Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara aprova relatório de Aleluia que dispensa tratores de emplacamento

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para o deputado Aleluia, o relatório negociado na comissão foi a melhor solução

O Plenário da Câmara aprovou o relatório do deputado José Carlos Aleluia (BA), da comissão mista para a Medida Provisória 673/15, que dispensa de licenciamento e de emplacamento máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores). Para o deputado Aleluia, o relatório negociado na comissão foi a melhor solução. “O relatório permite o registro, porém, sem trazer custos para o agricultor”, afirmou, destacando que o texto, a ser votado ainda no Senado, também não deixa brecha para que os DETRANs deem um jeitinho de criar futuramente vistorias e taxas para esses equipamentos.

A regularização das máquinas agrícolas era uma reivindicação antiga de produtores rurais, que temiam um custo adicional com a necessidade de emplacamento das máquinas. Na avaliação do líder democrata, não se deve cobrar nenhuma taxa ou imposto desses equipamentos que contribuem com o agronegócio, que é o setor mais competitivo do país.

“Tudo bem que haja registro, mas este tem que ser inteiramente gratuito para que não seja um ônus a mais na produção agrícola do interior da Bahia e do Brasil. Queremos garantir que não vai haver embaraços para a produção, seja na agricultura ou em qualquer outro setor produtivo”, afirma Aleluia. 

Igaporã: inaugurada Unidade Básica de Saúde de Cachoeira do Tatu

Sexta / 26.06.2015

Por Samuel Gonçalves

No mês de julho mais duas unidades de saúde serão inauguradas, uma na comunidade rural de Caraíbas e outra na comunidade rural de Jardim

A prefeita Rosana Cotrim e equipe inauguraram, no dia 21, mais uma Unidade Básica de Saúde. Desta vez a comunidade contemplada foi Cachoeira do Tatu. Fruto de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal José Rocha. A Prefeitura por meio de sua Secretaria de Saúde adquiriu todo o mobiliário, equipamentos médicos necessários, a qual terá o atendimento por uma equipe de saúde completa. “Apesar das dificuldades estamos conseguindo inúmeras conquistas para nossa população. Um bom exemplo é essa comunidade (Cachoeira do Tatu), onde concluímos recentemente as obras de encascalhamento nas estradas vicinais. Também perfuramos um poço artesiano, e graças a Deus com uma vazão excelente e agora essa unidade de saúde. Em nossa gestão a prioridade é a nossa população e junto da minha equipe continuarei trabalhando para proporcionar um futuro cada vez melhor para todos.” Afirmou a Prefeita Rosana Cotrim. No mês de julho mais duas unidades de saúde serão inauguradas, uma na comunidade rural de Caraíbas e outra na comunidade rural de Jardim. Os equipamentos médicos e mobiliário já foram adquiridos.   Em pouco mais de dois anos a atual administração municipal inaugurou três novas unidades de saúde: UBS do Centro, UBS da Vila Fagundes e agora a UBS de Cachoeira do Tatu. Também reformou e ampliou a UBS do Alto da Varginha.

Campeonato Igaporaense de Futebol: Juventude fatura tricampeonato

Sexta / 26.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Mais uma vez o equilíbrio entre as equipes falou mais alto e o campeonato foi decidido nos pênaltis

Aconteceu no dia 21, no Estádio Municipal a segunda e última partida da final do Campeonato Igaporaense de Futebol. O placar definitivo do tempo normal foi definido logo no início do primeiro tempo, onde o Juventude abriu o placar, mas em menos de cinco minutos o Nova Esperança empatou o jogo. Nos pênaltis o Nova Esperança converteu 04 cobranças e o Juventude converteu as 05 e se sagrou tri campeão. No estádio, mais uma vez o público compareceu em peso. Centenas de famílias prestigiaram mais esse grande evento esportivo de nossa cidade. Além das medalhas e troféus as equipes também ganharam premiações em dinheiro. A equipe campeã faturou três mil reais e a vice mil e quinhentos reais. Os melhores jogadores do campeonato também foram premiados com troféus, medalhas e trezentos reais em dinheiro. O atleta revelação foi Paulo Vitor da Escolinha de Futebol Gol Bonito. O artilheiro foi Edilson Martins (Zil) do Nova Esperança, que marcou 23 gols. O melhor goleiro foi Maurício Silva da equipe do Cruzeiro. O melhor atleta foi Iuri Augusto da equipe da Escolinha Gol Bonito.

