Sertão Hoje

Sertão Hoje

Igaporã: iniciada mais uma etapa da pavimentação da Avenida Juvenal Cotrim

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro

A Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou mais uma etapa de pavimentações no município, desta vez os trabalhos beneficiam os moradores da Avenida Juvenal Cotrim. A obra é fruto de parceria entre o Município e o Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro. A rua que era de terra levava transtornos aos moradores como a poeira e lama. Para a comunidade, o calçamento significa o fim da convivência diária com os adventos dos efeitos climáticos, onde ora os mesmos convivem com a poeira, ora com a lama.

Os moradores comemoram a chegada das obras. “Fico muito feliz com a pavimentação aqui porque nós aqui estávamos sofrendo muito com a poeira. Agora, com a conclusão dessa obra vai melhorar muito aqui pra nós moradores.” Afirmou Luiz Bonfim Pereira.

Caetité: Lideranças rurais participam de reunião do Seguro-Safra

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários

 Na manhã da última segunda-feira (17), mais de cem lideranças comunitárias rurais (presidentes de associações, agentes comunitários, líderes religiosos, etc.) participaram de um debate no auditório do CETEP-Sertão Produtivo, em Caetité. O objetivo da reunião foi debater, com autoridades municipais, o programa Seguro-Safra 2015-2016, desenvolvido pelo Governo Federal, com apoio do Governo do Estado e Prefeituras.

Na oportunidade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, explicou que o programa só existe em Caetité graças ao empenho da administração municipal, que adequou o município às normas do programa. “Quando assumimos a secretaria, eram 200 agricultores cadastrados, hoje são 3.700 beneficiários. E nossa meta é aumentar ainda mais esse número”, explicou Rosival

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gledson Moreira, lembrou que esse trabalho de recadastramento, com a extinção da EBDA, cabe hoje ao município, com apoio do técnico do novo órgão BAHIATER.

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários e, em seguida, sejam entregues à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que juntamente como o técnico da BAHIATER, farão o lançamento no sistema Inscrição Garantia Safra (IGS) e por fim homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), até a efetivação dos pagamentos.

Vitória da Conquista: Presidente da UPB vai se reunir com prefeitos da região

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é debater a formação de consórcios públicos e tratar de outros assuntos, a exemplo da queda no repasse do FPM

A Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, que é prefeita da cidade de Cardeal da Silva, vai se reunir com prefeitos da região sudoeste na próxima quarta-feira (26), em Vitória da Conquista. O objetivo é debater a formação de consórcios públicos e tratar de outros assuntos de interesse dos municípios, a exemplo da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No mesmo dia, Maria Quitéria vai ministrar a palestra ‘Competências Municipais e o Pacto Federativo, Aspectos do Direito Municipal’, voltada para prefeitos, vereadores, assessores jurídicos, secretários municipais e estudantes. O evento é uma parceria entre a UPB, Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (AMVAGRA) e Universidade Católica do Salvador (UCSal). A atividade será realizada no campus da UCSal, em no bairro Candeias. Maiores informações podem ser tratadas através dos telefones: (77) 3424-9997 / 9965-4366 / 8832-4399 / 9191-1113 – 9142-5210 (WhatsApp).

Brumado: atiradores do TG vão receberão instrução de Libras

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O instrutor de LIBRAS Heleno Moura vai ministrar palestra para os atiradores, no dia 26 de agosto

O Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Paulo Souza, participou de uma reunião com o instrutor de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), Heleno Moura, com objetivo de acertar os detalhes da palestra que será ministrada para os atiradores, no dia 26 de agosto. De acordo com Subtenente Paulo Souza, a palestra será de suma importância para os atiradores, porque proporcionará a quebra de paradigmas, barreiras e preconceitos, desmistificando assim, toda a falta de conhecimento sobre o assunto. ‘É muito importante que todos nós, como cidadãos de bem, estejamos abertos para entender e cooperar com aqueles que enfrentam algum tipo de dificuldade. O meu desejo é que os nossos atiradores atinjam um alto nível de solidariedade humana e que com suas ações demonstrem todo o seu amor ao próximo’, destacou STen Paulo Souza.

