Sertão Hoje

Sertão Hoje

Foi realizado nesse domingo (26) o VIII Encontro de Comunidades Negras e Quilombolas de Caetité

Segunda / 27.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em Caetité existem em torno de 25 comunidades negras, sendo 13 já certificadas pelo órgão competente, a Fundação Palmares.

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria de Educação, realizou nesse domingo (26), o VIII Encontro de Comunidades Negras e Quilombolas de Caetité, com o tema “Saberes e sabores dos quilombos”. Um momento importante, de integração e valorização da cultura negra, com atividades como dança afro, dança do pilão, cantigas de roda, terno de reis, apresentação de violeiros, e muito mais. O evento de comemoração pela Consciência Negra tem o objetivo de fortalecer, integrar e valorizar a cultura negra em nosso município e região, já que em Caetité existem em torno de 25 comunidades negras, sendo 13 já certificadas pelo órgão competente, a Fundação Palmares.

O Encontro é realizado pela Prefeitura de Caetité, Secretaria Municipal de Educação, Movimento de Mulheres Camponesas e pelos Conselhos Municipal e Territorial de Comunidades Quilombolas, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité. Foram cerca de mil pessoas mobilizadas para organizar e realizar um encontro carregado de conhecimento, integração e partilha. “O objetivo do encontro é valorização cultural e a elevação da autoestima das comunidades. O nosso encontro foi maravilhoso! Um misto de enaltecimento cultural, regionalismo, encantamento e orgulho. Eventos como esse proporcionam maior intercambio cultural entre as comunidades negras e quilombolas de Caetité”, comemorou o prefeito Aldo Gondim.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.