Sertão Hoje

Sertão Hoje

Novo Cartório Eleitoral vai atender eleitores de Igaporã, Tanque Novo e Botuporã

Quinta / 23.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Conforme informações do Cartório Eleitoral de Riacho de Santana (Zona 113), em breve estará se instalando em Igaporã a Zona 168 do Cartório Eleitoral, o qual atenderá as demandas dos municípios de Igaporã, Tanque Novo e Botuporã. O Cartório Eleitoral trata da realização das eleições e situação cadastral dos eleitores ali registrados. Pode ser composta por mais de um município, ou ter área coincidente à do município. Normalmente segue a divisão judiciária estadual (comarcas), em função de os juízes de Direito também exercerem a função de juízes eleitorais.

Magnesita e SESI oferecem cursos gratuitos de Ensino Fundamental e Médio

Quinta / 23.04.2015

Interessados devem se inscrever até 30 de abril para as 120 vagas

A Magnesita, em parceria com o SESI Sudoeste, abriu inscrições para cursos gratuitos de ensino fundamental e médio à distância. Serão oferecidas 120 vagas para a comunidade de Brumado, além de vagas direcionadas aos funcionários da Magnesita e seus dependentes. O projeto permite que o aluno termine o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio, sendo cada período (equivalente a um ano escolar) com seis meses de duração. Os interessados podem se matricular até o próximo dia 30 na secretaria da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O conteúdo será dado por meio de plataforma online do SESI Sudoeste e dividido em oficinas conforme disciplina e tema. Professores estarão presentes para tirar dúvidas durante todo o tempo. A partir de 5 de maio, as aulas acontecerão uma vez por semana, das 17 às 21h, na Sala Magnesita de Inclusão Digital, dentro da UAB. O espaço, montado pela empresa, conta com 15 computadores, mobiliário específico e conexão à internet. 

Prefeitos pedem mais agilidade nas ações da área da saúde e fazem proposta ao Governo do Estado

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Prefeitos de Piripá, Jacaraci, Mortugaba e Caculé se reuniram com o Secretário de Saúde e fizeram uma proposta ao mesmo (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

O Secretário Estadual de Saúde da Bahia, o médico Fábio Vilasboas, acompanhou o governador Rui Costa na visita realizada pelo mesmo ao município de Condeúba, onde está sendo realizada a 15ª Edição do Projeto Voluntários do Sertão. Na oportunidade, os prefeitos de Jacaraci (Detinho), Caculé (Beto Maradona), Mortugaba (Heráclito) e Piripá (Sueli Gonçalves) se reuniram com o mesmo a cobraram mais agilidade nas ações da área da saúde. Os gestores municipais elogiaram a iniciativa de criar policlínicas regionais, que atenderão cerca de vinte especialidades médicas, mas destacaram que existe uma demanda reprimida muito grande na área da saúde, sendo necessária a realização de intervenções imediatas por parte do governo do estado. Neste sentido, os prefeitos, falando em nome do consórcio regional da saúde, que tem como cidade polo Guanambi, propuseram uma parceria  imediata entre estado e municípios, da seguinte forma: cada um dos dez municípios integrantes do consórcio passaria a oferecer a sua infraestrutura já existente e a atender duas especialidades médicas. Sendo assim, todas as vinte especialidades seriam disponibilizadas imediatamente para a população, não sendo necessário aguardar a construção da policlínica regional. O Secretário solicitou que o consórcio formalizasse esta proposta para avaliar esta possibilidade. 

