Sertão Hoje

Sertão Hoje

Secretário busca parcerias para a Cultura e o Esporte de Guanambi

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho estava na pauta da audiência

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte e o Deputado Estadual Vitor Bonfim reiteraram junto ao Governo do Estado em diversas reuniões e audiências no final da última semana, a formalização de parcerias para o fortalecimento da cultura e do esporte do município. Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte constaram na pauta da audiência, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho, que sediará os jogos do Flamengo de Guanambi no Campeonato Baiano do próximo ano, além do pedido ao Secretário Álvaro Gomes que interceda junto ao Ministério do Esporte cobrando maior celeridade na implementação do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com terreno localizado no Bairro Paraíso. A obra já conta com convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Guanambi e a Caixa Econômica Federal. Os CIEs são equipamentos multiuso voltados para identificação de talentos e formação de atletas, incentivando assim a prática esportiva, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.

Na audiência, o Secretário Victor Boa Sorte também apresentou a necessidade de apoio do Governo do Estado na construção de um campo gramado alternativo em Guanambi, voltado à realização de campeonatos amadores, garantindo assim a preservação do estádio principal, que será palco dos jogos do Campeonato Baiano e Campeonato Municipal.

Ao Secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal foi sugerido a parceria para a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implementação de Telecentros. A pauta apresentada na Secretaria de Cultura teve como destaque a busca pelo fortalecimento das manifestações culturais, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a abertura de espaços para promoção de conhecimento. Para tanto, foi solicitado ao secretário o apoio do Governo do Estado na implementação de uma série de ações em Guanambi, a exemplo da parceria na construção de uma biblioteca pública, com espaço amplo e moderno, onde a prefeitura dispõe de R$ 700 mil reais, relativos ao leilão da sede antiga, e a complementação do projeto do Centro de Cultura, garantindo assim o pleno funcionamento deste importante espaço reservado às manifestações culturais e artísticas do município, e a intercessão junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), visando o tombamento histórico do Solar dos Barros, em Mutans, e do Lajedo Novo, na sede de Guanambi.

Na ocasião, o Deputado Vitor Bonfim e o Secretário Victor Boa Sorte apresentaram ainda a necessidade da implantação de Telecentros nos Distritos de Mutans, Morrinhos e Ceraíma, para que, além de permitirem o acesso gratuito a internet, possam promover a capacitação e o desenvolvimento intelectual dos alunos e frequentadores do espaço através da inclusão digital. Ao final do encontro, o Secretário Jorge Portugal garantiu que buscará programas e parcerias para viabilizar os projetos apresentados e parabenizou o comprometimento do parlamentar e do secretariado do Prefeito Charles Fernandes na busca pelo fortalecimento da cultura e a criação de melhores oportunidades de aprendizado para os jovens de Guanambi.

Ao Secretário Jorge Portugal foi sugerida a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implantação de Telecentros

Ituaçu: moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A moto havia sido roubada em Ituaçu e foi encontrada na zona rural do município vizinho de Tanhaçu

Uma operação conjunta desenvolvida por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), destacamentos de Tanhaçu e Ituaçu, resultou na recuperação de uma motocicleta Marca Honda, Modelo Bros. Segundo informações da polícia, a moto havia sido roubada em Ituaçu e, após a realização de diversas diligências, investigações e abordagens, a mesma foi encontrada e recuperada na zona rural do município vizinho de Tanhaçu. A moto foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.

