Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeito de Jussiape vai à APLB para debater Plano de Carreira

Sexta / 21.08.2015

Por Raimundo Marinho

Gilberto Freitas com diretores da APLB-Sindicato (Foto: www.mandacarudaserra.com.br)

Demonstrando atenção para com a Educação em seu município, o prefeito de Jussiape, Bahia, Gilberto Freitas, veio pessoalmente a Livramento discutir com a diretoria da APLB-Sindicato projeto de lei que atualiza o plano de carreira dos profissionais do setor, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (21). Do presidente do sindicato, Jânio Soares Lima, recebeu varias propostas, incluindo a definição em 33,33% da porcentagem de remuneração das chamadas “atividades complementares”, atendendo ao estabelecido na Lei Federal no 11.738/2008, quando da distribuição da carga horária, da qual um terço destina-se às AC. Solicitou, também, alterações em vários artigos, a maioria voltada para a distribuição da carga horaria e o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008). Propôs a fixação da cota salarial de incentivo à qualificação profissional em 5%, 10% e 15%, para os níveis I, II e III, respectivamente. Fonte: Site Mandacaru da Serra.

Profissionais da Educação de Caculé participam de Formação Pedagógica

Sexta / 21.08.2015

Por Tayga Ribeiro

O encontro teve o objetivo de contribuir com orientações sobre como transmitir conteúdos de maneira significativa para a aprendizagem do aluno

Na noite de segunda-feira (17), profissionais da educação de Caculé participaram de uma formação pedagógica promovida pela Editora Saraiva. O encontro contou com a contribuição da Assessora Pedagógica da Editora Saraiva, Naiana Pereira, com a presença da Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, e teve o objetivo de contribuir com orientações sobre como transmitir  conteúdos de maneira significativa para a aprendizagem do aluno.

Segundo Naiana é importante fazer com que o aluno aprenda a leitura de mundo, conduzindo para ele a responsabilidade pelo aprendizado. “Quanto maior a capacidade de associação da criança mais qualitativa é a sua leitura de mundo”, aponta. “O encontro me fez repensar sobre algumas metodologias utilizadas em sala de aula diante da temática da aprendizagem significativa, em particular na minha área, pois ao contrário do que muitos pensam a matemática não é uma ciência estagnada e sim dinâmica e com entendimento coerente” destaca a professora de Matemática, Roberta Binhane.

Prefeitura de Brumado realizou Audiência Pública para debater elaboração da LOA 2016

Sexta / 21.08.2015

Por Luís Gustavo

Apesar de o convite impresso ter sido distribuído e de ter sido anunciada a realização da audiência em carro de som, poucas pessoas compareceram

Na Manhã desta quinta-feira (20), foi realizada uma Audiência Pública para debater a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), exercício financeiro 2016. A Audiência foi realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC) e, apesar de o convite impresso ter sido distribuído e ter sido anunciada a realização em carro de som, poucas pessoas compareceram para debater o assunto. Entre os presentes, estavam: o Vereador José Santos (Santinho); os Secretários Municipais Miguel Lima Dias (Cultura, Esportes e Lazer), Cláudio Feres (Saúde) e Raimundo Lima Dias (Administração); e alguns representantes da sociedade civil organizada. Fazendo a abertura da Audiência Pública, o Secretário Municipal de Administração destacou a importância da participação da sociedade na elaboração da Lei Orçamentária Municipal, enfatizando que este instrumento norteia a administração pública. Também presente, o Assessor Contábil da Prefeitura de Brumado, Ezeneu Oliveira (ORPAN) esclareceu os principais pontos do projeto elaborado. Em seguida, a palavra foi franqueada aos presentes, que puderam fazer sugestões e propostas. Estas serão analisadas e poderão ser incluídas no projeto original, que será apreciado pelo legislativo municipal.

