Sertão Hoje

Sertão Hoje

Equipe da CAR visita projeto Brotando Águas em Caetité

Sexta / 25.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O município é pioneiro na Bahia na construção de Barraginhas.

No começo do mês de agosto, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estiveram em Caetité para visitar o projeto Brotando Águas. Iniciativa visa construção de barraginhas para armazenamento de água das chuvas. Os representantes da CAR Ana Luzia, Kamila Santos, Gilmar Santos, Orlando Moraes Filho, Rogério Cana Brava e Abimael Passos, destacaram a importância do projeto para Caetité, bem como o pioneirismo do município que é o primeiro do estado da Bahia a implantar essa tecnologia. “Através dessa visita conseguimos fazer esse intercâmbio e essa troca de conhecimento e experiência. Vimos que a ação tem um impacto social muito grande, porque ouvimos depoimentos de famílias de agricultores que conseguiram, depois dela, maior geração de renda. A partir das barraginhas, eles tiveram oportunidade de produzir e comercializar seus produtos”, destacou Kamila Santos.

O objetivo do projeto é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo, para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água. Cada barraginha tem a capacidade de, em média, 50 carros pipa. Dessa forma, o impacto ambiental é bastante positivo, porque as nascentes brotam, os rios são revitalizados, e a disponibilidade de água na região cresce. Para Abimael Pasos, também da CAR, a intenção da equipe é difundir esse projeto em toda a Bahia. “Nós temos alguns pedidos de agricultores de outros municípios para fazer grandes barragens, mas vimos aqui em Caetité que as barraginhas são muito mais viáveis. Com poucas horas, máquinas e baixo custo, essa iniciativa atende de forma muito mais efetiva os agricultores”, declarou Abimael. Em Caetité já são mais de 100 barraginhas construídas nas comunidades de Escadinha, Pirajá e Juazeiro, beneficiando mais de 300 famílias. E estão sendo construídas mais 50 na comunidade Olho d’Água, em Santa Luzia.

Entusiasta da iniciativa, o técnico agrícola da prefeitura municipal, Exupério Ledo, destaca que o Projeto Brotando Água é esperança para agricultores. “Com esse projeto os agricultores têm água para molhar as hortaliças que são o seu principal meio de sobrevivência”, comemorou Exupério. “A construção das barraginhas aproveita de forma eficiente as chuvas irregulares e intensas. E, com o aumento da disponibilidade de água nas propriedades, tornou-se possível construir e abastecer pequenos lagos lonados, os chamados lagos de múltiplo uso, que podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida. O projeto Brotando Água conta com a parceria das empresas Embrapa, Eólicas Caetité e Banco BNDES.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.