Sertão Hoje

Sertão Hoje

7º Encontro de Produtores de Barra da Estiva idealizadores e colaboradores foram homenageados

Terça / 12.05.2015

Por Luís Gustavo

Ex-prefeita Dona Lúcia foi uma das personalidades homenageadas (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Durante o Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, que está em sua sétima edição e voltou a ser realizado em seu local original - as dependências da Câmara Municipal de Vereadores, os organizadores do evento prestaram homenagens aos idealizadores e colaboradores do evento. Entre os homenageados, a ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar Viana, que em seu segundo mandato criou a Secretaria Municipal de Agricultura e iniciou a realização do Encontro dos Produtores Rurais. O primeiro e único Secretário de Agricultura de Barra da Estiva até hoje, José Henrique Tinoco, que é um grande entusiasta deste evento e um dos principais responsáveis pela sua realização também foi homenageado, assim como o atual prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho), que assumiu e vem dando continuidade ao evento. O Deputado Estadual Marquinhos Viana, que tem as suas origens em Barra da Estiva, onde exerceu por quatro legislaturas o mandato de Vereador, também foi homenageado, assim como diversas outras pessoas, que em 2015 e anos anteriores deram a sua parcela de contribuição para a realização, com sucesso, do Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS FOTOS DO EVENTO DESTE ANO!

Em Salvador, produtores de Ituaçu participam do 16º Simpósio Agrocafé

Segunda / 11.05.2015

Por Leonardo Oliva

40 agricultores familiares de Ituaçu estão em Salvador para o 16º Agrocafé

40 produtores da agricultura familiar de Ituaçu estão em Salvador, onde participam do 16º Simpósio Nacional do Agronegócio do Café - Agrocafé, evento que começou hoje e segue até a próxima quarta-feira (13) e que está sendo realizado no Bahia Othon Palace. O grupo, que saiu de Ituaçu ontem rumo a capital Salvador, está sendo coordenado pela Engenheira Agrônoma do município Maria Helena Brito Costa (Lena). O evento foi aberto oficialmente hoje (11) pela manhã, em solenidade que contou com as presenças do Governador Rui Costa, do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, do Presidente de Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Marcelo Nilo, entre outras autoridades. O tema do 16º Simpósio Agrocafé é 'de olho no futuro'. Durante a abertura, o governador Rui Costa anunciou que uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), universidade baianas e a Empresa Brasileira de Pesquisas (EMBRAPA) vai desenvolver pesquisa visando a melhoria da produção dos cafeicultores baianos.

Engenheira Agrônoma Maria Helena Brito Costa, ao lado do Governador Rui Costa

Obras e ações beneficiam comunidades rurais de Guanambi

Segunda / 11.05.2015

Por Maria Nunes

Diversas comunidades rurais de Guanambi estão sendo beneficiadas com obras e ações de infraestrutura. As comunidades do Barreiro, Espinheiro, Malhada de Areia, Mamonas e Tabua, por exemplo, foram beneficiadas com a perfuração de um poço tubular, com vazão de 24 mil litros por hora, e implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água, que demandou a aquisição de uma caixa d'água e 2 mil metros de tubos, beneficiando cerca de 60 famílias. Já no Distrito de Mutans, as comunidades de Malhada e Serra serão beneficiadas com a implantação de um sistema de abastecimento de água. Em parceria com a CERB, a Prefeitura de Guanambi implantou ainda o sistema de abastecimento de água da localidade de Tabuinha do Norte. Além de obras de infraestrutura hídrica, na região do Suruá, a Prefeitura construiu uma passagem molhada na localidade de Lagoa Grande, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores. Já na comunidade de Serra, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Associação local, está sendo realizado um curso de capacitação para mulheres, através do Programa Mutirão Social.

Prefeito de Paramirim busca apoio contra construção de adutora na Barragem do Zabumbão

Segunda / 11.05.2015

Por Fagner Abreu

O prefeito de Paramirim, Dr. Júlio Bernardo esteve em Salvador, na sexta-feira (08), onde participou de uma audiência com o Senador Otto Alencar (PSD). Na oportunidade, o prefeito tratou do projeto do Governo do Estado, que tem como objetivo construir uma adutora a partir da Barragem do Zabumbão para abastecer os municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara. A Barragem do Zabumbão atualmente já abastece os municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo.

Na ocasião, o prefeito mostrou a inviabilidade do projeto. 'Estou preocupado com esta obra. Mostrei para o senador dados que inviabilizam a construção desta adutora e ele deu total apoio, inclusive enfatizando a necessidade de revitalização do Rio Paramirim, já que ele é presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal', afirmou o prefeito.

Amanhã (12), Dr. Júlio se reunirá com segmentos do Governo do Estado e com os prefeitos dos municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Ibitiara, Caturama, Botuporã e Tanque Novo, dentre outras autoridades, para abordar o projeto da Adutora do Zabumbão.

'Nesta oportunidade, vou apresentar novas sugestões aos municípios, valorizando as questões hídricas. Vou reafirmar a minha posição contraria a Adutora do Zabumbão por considerá-la inviável', afirmou.

