Sertão Hoje

Sertão Hoje

Polícia Militar recupera veículo na cidade de Ibicoara

Quarta / 01.04.2015

No final da tarde da última sexta-feira (27), a Polícia Militar de Ibicoara recuperou um veículo automotor (VW gol), que teria sido roubado por três elementos armados na zona rural do município no dia anterior. O veículo foi recuperado nas proximidades da pista de Cross da localidade do Pau Ferrado, zona rural, e apresentado na delegacia de polícia de Ibicoara. O delegado titular, Alex Wendel, continua realizando as investigações para identificar os autores do crime. 

PM de Tanhaçu e Cipe/Sudoeste realizam abordagens em casas de prostituição de Tanhaçu

Quarta / 01.04.2015

A Polícia Militar de Tanhaçu realizou, em parceria com a Cipe/Sudoeste, abordagens diversas em várias casas de prostituições na cidade de Tanhaçu com o intuito de localizar uma traficante conhecida por Carla.  Esta, ao perceber a movimentação, jogou um short com 15 (quinze) papelotes de maconha no quintal do bar e depois se sentou em uma das mesas. Contudo, os policiais militares localizaram e apreenderam os 15 (quinze) papelotes de maconha, conduzindo Carla para a Delegacia de Polícia de Tanhaçu. No local, a traficante foi autuada em flagrante de delito por tráfico de droga pelo delegado Alex Wendel, que é titular na cidade de Ibicoara e substituto em Tanhaçu. Carla Pereira dos Santos é natural do município de Riacho do Santana, mas reside em Brumado. A traficante permanecerá custodiada, provisoriamente, na carceragem da Delegacia de Polícia de Tanhaçu, à disposição da justiça. 

Caculé: APECA premia os melhores alunos de 2014

Terça / 31.03.2015

Por Tayga Ribeiro

Depoimentos durante a solenidade de premiação demonstram alegria pela evolução da educação de Caculé

A Associação de Apoio à Educação de Caculé, com o apoio do Governo de Caculé e o Comércio Local, realizou na noite do dia 25 de março, quarta-feira, um evento de premiação dos melhores alunos em 2014. A solenidade contou com as presenças do presidente da APECA, Rubem Ivo, do prefeito de Caculé, Beto Maradona, da presidente da Câmara, Sônia Santana, da Secretária Municipal da Educação e Cultura, professora Adailde Fernandes Cruz Teles, representante da SINTRAC, Manoel Messias, da Diretora Núcleo Regional de Educação (NRE 13), Anaíde Fernandes da Silva, de representes da Loja Maçônica e do comércio local.

Na oportunidade o prefeito de Caculé destacou a importância da educação na formação e sucesso profissional. “É através da educação que conseguimos transformar a sociedade e melhorar todos os índices socioeconômicos”, salientou. Emocionado, o presidente da APECA encerrou o evento agradecendo todos que somaram a forças na execução das tarefas realizadas durante o ano de 2014. “Agradeço aos alunos pelo seu desempenho escolar, agradecimento entendido aos dirigentes e aos professores pelo estimulo e preparo, ao prefeito e a secretária pelo acesso irrestrito que facilitou muito o nosso trabalho”, disse o presidente. 

Escolas municipais e alunos recebem premiação pelo empenho e dedicação no trabalho realizado durante o ano de 2014

2ª edição do Caetité Metal Open Air acontecerá em abril

Terça / 31.03.2015

Caetité será palco pela segunda vez do maior evento de heavy metal do interior da Bahia

Nos dias 10, 11 e 12 de abril Caetité receberá a segunda edição do Caetité Metal Open Air. Um evento que busca novos olhares para o cenário musical e cultural da cidade, através da difusão e acesso gratuito a apresentações de doze grupos musicais. Bandas como a Uneathly do Rio de Janeiro, Escarnium de Salvador, Sweet Storm de Uberaba, e os caetiteenses da Natural Hate farão a alegria dos amantes do heavy metal. O evento terá ainda a execução de oficinas, mostras de documentários e workshop, tendo por excelência englobar a cultura do rock e heavy metal a outras artes como a fotografia, cinema, circo e a outros estilos musicais como a música erudita, jazz e blues. Tudo isso de forma gratuita e convidativa. Realizado por Vinícius Toledo, vocalista da banda Natural Hate, o evento tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda via edital de Territórios Culturais da FUNCEB - Fundação de Cultural do Estado da Bahia e apoio de logística da Prefeitura Municipal de Caetité. 