José Raimundo disse ainda ser cedo para definir candidato a prefeito de Conquista

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Deputado José Raimundo prestigiou visita do Governador Rui Costa ao município de Condeúba (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Durante a visita do Governador Rui Costa ao município de Condeúba, onde acompanhou as ações da 15ª Edição dos Voluntários do Sertão, a reportagem do Site Sertão Hoje conversou com o deputado estadual e ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Raimundo. Questionado sobre o seu nome estar sendo cogitado para disputar a sucessão municipal em 2016, o parlamentar reconheceu que 'companheiros, lideranças e membros da própria sociedade tem lembrado o seu nome para disputar as próximas eleições municipais'. No entanto, José Raimundo afirmou ainda ser cedo para tratar desta questão. 'Ainda falta muito tempo para as eleições municipais e existem muitas variáveis que podem ocorrer neste período, a exemplo da própria reforma política, em tramitação no Congresso Nacional, que pode estender o mandato dos atuais prefeitos por mais dois anos', destacou. O Deputado enfatizou ainda que é preciso haver uma discussão coletiva dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e aliados antes da decisão final. 'No momento oportuno, o PT e aliados vão se debruçar sobre esta questão e se posicionar a respeito, tendo em vista que existem muitos nomes sendo colocados', finalizou.

Brumado: Comandante Geral da PM disse ter ficado surpreso com 'Caminhada pela Paz'

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Coronel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar no Estado da Bahia, afirmou que Brumado receberá uma atenção especial (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

O Site Sertão Hoje conversou com exclusividade com o Coronel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar no Estado da Bahia e perguntou ao mesmo como foi recebida a solicitação para o aumento do efetivo da 34ª CIPM, feita durante a Caminhada pela Paz - Brumado: Caminhada pela Paz pede aumento do efetivo da 34ª CIPM. Em resposta, Cel PM Anselmo Brandão afirmou que toda solicitação encaminhada ao Comando Geral da PM é bem vinda e avaliada criteriosamente. 'A exemplo de Brumado, muitas outras Companhias de Polícia Militar gostariam de ter um efetivo maior. Confesso ter ficado surpreso com a realização desta manifestação em Brumado, porque o município foi um dos que atingiu as metas traçados no ano passado', afirmou. O Comandante Geral destacou ainda ter conhecimento dos acontecimentos recentes ocorridos em Brumado, mas classificou como sendo 'pontuais', mas que, tão logo seja iniciado o recrutamento de novos policias, Brumado receberá uma atenção especial por parte do Comando Geral da Polícia Militar. 'Já existe a previsão do aumento do efetivo da PM, não só para Brumado, mas para todas as regiões do estado', afirmou. O Coronel PM Anselmo Brandão comentou a criação de novas Companhias Independentes, enfatizando que existe a previsão de criar novas unidades, mas que os estudos ainda estão sendo realizados e que, no momento, ainda não é possível dizer onde estas serão criadas.

Prefeito de Mortugaba convida para festa em homenagem ao Trabalhador

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Prefeito Heráclito e 1ª Dama prestigiaram a visita do Governador Rui Costa ao município de Condeúba (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Nos dias 02 e 03 de maio, o município de Mortugaba vai realizar a Festa e Cavalgada Ecológica, em homenagem ao trabalhador. A realização do evento é da Prefeitura Municipal, com apoio de Sindicatos, Associações e Clube do Cavalo. Falando ao Site Sertão Hoje, o prefeito Heráclito Matos destacou a importância do evento e convidou a população a fazer parte desta comemoração. 'Eu quero aqui aproveitar a oportunidade e convidar a todos a prestigiar este evento e comemorar juntos o Dia do Trabalhador', destacou. Heráclito enfatizou ainda que, apesar de ser uma festa relativamente pequena, a celebração do Dia do Trabalhador em Mortugaba está sendo realizada com todo capricho. 'A comemoração do Dia do Trabalhador em Mortugaba é uma festa tradicional, porque esta data é festiva para todas as categorias e homenageia as pessoas que dão a sua parcela de contribuição para o crescimento do país, que trabalham pelo progresso e desenvolvimento do Brasil. Então, nada mais justo que realizar uma festa para homenagear estas pessoas', afirmou.

