Sertão Hoje

Sertão Hoje

Comunidades de Boa Vista e região unem-se contra implantação de areal nos mananciais de água em Caetité

Sexta / 03.11.2017

Por Rede CN

A população reivindicou a revogação da licença ambiental e solicitou um estudo mais amplo dos impactos ambientais e que a área torne-se APA. (Foto: Blog do Latinha).

As Comunidades de Santa Luzia e região estiveram presentes nesta quarta-feira (01/11), na Igreja de Santa Luzia, discutindo a implantação e liberação da licença ambiental de uma lavra de areia nas proximidades da nascente do Sítio Vigário que fica localizada no povoado da Boa Vista em Caetité. A licença que foi liberada pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade, continha diversas condicionantes ambientais para o início do empreendimento. Segundo a população tais parâmetros não vinham sendo cumpridos o que fere a legislação do Brasil, o que gerou revolta e a mobilização das comunidades.

A reunião realizada nesta quarta-feira era uma das condicionantes imposta pela secretaria de Meio Ambiente para viabilizar a licença ambiental. Estiveram presente na reunião a empresa  MVS Mineração e Consultoria, através de seu  proprietário o Sr. Marcos Vinícius Santos, da Secretária de Meio Ambiente Italva Nery, Engenheiro Ambiental João Bosco, dos vereadores Moacir Santos e Jairo Fraga - Comissão de Meio Ambiente, Marcílio Teixeira, Álvaro Montenegro, Cláudio Borges, Cláudio Ladeira, João Carlos Fernandes e João Carvalho, do Presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Boa Vista e Adjacências - Gilson Soares de Souza, dos presidentes das associações das comunidades de Santa Luzia, São Miguel, Palmital e Candoga, do coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Gilmar Santos, do Presidente da ONG Prisma - José Carlos Latinha e de diversas caravanas de pequenos produtores rurais da região.

A população reivindicou do Prefeito de Caetité a revogação da licença ambiental e solicitou um estudo mais amplo e complexo dos impactos ambientais do empreendimento e que a área torne-se APA (Área de Proteção Ambiental). Ainda segundo a população, o  empreendimento teve início sem ouvir previamente os ensejos da comunidade e o ponto de vista da população em geral. Os vereadores que estiveram presentes na reunião mostraram-se a favor da revogação da licença e ficaram a favor da criação de uma área de preservação ambiental na região entorno de Santa Luzia. 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.