Sertão Hoje

Sertão Hoje

Deputado Luciano Ribeiro quer substituição de quebra-molas por lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais

Terça / 05.05.2015

Por Giselle Quintão

Foi aprovada na Assembleia Legislativa a indicação, do deputado Luciano Ribeiro (DEM) à Secretaria de Infraestrutura, para a substituição dos quebra-molas das estradas estaduais por lombadas eletrônicas. A aprovação foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 1º de maio. Para o deputado, os quebra-molas constituem fator de altos índices de acidentes e de assaltos a veículos em decorrência da diminuição da velocidade nesses obstáculos, gerando, perigo, insegurança e demais fatores que causam aflição. “A lombada eletrônica cumpre muito bem a função no trânsito, sem que a saúde e a segurança pública sejam afetados” defende Ribeiro.

Charles Fernandes: 'o maior patrimônio de Guanambi é a força da nossa gente'

Terça / 05.05.2015

Por Maria Nunes

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, participou do Projeto 'Retratos de Guanambi Ontem e Hoje', realizado pelos educadores do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em comemoração aos 45 anos da tradicional instituição de ensino. Recebido pela diretora do Colégio, professora Aparecida Cabral e corpo administrativo e pedagógico da unidade de ensino, Charles ministrou uma palestra para quase uma centena de alunos do ensino médio sobre a temática do projeto, abordando diversos temas, detalhando cada período de Guanambi, o dividindo por décadas e etapas de sua economia e estrutura administrativa. “O maior patrimônio de Guanambi é a força de nossa gente, que jamais abaixou a cabeça ou esmoreceu diante de todas estas dificuldades, se reinventando e galgando nossos degraus no desenvolvimento de nossa cidade, por isso, hoje a nossa terra vive um período de destaque em todo o Brasil”, disse Charles. Durante a palestra, o prefeito ainda citou diversos fatos relevantes da história do município, destacando muitos personagens, empreendedores vanguardistas e visionários, mesclando as abordagens com vídeos e fotos históricas, além de trechos de jornais impressos da época que repercutiram sobre os principais acontecimentos na mídia nacional. Ao final da palestra, a coordenadora pedagógica do Colégio Luiz Viana, professora Fausta Porto Couto, agradeceu o prefeito pelo atendimento do convite, “o que vimos nesta noite, não foi apenas uma palestra, foi uma aula magna sobre a historia, economia e estrutura administrativa de Guanambi”, destacou. “Sou egresso desta tradicional instituição de ensino, cuja historia se confunde com a de nossa cidade, andando por estes corredores relembrei muitos fatos de minha vida estudantil, sou muito grato pelo convite, estarei sempre à disposição de todos vocês”, disse Charles. Após a palestra, o prefeito recebeu das mãos da diretora Aparecida Cabral uma lembrança do projeto.

Brumado: Dr. Alessandro solicita Audiência Pública para debater regularização de mototaxi

Terça / 05.05.2015

Por Eliana Costa

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do sertão

A preocupação com a regularização do serviço de mototaxista no município de Brumado tem sido uma das grandes preocupações do vereador Alessandro Lôbo e Silva, que reconhece a importância do serviço prestado por estes trabalhadores a toda comunidade. Buscando dar continuidade às ações que já foram desenvolvidas a fim de viabilizar a regulamentação dos mototaxistas e motofrete, o vereador deu entrada na sessão da última  segunda-feira (04), com um requerimento solicitando a realização de audiência pública visando debater a necessidade de instituir e regulamentar o serviço de transporte individual de passageiros e de mercadorias. “A regulamentação dos mototaxistas representa dignidade e valorização da atividade, assim como beneficiará todos os passageiros, que terão maior segurança com a padronização do serviço, já que terão profissionais qualificados e legalizados. Desta mesma forma o transporte de mercadorias” frisou Alessandro Lôbo. No requerimento o parlamentar observa que “a realização de uma audiência pública envolvendo o tema possibilitará uma ampla discussão e o livre debate com os profissionais da classe, com os consumidores em geral e com autoridades do nosso município, de forma a permitir o levantamento de dados e informações que servirão de base para a confecção de um ordenamento legal regulamentador dos citados serviços”.

