimitados, o que segundo ele não é verdade. ‘Todos sabem que a proposta da ‘Diretas Já!’ é que os conselhos Deliberativo e Fiscal sejam mantidos e que os sócios passem a votar também na eleição da Diretoria Administrativa’, afirmou. Atualmente, os sócios votam na eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Já a Diretoria Administrativa, que é quem efetivamente toma as decisões no dia-a-dia e efetivamente administra o Clube Social é eleita apenas pelos votos dos 20 conselheiros deliberativos, sem a efetiva participação do sócio.