Sertão Hoje

Sertão Hoje

Oposição da ALBA questiona governo sobre fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia

Quarta / 04.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O deputado Luciano Ribeiro destacou que os hospitais precisam de requalificação para que atendam melhor e cada vez mais os pacientes e não anuncio de portas fechadas.

No último dia 25 de setembro, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia condenou em a proposta do governo do estado em promover o fechamento de três hospitais psiquiátricos estaduais: o Juliano Moreira e o Mário Leal, em Salvador, e o Lopes Rodrigues, em Feira de Santana. Já foi fechado este ano o Hospital Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista. Os deputados reiteraram a defesa do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Defensoria Pública da União (DPU), que moveram conjuntamente uma ação civil pública com pedido liminar contra o estado pelo sucateamento e interrupção no atendimento nessas unidades. Os deputados da Oposição se reuniram na Liderança da Minoria, na Casa Legislativa, com representantes de entidades que defendem a permanência das instituições.

Os serviços atuais de hospital, ambulatório emergência especializados atendem em média 60 mil pacientes no estado. Luciano Ribeiro destacou que os fechamentos vão trazer maior dificuldade na saúde do Estado, podendo gerar um colapso. “A Bancada de Oposição cumpre hoje o seu papel de aprofundar no assunto e cobrar respostas concretas do governo. Entendemos que esses hospitais precisam de requalificação para que atendam melhor e cada vez mais os pacientes com problemas mentais e não anuncio de portas fechadas”, afirmou o vice-líder da Bancada, Luciano Ribeiro (DEM). A Bancada da oposição lamenta que o governo do estado pode estar a suspender o funcionamento dos hospitais psiquiátricos, e continue a receber a verba do Ministério da Saúde, do governo federal.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.