Seminário internacional discute na Bahia corrupção e fiscalização das contas públicas

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O governador, acompanhado do presidente do TCE/BA, abriu a primeira noite de seminário (FOTOS: MATEUS PEREIRA/GOVBA)

O II Seminário Internacional de Controle Externo, que vai discutir assuntos como a fiscalização das contas públicas e corrupção, começou nesta quarta-feira (19), com a presença do governador Rui Costa, e prossegue até sexta (21), no Novo Hotel Salvador, em São Cristóvão. O evento, que tem como tema principal ‘O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo’, faz parte das comemorações do centenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), celebrado este ano. Estão reunidos no seminário convidados com experiência nacional e internacional em órgãos públicos e gestão de recursos. Serão realizadas, nos três dias, palestras e painéis sobre os sistemas de tribunais de contas do Brasil e Europa, modelos de governança pública, entre outros assuntos.

O governador, acompanhado do presidente do TCE/BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, abriu a primeira noite de seminário. Para o governador, os esforços devem ser para o trabalho preventivo do tribunal, trabalhando a legislação para que, antes que seja necessária uma condenação por eventuais desvios de recursos públicos, esses crimes sejam evitados. Rui Costa falou que o País vive um momento singular, em que a democracia precisa se afirmar como um processo duradouro. "Espero que aqueles que tenham cometido atos ilícitos sejam responsabilizados. Embora eu acredite na Justiça, entendo que chegou a hora de colocarmos algumas mudanças na agenda do Brasil para que não seja necessária a punição, como rever os processos licitatórios, e o marco do financiamento das campanhas políticas".

Rui ainda destacou a importância de órgãos de controle como o Tribunal de Contas para a melhoria da gestão pública e o avanço da democracia. “A transparência no trabalho dos tribunais faz toda a diferença e é admirável o TCE da Bahia estar debatendo temas como esses, que são trazidos no seminário, referenciado pelo que de melhor é feito não só no Brasil, mas também buscando modelos internacionais. E o tribunal tem feito grandes avanços do ponto de vista da transparência e da popularização do acesso às atividades”. Nesse sentido, o governador afirmou que, seguindo recomendações do TCE, até o final do ano, a administração estadual irá disponibilizar pela internet o salário de todos os servidores públicos.

O evento tem como tema principal ‘O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo’ (FOTOS: MATEUS PEREIRA/GOVBA)

Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã Será Concluído

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Após cobranças da Administração Municipal, CODEVASF irá executar obras de conclusão do sistema de esgotamento sanitário

Aconteceu na última terça-feira (18), na sede da Prefeitura Municipal, uma reunião que definiu ações para a conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã. Na ocasião participaram Naidson Eliane Silva (Codevasf), a Prefeita Rosana Cotrim, o Engenheiro Agrônomo Marciano Rocha e o Diretor do SAAE Jurandy Júnior.

Segundo Naidson, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba já concluiu o projeto de complementação e reparos e já dispõe de recursos necessários para a execução. “O projeto já está concluído, serão necessários reparos na rede coletora, energização da elevatória, reparos no sistema de automação e reparos diversos na estação de tratamento. Toda a obra de complementação foi orçada na ordem de R$ 2 milhões, recurso esse que já foi liberado para a Codevasf, que agora irá abrir processo de licitação para contratação da empresa que irá executá-la. Após a licitação o prazo pra conclusão da mesma é de seis meses.” Afirmou.

Esta obra de esgotamento sanitário foi iniciada e concluída na gestão anterior, no entanto, a mesma não foi recebida pelo município naquele período. Executada pela Codevasf a obra recebeu investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal. Contudo, até a presente data não apresenta funcionalidade. A situação se agrava à medida que ligações intradomiciliares foram feitas clandestinamente e como o sistema é inoperante o esgoto estoura em algumas ruas.

A Administração Municipal, preocupada com a questão, buscou constantemente por ações que solucionem o problema. Em reuniões anteriores a Codevasf se comprometeu em executar um levantamento para identificar e quantificar os serviços necessários e posteriormente buscar verbas para executar uma obra de complementação que efetive o sistema de esgotamento sanitário. Também ficou definido que após a adequação e efetivação desta obra a Prefeitura, por meio do SAAE, ficará responsável por operar e administrar a mesma.

