Sertão Hoje

Sertão Hoje

3º Lugar: Barra da Estiva é destaque no IDEB 2013

Quarta / 22.10.2014

Barra da Estiva se destacou entre os 417 municípios baianos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) (Foto: Divulgação)

Em 2013, Barra da Estiva se destacou entre os 417 municípios baianos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os alunos das séries finais (8º e 9º ano) melhoraram significativamente a nota, que saltou de 3,6 (2011) para 4,9 (2013). Com isto, Barra da Estiva ficou em 3º Lugar no ranking dos municípios baianos melhor avaliados pelo IDEB. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão e ao site Sertão Hoje, o prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho) destacou que o resultado é motivo de comemoração e é fruto do trabalho iniciado na gestão anterior e que vem sendo intensificado. ‘A nossa administração tem investido na formação continuada dos professores, oferece cursos e conta com um plano de carreira para a categoria. Dos recursos do FUNDEB, investimos 75% no pagamento dos professores, tendo a prefeitura que complementar as despesas em educação’, afirmou Dinho.

Dr. Adriano Pires (Dinho), prefeito de Barra da Estiva, comemora o resultado. (Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão)

Magnesita doa fardas para Posto de Saúde da Família de Brumado

Terça / 21.10.2014

Funcionários da unidade da Vila Presidente Vargas receberam camisetas para incentivar as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul

Funcionários do Posto de Saúde da Família Wilson Tibo, da Vila Presidente Vargas, em Brumado (BA), receberam camisetas feitas especialmente para divulgar as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. A farda, que será usada pela equipe durante os próximos meses, foi doada pela Magnesita. Ao todo, 29 uniformes foram entregues no último dia 1º. “A Magnesita se orgulha de apoiar ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, diz Domingos Savio de Morais Santos, Gerente Administrativo da Unidade de Brumado. “O bem estar das comunidades que nos recebem é uma das nossas prioridades e iniciativas como essas podem salvar vidas”, adiciona.

Termo de Compromisso para implantação do curso de medicina em Guanambi será assinado nesta quarta-feira

Terça / 21.10.2014

Por DA REDAÇÃO

A rede municipal de saúde de Guanambi atendeu a todos os critérios exigidos

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Charles Fernandes recebe o Secretário Estadual de Saúde, Washington Couto, e representantes do Ministério da Educação (MEC), em seu Gabinete na Prefeitura de Guanambi, às 9h. O objetivo da reunião é assinar um Termo de Compromisso (TC) visando a implantação do curso de Medicina em Guanambi. O termo possui algumas recomendações e ficará vigente durante todo o funcionamento do curso de graduação. A rede municipal de saúde de Guanambi atendeu a todos os critérios exigidos pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, ficando atestado durante inspeção feita por técnicos, médicos e auditores durante o mês de abril deste ano.

Igaporã: Grupo Ginga Brasil, Meninos e Meninas realiza Batizado de Capoeira

Terça / 21.10.2014

Por Samuel Gonçalves

O Grupo Ginga Brasil Meninos e Meninas de Igaporã iniciou as atividades socioeducativas no mês de março

Foi celebrado na noite deste sábado (18) o batizado e troca de cordas do Grupo Ginga Brasil, Meninos e Meninas de Igaporã. O evento reuniu mais de 300 capoeiristas, destes 120 receberam as cordas em reconhecimento à sua evolução da arte marcial baiana. As festividades aconteceram no Ginásio Municipal e reuniu centenas de famílias, que também puderam acompanhar apresentações artísticas como o Maculêlê. Vários grupos de capoeira de outras cidades participaram da celebração: Ginga Brasil de Riacho de Santana, Grupo de Capoeira da Comunidade de Sambaíba, Ginga Bahia de Bom Jesus da Lapa, Ginga Brasil de Tanque Novo, Ginga Bahia de Santana, Ginga Bahia de Guanambi e Alvorada de Matina. O Grupo Ginga Brasil Meninos e Meninas de Igaporã iniciou as atividades socioeducativas no mês de março quando o projeto recebeu o apoio cultural da Secretaria de Cultura da Bahia. 

Discussão sobre clima acontece amanhã em Salvador

Terça / 21.10.2014

Por Erick Issa

Com o objetivo de discutir temas relacionados ao clima urbano, principalmente o aumento do calor e a poluição do ar, a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (Secti), junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador – QUALISalvador, organizam o evento Urban Climate and Urban Plannig,  nesta quarta-feira (22), às 10h, no auditório Magno Valente, localizado na Escola Politécnica da UFBA. A palestra em inglês, do Prof. Dr. Katzschner, terá a orientação de cientistas e planejadores para instruir aos participantes sobre a melhor maneira de solucionar os problemas relacionados ao tema, que visam propostas econômicas e práticas, que englobam gestão, planejamento e desenho urbano para diminuir a incidência de calor. Serão apresentadas metodologias para a construção de mapas climáticos urbanos, exemplificados por diferentes estudos de caso e apresentação de mapas sínteses com recomendações para a melhoria do clima urbano.

