Sertão Hoje

Sertão Hoje

Novo edital do Programa Mais Médicos disponibiliza 3 vagas para Guajeru

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As vagas serão destinadas às UBSs de Santa Rosa, de Bananeira e de Cancela, de acordo com a Prefeitura. (Foto: Reprodução / Internet)

O Ministério da Saúde publicou, nesta segunda-feira (13), um edital do Programa Mais Médicos para seleção de novos médicos, disponibilizando ao município de Guajeru 3 vagas que serão destinadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Rosa, de Bananeira e de Cancela, de acordo com a Prefeitura.

Caetité está na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Terça / 14.05.2019

Por ASCOM/PMC

Na próxima sexta-feira (17/05), será o Dia “D” da campanha com apresentações culturais que acontecerão na Casa Anísio Teixeira, a partir das 14h (Foto: divulgação/PMC).

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), promove a Campanha Faça Bonito em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio, com o objetivo de alertar e dar orientações para prevenir e denunciar os crimes. A Campanha está sendo desenvolvida durante todo o mês de maio com palestras e rodas de conversa realizadas em escolas e unidades de saúde. E na próxima sexta-feira (17/05), será o Dia “D” da campanha com apresentações culturais que acontecerão na Casa Anísio Teixeira, a partir das 14h. Na programação do dia “D” terão as seguintes apresentações: Poket da Peça "O Segredo de Nara", da Secreta Cia de Teatro; “Meu Corpo, Meu Tesourinho”, com os alunos da APAE de Caetité; e do Coral Cantos e Encantos da Escola Municipal Manoel Teixeira Ladeia.

SOBRE O 18 DE MAIO - O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pela memória de uma menina de oito anos, de Vitória (ES), que neste dia em 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Dia das Mães: Paramirim realiza homenagem às mães na Praça Érico Cardoso

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Paramirim, contou com show de Deivison Azevedo. (Fotos: Asom Pref. de Paramirim)

O projeto Cultura na Praça realizou uma homenagem para as mamães de Paramirim na noite deste último sábado (11), na Praça Érico Cardoso que estava totalmente decorada. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Paramirim, contou com show de Deivison Azevedo.

Segundo a Secretaria, o projeto tem como objetivo valorizar e incentivar a o gosto pelas artes, além de contribuir para a difusão cultural, por meio de atividades que contemplem variadas expressões artísticas. De acordo com a organização do evento, o momento foi idealizado visando proporcionar às mães um momento de lazer em família e ao mesmo tempo valorizar os talentos da nossa região.

Operação localiza trio que participou do assalto a banco em Barreiras

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Agentes da Rondesp RMS foram recebidos a tiros, tendo de revidar e atingindo os criminosos. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Um trio pertencente à quadrilha responsável pelo ataque a agência do Banco do Brasil de Barreiras (relembre aqui) foram localizados na tarde desta segunda-feira (13), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as investigações tiveram início logo após o crime e culminaram na localização do trio em uma pousada em Ipitanga. Os agentes da Rondas Especiais (Rondesp) RMS enviados ao local foram recebidos a tiros, sendo forçados a revidar, atingindo os criminosos, que foram socorridos para o Hospital Menandro de Faria, onde vieram a óbito.

De acordo com o delegado Rivaldo Luz, titular da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras), o trabalho integrado com a polícia de Goiás permitiu a localização e identificação do trio. "Desde a ocorrência, as Polícias Civil e Militar de Barreiras e de Goiás estavam monitorando o grupo, aguardando o momento correto de agir para efetuar a prisão, mas eles resolveram confrontar a polícia", explicou o delegado.

Dario Lucena de Lacerda, Júlio Rodrigues Valente e Douglas Bispo Carvalho foram identificados com a colaboração do Setor de Inteligência da Polícia Civil de Goiás, pois portavam documento falso com indicativo de emissão daquele estado. Com eles foram apreendidos uma pistola 380 e dois revólveres calibre 38.
 

Dom Basílio foi selecionado para integrar o programa Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, “isso vai possibilitar o aumento da complexidade do atendimento ofertado à população” (Foto: ASCOM/Pref. Dom Basílio).

Atender o paciente na própria moradia, de acordo as suas necessidades, desde o atendimento das equipes de Saúde da Família/Atenção Básica até os casos de maior complexidade. Essa é uma realidade em Dom Basílio, com a implantação das equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD – Melhor em Casa). A iniciativa é da Prefeitura de Dom Basílio, através da Secretaria Municipal de Saúde e visa realizar ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação. Para que isso seja possível, os profissionais do SAD de Dom Basílio vêm passando por sucessivas capacitações em hospitais de referência no Brasil, como o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e o Hospital Israelita Albert Einstein. No último mês, o fisioterapeuta Lucas Tales participou de mais uma etapa de qualificação, realizada no HAOC, na cidade de São Paulo.

