Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ibiassucê: Prefeito inaugura centro cirúrgico do Hospital Municipal São Sebastião

Segunda / 19.06.2017

Por Maria Nunes

O gestor estava acompanhado da primeira-dama Vanda Aguiar Prates, do diretor do Hospital, Dr. Silvam Santos de Paula, da equipe do hospital e dos vereadores.

No último sábado (17), o prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates, inaugurou o moderno centro cirúrgico do Hospital Municipal São Sebastião. O gestor estava acompanhado da primeira-dama Vanda Aguiar Prates, do diretor do Hospital, Dr. Silvam Santos de Paula, da equipe do hospital e dos vereadores. Após o ato inaugural, o prefeito e a secretária de Saúde, Vera Gardênia Viana, se pronunciaram ressaltando a importância da reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital, que uma referencia regional e atende outros municípios. Um deles é Lagoa Real, e o prefeito Pedro Cardoso se fez presente com sua esposa Néia. Representando o município de Rio do Antônio esteve presente a Coordenadora da Atenção Básica, Dr. Janaina Domingues.

“Estamos ao termino do quinto mês da nossa gestão tentando entregar para população aquilo que nós prometemos. E não só o que prometemos, mas por ser a reedificação maior da nossa terra, que é resgatar as qualidades de vida para o povo de Ibiassucê. Devo dizer que ao término do 5º mês já voltamos a dar dignidade à saúde a nossa terra, mas é só o início dessa caminhada”, disse o prefeito Adauto Prates. O município ainda conta com quatro Unidades Básica de Saúde (UBS) em funcionamento de atendimento. Nas avaliações dos técnicos do Ministério da Saúde e da Educação, Ibiassucê vem sendo avaliada com orgulho na alta cumplicidade no atendimento básico de saúde.

“Tenho orgulho em dizer que sou um dos prefeitos das menores cidades da região, mas que temos um centro cirúrgico que atende as necessidades da nossa população e toda a região, com atendimento similar aos dos hospitais de Caetité e Caculé”, frisou o prefeito. O diretor do Hospital São Sebastião, Dr. Silvam Santos de Paula, o prefeito Lagoa Real, Pedro Cardoso, e o medico cirurgião Dr. Roberto Prates fizeram uso da palavra para falar das vantagens e desvantagens que oferecem os serviços de atendimento do SUS. E também as razões em um município com o FPM, tão pouco querer sustentar um hospital como o de Ibiassucê.

A secretária de Saúde de Ibiassucê, Vera Gardênia Viana, fez uma explanação de todos os serviços já realizado na área de saúde no Hospital São Sebastião, desde o inicio do seu surgimento entre os anos 93\94, com estrutura media complexidade, 52 leitos e suporte ambulatório para Raio X, laboratório de bioquímica e USG. Vindo a fazer internamentos a partir do ano de 1996, com 548 internamentos naquele ano. Formando o primeiro consorcio de internamento do estado da Bahia. No ano de 1996 foram realizados até o momento, 40.086 internamentos. O objetivo de estarem reunidos o prefeito Adauto, a secretária Vera Gardênia e os municípios convidados foi com a intenção de buscar parcerias, talvez até um consórcio entre os municípios vizinhos que são atendidos no Hospital municipal de Ibiassucê.

Nas avaliações dos técnicos do Ministério da Saúde e da Educação, Ibiassucê vem sendo avaliada com orgulho na alta cumplicidade no atendimento básico de saúde.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.