Sertão Hoje

Sertão Hoje

Dom Basílio: Prefeitura e Secretaria de Saúde convidam a todos para 5ª Conferência Municipal de Saúde

Segunda / 08.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Conferência será realizada na próxima sexta-feira, dia 12, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Clube Social), das 7h30 às 16h30.

A Prefeitura de Dom Basílio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde estão convidando toda a população para participar da 5ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A Conferência será realizada na próxima sexta-feira, dia 12, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Clube Social), das 7h30 às 16h30, oportunidade em que serão debatidas questões relacionadas a saúde pública do município e serão apresentadas propostas, que serão levadas pelos delegados escolhidos para a Conferência Estadual.

CIPE Sudoeste recebe instrução sobre abordagem policial

Segunda / 08.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

As instruções se constituirão no processo de padronização das ações policiais urbanas da Unidade e alinhamento com a doutrina de Patrulhamento Tático Móvel da PM-BA.

Nos dias 04 e 05 de março, o Tenente PM Figueredo e o Soldado PM Daniel Lopes ministraram instruções de abordagem policial, a luz do novo manual da PM-BA 2018, para o 1º Pelotão da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste.

Segundo a Companhia, as instruções se constituirão no processo de padronização das ações policiais urbanas da Unidade e alinhamento com a doutrina de Patrulhamento Tático Móvel da PM-BA. Entre os temas discutido estão: Conceitos; Princípios; Fundamentos; Condutas; Fases; Estados de alerta; Zonas de Ação; Conceito de Busca; Modalidades de Busca; Espécies de Busca; Tipos de Busca; Abordagens à Transeuntes, Veículos, Motos e Caminhão tipo Caçamba.

Brumado: Vereador Girson Ledo indica construção de quadra poliesportiva no Bairro Olhos D’água

Segunda / 08.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Têm vários locais que são bem propícios para a construção da quadra poliesportiva, o que vem contribuir também para o atendimento da nossa indicação”, destacou Ledo.

O vereador Girson Ledo apresentou, na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado dessa última sexta-feira (05), uma indicação visando a construção de uma Quadra Poliesportiva no Bairro Olhos D’água. Sobre o local que pode abrigar o equipamento público, Ledo explicou que “têm vários locais que são bem propícios para a construção da quadra poliesportiva, o que vem contribuir também para o atendimento da nossa indicação”. O vereador ainda destacou que “como Esporte e Educação andam juntos, creio que a administração municipal irá atender o nosso pleito que, como já frisei, é um dos grandes anseios dos moradores do Olhos D’Água”.

Padroeiro de Mortugaba, São José, foi homenageado pela comunidade católica

Segunda / 08.04.2019

Por Maria Nunes

O ponto alto da festa aconteceu no dia 19, com a realização de uma Missa Festiva pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto e padres convidados (Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje).

A comunidade católica de Mortugaba realizou uma grande festa para louvar o Padroeiro do Município, São José, com o tema “São José, exemplo de santidade e modelo de todas as vocações”.A programação envolveu todos os grupos, comunidades eclesiais, sociais, pastorais e católicos de uma maneira geral, não faltando gente devota e animada para mais uma vez louvar São José, o Padroeiro Forte de Mortugaba. Durante os nove dias da novena, os responsáveis pela celebração prepararam várias apresentações, com introdução da palavra bíblica e lindas homenagens. Os responsáveis pela organização dos festejos foram os grupos da OVM, com a participação especial do Ministério da Música (RCC), que animou as celebrações com lindos louvores.

O ponto alto da festa aconteceu no dia 19 de Março, dia de São José, com a realização de uma Missa Festiva celebrada pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto e padres convidados. Antes, os fiéis realizaram a Entrada de Festa, com o recolhimento do Mastro na Igreja São José Operário, seguindo em Direção à Praça de Esportes, onde foi celebrada missa. Logo após, foi realizada a Caminhada de Fé, que percorreu as principais ruas de Mortugaba e contou com a participação de fiéis e do Ministério da Música (RCC), com o Coral Joias de Cristo, Vozes da Igreja, Sirlene Titan, Rosimar e Esmeralda, que entoaram cânticos, hinos e louvores durante todo o trajeto da procissão em homenagem a São José.
 

Tanhaçu: Coelba comunica desligamento programado nesta terça-feira (09)

Segunda / 08.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no centro da cidade de Tanhaçu, nesta terça-feira (09), das 9h às 13h, nos seguintes locais: Rua Bela Vista, Rua Boa Vista, Rua Caieira, Rua Erito Santos, Rua Francisca Marques, Rua Herminio Santos, Rua Ituaçu, Rua Lucaia e Rua Nova.
 

