Sertão Hoje

Sertão Hoje

Alunos realizam visita técnica no Campus do IFBA Brumado e lamentam não utilização do espaço

Quarta / 19.08.2015

Por Luís Gustavo

Durante a visita, muitos alunos lamentaram que a estrutura física da unidade ainda não esteja sendo usada

No último sábado (15), os alunos do primeiro módulo do Curso Técnico em Edificações, ministrado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA), em Brumado, realizaram uma visita técnica nas dependências do novo campus, que foi construído entre a Urbis I e o Parque Santa Inês. Na oportunidade, os alunos realizaram observações e análises das estruturas construídas, assim como medições das áreas como salas de aulas, laboratório, espaços comuns e áreas de lazer. O objetivo da visita técnica foi colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no primeiro semestre letivo. As visitas foram realizadas pelas turmas do matutino e noturno. Durante a visita, muitos alunos lamentaram que a estrutura física da unidade ainda não esteja sendo usada. Segundo informações obtidas pelo Site Sertão Hoje, o IFBA está aguardando a aprovação do projeto elétrico pela empresa Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda (EPCL), tendo em vista que a rede elétrica existente não suportaria os equipamentos que serão usados no campus.

Prefeita de Igaporã entrega kits a Agentes Comunitários e anuncia campanha contra exploração sexual

Quarta / 19.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Prefeita Rosana participa do ato e anuncia ação de combate à exploração sexual no município

Com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à população igaporaense, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na última terça-feira (18), kits de trabalho aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Os kits são compostos por vários materiais, entre eles: fardamento, bolsa, estojo e protetor solar. Esses materiais visam à proteção, agilidade e bom desempenho das funções dos profissionais, além de promover a identificação dos agentes junto aos moradores.

Ao lado do Secretário de Saúde, Ilmazim Rocha, a Prefeita Rosana Cotrim participou da entrega dos kits e parabenizou os agentes pelo trabalho realizado em Igaporã. “Aproveito a oportunidade em que os agentes da sede e zona rural estão presentes para agradecer a dedicação e parabenizo a todos pelo trabalho desenvolvido, pois são vocês quem promovem a prevenção das doenças, agravos e vigilância à saúde por meio das visitas domiciliares.”

Na oportunidade a gestora municipal anunciou que irá executar em Igaporã um projeto de combate à exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. “Em parceria com a Renova Energia iremos executar um projeto de combate à exploração sexual em nosso município. Convoco a todos vocês agentes comunitários de saúde a nos ajudar, para que juntos possamos desenvolver ações para proteger nossas crianças e adolescentes da exploração sexual. A principal estratégia adotada será sensibilização da população, para que atuem como fiscalizadores e garantam a proteção dos direitos dos mesmos.” Afirmou.

Adicional de Periculosidade: Guardas Municipais pedem apoio aos vereadores

Quarta / 19.08.2015

Por Luís Gustavo

Os guardas municipais brumadenses estão em estado de greve, desde a última quinta-feira, e pleiteiam o recebimento do Adicional de Periculosidade

Os servidores públicos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), de Brumado, realizaram uma manifestação pacífica na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (17). A manifestação teve o apoio do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDA-BAHIA) e teve como objetivo pedir o apoio dos vereadores no sentido de ajudar nas negociações com o poder executivo. Os guardas municipais brumadenses estão em estado de greve, desde a última quinta-feira, e pleiteiam o recebimento do Adicional de Periculosidade – 30% sobre o salário base para os profissionais que atuam na segurança pessoal ou patrimonial. Durante a sessão, vários vereadores manifestaram o seu apoio à reivindicação da categoria.

Para o Vereador Édio Pereira, o prefeito está sofrendo um desgaste desnecessário e que ligou para o mesmo solicitando que os representantes da categoria fossem recebidos em audiência, enfatizando que o diálogo é necessário para se chegar a um entendimento. Édio afirmou que o prefeito assumiu o compromisso de conversar com a categoria e pediu ao Líder da bancada de situação, Vereador José Carlos dos Reis, que faça a intermediação neste sentido.

