Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: SineBahia estará fechado no São João

Quinta / 18.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Caetité, através da sua Assessoria de Comunicação, informa a toda população que o SineBahia, órgão responsável pela emissão de documentos e cadastro de emprego, não funcionará nos dias 22, 23 e 24 de junho (segunda a quarta-feira), em razão dos festejos do São João.

Caetité: moradores de Caldeiras participam de reunião com Governo Municipal

Quinta / 18.06.2015

Por André Koehne

Importante momento democrático, a ação demonstra o compromisso da administração caetiteense com todos os seus cidadãos, de seu imenso território

Na noite da última segunda-feira (15) o prefeito de Caetité, José Barreira, acompanhado pelos secretários de Administração, Planejamento e Finanças, Aldo Gondim, e de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, estiveram reunidos com membros da comunidade de Caldeiras para conhecer as principais reivindicações do lugar, bem como prestar contas das realizações ali realizadas. Dentre os pleitos dos moradores estavam a melhoria do abastecimento de água, maior apoio aos atletas e ao esporte locais, com a reforma e cobertura da quadra poliesportiva da comunidade. O secretário Aldo Gondim relatou que nunca se investiu tanto na área esportiva como está ocorrendo na atual gestão, permitindo que a cidade ganhe destaque na formação e apoio aos atletas, que vêm colecionando vitórias.

Através do representante comunitário Jânio Leão Oliveira, os moradores da comunidade solicitaram o calçamento das vias públicas próximas aos grupos escolares Emiliana Nogueira Pita e Antônio Carlos Magalhães, bem como na rede de água que os abastece. Diante dessa solicitação o secretário Nilo Azevedo retornou ao distrito nesta terça-feira (16) para vistoriar as obras de calçamento de ruas e recuperação do asfalto urbano, além de informar sobre outras obras que já estão em processo de licitação e irão beneficiar as comunidades.

Cobraram, ainda, o apoio para a realização dos tradicionais festejos de São João, sendo que neste momento o representante Jânio Leão lembrou que a prefeitura assumiu a responsabilidade por esse importante evento a partir do primeiro mandato do atual prefeito, sendo que antes era feita apenas com os recursos dos próprios moradores.

O prefeito José Barreira lembrou as várias obras que realizou em Caldeiras, como a construção da quadra, reforma da igreja e das escadarias, com corrimão e mirante, ampliação do PSF e manutenção de várias estradas vicinais. O prefeito anunciou que algumas das ruas de Caldeiras serão asfaltadas e, atendendo a um dos pleitos ali colocados, a obra beneficiará os acessos aos dois colégios.Na noite da última segunda-feira (15) o prefeito de Caetité, José Barreira, acompanhado pelos secretários de Administração, Planejamento e Finanças, Aldo Gondim, e de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, estiveram reunidos com membros da comunidade de Caldeiras para conhecer as principais reivindicações do lugar, bem como prestar contas das realizações ali realizadas. Dentre os pleitos dos moradores estavam a melhoria do abastecimento de água, maior apoio aos atletas e ao esporte locais, com a reforma e cobertura da quadra poliesportiva da comunidade. O secretário Aldo Gondim relatou que nunca se investiu tanto na área esportiva como está ocorrendo na atual gestão, permitindo que a cidade ganhe destaque na formação e apoio aos atletas, que vêm colecionando vitórias.

Através do representante comunitário Jânio Leão Oliveira, os moradores da comunidade solicitaram o calçamento das vias públicas próximas aos grupos escolares Emiliana Nogueira Pita e Antônio Carlos Magalhães, bem como na rede de água que os abastece. Diante dessa solicitação o secretário Nilo Azevedo retornou ao distrito nesta terça-feira (16) para vistoriar as obras de calçamento de ruas e recuperação do asfalto urbano, além de informar sobre outras obras que já estão em processo de licitação e irão beneficiar as comunidades.

Cobraram, ainda, o apoio para a realização dos tradicionais festejos de São João, sendo que neste momento o representante Jânio Leão lembrou que a prefeitura assumiu a responsabilidade por esse importante evento a partir do primeiro mandato do atual prefeito, sendo que antes era feita apenas com os recursos dos próprios moradores.

O prefeito José Barreira lembrou as várias obras que realizou em Caldeiras, como a construção da quadra, reforma da igreja e das escadarias, com corrimão e mirante, ampliação do PSF e manutenção de várias estradas vicinais. O prefeito anunciou que algumas das ruas de Caldeiras serão asfaltadas e, atendendo a um dos pleitos ali colocados, a obra beneficiará os acessos aos dois colégios.