Brumado: Cartilha vai orientar população sobre demora no atendimento em bancos

Terça / 05.05.2015

Por Eliana Costa

Vereadores Édio da Silva Pereira e Weliton Lopes, ao lado do Edu Pitoresco, que ficou responsável pela parte artística da cartilha

A demora no atendimento nas agências bancárias em Brumado, fazendo com que os usuários fiquem por horas nas filas, motivou os vereadores Édio da Silva Pereira e Weliton Lopes a elaborarem um projeto de lei buscando resguardar o direito dos cidadãos em obter uma prestação de serviço de qualidade num menor espaço de tempo. Sancionado pelo prefeito a Lei nº 1.683 passou a vigorar definindo regras para as instituições financeiras a fim de ofertarem serviços bancários com qualidade e agilidade, promovendo a satisfação dos clientes. Para que os usuários desses serviços tenham conhecimento da lei e de todos os direitos que ela os assegura os vereadores iniciaram a confecção de uma cartilha, que de forma didática será um instrumento que possibilitará a cobrança dos direitos relativos ao serviço, em especial quanto a demora no atendimento nos caixas. A parte artística da cartilha ficou sob a responsabilidade de Edu Pitoresco que esteve no legislativo brumadense, na última sexta-feira (01), para junto com os vereadores, que idealizaram o projeto, finalizarem o trabalho. Os legisladores ficaram bastante satisfeitos e informaram que a cartilha será encaminhada para a gráfica, a fim de ser impressa, e posteriormente distribuída a população. “A cartilha não só conterá a íntegra da lei, mas também orientações aos usuários sobre os locais onde poderão realizar as reclamações, com respectivos endereços e telefones. Será com certeza um instrumento muito útil para todos os usuários dos serviços bancários e acreditamos que levará as instituições a ofertarem um serviço de qualidade” frisaram os vereadores.

Jequié venceu o VII Zonal VP de Futsal Feminino; Brumado ficou com o 3º Lugar

Terça / 05.05.2015

Por Luís Gustavo

Equipes de Jequié e Espinosa posam juntas para a foto ao final da competição (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

No último fim de semana foi realizado, no Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, o VII Zonal VP de Futsal Feminino, tendo como organizadora a esportista Vanessa Prates, com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Brumado. A competição contou com a participação de 11 equipes - estavam previstas 12, mas Barreiras não compareceu - que foram divididas em 3 grupos. Após a realização dos jogos da fase de grupos, classificaram-se para as semifinais as equipes de Jequié - 1ª colocada do Grupo A, Anagé - 1º colocada do Grupo B, Brumado - 1ª colocada do Grupo C e Espinosa - 2ª melhor colocada de todos os grupos. Na semifinal, em um jogo emocionante, a equipe de Jequié acabou eliminando a equipe da casa e assegurou vaga na grande final. Já na outra semifinal a equipe Espinosa derrotou a equipe de Anagé e também garantiu vaga na final. Com isto Brumado e Anagé deveriam se enfrentar na disputa pelo 3º lugar, mas Anagé não apareceu para jogar e Brumado venceu por WO. Na grande final, as equipes de Jequié e Espinosa terminaram empatadas em 5 a 5 no tempo regulamentar, seguindo a decisão para a disputa de pênaltis. A equipe de Espinosa foi a primeira a cobrar e a goleira de Jequié defendeu. Na cobrança seguinte, a atleta de Jequié marcou e garantiu o título para a sua equipe. As premiações do VII Zonal VP de Futsal Feminino foram entregue pela organizadora do evento, Vanessa Prates e pelo Secretários de Esportes, Cultura e Lazer de Brumado, Miguel Lima Dias. Além das três primeiras colocadas, foram premiadas ainda a melhor goleira e a artilheira da competição.

Secretário de Esportes Miguel Lima Dias e Vanessa Prates fizeram a entrega das premiações (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Vereador José Carlos dos Reis cobra retomada da construção da Unidade Prisional em Brumado

Terça / 05.05.2015

Por Luís Gustavo

Vereador José Carlos dos Reis (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

O vereador José Carlos dos Reis encaminhou uma solicitação ao Secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, cobrando informações oficiais sobre os motivos para o atraso do início das obras do presídio no município. O vereador deu entrevista ao Site Sertão Hoje e ao Jornal Tribuna do Sertão, esclarecendo o objetivo desta solicitação. Segundo José Carlos dos Reis, o secretário Nestor Duarte solicitou uma votação em regime de urgência para a aprovação da construção do presídio em Brumado, justificando que se  a votação não fosse feita o município não seria contemplado com a Unidade Prisional. O vereador acrescentou que o secretario participou de uma audiência pública realizada no povoado Vila Presidente Vargas, quando ele disse que precisava dessa aprovação com urgência pois seria uma obra com duração de seis meses. Entretanto, já se passaram um ano e as obras estão paradas,  e  apenas foi feito a obra de terraplanagem do terreno.

