Sertão Hoje

Sertão Hoje

Realizado o II Campeonato de Judô de Igaporã

Quinta / 04.06.2015

Por Samuel Gonçalves

No final, os alunos foram premiados com troféus de honra ao mérito

No último sábado (30), no ginásio de esportes, foi realizado o II Campeonato de judô de Igaporã. Cerca de 30 crianças, na faixa etária de 05 a 12 anos de idade, participaram do evento, que foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O Campeonato contou com as presenças do Sensei Luís Edson, representando a Federação Baiana de Judô, da Sensei Maria Cláudia, de Guanambi, e outros atletas regionais. No final, os alunos foram premiados com troféus de honra ao mérito. A prática esportiva do judô faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sendo ministrada pelo Sensei Erasto Correia (Professor Pita), que vem desenvolvendo um trabalho para as crianças beneficiárias do programa de qualidade de vida e que tem entre os seus objetivos melhorar a coordenação motora e disciplina dos alunos.

Barra da Estiva: Vem aí o 27º São João Quente na Terra do Frio!

Segunda / 01.06.2015

Em 2015, a Prefeitura de Barra da Estiva, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, vai realizar a 27ª edição do São João Quente na Terra do Frio. Serão quatro noites de festa, entre os dias 20 e 23 de junho, com grandes shows musicais, apresentações culturais, brincadeiras juninas e muita gente bonita e animada. Destaque para as apresentações de Banda Marcas de Batom (Dia 20), Forrozão das Antigas (21), Banda Di Mainha (22) e Bonde do Forró (23). A programação conta ainda com diversas outras boas atrações: D'Awilla da Bahia, Wesley Barbosa, Banda Brilho da Barra, Tony e Ju, Banda Magnatas, É o Chefe, Banda Estrela Ideal, Trio Sabiá, Banda Pisa Xote, Roberto Dantily, Banda Rock do Sertão e Osmar Sanfoneiro.

Na parte cultural, o 27º São João Quente na Terra do Frio também está repleto de boas atrações. No dia 20, será realizado o 10º Concurso de Quadrilhas; no dia 21, a apresentação de palhaços e o encontro de sanfoneiros; no dia 23, a corrida de jegue e as brincadeiras do pau-de-sebo e quebra-pote.

Arquibancada cheia na primeira noite de apresentação das Quadrilhas Juninas de Caculé

Segunda / 01.06.2015

Por Tayga Ribeiro

A Praça Ramiro Xavier foi o palco de uma belíssima coreografia que enalteceu a Bahia, o seu povo e suas raízes

Com o tema “Mundo e inspiração de Marinês e nossa gente! Ser…tão nordestino, porque quanto mais sou nordestino mais orgulho eu tenho de ser!”, a Quadrilha Junina Buscapé conquistou o público presente com um show de talento, beleza, elegância, harmonia, conhecimento e uma alegria contagiante. A Praça Ramiro Xavier foi o palco de uma belíssima coreografia que enalteceu a Bahia, o seu povo e suas raízes. Um arrasta-pé de primeira qualidade com a banda Baila Comigo fechou a primeira noite de apresentação das tradicionais Quadrilhas Juninas.

Confira as próximas apresentações:
Dia 05 de junho, sexta-feira: Quadrilha Junina Xiado do Xinelo
Dia 06 de junho, sábado: Quadrilha Junina Jacques Carvalho
Dia 13 de junho, sábado: Quadrilha Junina Mistura da Terra

Caetité: realizada reunião para acertar últimos detalhes do “Casamento Comunitário”

Segunda / 01.06.2015

Por Thayná Lima

Casais participantes do projeto receberam orientações da equipe da administração municipal.

Através do Projeto “Casamento Comunitário - Unindo Laços”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os casais caetiteenses, solteiros ou já em união estável, que sonhavam em se casar, irão formalizar o seu matrimônio no dia 12 de junho de 2015. Na manhã desta segunda-feira (01), foi realizada uma reunião no Auditório Municipal com a participação dos casais para acertar os últimos detalhes da cerimônia. Os nubentes receberam orientações do psicólogo do Cras, Adair Ribeiro, da advogada do Creas, Ana Koehne, da coordenadora do Cras, Ana Rebouças, da assistente social Mabel Soriano e da secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, que destacou na reunião a importância da constituição familiar. “Este sonho que vocês irão concretizar no dia 12 de junho também é um sonho nosso. É mais uma ação para garantir que as famílias cresçam com a segurança que a lei dá. Será uma linda cerimônia, com motivos de sobra para comemorar entre familiares e amigos. É a segunda vez que estamos realizando esse projeto em nosso município e temos a certeza que será, de novo, inesquecível!”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social.