Monitoras do Balé Sonho Mágico, de Igaporã, participam de Workshop

Terça / 21.07.2015

Por Samuel Gonçalves

As alunas contaram com a orientação e apoio da professora de Balé Itana Abreu

As monitoras do Balé Sonho Mágico, de Igaporã, Larissa Keysy, Mariana Celeste e Keylla Guedes participaram nos dias 17 e 18 deste mês, de um workshop na Escola de Dança e Música Barbara K, na cidade de Guanambi. O curso foi ministrado pela bailarina, professora e coreógrafa Viviane Lopes, da Cia de Jazz Viviane Lopes e pela professora de Jazz Fernanda Oliveira, ambas da cidade de Salvador. As alunas contaram com a orientação e apoio da professora de Balé Itana Abreu. Viviane especializou-se em Jazz Dance e passou por importantes escolas do Brasil e também do exterior, como em New York, onde fez aulas com renomados professores e coreógrafos na Broadway Dance Center e Steps on Broadway. As alunas tiveram a oportunidade de se atualizar e especializar a partir do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da dança e suas diferentes manifestações enquanto forma de arte, cultura, educação, saúde e lazer. “Foi muito bom participar do workshop, pois nos ajuda a ter mais expressão na hora de dançar e nas coreografias.” Afirmou a aluna Mariana Celeste.

Projeto Vida Ativa - Cultive Saúde está de volta em Caetité

Terça / 21.07.2015

Por Thayná Lima

Ginástica e Dança de graça na praça. Pratique hábitos saudáveis e tenha mais qualidade de vida

O Projeto Vida Ativa - Cultive Saúde está de volta. Os aulões de ginástica aeróbica e dança estão de volta na Praça Rodrigues Lima (Feira Velha) nas segundas e quartas. E as terças e quintas as aulas acontecerão na Praça do Forró, no Bairro Buenos Aires. Este Projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizado pela Gerência de Esportes, que visa proporcionar melhoria na qualidade de vida da população através do incentivo à prática de atividades físicas e do fomento de momentos de lazer. O Projeto atende todas as faixas etárias e ambos os sexos, fomentando e contribuindo para um estilo de vida ativo da população.

Operação conjunta da Militar e Civil recupera motos furtadas em Barra da Estiva

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

As duas motos foram encontradas dentro de uma residência localizada na Rua Manoel Rocha Ribeiro

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, uma operação conjunta desenvolvida por policiais militares e civis de Barra da Estiva resultou na recuperação de duas motocicletas, que haviam sido furtadas na noite do último sábado. Segundo informações da polícia, as duas motos foram encontradas dentro de uma residência localizada na Rua Manoel Rocha Ribeiro, zona urbana de Barra da Estiva. As duas motos foram apresentadas na Delegacia de Polícia da cidade. Durante a operação nenhum suspeito foi encontrado, mas os policiais da Polícia Civil e Militar continuam fazendo investigando o caso e realizando diligências para prender os suspeitos.

Coleguinhas Simone e Simaria fizeram ‘o show’ em Livramento

Domingo / 19.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Simone, que ao lado da irmã Simaria, formam a dupla ‘As Coleguinhas’, atração principal do ‘Forró Vip’.

Quando Simone e Simaria subiram no palco do ‘Forró Vip das Coleguinhas’, em Livramento de Nossa Senhora neste sábado, dia 18, o público que lotava o Clube de Campo Caiçara foi ao delírio. Depois de alguns atrasos e muita expectativa, as irmãs justificaram a fama de fazer grandes apresentações e esbanjaram charme e simpatia. O público cantou junto os grandes sucessos da dupla e os novos hits, a exemplo de ‘Meu Violão e o nosso Cachorro’, ‘Perdeu’ e ‘Quando o mel é bom’. A festa contou ainda com as apresentações: da banda Estrela de Prata, que fez o esquenta para As Coleguinhas; Swing do Maluco e Farra da Diva. O ‘Forró Vip das Coleguinhas’ foi uma organização do produtor Neidson Trindade (Ney Eventos).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Simaria posa ao lado de fãs antes da apresentação em Livramento de Nossa Senhora.

Adiada a 6ª Cavalgada 'Amigos da Cavalgada' de Barra da Estiva

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O adiamento foi anunciado em razão do falecimento da Sra. Enir Coelho (foto), esposa de Sinval Coelho (Foto: reprodução/Facebook)

O Grupo de Cavalgada ‘Amigos da Cavalgada’, de Barra da Estiva, em razão do falecimento da Sra. Enir Coelho, esposa do Senhor Sinval Coelho, optou por adiar a realização da 6ª Cavalgada Amigos da Cavalgada de Barra da Estiva, que estava programada para acontecer neste domingo (19). Em nota, membros do Grupo se solidarizaram com todos os familiares e amigos da família enlutada e expressaram as mais sinceras condolências pela perda. A 6ª Cavalgada Amigos da Cavalgada integraria as comemorações pelo aniversário de 88 anos do município de Barra da Estiva. A equipe do Site Sertão Hoje também se solidariza com a família enlutada.