Brumado: Autoridades se reúnem para debater Plano de Mobilidade Urbana

Terça / 31.03.2015

Por Sérgio Mauro

Na quinta-feira (26), o Secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Cardoso, se reuniu com: a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Dra. Fabrícia Pinchemel; o Superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Clidemar Amorim Rizério; e as funcionárias Rosa Ataíde e Viviane Alves, com o objetivo de elaborar o 'Termo de Referência' do Plano de Mobilidade Urbana, em obediência a Lei 12.587/2012. Após 17 anos de tramitação no Congresso Nacional, as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, foram regulamentadas pela Lei 12.587/2012. A Lei visa contribuir para instituir as diretrizes e dotar os Municípios de instrumentos que melhorem as condições de mobilidade nas cidades brasileiras. Além de priorizar veículos não motorizados e o transporte público coletivo, a lei define os princípios de acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável, equidade no acesso ao transporte público coletivo, eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte e na circulação urbana, segurança nos deslocamentos, justa distribuição dos benefícios e ônus no uso dos deferentes modos no uso do espaço de circulação nas vias e logradouros públicos. 

Presidente da Câmara de Brumado participa de formatura e destaca importância do IFBA

Terça / 31.03.2015

Por Eliana Costa

O parlamentar ao fazer uso da palavra destacou a importância do Instituto para o Município que oferece cursos de excelência

Na sexta (27), o vereador Alessandro Lôbo e Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Brumado participou da formatura dos alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado. Fazendo parte da composição da mesa juntamente com outras autoridades locais o parlamentar ao fazer uso da palavra destacou a importância do Instituto para o Município que oferece cursos de excelência, oportunizando aos alunos o ingresso no mercado de trabalho com uma alta bagagem de conhecimento. “Ficamos extremamente felizes por fazermos parte deste importante momento, pois também direcionamos nossos esforços para que o IFBA fosse instalado em nossa cidade, sempre pensando em oferecer uma educação de qualidade aos nossos jovens. Hoje já podemos colher os frutos e ratificar que com a união podemos ir muito mais além do que imaginamos. Como representante do legislativo posso afirmar que estaremos sempre empenhados na busca de uma educação de qualidade”. Finalizando parabenizou todos que compõem o corpo docente e discente do Instituto Federal da Bahia pelo extraordinário trabalho que veem realizando a frente da instituição.

Prefeito de Barra da Estiva participa do lançamento do Pacto pela Educação

Terça / 31.03.2015

Prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) foi um dos 397 prefeitos que participaram da solenidade (Foto: divulgação)

O Prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (Dinho), acompanhado da Secretária Municipal da Educação, Maria de Lourdes, participaram na manhã desta segunda (30) do Ato de Lançamento e Assinatura do Pacto da Educação do Governo do Estado – Educar para Transformar. O programa terá cinco eixos: colaboração entre estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parceria com universidades, empresas e outras organizações sociais e integração entre família e escola. Estiveram presentes no lançamento, além do Governador Rui Costa e do Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto: 397 prefeitos, de acordo com a Presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Maria Quitéria.

Obras de reforma e ampliação da UBS do Campo Frio são entregues pelo Governo de Guajeru

Terça / 31.03.2015

Por Aloísio Costa

Ato de entrega das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da comunidade do Campo Frio aconteceu no dia 26

Na manhã desta quinta-feira, 26 de março, o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à comunidade do Campo Frio, zona rural do município, as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde daquela localidade. O ato de entrega reuniu profissionais da área da saúde que atuam na unidade, autoridades políticas, profissionais de outras áreas e moradores das localidades que fazem parte da área de cobertura da unidade que atente cerca de 530 famílias de comunidades como: Sanguessuga, Lajedo, Tabuleiro de Dentro, Curralinho, Riacho das Pedras e Lagoa do Arroz, entre outras.

