Sertão Hoje

Sertão Hoje

INB recebe autorização e vai iniciar lavra subterrânea em Caetité

Sexta / 08.05.2015

Por André Koehne

Na última segunda (4), o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Caetité, João Portella, recebeu a assessora de comunicação institucional e corporativa das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Maria Helena Beltrão, para discutir as exigências para a nova etapa de exploração do urânio no município. Após longos meses de interrupção na atividade mineradora, a INB recebeu o aval dos órgãos fiscalizadores, devendo em breve dar início a uma nova etapa na exploração do mineral (antes a céu aberto, e agora subterrânea) e incrementação da matriz energética termonuclear, uma das alternativas menos poluentes, segundo a ONU, em contraponto àquelas que produzem o efeito estufa.

Portella ressaltou a importância dessa nova exigência, que faz com a empresa mineradora, efetivamente, passe a escutar as reivindicações da sociedade caititeense, onde o empreendimento está inserido, trazendo mais transparência a todo o processo. “Temos diversas demandas no setor, e o diálogo é sempre o melhor caminho para se encontrar soluções”, ressaltou.

De acordo com a assessora da INB, reuniões dos representantes da empresa ocorrerão frequentemente com membros da sociedade civil, não apenas em Caetité, como também em Livramento de Nossa Senhora e Lagoa Real, cidades que estão mais próximas à mina.

O Secretário vem mantendo relações institucionais com especialistas e lembrou que a parceria da INB em projetos como o da reciclagem de resíduos sólidos, que faz de Caetité uma das mais avançadas na região nesta área, tem mostrado resultados cada vez mais promissores.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.