Recentemente, o município passou a integrar o projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar (CCAD – 2018/2020). Na prática, o objetivo é qualificar a gestão, os processos de trabalho e as equipes dos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs). “Isso vai possibilitar o aumento da complexidade do atendimento ofertado à população”, esclarece o prefeito Roberval Meira. O município de Dom Basílio foi contemplado na primeira chamada. O próximo compromisso já tem data: dias 11 e 12 de junho, em Pelotas, onde será possível visitar e conhecer a estrutura do SAD do município gaúcho. Para o Secretário de Saúde, Valmor Félix, “a escolha de Dom Basílio para o projeto se deu em razão de demonstrarmos interesse e porque desenvolvemos um programa referência na região”, detalhou.

Segundo milagre atribuído a Irmã Dulce é reconhecido pelo Vaticano; o “Anjo bom da Bahia” será proclamada santa

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Arquidiocese de Salvador, o milagre tem relação com uma pessoa que dormiu cega e acordou enxergando. (Foto: Reprodução/Site da Osid)

Um segundo milagre atribuído à Irmã Dulce, conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, foi reconhecido por meio de decreto e, com isso, ela será proclamada Santa, informou, na manhã desta terça-feira (14), o site "Vatican News", canal oficial de comunicação do Vaticano. Ela será a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada. De acordo com a Arquidiocese de Salvador, o novo milagre tem relação com uma pessoa que dormiu cega e acordou enxergando. A data da celebração de canonizações não foi divulgada.

"Com o Decreto autorizado pelo Santo Padre reconhecendo o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce, a Baeta será proximamente proclamada santa em solene celebração de canonizações", informou o "Vatican News".

Ainda segundo o "Vatican News", o Papa Francisco recebeu em audiência, na segunda-feira (13), o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, o qual autorizou a promulgar o decreto sobre Irmã Dulce. Três graças alcançadas por devotos, após orações a Irmã Dulce, estavam sendo analisadas pelo Vaticano, com vista no processo de canonização da religiosa. Esses três casos foram enviados ao Vaticano pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em 2014, após análise de profissionais da própria instituição.

Faculdade Pitágoras oferece oficinas gratuitas de capacitação profissional em Brumado

Terça / 14.05.2019

Por Lais Ferreira

Cursos com orientações sobre vendas, Finanças Pessoais e oratória acontecem nos dias 15, 16 e 18 de maio, na sede da instituição (Foto: reprodução/Brumado Urgente).

A Faculdade Pitágoras, em Brumado, está com 110 vagas abertas para três dias de oficinas gratuitas de capacitação. Nesta quarta-feira (15), às 19h, a instituição de ensino oferece um curso de vendas, com orientações sobre as técnicas certas para atrair o cliente. Na quinta-feira (16), às 19h, será realizada a oficina “Finanças Pessoais: Criando uma Renda Extra”, com orientações para quem visa aumentar a renda mensal de forma consistente. Já no sábado (18), às 10h, a faculdade promove uma oficina de Oratória, com o intuito auxiliar os participantes a terem desenvoltura em apresentações. O diretor da Pitágoras, Bruno Lacerda, chama atenção para a importância da qualificação: “É importante mobilizar a comunidade sobre a necessidade de se aperfeiçoar, tanto para a manutenção de seus empregos atuais quanto para conseguir uma nova oportunidade e transformar essa realidade no estado”. Os interessados devem se inscrever pelo link http://twixar.me/kkfn. As inscrições serão realizadas até a véspera das atividades, ou até o preenchimento total das vagas.

Governo da Bahia assina protocolo internacional para construção de hospital com 300 leitos

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na avaliação de Vilas-Boas, a assinatura do protocolo permite formalizar os entendimentos prévios entre as áreas técnicas da Secretaria da Saúde e da WFO (Foto: divulgação).

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Deisi Kusztra, assinaram nesta segunda-feira (13), um protocolo de intenções que visa a cooperação técnica e financeira para o planejamento e execução do projeto do Hospital Regional Costa das Baleias, a ser erguido no município de Teixeira de Freitas. O acordo foi firmado durante o Encontro Mundial da Família, que acontece em Lisboa, Portugal. A perspectiva é que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos e atenda a população de todo o extremo-sul da Bahia, com destaque nas áreas de alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região. A previsão é de inauguração em 2021. Na avaliação de Vilas-Boas, a assinatura do protocolo permite formalizar os entendimentos prévios entre as áreas técnicas da Secretaria da Saúde e da WFO, visando o convênio de construção do novo hospital. Ainda segundo o secretário, “a região do extremo sul da Bahia vem necessitando de um hospital de porte regional e o Governador Rui Costa determinou que os estudos fossem iniciados para suprir essa deficiência”, afirma.