Seleção de Caetité venceu o 1º Torneio de vôlei Masculino realizado em Caculé

Quarta / 19.08.2015

Por Tayga Ribeiro

A Seleção de Vôlei de Caetité venceu as três partidas disputadas

O Governo de Caculé, por meio do Departamento de Esportes, Cultura e Recreação, realizou o I Torneio Regional de Vôlei Masculino no dia 15 de agosto, sábado, em comemoração aos 96 anos de Caculé. Quatro equipes participaram do torneio: Seleção de Caculé, Seleção de Caetité, Panela de Brumado e AABB de Brumado. Foram realizadas 6 partidas que renderam o titulo de campeão para a Seleção de Caetité e o troféu de vice-campeão para a Seleção de Caculé.

A Seleção de Vôlei de Caculé terminou em segundo lugar, com duas vitórias e uma derrota na competição

Guanambi: reunião com associações esclarece novo formato do Garantia Safra

Quarta / 19.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O secretário ressaltou que maiores esclarecimentos podem ser obtidos na Secretaria Municipal de Agricultura ou no STR de Guanambi

Na manhã da última segunda-feira (17), o Secretário Municipal de Agricultura, Luzinaldo Correia Costa se reuniu com mais 100 presidentes, representantes de associações rurais e agentes comunitários de saúde.  A reunião ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e foi convocada para esclarecer o novo formato de cadastro do Programa Garantia Safra 2015/2016. Anteriormente quem fazia o cadastramento era a EBDA e os sindicatos dos trabalhadores rurais. Com a extinção do órgão, o governo está estruturando uma nova logística, com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

‘Foi solicitado o apoio da secretaria para a realização do cadastro, iremos juntamente com o sindicato e as associações, realizar o cadastro do Garantia Safra 15/16, até o governo estruturar o novo formato através do novo órgão’, frisou Luzinaldo. A reunião também contou com a presença do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi, através do presidente Luis Pereira Alves e demais membros.

‘O agente comunitário e o presidente de associação não vai cortar ninguém do programa, eles farão o cadastro dos quem atendem às exigências do Garantia Safra, quem fará a triagem através do CPF será o próprio sistema do governo, utilizando o cruzamento de informações, através da Superintendência de Agricultura Familiar da Bahia e o Ministério da Agricultura’, salientou o secretário durante a reunião.

Segundo o secretário, maiores dúvidas e esclarecimentos sobre o Garantia Safra, os agricultores devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi.

Brumado: Vereador Weliton Lopes agradece atendimento de sua proposição

Quarta / 19.08.2015

Por Eliana Costa

Weliton destaca que a certidão de nascimento implica em cidadania, já que sem ela o indivíduo não existe para o Estado

O vereador Weliton Lopes foi autor da proposição solicitando do poder executivo municipal, que através da Secretaria Municipal de Saúde instalasse o Posto Avançado do Cartório de Registro Civil no Hospital Regional Professor Magalhães Neto, devendo para tanto que o Município aderisse ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação à Documentação Básica e com isso passasse a emitir gratuitamente o registro civil dos recém-nascidos na maternidade do referido hospital.  A proposta tem como objetivo garantir aos recém-nascidos a cidadania, através do Registro Civil, assim como facilitar a sua emissão e se tornar um importante parceiro na erradicação do sub-registro civil de nascimento.

A grata notícia de que o Hospital Professor Magalhães Neto passará a emitir este importante documento veio na manhã desta terça-feira quando o parlamentar foi informado de que a Secretaria Municipal de Saúde enviou três profissionais para participarem do 2º Encontro Estadual da Mobilização para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento, que ocorre nos dias 18 e 19 de agosto, na Assembleia Legislativa da Bahia, quando tomarão conhecimento de todo o processo e receberão a capacitação.

Weliton destaca que a certidão de nascimento implica em cidadania, já que sem ela o indivíduo não existe para o Estado, sendo excluído de benefícios e programas criados por ele. ‘Ficamos muito satisfeito por podermos a partir de agora oferecer esse importante serviço no Hospital, facilitando a vida dos pais e garantindo um direito aos recém-nascidos.  Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias e ao secretário municipal de saúde Cláudio Feres por atenderem a essa nossa indicação”, frisou.