Ampliação de sistema de abastecimento beneficia famílias de Barra da Estiva

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Cerca de 15 famílias da comunidade de Boqueirão, zona rural do município de Barra da Estiva, estão sendo beneficiadas com a ampliação do sistema de abastecimento de água. A obra está sendo realizada pela Prefeitura de Barra da Estiva, que tem à frente da sua administração o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho). Na execução da obra foram necessários a aquisição e instalação de aproximadamente 1.200 metros de tubos, que vão garantir água de qualidade para cerca de 15 famílias da comunidade de Boqueirão.

Municípios do Vale do Rio Gavião pleiteiam criação de novo Território de Identidade

Quinta / 23.04.2015

Por Leonardo Oliva

Prefeitos de Cordeiros (Vavá) e Condeúba (Guto), em nome dos demais prefeitos do Vale do Rio Gavião, entregaram o manifesto ao Governador Rui Costa (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Durante a visita o Governador Rui Costa a Condeúba, o prefeito local (Guto) e o de Cordeiros (Vavá) entregaram um manifesto solicitando a criação do Território de Identidade do Vale do Rio Gavião. Com a criação, os municípios desta região deixariam de integrar o Território de Identidade com sede em Vitória da Conquista e passariam a ter mais autonomia para decidir as questões regionais. Falando com exclusividade ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, o prefeito de Condeúba destacou que a região abriga cerca de 150 mil habitantes e tem as suas peculiaridades. 'Nós temos a consciência de que Vitória da Conquista é a cidade mais importante da nossa região e é muito bom para nós termos uma cidade deste porte, com esta infraestrutura tão perto de nós, mas precisamos fortalecer a nossa microrregião, seja na área da cultura, na área da saúde, do comércio, enfim, em todas as áreas', destacou Guto. O gestor municipal ainda destacou a intenção dos municípios de regionalizar a saúde e diminuir a dependência de Vitória da Conquista. 'Condeúba tem uma excelente infraestrutura na área da saúde e esta está sendo subutilizada. Acredito que com a compreensão e o apoio dos prefeitos da região, o nosso município tem tudo para se tornar um polo na área da saúde', afirmou. Guto aproveitou ainda para comentar a realização da 15ª Edição dos Voluntários do Sertão, em Condeúba: 'não tenho como expressar com palavras a importância da ação dos Voluntários do Sertão no município, porque segundo ele o projeto transforma a vida das pessoas e muda a realidade local', destacou.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA VISITA DE RUI COSTA

Idealizador do Voluntários do Sertão, Dorinho diz que projeto dá exemplo

Quarta / 22.04.2015

Por Leonardo Oliva

O empresário Dorinho, idealizador dos Voluntários do Sertão, ao lado do prefeito de Malhada de Pedras (Ceará) (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

O empresário Doreedson Pereira (Dorinho) começou, no ano 2000, no Distrito de Alegre, município de Condeúba, o projeto Voluntários do Sertão, que em seu primeiro ano distribuiu brinquedos e cestas básicas. Em 2015, em sua 15ª Edição, os Voluntários do Sertão voltam às origens com uma proposta muito maior e uma estrutura também. São mais de trezentos voluntários, que em nove dias - 18 a 26 de abril - vão realizar cerca de 30 mil atendimentos em diversas áreas: medicina, odontologia e direito. O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje realizaram a cobertura da visita do Governador Rui Costa ao projeto e, na oportunidade, conversou com Dorinho sobre os Voluntários do Sertão. 'O projeto vai ao encontro dos municípios em que existe a carência, levando em consideração uma série de fatores, a exemplo da logística e infraestrutura necessárias, porque envolve mais de trezentas pessoas e é preciso montar consultórios e centros cirúrgicos. Levamos em consideração também o IDH', afirmou Dorinho. O projeto, realizado em parceria com prefeituras, governo do estado e governo federal é, no entendimento de Dorinho, muito mais que um mutirão nas áreas da medicina, odontologia e direito. 'Muito mais que cuidar da saúde das pessoas, estamos dando o exemplo de que podemos doar mais do que recebemos, transformando a forma de pensar de toda uma comunidade. A nossa maior felicidade é saber que o projeto passa pelo município e muda a realidade das pessoas', destacou Dorinho.