Prefeito e deputado vistoriam obras no SAC Fixo de Guanambi

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Participaram da visita, o Secretário de Governo Walguimar Cotrim e o Assessor José Bonifácio

Acompanhado do Deputado Vitor Bonfim e do Assessor da Secretaria Estadual de Relações Institucionais Dauro Nogueira, o Prefeito Charles Fernandes visitou, na tarde desta segunda-feira 22/06, as obras do SAC Fixo. Na ocasião, foi informado que o cronograma dos serviços estão dentro da normalidade com entrega no mês de setembro. O SAC irá contar com serviços de emissão de documentos, parceria com instituições bancárias, Ciretran e outras demandas do Serviço Cidadão. “É uma obra das mais importantes que estaremos entregando, junto com o Governador Rui Costa, para atender antiga demanda da comunidade”, frisou o Prefeito.

Prefeito de Guanambi recebe cônsul geral de Cuba

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito e a Primeira-dama, Jaylma Fernandes agradeceram a visita

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 23, a visita da Consul Geral da República de Cuba, Laura Ivet Pujol Torres, ao lado da presidente da Federação Joaquim Dias Guimarães, Professora Nice Amaral e Anselmo Amaral, técnico da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. Na ocasião, a Consul informou ao prefeito o objetivo de consulado em estreitar relação com cidades polos interior para troca de experiências e parcerias. “Quero registrar minha alegria em conhecer esta cidade linda e acolhedora, muito bem administrada pelo Prefeito Charles, e fiquei feliz em ver que damos nossa contribuição na área da saúde.” O Prefeito e a Primeira-dama, Jaylma Fernandes agradeceram a visita “é um momento histórico receber esta visita em um momento em que Cuba se abre para o mundo e o mundo se abre para este país que simboliza a resistência econômica e social”.

Bahia terá mais renda e emprego, diz Rui sobre Plano Safra

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Somada às ações do Governo do Estado, o plano garantirá maior chance de êxito na organização e distribuição de sua produção (Foto: Carol Garcia/ GOVBA)

O governador Rui Costa comemorou a elevação de 20% dos valores destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 em relação ao ano passado. O anúncio foi feito na segunda-feira (22), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff, que assegurou ainda a ampliação da compra de produtos oriundos da agricultura familiar pelo governo federal e menores taxas de juros para os pequenos produtores do semiárido. Os recursos para 2015 somam quase R$ 29 bilhões. Somada às ações do Governo do Estado, o plano garantirá ao agricultor familiar baiano maior chance de êxito na organização e distribuição de sua produção e aumento da competitividade por meio da regularização do setor, com parâmetros próprios de fiscalização, que, neste primeiro momento, serão aplicados no setor de bebidas, como vinho, sucos e cachaça. Eles também poderão avançar nas compras públicas e na venda para o setor privado.

Rui afirmou que o aumento do volume, destinado ao segmento dos pequenos produtores, “é de extrema importância, já que a Bahia possui o maior número de agricultores familiares do País". De acordo com ele, são 700 mil famílias que plantam e tiram o sustento com a atividade.  “Teremos este ano, com absoluta certeza, o incremento do valor destinado aos agricultores da Bahia, possibilitando mais crédito, mais produção e uma renda melhor aos agricultores familiares”, disse o governador. Ele também ressaltou a decisão do governo federal de contratar para o consumo, seja através das Forças Armadas ou de outros órgãos, “o mínimo de 30% de produtos da agricultura familiar. “Com isso teremos mais renda, mais emprego no campo e melhor qualidade de vida. Para a Bahia isso é muito importante. Nossa expectativa é ver revelado, ainda esta semana, o valor destinado ao nosso estado”.