Caetité: Centro de Saúde comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Quinta / 18.06.2015

Por Thayná Lima

Pacientes da unidade receberam orientações sobre a importância da campanha

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que pretendem conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue, e em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. Em virtude dessa data, o Centro de Saúde Especial de Caetité (CAEIII) realizou, na manhã desta terça-feira (16), palestras informativas para os pacientes da unidade.

A enfermeira Jassiara Dias, coordenadora da unidade de saúde, falou sobre a importância da data. “O objetivo da ação é incentivar as doações de sangue e aumentar a consciência sobre a necessidade de componentes sanguíneos seguros, além de agradecer a todos os voluntários por sua generosidade em salvar vidas”, destacou Jassiara.

A comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue foi fixada em 2004 por organismos internacionais com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO.

A secretária de Saúde, Cynthia Lopes, informou que a ampliação do universo de doadores permanentes ou fidelizados, que doam regularmente vai permitir ao município ter estoques para situações de emergências e hemoderivados de melhor qualidade. “O ideal é que tenhamos um grupo de caetiteenses que compreendam a importância da doação, porque daí a taxa de utilização é muito maior. Ainda que todas as vezes o sangue seja testado, o descarte acaba sendo bem menor quando o doador é fidelizado. Se aproveita muito mais, se tem autossuficiência e segurança”, explicou a secretária.

O tema da campanha desse ano - “Cada doador de sangue é um herói" - enaltece a heroica ação da doação de sangue. O título tem como objetivos agradecer o gesto de solidariedade humana das pessoas que doam sangue e reforçar a sua autoestima para que sigam fazendo suas doações com regularidade.

Pacientes da Unidade de Saúde CAEIII receberam informações sobre a importância da doação de sangue

Paramirim: realizada audiência publica para apresentação do Plano Municipal de Educação

Quinta / 18.06.2015

Por Fagner Abreu

O documento irá nortear as diretrizes e metas educacionais do município de Paramirim para os próximos dez anos

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta segunda-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores, Audiência Publica para apresentação, analise, e sugestões do texto base do Plano Municipal de Educação. O documento irá nortear as diretrizes e metas educacionais do município de Paramirim para os próximos dez anos. O evento foi aberto para a população que opinou no desenvolvimento do Plano.

Participaram da mesa a secretaria de educação, Marinélia Castro; o vice prefeito, Robson Martins e o vereador, professor Evando, além das escribas, as professoras Roseli Ramos e Luciana Camacã. O plano foi apresentado pela coordenadora municipal, Alessandra Porto.

Ao abrir o encontro, o vice prefeito falou da importância deste plano para o crescimento educacional. “Participei dos encontros para a elaboração do Plano. É um documento importante, a Prefeitura colaborou no que pode neste plano. Vivemos momentos difíceis, mas este plano é passível de mudanças ao longo desses dez anos e com a situação melhor vamos investir ainda mais”, destacou.

A chefe da pasta da educação parabenizou a todos envolvidos neste trabalho. “Foi um trabalho braçal, realizado dentro das escolas. É um belo plano com anexos, ponderações, 20 metas maiores e suas submetas. Parabenizo a todos pelo trabalho realizado, a todos os professores, a nossa coordenadora”.

Na sequência, a coordenadora Alessandra Porto fez uma breve explanação sobre a elaboração do plano. De acordo com a coordenadora, o documento foi realizado por uma equipe multidisciplinar. Ressaltou que é um plano importante, audacioso, que irá ultrapassar gestões e terá força de lei assim que aprovado pela Câmara de Vereadores.

Após os debates, as propostas foram aprovadas pela plenária e serão anexadas ao Plano Municipal de Educação, que estará disponível no site da Prefeitura até o final destes mês.

Ao abrir o encontro, o vice prefeito falou da importância deste plano para o crescimento educacional

Vereador José Ribeiro apresentará Moção de Pesar à família de Érico Dias Lima

Quinta / 18.06.2015

Por Eliana Costa

José Ribeiro destaca que “este professor soube edificar sua vida deixando muitas saudades”

O vereador José Ribeiro Neves apresentará na próxima sessão Moção de pesar e Solidariedade à família do Senhor Érico Dias Lima, em razão de seu falecimento ocorrido em 10 de junho de 2015. Erico Dias Lima nasceu em 18-07-1920, na Fazenda Tocadas, Município de Brumado. Filho de Olympio de Carvalho Lima e de Olympia de Oliveira Dias, casou-se com dona Dalcy Lula Souza, com quem teve os filhos: Orlando, Albânio e Vera Lúcia, além de Ana Revenster que, com a morte de Arthur Revenster, ficou sob a sua responsabilidade. Estes lhe deram netos e bisnetos.

