Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Caetité lança oficialmente o Banco Comunitário 2 de julho

Quarta / 02.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Assim que a administração municipal terminar a reforma no espaço onde funcionará o Banco, será articulada uma data para operacionalizar as ações.

O prefeito Aldo Gondim esteve nessa sexta-feira (21), no Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), para o lançamento oficial do Banco Comunitário 2 de Julho. O “Banco do Povo”, que funcionará em uma sede na Praça do Mercado, terá cédulas próprias, nomeada de Caetés, nome dado aos primeiros habitantes indígenas do município. 1 caeté corresponde a 1 real. Na oportunidade, foi colocado a venda um kit da moeda que compõem de cada valor:  50 caetés,  1 caeté, 2 caetés, 05 caetés  e 10 caetés. Assim que a administração municipal terminar a reforma no espaço onde funcionará o Banco, será articulada uma data para operacionalizar as ações. Será feito um credenciamento com o comércio da cidade, para o uso da moeda social e cadastro de clientes que requerem valores de empréstimos.

O prefeito Aldo Gondim destaca que a ideia do Banco Comunitário é bem casada com a ideia do Governo Participativo que é a geração de emprego e renda. “O banco do povo é um instrumento que visa motivar, incentivar e instrumentalizar a ideia de economia solidária, de fomento ao cooperativismo e às atividades de associações e da agricultura familiar”, declarou o Prefeito. Na ocasião, estavam presentes ainda a diretora do MASB, Zamana Brisa a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o secretário municipal de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim; além de representantes do Núcleo Museológico Movimento de Mulheres Camponesas e membros de associações dos municípios de Caetité e Guanambi.

Aldo destacou ainda que a prefeitura de Caetité abraçou a ideia do Banco Comunitário e deseja abrir espaço para ampliar esse projeto. “Às vezes, muitas pessoas têm ideias empreendedoras, querem trabalhar, mas não têm como financiar. E através desse banco, será possível. Por esse motivo, nós não só abraçamos esse projeto, como somos grandes entusiastas, principalmente para que ele contribua para o escoamento da produção da agricultura familiar”, explicou o prefeito. Na ocasião, estavam presentes ainda a diretora do MASB, Zamana Brisa a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o secretário municipal de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim; além de representantes do Núcleo Museológico Movimento de Mulheres Camponesas e membros de associações dos municípios de Caetité e Guanambi.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.