Brumado: Campo Seco recebeu segunda edição da Corrida Rústica

Terça / 21.10.2014

Prefeitura de Brumado e Magnesita apoiaram o evento que aconteceu no Campo Seco

A comunidade do Campo Seco, em Brumado, recebeu a segunda edição da Corrida Rústica. A competição contou com 60 crianças, de dois a 11 anos, que foram divididas em cinco pelotões. A Corrida Rústica acontece desde 2013 e tem como objetivo incentivar o interesse pelo atletismo nas crianças da comunidade. O evento, organizado pela Associação de Moradores de Campo Seco, teve apoio da Prefeitura de Brumado e Magnesita, que contribuiu com o lanche servido à comunidade e distribuiu iogurtes, frutas, achocolatados, sucos e garrafas de água. “Apoiar um projeto como a Corrida Rústica é importante para a Magnesita, pois temos um compromisso com as comunidades onde estamos instalados”, afirma Domingos Savio de Morais Santos, Gerente Administrativo da Unidade de Brumado. 

Prefeitura de Brumado não terá expediente na próxima segunda (27)

Segunda / 20.10.2014

Por SÉRGIO MAURO

A Prefeitura de Brumado antecipou o feriado em comemoração ao Dia do Funcionalismo Público de terça (28) para segunda-feira (27), de forma que neste dia não haverá expediente nas repartições públicas municipais. A antecipação se deu em razão da Portaria N.º 161, de janeiro deste ano, que estabeleceu o calendário de compensação dos feirados e dos pontos facultativos no âmbito da administração municipal para 2014. Esta portaria estabeleceu que, quando o feriado cair na terça ou quinta, haverá a dispensa do trabalho na segunda e sexta, respectivamente. 

Malhada de Pedras: Ceará inaugura quadra poliesportiva

Sábado / 18.10.2014

Por Eduardo Canguçu

Descerramento da placa inaugural da quadra poliesportiva

O prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Ceará), ao lado do ex-deputado estadual e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) João Bonfim, vereadores, secretários municipais, autoridades e população de uma maneira geral, entregou à comunidade local a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Raios de Sol. A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Malhada de Pedras e o Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), com recursos da 2ª Etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e representou um investimento superior a R$ 500 mil.  A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Jayme de Maroto, Gonçalo, Lurdinha de Zé de Leobino, Beto Ventura, Maécio Riberto e Nair de Alveno; pelos Secretários Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de professores e diretores da rede municipal e comunidade de uma maneira geral.

Vereadores e Secretários Municipais prestigiaram a inauguração

Caetité: nova área de mineração de urânio em processo de licenciamento

Sexta / 17.10.2014

Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité/ BA (Foto: Marcelo Correa)

As Indústrias Nucleares do Brasil estão licenciando uma nova jazida situada na área da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio em Caetité: é a jazida do Engenho que será minerada a céu aberto a partir de 2015, através de 3 cavas. Esta nova jazida tem capacidade para produzir 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos, mantendo uma média de produção anual de 340 toneladas. Um Plano de Controle Ambiental com todas as características da jazida do Engenho está sendo analisado pelo IBAMA. O documento contém os estudos de viabilidade, os processos de produção e de controle a serem adotados e os impactos associados à sua exploração. Nele também estão descritas as áreas de influência do empreendimento e as ações de comunicação e responsabilidade social a serem desenvolvidas com os objetivos de manter a população informada sobre as atividades da empresa e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da região. 

Prestes a comemorar 53 anos, Mortugaba virou um ‘canteiro de obras’

Quinta / 16.10.2014

Por Maria Nunes

Ruas do Bairro Industrial estão sendo pavimentadas

Mortugaba comemora, no próximo dia 30 de novembro, seus 53 anos de emancipação política e administrativa. Em conversa com o prefeito de Mortugaba, que falou com exclusividade ao Jornal Tribuna do Sertão, Heráclito Matos destacou algumas das realizações da sua gestão, que em pouco mais de um ano e meio vem mudando a realidade e transformando o município em um verdadeiro canteiro de obras, tanto na sede, quanto na zona rural. ‘Hoje, graças a Deus, nós estamos realizando uma série de obras, tanto na área da educação, quanto na da saúde e de infraestrutura’, destacou. Clique no ícone e leia a matéria completa.