I Sarau Cultural de Igaporã marca encerramento do Projeto 'Água, Sustentabilidade e Vida'

Segunda / 01.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na última sexta-feira (29), no Auditório Municipal Olver Vieira, o  I SARAU CULTURAL DE IGAPORÃ, que marcou o término da primeira etapa do Projeto “ÁGUA, SUSTENTABILIDADE E VIDA: DESAFIOS PARA O FUTURO”. Numa realização da Administração Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Agricultura. O projeto teve início no mês de fevereiro, desenvolvendo várias ações: Oficinas de produções literárias; Palestras sobre o tema: Água, sustentabilidade e vida: Desafios para o futuro, realizadas nos colégios municipais e com o grupo do Coral Amigos para Sempre, sendo conduzidas pelas Empresas Compreender que presta serviços para a Renova Energia; Visita itinerante das Carrancas do Mestre Guarany nas escolas municipais; Reuniões em diversas comunidades que fazem parte da Bacia do Rio Santo Onofre, para sensibilização a respeito da preservação das matas ciliares e áreas das nascentes; Edição do livro de produções literárias: As palavras pedem passagem; Campanha ÁGUA: EU ECONOMIZO, realizada nas escolas e residências do município.

No concurso de produção literária três escolas do município foram premiadas com um tablet e uma coletânea dos clássicos da literatura brasileira, foram elas: Oscar Teixeira; Manoel Rocha Filho; Ana Rosa Magalhães. O evento contou com a presença da prefeita Rosana Cotrim, do representante da Secretaria de Agricultura Marciano Rocha; da Secretária de Cultura Daiana Oliveira, do secretário de Educação Marcos Roberto.

Deputado Luciano Ribeiro critica situação das estradas baianas

Segunda / 01.06.2015

Por Giselle Quintão

O deputado Luciano Ribeiro em seu pronunciamento do dia 01 de junho avaliou as principais notícias do Estado e lamentou a conservação das rodovias estaduais. “Nas visitas às bases no final de semana e hoje no retorno às atividades na capital, constatei que as estradas, mesmo aquelas que passaram por operação tapa buraco, há menos de um mês, se encontram destruídas, a exemplo da estrada de Brumado à Sussuarana e a de Caetité a Igaporã. Além disso, as manchetes são de desalento: 5 mil carros roubados na Bahia em 5 meses; carros incendiados em plena delegacia de Piripá, mais caixa eletrônico explodido em Salvador; um sistema penitenciário que não tem se baseado na ressocialização e com agentes em greve; abastecimento de água suspenso na capital e em outras cidades; Governo dando calote no Programa Minha Casa Minha Vida; ausência total de repasses de verbas para a assistência sociais dos municípios em 2015 – o que vem sobrecarregando os municípios, correndo o risco de não prestar o serviço devido... e assim começa mais uma semana e mais um mês.. sem nenhuma notícia alentadora para os baianos. Este é o Governo do PT.” avaliou o deputado, que aproveitou para salientar sua análise sobre os Projetos pela Assembleia, a exemplo do que coloca imposições de contratações de bandas baianas nos festejos juninos dos municípios. “É necessário maior avaliação. A Bahia que é a maior produtora do axé não pode ser a favor de reserva de mercado”, opinou.

Fiéis começam homenagens a Santo Antônio em Caetité

Segunda / 01.06.2015

Começaram nesta segunda-feira (1º) as trezenas em homenagem a Santo Antônio. Até o dia 13 de junho – data dedicada ao santo – devotos participam das orações em agradecimento e louvor ao santo. Em Caetité a missa aconteceu na Capela de Santo Antônio, na Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Praça da Barriguda), no bairro do Pernambuco, às 19:30h, e deu início à trezena de Santo Antônio. Até o dia 13 de junho, todos os dias e sempre às 19h30, os fiéis se reúnem para rezar o terço e realizar a trezena. No Dia de Santo Antônio (13), outra missa marcará o encerramento do ciclo de fé e adoração, em lembrança ao religioso que abençoa os noivos e que é objeto de veneração em Portugal e na Itália, e no Brasil é um dos mais populares.

Projeto busca melhorar a mobilidade urbana em Igaporã

Segunda / 01.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Na ocasião a gestora apresentou um importante projeto que busca solucionar os problemas de trafegabilidade urbana de Igaporã

A Prefeita Rosana Cotrim acompanhada pela Empresa Sinaliza Bahia - Sinalização de Trânsito, tendo como representante João Cotrim participaram nesta sexta-feira (29) de uma reunião na Câmara Municipal com os vereadores. Na ocasião a gestora apresentou um importante projeto que busca solucionar os problemas de trafegabilidade urbana de Igaporã. Estiveram presentes o presidente da Casa Marlúcio Seixas e os vereadores Érico José Magalhães, José Pedro, Diogo Carlos, o que proporcionou ao longo desta reunião, o mais amplo debate sobre o tema.