Condeúba: Governador Rui Costa visita escolas e CTEA

Quarta / 22.04.2015

Governador Rui Costa visitou Colégio Estadual de Condeúba e recebeu algumas demandas (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Como tem feito em todas as cidades do interior que visita, Rui Costa conheceu as instalações do Colégio Estadual de Condeúba, frequentada por alunos do ensino médio, além de estudantes do projeto Ensino Sem Fronteiras - voltado para moradores da zona rural concluintes do ensino fundamental - e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Ele esteve também no Colégio Municipal Eleotério Tavares, onde foi recebido com homenagens e apresentação de dança de alunos na quadra da escola.

O governador falou com a comunidade escolar local, entre professores, alunos, pais e gestores sobre o programa Pacto pela Educação, lançado no mês de março em parceria com as prefeituras do interior e da capital, para avanços no ensino público na Bahia. Rui Costa ainda conheceu as salas de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, laboratório de informática e quadra dos dois colégios. "Como sempre, faço questão de passar pelas escolas de todos os municípios [que visito] para reforçar o nosso compromisso com a educação do estado e fortalecer as parcerias com as famílias, professores, estudantes e as prefeituras”. Ainda na oportunidade, Rui visitou o Centro de Treinamento e Educação Ambiental (CTEA).

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA VISITA DE RUI COSTA

Rui Costa visitou o Centro de Treinamento e Educação Ambiental - CTEA (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Governo da Bahia apoia 15ª edição do projeto Voluntários do Sertão

Quarta / 22.04.2015

Rui Costa realizou a entrega de um óculos para paciente beneficiada (Foto: Leonardo Oliva/Site Sertão Hoje)

Moradores do semiárido baiano têm acesso a atendimentos de saúde de diversas especialidades durante a 15ª edição do projeto Voluntários do Sertão, realizada no município de Condeúba e que recebeu a visita do governador Rui Costa nesta quarta-feira (22). Trabalhadores voluntários, como médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, motoristas, cozinheiros e auxiliares administrativos participam da iniciativa. Em parceria com o Governo do Estado, vão ser realizadas 700 cirurgias de catarata, entre outros procedimentos. A ideia do grupo é promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos baianos por meio da assistência social, nutricional e de saúde, além de incentivar o voluntariado como importante ferramenta de transformação social. Nesta edição do projeto, os atendimentos continuam até sexta (24) - a pedido dos profissionais, alguns serviços foram estendidos até sábado (25). Na visita à cidade, o governador também assinou ordens de serviço para a implantação de sistema de abastecimento de água, que beneficiará a população da região.

Além das cirurgias, os moradores de Condeúba e região têm acesso a atendimentos dermatológicos, odontológicos, exames - a exemplo de mamografia -, medicamentos, óculos de grau, e ainda podem assistir palestras educativas e receber kits de saúde e higiene pessoal. Criado em 2000, o projeto foi idealizado pelo empresário Doreedson Pereira e começou distribuindo brinquedos e cestas básicas no distrito de Alegre, em Condeúba, no sudoeste do estado. Hoje são cerca de 350 profissionais, distribuídos em 12 frentes de atendimento, organizados para prestar o serviço de qualidade a  maior número de pessoas. 

"As parcerias são super importantes e envolvem desde os trabalhadores, como faxineiros dos consultórios, até prefeituras, governos estadual e federal. Isso tudo porque essa estrutura que foi montada aqui e em outros lugares representa custo, mas nosso maior patrimônio aqui é a nossa mão de obra", explicou o idealizador do projeto, conhecido pelos pacientes e profissionais como Dorinho.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA VISITA DE RUI COSTA

