Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé: palestra vai abordar atividade física e qualidade de vida

Quarta / 29.04.2015

Por Tayga Ribeiro

A prefeitura de Caculé, em parceria com a academia Germano Afonso, está organizando o evento 'Viva Forte e Com Saúde'. Durante o mesmo, será realizada uma palestra com o fisioterapeuta Alípio Físio e convidados sobre os temas qualidade de vida, cuidados com a alimentação, musculação e seus resultados e suplementos alimentares e seus resultados. Além disso ocorrerá um treino de Hardcore. O Viva Forte e Com Saúde será no dia 23 de maio, às 19h, no Cine Teatro Engenheiro Manoel Dória. A entrada é franca.

Luciano Ribeiro lança Moção pelo falecimento do ex-Senador baiano Antônio Fernandes

Quarta / 29.04.2015

Por Giselle Quintão

A morte do ex-senador e ex-deputado estadual Antônio Fernandes foi lamentada pela Assembleia Legislativa do Estado, através de Moção de Pesar apresentada pelo deputado estadual Luciano Ribeiro. Antônio Fernandes faleceu, com 101 anos, no último sábado (25), em Salvador. O caculeense foi deputado estadual pelo PSD em 1951 e reeleito por mais dois mandatos, foi suplente de senador, pela extinta Aliança Renovadora Nacional (Arena), assumindo o mandato em 1970.

Fernandes foi enterrado no último domingo (26), deixando a viúva Bertine Fernandes e dois filhos, Antônio e Ana. Com fazenda em vários municípios da Bahia e em outros Estados, implantou técnicas inovadoras e pioneiras no manejo e na criação de bovinos, deixando importantes contribuições na pecuária. Luciano Ribeiro lamentou o falecimento, desejando que Deus conceda conforto aos familiares e amigos desse ilustre cidadão com muitos serviços prestados à Bahia e de grandes virtudes, entre elas, a humildade, carisma, caridade, além de ser um exemplar homem público.

Antônio Fernandes é irmão de Miguel Fernandes, líder político na história de Caculé, e é filho de Noberto Fernandes, que dá o nome ao colégio estadual deste município. Parte da sua história de vida está retratada no livro “De Peão a Senador”, de autoria de Eny Meireles,  professora e ex-diretora do Colégio Noberto Fernandes.

Dois novos membros são empossados na Academia de Letras e Artes de Brumado

Quarta / 29.04.2015

Por Luís Gustavo

Na última sexta-feira (24), às 19h, foi realizada uma sessão solene para posse da  Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), realizado no auditório da SEMAC. Na oportunidade, foram incluídos como membros o senhor Paulo Esdras e o senhor Merian Alvares. A cerimônia foi presidida pelo vereador Zé Ribeiro, quando foi apresentada a história dos dois novos membros da Alab. Paulo Esdras e Merian Alvares fizeram uma apresentação de suas carreiras como escritores e amantes das artes e falaram um pouco sobre seus patronos literários, em que os inspiraram, e também tiveram algumas obras de própria autoria declamadas por alguns convidados. O encerramento foram os juramentos e oficialização como integrantes da Academia de Letras e Artes de Brumado.

Prefeito Charles Fernandes cumpre agenda de trabalho em Salvador

Quarta / 29.04.2015

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, iniciou na última segunda-feira (27) em Salvador, uma semana de trabalho com várias audiências agendadas, buscando recursos e projetos. Entre eles, o convênio para obras do aeroporto para o município. Foi recebido pela Deputada Estadual Ivana Bastos em seu gabinete, onde encaminhou diversas demandas. A deputada prometeu não poupar esforços para que mais obras e benefícios, cheguem ao município e que ele continue com sua marcha de desenvolvimento.

Rosana Cotrim participa de audiência com o Ministro dos Transportes

Quarta / 29.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Prefeita Rosana Cotrim, participou ao lado do Deputado Federal José Rocha, da audiência com o Ministro dos Transportes

A prefeita de Igaporã Rosana Cotrim participou de uma audiência, na capital federal, com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Acompanhada do prefeito de Caetité, Zé Barreira, do Deputado Federal,  José Rocha (PR), e do diretor-geral-interino do Dnit Adailton Cardoso Dias, a gestora municipal solicitou melhorias no trecho da BA-430, que liga Igaporã à cidade de Caetité. Na ocasião, a Prefeita Rosana entregou ao ministro um relatório descritivo e fotográfico que ilustra a situação atual da rodovia. De antemão, o ministro Antônio Carlos se mostrou disposto a atender as reivindicações e solicitou um estudo aprofundado da via que em breve deverá ser executado pelo Dnit. Preocupada com os riscos dos que trafegam na estrada, a prefeita Rosana afirmou que acompanhará de perto as ações para a melhoria da BA-430. “Estamos cientes da necessidade de uma grande intervenção na melhoria desta via, por parte do Governo Federal. Acompanharemos  de perto para que, de uma vez por todas, a população seja beneficiada com esta obra de grande importância para nossa região.”