Caetité: obras de pavimentação garantem mais acessibilidade em todo o município

Quarta / 19.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Pavimentação realizada com recursos próprios e em parceria com o governo estadual mudam a cara da cidade

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Caetité em serviços de infraestrutura culminaram na execução de duas importantes obras: a pavimentação asfáltica das principais ruas do distrito de Caldeiras e pavimentação da rodovia que liga a sede do município ao distrito de Brejinho das Ametistas.

O Distrito de Caldeiras em Caetité recebeu nos últimos dias a execução de obras de pavimentação asfáltica em diversas ruas. O serviço executado com recursos próprios da prefeitura está em ritmo acelerado. Moradores de Caldeiras comemoraram a pavimentação das ruas que estão sendo executadas por empresa contratada através de processo licitatório com fiscalização da Secretária de Serviços Públicos do município.

Já a obra de pavimentação do trecho que liga a sede de Caetité ao distrito de Brejinho das Ametistas, uma parceria com o governo do estado, está a todo vapor. Serão pavimentados 21Km de estrada. A obra vai beneficiar diretamente as pessoas que trafegam diariamente pela região, gerando mais facilidade ao tráfego de motoristas.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Outra importante ação da prefeitura foi a revitalização da iluminação pública no bairro Ovídio Teixeira. No dia 12 de agosto, a rua Mem de Sá foi contemplada com a melhoria da iluminação pública, iniciativa que contribui para o aumento da segurança no bairro e garante mais qualidade de vida aos moradores.

A obra de pavimentação asfáltica que liga a BR-030 ao distrito de Brejinho das Ametistas está a todo vapor

Algodões vence primeira partida da final do Campeonato Dombasiliense de Futebol

Quarta / 19.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A equipe de Algodões, jogando com um a menos desde os 20 minutos do primeiro tempo, virou o jogo contra a equipe de Última Várzea

O primeiro confronto da final do Campeonato Dombasiliense de Futebol, Edição 2015, realizado no último sábado (15), na Arena Dom Basílio, foi emocionante. A partida terminou com uma vitória da equipe de Algodões pelo placar de 2 a 1, com destaque para a atuação do atacante Osório, que marcou os dois gols de sua equipe e é o artilheiro da competição, com 15 gols marcados. A emoção ficou por conta da forma como o placar final foi construído. Ao final do primeiro tempo, o placar era de 1 a 0 para a equipe de Última Várzea, sendo que desde os 20 minutos de jogo a equipe de Algodões estava com um jogador a menos, em razão da aplicação de um cartão vermelho. No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, brilhou a estrela do atacante Osório, que em dois vacilos da zaga da Última Várzea deixou a sua marca e deu números finais a partida. A segunda partida da final está marcada para o próximo sábado (22), também na Arena Dom Basílio.

O artilheiro Osório mostrou mais uma vez o ‘faro’ de gol e marcou os dois gols da vitória

Cerca de 70 atletas participaram da Corrida Rústica Municipal em Caculé

Quarta / 19.08.2015

Por Tayga Ribeiro

O evento tem como objetivo o incentivo e valorização do esporte

Na manhã do dia 14 de agosto, sexta-feira, o Governo de Caculé, por meio do Departamento de Esportes, Cultura e Recreação, realizou a I Corrida Rústica Municipal em comemoração ao aniversario de Caculé. O evento tem como objetivo o incentivo e valorização do esporte que também contou com a disputa dos 100 e 200 metros livres em várias categorias.

Confira os ganhadores de cada categoria da Corrida Rústica Municipal de 4 e 8 km:

A 1ª Corrida Rústica fez parte das comemorações do aniversario de Caculé

Brumado: Sociedade Civil reivindica Plano Municipal de Saneamento

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O documento foi protocolado no último dia 13 e as entidades aguardam o deferimento do Prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias

A Lei Federal 11.445/2007, regulamentada pelo Decreto N.º 7.217/2010 estabeleceu que todos os entes da Federação deveriam elaborar os seus Planos de Saneamento até 2014, sob pena de não terem acesso a recursos federais para abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais.  O prazo expirou e como muitos entes da Federação, dentre eles Brumado, ainda não tinham elaborado os seus planos. O Decreto N.º 8.211/2014 estendeu este prazo até 31 de dezembro de 2015.