Rui determina conclusão de obras de escola em Andaraí

Segunda / 22.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Manu Dias/GOVBA

Em visita à Nova Vista, povoado de Andaraí, na Chapada Diamantina, neste sábado (20), o governador Rui Costa determinou à Secretaria de Educação a publicação de um novo edital para a contratação de uma empreiteira, que será responsável pela conclusão das obras do Colégio Estadual Edgar Silva. A construção da sede da instituição está parada há três anos, por causa da desistência da empresa contratada. "É uma estrutura muito boa de uma escola nova. O que aconteceu foi que a empreiteira abandonou a obra. Eu pedi a Secretaria de Educação que abra imediatamente nova licitação, e peço ao novo contratado para que a gente consiga inaugurar a escola até dezembro deste ano, para que os jovens tenham uma escola digna para estudar e aprender", afirmou Rui. A visita do governador às escolas públicas da capital e do interior é um compromisso firmado no início do Governo , que originou o Programa Educar para Transformar - Um Pacto pela Educação, que prevê a melhoria do cenário educacional no estado da Bahia.

Motoristas aprovam Operação São João nas estradas baianas

Segunda / 22.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Com o fortalecimento das festas juninas no interior baiano e o aumento da frota de veículos no estado, o fluxo em algumas estradas baianas nesta época do ano chega a ser 50% maior. Para prevenir acidentes nas rodovias, a Polícia Militar da Bahia e as polícias rodoviárias Estadual e Federal prepararam a Operação São João, que prossegue até o 2 de Julho, data comemorativa da Independência da Bahia. A segurança nos municípios do interior, onde grandes artistas atraem milhares de turistas, também está reforçada pela PMBA. Segundo o coronel Paulo Uzêda, da Polícia Militar, a instituição tem o dever legal de atuar nas estradas estaduais, por meio do batalhão e das companhias independentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que trabalham de forma integrada e complementar. “Durante este período, são cerca de 500 homens especificamente para trânsito, fazendo um trabalho educativo, preventivo e também repressivo, quando necessário”. Segundo ele, o resultado prático proporcionado é principalmente a preservação de vidas. “Nas estradas, nós trabalhamos para evitar que o acidente aconteça, e nas cidades, garantimos que a população tenha a segurança necessária no seu ir e vir e que a paz seja o elemento maior de todos”.

Brumado: Polícia Militar prende assaltantes da AGS Construtora

Segunda / 22.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Yslan, Vinícius e Rafael foram presos após uma denúncia anônima

Policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Brumado, prenderam na sexta-feira, dia 19, Yslan, Vinícius e Rafael. Segundo informações da polícia, os três são acusados de terem praticado o roubo à mão armada nas dependências da AGS Construtora, também localizada em Brumado. Os policiais militares localizaram os acusados após uma denúncia anônima, tendo sido encontrados com os mesmos todos os pertences roubados na ação delituosa, assim como um revólver utilizado na prática do crime.

Todos os pertences roubados foram recuperados pelos policiais militares

ONU reconhece trabalho da Codevasf de combate à desertificação e convivência com a semiaridez

Segunda / 22.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Codevasf empreende práticas conservacionistas de controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas

O trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na contenção de processos erosivos e na revitalização do meio ambiente foi reconhecido nesta semana pelo programa Dryland Champions, promovido no Brasil pela UNCCD (Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa destaca pessoas, organizações e empresas que desenvolvem projetos de convivência sustentável com a semiaridez e de combate à degradação de terras e à desertificação.

Para obter o reconhecimento, a Codevasf submeteu à coordenação do Dryland Champions um relato das atividades que desenvolve para promover conservação de água, solo e recursos florestais no âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Com esse programa, a Companhia empreende práticas conservacionistas de controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. Diferentes métodos são aplicados nesse trabalho: revegetação; cercamento, proteção e recuperação de nascentes, matas ciliares, topos de morros e reservas legais; implantação de terraços (estruturas de retenção de enxurradas e sedimentos) e barraginhas (bacias de captação de água das chuvas); readequação de estradas vicinais e contenção e estabilização de voçorocas e encostas.

Entre os benefícios advindos das ações da Codevasf estão: captação e acúmulo de água da chuva (que se infiltra no solo e abastece lençóis freáticos); conservação do solo, com redução do escoamento superficial de águas pluviais, do arraste de sedimentos e do assoreamento dos cursos d'água; melhoria da qualidade da água; estabilização de margens de rios; diminuição de inundações; perenização de corpos hídricos; preservação da fauna aquática; e desenvolvimento da agropecuária sustentável e de novas tecnologias de recuperação e conservação do meio ambiente.