Seu Erico pode ser cognominado “O homem dos sete instrumentos” devido à sua versatilidade, inteligência e competência em tudo que fez, com ideias próprias e conceitos definidos, conforme o seu entendimento. Foi servidor público municipal por quase cinquenta anos, na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores de Brumado, onde exerceu suas funções com muita dedicação, competência e honestidade

Pelo seu trabalho incansável em prol da educação e pelos diversos serviços prestados à comunidade brumadense, em merecimento e honra, a Prefeitura Municipal de Brumado, homenageou-o através da Lei nº 1.216, de 9 de julho de 1999. Art. 1º - O prédio Público situado na Rua Dr. Mário Meira, n° 79, centro, antigo fórum Duarte Moniz, passa a denominar-se “PROFESSOR ERICO DIAS LIMA”.

José Ribeiro destaca que “Nada mais justo do que deixar registrado nos Anais desta Casa este exemplo de bondade, humildade e carinho que dignificaram e enobreceram este professor, que soube edificar sua vida deixando muitas saudades”.

Vereador Weliton Lopes indicará titulo de cidadão brumadense ao advogado Carlos Brito

Quinta / 18.06.2015

Por Eliana Costa

Weliton Lopes apresentará proposição em razão dos serviços prestados à cidade pelo advogado

Na próxima sessão do legislativo brumadense o vereador Weliton Lopes apresentará proposição que solicita a concessão de título brumadense ao advogado Carlos Brito pelos serviços prestados à cidade. Carlos Brito vive em Brumado há mais de quarenta anos, adotando a cidade como sua terra natal, trabalhou na empresa Magnesita S.A pelo período d 24 anos, desligando-se para seguir sua nova jornada como advogado, profissão na qual atua até os dias atuais.

Teve participação efetiva na fundação de partido político e também foi grande colaborador da área esportiva, sendo vice-presidente da Liga de Futebol Brumadense. Sua história também pode ser contada através de sua família constituída de sete filhos, que também trabalham em prol de sua querida Brumado. Weliton Lopes destaca que a concessão de título de cidadão brumadense ao advogado Carlos Brito é um reconhecimento ao seu amor pela cidade e também ao que realizou e ainda realiza na contribuição pelo progresso e desenvolvimento do município.

Governo de Igaporã lança campanha de incentivo ao pagamento do IPTU 2015

Quinta / 18.06.2015

Por Samuel Gonçalves

O contribuinte que pagar seu imposto até o dia 31 de julho terá 20% de desconto e concorrerá a prêmios como TV led, tablete e smatphones

A Prefeitura de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças está realizando a campanha IPTU Premiado 2015. A campanha tem como objetivo difundir e ampliar o conceito de cidadania e conscientizar a população para a importância do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano - IPTU, além de estimular o contribuinte oferecendo a oportunidade de concorrer, através de sorteio, a diversos prêmios.

O carnê está sendo entregue nas residências urbanas. Caso haja dúvidas, os proprietários de imóveis deveram procurar o Setor de Tributos, na sede da Prefeitura. O Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana - IPTU é o tributo pago por pessoas físicas e jurídicas pela posse, propriedade ou domínio útil de imóvel (área construída e/ou terreno) localizado em zona ou extensão urbana. Seu valor é definido por um conjunto de elementos que incluem o valor venal do imóvel, área do terreno, área construída, localização, característica (comercial ou residencial) etc.

Tradição, cultura, forró e alegria vão animar o Arraiá de Caculé 2015

Quinta / 18.06.2015

Por Tayga Ribeiro

O Arraiá de Caculé 2015 está chegando e trazendo alegria, reencontros, tradição, cultura, beleza e muito forró para animar a festa

A equipe do Governo de Caculé trabalha a todo vapor, deixando a cidade linda e entrando no clima para o de São João 2015. Este ano o Arraiá de Caculé acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho, na Praça Deoclides Cardoso, palco de grandes shows. As atrações que animarão a festa estão confirmadas e o público já se prepara para dançar um arrasta-pé de primeira qualidade ao som de Lordão, Dio do Acordeon Cheiro de Milho, Ed Rossi, Lula Sabiá e Bel Lima. E mais uma vez em Caculé, o simpático cantor  Leonardo promete fazer um super show dos 30 anos de sua carreira, cantando os grandes sucessos. E ainda as atrações regionais, Feras da Bahia, Thiago Araújo, Radiola de Cangaceiro e Ricardinho e banda. Para aquecer as tardes de são João a animação ficará por conta das festas de camisa, com o Forró do Bacurau no dia 20 de junho, sábado, o Forró do Bode e o Forró Xamegado no dia 21 de junho, domingo e ainda a aconchegante festa do Fole Furado no dia 23 de junho, terça-feira.

