Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Guanambi emite nota de pesar pelo falecimento da Professora Enedina Costa de Macedo

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Enedina Costa de Macedo, notável baluarte da educação da cidade, faleceu no último domingo, dia 27, em São Paulo.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, registrou o seu profundo pesar pelo falecimento da Professora Enedina Costa de Macedo, notável baluarte da educação da cidade, ocorrido no último domingo, dia 27, em São Paulo. O seu corpo foi sepultado nesta segunda-feira (28), no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, em São Paulo. “Neste momento de grande consternação para a todos os seus amigos e familiares, não será demais, senão necessário, além de lamentar a sua perda, lhe render merecidas homenagens pelo relevante trabalho que realizou, tanto como educadora, como cidadã de nossa cidade. Prestamos nossas mais sinceras condolências a toda família, que neste momento, enfrenta a dor imensurável, se despede da sua matriarca e desta notável mulher perpetuadora do saber, professora honrada, servidora pública extremamente comprometida e que muito contribuiu para a educação de nossa cidade. Sua memória seguirá sempre viva em suas obras e seus alunos, como semente plantada, em cada aula e cada aprendizado realizado, irá perdurar nas mentes e no saber dos muitos que educou”, dia a nota de pesar.

Nascida em 24 de outubro de 1917, na Fazendo Laranjo, na cidade de Guanambi, filha de Alcebíades Pereira da Costa e Petronilha Petrilha Pereira, a professora Enedina Costa de Macedo iniciou os seus estudos em Guanambi, continuando em Caetité, onde foi diplomada em Magistério pela Escola Normal, em 11 de dezembro de 1939. Foi agente recenseadora no município de Guanambi, lecionou na fazenda “Volta’ e, logo mais, em Ceraíma, nomeada e designada como regente da 3ª classe do Grupo Escolar Getúlio Vargas, aluna da Escola de Enfermagem Carlos Chagas, Diretora do Grupo Escolar Getúlio Vargas, aposentando-se com 28 anos de serviço naquela escola. Diplomou-se Professora de datilografia pela Escola Costa Santos, fundou a primeira Escola de Datilografia, Santa Rita de Cássia. Neste mesmo ano foi membro integrante da equipe do primeiro ginásio de Guanambi, no Ginásio de Guanambi, hoje Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, lecionou história Geral e do Brasil, fundou a escola primária São Lucas, que em 1959 foi é transformada em Ginásio e Escola Normal São Lucas, do qual foi proprietária, fundadora e diretora.

Lecionou Estudos Sociais e História de 1 e 2 Graus no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, foi coordenadora do Ensino Religioso e Assistente do diretor do referido colégio, candidata a uma vaga na Câmara de Guanambi, ficando como suplente, participou da 2ª Missão Pedagógica promovida pela Inspetoria de Ensino Secundário em Caetité, como Diretora, representou o Colégio São Lucas, na função de Diretora, participando da Missão pedagógica, em Bom Jesus da Lapa, participou do 1º Encontro Nacional de Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia, foi condecorada em Roma pela participação ativa da peregrinação à Europa e Terra Santa. Ela ainda foi condecorada pelo BNH Clube de Guanambi – Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade guanambiense no setor de Educação, recebeu menção Honrosa com Medalha Laert Ribeiro da Silva, pelos serviços prestados no Setor Educacional da comunidade, homenageada pela Prefeitura de Guanambi, fazendo constar seu nome em um dos colégios municipais da cidade, casou-se em 27 de janeiro de 1950 com Antônio Neves de Macedo, nascendo dessa união duas filhas (gêmeas): Kátia das Graças Macedo Bonfim e Aparecida Kátia Costa Fernandes, que lhe deram netos e bisnetos.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.