Érico Cardoso: Medrado rompe com João Paulo e sela aliança com Robério Nunes

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Evento que selou união com o grupo político oposicionista ocorreu na manhã desta segunda-feira

Na última segunda-feira (17), o ex-prefeito do município de Érico Cardoso, Antônio Medrado se desfiliou do Partido dos Trabalhadores (PT), partido do atual gestor do município, João Paulo de Souza. O ex-deputado Robério Nunes (PDT), juntamente com seu grupo político, realizou um evento para comemorar a adesão de Medrado, que se filiará ao PSB. A notícia surpreendeu o meio político regional, visto que Antônio Medrado era um dos pré-candidatos a prefeito da situação. No ato que selou a aliança entre Robério (candidato a prefeito em 2012) e Medrado, não foi tocado em assuntos referentes às pré-candidaturas. Fonte: Blog do Glauber.

Caetité: encontro com moradores da Feira Velha apresenta política social do PAA

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito José Barreira e membros da administração municipal se reuniram com moradores da Feira Velha para debater o PAA

Na noite da última segunda-feira (17) os moradores do Bairro da Feira Velha se reuniram no auditório da antiga EBDA com o Prefeito Municipal, José Barreira, e membros da administração municipal, para debater o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que mais uma vez vem atender aos integrantes da Associação dos Moradores da Feira Velha (Amofeve). Na oportunidade, prefeito e comitiva foram recepcionados pela ex-presidente da entidade Claudete Souza.

Falando aos presentes, o prefeito José Barreira parabenizou a organização dos moradores. “Em nossa gestão sempre apoiamos as entidades que representam efetivamente a população, pois as obras sociais são mais importantes do que aquelas de cimento”, destacou o Prefeito. José Barreira lembrou ainda que recentemente a comunidade quilombola de Sambaíba e a Associação do Bairro N. Senhora da Paz também receberam o programa.

Também presente, a vice-prefeita Dra. Fátima lembrou que este é um programa do governo federal que visa não apenas o fortalecimento do pequeno produtor rural, estimulando a fixação do homem no campo, gerando renda, mas depende, sobretudo, da união e organização das comunidades. Fátima Silveira ressaltou que a Amofeve é exemplo dessa união, reconhecida não somente no plano municipal, como ainda no estadual e federal.

O secretário Rosival Almeida lembrou as conquistas da pasta de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo programa. Dentre as realizações, nas quais o PAA está inserido, está na regionalização do cadastro do INCRA (hoje a Secretaria atende a vários municípios como Guanambi, Ibiassucê e outros da Serra Geral), mais de 10 barragens construídas, repovoamento de tanques com mais de 140 mil alevinos, entre outras ações.

Programa de Aquisição de Alimentos leva segurança alimentar também ao bairro Feira Velha

Esporte, cultura e lazer nos 96 anos de Caculé

Quinta / 20.08.2015

Por Tayga Ribeiro

A noite de sábado foi animada com o show do cantor Thiago Araújo

Uma extensa programação movimentou o fim de semana no município

 

Nos 96 anos de Caculé os caculeenses curtiram um fim de semana repleto de atividades esportivas, culturais, de promoção à saúde e de conscientização e respeito ao meio ambiente. Comemorado no dia 14 de agosto, o aniversário da cidade foi festejado em três dias de intensa movimentação e diversão para toda a família.

Na sexta-feira, 14 de agosto, a cidade amanheceu ao som do hino de Caculé com a tradicional Alvorada Festiva realizada às 5 horas percorrendo as principais vias do centro do município. Às 8 horas foi dado inicio as ações de cidadania em stands com serviços de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia, a troca de garrafas PET por uma sacola ou sabão ecológico realizado pelos catadores da Cooperativa Catando a Vida como incentivo a pratica da coleta seletiva de materiais recicláveis, a contribuição da SEMEIA com a distribuição de mudas de plantas nativas, frutíferas e exóticas e ainda a exposição do artesanato dos usuários do CAPS I e das Associações ACBEPAC e Senhor do Bonfim.

Ainda no dia 14 aconteceu a Corrida Rústica Municipal e a disputa dos 100 e 200 metros livre, apresentação de Muay Thai com a equipe Sparta Thai Boxing, da Capoeira, do Grupo de Teatro Força para Viver do CAPS I e a final do campeonato caculeense futsal 2015 com a vitória da STAMP Confecções que se consagrou tricampeã.

