Sertão Hoje

Sertão Hoje

Nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, saiba a importância do diagnóstico precoce.

Segunda / 13.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

O diagnóstico pode ser revelado através de um simples exame de sangue para detectar se há alguma alteração na taxa de glicemia.

Diabetes não escolhe sexo nem idade. É uma doença, à princípio, assustadora e silenciosa, mas se você estiver bem orientado consegue substituir o medo pela precaução. Na próxima terça-feira (14), é o dia Mundial da luta contra o diabetes. Caracterizada pelo controle e a capacidade do corpo em regular a glicose no sangue, na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com características em comum provocada por diferentes situações. Na Diabetes tipo 1 o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina. Já na Diabetes tipo 2 as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Enquanto a Diabetes gestacional ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe.

Diabetes associadas a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc. Os testes laboratoriais são altamente importantes para diagnosticar o tipo da doença e o tipo de controle, e as metas ou os resultados ideais para alcançar no tratamento do diabetes são definidos pelo médico que acompanha o paciente. O diagnóstico pode ser revelado através de um simples exame de sangue para detectar se há alguma alteração na taxa de glicemia. Considerado um fator de risco para problemas cardiovasculares e, em casos mais graves, diabetes pode provocar a falência de órgãos. No início, é normal que as pessoas tenham dificuldades no gerenciamento e medição, porém a adaptação será algo natural na sua vida. Hoje os avanços científicos na área possibilitam tratamentos para todos os tipos de casos de diabetes. Peça para seu médico o exame laboratorial completo.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.