O parlamentar municipal também questiona as informações passadas à Câmara, onde uns dizem que o motivo da paralização das obras é por falta de água, por causa da Coelba que não instalou rede elétrica, ou então porque empresas responsáveis por produzir algumas estruturas são de fora do estado, dentre outras coisas. Então, por esse motivo que ele enviou uma solicitação de maneira formal para a Secretaria Administrativa Penitenciária, com uma solicitação de esclarecimento para que possa divulgar à população o motivo de atraso das obras. O vereador frisou que apoia a construção de mais escolas para formação profissionalizante, mais áreas de lazer e esporte para que os jovens saiam do mundo da criminalidade. No entanto, para ele, no momento Brumado esta precisando da construção dessa Unidade Penitenciária, pela alta onda de crimes e pouca segurança no atual presídio da cidade.

II Corrida do Trabalhador marca a comemoração do 1º de maio em Caculé

Terça / 05.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Buscando incentivar um modo de vida mais saudável, foi realizada, na última sexta-feira, 1º de maio, a 2ª Corrida do Trabalhador. Cerca de 100 corredores percorreram as ruas de Caculé em comemoração ao feriado do Dia dos Trabalhadores, saindo da fazenda Várzea na BA 026 (saída de Licínio de Almeida), em direção a Praça da Lagoa Manoel Caculé, onde aconteceu a premiação e um show de encerramento com o cantor Lucas Lima do Groove do Guêto. A prova foi dividida em disputas de 5 e 8 km, em 14 categorias: Infantil (feminino e masculino), juvenil (feminino e masculino), especial (masculino), Idoso (masculino), veteraníssimo (masculino), veterano (feminino e masculino), pré-veterano (masculino), Adulto (feminino e masculino), Geral (masculino), Local (feminino e masculino). Foram premiados 42 atletas, destacando os três primeiros colocados de cada categoria que receberam um troféu e premiação em dinheiro. Todos que cruzaram a linha de chegada também receberam medalha de participação. O evento é idealizado por Paulino Trindade com o apoio do Governo de Caculé, Bem Viver Centro Médico, Banco do Brasil, SCHIN, Planalto Assessoria, Confrango, Farmácia Neves, Rádio Atalaia e Polícia militar da Bahia.

Barra da Estiva: patrolamento de estradas vicinais garante acessibilidade

Segunda / 04.05.2015

Por Leonardo Oliva

O município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, tem uma grande extensão territorial - 1.401,979 quilômetros quadrados - e é conhecido por estar localizado em uma região serrana, com território bastante acidentado. Algumas localidades chegam a distar cerca de 100 quilômetros da sede, o que faz com que o município tenha uma vasta rede de estradas vicinais. Barra da Estiva tem na agricultura, principalmente familiar, o carro chefe da sua economia, com destaque para a produção de café, morango e maracujá. Diante de tudo isto, a Prefeitura de Barra da Estiva investe constantemente na manutenção das estradas vicinais, realizando o trabalho de patrolamento das estradas rurais. Atualmente, duas motoniveladoras (patrol) estão sendo usadas neste trabalho, que visa melhorar a acessibilidade das pessoas às mais diversas comunidades rurais.

Caetité: em nova sede, Biblioteca Municipal César Zama já está funcionando

Segunda / 04.05.2015

Por Thayná Lima

A Biblioteca Municipal César Zama, que agora está em frente à Praça do Forró, no bairro Buenos Aires, tornou-se mais acessível ao público e, a partir de agora, será um espaço mais dinâmico, oferecendo serviços ligados à educação, arte e cultura para um maior número de pessoas. A secretária de Educação de Caetité, Rosemária Joazeiro, destacou a importância dessa mudança, confirmando a política cultural do município de descentralizar ações e serviços. “Quando assumimos a administração municipal, em 2009, a biblioteca funcionava no subsolo do Arquivo Público, em condições pouco atraentes para a população. Depois de muito tempo, conseguimos trazê-la aqui para Buenos Aires e hoje ela está funcionando com excelência nesse novo espaço. Fico muito feliz com essa evolução, pois ela funcionará não apenas como um instrumento para empréstimo de livros, mas como um espaço para atividades artísticas e culturais”, declarou a secretária.