Prefeito de Mortugaba Heráclito Matos

Governo de Caculé está implantando Programa Sanear Mais Bahia

Terça / 14.10.2014

Por Tayga Ribeiro

O Prefeito de Caculé garantiu a divulgação dos eventos à sociedade

Foi realizada, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, a reunião Preparatória do Programa Sanear Mais Bahia, uma ação conjunta entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a Fundação Nacional de Saúde e o Governo Municipal que tem como principal proposta apoiar o planejamento de ações de saneamento básico de 50 municípios, com menos de 50 mil habitantes. Na oportunidade, os participantes foram orientados sobre a formação dos Comitês Executivo e de Coordenação e para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O Prefeito de Caculé garantiu a divulgação dos eventos à sociedade no intuito de assegurar a ampla participação da população em todo o processo de elaboração do Plano, além de fornecer a estrutura física e logística. “Esse é um programa de grande importância social e econômica para o nosso município”, destaca.

Brumado: Quadra de Várzea da Pedra é entregue à população

Terça / 14.10.2014

Por Eliana Costa

A obra foi avaliada em R$ 146 mil e conta com sistema de iluminação

Neste último final de semana, o vereador Édio da Silva Pereira (PCdoB) esteve na comunidade de Várzea de Areia a fim de inaugurar uma quadra poliesportiva conquistada através de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que tem mantido uma atenção especial para com o Município. A obra foi avaliada em R$ 146 mil e possibilitará a prática de esportes nos períodos diurno e noturno, já que a Prefeitura de Brumado implantou um excelente sistema de iluminação, digno de elogios por parte do deputado. O prefeito Aguiberto Lima Dias, ao lado dos Secretários Frederico Maciel (Agricultura) e Miguel Lima Dias (Esportes) participou da solenidade.

Brumado: SESOC promoveu o 2º Encontro dos Idosos

Segunda / 13.10.2014

Por SÉRGIO MAURO

Brumado: SESOC promoveu o 2º Encontro dos Idosos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), e com a participação das Secretarias Municipal de Saúde e Educação promoveram, no último dia 03, na sede do Clube Social de Brumado o “2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento: Interação e Troca de Saberes”. O Encontro proporcionou aos idosos das 08h00 ás 16h30, diversas atividades de interação e troca de saberes. Pela manhã, os participantes assistiram a diversas palestras, a exemplo da proferida pela nutricionista Dra. Milena Assunção Costa, que falou sobre a alimentação saudável na Melhor Idade. Após as palestras, um delicioso almoço foi servido e, após um intervalo, foi iniciado o Ciclo Cultural do 2º Encontro, com apresentações culturais do Grupo da Melhor Idade e CRAS. No encerramento, foi realizado o Baile da Primavera com o Grupo ‘Chica Baiana’, que fez todo mundo dançar ao som das antigas marchinhas de carnaval. Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brumado.

Brumado: SESOC promoveu o 2º Encontro dos Idosos (Foto: Divulgação)

Construtora retoma obras das casas populares em Guajeru

Sexta / 10.10.2014

Por Aloísio Costa

Na última semana as obras nas unidades foram retomadas

Em reunião realizada, em Guajeru, com o Engenheiro Civil João Vicente, representante da construtora Paralela, empresa responsável pela construção das casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida II no município, representantes do governo municipal discutiram sobre a retomada das obras e conclusão das unidades. A primeira dama, Marta Lima, esteve na reunião representando o prefeito Gil Rocha e destacou a preocupação da gestão municipal quanto ao andamento das obras. Na última semana as obras nas unidades foram retomadas. Em muitas delas a cobertura já foi instalada e conclusão deverá ocorrer no prazo determinado pela empresa. Das 40 unidades que serão construídas no município, 37 já estão em andamento. 

Caetité: Mercado de Carnes é transferido para novas dependências

Sexta / 10.10.2014

Por Giselle Quintão

Mais organização e adequação na comercialização de carnes

A fim de garantir mais organização e adequação na comercialização de carnes no município de Caetité, a partir do dia 13 de outubro, o Mercado de Carnes passa a funcionar nas novas dependências, localizado ao lado da Cesta do Povo.  O novo Mercado é um espaço amplo e devidamente adequado às exigências e aos padrões da Vigilância Sanitária e do Ministério Público para a comercialização de carnes. “Esta é mais uma importante conquista para toda a população caetiteense que contempla também a área da saúde pública, já que ações em saúde trazem mais qualidade de vida”, destacou o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Nilo Azevedo. Após a transferência para o novo espaço, o Mercado anterior será fechado para reforma.