Como o Município de Brumado ainda não tem o seu plano, o Movimento pela Despoluição e Revitalização do Rio do Antônio (MODERA) iniciou uma mobilização junto às entidades sociais brumadenses, reivindicando ao Prefeito, por meio de um abaixo-assinado, a elaboração do plano.

O abaixo-assinado é encabeçado pelo MODERA e subscrito também pela Associação dos Aposentados, Divina Providência, CDL, CONSEG, ALAB, SINDMINE, ABRACADABRA, 1º Clube da Terceira Idade, STR Brumado, CREMEB, SINDSEMB, Levante Popular da Juventude, Associação Idelson Silva, Associação do Bairro Olhos D’Água, Loja Maçônica Aliança Sertaneja, Paróquia Bom Jesus e pela 21ª Subseção da OAB. O documento foi protocolado no último dia 13 de agosto e as entidades aguardam o deferimento do Prefeito Municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias.

A grande preocupação do MODERA é que, caso o plano de saneamento não seja elaborado dentro do prazo em vigor, a liberação de recursos de um eventual edital do PAC Saneamento vencido pela EMBASA para o projeto de esgotamento de Brumado, seja bloqueada pela falta do plano.

Igaporã realiza 'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite

Terça / 18.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Campanha iniciou neste sábado (15) e segue até 31 de agosto

No último sábado (15), a Prefeitura de Igaporã promoveu o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de vacinação contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema vacinal. A campanha foi realizada em todas as Unidades de Saúde da sede do município e também em um posto de vacinação montado na feira livre. A campanha se estende até o dia 31 de agosto.

A expectativa é que 938 crianças sejam imunizadas. A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde do município. Apenas no Dia D foram vacinadas 378 crianças, cerca de 40% da meta total. Essa campanha, que tem como foco principal a vacinação contra a poliomielite para manter o Brasil livre da doença, completa 36 anos e há 26 anos o país está livre da doença. Devido à existência da doença em alguns países da África, a campanha nacional busca manter o país livre da paralisia infantil.

A meta da campanha de vacinação contra a poliomielite é imunizar 95% da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos, mantendo dessa forma elevadas coberturas vacinais homogêneas em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Já o objetivo da campanha de Multivacinação é imunizar de forma seletiva crianças de 0 a 5 anos, avaliando a caderneta de saúde da criança e atualizando de acordo com a situação encontrada, aumentando as coberturas vacinais das crianças.

Alunos do CEB realizam apresentações de projetos estudantis

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

Os projetos têm o objetivo de explorar o potencial criativo dos estudantes, estimulando a produção artística no ambiente escolar

Nos dias 13 e 14 de Agosto foram realizados, no Colégio Estadual de Brumado (CEB), os projetos do Governo da Bahia que visam promover a inserção da cultura, arte e lazer para jovens das escolas públicas. As apresentações foram iniciadas na quinta-feira (13), com a realização das edições 2015 do PROVE – Produção de Vídeos Estudantis e do EPA – Educação Patrimonial e Artística. Na sexta-feira (14) foram realizadas as edições 2015 do TAL – Tempos de Arte Literária, FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, DANCE – Mostra de Dança Estudantil e AVE – Artes Visuais Estudantis. Para a equipe responsável pela realização do evento, os projetos têm o objetivo de explorar o potencial criativo dos estudantes, estimulando a produção artística no ambiente escolar. Neste sentido, a equipe gestora acredita que a realização dos projetos foi um sucesso, tendo em vista que os alunos abraçaram a ideia e realizaram belíssimas apresentações.