Inscrições abertas para Fazcultura 2015

Quinta / 18.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Mecanismo de fomento - que contempla pessoa física e jurídica - destina R$ 15 milhões através de renúncia fiscal para patrocínio a projetos culturais

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural - Fazcultura está com inscrições desde o dia 17 de abril, para pessoas físicas e jurídicas, com atuação na área cultural na Bahia. Todas as expressões artístico-culturais e os bens de natureza material e imaterial poderão ser contemplados nos termos do art. 3º da Lei Orgânica da Cultura, disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) - www.cultura.ba.gov.br. Desde 2013, as inscrições para o programa de incentivo são realizadas exclusivamente pela internet, através do Clique Fomento, no endereço http://siic.cultura.ba.gov.br.  As inscrições ficam abertas até 02/12/2015.

Como exemplo, o valor dos ingressos dos projetos contemplados terá como referência o valor mensal do Vale Cultura, atualmente R$ 50, observando-se a obrigatoriedade de cumprimento da meia-entrada.  Quanto à captação de recursos, para propostas inscritas a partir de abril de  2014 e em 2015, passará a valer a obrigatoriedade de apresentação da carta de intenção de patrocínio em até 1 ano após a inscrição. Os proponentes que possuírem propostas inscritas no Programa Fazcultura anteriores a abril de 2014, passam a ter um prazo de 60 dias para apresentar a carta. Após esse prazo, a proposta será cancelada, mas poderá ser reinscrita em seguida, dessa vez de acordo com o novo regulamento.

Para facilitar a compreensão, estão disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br além da legislação, o Guia de Orientação ao Proponente e ao Patrocinador, o Quadro-Resumo com as principais alterações do regulamento e o Passo a Passo de tramitação. Projetos apresentados em anos anteriores seguem submetidos ao regulamento vigente à época da inscrição. É possível acompanhar a lista de projetos patrocinados no ano através do site da SecultBA.

Prefeitura de Caetité promove Audiência Pública para debater LDO 2016

Quinta / 18.06.2015

Por Henrique da Mata

A sociedade terá a oportunidade de discutir as políticas públicas para o município

A Prefeitura Municipal de Caetité realizará na próxima sexta-feira (19) a Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2016. O evento é aberto ao público e está marcado para acontecer às 16h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A LDO é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da administração pública, estabelecendo um elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Empate no primeiro jogo da final do Campeonato Igaporaense de Futebol

Quarta / 17.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Equipe do Nova Esperança representante do bairro Alto da Varginha

Aconteceu no Estádio Municipal neste domingo (17) a primeira partida da grande final do Campeonato Igaporaense de Futebol. Em um jogo muito disputado e equilibrado as equipes Juventude representante do bairro Alto da Usina e Nova Esperança representante do Alto da Varginha terminaram a partida empatados em 1x1. Com este resultado as equipes disputarão a taça no último jogo da final onde partida decisiva acontecerá às 15:30h deste domingo 21.

O equilíbrio entre as equipes deixa a grande final ainda mais emocionante. Venha e traga sua família para participar deste grande evento esportivo de nossa cidade. Logo após a decisão do campeonato acontecerá um show com a banda Sensação Forrozeira.

Equipe do Juventude representante do bairro Alto da Usina

Democratas entra com Adin no STF contra vistorias periódicas do Detran

Quarta / 17.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) anunciou que o Democratas Nacional está dando entrada numa Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as vistorias periódicas instituídas ilegalmente por resolução dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). “Eu fui o presidente da comissão de implantação do Código Nacional de Trânsito e nele não estão previstas estas vistorias periódicas. Só há previsão de vistorias nos casos de transferência de propriedade ou na alteração de características dos veículos”, assinalou Aleluia, durante sessão da Câmara Federal, na manhã desta quarta-feira (17).

Em seu discurso, o líder democrata ressaltou que o STF já se manifestou quanto à inconstitucionalidade da medida no caso do Detran do Distrito Federal. “Mas, na Bahia, o Detran estadual insiste com a exigência ilegal, motivando até a bancada de oposição da Assembleia Legislativa a propor a criação de uma CPI para investigar a exploração. Faço o alerta a todos e reitero a decisão do Democratas de entrar com uma Adin no Supremo”. Aleluia denunciou que, na Bahia, as oficinas credenciadas para as vistorias obrigatórias são de apaniguados do governo. “Os proprietários de veículos anualmente são obrigados a pagar uma taxa, que recentemente foi triplicada de preço, por uma vistoria ilegal. Vamos acabar com isso”.