Em seu discurso o prefeito Gil Rocha voltou a destacar o empenho do Governo Municipal na realização de ações de melhoria da saúde em Guajeru e da satisfação em estar entregando à comunidade a UBS reformada e ampliada, oferecendo assim melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os profissionais que nele atuam. “Estamos cumprindo mais uma etapa do nosso trabalho com a entrega da reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Campo Frio, assim como fizemos na unidade Santa Rosa. Nos próximos dias estaremos também realizando este mesmo ato na UBS da Cançela e da Bananeira, concluído assim os trabalhos nas quatro unidades do município.” Destacou Gil Rocha.

Bandidos explodem agência do BB de Rio de Contas

Terça / 31.03.2015

Agência do Banco do Brasil ficou bastante danificada (Foto: Leitor/Whatsapp)

Segundo informações do Site L12 Notícias, na madrugada de hoje (31), ladrões fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil (BB) de Rio de Contas. Segundo populares, o fato ocorreu por volta das 3h30 e teria sido praticado por cerca de oito bandidos fortemente armados, que chegaram ao local em veículos com características não identificadas. Com a explosão, a área dos caixas eletrônicos ficou totalmente danificada. A fachada do prédio e as dependências internas da agência também foram afetadas. Após a fuga dos bandidos, moradores se concentraram no local, relatando ter ouvido, além da explosão, disparos de armas de fogo. As polícias civil e militar foram acionadas e realizaram diligências na tentativa de capturar os bandidos. Um veículo Fiat Doblô chegou a ser incendiado pelos bandidos em uma das estradas vicinais do município para dificultar a ação da polícia.

Um carro foi incendiado pelos bandidos para dificultar a ação das polícias militar e civil (Foto: Leitor/Whatsapp)

Brumado: Projeto Noites de Humor foi sucesso em sua 2ª edição com Pisit Mota

Terça / 31.03.2015

Pisit Mota, ao lado dos artistas brumadenses Chiquinho Amorim e Moni Viana, que fizeram o show de abertura (Foto: divulgação)

O humorista Pisit Mota é conhecido pela espontaneidade e humor popular através dos vídeos da +1 Filmes, na internet. Com abertura musical de Moni Viana e Chiquinho Amorim, a apresentação de Pisit superou as expectativas do público na segunda edição do projeto Noites de Humor, neste último sábado (28) no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Segundo Paulo Esdras, produtor geral da Trolador Produções e Mídia (TPM), o público já tinha garantido o sucesso do evento através do sistema de financiamento coletivo para garantir a vinda do humorista, a maior revelação do humor baiano na atualidade. Pisit estava inspirado e arrancou gargalhadas da plateia e ficou no final para tirar fotos e fazer vídeos com os fãs, sempre com muita simpatia e disponibilidade. O artista da próxima edição será revelado ainda na primeira semana de abril. 

Guanambi: Plano Municipal de Educação será debatido em Audiência Pública

Terça / 31.03.2015

Por DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação está convidando toda a comunidade para a Audiência Pública a ser realizada no Auditório da Câmara de Vereadores. O evento está marcado para iniciar às 13h30min desta quarta-feira (01), oportunidade em que será reapresentada e aprovada a proposta de adequação do Plano Municipal de Educação de Guanambi à Lei 13.005/2014. O papel dos PMEs é planejar as políticas públicas de longo prazo, e deve ser  realizado com participação do governo e da sociedade civil, com isso, contribuir para a efetivação do acesso à educação. "O plano municipal é um instrumento de cidadania, de garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens e, ao mesmo tempo, é uma diretriz que faz com que as políticas não sejam modificadas à medida que as gestões vão mudando”, salienta Maristela Teixeira Cavalcante, Secretária Municipal de Educação.

