Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé: aberto processo seletivo para escolha dos novos conselheiros tutelares

Quinta / 09.04.2015

Por Tayga Ribeiro

A Comissão Especial, encarregada de realizar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Caculé, tornou pública a abertura do processo de escolha para o cargo de Conselheiro Tutelar do município. O processo de escolha dos membros ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro de 2015, das 8 às 17horas. Em Caculé, o processo será realizado no Colégio Municipal Dr. Antônio Muniz e a posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016. O cargo de Conselheiro Tutelar tem regime de trabalho em tempo integral, escolhido pelo voto direto da comunidade, por sufrágio universal, com mandato de 04 anos, conforme disposições previstas na Lei Federal nº. 12.696/12.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA

Passeio Ciclístico marca as comemorações do aniversário de Caetité

Quinta / 09.04.2015

No último domingo, 5 de abril, o município de Caetité comemorou 205 anos de história. Para comemorar essa data, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município, realizou em parceria com a Associação de Moradores da Feira Velha (AMOFEVE), o 7º Passeio Ciclístico – Pedalada Solidária. Pessoas de todas as idades foram para as ruas, em um movimento que é um misto de entretenimento e ao ciclismo. O passeio ciclístico percorreu as principais ruas do município e terminou na Praça Rodrigues Lima – Feira Velha, com o sorteio de diversos brindes.

Prefeitura de Caetité convoca mais aprovados em REDA

Quinta / 09.04.2015

A Prefeitura de Caetité divulgou, na última terça-feira (07), o resultado do Processo Seletivo Simplificado definido no Edital nº 001/2014 para contratação temporária de servidores para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública e para a Diretoria de Fomento e Apoio Municipal - Difam. Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As vagas a serem preenchidas são para Engenheiro e Fiscal Ambiental,  Carregador, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais para o DIFAM. Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital, 07 de abril , para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

Cobertura Fotográfica do 3º Dia de Comemoração dos 52 anos de Sebastião Laranjeiras

Quarta / 08.04.2015

Por Maria Nunes

Dando continuidade às comemorações pelos 52 anos de emancipação político administrativa do município de Sebastião Laranjeiras, na última segunda-feira (06), foi comemorado o Dia Municipal do Evangélico. O evento fez pare das comemorações promovidas pela administração municipal, Governo 'Juntos somos mais', que tem à sua frente a prefeita Dra. Luciana Muniz. Neste dia, abrindo a programação, os membros das congregações evangélicas formaram uma corrente de oração para agradecer a Deus, não só por este dia especial, mas por toda a vida. Em seguida, após a execução do Hino Nacional do Brasil, o Grupo de Jovens 'Cântico da Vitória' realizou uma bonita apresentação, arrancando aplausos de todo público presente. Durante o culto, os pastores e irmãos realizaram uma oração especial pela vida da prefeita Dra. Luciana Muniz, pedindo a Deus que continue iluminando os seus passos e guiando as realizações da sua administração. O Pastor Juvenal, da Igreja Assembleia de Deus (Bom Jesus da Lapa), em sua pregação, destacou que os administradores públicos enfrentam muitos desafios e que poucos são os recursos para fazer frente à grande demanda. Falando ao público presente, a prefeita destacou ser sempre bom ouvir a palavra de Deus e agradeceu a todos os visitantes por estarem ali presentes, comemorando juntos o Dia do Evangélico e o aniversário de Sebastião Laranjeiras. Encerrando o evento, o Pastor Viana agradeceu as manifestações de carinho recebidas e realizou uma belíssima pregação, acompanhado da Banda Samar. O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje realizaram toda a cobertura dos eventos relacionados às comemorações pelos 52 anos de emancipação de Sebastião Laranjeiras. Clicando no link abaixo você tem acesso a todas as fotos do 3º dia de comemoração.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 3º DIA DE COMEMORAÇÃO

Secretaria de Cultura de Caetité está realizando mapeamento cultural do município

Quarta / 08.04.2015

Quadro As Musicistas de Luciene Aguiar (Foto: Divulgação)

No intuito de estreitar os laços entre artistas e o poder público e de desenvolver políticas culturais mais condizentes com a realidade dos artistas locais, a Secretaria de Cultura de Caetité está convocando músicos, bandas e demais grupos musicais para um cadastramento. “Conhecer e entender a produção musical e os protagonistas que batalham por amor nesta arte tão presente e importante, pode fazer toda diferença na hora de resolver problemas e apontar soluções a médio e longo prazo para a música e artistas de Caetité”, declarou o Gerente de Cultura do Município, Fernando Dias. Os músicos, que desejam fazer o cadastro, devem se dirigir à Secretaria de Cultura, localizada na Praça da Catedral, de Caetité, ao lado do bar de Edilson (Bú) ou através da ficha de CADASTRO disponibilizada na internet. As inscrições serão realizadas até o dia 23 de abril.