Carreta 'deita' e interdita pista de Ibitira para Caetité

Segunda / 11.05.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Site Sertão Hoje

Na tarde deste sábado (09), uma carreta que fazia o transporte de uma lâmina usada nas torres de energia eólica, que estão sendo montadas na região de Caetité e Guanambi, 'deitou' nas proximidades do Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, interditando a pista que liga o Distrito ao município de Caetité (BR-030). Segundo informações colhidas pela reportagem do Site Sertão Hoje, no local do acidente, o acidente foi provocado pela imprudência de um motorista, que estaria trafegando no sentido oposto e não respeitou o pedido para parar feito por um dos motoristas que faziam a escolta da carreta. Por ser um veículo muito longo, em algumas curvas, os veículos que fazem este tipo de transporte precisam usar as duas pistas, sendo necessário que os veículos, que trafegam no sentido oposto, esperem. O fato ocorreu por volta das 13h00 e, segundo informações do motorista da carreta e condutores dos veículos que faziam a escolta, a empresa já havia sido avisada e estava tomando as providências para desinterditar a pista o mais rápido possível. Ninguém se feriu no acidente.

INB recebe autorização e vai iniciar lavra subterrânea em Caetité

Sexta / 08.05.2015

Por André Koehne

Na última segunda (4), o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Caetité, João Portella, recebeu a assessora de comunicação institucional e corporativa das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Maria Helena Beltrão, para discutir as exigências para a nova etapa de exploração do urânio no município. Após longos meses de interrupção na atividade mineradora, a INB recebeu o aval dos órgãos fiscalizadores, devendo em breve dar início a uma nova etapa na exploração do mineral (antes a céu aberto, e agora subterrânea) e incrementação da matriz energética termonuclear, uma das alternativas menos poluentes, segundo a ONU, em contraponto àquelas que produzem o efeito estufa.

Portella ressaltou a importância dessa nova exigência, que faz com a empresa mineradora, efetivamente, passe a escutar as reivindicações da sociedade caititeense, onde o empreendimento está inserido, trazendo mais transparência a todo o processo. “Temos diversas demandas no setor, e o diálogo é sempre o melhor caminho para se encontrar soluções”, ressaltou.

De acordo com a assessora da INB, reuniões dos representantes da empresa ocorrerão frequentemente com membros da sociedade civil, não apenas em Caetité, como também em Livramento de Nossa Senhora e Lagoa Real, cidades que estão mais próximas à mina.

O Secretário vem mantendo relações institucionais com especialistas e lembrou que a parceria da INB em projetos como o da reciclagem de resíduos sólidos, que faz de Caetité uma das mais avançadas na região nesta área, tem mostrado resultados cada vez mais promissores.

Caculé receberá a visita do SAC Móvel no final de maio

Sexta / 08.05.2015

Por Tayga Ribeiro

No final de semana dos dias 23 e 24 de maio, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC  Móvel) estará no município de Caculé, das 8h às 18h, para atendimento ao público do município. Durante o período da visita, o SAC Móvel oferecerá os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.

Veja abaixo o que é necessário levar para tirar os seus documentos e a tabela de taxas cobradas nos serviços da SSP:

Estrada entre Guanambi, Urandi e divisa com MG receberá acostamento

Sexta / 08.05.2015

Em breve serão iniciadas as obras de recuperação, requalificação e construção de acostamento da BR-122, numa extensão de 82 km ligando Guanambi a divisa de Minas Gerais, passando pelos municípios de Pindaí e Urandi, com investimentos da ordem da 31 milhões do Governo Federal. As obras serão iniciadas por Guanambi, no trevo da entrada próxima à rodoviária, em direção à delegacia de polícia até a saída de Pindaí. A informação foi dada ao prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, pelo engenheiro da empresa Souza Reis, Ticiano Terceiro, acompanhado do geólogo Antônio Carlos Penha. O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente para agilização da liberação ambiental do canteiro de obras e captação de água na logística da obra. “É uma obra, em seu conjunto, importante, pois há muito tempo estamos solicitando do governo a regularização do anel viário que corta nosso município”, destacou o Prefeito.

Igaporã: projeto de interligação de dois bairros populosos é retomado

Sexta / 08.05.2015

Por Samuel Gonçalves

Alto da Varginha e Alto da Usina são dois dos mais populosos bairros do município de Igaporã e um projeto, realizado através de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, prevê a sua interligação. A via recebeu várias obras, como a construção de uma ponte e assentamento de meio-fio, e agora as obras consistem no assentamento de pavimentação em paralelepípedo. As obras executadas, que estão consolidando o desenvolvimento do município, significam qualidade de vida para a população, tendo em vista que oferece aos moradores uma opção de deslocamento mais cômoda e segura.