No sábado, 15 de agosto, foi realizado o I Torneio Regional de Vôlei Masculino contando com a participação de quatro equipes: Panela de Brumado e AABB de Brumado e a Seleção de Caculé que ficou com o troféu de vice-campeão e a Seleção de Caetité com título de campeão. O cantor Thiago Araújo encerrou o dia com um animado show que contou com a participação de Bethânia Guimarães cantando música de sua autoria em homenagem a Caculé.

A largada do VI passeio ciclístico foi realizada no domingo, 16 de agosto, partindo da rodoviária em direção à Lagoa Manoel Caculé. O I Veloterra de Caculé finalizou as comemorações com a participação de pilotos de vários municípios baianos.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

I VELOTERRA trouxe pilotos de vários municípios da Bahia

Brumado: Vereador Castilho Viana apresenta Projeto de lei regulando horário de eventos

Quinta / 20.08.2015

Por Luís Gustavo

Para Castilho Viana, é preciso que os organizadores respeitem os horários marcados para início e término dos eventos

Na última sessão ordinária do legislativo municipal brumadense, realizada na segunda-feira (17), o Vereador Castilho Viana apresentou o Projeto de Lei N.º 15/2015, que dispõe sobre o horário de início de shows, espetáculos, eventos e atividades afins e dá outras providências. Em sua justificativa, o vereador autor destacou que muitos eventos não começam no horário e que isto é um desrespeito com o público. Para ele, é preciso que os organizadores dos eventos respeitem os horários marcados para início e término dos mesmos. Recentemente, em Guanambi, a produtora de um evento com a dupla Simone e Simaria foi multada pelo atraso no início da festa, em decorrência da existência de uma lei municipal neste sentido.  Se aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito de Brumado, a expectativa é que os grandes atrasos recorrentes em eventos sejam solucionados.

Guanambi: ruas do Bairro Paraíso começam a ganhar densa camada de asfalto

Quarta / 19.08.2015

Neste ano de 2015 a prefeitura de Guanambi imprime o maior ritmo de pavimentação em apenas um ano da sua história

Na tarde desta segunda-feira (17), um sonho de décadas dos moradores do Bairro Paraíso começou a virar realidade. Uma densa camada de asfalto começou a ser colocada em várias vias do bairro. Ao todo, mais de 23 mil metros quadrados de pavimentação serão aplicados em oito ruas: Vicente de Paula, Anísio Teixeira, Bernardo Guimarães, Benjamin Constant, Arlinda Pereira Donato, Profa. Nair Ivo Fernandes, Rua 0 e Lino Teixeira, além da colocação de meio-fio.

Neste ano de 2015 a prefeitura de Guanambi imprime o maior ritmo de pavimentação em apenas um ano da sua história, com mais de 50 mil metros quadrados de obras em diferentes bairros e regiões da cidade, totalizando 54 ruas revestidas com asfalto ou paralelepípedo, em um investimento de mais de 3 milhões de reais, nos bairros: Candeal, São José, Belo Horizonte, Santo Antônio e São Sebastião. O prefeito ainda anunciou em entrevista que após as frentes atuais, a prefeitura irá programar obras de pavimentação em mais ruas nos Bairros: São Francisco, Monte Pascoal, e Sitio Vomitamel, e realizar a pavimentação asfáltica da ligação do Conjunto Habitacional do Residencial das Árvores até o Residencial Gurungas, no Bairro Novo Horizonte.

“Estamos implantando o que existe de melhor em tecnologia de pavimentação asfáltica, como a técnica TSD – Tratamento Superficial Duplo, com 4 (quatro) camadas de asfalto, e 3 (três) densas camadas de brita, o que dará uma grande vida útil para as vias, o calçamento com paralelepípedo também são impermeabilizados e reforçados com cimento”, disse o prefeito, que estava ao lado dos técnicos da prefeitura durante inspeção às diversas obras nos bairros.

Ao todo, mais de 23 mil metros quadrados de pavimentação serão aplicados em oito ruas, além da colocação de meio-fio

Brumado: Integrantes do TG concluem Curso de Combate ao Aedes-aegypti

Quarta / 19.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O curso foi ministrado pela Coordenação de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município

Na última segunda-feira (17), os integrantes do Tiro de Guerra 06/024, sediado em Brumado, concluíram o curso de capacitação de combate ao mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. O curso foi ministrado pela Coordenação de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, agradeceu pela disponibilidade da Secretaria de Saúde em ministrar o curso aos atiradores e disse que a partir de agora o município conta com mais 50 (cinquenta) agentes credenciados para auxiliar no combate ao mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue.