Governo da Bahia define Segurança Hídrica como diretriz do PPA 2016-2019

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Segurança Hídrica é a 15ª diretriz do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 do Governo Estadual. A informação foi publicada no Diário Oficial da última quinta (16) e aponta para o fortalecimento e relevância do tema no âmbito da gestão estratégica do estado. Com isso o PPA baiano segue o modelo do Plano Federal, que tem este segmento em sua 13ª matriz. A inclusão da Segurança Hídrica como diretriz do PPA na Bahia vai possibilitar um melhor acompanhamento das políticas públicas do setor e facilitar a tomada de decisões.

Para o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, a inclusão da segurança hídrica como diretriz do PPA é uma oportunidade para ampliar o debate e permitir a construção de uma nova realidade coletiva. “Acredito que as discussões com a sociedade baiana e as demais esferas públicas estaduais proporcionarão respostas mais positiva às necessidades da população”, enfatizou Peixoto, ressaltando que o Programa de Governo Participativo (PGP), documento elaborado a partir da escuta social, também abriga o tema em seu conteúdo.

“Temos a convicção de que a Bahia, agora ainda mais alinhada com a política de desenvolvimento nacional, só tem a ganhar, oferecendo mais oportunidades de crescimento para os baianos”, comemorou. Para o secretário, a inclusão desta 15ª diretriz é resultado de diálogo interno, compreensão dos principais instrumentos de gestão do estado e visão estratégica por parte do governo.

Guanambi: Comunidade de Queimadas é reconhecida como remanescentes de Quilombo

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A entrega da “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo” foi feita pelo Prefeito Charles Fernandes ao Sr. Manoel Pimentel

Uma noite histórica para Guanambi e toda região, marcando uma conquista sem precedentes para a Comunidade de Queimadas, localizada na zona rural do Distrito de Mutans. O ato foi organizado para a entrega da documentação de autodefinição como remanescentes de quilombo, na noite desta quinta (16), após um criterioso trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares.

Configurando a importância do ato, diversos representantes de entidades públicas e privadas marcaram presença, além de grande participação popular. A programação iniciou com um momento de acolhimento, feito pelo músico guanambiese Jardel Pereira, entoando canções afro, e após a composição do palco, com autoridades e representantes de entidades, a assistente social Rosinei Gomes fez um relato histórico da comunidade, explicando também aos presentes, como se deu o início do projeto, de auxiliar diversas comunidades do município a buscar o devido reconhecimento, junto às instancias cabíveis.

No seu pronunciamento, o presidente da associação local, Sr. Manoel Pimentel externou da imensa alegria da comunidade pelo reconhecimento, “neste lugar viveram os nossos ancestrais, em uma terra marcada pela luta e resistência, esta noite é muito especial, sou grato à equipe da Prefeitura de Guanambi pelo apoio, e por nos dar todo suporte para esta importante conquista”, disse.

No grande momento da noite, a entrega do documento emitido pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares, intitulado “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo”, foi feita pelo Prefeito Charles Fernandes, ao lado da secretaria Lilia, e da assistente social Rosinei Gomes, para o Sr. Manoel Pimentel, seguido de aplausos e grande celebração por todos os presentes. “O povo da zona rural do nosso município sempre irá contar com o nosso total e irrestrito apoio, continuaremos auxiliando as demais comunidades remanescentes de quilombo a ter o devido reconhecimento”, disse o prefeito Charles.

Logo após a entrega do documento, houve apresentações culturais, com a dança Maculelê, e rodas de capoeira, com alunos da comunidade local, e do Grupo Ginga Bahia, encerrando o evento com show musical com o músico Virgilio Leasi.