As apresentações do PROVE, EPA, TAL, FACE, DANCE e AVE foram realizadas na quinta (13) e sexta-feira (14)

STAMP Confecções vence o Campeonato Caculeense de Futsal 2015

Terça / 18.08.2015

Por Tayga Ribeiro

STAMP Confecções se consagra tricampeã do Futsal em 2015

14 de agosto, sexta-feira, dia em que comemoramos os 96 anos de emancipação política de Caculé, uma emocionante partida finalizou o Campeonato Caculeense de Futsal 2015. A equipe STAMP Confecções venceu a equipe Bomfim Art’s pelo placar de 4 a 2, sagrando-se tricampeã municipal.

Realizado pelo Governo de Caculé, através do Departamento Municipal de Esportes, Cultura e Recreação, o Campeonato teve inicio no dia 18 de julho. Os jogos aconteceram sempre na Praça de Esportes Antônio Fróes, nas quartas-feiras e nos sábados. Além dos finalistas, participaram do campeonato os seguintes times: Os Penetras, Pizzaria Caculé, Dimacol, Fagner Almeida, Estação e Pecado.

Grandes jogos e belas jogadas contagiaram a torcida durante todo o campeonato. Em 15 partidas realizadas, ao todo foram marcados 114 gols, com destaque para: Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) e Renavan Silva Seles (Dimacol) – artilheiros com 10 gols cada, João Vitor Trindade Oliveira Lima (STAMP Confecções) – revelação, Wanderson Cangussu Correia (Dimacol) – destaque, Jeânio Alves Coqueiro (Bomfim Art’s) – Melhor goleiro, Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) – melhor jogador.

Um amistoso entre a seleção feminina de futsal de Caculé e a seleção do Povoado de Várzea Grande antecedeu a final do Campeonato Caculeense de Futsal 2015, vencendo o Povoado com o placar de 4 a 3. 

Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) e Renavan Silva Seles (Dimacol) – artilheiros com 10 gols cada

Brumado: Guardas Municipais cobram pagamento de Adicional de Periculosidade

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

Para o Presidente do SINDGUARDA-BAHIA, a legislação trabalhista é clara e os guardas municipais de Brumado têm direito ao adicional de periculosidade

Desde a última quinta-feira (13), os integrantes da Guarda Municipal de Brumado iniciaram um movimento grevista, que conta com o apoio do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDA-BAHIA) e da Força Sindical. Os servidores tem realizado uma série de atividades para chamar a atenção da opinião pública e tentar sensibilizar o poder executivo no sentido de atender as reivindicações da categoria. A principal reivindicação é o pagamento do Adicional de Periculosidade, já que os profissionais exercem a atividade profissional de segurança patrimonial. Para o Presidente do SINDGUARDA-BAHIA, Pedro Oliveira, a legislação trabalhista é clara e os guardas municipais de Brumado têm direito ao adicional de periculosidade - 30% sobre o valor do salário. Durante movimento realizado em frente da Prefeitura Municipal, o Presidente do Sindicato argumentou que desde janeiro entregou ofício ao prefeito cobrando o pagamento deste adicional, mas até o presente momento o executivo não realizou o referido pagamento.

Barra da Estiva: Governo municipal investe na recuperação de estradas vicinais

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O trabalho inclui a recuperação das vias e a colocação de cascalho nos pontos críticos

O município de Barra da Estiva tem uma grande extensão territorial e está localizado em região bastante acidentada, o que dificulta a manutenção e recuperação das estradas. No entanto, o Governo Municipal, que tem à sua frente o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) não tem medido esforços no sentido de garantir a trafegabilidade das estradas vicinais, tendo em vista que o bom estado de conservação das mesmas garante o melhor escoamento da safra agrícola, assim como garante mais conforto aos estudantes que utilizam o sistema de transporte escolar, bem como das pessoas das comunidades rurais, que utilizam estas vias no seu dia-a-dia. O prefeito Dinho, acompanhado do Vereador Zito de Noé esteve recentemente nas comunidades de Ginete e Jacu para acompanhar de perto o trabalho de está sendo realizado nas estradas vicinais destas regiões. O trabalho inclui a recuperação das vias e a colocação de cascalho nos pontos críticos.

O prefeito Dinho, acompanhado do Vereador Zito de Noé esteve recentemente nas comunidades de Ginete e Jacu para acompanhar de perto o trabalho