A condução da Audiência ficou a cargo do Secretário de Administração Raimundo Lima Dias e do Assessor Contábil Ezeneu Oliveira (ORPAN)

Convocados do concurso público de Guanambi precisam apresentar exames complementares

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos deverão se apresentar no Centro de Saúde Gercino Coelho, nos dias definidos pela administração municipal

O Secretário Municipal de Administração de Guanambi, Fabrício Lopes Rodrigues, publicou Comunicado, informando aos convocados do Concurso Público Municipal, através do Edital nº 01, de 31 de julho de 2015, para comparecerem no Centro de Saúde Deputado Gercino Coelho, situado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 533, Centro, munidos dos exames complementares e cópia dos mesmos, nos dias: 26/08, a partir das 9h00 (manhã) e das 14h00 (tarde); e no dia 28/08, a partir das 07h30 (manhã) e 13h30 (tarde).

Bahia Pesca realiza palestra gratuita sobre manejo em viveiros e tanques rede

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento faz parte da programação da 3ª Feira de Produtos e Serviços Agropecuários de Seabra

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), vai ministrar palestra sobre ‘Manejo da Produção de Peixe em Viveiros Escavados e Tanques Rede’, nesta sábado (22). O evento faz parte da programação da 3ª Feira de Produtos e Serviços Agropecuários de Seabra, que teve início nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 22. As inscrições para participar da palestra, que será ministrada pelo técnico Hegel Mascarenhas, podem ser feitas no estande do Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra instalado na Feira. No local os visitantes também poderão conhecer as ações e serviços ofertados pela Bahia Pesca.

A capacitação acontece na sala Fabrício de Oliveira, na Praça do Mercadão, e é aberta ao público. Serão mostradas as tecnologias, espécies mais comuns utilizadas na piscicultura, técnicas de engorda, os predadores dessas espécies, métodos de análise da água, dentre outros assuntos. “A meta é prover aos profissionais da pesca informações sobre como otimizar suas aguadas para obter o máximo de biomassa com a utilização da menor quantidade possível de recursos”, explica Mascarenhas.

Brumado: Novo membro da ALAB recebe visita de atiradores do TG

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O poeta Antônio Ferreira da Silva recebeu em sua residência a visita de integrantes do Tiro de Guerra 06/024

Na sexta-feira (14), em sessão especial realizada na sede da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), o poeta Antônio Ferreira da Silva tomou posse como novo membro. Na segunda (17), o poeta recebeu em sua residência a visita de integrantes do Tiro de Guerra 06/024. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que participou da sessão especial na ALAB e ficou impressionado com a sabedoria, alegria, simplicidade e singeleza de coração do novo membro e que isto o motivou a criar o ‘Clube do Saber’. Esta iniciativa tem como objetivo reunir pessoas experientes da comunidade brumadense para que estes compartilhem suas experiências, vivência e cultura com os mais jovens. ‘não podemos deixar que se perca no tempo e nem caia no esquecimento a gama de cultura e informação que eles possuem para nos ensinar’, destacou o STen Paulo Souza.

Igaporã: iniciada mais uma etapa da pavimentação da Avenida Juvenal Cotrim

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro

A Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou mais uma etapa de pavimentações no município, desta vez os trabalhos beneficiam os moradores da Avenida Juvenal Cotrim. A obra é fruto de parceria entre o Município e o Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro. A rua que era de terra levava transtornos aos moradores como a poeira e lama. Para a comunidade, o calçamento significa o fim da convivência diária com os adventos dos efeitos climáticos, onde ora os mesmos convivem com a poeira, ora com a lama.

Os moradores comemoram a chegada das obras. “Fico muito feliz com a pavimentação aqui porque nós aqui estávamos sofrendo muito com a poeira. Agora, com a conclusão dessa obra vai melhorar muito aqui pra nós moradores.” Afirmou Luiz Bonfim Pereira.

Caetité: Lideranças rurais participam de reunião do Seguro-Safra

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários

 Na manhã da última segunda-feira (17), mais de cem lideranças comunitárias rurais (presidentes de associações, agentes comunitários, líderes religiosos, etc.) participaram de um debate no auditório do CETEP-Sertão Produtivo, em Caetité. O objetivo da reunião foi debater, com autoridades municipais, o programa Seguro-Safra 2015-2016, desenvolvido pelo Governo Federal, com apoio do Governo do Estado e Prefeituras.