Caetité: Audiência pública sobre a LDO acontece nesta segunda-feira (08)

Domingo / 07.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A audiência será realizada a partir das 9h, no auditório municipal da Praça da Catedral. (Foto: Reprodução / Internet)

Na próxima segunda-feira (08), às 09 horas, será realizada a audiência pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Caetité, no Auditório Municipal localizado na Praça da Catedral.

No encontro, serão apresentadas as metas e prioridades orçamentárias da administração municipal com as previsões de receitas e despesas para o exercício financeiro de 2020, bem como colher dados da população para tomada de decisões. A LDO deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores.

A Lei tem como finalidade orientar a elaboração e a execução do orçamento fiscal e dos investimentos públicos. “A LDO é um dos instrumentos de planejamento do Município, assim como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA)”, esclareceu o secretário de Finanças, Cleômenes Júnior.

Em três meses, 117 profissionais desistem do Mais Médicos na Bahia

Domingo / 07.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

As cidades baianas com os maiores números de desistências são Cândido Sales (4), Brumado (3), Euclides da Cunha (3), Inhabupe (3) e Serrinha (3).

Em três meses, 117 profissionais desistiram do programa Mais Médicos em todo o estado da Bahia, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde. O estado é o segundo com maior número de vagas que ficaram em aberto. As vagas decorrentes das desistências, segundo o órgão, poderão ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais, que ainda estão em análise. Confira no “leia mais” a lista de municípios com vagas em aberto na Bahia.

O número de desistências na Bahia representa 13,7% das 853 vagas que tinham sido preenchidas no estado, por meio de edital lançado em novembro de 2017 pelo governo federal, logo após a saída dos médicos cubanos do programa. Os municípios baianos com os maiores números de desistências são Cândido Sales (4), Brumado (3), Euclides da Cunha (3), Inhabupe (3) e Serrinha (3).

Em todo o Brasil, o número de desistências até o início do mês de abril de 2019 somava 1.052. Conforme o Ministério da Saúde, as 8.517 vagas disponibilizadas no edital lançado após a saídas dos cubanos, foram preenchidas por médicos brasileiros graduados no país e graduados no exterior. Os desistentes foram profissionais com CRM no Brasil. As 8.517 vagas foram distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas.

Do total de 1.052 desistências, 14 foram em distritos indígenas. São Paulo é o estado com o maior número de vagas que ficaram em aberto (181), seguindo de Bahia (117) e Minas Gerais (104).
 

Prefeitura de Brumado e ABAPA ofereceram Curso de Tratorista em comunidades rurais

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Para o secretário Danilo Viana, “outras ações desse gênero estão sendo estudadas para dar continuidade ao planejamento de atender os anseios do homem do campo”.

A Prefeitura de Brumado em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) promoveram, de forma gratuita, o Curso de Tratorista, em comunidades localizadas na zona rural.

“O objetivo do curso foi formar e capacitar os produtores rurais e pessoas que têm interesse em trabalhar com mecanização agrícola e agricultura de precisão, além de obter grandes lucros na lavoura e economia nos insumos”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Danilo Viana. Ele também ressaltou que “outras ações desse gênero estão sendo estudadas para dar continuidade ao planejamento de atender os anseios do homem do campo”.

Paramirim realiza a 16ª Conferência de Saúde nesta quarta-feira (10)

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, a conferência começa às 8h, no Centro Cultural Nabor Cayres de Brito.

O Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Paramirim e a Secretaria de Saúde encerraram, nesta terça-feira (02), as pré-conferências de saúde, fase preparatória para a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema será “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, que terá início às 8h, nesta quarta-feira (10), no Centro Cultural Nabor Cayres de Brito.

De acordo com a Prefeitura, as pré-conferências têm o objetivo de buscar a expressão máxima da participação popular, processo no qual a comunidade se reúne, discute e delibera coletivamente ações que visam a melhoria da assistência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. As pré-conferências foram realizadas de forma estratégicas para ouvir toda a população e passaram pelas comunidades do Cipó (20/03), da Grama (21/03), de Caraíbas (22/03), de São João (26/03), de Canabravinha (27/03), de Noruega (28/03) e na sede do município (02/04). Participaram representantes das Associações de Moradores, educadores, funcionários da saúde pública, grupo folclórico, comunidade em geral e conselheiros de Saúde.

Os Coordenadores do evento ouviram e registraram todas as reivindicações das comunidades, as quais serão levadas para as Conferências de Saúde: etapa municipal (10/04) e âmbitos estadual e nacional, com a finalidade de revisar o sistema de saúde, processo muito importante para que a comunidade tenha uma saúde planejada de acordo com a real necessidade.