Itapetinga: homem morre em confronto com a CIPE Sudoeste

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo informações dos PMs, ao realizar o acompanhamento, eles foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, revidando então à injusta agressão (Foto: divulgação).

Nessa segunda-feira (13), por volta das 11h30, a guarnição CAESG 04 estava realizando o radiopatrulhamento na cidade de Itapetinga, quando recebeu uma denúncia informando que da Rua C, do Bairro Hilda Gama (Portelinha) haveria homens ostentando armas de fogo em via pública. Segundo informações dos policiais militares, a guarnição da CIPE Sudoeste, com o apoio operacional da 8ª CIPM/PETO, se deslocaram até o local, onde perceberam que um homem, que estava de posse de um objeto, empreendeu fuga e invadiu uma residência, dando início a perseguição policial. Ainda segundo informações dos policiais militares, ao realizar o acompanhamento, eles foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, revidando então à injusta agressão. Cessados os disparos, os policiais encontraram Eraldo Dias Brandão, de 19 anos, caído e de posse de um revólver calibre 32. Os policiais prestaram o socorro à vítima, conduzindo-o ao hospital local, onde ele veio a óbito. Além do revólver calibre 32, foram apreendidos ainda 5 munições deflagradas e uma munição intacta.

Brumado faz nova adesão ao Programa Mais Médicos

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Ao total, são 6 vagas disponíveis, 3 para UBSs da zona rural e mais 3 para UBSs localizadas na cidade.

O município de Brumado fez uma nova adesão ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, para preencher as 6 vagas disponíveis. De acordo com a Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Umburunas/Cristalância, de Itaquaraí e de Ubiraçaba, localizadas na zona rural, e as UBSs CAIC, São José e São Félix, localizadas na zona urbana.

CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA.

Governador Rui Costa assina protocolo com empresa chinesa para investimento de US$ 7 bilhões na Bahia

Segunda / 13.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A empresa pretende implantar um projeto de desenvolvimento integrado que deve gerar mais de 30 mil empregos diretos. (Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA)

O Governador baiano Rui Costa esteve em Pequim, capital chinesa, na manhã desta segunda-feira (13), para assinar um memorando de entendimento entre o Governo do Estado e a empresa chinesa Easteel. Segundo o Governo do Estado, a empresa pretende investir 7 bilhões de dólares (cerca de R$ 27,86 bilhões) na Bahia para implantação de um projeto de desenvolvimento integrado que deve gerar mais de 30 mil empregos diretos.

Ainda conforme informações divulgadas pelo governo estadual, o projeto contempla a construção de um grande parque industrial integrado, composto por siderúrgica, usina de energia e diversas unidades fabris, a exemplo de uma fábrica de cimento capaz de produzir anualmente 5 milhões de toneladas. Também compõem o planejamento da Easteel, a revitalização do Porto de Aratu, com aplicação de sua capacidade de movimentação, e a construção de uma cidade inteligente nas proximidades do parque industrial, para trabalhadores da empresa e seus familiares.

O memorando foi assinado nesta segunda-feira (13), em Pequim, pelo Governador Rui Costa e pelo CEO da Easteel, Liangcheng Zhang. (Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA)

Ituaçu: Vereador indica denominação da USF do Distrito de Tranqueiras

Segunda / 13.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Justificando a sua indicação, o Vereador Almir Pessoa destacou que ‘Dona Maura’ era uma mulher trabalhadora, boa amiga, querida e admirada por todos (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Almir Santos Pessoa (PSD) apresentou indicação ao Poder Executivo, sugerindo o nome de Maria Nunes da Silva (Dona Maura) para denominar a Unidade de Saúde da Família localizada no Distrito de Tranqueiras, zona rural de Ituaçu. Justificando a sua indicação, o Edil destacou que ‘Dona Maura’ era “uma mulher trabalhadora, boa amiga, querida e admirada por todos que tiveram a felicidade de sua convivência, era portadora de qualidades que dignificam um ser humano: honestidade, simplicidade, retidão nos compromissos”. O vereador argumentou ainda que ‘Dona Maura’ foi uma comerciante das mais prósperas, que com sua sabedoria peculiar e visão de comerciante empreendedora, ao lado do marido, transformaram a visão do comércio daquele Distrito e região. “Como mãe de família deixou bons exemplos de dignidade, responsabilidade e cidadania, tratava a todos sem distinção, com respeito, amizade, sinceridade e, sobretudo, com humanidade, não deixando que os mais necessitados voltassem do seu mercado sem os produtos alimentícios básicos, muitas vezes até doando-os”, destacou o Vereador Almir Pessoa.

Mortugaba: Edição 2019 da Festa do Trabalhador atraiu grande público e foi um sucesso; Confira todas as fotos

Segunda / 13.05.2019

Por Maria Nunes

O evento foi realizado nos dias 04 e 05 de maio e reuniu moradores e visitantes de toda região, movimentando a cidade (Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje).