Sebastião Carvalho, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, convocou a população a participar ativamente do novo espaço. “A partir do mês de maio, a Praça do Forró será uma extensão desse espaço, pois ofereceremos, à comunidade, oficinas de arte e cultura. Por esse motivo, quero aproveitar a oportunidade para convidá-los a participar, na manhã da próxima terça-feira (5), de uma reunião aqui na biblioteca com o prefeito José Barreira, para discutirmos projetos e sugestões para a comunidade, a serem realizados aqui”, destacou o secretário.

A Biblioteca Municipal César Zama está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

SAC Móvel esteve em Botuporã e segue para Caturama, Érico Cardoso, Rio de Contas e Livramento

Segunda / 04.05.2015

Uma das unidades móveis do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Governo do Estado da Bahia, esteve neste último final de semana no município de Botuporã (02 e 03/05). Agora, a unidade segue o seu roteiro e atenderá nos municípios de Caturama (5 e 6), Érico Cardoso (8 e 9), Rio de Contas (11 e 12) e Livramento de Nossa Senhora (14 e 15). Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site da rede SAC e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Adutora do Zabumbão: Prefeito de Paramirim defende que decisão sobre construção seja técnica

Segunda / 04.05.2015

O Prefeito de Paramirim, Dr. Júlio Bernardo, participou da Audiência Pública convocada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, ocasião em que foi debatida a construção de uma nova adutora para abastecer os municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Boquira e Ibitiara. Atualmente, o reservatório com capacidade de acumular 60 milhões de metros cúbicos já abastece os municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) está com cerca de 30 milhões de metros cúbicos acumulados e o seu ponto crítico gira em torno de 17 milhões. Com a nova adutora, este ponto crítico seria elevado para 40 milhões de metros cúbicos, ou seja, mais do que o reservatório tem acumulado hoje. Diante destas informações, o Prefeito de Paramirim, Dr. Júlio Bernardo demonstrou sua preocupação em relação a questão hídrica na região. 'Queremos que os municípios atendidos neste momento tenha a sua independência. A realização da adutora tem que ter embasamento técnico que não prejudique o abastecimento dos quatro municípios', afirmou.

Adutora do Zabumbão: prefeito de Rio do Pires defende construção de nova barragem

Segunda / 04.05.2015

Durante a audiência pública em que foi debatida a construção de uma nova adutora na Barragem do Zabumbão, que levará água para mais seis municípios da região, o prefeito de Rio do Pires, Dr. Ney Nardes afirmou que o seu município jamais solicitou a construção desta adutora. Rio do Pires, ao lado de Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara são os municípios que serão beneficiados pela nova adutora, caso ela seja construída. 'Nós nunca pedimos a água do Zabumbão', afirmou o gestor na Audiência Pública. Segundo Dr. Ney, Rio do Pires precisa de uma nova barragem, no Rio da Caixa. 'Queremos a construção de uma barragem no Rio da Caixa. Isso nos dará uma segurança hídrica. Já existem estudos para a construção desta barragem', destacou.

Adutora do Zabumbão: Representante da OAB disse que movimento contrário à construção não é egoísta

Segunda / 04.05.2015

Durante a audiência pública convocada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre para discutir a construção de uma nova adutora na Barragem do Zabumbão, que levará água para mais seis municípios, o representante regional da OAB, João Ricardo Brasil, afirmou que o movimento que está sendo realizado em prol da não construção da adutora não é egoísta, mas de sobrevivência.“Essa manifestação é a luta pela sobrevivência. Não pensamos que a água do Zabumbão é de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Se tivéssemos este bem suficiente levaríamos para outras cidades. Mas infelizmente não temos e existem outras alternativas como a construção de barragens nos rios da Caixa e Remédios. O que não se pode admitir é que toda segurança hídrica de Paramirim seja comprometida”.

