Sertão Hoje

Sertão Hoje

Servidores do legislativo brumadense parabenizam vereador Weliton Lopes pela aprovação na OAB

Terça / 09.06.2015

Lopes  que acaba de conquistar mais uma vitória em sua caminhada – a aprovação no exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, mesmo antes de concluir o seu curso de bacharel em Direito. O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente Trabalho, foco e muita dedicação. Assim foi e tem sido a rotina diária do vereador Weliton credenciada. Ele  é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia). Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito, situação em que se coloca Weliton Lopes, que está concluindo. Parlamentar atuante, sempre apresentando no legislativo proposições que evidenciam as necessidades da população, urbana ou rural, Weliton se destaca no cenário político atual, onde busca o comprometimento com as causas sociais e econômicas do país, que refletem diretamente na vida cotidiana das cidades. Vale destacar que, segundo as estatísticas a segunda fase do XVI Exame da OAB, foi a pior no índice de aprovação, quando do total de 56.619 habilitados para segunda fase, somente 39,42% foram aprovados. Se forem contabilizados todos os inscritos 111.816 o índice de aprovação fica ainda mais baixo - apenas 19,96%. Portanto, por sua determinação, os servidores da Câmara Municipal de Brumado parabenizam o cidadão Weliton Lopes, assim como a figura política, pela sua importante conquista no exame da OAB, que representam um novo horizonte nesta jornada que só se inicia.   

Paramirim: Praça Santo Antônio é entregue totalmente revitalizada

Terça / 09.06.2015

Por Fagner Abreu

Paramirim está em festa! Alegre por estar a comemorar o padroeiro Santo Antônio com doze dias de festa e pela entrega da Praça Santo Antônio  que sempre foi o  principal ponto de entretenimento da cidade. A praça, totalmente reformada e com uma arquitetura moderna, foi inaugurada oficialmente na noite do dia 06 e contou com a presença de milhares de pessoas do próprio município e de cidades vizinhas. O novo espaço sofreu várias intervenções paisagísticas, tendo ganhado canteiros com espécies ornamentais, áreas gramadas e arborizadas, além de bancos, coretos, rampas de acessibilidade, corrimãos e uma bela fonte luminosa, oferecendo desta forma aos frequentadores um ambiente bonito e saudável. A obra começou no dia 16 de junho de 2014 e passado quase um ano, o prefeito Júlio Bernardo se mostrou bastante satisfeito com o resultado. “Estou muito feliz. É uma obra que há muito já vinha sendo pensada por mim desde quando mudamos a feira para um espaço mais moderno. A praça foi perdendo a força com o comércio, mas ela sempre foi berço cultural do nosso município. Precisávamos intervir, revitalizar e reformar.  Queremos que a população tenha um lugar para passear, se distrair, caminhar  e viver em comunidade. Isso representa mais qualidade de vida”. Estiveram presentes no ato inaugural o Monsenhor Santos, que abençoou o novo espaço; a Lira Nossa Senhora da Graça, do distrito de Canabravinha; secretários de governo, o vice prefeito Robson Martins e vereadores. O cantor e compositor Som Moreno apresentou uma melodia, de sua autoria, em homenagem a praça. O secretário de Cultura, Antônio Gilvandro, contou a história da praça e o legado histórico para o município. 

Brumado: Forró do Sítio Novo 2015 começará pontualmente às 18 horas

Terça / 09.06.2015

A “high quality” sempre foi o padrão adotado pela produção do Forró do Sítio Novo, um evento que ao longo dos anos se tornou numa grande referência regional de alegria e diversão. Nesse portfólio, um dos pontos de maior exigência é o horário do evento, então, a produção do Forró do Sítio Novo comunica que a abertura oficial da festa acontecerá pontualmente às 18 horas. A ordem das atrações também já está definida e começará com a apresentação da dupla Max e Léo; em seguida o rei do forró, Edgar Mão Branca; após o Trio da Huanna esquentará ainda mais o clima da alegria e um dos grandes nomes da música brasileira da atualidade, Adelmário Coelho encerrará o evento de forma magistral, que será regado com muitas comidas típicas e a sabor de Brahma e Antarctica, as cervejas oficiais do Forró do Sítio Novo 2015. São as últimas horas para você garantir o seu ingresso e participar deste que é o maior evento de Brumado e região que acontecerá neste sábado (13), então corra agora mesmo e vá até um dos postos de venda: Tiazinha Distribuidora, Bar do Rei (Bairro das Flores), Bocas Grill, Salão WN (Rua Arthur Revenster) ou com os comissários. Forro do Sítio Novo 2015 a alegria no estado genuíno