Brumado: vereador Léo Vasconcelos cria Comissão Especial para acompanhar as obras do Lote IV da FIOL

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Comissão procederá com a investigação para averiguação se para a execução das obras estariam ocorrendo indicações de políticos para a contratação de funcionários.

Na sessão desta sexta-feira (05), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, apresentou o Projeto de Resolução 02/19, que institui uma Comissão Especial que objetiva o acompanhamento, levantamento de dados e posterior fiscalização das obras e empresas que estão responsáveis pela retomada dos serviços do Lote IV da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).

Segundo o vereador Léo Vasconcelos, a Comissão Especial procederá com a investigação para averiguação se para a execução das obras estariam ocorrendo indicações de políticos para a contratação de funcionários. Ele ainda informou que a comissão poderá realizar estudos, organizar eventos, realizar audiências públicas com entidades e parlamentares, além de acompanhar os movimentos sociais e organizados. O prazo inicial estipulado para a conclusão dos trabalhos da comissão será de 240 dias, onde será apresentado um relatório final, mas caso haja necessidade o prazo será ampliado. “Trata-se de uma ferrovia muito importante que está sendo construído pelo governo federal, a qual ligará os portos de Ilhéus (BA) e Figueiropólis (TO), cortando a Bahia no sentido leste/oeste, tendo Brumado como sede do Lote IV”, declarou Léo Vasconcelos.

O presidente ainda fez questão de argumentar que “os rumores de que políticos da região estariam tendo privilégios nas contratações que seriam de operários de outros municípios, fez com que tivéssemos que criar esta comissão para fazer as devidas apurações, já que, como sede do Lote IV, Brumado teria que ter a prioridade nas contratações”.

Rui participa de inauguração do Hospital Municipal de Boquira e entrega ambulância

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O ato será às 9h, com a participação do governador na inauguração da ampliação do Hospital Municipal. Rui também fará a entrega de uma ambulância e de um trator.

Na segunda-feira (08), o governador Rui Costa visitará o município de Boquira, no sudoeste baiano. O primeiro compromisso será às 9h, com a participação na inauguração da ampliação do Hospital Municipal, localizado na Rua Dr. José Lins da Costa. Rui também fará a entrega de uma ambulância e de um trator, com implementos agrícolas.

Será ainda assinada uma ordem de serviço para o início das obras de pavimentação em paralelepípedo das ruas A, B, C, D, E e Frontal, no bairro de Vila Operária. Por fim, está prevista uma visita do governador ao Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, situado na Avenida Ulisses Guimarães, no bairro do Barreiro.

Caetité: prazo de inscrições para Corrida do Trabalhador Sindserv vai até dia 08 de março; prova acontece dia 12

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Serão premiados os 05 atletas de cada categoria com valor em dinheiro, medalhas e troféus, com premiação total de R$ 3.000,00. Idade mínima para participação é de 18 anos.

Com data marcada para o dia 12 de maio, a Corrida do Trabalhador Sindserv está com inscrições abertas até o dia 08 de maio, com taxa de R$ 50 e vagas limitadas. A competição é uma realização do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSERV) em parceria com a Prefeitura Municipal de Caetité e o Centro de Avaliação Física Vandilson Alves (CAFVA).

O percurso da corrida será de 7.5 km, saindo às 08h30 da Praça da Catedral. A prova contará com 05 categorias de participação: Feminino Sub 35 e Master; Masculino Sub 35, Sub 45 e Master. Serão premiados os 05 atletas de cada categoria com valor em dinheiro, medalhas e troféus, com premiação total de R$ 3.000,00. Idade mínima para participação é de 18 anos.

Os atletas inscritos receberão um kit com regulamento impresso, placa de identificação peitoral, grampos de afixação da placa e uma barra de cereal. As inscrições deverão ser realizadas pelo site centraldacorrida.com.br/corrida-do-trabalhador-sindserv.

O percurso começa na Praça da Catedral e passam pela Avenida Sant’Ana, Rua Barão de Caetité, Rua 2 de Julho, Avenida Olimar Oliveira, Avenida Dácio Oliveira, Avenida Anísio Teixeira, Avenida Contorno, Parque das Árvores, Rua Barão de Caetité e chega à Praça da Catedral novamente.

Brumado: Vereadores discutem sobre as obras do Parque da Cidade

Sábado / 06.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Ledo informou que a empresa já foi notificada para que desse explicações e caso não mude sua postura, será feito um comunicado ao Ministério das Cidades para rever a situação.