Caetité: Audiência Pública discute adequação do Plano Municipal de Educação

Quarta / 29.04.2015

Por Henrique da Mata

A Câmara de Vereadores de Caetité abriu as portas para uma importante discussão: a adequação do Plano Municipal de Educação (PME) ao Plano Nacional. A Audiência Pública contou com a participação da equipe da Secretaria de Educação, comandada por Rosemária Joazeiro, professores, empresários do ramo educacional e pessoas interessadas no tema. De acordo com Rosemária, a discussão é apenas o começo de uma tarefa árdua e cautelosa que deve ser concluída até junho, quando vence o prazo para aprovação do documento. “Essa reunião de hoje marca o início de um trabalho de revisão e reestruturação do nosso Plano Municipal de Educação, que o município já possui, mas que precisa ser adequado ao Plano Nacional”.

O PME, segundo a secretária, é um importante instrumento para o planejamento da educação do município. “É esse documento que vai nortear todo o trabalho no setor educacional no município nos próximos dez anos, por isso é fundamental que a gente o construa com bastante cuidado”, disse. Depois de passar pelo processo de adequação ao Plano Nacional, o PME seguirá para votação no Plenário da Câmara. Só depois de aprovado, o documento terá o reconhecimento do Ministério da Educação e, a partir daí, o município estará apto a receber os investimentos de projetos específicos do governo federal.

Em parceria com Governo de Caculé: COOTRAF realiza evento de avaliação final de projeto

Quarta / 29.04.2015

Por Tayga Ribeiro

A Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), em parceira com o Governo de Caculé, realizou um evento de avaliação final do Projeto de Assessoria Técnica para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. O projeto consiste na organização da propriedade da produção e da comercialização e beneficiou cerca de 480 famílias, nos municípios de Caculé, Pindaí, Rio do Antônio, Caetité e Ibiassucê.

Na oportunidade estiveram presentes cerca de 200 agricultores familiares, a equipe técnica da COOTRAF, o deputado estadual Luciano Ribeiro, o Secretário Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), Irineu Barbosa, o vereador Paulo Henrique da Silva representando a Câmara de Vereadores de Caculé, Jhony Rafael, do Banco do Brasil, Jeremias, do Banco do Nordeste e ainda os representantes da Seagrima, do Sindicato de Caculé, da Cooperativa Mista Agropecuária para O Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar - COOMADAC e da CRESOL Serra Geral.

Segundo o presidente da COOTRAF, Edgar Filho, em Caculé, especificamente, em parceria com a SEMEIA, a COOTRAF atendeu as Comunidades de Água Branca, Capivara, Retiro e Tapagem, acolhendo 120 famílias de Agricultores Familiares. “Essas comunidades foram beneficiadas com Kits de Convivência com a Seca, os kits Forrageiros, Unidades de Beneficiamento de Frutas, capacitações, dias de campo entre outras conquistas”, destaca.

“As famílias foram beneficiadas com visitas técnicas especializadas, PRONAF, PAA, PNAE e pelo Projeto Fomento, onde o agricultor beneficiado recebe em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a COOTRAF, o valor de 3 mil reais para investimentos em projetos elaborados pela cooperativa”, conta Edgar.

Estação vence Campeonato de Futebol Society de Caculé

Terça / 28.04.2015

Por Tayga Ribeiro

Após o empate de 2 a 2 no tempo normal, a equipe da Estação venceu nos pênaltis a Lagoa Feia, no Campeonato Municipal de Futebol Society de Caculé. A partida que rendeu o título de Campeão, da competição, para a Estação aconteceu no último sábado, 25 de abril, na Praça de Esportes Antônio Froes. Durante o campeonato realizado pelo Governo de Caculé, através do Departamento de Esportes, foram marcados 76 gols em 19 partidas. Além dos finalistas, participaram do torneio as seguintes equipes: Várzea Grande, Serralheria Santo Antônio, Pecado, Jatobá F.C, Madeireira Lopes, Pizzaria Caculé, Lagoa de Cima, União Capivarense, Tinguí e Os Penetras. Com acirradas disputas alguns jogadores foram destaque na competição: Rafael Lopes (Pecado) – artilheiro com 06 gols, João Vitor Trindade (Penetras) – revelação, Luan Glaubert (Estação) – Melhor goleiro e Valdeir Lima (Estação) – melhor jogador.