Prefeito de Caetité recebe visita do novo presidente da Bahia Mineração

Terça / 09.06.2015

Por Henrique da Mata

Vice-prefeita Fátima Oliveira, prefeito José Barreira, presidente da Bamin Cláudio Menezes e a deputada estadual Ivana Bastos - Foto: Manoelino Ferreira

O prefeito José Barreira recebeu nesta segunda-feira (8), em seu gabinete, a visita do novo presidente da Bahia Mineração (Bamin), Cláudio Menezes, e da deputada estadual Ivana Bastos. O encontro serviu para discutir o compromisso da empresa com Caetité e a região do sudoeste baiano. Menezes assumiu o cargo em maio, substituindo  José Viveiras. De acordo com ele, o encontro com o prefeito José Barreira foi fundamental para a relação com o poder público municipal. “Foi um encontro muito produtivo. Nós temos muitas metas que são mútuas, esse entendimento nosso é proveitoso para a Bamin e também para a população de Caetité e região”, ressaltou. A deputada Ivana Bastos, que também participou da reunião, destacou a importância da visita do presidente da Bamin. “Foi importante para a gente debater temas fundamentais. Esse é um trabalho que a gente acredita que vai ser a redenção da nossa região. Estamos juntos na luta pelo Porto Sul e pela Ferrovia Oeste Leste”, disse. O prefeito José Barreira destacou o papel da multinacional para o desenvolvimento da região. “Tivemos sempre uma relação muito boa e agora com o novo presidente vamos continuar contribuindo para com os projetos importantes para o nosso município. Um projeto dessa natureza impacta Caetité e toda a região, por isso estamos à disposição para contribuir com os projetos da empresa”.

Grupo espanhol amplia indústria de energia eólica na Bahia

Terça / 09.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Gamesa investiu R$ 30 milhões na expansão e tem a expectativa de gerar 570 empregos até o final do ano (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Estimulada pelos ventos que impulsionam a economia baiana e incentivada pelo poder público, a cadeia produtiva de energia eólica acaba de receber um novo reforço, com a inauguração da ampliação da planta da Gamesa, empresa espanhola de tecnologia eólica, que investiu R$ 30 milhões na expansão e tem a expectativa de gerar 570 empregos até o final do ano, sendo cerca de 90% de mão de obra local. A unidade produzirá nacelles, compartimento que abriga todos os componentes essenciais para a produção da energia gerada pelos ventos – o gerador, a caixa de velocidades e o sistema de transmissão. A nova linha de produção conclui a segunda etapa do projeto de implantação na Bahia da empresa espanhola, um dos mais importantes grupos industriais do mundo. A primeira consistiu da instalação da fábrica de motores, inaugurada em 2011, com a capacidade para produzir 150 unidades/ano. O governador Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, executivos da empresa e demais autoridades participaram do evento realizado na Rua dos Polímeros, Polo de Camaçari. "Todos somos entusiasmados por esta energia. Uma das nossas prioridades é verticalizar a cadeia produtiva da energia eólica no estado. Além de gerar empregos durante a fabricação, a implantação das torres está dinamizando a economia no semiárido baiano, que recebeu novos hotéis, restaurantes, além do arrendamento das terras para implantar as torres. Uma revolução econômica e social para estas cidades", destacou Rui.

Codevasf realiza peixamento para marcar Dia Nacional em Defesa do São Francisco

Terça / 09.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O peixamento fez parte da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”

Para marcar o Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) realizou um peixamento que introduziu no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, cerca de cinco mil alevinos da espécie curimatã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf localizado em Xique-Xique, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

O peixamento fez parte da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e  ocorreu após uma caminhada que contou com a presença de empregados da Codevasf. “É muito importante ver tanta gente fazendo parte dessa caminhada. Torcemos para que essa conscientização não se resuma a essa manifestação, mas se torne cotidiana”, diz o coordenador do Comitê, Cláudio Pereira.
 
Mudas nativas - Ao longo da semana, a Codevasf participou de outras atividades no Médio São Francisco baiano, relacionadas à Semana do Meio Ambiente. Na segunda-feira, por exemplo, uma equipe, sob a coordenação de técnicos da Unidade Regional de Meio Ambiente, realizou uma visita à Escola Quilombola Josina Maria da Conceição, da comunidade ribeirinha e quilombola de Lagoa das Piranhas, também no município de Bom Jesus da Lapa.