Na oportunidade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, explicou que o programa só existe em Caetité graças ao empenho da administração municipal, que adequou o município às normas do programa. “Quando assumimos a secretaria, eram 200 agricultores cadastrados, hoje são 3.700 beneficiários. E nossa meta é aumentar ainda mais esse número”, explicou Rosival

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gledson Moreira, lembrou que esse trabalho de recadastramento, com a extinção da EBDA, cabe hoje ao município, com apoio do técnico do novo órgão BAHIATER.

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários e, em seguida, sejam entregues à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que juntamente como o técnico da BAHIATER, farão o lançamento no sistema Inscrição Garantia Safra (IGS) e por fim homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), até a efetivação dos pagamentos.

Vitória da Conquista: Presidente da UPB vai se reunir com prefeitos da região

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é debater a formação de consórcios públicos e tratar de outros assuntos, a exemplo da queda no repasse do FPM

A Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, que é prefeita da cidade de Cardeal da Silva, vai se reunir com prefeitos da região sudoeste na próxima quarta-feira (26), em Vitória da Conquista. O objetivo é debater a formação de consórcios públicos e tratar de outros assuntos de interesse dos municípios, a exemplo da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No mesmo dia, Maria Quitéria vai ministrar a palestra ‘Competências Municipais e o Pacto Federativo, Aspectos do Direito Municipal’, voltada para prefeitos, vereadores, assessores jurídicos, secretários municipais e estudantes. O evento é uma parceria entre a UPB, Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (AMVAGRA) e Universidade Católica do Salvador (UCSal). A atividade será realizada no campus da UCSal, em no bairro Candeias. Maiores informações podem ser tratadas através dos telefones: (77) 3424-9997 / 9965-4366 / 8832-4399 / 9191-1113 – 9142-5210 (WhatsApp).

Brumado: atiradores do TG vão receberão instrução de Libras

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O instrutor de LIBRAS Heleno Moura vai ministrar palestra para os atiradores, no dia 26 de agosto

O Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Paulo Souza, participou de uma reunião com o instrutor de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), Heleno Moura, com objetivo de acertar os detalhes da palestra que será ministrada para os atiradores, no dia 26 de agosto. De acordo com Subtenente Paulo Souza, a palestra será de suma importância para os atiradores, porque proporcionará a quebra de paradigmas, barreiras e preconceitos, desmistificando assim, toda a falta de conhecimento sobre o assunto. ‘É muito importante que todos nós, como cidadãos de bem, estejamos abertos para entender e cooperar com aqueles que enfrentam algum tipo de dificuldade. O meu desejo é que os nossos atiradores atinjam um alto nível de solidariedade humana e que com suas ações demonstrem todo o seu amor ao próximo’, destacou STen Paulo Souza.

Seminário internacional discute na Bahia corrupção e fiscalização das contas públicas

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O governador, acompanhado do presidente do TCE/BA, abriu a primeira noite de seminário (FOTOS: MATEUS PEREIRA/GOVBA)

O II Seminário Internacional de Controle Externo, que vai discutir assuntos como a fiscalização das contas públicas e corrupção, começou nesta quarta-feira (19), com a presença do governador Rui Costa, e prossegue até sexta (21), no Novo Hotel Salvador, em São Cristóvão. O evento, que tem como tema principal ‘O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo’, faz parte das comemorações do centenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), celebrado este ano. Estão reunidos no seminário convidados com experiência nacional e internacional em órgãos públicos e gestão de recursos. Serão realizadas, nos três dias, palestras e painéis sobre os sistemas de tribunais de contas do Brasil e Europa, modelos de governança pública, entre outros assuntos.

O governador, acompanhado do presidente do TCE/BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, abriu a primeira noite de seminário. Para o governador, os esforços devem ser para o trabalho preventivo do tribunal, trabalhando a legislação para que, antes que seja necessária uma condenação por eventuais desvios de recursos públicos, esses crimes sejam evitados. Rui Costa falou que o País vive um momento singular, em que a democracia precisa se afirmar como um processo duradouro. "Espero que aqueles que tenham cometido atos ilícitos sejam responsabilizados. Embora eu acredite na Justiça, entendo que chegou a hora de colocarmos algumas mudanças na agenda do Brasil para que não seja necessária a punição, como rever os processos licitatórios, e o marco do financiamento das campanhas políticas".