Inscrições abertas para eleição do Conselho Tutelar de Caetité

Terça / 28.04.2015

Por Thayná Lima

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caetité abriu inscrições para o processo eleitoral que vai escolher os membros que irão compor a diretoria do Conselho Tutelar. Os interessados em participar da nova formação do órgão devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça Pompeu Fernandes da Cunha, onde funciona o Conselho, das 8 às 12h e das 14 às 17h. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de maio.

Após inscrições, os candidatos passarão por uma prova, a ser realizada no dia 5 de junho. Os aprovados passarão por uma entrevista e, no dia 4 de outubro, acontecerá a eleição, com apuração dos votos no mesmo dia. A escolha de cinco membros efetivos e cinco suplentes de conselheiros tutelares será feita através de sufrágio universal, por voto direto, secreto e facultativo, dos cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município de Caetité e quites com a justiça eleitoral.

A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, sendo o atendimento ao público no horário administrativo das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados e à noite, os conselheiros ficarão em escala de plantão. O Conselho Tutelar, conforme Lei Municipal, é um órgão permanente e autônomo não jurisdicional encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Mais informações podem ser encontradas no Edital, publicado nos sites da cidade e impresso nas papelarias: Santana, Cop Art e Inforcerb.

Comunidades rurais de Igaporã comemoram novo Sistema de Abastecimento de Água

Terça / 28.04.2015

Por Samuel Gonçalves

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Igaporã, está concluindo a instalação do Sistema de Abastecimento de Água na comunidade rural de Gurunga. Ao todo mais de 50 famílias estão sendo beneficiadas com essa intervenção, cujos trabalhos se iniciaram com a perfuração de um poço tubular com vazão de aproximadamente 25 mil litros por hora. O poço foi interligado às residências por meio de uma rede tubular de mais de cinco quilômetros de extensão. O Sistema de Abastecimento é fruto de investimentos de recursos próprios do município. Os moradores comemoram “agradeço muito pelo trabalho que está sendo feito pra nós aqui da comunidade de Gurunga. Antes a gente tinha que buscar água na cabeça, carro de boi ou na carriola. Agora com o poço artesiano e o sistema encanado, graças a Deus, melhorou muito.” Afirmou Oscarino de Souza Benevides. Gurunga é uma das comunidades rurais mais afetadas pela escassez de água, onde muitas vezes os moradores têm que fazer longos deslocamentos para conseguir a água que é utilizada nos afazeres de casa, como lavar roupas e utensílios domésticos. “Essa água que está vindo aqui pra nós é uma benção. Sinto muita alegria receber essa riqueza aqui na minha casa, estou muito satisfeita. Antes a gente tinha que buscar água em baldes longe de casa.” Comemora Dona Dalvina, moradora de Lagoa das Vacas.

Comunidade católica de Paramirim homenageia Santo Expedito

Terça / 28.04.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Site Sertão Hoje

O bairro São José, em Paramirim, celebrou o dia de Santo Expedito, com um novenário seguido de missa festiva na igrejinha São José. Contando com o apoio de toda a comunidade paramiriense, a Senhora Maria Rosa, encarregada da bandeira dos festejos de 2015, conseguiu realizar uma grande festa religiosa para homenagear o “Santo das causas urgentes” (Santo Expedito). “Tem em media 20 anos que os moradores do Bairro são fieis nesta realização” comentou o Padre Pedro, que já com seus 48 anos de paróquia celebrou mais uma missa festiva de louvou e agradecimento a pedido dos fiéis devotos de Santo Expedito. No dia 18, quando a última novena foi realizada, aconteceu à  “levantada do mastro”, que conta com a ajuda de homens, mulheres, criança e com um grupo de terno de reis, que este ano veio acompanhado de bonecos gigante e bumba-meu-boi. Os presentes, que também se deliciaram com as guloseimas tradicionais das quermesses, que são instalados aos arredores da igrejinha, que se revestiu de muita beleza e alegria nestes dez dias festivos.

O ponto alto aconteceu no décimo dia, quando aconteceu uma grande procissão no perímetro do Bairro com o andor e bandeira do homenageado do dia. Após os agradecimentos do Padre Pedro, pelos esforços de todos em realizarem esta festa bonita, que já se tornou tradição, o morador do bairro, Antônio Caldeira também fazer seus agradecimentos. Um show de viola aconteceu no momento de encerramento da última novena, vindo depois o show mais aguardado com Lando, com seus mais variados ritmos.