Logo após a entrega do documento, houve apresentações culturais e rodas de capoeira

2ª Cavalgada das Amazonas será realizada em Ituaçu

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento é uma realização do Grupo Independentes do Brejo, com apoio da Prefeitura de Ituaçu e do Deputado Estadual Marquinho Viana

No próximo dia 02/08, será realizada em Ituaçu a 2ª Cavalgada das Amazonas, com a concentração na Praça Barão do Sincorá (Área de Eventos), às 10h00. O evento é uma realização do Grupo Independentes do Brejo, com apoio da Prefeitura de Ituaçu, através do Prefeito Albércio da Costa Brito Filho (Albercinho) e do Deputado Estadual Marquinho Viana. A locução da Cavalgada será feita por Júnior Pauferro e a animação ficará por contas da Banda Coladinho a 2 e do cantor Matheus Araújo, o novo fenômeno das vaquejadas.

UNEB divulga resultado final do concurso da Prefeitura de Guanambi

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para acessar a relação e fazer o download, basta seguir os links www.selecao.uneb.br/guanambi/ ou www.guanambi.ba.gov.br

Na tarde desta sexta-feira (17), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) divulgou o resultado final do concurso público da Prefeitura Municipal de Guanambi. Cumprindo rigorosamente todo o cronograma de execução do certame, foram divulgados o resultado do Nível Médio/Nível Médio Técnico, Nível Superior/Nível Superior – Professor e para os Candidatos Portadores de Deficiência. Para acessar a relação e fazer o download, basta seguir os links www.selecao.uneb.br/guanambi/ ou www.guanambi.ba.gov.br

Reunião discute ações para fortalecimento dos consórcios públicos na Bahia

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O secretário da SDR afirmou que a intenção é potencializar a captação de recursos e as ações, conjugando Consórcios, Governo Federal e Governo do estado

Com o objetivo de estreitar a relação entre a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, foi realizada uma reunião, nesta sexta-feira (17), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. O evento contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues; do diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Thiago Xavier; e do delegado da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Welliton Rezende Hassegawa.   

 De acordo com Jerônimo, o encontro é uma possibilidade concreta de articular recursos. “A SDT/MDA tem recursos do PROINF que é um programa de investimento para infraestrutura dos territórios. Então queremos articular uma ação conjugada entre os colegiados e consórcios”. O secretário da SDR afirmou que a intenção é potencializar a captação de recursos e as ações, conjugando colegiado territorial, Consórcio, Governo Federal e Governo do estado.

 Para Humberto Oliveira, falou sobre a história da política territorial brasileira e destacou os principais avanços. “Reconhecemos os 27 Territórios de Identidade da Bahia e o estado baiano é referência na política de desenvolvimento territorial”. Humberto falou ainda que a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial quer ampliar o relacionamento com os consórcios públicos e lembrou que a instituição está recebendo projetos de desenvolvimento sustentável. “Projetos apresentados por consórcio público também têm bônus, de R$ 100 mil. Neste ano, o Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços nos Territórios Rurais (Proinf) tem foco na comercialização de produtos, no fomento à produção da agricultura familiar e agroecologia, e nos Serviços de Inspeção Sanitária”.

Malhada do São Francisco: Festejos de Canabrava serão realizados nos próximos dias 24 e 25

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Dr. Gimmy convida a toda população de Malhada e municípios vizinhos para participar desta grande festa

Nos próximos dias 24 e 25 de Julho serão realizados em Malhada, município localizados às margens do Rio São Francisco, os tradicionais Festejos de Canabrava. O evento é uma realizada da Prefeitura de Malhada, administração 2013-2016, que tem à sua frente o Prefeito Dr. Gimmy, através da Secretaria Municipal de Educação e Lazer. A animação fica por conta da banda Forró de 2 e Roberto Dantilly, na sexta (24); e Arrocha no Kuarto e Calypso do Pará, no sábado (25). Através da sua assessoria de comunicação social, o prefeito Dr. Gimmy convida a toda população de Malhada e municípios vizinhos para participar desta grande festa.