Caculé: Cine de Férias exibe hoje (14) o filme A culpa é das Estrelas

Quarta / 14.01.2015

Por Tayga Ribeiro

As sessões ocorrem no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, segundas e quartas-feiras

Com o objetivo de garantir momentos de lazer e entretenimento no mês de janeiro, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, lança o Projeto Cine Cultural de Férias, uma excelente alternativa para fomentar o conhecimento através de exibições de grandes sucessos do cinema nacional e internacional.  A primeira exibição aconteceu na segunda-feira, 12 de janeiro, com o filme Meu Pé de Laranja Lima, uma belíssima adaptação à altura do grande livro escrito por José Mauro de Vasconcellos. A próxima apresentação do Cine Cultural de Férias acontece hoje, dia 14, às 19:30h, com o romance A Culpa é das Estrelas que conta a história de dois adolescentes que se conhecem e se apaixonam em um Grupo de Apoio para Jovens com Câncer (Não recomendado para menores de 12 anos). As sessões ocorrem no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, segundas e quartas-feiras, em horários alternados e com entrada franca.

Malhada de Pedras: Grupo da Melhor Idade realizou festa de confraternização

Quarta / 14.01.2015

Secretária de Assistência Social de Malhada de Pedras, Lia Teixeira fazendo a entrega de um dos brindes sorteados

A Secretaria de Assistência Social de Malhada de Pedras, que tem à sua frente a Secretária Lia Teixeira, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizaram uma festa de confraternização com os membros do Grupo de Convivência da Melhor Idade do Serviço de Fortalecimento de Vínculos. O evento marcou o encerramento das atividades do ano de 2014 e contou com a distribuição de panetones e sorteio de brindes entre os presentes. A animação ficou por conta de Maaza e Banda, tendo sido o evento prestigiado por muitos convidados e autoridades, abrilhantando ainda mais a sua realização. 

. O evento marcou o encerramento das atividades do ano de 2014

Barra da Estiva realiza 2º Encontro de Ternos de Reis

Quarta / 14.01.2015

O evento contou com extensa participação popular, destacando a importância que essa cultura tem para os barraestivenses

Aconteceu no domingo, dia 11, o 2º Encontro de Ternos de Reis de Barra da Estiva. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação, na Praça Rochael Alves da Silva, após a missa, onde o padre abençoou os 09 Ternos de Reis Presentes: RENASCER DO ORIENTE (PLACA), TERNO DE REIS DE ZÉ DE LOURO (CAPOEIRAS), ESTRELA DO ORIENTE (SEDE), CANÁRIOS DO JUAZEIRO (FARINHA MOLHADA), TERNO DE REIS DE GINETE, RAIZES DA TERRA (COMUNIADE QUILOMBOLA DE CAMULENGO), TERNO DE REIS DE PONTO DA PEDRA, TRÊS REIS MAGOS (MORRINHOS), e TERNO DE REIS DE ADELINA (SEDE). No município de Barra da Estiva a tradição do Terno de Reis se mantém viva a varias décadas, passando de geração em geração, sendo representados por diversos grupos oriundos dos bairros da cidade e área rural do município. O evento contou com extensa participação popular, destacando a importância que essa cultura tem para os barraestivenses. Segundo o prefeito Dinho, o encontro não pode deixar de acontecer, porque já faz parte do calendário cultural do município. Todos os grupos receberam um prêmio por participação, patrocinados pelo Prefeito Dinho e o Deputado Estadual Marquinho Viana.

Governador da Bahia busca recursos junto ao Ministério da Integração

Quarta / 14.01.2015

Foto: Adalberto Marques

A liberação de recursos para a execução de obras de infraestrutura hídrica, a fim de ampliar a oferta de água no estado, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, foi solicitada pelo governador da Bahia, Rui Costa, ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O destaque apresentado ao ministro, nesta terça (13), em Brasília, foi a transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco, obra batizada como Canal do Sertão, que prevê R$ 500 milhões em investimentos para o trecho inicial de 20 quilômetros, saindo de Juazeiro em direção a Senhor do Bonfim. "Com o Canal do Sertão, resolveremos a questão hídrica de todo o norte do estado", explicou Rui. O governador solicitou ainda parceria para a construção de seis novas barragens - Morrinhos, entre Piripá e Presidente Jânio Quadros; Casa Branca, entre Ibicoara e Mucugê; Campinhos, em Abaira; Médio Rio de Contas, em Contendas do Sincorá; Careta, entre Chorrochó e Macururé; e Inhobim, no município de Vitória da Conquista. Parte delas será usada para irrigação e consumo humano e outras serão destinadas a uma das finalidades.