Sertão Hoje

Sertão Hoje

Presidente da UVB participa de reunião com representantes de legislativos da região

Segunda / 21.08.2017

Por Leonardo Oliva

A Presidente da UVB, Edilene Ferreira questionou porque os presidentes de câmara não tem o mesmo direito que os prefeitos na apreciação das suas contas pelo TCM.

A Presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), Edilene Ferreira participou nesta sexta-feira (18), ao lado do Assessor Jurídico da entidade Dr. Dorgival Neto e do Diretor de Relações Institucionais da UVB Dr. Vinícius Costa, de uma reunião com representantes de mais de vinte câmaras de vereadores da região. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Livramento e teve como objetivo debater a criação de uma entidade regional representativa dos vereadores e a filiação das câmaras da região à União dos Vereadores da Bahia, que é vinculada à União dos Vereadores do Brasil.

Fazendo a abertura do evento o advogado, vereador de Rio e Contas e Diretor de Relações Institucionais da UVB, Dr. Vinícius Costa Destacou que aquela era uma reunião de trabalho, enfatizando que a atual diretoria da UVB está à frente da instituição há apenas 6 meses e que tem se esforçado para resgatar a sua importância. Dr. Vinícius destacou a importância das câmaras se filiarem à UVB e passou a palavra para o Presidente da Câmara de Brumado, que sugeriu também a criação de uma entidade regional. Em sua fala, Léo Vasconcelos enfatizou que a missão de criar uma entidade regional não é fácil, porque demanda vontade política e disponibilidade de recursos financeiros. “A nossa ideia é que esta entidade regional tenha sede própria e conte com equipe técnica para assessorar os vereadores de toda região’, afirmou.

Falando em seguida, a Presidente da UVB, Edilene Ferreira inicialmente questionou porque os presidentes de câmara não tem o mesmo direito que os prefeitos na apreciação das suas contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ela afirmou também que o vereador pode ser aliado do prefeito, mas não precisa ficar submisso a este. Em seguida, afirmou que conversou com o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Ângelo Coronel e este se comprometeu a criar uma ‘Sala dos Vereadores’ na Assembleia, que dará suporte aos vereadores que estejam na capital. “Não é o ideal, mas já é um começo. Nós somos quase seis mil vereadores em toda a Bahia e como as Prefeituras tem, nós também queremos ter a nossa sede própria em Salvador”, afirmou.

A reunião da UVB contou com as presenças dos Presidentes de Câmara: Leo Vasconcelos (Brumado), Cidão Aracatu (Livramento), Zilmar Chaves (Dom Basílio), Paulo Henrique (Caculé), Norivaldo Silva (Abaíra), Ataíde Campos (Aracatu), Anderson Costa (Macaúbas), Marivaldo Araújo (Coração de Maria), Adilson Pereira (Botuporã), Luciano Pierote (Rio de Contas), Celito (Jacaraci), Júlio Farias (Ibiassucê), Cristiano Cunha (Feira da Mata), Edilson Aguiar (Lagoa Real), Francisco Santos (Tanque Novo), Jadiel (Jussiape) e Erivelton Silva (Érico Cardoso).

O evento teve como objetivo debater a criação de uma entidade regional representativa dos vereadores e a filiação das câmaras da região à UVB.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.