Deputado Luciano Ribeiro critica regra do 'Pedido de Urgência' nos projetos do Estado

Quarta / 19.08.2015

Por Giselle Quintão

O discurso baseou-se na pauta do dia na Assembleia Legislativa

A pauta do dia na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em 18 de agosto, foi o tema do discurso do deputado Luciano Ribeiro na tribuna. “Como previsto, mais uma vez, projetos chegam a esta Casa com pedido de urgência, para votação a toque de caixa. Desta forma, aconteceu todos as aprovações dos projetos encaminhados pelo Estado, o que demonstra a sua inaptidão com a coisa pública”, lamentou o deputado se referindo aos Projetos de Lei que modificam o Planserv, o Funprev e outro que autorizando a alienação de um imóvel pertencente aos servidores públicos da Bahia.

O deputado Luciano Ribeiro apresentou uma importante emenda a este projeto, buscado o equilíbrio financeiro do fundo, devendo o produto desta alienação compor o fundo por cinco anos. “Temos lutado por uma casa autônoma, independente e estamos aqui para cumprir com a nossa função de legislar, apreciar, opinar, votar..., mas, o governo se nega a debater ideias que irão melhorar a vida dos baianos. Então, conclamo aos deputados que façam da Assembleia a casa do povo.” 

Caculé já conta com serviços de incineração dos Resíduos sólidos da saúde

Quarta / 19.08.2015

Por Tayga Ribeiro

O lixo tratado é responsabilidade de todos. Vamos juntos fazer uma cidade sustentável, vamos cuidar do nosso ambiente e proporcionar segurança e saúde à população

Estamos vivenciando um momento de grande preocupação com a enorme quantidade de lixo que vem sendo descartado aleatoriamente e trazendo perigo para a sociedade e o meio ambiente. Instituições como o CONAMA, ANVISA, Ministério do Meio Ambiente, INEMA, e empresas do segmento vem trabalhando com diversas medidas no sentido de normalizar, certificar, fiscalizar, operacionalizar e administrar os resíduos sólidos de forma ambientalmente correta e sustentável, especialmente os resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS), por serem altamente poluentes e contaminantes, representam um perigo ainda maior para as pessoas e o ambiente.

A GBI Ambier foi a empresa contratada, por meio do Governo de Caculé, empresas locais, Hospital Nossa Senhora Aparecida, Clínicas, Laboratórios e Consultórios Odontológicos, para a coleta, realizando o acondicionamento, o transporte, o tratamento, a descaracterização por processo de incineração e a destinação final dos resíduos sólidos gerados pelos serviços de saúde.

O processo de incineração para descaracterização e redução do volume é feito através da queima dos resíduos a uma temperatura que chega a 1050ºC passando por duas câmaras específicas e obtendo no final uma incineração isenta de poluentes, resultando gases inertes, conforme padrões dos órgãos de controle ambiental.

Barra da Estiva: Passagem de Santana realizou tradicional Festa de São Roque

Quarta / 19.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho), ao lado de lideranças políticas e amigos, prestigiou as comemorações

A comunidade católica do povoado de Passagem de Santana, zona rural de Barra da Estiva, tradicionalmente celebra o seu santo padroeiro São Roque, no dia 16 de agosto. As comemorações foram iniciadas com a realização de uma procissão, com percurso de sete quilômetros, saindo da comunidade de Riacho da Mentira e com chegada no povoado de Santana. O prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho), ao lado de lideranças políticas e amigos, prestigiou as comemorações.

SAIBA MAIS - São Roque é um santo católico nascido na Itália, filho de um mercador rico, quer ficou órfão muito cedo e que, ao atingir a maioridade, doou todos os seus bens aos pobres e dedicou a sua vida a curar os enfermos. Ele é conhecido por ter nascido com um sinal em forma de cruz avermelhada na pele do peito. Embora não haja consenso sobre o local da sua morte, é certo que ele morreu em uma prisão, depois de um longo período de encarceramento, sob a acusação de ser um ‘espião’ a serviço de Roma.