Comitê de Bacias propõe suspensão da licitação para construção de adutora no Zabumbão; Estado suspendeu processo por 30 dias

Segunda / 04.05.2015

A Barragem do Zabumbão, localizada entre os municípios de Paramirim e Érico Cardoso, tem capacidade de acumular 60 milhões de metros cúbicos e, atualmente, abastece os municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Agora, o Governo do Estado quer construir uma nova adutora, que levará a água do reservatório para mais seis municípios: Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara. Diante da preocupação externada pelos poderes públicos municiais e representantes da sociedade civil, o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, presidido pelo engenheiro agrônomo Anselmo Barbosa Caires, convocou uma Audiência Pública com representantes do Governo do Estado para debater esta questão.

'O governo do estado atropelou as etapas. Teria que ouvir o comitê, a sociedade. A ação do comitê está embasado em dados da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Ministério Público, por exemplo. A ANA liberou uma outorga e o governo atropelou esta ação. O governo do estado tem que ouvir a base, a sociedade, antes de tomar atitudes e não verticalizar, fazendo de cima para baixo', destacou o presidente do Comitê de Bacias.

O Governo do Estado foi representado na Audiência Pública pelo Secretário da Casa Civil, Bruno Dauster; pelo Secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; pelo representante do Chefe de Gabinete do governador, José Olímpio. A Audiência contou ainda com as participações do prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Bittencourt; do major Irlando Oliveira, Comandante da 46ª CIPIM; do presidente da Câmara de Vereadores de Paramirim João Teixeira Ramos; da promotora de Justiça, Luciana Khoury; da diretora do Inema, Márcia Teles; do diretor da Cerb, Marcos Vinícius Bulhões; entre outras autoridades.

Após uma ampla discussão, o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre deliberaram pela suspensão do processo licitatório de imediato até a decisão do conflito do Comitê do São Francisco; um projeto para adequação e modernização do rio Paramirim; implantação do Plano de Bacias dos Rios Paramirim e Santo Onofre e a construção da Barragem dos rios da Caixa e Remédios.

Ao final, o Secretário da Casa Civil, Bruno Dauster destacou a necessidade de realizar plenárias em outros municípios envolvidos e afirmou que o Governo do Estado 'está à disposição, dando as informações necessárias e ouvindo as demandas. A partir da próxima semana, vamos constituir uma câmara técnica que discuta a aprofunde todos estes detalhes técnicos para que haja uma homogeneização de posições. Me comprometi por outro lado a não tomar nenhuma atitude conclusiva do processo licitatório no prazo de até trinta dias'.

Vereador solicita construção de nova ponte ligando os bairros São Jorge e Dr. Juracy em Brumado

Segunda / 04.05.2015

Por Eliana Costa

Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje

O crescimento dos bairros no município de Brumado é notório, principalmente os que estão localizados nas extremidades. Um exemplo deste aumento populacional e também de extensão é o bairro São Jorge. Uma das carências do bairro, que vem causando muita preocupação aos moradores, por não atender mais às precisões em razão do tempo em que foi construída, há aproximadamente 15 anos, é a ponte que liga o bairro São Jorge ao bairro Dr. Juracy e, por consequência, as demais localidades da cidade.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Jorge, Paulo Roberto de Oliveira explica que, com uma largura de 03 metros nas entradas/saídas, alargando em seu centro para aproximadamente 4,5 metros, tendo de extensão 112 metros, 3 metros de altura e capacidade para até 12 toneladas, a ponte hoje é um motivo de preocupação para todos os moradores que residem no bairro é tem o local como único acesso.

Muito atento a esta problemática vivenciada pela população do bairro São Jorge e agora também dos novos moradores do Brisas I e II, o vereador Weliton Lopes realizará proposição solicitando do executivo municipal que construa uma nova ponte. O projeto tem como objetivo atender as atuais necessidades dos moradores e também das inúmeras pessoas que por ali transitam, proporcionando maior segurança e melhor trafegabilidade, visto que também é acesso para a BR 030, onde se localizam muitas empresas.

 “Estaremos encampando essa luta atendendo a reivindicação dos moradores e contamos com a sensibilidade do gestor  a essa primordial necessidade” observou Weliton Lopes.