Malhada de Pedras: Audiência Pública discutiu o Plano Municipal de Educação

Terça / 09.06.2015

Por Luís Gustavo

Na última sexta-feira (05), foi realizado no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB), em Malhada de Pedras, uma Audiência Publica para debater o Plano Municipal de Educação, que valerá pelos próximos 10 anos (2016 a 2025). Toda a comunidade local foi convidada para participar da audiência, que contou com a participação ativa dos alunos da rede municipal de ensino, que realizaram apresentações de projetos. Os alunos do CERB, por exemplo, realizaram uma oficina de reciclagem do óleo de cozinha e de garrafas pet. As salas de aula do colégio foram transformadas em stands de produtos confeccionados pelos alunos do Projeto Mais Educação, desenvolvido nas escolas do município. A Audiência Pública foi iniciada por volta das 09h00 e se estendeu até as 17h00, contando com uma vasta programação. Além de discutir propostas e projetos visando a melhoria da qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino, durante o evento buscou-se debater a forma como o processo de ensino-aprendizagem pode fazer com que os jovens de Malhada de Pedras explorem toda a sua potencialidade.

Weliton Lopes acompanha patrolamento de estrada em Ubiraçaba e solicita outras benfeitorias para região

Terça / 09.06.2015

Por Eliana Costa

O distrito de Ubiraçaba tem recebido uma atenção especial do parlamentar que realizou visita na localidade a fim de verificar in loco as principais necessidades

A parceria para efetivação de benefícios para a comunidade brumadense tem sido uma das principais bandeiras do mandato do vereador Weliton Lopes e para tanto tem realizado proposições que reflitam as necessidades das localidades rurais e urbanas, direcionando-as ao poder executivo municipal ou aos órgãos competentes de outras esferas governamentais.

O distrito de Ubiraçaba tem recebido uma atenção especial do parlamentar que realizou visita na localidade a fim de verificar in loco as principais necessidades relatadas pelos moradores, assim como acompanhar o trabalho de recuperação da estrada que liga a comunidade de Marquinhos/Ubiraçaba a Lagoa de São João/Samambaia a BR-030.

Para que seja concretizado o serviço de patrolamento nas estradas vicinais de outras localidades da região, a exemplo, de Boi Morto e Represo o vereador foi autor de proposição solicitando que a máquina patrol não seja deslocada até que todos os serviços sejam concluídos.

Outras benfeitorias também foram solicitadas por Weliton Lopes para Ubiraçaba que devem contemplar a parte de iluminação pública que se apresenta deficitária, destacando a praça e o cemitério.

“Temos buscado atender as reivindicações dos moradores da região de Ubiraçaba contando sempre com o trabalho de parceria com a administração municipal. Cabe a nós, parlamentares, indicarmos as principais carências das comunidades para que possam ter uma vida de melhor qualidade”, observou Weliton Lopes.   

Codevasf apoia repovoamento de peixes em barragens do Médio São Francisco baiano

Terça / 09.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Município de Caetité recebeu 120 mil alevinos de tilápia

Uma ação de peixamento realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caetité introduziu 120 mil alevinos de tilápia em sete barragens públicas de cinco comunidades rurais do município, na região do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa. O repovoamento aconteceu em barragens das localidades de Cabeça da Onça, Lagoa dos Bois, Lagoa Azul, Galho Torto e Serragem. “Serão beneficiadas diretamente cerca de 300 famílias, que residem nas cinco comunidades beneficiadas. Mas o repovoamento deverá atender a muito mais famílias que vivem por perto. E esperamos contar com a parceria da Codevasf para fazer mais peixamentos em mais comunidades”, afirmou Amauri Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caetité. Os alevinos são  produzidos e cedidos pela Bahia Pesca – empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) –, graças a uma parceria firmada entre as duas empresas que permite que a Codevasf realize peixamentos em vários municípios da Bahia, entre eles Caetité, Igaporã, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Malhada, Santa Maria da Vitória, Sítio do Mato e Tanque Novo, com os alevinos produzidos pela Bahia Pesca. Em contrapartida, a Bahia Pesca está recebendo da Codevasf a ração que é utilizada nas unidades produtivas da empresa, operadas por associações de pescadores das cidades de Barra, Caculé e Paramirim.