A Prefeitura de Mortugaba, administração ‘Juntos por Desenvolvimento e Cidadania’, em parceria com todas as secretarias municipais e através da sua Coordenação de Cultura, realizou com sucesso a edição 2019 da já tradicional Festa do Trabalhador. O evento foi realizado nos dias 04 e 05 de maio e reuniu moradores de todos os cantos do município e visitantes de vários municípios da região, movimentando a cidade. Em 2019, a Festa do Trabalhador contou com a realização da tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, corrida de argolinha, feijoada, moda de viola, shows, paredão de som, locutor e muita animação.

Falando ao Site Sertão Hoje/Jornal Tribuna do Sertão, a prefeita Rita de Cássia fez questão de agradecer a todos que participaram do evento, fazendo um agradecimento especial ao vice-prefeito Dr. Júnior, ao Presidente da Câmara Alberto Lázaro e vereadores, aos Secretários Municipais e demais membros da equipe, aos membros da comissão organizadora e a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para o sucesso do evento. “Eu quero aproveitar para parabenizar a todos os trabalhadores de Mortugaba, da Bahia, do Brasil e do mundo pela passagem do seu dia. Nós fazemos essa festa com muito carinho, pensando em vocês e para homenagear cada um de vocês’, destacou Dona Cássia. A prefeita aproveitou ainda para elogiar Daniela Cardoso, a única mulher inscrita na corrida de argolinha e que ficou em primeiro lugar na competição. ‘Eu parabenizo de forma especial à vencedora da competição. A única mulher participante e foi a vencedora. Parabéns! Que as mulheres continuem assim, conquistando seus espaços cada vez mais, não só na cavalgada, mas em todos as outras áreas”, afirmou.

As comemorações da Festa do Trabalhador, edição 2019, ficaram concentradas na Praça Balbino Coelho e contaram com as apresentações dos cantores Bruno Magalhães, Daniel Alves e Hamilton Souza e da dupla Fábio e Gustavo. A locução da Cavalgada ficou por conta do renomado locutor Jesus Nascimento, que está sempre presente em grandes eventos de rodeios e vaquejadas do interior baiano. A sonorização ficou a cargo do Paredão JJ, de Caculé. Na corrida de Argolinha, o primeiro lugar ficou com Daniela Cardoso, seguida por Silvio Rocha Ribeiro (Tico – 2º lugar) e Joaquim Alves Batista (3º lugar).

Itapetinga: homem é preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

Segunda / 13.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na residência foram encontrados: uma carabina Nagan, munições, colete balístico, 150g de maconha, 32g de cocaína, 32 comprimidos de ecstasy, balanças de precisão (Foto: divulgação).

Nessa segunda-feira (13), por volta das 6h30, a GU CAESG 04 estava realizando o policiamento tático ostensivo em Itapetinga, quando recebeu uma denúncia de que na Rua Ciro Dutra, Bairro Quintas do Morumbi, estaria sendo praticado o crime de tráfico de drogas. Segundo informações dos policiais militares, ao chegar no local, eles fizeram a abordagem dos suspeitos e com a permissão dos mesmos realizaram buscas no interior da residência, onde foram encontrados: uma carabina Nagan, calibre 44, 6 munições calibre 38, 1 colete balístico, 150g de substância similar a maconha, 32g de substância similar a cocaína, 32 comprimidos de ecstasy, duas balanças de precisão e 400 pinos vazios para acondicionamento e comercialização de cocaína.  Diante do exposto, os envolvidos foram conduzidos juntamente com todo material localizado à Delegacia de Polícia de Itapetinga, onde um homem de 46 anos foi autuado em Flagrante Delito por Tráfico de Entorpecentes.

Guajeru: equipe da ADAB e agentes municipais executam a 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa

Segunda / 13.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Para manter a sanidade do rebanho, os criadores devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação em um escritório da ADAB. A 2ª etapa acontece em novembro.

Na última sexta-feira (10), o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), executou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A campanha prevê a vacinação de bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a ADAB. O período da vacinação vai até o dia 31 de maio.

O fiscal agropecuário da ADAB, Tadeu Lauton, acompanhado da gerente do órgão de Guanambi, Jucilayne Fernandes, e do auxiliar de fiscalização, Nilson Coelho, juntamente com o agente da ADAB em Guajeru, Gildásio Nunes, e o representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jairo Rocha, estiveram em propriedades rurais no município onde realizaram a vacinação assistida em aproximadamente 50 animais.

A equipe da ADAB também divulgou a campanha de vacinação para produtores da região. Para manter a sanidade do rebanho, os criadores devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação em um escritório da ADAB. A segunda etapa acontece em novembro.