Como se sabe, Igaporã experimentou nos últimos anos um crescimento urbano significativo, seguido naturalmente pela evolução da sua frota de veículos, que o coloca hoje como um município em franco desenvolvimento, crescimento do comércio local, da presença de novos veículos, de mais pedestres nas vias públicas, crescimento da movimentação da feira livre local, e na mesma proporção, o surgimento de áreas de conflitos provocadas pela falta de regulamentação, de sinalização.

Preocupada com a solução destes problemas, de modo a garantir e preservar a segurança e a vida de condutores e pedestres, que se deslocam diariamente para seu trabalho ou ocupações da lida diária, e que a Prefeita Rosana solicitou há alguns meses um estudo a empresa Sinaliza Bahia - Sinalização de Trânsito referente à problemática.

Após encerrar a reunião ficou de pleno acordo determinado que:  a partir da próxima semana, a Empresa Sinaliza promoverá novas avaliações técnicas para regulamentar, propor novos dispositivos para a circulação melhorar o aproveitamento do sentido e fluidez nas vias centrais do comércio, e na cidade como um todo, que culminará com a  elaboração de um Plano de Circulação que contemple os diversos segmentos do trânsito local, com a implantação da sinalização vertical, da pintura e canalização de ruas e avenidas no centro comercial de Igaporã.

Feriado Corpus Christi: SineBahia de Caetité só funcionará até quarta (3)

Segunda / 01.06.2015

Por Henrique da Mata

As atividades só serão retomadas após Corpus Christi, na próxima segunda-feira (8)

A unidade do SineBahia de Caetité, localizada na Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Praça da Barriguda), no bairro de Pernambuco, não terá atendimento ao público na quinta (4) e sexta-feira (5). De acordo com informações do órgão, o funcionamento será suspenso por conta do feriado de Corpus Christ. Segundo a coordenadora da unidade do SineBahia no município, Inalba Rodrigues, como o órgão pertence ao governo do estado e foi decretado ponto facultativo na próxima sexta, o órgão não funcionará. As atividades serão retomadas em horário normal, de 8h às 12 e 14h às 17h, na próxima segunda-feira (8).

Justiça declara ilegalidade da greve de servidores penitenciários

Segunda / 01.06.2015

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou a decisão do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que decreta a ilegalidade da greve deflagrada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia no dia 27 de maio. A medida expedida na última sexta-feira (29) determina a suspensão da greve e o imediato retorno da categoria às atividades, sob pena de multa diária de R$ 30 mil, em caso de descumprimento da decisão. A Justiça acatou o pedido de antecipação de tutela do Estado da Bahia com base na vedação da Constituição à greve de todos os servidores integrantes das carreiras relacionadas à segurança pública, além da indisposição da entidade representativa de classe em negociar. “As reivindicações ocorridas no movimento paredista anterior integram um rol interminável de demandas, o que só pode revelar o intento da própria parte ré de frustrar qualquer negociação”, escreveu o desembargador no Procedimento Ordinário nº 0011507-21.2015.8.05.0000.

Sistemas de abastecimento beneficiam comunidades rurais de Santa Maria da Vitória

Segunda / 01.06.2015

Dois sistemas simplificados de abastecimento de água serão inaugurados nesta terça-feira (2) nas comunidades rurais de Lagoa da Tábua e Jacurutu, no município de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Integrados às ações do programa Água para Todos, os sistemas beneficiam diretamente 212 habitantes, com a oferta de água pronta para o consumo humano. Com um investimento de R$ 450 mil, entre recursos do Governo do Estado e do Ministério da Integração, as obras foram realizadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Na comunidade de Lagoa da Tábua, o sistema é composto de captação, por meio de poço tubular perfurado pela Cerb, adução, distribuição, tratamento por cloração, reservatório e 52 ligações domiciliares. Em Jacurutu, a captação da água é feita a partir de um poço tubular. O sistema dispõe ainda de adução, tratamento, reservatório, distribuição e 51 ligações domiciliares.

Caetité: Plano Municipal de Educação é apresentado em Audiência Pública

Sexta / 29.05.2015

Por André Koehne

Encontro no CETEP deu forma às metas que irão nortear a educação caetiteense nos próximos dez anos

O auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) foi onde se realizou, na noite da última quinta (28), a primeira etapa da Audiência Pública, que só foi finalizada nesta sexta (29), para formatação das propostas do novo Plano Municipal de Educação (PME) que norteará as ações e políticas públicas no período de 2015-2025.