Projeto São João nos bairros agita finais de semana em Caetité

Terça / 16.06.2015

Por Thayná Lima

Fotos: Manoelino Araújo e Daniel Santana

Os finais de semana do mês de junho em Caetité estão uma animação só! O Tradicional “São João nos Bairros” teve seu início ainda no mês de maio e vai até o dia 26 desse mês, com brincadeiras juninas, quadrilhas, comidas típicas e muito forró! 

O projeto é uma iniciativa das associações dos bairros e conta com o patrocínio exclusivo da Prefeitura de Caetité e Bahiatursa. Até agora os bairros Escola Agrícola, Pernambuco (Barriguda) e Feira Velha já realizaram seus tradicionais Forrós.

No dia 20 de junho será a vez do bairro Santo Antônio realizar seu tradicional arrasta-pé. Nos dias 21 e 22, do mesmo mês, o bairro Buenos Aires e adjacências animará os caetiteenses com seis atrações. E, para finalizar a programação, no dia 23 o distrito de Caldeiras realizará na Praça da Matriz a festa mais tradicional do distrito, comemorando o São João.

Fotos: Manoelino Araújo e Daniel Santana

Festas Juninas Escolares agitaram o final de semana em Igaporã

Terça / 16.06.2015

Por Samuel Gonçalves

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. Em Igaporã este período é abrilhantado pelas Festas Juninas Escolares, que durante os festejos realizam quadrilhas, forrós e casamentos caipiras. As comemorações começaram nesta quinta-feira (11) na Unidade Escolar de Ana Rosa Magalhães na comunidade de Cerquinha, na sexta-feira (12) foi a vez do Centro Integral de Apoio à Criança – CIAC onde centenas de famílias lotaram o Ginásio de Esportes para acompanharem as apresentações. No sábado (13) o Núcleo Escolar de Limeira também realizou uma linda festa nesta comunidade. O calendário de festas juninas das escolas municipais irá até o dia 21 deste mês.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. Em algumas festas de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina, conhecidos como “Casamento do Jeca”

Fé e emoção marcam o show do Padre Fábio de Melo em Guanambi

Terça / 16.06.2015

Por Maria Nunes

O festejo foi organizado pela Paróquia de Santo Antônio e contou com o apoio da Prefeitura de Guanambi

Um momento sublime, de muita fé e emoção, assim foi o show do Padre Fábio de Melo, na noite deste sábado 13/06, encerrando os tradicionais festejos do Trezenário de Santo Antônio em Guanambi, que iniciou com missa campal de frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, presidida pelo pároco Padre Alex, logo após o ato religioso, os fiéis se dirigiram para a Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), onde uma grande multidão também aguardava o início do show. Antes do evento, o Padre Alex e o prefeito Charles Fernandes saudaram os presentes, “agradeço a prefeitura de Guanambi e ao prefeito Charles Fernandes e a primeira-dama Jaylma Fernandes pelo apoio, nossos agradecimentos também ao Secretário de Cultura Victor Boa Sorte, a Gean Oliveira e ao vereador Fausto e a todos que colaboraram com toda dedicação”, disse o pároco.  

O Pe. Fábio de Melo subiu ao palco por volta das 21h30, o público presente, estimado em cerca de 30 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos vindos de várias cidades da região prestigiaram a apresentação do sacerdote católico. Fábio de Melo fez um show de quase duas e emocionou a multidão de fiéis com diversas músicas, entre elas: Tudo é do Pai, Espírito Santo Repousa, O Senhor é Rei e Incendeia Minha Alma. Durante as canções, o padre passava mensagens de fortalecimento da fé, paz, união e humanidade. Após o show, padre recebeu em seu camarim, de forma muito atenciosa e simpática, o prefeito Charles Fernandes e equipe da prefeitura , padres e membros da comunidade católica de Guanambi e região.

A festividade em louvor a Santo Antônio ocorreu durante treze dias com missas e atividades religiosas. O festejo foi organizado pela Paróquia de Santo Antônio e contou com o apoio da Prefeitura de Guanambi e a participação de toda a comunidade católica da cidade, que lotou todos os dias os eventos realizados na Praça da Matriz.

o público presente, estimado em cerca de 30 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos vindos de várias cidades da região prestigiaram a apresentação do sacerdote católico