1º Encontro dos Comerciantes homenageia empresários de Barra da Estiva

Terça / 21.04.2015

Aconteceu na última quarta-feira (15), no Ginásio Municipal de Esportes, o 1º Encontro dos Comerciantes de Barra da Estiva. O evento contou com a presença de vários empresários da cidade e autoridades, incluindo, o Prefeito Dinho. A iniciativa da realização desse momento histórico foi de Cal, da Cal Publicidade. “Barra da Estiva hoje é quase um polo para a região. Fiz esse evento com a maior dedicação para brindarmos o sucesso e desenvolvimento da nossa cidade” afirmou o empresário. “Agradeço a Deus por tudo e também aos empresários que aceitaram as homenagens que fizemos além dos meus parceiros Clic Studio, Art e Pel, Vap Vidros, Prove Tudo, Aky Festas, Edvaldo Publicidade, WB Studio e Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, que me patrocinaram e sem os quais não seria possível a realização de mais esse sonho”, ressaltou. Cal ainda afirmou que o evento ocorrerá, anualmente, no mês de abril. 

Brumado: Loja Maçônica promove rifa em benefício de Centro de Recuperação de Usuários de Drogas

Terça / 21.04.2015

A Loja Maçônica Manoel Carvalho, de Brumado, está promovendo uma rifa entre amigos. A mobilização é para ajudar na construção de cômodos do Centro de Recuperação de Usuários de Drogas Metanóia em Brumado, a correr pela extração da Loteria Federal do próximo dia 29. O ganhador da rifa receberá, como prêmio, uma TV de LED de 32 polegadas. O bilhete custa vinte reais, quem tiver interesse em adquiri-lo pode entrar em contato com a organização pelo telefone: (77)9992-2367

Bahia Pesca monitora floração algal no Rio São Francisco

Terça / 21.04.2015

A cidade de Paulo Afonso recebeu na última sexta-feira, (17), uma força-tarefa da Bahia Pesca. A empresa vinculada a secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), fará uma análise criteriosa das águas do Rio São Francisco na região. Os técnicos da Bahia Pesca irão monitorar o desenvolvimento da “mancha preta” ocasionada por floração algal que surgiu entre os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, que está causando mau cheiro nas águas que banham estes estados. O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr., disse que quer “acompanhar o desenvolvimento desta mancha e fazer as análises para podermos evitar ou minimizar os impactos do problema na pesca e na piscicultura no território de identidade de Itaparica”, explicou. As análises envolvem medição de Ph, oxigênio, transparência de SECHHI, superfície e profundidade, e condutividade elétrica. Os resultados devem ser conhecidos em até sete dias. “O problema parece estar sendo causado pelo acúmulo de material orgânico. Assim, nossa preocupação primordial é evitar que esta mancha comprometa a atividade de pesca e os projetos de piscicultura implantados”, informou o gerente técnico da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

Prefeitura de Guanambi viabiliza investimentos e realiza intenso cronograma de obras

Terça / 21.04.2015

A Prefeitura de Guanambi cumpre cronograma de obras em todos os setores, com parcerias e investimentos com recursos próprios. Estão sendo feitas pavimentações, recuperação de estradas vicinais, novas unidades de saúde, quadras poliesportivas, novas unidades escolares, serviços de melhorias na mobilidade urbana com sinalização e outras providências.

No Bairro Novo Horizonte, os moradores estão sendo contemplados com uma Unidade de Saúde da Família (USF) e quadra poliesportiva. No Bairro Santo André, foram iniciadas as obras de pavimentação das Ruas B e 20 de Novembro, com recursos próprios do município. No Bairro Paraíso, ao lado do Estádio 2 de Julho, em parceria com o Governo Federal, uma quadra poliesportiva.

Estão sendo realizados, também, serviços de recuperação e encascalhamento na estrada Guanambi a Pajeú, Capim de Raiz à divisa com Palmas de Monte Alto, região do Morro da Inácia e na Comunidade das Corujas, onde a estrada, totalmente recuperada, promoveu a ligação com a Sede e outras regiões, atendendo antiga demanda dos moradores.  “Há 40 anos que moro nas Corujas, nossa família cresceu com este lugar, nunca vi um serviço tão bem feito. Hoje temos estrada boa para trafegar”, destacou Zacarias Cardoso, o popular Pagode.