Os vereadores brumadenses, na sessão desta sexta-feira (05), discutiram a respeito das obras do Parque da Cidade, as quais vêm sendo motivos de críticas da população. O vereador Wanderley Amorim (PDT) revelou que André Cardoso, engenheiro que era o responsável pela pasta da infraestrutura municipal, teria afirmado que não foram repassadas verbas algumas para as obras, o que foi prontamente rebatido pelo vereador Zé Ribeiro (PT) que apresentou um pagamento no valor de R$ 34 mil.

O vereador Girson Ledo (PSDB), representante do bairro Olhos D’água, explicou que vem acompanhando de perto o processo e que vem fazendo as devidas cobranças à empresa vencedora da licitação e que está realizando os trabalhos e que não irá descansar enquanto não ver a obra ser totalmente concluída, já que é um grande avanço para o bairro, que irá trazer lazer e entretenimento para as famílias, preenchendo assim o déficit neste setor. Ledo também informou que o município já notificou a empresa para que desse as explicações sobre o atual andamento das obras, que estão ainda muito lentas e que, caso a referida empresa não mude a sua postura, será feito um comunicado ao Ministério das Cidades para rever a situação, inclusive com a possibilidade de se abrir um novo processo licitatório.

Caetité: Encontro de Merendeiras 2019 acontece na próxima quarta-feira (10)

Sexta / 05.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Prefeitura de Caetité, o evento tem objetivo de oferecer uma merenda escolar cada vez melhor. (Foto: Divulgação / Direcom Caetité)

O Encontro de Merendeiras 2019 de Caetité, promovido pela Prefeitura Municipal através da Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (DIFAM), será realizado no dia 10 de abril, no Centro Paroquial, localizado na Rua Barão, a partir das 8h.

De acordo com Diretoria de Comunicação da Prefeitura (Direcom Caetité), o evento tem objetivo de oferecer uma merenda escolar cada vez melhor. “Essas profissionais são heroínas, pois além de manipular os alimentos também contribuem diretamente com o desempenho e a frequência dos alunos. Por isso, é importante a participação nesse encontro para treinamento e também ouvirmos as merendeiras”, destacou a diretora da DIFAM, Auta Rosa Gotardo.

 A Nutricionista responsável pela merenda escolar, Gabriela Oliveira, destaca que o treinamento tem como foco o educando e seu desempenho. “Sabemos que uma merenda de qualidade contribui para uma melhor aprendizagem do aluno, e o nosso objetivo com esse encontro é passar para as nossas merendeiras informações importantes que vão contribuir com a educação e merenda de qualidade em nosso município”, afirmou Gabriela.

Presidente do TJ-BA entrega Medalha Ruy Barbosa ao Presidente Bolsonaro

Sexta / 05.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Bolsonaro também recebeu a medalha comemorativa dos 410 anos do TJ-BA, um exemplar do livro “410 anos fazendo história” e uma estátua de Ruy Barbosa. (Fotos: TJ-BA)

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargador Gesivaldo Britto, esteve nesta quinta-feira (04) com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita institucional foi marcada pela entrega das Medalhas Ruy Barbosa e a de 410 anos do TJ-BA, um exemplar do livro “410 anos fazendo história”, do selo personalizado dos Correios em celebração a data, e de uma estátua de Ruy Barbosa.

Na quarta-feira (03), o Desembargador Gesivaldo Britto já havia participado da solenidade oficial de celebração dos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento aconteceu na sala do Pleno da Corte, em Brasília. Na ocasião, o Chefe do Judiciário baiano presenteou o Ministro João Otávio de Noronha, Presidente do Tribunal da Cidadania, com a medalha comemorativa aos 410 anos do TJ-BA e uma edição do livro “410 anos fazendo história”.

De acordo com o Tribunal, a Medalha ao Mérito Jurídico Ruy Barbosa, prevista na Resolução nº 04 de 1999 do TJ-BA, homenageia personalidades nacionais por seus méritos e relevantes serviços prestados à Bahia e ao país. Instituída nas comemorações dos 150 anos de nascimento do jurista baiano Ruy Barbosa, a honraria só pode ser entregue a uma pessoa, anualmente. Apenas no ano de celebração dos 150 de Ruy Barbosa que cinco medalhas puderam ser entregues. Já a Medalha dos 410 anos do TJ-BA, trata-se de honraria em homenagem a autoridades internacionais, nacionais e locais, além de servidores e magistrados que se destacam no Judiciário e na sociedade.

Fonte: TJ-BA

Na solenidade de 30 anos do STJ, o Desembargador já havia presenteado o presidente da corte, Ministro João Otávio de Noronha, com uma medalha aos 410 anos do TJ-BA.