Sertão Hoje

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Projeto da Coelba ajuda a reduzir tempo de atendimento em caso de problemas na rede elétrica

Segunda / 20.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

previsão é de dobrar o número de sensores instalados em diversas regiões do estado já no primeiro semestre de 2018.

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, através projeto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), criou o "Sensor de Falta Inteligente”, que detecta problemas na rede de energia elétrica e reduz o tempo de acionamento para solução do problema de quatro horas para 12 minutos. Com comunicação via satélite, o sensor ajuda a diminuir a área que os técnicos da Coelba devem percorrer para localizar um defeito na rede elétrica, ganhando-se tempo e melhoria no atendimento. Os sensores ficam ligados nas redes elétricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação, o que contribui para a redução do tempo para solução de problemas.  Hoje, a Coelba conta com mais de 400 conjuntos de sensores instalados no sistema em elétrico baiano com essa finalidade, 150 em Salvador, e já disponibiliza a tecnologia para outras empresas do setor elétrico brasileiro. A previsão é de dobrar o número de sensores instalados em diversas regiões do estado já no primeiro semestre de 2018.

O programa de P&D da empresa conta atualmente com 12 projetos em andamento, sendo que 8 são desenvolvidos em parceria com as demais distribuidoras do Grupo Neoenergia, nos estados de Pernambuco e no Rio Grande do Norte. As iniciativas do programa são voltadas para sustentabilidade, segurança, qualidade, combate a perdas (furto de energia) e redes inteligentes, áreas estabelecidas como prioritárias pelo Grupo Neoenergia.

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