Comunidade Católica de Ibitira festeja Padroeira Nossa Senhora do Carmo

Sábado / 18.07.2015

Por Maria Nunes

O ponto alto das homenagens e louvores à Padroeira foi nesta quinta-feira, com missa presidida pelo Padre Jordano (Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje)

A comunidade católica de Ibitira homenageou neste mês de julho a sua Padroeira Nossa Senhora do Carmo, com muita devoção, amor e fé. Foram dez dias de festejos, com encerramento no dia 16, quando os fieis foram para as principais ruas de Ibitira, realizando uma belíssima alvorada festiva, com direito a café da manhã, em frente da igreja matriz, (ainda em construção).  O ponto alto das homenagens e louvores à Padroeira foi nesta quinta-feira, com missa presidida pelo Padre Jordano, que em sua pregação falou sobre a devoção dos fieis a Nossa Senhora do Carmo.

As celebrações, iniciadas no dia 07, tiveram como celebrantes os Padres: Lely, Sandro, Eduardo, Francisco Taborda, Gilvan, José Silva, Alex, Dom Ricardo, que fizeram reflexões sobre as perguntas do ‘Que é a igreja’. No Evangelho de Mateus, lido no último dia da festa, foi enfatizado que a família de Jesus é os seus discípulos; que eles aprendem os ensinamentos de Jesus, para levá-los aos outros, trilhando os caminhos da vontade do pai. Com esta reflexão, os fieis se despediram dos irmãos na fé, já ficando com muitas saudades dos festejos em Louvor a Nossa Senhora do Carmo.

Durante as festividades religiosas, as comissões organizadoras prepararam pratos deliciosos para serem comercializados na barraquinha, que teve como objetivo arrecadar fundos em prol para a reconstrução da Igreja Matriz, que já se encontra erguida, já em fase de conclusão, graças às doações recebidas de: visitantes, motoristas que trafegam pela BR-030 e filhos de Ibitira, que não medem esforços para alcançar este objetivo idealizado pelo Padre Osvaldino Caetano.

Os responsáveis pela organização da festa de 2016 serão as Cúrias Mãe da Divina Providencia e Senhora de Fátima; e o Movimento do Terço dos Homens, de Ibitira.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Durante as festividades religiosas, as comissões organizadoras realizaram ações para arrecadar fundos para a conclusão da reconstrução da Igreja Matriz

Em Salvador, Secretário de Guanambi busca parcerias para fortalecer comércio local

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na pauta, os problemas ocasionados pela realização do 'Feirão do Brás'

O Secretário Municipal de Administração, Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes cumpriu no meio desta semana, em Salvador, uma extensa agenda de contatos e reuniões com lideranças de diversos segmentos. Acompanhado por Vanderlei Marques, gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guanambi, se reuniram com Antoine Tawil, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia para discutir novos projetos de desenvolvimento econômico do comércio de Guanambi. Na pauta, os problemas ocasionados pela realização do ‘Feirão do Brás’. ‘Estas articulações e ações, visam defender o comércio regional’, destacou o Secretário.

Fabrício também se reuniu com o Superintendente do SEBRAE na Bahia, o Dr. Adhvan Furtado. Na ocasião, abordou diversos projetos para o biênio 2015/2016 do SEBRAE para a cidade, apresentando durante a reunião, um projeto para captação de recursos, qualificação e fortalecimento do comércio com a parceria SEBRAE/Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de indústria e Comércio e CDL. ‘Continuaremos com esta visão, de defender e fortalecer o comércio local, com mais qualificação, e acima de tudo, planejamento’, disse Fabrício.

Finalizando a agenda de contatos, o secretário municipal foi recebido pelo Deputado Estadual Vitor Bonfim. Durante o encontro, Fabrício Lopes solicitou as providências para instalação de uma unidade da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), em Guanambi. A reivindicação foi feita pelo deputado ao Diretor do órgão na Bahia, Marcos Medrado. Para Fabrício, ‘a instalação do PROCON será um passo importante para assegurar direitos e deveres dos consumidores e lojistas’.