Prefeito de Caetité solicita construção de 'anel viário' ao Ministro dos Transportes

Terça / 28.04.2015

Por Henrique da Mata

O prefeito de Caetité, Zé Barreira, participou de uma audiência, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o deputado federal, Zé Rocha (PR), o diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Adailton Cardoso Dias, e a prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim, para reivindicar investimentos que visam melhorar a situação das estradas que ligam Caetité a outras cidades da região. Entre as solicitações feitas por Zé Barreira estão a recuperação asfáltica do trecho da BR-430, que liga Caetité ao município de Igaporã, e também ações na BR-122, trecho que liga a sede do município ao distrito de Maniaçu. Segundo o prefeito, essas são obras necessárias para a cidade. “A recuperação asfáltica dessas vias é de grande importância para Caetité, por isso fiz questão de pedir ao ministro atenção especial a essa solicitação”, ressaltou Zé. Além de solicitar a recuperação asfáltica das estradas que dão acesso a Igaporã e Maniaçu, Zé Barreira defendeu a importância da obra que retira as rodovias do centro urbano de Caetité. “A construção do anel viário vai significar um grande avanço desse governo para a infraestrutura de nosso município, dando mais segurança a população”.

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social realiza doação de hortifrutis

Terça / 28.04.2015

Por Thayná Lima

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Urbano, começou, em novembro de 2014, um projeto de doação semanal de verduras e legumes a famílias referenciadas. Hoje, cerca de 50 famílias comparecem ao CRAS toda quinta-feira para receber os produtos cultivados no município. Ana Rebouças, coordenadora do CRAS Urbano, destaca a importância do projeto. “O objetivo deste trabalho é ofertar alimentos saudáveis às famílias selecionadas, para que estes possam ter uma boa qualidade de vida. Esses alimentos são variados, entre frutas e verduras, a depender da produção” declarou.

Governo de Caculé realiza obras por toda cidade

Terça / 28.04.2015

Por Tayga Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Caculé está concluindo obras em toda a cidade, além de melhorar o acesso prosseguindo com a recuperação das estradas vicinais (recursos municipais), a entrega da sede da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Serra Geral – CRESOL Serra Geral, inaugurada em março deste ano, uma obra realizada em parceria com o governo federal e viabilizada através do território sertão produtivo. No esporte, a construção de uma quadra coberta, em fase final de conclusão, na Comunidade de Água Branca, e a cobertura das quadras poliesportivas dos colégios municipais Professor Eleutério Tavares e Professor Vespasiano Filho, já em andamento, incentivam o esporte no município. A construção de uma nova sede para o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), através de uma parceria com o governo federal, irá contribuir positivamente para a inclusão social e o melhor andamento das atividades. Em fase final, as obras de reforma dos Postos de Saúde Satélites e da Unidade de Saúde da Família Drª. Dolores Oliveira Silva e a construção de uma Unidade Básica de Saúde na Comunidade de Várzea Grande trazem mais conforto para pacientes e funcionários. A construção da Sede do  Serviço De Atendimento Móvel De Urgência (SAMU – 192), será uma das próximas obras a ser inaugurada. O Governo Municipal está adquirindo, ainda, por meio de recursos próprios, massa asfáltica para a pavimentação da nova rua aberta ligando o Centro ao Bairro São Cristóvão, além da execução de serviços de tapa buracos na BA 617 e BA 026, que ligam Pancadão (BR 030) a Licínio de Almeida, bem como nas ruas e avenidas da cidade, que foram danificadas pelas últimas chuvas que ocorreram no município.

Guanambi: 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada na próxima quinta (30)

Terça / 28.04.2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza na próxima quinta-feira (30), a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guanambi. O evento acontecerá das 8h às 17h, no Auditório do Cetep – Centro de Treinamento Pedagógico, localizado no Bairro Santo Antônio. A Conferência, que tem por objetivo geral, mobilizar o sistema de garantia de direitos da população para a implementação e o monitoramento da Política Nacional, traz como tema: "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silvia Neves Souza (Lilia), “a 9ª conferência se realiza no momento singular, onde se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que irá levar a sociedade a refletir sobre os avanços e as melhorias a serem buscadas, principalmente relacionadas às politicas públicas para a criança e o adolescente”.  O evento é aberto ao público e o credenciamento será feito no local, antes, do início, da Conferência.