 A Codevasf atua com o Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas desde 2004. Nesse período, realizou investimentos da ordem de R$ 202 milhões nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, por meio de execução direta ou de parceria com governos estaduais e municipais. As intervenções beneficiam direta ou indiretamente cerca de 23 milhões de pessoas.

2 de Julho: Festa cívica em Caetité terá a sustentabilidade como temática

Segunda / 22.06.2015

Por André Koehne

Os festejos da data maior da Bahia, que relembram as lutas pela Independência, trarão também a conscientização por um mundo sustentável

As batalhas pela Independência da Bahia, finalizadas em 2 de julho de 1823, fazem parte de uma comemoração que ocorre há mais de cem anos na cidade de Caetité,  uma das que tomaram parte no apoio ao Brasil contra o domínio português.

Desde o século XIX, portanto, que a cidade festeja essa vitória, lembrando as figuras heroicas – especialmente o Major Silva Castro, apelidado de “Periquitão”, avô de Castro Alves e que viveu na cidade.

Desde 2009, a festa é responsabilidade da prefeitura, através das secretarias de Educação e Cultura. Além da lembrança cívica e histórica, a cada ano um tema é lembrado e, para 2015, o tema será “Sustentabilidade: Salve, salve, Pátria Amada!”.

Sustentabilidade - Segundo a ONU, “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. É manter o desenvolvimento, sem com isto destruir os recursos naturais, culturais, sociais, econômicos, espaciais e até mesmo político – onde todos os setores se comprometem com a preservação dos valores históricos, naturais e ambientais.

Neste sentido, a Secretaria de Educação trará quadros com essa temática. O 2 de Julho 2015 cumprirá, também, o sustentável papel de conscientizar para o futuro.

Uma das mais belas festas do Estado da Bahia, Caetité espera receber todos os visitantes em mais uma edição do 2 de Julho. Aos que não conhecem, ou querem relembrar ou conhecer mais, a Secretaria de Desenvolvimento Social estará montando, na Praça da Catedral, um pequeno “museu” durante a Festa.

Dr. Alessandro participa de inauguração de TRT e destaca importância para Brumado

Segunda / 22.06.2015

Por Eliana Costa

O presidente do legislativo destacou o novo Processo Judicial Eletrônico (PJE), que oferecerá maior eficiência e agilidade no protocolo de processos (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Na manhã do dia 19 de junho foi realizada a cerimônia de inauguração da Vara do Trabalho da 5ª Região em Brumado quando esteve presente o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro lobo e Silva. O evento que foi bastante concorrido contou com a presença de profissionais da área da justiça, desembargadores, juízes, advogados, servidores, políticos locais e da região, sociedade civil e organizada, entre outros que fizeram questão de participar desse importante momento da cidade.

A nova sede recebeu o nome do desembargador Luiz Pinho Pedreira da Silva, importante figura da área da justiça, sendo muito elogiado pela imensa dedicação à área do trabalho, sempre na busca da garantia dos direitos do trabalhador.

A abertura da cerimônia foi realizada pela Filarmônica Lira Ceciliana Brumadense, que tocou o Hino Nacional, sendo logo após realizado o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal pelo desembargador Valtécio Ronaldo de Oliveira, pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães e pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), respectivamente. O desembargador e a juíza titular da vara do trabalho de Brumado, Carla Mascarenhas, ainda fizeram o descerramento da placa inaugural. As bênçãos foram proferidas pelo Padre Eutrópio.  

O presidente do legislativo presente à cerimônia, juntamente com vereadores da Câmara de Vereadores de Brumado, destacou a o grande valor da nova sede da Vara do Trabalho para Brumado, que a partir deste momento passou a fazer parte do rol das cidades informatizadas e contam com o novo programa de Processo Judicial Eletrônico (PJE), que oferecerá maior eficiência e agilidade no protocolo de processos e também acesso a todas as documentações e ações.

“Ficamos muito honrados em participar desse importante momento de nosso município, quando está sendo entregue as novas instalações da Vara do Trabalho, juntamente com a implantação do novo programa que demonstra a grande preocupação em oferecer a todos que trabalham na área melhores condições de trabalho e também maior agilidade e celeridade no protocolo de processos, assim como agendamento de audiências, oferecendo maior praticidade a advogados e serventuários. Brumado mais uma vez se torna referência na região”, destacou Alessandro Lôbo.