Igaporã: Jogos definem classificação final da primeira fase do Campeonato de Futebol

Quarta / 08.04.2015

Por Samuel Gonçalves

No último domingo (05), o Estádio Municipal de Igaporã recebeu a última rodada, da primeira fase, do Campeonato Igaporaense de Futebol. O domingo de Páscoa, na cidade, ficou ainda mais animado com as partidas. Promovido pela Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Esporte e Lazer os jogos fazem parte da programação de fim de semana das famílias igaporaenses. Neste domingo não foi diferente, centenas de pessoas se reuniram para prestigiar esse importante evento esportivo. Confira os placares do final de semana: Escolinha 9x1 Cruzeiro, Limeira 6x2 Raiz, Real 0x3 Cerquinha, Juventude 0x0 Nova Esperança.

Caetité: Senai oferece curso de Assistente Administrativo

Quarta / 08.04.2015

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, leva ao município o curso de Assistente Administrativo, em nível básico.  Para se inscrever é necessário que o interessado esteja cursando ou já tenha cursado o 9º ano e o ensino médio e tenha entre 14 e 21 anos. As inscrições estão sendo feitas através do site www.fieb.org.br/senai e são até a próxima sexta-feira (10). O curso é gratuito, com carga horária de 532h, e será realizado durante o turno matutino.

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Igaporã: CIAC recebe visita do projeto água, sustentabilidade e vida

Quarta / 08.04.2015

Por Samuel Gonçalves

No último dia 31 de março de 2015 o centro Integrado de Apoio à Criança, de Igaporã, recebeu a visita de funcionários da Biblioteca Municipal Saul Leão e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Projeto Água, sustentabilidade e vida: Desafios para o futuro, que apresentou aos pequenos a campanha ÁGUA, EU ECONOMIZO.  Foi um dia de atividades como mini-palestras, filmes, atividades, música, desenhos. Enfim de forma lúdica, os alunos aprenderam medidas sobre o uso racional da água, da importância da preservação dos rios e nascentes, informações sobre o rio São Francisco e receberam marcadores de páginas didáticos com dicas de como economizar a água em casa. “É preciso criar a consciência planetária da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela” argumentou a diretora de cultura, Marcelle de Souza Santos.

Direitos trabalhistas dos funcionários da EBDA estão assegurados

Quarta / 08.04.2015

A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia afirmou, na última terça-feira, que as pessoas que serão demitidas, após a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), terão os seus direitos trabalhistas assegurados. Para cumprir as atividades exercidas, até então pela EBDA, será criada a  Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). 

“Não iremos prejudicar os trabalhadores em questões salariais e da previdência. Estamos procurando forma de disponibilizar uma relação contratual com segurança jurídica para funcionários que não estão aptos a se aposentar. Não abriremos mão de tratá-los com reconhecimento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. A EBDA contava com um quadro efetivo de 1.182 funcionários. Deste total, 822 já estão aposentados, 131 possuem tempo para aposentadoria e 229 não estão aptos a aposentar por conta do pouco tempo de serviço ou de idade.

Com a reforma administrativa, a Bahiater vai operar com 210 técnicos com ações nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Esses profissionais vão ofertar o serviço de assistência técnica e extensão rural para as 700 mil famílias da agricultura familiar. Entre os serviços executados estão a contratação, gestão e monitoramento das entidades públicas e privadas, de prestação de serviços, por meio de chamadas públicas. A superintendência também vai atuar na qualificação de técnicos, gestores de prefeituras e de movimentos sociais, além de desenvolver ações que melhorem os sistemas produtivos da agricultura familiar, por meio da pesquisa-ação, inovação sustentável e extensão.

Vereador Alessandro Lôbo defende união para viabilizar curso de medicina em Brumado

Quarta / 08.04.2015

Por Eliana Costa

Dr. Alessandro Lôbo, Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado (Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão)

A seleção feita pelo governo federal que apontou a cidade de brumado como uma das escolhidas para o estudo de viabilidade de implantação do Curso de Medicina do programa Mais Médicos, foi assunto de debate na sessão do legislativo brumadense na sessão da última segunda-feira (06). O vereador Alessandro Lôbo e Silva em seu pronunciamento na Tribuna destacou a importância da notícia e tudo o que representará para o município a implantação do curso de medicina. “Será com certeza um grande marco para a história do Município, assim como também foram a conquista do IFBA e do Curdo de Direito”. O vereador ainda ressaltou que para a concretização deste sonho de muitos estudantes e também da população que presenciará um grande avanço não só na área educacional, mas em todo o município, será necessária a união de todos. “Sabemos que teremos um longo caminho a percorrer e por isso é necessário que estejamos conscientes do papel de cada um de nós nessa empreitada. Nós como vereadores nos colocamos à inteira disposição para junto com o Executivo buscarmos o que for necessário para preenchimento de todos os requisitos necessários para a implantação do Curso em nosso Município”, pontuou. Finalizou dizendo que “a partir desse momento já  estaremos indo em busca de informações e ações que precisaremos executar para que o curso seja implantado!”.