Campanha da Magnesita consegue 118 doações de bolsas de sangue em Brumado

Terça / 09.06.2015

Por Maria Alice Vila

Material foi encaminhado para as unidades de saúde da região

A campanha de doação de sangue feita entre funcionários e terceiros da Magnesita terminou na última semana, totalizando 118 bolsas coletadas. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas. Além da cidade de Brumado, o material coletado foi encaminhado para as unidades de saúde de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Dom Basílio, Macaúbas e Vitória da Conquista. Com duração de 50 dias, a iniciativa mobilizou os funcionários da empresa. “Doar sangue é doar vida. É doar esperança a quem não tem!”, explica Mariane de Farias, que trabalha na área de Controle de Qualidade da companhia. “A Magnesita está de parabéns por incentivar, motivar e conscientizar seus colaboradores sobre essa atitude tão nobre. Me sinto feliz em fazer parte dessa empresa”, completa. Segundo a analista da área de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa, Lucilla Soledade, essa é a primeira vez que a empresa promove o projeto. “É importante para a Magnesita não apenas contribuir para o aumento dos estoques dos bancos de sangue da região, mas também incentivar nossos funcionários a fazerem disso um hábito”, explica Lucilla.

Governo de Caculé, entidades e comunidade se uniram em ação para festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Segunda / 08.06.2015

Por Tayga Cruz

5 de Junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar essa data foram realizadas ações de proteção e cuidado com o meio ambiente na sede do município e no Povoado da Várzea Grande. O objetivo do movimento foi unir forças e sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente tornando o planeta mais sustentável e para o cuidado da nossa cidade deixando-a cada vez mais limpa e saudável.No dia 03 junho, as equipes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cooperativa de Catadores Catando a Vida estiveram na Praça Deoclídes Cardoso distribuindo mudas nativas e trocando 10 garrafas PET de 2 litros por uma linda sacola retornável. Já na manhã do dia 07 de junho as equipes juntamente com os alunos do CETEP visitaram a comunidade de Várzea Grande e além da distribuição de mudas e troca de garrafas, realizaram a Pegada Ecológica, um trabalho de mobilização da comunidade, através de campanha motivacional que, de porta em porta, envolveu a totalidade daquela população, apresentando “o que é” a Pegada e orientando sobre a Coleta Seletiva; mutirões de limpeza, abrangendo a comunidade local; educação ambiental, por meio de palestras.

Igaporã participa da XIV semana do Rio São Francisco realizada em Ibotirama

Segunda / 08.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Igaporã participaram da XIV Semana do Rio São Francisco realizada no período de 01 a 05 de junho de 2015. Destacou-se no evento como uma das progra

A Secretaria de Cultura de Igaporã montou um stand no evento - Água, sustentabilidade e Vida – para divulgar as atividades, divulgar o livro As Palavras Pedem Passagem e contribuir com informações a respeito do consumo responsável da água por todos. O evento como um todo, além da importância da temática e movimentar a região, foi muito prestigiado pelos muitos municípios  que fazem parte do Território Velho Chico. A programação de Encerramento da XIV Semana do Rio São Francisco, em Ibotirama, contou com apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Fumaça /Associação Capoeirense de Esporte de Esporte e Lazer (ACEL), roda de Sambas e Reisados - Barro Vermelho “Três Reis Magos” (Oliveira dos Brejinhos), samba de Roda da Reforma Santana (Muquém do São Francisco), grupo de Reisado do Cantinho “Carmélio e Nega” (Ibotirama), dança do Toré com Aldeia Kiriri (Muquém do São Francisco), grupo Zabumba Alecrim (Paratinga), grupo “Vozes das Muribecas” (Oliveira dos Brejinhos), grupo de Percussão “Projeto Batuque no Fundão” (Associação Beneficente de Mãos Dadas de Ibotirama), grupo de Jovens de Muquém do São Francisco Coreografia com a música “Rio São”, recital poético com Uilian Bispo (Paratinga), participação musical com João Pereira (Paratinga), participações musical de Adriano Casanova (Ibotirama), Welton Gabriel (São Gabriel), Joilson Melo (Oliveira dos Brejinhos) e do grupo “Morão di Privintina” (Bom Jesus da Lapa). O evento contou ainda com o Grupo de Forró “Baião de Três” (Gerri Cunha, Hilário Passos e Danilo Ormonde), feira de produtos, artes e artesanatos dos municípios do Velho Chico.