Brumado: Câmara de Vereadores aprova Plano Municipal de Educação

Segunda / 22.06.2015

Por Eliana Costa

Segundo o projeto apresentado os preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal de 1998 traduzem os reais problemas do Município

Na manhã desta segunda-feira (22.06) foi realizada sessão extraordinária para votação do projeto de lei nº 14/2015, de origem do executivo, que trata sobre a reformulação do Plano Municipal de Educação de Brumado, que tem como objetivo principal traçar metas para que o município consiga atingir um nível educacional que seja condigno à população brumadense.

Segundo o projeto apresentado os preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal de 1998 traduzem os reais problemas do Município estando listados entre eles: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento da Educação Infantil que hoje é de 84% da população entre 04 e 05 anos e a ampliação da oferta em creches que atualmente atendem apenas 13,5% da população de 0 a 03 anos, a melhoria da qualidade de ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica do País.

Em razão da dúvida com relação à presença ou não da questão da identidade de gênero no projeto, o início da sessão apresentou momentos de agitação por parte das lideranças das comunidades católicas e evangélicas, que demonstraram grande preocupação com esta questão por estar indo de encontro aos preceitos da sociedade com relação à família.

Estando presente a comissão que trabalhou intensamente na reformulação do Plano de Educação, o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva, com muita responsabilidade e consciente da importância do Plano para o município, reuniu os vereadores e os líderes representantes das comunidades religiosas para que fosse esclarecida a questão que tanto afligia a todos, assim como outros pontos que pudessem causar dúvidas com relação ao Plano.

Após a discussão e esclarecimentos, ficando muito claro que a questão relativa ao gênero não constava no Plano, tranquilizando a todos, o presidente reabriu a sessão e o projeto foi aprovado por unanimidade.

“Nós vereadores estamos conscientes da nossa responsabilidade perante a comunidade e todas as questões que necessitarem de discussão para melhor entendimento e esclarecimento serão realizadas para que possamos votar em projetos que irão proporcionar o desenvolvimento e o progresso de nosso Município”, salientou o presidente Alessandro Lôbo.

Campeonato de equinos marca início dos festejos do 2 de Julho em Caetité

Segunda / 22.06.2015

Por André Koehne

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura ou no dia do evento no próprio local

No dia 28 de junho ocorrerá em Caetité, no Campo das Cobras (bairro Pernambuco), o já tradicional campeonato de equinos, que marca o último dia de ensaios para os festejos do 2 de Julho, data maior do estado da Bahia.

Os cavaleiros e amazonas interessados em participar das competições de Marcha Picada e Corrida de Argolinha devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, na Praça da Catedral, nº 185, para realizar a inscrição. 

Os candidatos terão até o dia 28, às 10h, no local do evento, para garantir a participação no campeonato. Os animais podem ser registrados ou não, formando as categorias já definidas em edições anteriores. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3454-8027.

Guanambi: realizada reunião para discutir reforma e ampliação do estádio 02 de Julho

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Orçado em 500 mil reais, a reforma e ampliação do estádio municipal também visa melhor atender os desportistas da cidade.

A necessidade da reforma e ampliação das instalações do Estádio Municipal 02 de Julho, e adequações que atendam às exigências da Federação Baiana de Futebol, foi discutido em audiência de Jairo Magalhães, Secretário Municipal de Planejamento, com Álvaro Gomes, Secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, realizada na manhã desta sexta-feira 19/06 em Salvador. Jairo estava acompanhado pelo vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá) e do Deputado Federal Daniel Almeida que também reafirmaram a importância do projeto. Durante o encontro, expuseram a necessidade de agilidade da obra, já que o clube Flamengo de Guanambi conseguiu na última semana, o acesso à elite do futebol profissional do estado. Orçado em 500 mil reais, a reforma e ampliação do estádio municipal também visa melhor atender os desportistas da cidade em variadas modalidades. A reunião também contou com a presença de Elias Nunes Dourado, Diretor Geral da Sudesb, ficando definido que já na próxima semana, a SETRE enviará a Guanambi técnicos para analisar e fazer as averiguações e discutir o projeto junto com a equipe da prefeitura. “Com esta união de forças, estamos buscando este entendimento para agilizar todos os trâmites para dotar o nosso estádio de melhorias, além de ampliar  e modernizar as suas instalações”, disse Jairo.