Prefeito de Barra da Estiva participa de Formação do Programa Despertar

Quarta / 08.04.2015

O Prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (Dinho), participou na manhã da última segunda-feira (06) da Formação Municipal do Programa Despertar. O programa foi implantado no município desde 2007 e vem se destacando com ações voltadas para a Educação Ambiental nas comunidades rurais. Estavam presente além do chefe do executivo municipal, o Vereador Val Dias, o Secretário da Agricultura, José Henrique, o Mobilizador do Sindicato dos Produtores de Ibicoara, Barra da Estiva e Mucugê, Kirley Rocha, a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/BA), Joelma Oliveira, o Coordenador municipal do programa, Márcio José e mais 150 professores participantes das atividades no meio rural. O evento aconteceu no Plenário, Manoel Joaquim Netto, da Câmara Minicipal de Vereadores. 

20% dos servidores ativos da Bahia podem ter vencimentos suspensos

Quarta / 08.04.2015

O recadastramento dos servidores foi uma das primeiras ações do novo Governador Rui Costa

Se não se recadastrarem até a próxima segunda-feira, 13 de abril, cerca de 20% dos servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) poderão ter suspenso o pagamento dos seus vencimentos. A suspensão será mantida até que a situação dos servidores não recadastrados seja regularizada. Até agora, 80% dos servidores destes órgãos responderam ao formulário disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Devem se recadastrar servidores que estiverem em atividade nos órgãos contemplados nesta primeira fase do recadastramento, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também os que estejam em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes.

Ministro da CGU fala hoje em Salvador sobre Controle Externo

Quarta / 08.04.2015

Valdir Simões, Ministro Chefe da Controladoria Geral da União (CGU)

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, proferirá a palestra magna do 1º Seminário de Controle Interno, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), como o tema "A Relação da CGU com o Controle Externo". O seminário tem como objetivo auxiliar os gestores públicos estaduais a exercerem o controle interno com efetividade, além de divulgar sua função fiscalizadora e pedagógica. O evento será realizado hoje (08), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Brumado: Mulher é encontrada morta no Bairro das flores

Terça / 07.04.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Leitor/Whatsapp

Na manhã desta terça-feira (07), por volta das 06h00, na Rua Geni Miranda Amorim, no Bairro das Flores, foi encontrado o corpo sem vida de uma mulher. Segundo informações, a causa da morte é desconhecida, mas a principal suspeita é de overdose de drogas, tendo em vista que a mulher era usuária. Almerinda Silva dos Santos, de 38 anos, foi encontrada morta próxima da residência do seu pai, onde morava. Ela deixa um filho de 16 anos e uma filha de 14 anos, que moram com o seu ex-marido no estado de Minas Gerais.

Acidente na estrada de Dom Basílio deixa faz duas vítimas fatais

Terça / 07.04.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Reprodução Facebook/Montagem Jornal Tribuna do Sertão

Um acidente na madrugada desta terça-feira, na estrada que liga a sede do município de Dom Basílio a BA-148 (estrada Brumado a Livramento de Nossa Senhora) causou a morte de dois homens. Segundo informações, os dois haviam participado da festa em comemoração ao aniversário da cidade, realizada na noite de ontem, quando, por volta das 05h40, a motocicleta conduzida por Wilson Paulo da Silva, de 24 anos, que estava acompanhado da namorada Fernanda Chaves, de 22 anos, colidiu frontalmente com outra motocicleta, conduzida por Edson Prado Riqueza, de 22 anos. Este último havia saído da festa mais cedo, levado a namorada em casa e estava voltando para Dom Basílio quando ocorreu o acidente, segundo informações. Os dois rapazes vieram a óbito ainda no local do acidente. Já Fernanda Chaves foi encaminhada para o Hospital Municipal de Livramento. O seu estado de saúde ainda não foi divulgado. As polícias militar e rodoviária foram acionadas e preservaram a cena até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal, em Brumado.

Foto: Leitor/Whatsapp