Caetité: Secretaria de Meio Ambiente realiza I Seminário de Energias Renováveis

Segunda / 08.06.2015

Por Thayná Lima

Com o tema ‘Matriz energética e as contribuições renováveis de Caetité’ será realizado o I Seminário de Energias Renováveis

A prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, realiza o I Seminário de Energias Renováveis, com o objetivo de reunir estudantes e a população caetiteense em geral para discutir a matriz energética do país e compreender os fundamentos e aplicações das fontes de energias renováveis, visualizando o papel de Caetité no cenário nacional. O evento será realizado no auditório do CETEP, dia 10 de junho, com a realização de uma Mesa de Abertura na parte da manhã, conduzida por três palestrantes, quando especialistas apresentarão as deficiências da matriz energética no Brasil e as alternativas de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica e energia eólica, expondo, também, o cenário da eficiência energética do município.  Durante a tarde, serão realizadas oficinas diversas cujo público alvo envolve professores, estudantes do ensino médio, técnico e superior. O evento tem o apoio das empresas Renova Energia, Força Eólica do Brasil e Eólicas Caetité.

Brumado: Modera realizou atividades em homenagem ao dia do Meio Ambiente

Segunda / 08.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na nascente Olhos D'Água os ativistas do Modera recolheram lixo

Logo pela manhã, às 07:00 horas, ativistas do Modera ministraram palestra a funcionários da Intercement, sob o tema “Problemas ambientais e de saneamento no Município de Brumado”. Às 14:00 horas, também com o mesmo tema, ministraram palestra aos estudantes do CEEP (ex-Colégio Modelo), dentro da programação da Semana de Meio Ambiente daquela Escola. O tema escolhido serviu para mostrar que o Município de Brumado está inserido numa crise de civilização, decorrente de um sistema econômico que faz a exploração desordenada dos seres da natureza e se utiliza de um método de construção e transmissão do conhecimento, que não reconhece a ligação entre os seres, reforçando assim os impactos ambientais negativos.  Participando da Mostra Circuito Tela Verde promovida pelos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente e realizada pela SEMAR em Brumado, na Praça Coronel Zeca Leite, o Modera abriu um stand com faixas, murais e folhetos de Educação Ambiental. As atividades dos membros do Modera em homenagem ao Meio Ambiente continuaram no início da manhã do dia 6, sábado, por meio de uma caminhada com funcionários da Intercement, rumo à nascente Olhos D'Água para recolhimento de lixo. Prestigiando a atividade, o Secretário da SEMAR, Frederico Neves, declarou que a sua Secretaria irá cercar, limpar e revegetar o entorno da nascente. E encerrando as atividades, o Programa Ambiente em Mente, produzido pelo Modera e levado ao ar pela Rádio Nova Vida, no sábado, das 11:00 às 12:30 horas, proporcionou um momento de música ao vivo com apresentações dos alunos da Escola Nice Públio e do Coordenador do Modera, Henrique Rocha. Os alunos cantaram a canção “Tempo de Mudar” e o Coordenador, a sua composição “Sofrimento do Planeta”.

Lagoa Real já conta com carimbo e selo personalizados dos Correios

Segunda / 08.06.2015

Por Maria Nunes

Rondiele Queiroz de Carvalho e prefeito Zezinho (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

A solenidade de lançamento do carimbo comemorativo e selo personalizado em homenagem aos 25 anos da missa dos vaqueiros e vaquejada marcou o dia 07 de junho, como data histórica para o município. A solenidade aconteceu à tarde e  contou com a presença do gerente dos correios da região de vendas oeste da Bahia, Sr. Rondiele Queiroz de Carvalho, representando o Diretor regional dos correios da Bahia, Sr. Cláudio  Moras Garcia. Na imagem do selo personalizado criado para este evento visualiza-se a esquerda  a imagem de dois vaqueiros e, à direita, o símbolo criado para comemorar as Bodas de Prata, composta pelo numeral 25. Assim foi lançado através do Ministério das Comunicações e os Correios por meio da Diretoria Regional da Bahia. O Prefeito Zezinho recebeu uma réplica contendo o carimbo e o selo.  O carimbo e o selo ficarão na agencia do Correio de Lagoa Real e  será usado em todas as correspondências. O selo foi impresso pela Casa das Moedas do Brasil, com a legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos correios. Muito feliz e honrado, Zezinho ressaltou a importância deste gesto dos Correios  para com o município de Lagoa Real.