Rui ainda destacou a importância de órgãos de controle como o Tribunal de Contas para a melhoria da gestão pública e o avanço da democracia. “A transparência no trabalho dos tribunais faz toda a diferença e é admirável o TCE da Bahia estar debatendo temas como esses, que são trazidos no seminário, referenciado pelo que de melhor é feito não só no Brasil, mas também buscando modelos internacionais. E o tribunal tem feito grandes avanços do ponto de vista da transparência e da popularização do acesso às atividades”. Nesse sentido, o governador afirmou que, seguindo recomendações do TCE, até o final do ano, a administração estadual irá disponibilizar pela internet o salário de todos os servidores públicos.

O evento tem como tema principal ‘O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo’ (FOTOS: MATEUS PEREIRA/GOVBA)

Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã Será Concluído

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Após cobranças da Administração Municipal, CODEVASF irá executar obras de conclusão do sistema de esgotamento sanitário

Aconteceu na última terça-feira (18), na sede da Prefeitura Municipal, uma reunião que definiu ações para a conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã. Na ocasião participaram Naidson Eliane Silva (Codevasf), a Prefeita Rosana Cotrim, o Engenheiro Agrônomo Marciano Rocha e o Diretor do SAAE Jurandy Júnior.

Segundo Naidson, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba já concluiu o projeto de complementação e reparos e já dispõe de recursos necessários para a execução. “O projeto já está concluído, serão necessários reparos na rede coletora, energização da elevatória, reparos no sistema de automação e reparos diversos na estação de tratamento. Toda a obra de complementação foi orçada na ordem de R$ 2 milhões, recurso esse que já foi liberado para a Codevasf, que agora irá abrir processo de licitação para contratação da empresa que irá executá-la. Após a licitação o prazo pra conclusão da mesma é de seis meses.” Afirmou.

Esta obra de esgotamento sanitário foi iniciada e concluída na gestão anterior, no entanto, a mesma não foi recebida pelo município naquele período. Executada pela Codevasf a obra recebeu investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal. Contudo, até a presente data não apresenta funcionalidade. A situação se agrava à medida que ligações intradomiciliares foram feitas clandestinamente e como o sistema é inoperante o esgoto estoura em algumas ruas.

A Administração Municipal, preocupada com a questão, buscou constantemente por ações que solucionem o problema. Em reuniões anteriores a Codevasf se comprometeu em executar um levantamento para identificar e quantificar os serviços necessários e posteriormente buscar verbas para executar uma obra de complementação que efetive o sistema de esgotamento sanitário. Também ficou definido que após a adequação e efetivação desta obra a Prefeitura, por meio do SAAE, ficará responsável por operar e administrar a mesma.

Érico Cardoso: Medrado rompe com João Paulo e sela aliança com Robério Nunes

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Evento que selou união com o grupo político oposicionista ocorreu na manhã desta segunda-feira

Na última segunda-feira (17), o ex-prefeito do município de Érico Cardoso, Antônio Medrado se desfiliou do Partido dos Trabalhadores (PT), partido do atual gestor do município, João Paulo de Souza. O ex-deputado Robério Nunes (PDT), juntamente com seu grupo político, realizou um evento para comemorar a adesão de Medrado, que se filiará ao PSB. A notícia surpreendeu o meio político regional, visto que Antônio Medrado era um dos pré-candidatos a prefeito da situação. No ato que selou a aliança entre Robério (candidato a prefeito em 2012) e Medrado, não foi tocado em assuntos referentes às pré-candidaturas. Fonte: Blog do Glauber.