Com a presença de professores, técnicos, representantes sindicais, empresários do setor, políticos e gestores escolares das esferas pública e privada, a secretária municipal de Educação, Rosemária Joazeiro, coordenou a apresentação das propostas das 22 metas que irão compor o novo PME. “Caetité já possuía seu PME desde 2010, mas como os planos estadual e federal só vieram a ser aprovados depois - o Nacional no final de 2014 - temos que adequar o nosso ao que prevê aqueles outros”, concluiu a Secretária.

“O PME precisa ser conhecido por todos, especialmente por aqueles que trabalham na área da educação, pois diz respeito às suas próprias vidas”, acentuou em sua fala a secretária Rosemária. Em seguida o dirigente sindical Jorge Santos enfatizou que aquela discussão deve estar acima dos interesses políticos e de momento, cabendo ao Sindicato não só fiscalizar, mas apoiar essa ação.

O vereador Zacarias Nogueira, representando a presidenta da Câmara de Vereadores Jaquele Fraga, disse que a Casa empreenderá todos os esforços para dotar a cidade de seu PME. Encerrando a participação da mesa diretora, a vice-prefeita Fátima Oliveira ressaltou o momento democrático da audiência. “O PME é parte do processo que vem construindo um país mais justo”, enfatizou.

Em seguida, foram lidas as normas que disciplinam e subsidiam a audiência pública, bem como a apresentação da proposta do novo PME e das 22 metas elaboradas pela comissão encarregada dos trabalhos. Após debate e aprovação, a proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores para, já na sessão do dia 1º de junho, ser apreciada.

Caetité terá, então, seu novo Plano Municipal de Educação, que definirá as ações no município na área pedagógica, envolvendo todas as escolas e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. 

PETO apreende veículo 'dublê' em Brumado

Sexta / 29.05.2015

Uma operação da guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Brumado, resultou na apreensão de um veículo Fiat Uno. Segundo informações da polícia, o veículo é dublê e estava com a numeração do chassi suprimida. Apreendido, o veículo foi encaminhado para a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Bahia: Adab lança plataforma digital para fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos

Sexta / 29.05.2015

Com o objetivo de tornar pública a nova ferramenta de fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos na Bahia, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), lança oficialmente o Módulo de Agrotóxicos durante a 11ª edição da Bahia Farm Show. A apresentação da nova plataforma do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária acontece na tarde da próxima terça-feira, 3 de junho, às 16 horas e 30 minutos, no auditório da Fundação Bahia. O Módulo de Agrotóxicos vai proporcionar melhorias para o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, com maior agilidade e facilidade aos processos de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, importante para o combate de pragas e doenças presentes na agricultura. “A funcionalidade dessa nova tecnologia vai beneficiar todos os elos da cadeia, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet”, informa o coordenador do Programa de Controle do Uso e Comércio de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, lembrando que a co-participação dos envolvidos, a exemplo da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), tornará o trabalho da Adab ainda mais eficiente.

Com esta ferramenta as revendas devem solicitar e renovar cadastro na Adab, bem como abastecer com informações de estoque dos produtos. As empresas podem pedir o registro de produtos e os Responsáveis Técnicos (RTs), informando os receituários agronômicos emitidos, cumprindo com a Lei Estadual, nº 6.455, de 25 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto n.º 6.033 de 06 de dezembro de 1996. O evento contará com a participação dos representes e responsáveis técnicos (RTs) das revendas de agrotóxicos da região oeste, do setor produtivo, bem como da diretoria e servidores da ADAB.

Sindicato dos Bancários adere ao Dia Nacional de Mobilizações

Sexta / 29.05.2015

Na manhã desta sexta-feira (29), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista se uniu a diversos movimentos trabalhistas e sociais num protesto contra o desrespeito do Congresso Nacional com a classe trabalhadora, que está perdendo direitos com a aprovação de medidas apresentadas pelo governo. A mobilização aconteceu na Praça Nove de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista. Entre os ataques aos direitos dos trabalhadores, a aprovação do PL 4330 na Câmara dos Deputados, que legitima e amplia a terceirização em nosso país, aumentando o número de demissões e a precarização das condições de trabalho, e as Medidas Provisórias 664 e 665, parte do ajuste fiscal adotado pelo governo federal, aprovadas pelo Congresso nesta semana. “Nós, bancários, já sentimos os resultados vindos com a terceirização em nossas rotinas de trabalho. Não podemos nos calar e aceitar o que o governo e o Congresso vêm fazendo, retirando direitos já conquistados”, reafirmou o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas. O Dia Nacional de Mobilização contra a terceirização e outros ataques a direitos trabalhistas e sociais faz parte de uma ação em todo país, chamada pelas centrais CUT, CTB, Intersindical, Conlutas, Nova Central, UGT e CSB e movimentos sociais.