Pequenos produtores de Paramirim serão cadastrados e receberão alevinos

Sexta / 08.05.2015

Por Fagner Abreu

Na última quinta (07), a engenheira de pesca da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba  (Codevasf), Isabel Denis, esteve em Paramirim para começar  o cadastramento e o reconhecimento dos locais que vão servir de criadouro para alevinos, que serão distribuídos na região. Entre as lagoas escolhidas estão: a Lagoa de Caraíbas, da Várzea Redonda, da Várzea de Canabravinha, Caraíbas Torta, Caraíbas Teófilo, Grama, Covas, Tabua e a lagoa da cidade. Nos dias 20 e 21 de maio, Isabel Denis retornará ao município para proferir palestra sobre a criação dos peixes e promover o cadastramento. Para se cadastrar o interessado deverá ir, no dia 20, na sede da Secretaria de Agricultura, no período da tarde, munido de RG, CPF e o NIS. No dia 21 ocorrerá a palestra, em local a ser definido, onde será mostrado as formas adequadas para a criação. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Paramirim, através da Secretaria de Agricultura, com o Governo da Bahia, através da Bahia Pesca, e o Governo Federal, através da Codevasf. A ideia é que alevinos sejam criados em lagoas do município e na Barragem do Zabumbão.

Reunião entre Prefeitura de Guanambi e Sebrae debateu apoio ao micro e pequenos empreendedores

Sexta / 08.05.2015

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, se reuniu na manhã desta sexta-feira (8), com o Gerente Regional do Sebrae para a região sudoeste, Júlio Panidis, o Secretário de Indústria e Comércio, Fabrício Lopes e o técnico do Sebrae local, Bruno Cruz. Na ocasião, o chefe do executivo agradeceu a parceria do órgão e reafirmou a disponibilidade da gestão municipal em ampliar e fortalecer a parceria. “O nosso município cresceu muito com os micro e pequenos empreendedores e vamos continuar apoiando este foco de fortalecer a geração de emprego e renda”, frisou Charles. O gerente parabenizou o Prefeito Charles pelo prêmio Prefeito Empreendedor, “isso mostra a visão de um gestor que investe no futuro do seu município”. Júlio informou que novos projetos já estão na pauta do Sebrae para Guanambi, a exemplo de uma feira de negócios, prevista para novembro.

Caculé recebe palestra da Campanha Nacional da 'Justiça pela paz em casa'

Sexta / 08.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Na próxima quarta (13) acontecerá, em Caculé, uma palestra com o tema 'Violência Doméstica'. O evento será realizado no auditório da Câmara de Vereadores, às 9h, e terá como palestrante o Juiz de Direito da Comarca de Caculé, Antônio Carlos do Espírito Santo Filho. A palestra faz parte da Campanha Nacional 'Justiça pela paz em Casa', que tem como slogan 'Nossa justa causa'.

Caetité: Palestra esclarece sobre a mucopolissacaridose

Sexta / 08.05.2015

Por Henrique da Mata

Na última quarta (07), foi realizada uma palestra educativa sobre a mucopolissacaridose (MPS). O encontro foi realizado no auditório do CETEP e conduzido pela enfermeira Carolina Lopes, do projeto “Educando MPS”. A doença é genética e provocada pela falta de uma proteína, o que acaba causando a disfunção celular. O resultado são danos e a atrofia em todos os órgãos do corpo. No evento foram distribuídos cartazes educativos sobre a doença, explicando o que é e quais são os principais sintomas. De acordo com a enfermeira Carolina Lopes, é comum que as pessoas que têm a doença tenham problemas cardíacos, dificuldades respiratórias e perda auditiva. Porém, segundo ela, é possível levar uma vida normal. “Apesar dos sintomas da doença, os pacientes podem ter uma vida produtiva desde que sejam acompanhados por um profissional”, declarou. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde de Caetité.

Governo de Caculé já empossou 30 dos 44 convocados no Concurso Público

Quinta / 07.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Os novos servidores estão sendo lotados de acordo com a necessidade dos setores municipais

Das 64 vagas disponibilizadas no Concurso Público de Caculé, ocorrido em fevereiro de 2015, foram convocados 44 candidatos no dia 09 de abril. 30 pessoas já compareceram à sede da prefeitura e foram empossados. Os 14 restantes têm até o dia 08 de maio, próxima sexta-feira, para tomar posse. Os novos servidores estão sendo lotados de acordo com a necessidade dos setores municipais. Entre os profissionais empossados, estão Assistente Social, Psicólogo, Professor Nível I, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista Categoria D e Coveiro. Os 05 aprovados para o cargo de Operador de Máquinas foram desclassificados na prova prática, restando convocar 15 candidatos.

Mutirão do Glaucoma atende mais de 200 pacientes em Igaporã

Quinta / 07.05.2015

Por Samuel Gonçalves

A Secretaria de Saúde de Igaporã, em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), realizou no Bairro Alto do Cruzeiro, um mutirão de atendimento gratuito de exames oftalmológicos de combate e prevenção do Glaucoma. O IOBA conta com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes e demais profissionais da área da saúde. Foram realizadas triagens, medição da pressão ocular, aplicação de colírio para dilatação da pupila, consultas e exames do nervo ótico, com cerca de 200 pessoas. Os pacientes diagnosticados com a doença receberam medicamentos (colírio), gratuitamente, para fazer o tratamento e terão a continuidade do tratamento garantida. O Projeto Glaucoma tem como objetivo atender os portadores da doença e sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma à saúde ocular. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, a doença pode levar à cegueira.