Caetité: encontro com moradores da Feira Velha apresenta política social do PAA

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito José Barreira e membros da administração municipal se reuniram com moradores da Feira Velha para debater o PAA

Na noite da última segunda-feira (17) os moradores do Bairro da Feira Velha se reuniram no auditório da antiga EBDA com o Prefeito Municipal, José Barreira, e membros da administração municipal, para debater o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que mais uma vez vem atender aos integrantes da Associação dos Moradores da Feira Velha (Amofeve). Na oportunidade, prefeito e comitiva foram recepcionados pela ex-presidente da entidade Claudete Souza.

Falando aos presentes, o prefeito José Barreira parabenizou a organização dos moradores. “Em nossa gestão sempre apoiamos as entidades que representam efetivamente a população, pois as obras sociais são mais importantes do que aquelas de cimento”, destacou o Prefeito. José Barreira lembrou ainda que recentemente a comunidade quilombola de Sambaíba e a Associação do Bairro N. Senhora da Paz também receberam o programa.

Também presente, a vice-prefeita Dra. Fátima lembrou que este é um programa do governo federal que visa não apenas o fortalecimento do pequeno produtor rural, estimulando a fixação do homem no campo, gerando renda, mas depende, sobretudo, da união e organização das comunidades. Fátima Silveira ressaltou que a Amofeve é exemplo dessa união, reconhecida não somente no plano municipal, como ainda no estadual e federal.

O secretário Rosival Almeida lembrou as conquistas da pasta de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo programa. Dentre as realizações, nas quais o PAA está inserido, está na regionalização do cadastro do INCRA (hoje a Secretaria atende a vários municípios como Guanambi, Ibiassucê e outros da Serra Geral), mais de 10 barragens construídas, repovoamento de tanques com mais de 140 mil alevinos, entre outras ações.

Programa de Aquisição de Alimentos leva segurança alimentar também ao bairro Feira Velha

Esporte, cultura e lazer nos 96 anos de Caculé

Quinta / 20.08.2015

Por Tayga Ribeiro

A noite de sábado foi animada com o show do cantor Thiago Araújo

Uma extensa programação movimentou o fim de semana no município

 

Nos 96 anos de Caculé os caculeenses curtiram um fim de semana repleto de atividades esportivas, culturais, de promoção à saúde e de conscientização e respeito ao meio ambiente. Comemorado no dia 14 de agosto, o aniversário da cidade foi festejado em três dias de intensa movimentação e diversão para toda a família.

Na sexta-feira, 14 de agosto, a cidade amanheceu ao som do hino de Caculé com a tradicional Alvorada Festiva realizada às 5 horas percorrendo as principais vias do centro do município. Às 8 horas foi dado inicio as ações de cidadania em stands com serviços de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia, a troca de garrafas PET por uma sacola ou sabão ecológico realizado pelos catadores da Cooperativa Catando a Vida como incentivo a pratica da coleta seletiva de materiais recicláveis, a contribuição da SEMEIA com a distribuição de mudas de plantas nativas, frutíferas e exóticas e ainda a exposição do artesanato dos usuários do CAPS I e das Associações ACBEPAC e Senhor do Bonfim.

Ainda no dia 14 aconteceu a Corrida Rústica Municipal e a disputa dos 100 e 200 metros livre, apresentação de Muay Thai com a equipe Sparta Thai Boxing, da Capoeira, do Grupo de Teatro Força para Viver do CAPS I e a final do campeonato caculeense futsal 2015 com a vitória da STAMP Confecções que se consagrou tricampeã.

No sábado, 15 de agosto, foi realizado o I Torneio Regional de Vôlei Masculino contando com a participação de quatro equipes: Panela de Brumado e AABB de Brumado e a Seleção de Caculé que ficou com o troféu de vice-campeão e a Seleção de Caetité com título de campeão. O cantor Thiago Araújo encerrou o dia com um animado show que contou com a participação de Bethânia Guimarães cantando música de sua autoria em homenagem a Caculé.

A largada do VI passeio ciclístico foi realizada no domingo, 16 de agosto, partindo da rodoviária em direção à Lagoa Manoel Caculé. O I Veloterra de Caculé finalizou as comemorações com a participação de pilotos de vários municípios baianos.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

I VELOTERRA trouxe pilotos de vários municípios da Bahia