Sertão Hoje

Sertão Hoje

Solicitação do Vereador Dr. Alessandro: DPT de Brumado terá rampas de acesso e adequações estruturais

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

Equipe técnica do Estado visita Departamento de Polícia Técnica para realização de planilhas de orçamentárias para realização de obra.

Na manhã desta terça-feira, dia 06, técnicos da Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física do governo do Estado estiveram em Brumado a fim de realizar visita ao DPT – Departamento de Polícia Técnica com a encargo de efetuarem análises na estrutura do referido órgão para a construção de rampas de acesso e adequações estruturais.

A solicitação é fruto da indicação nº 089/2015 do vereador Alessandro Lôbo e Silva, em atendimento ao pedido dos portadores de necessidades especiais e por entender que todo cidadão tem o direito da livre locomoção independente de suas condições físicas.

A equipe técnica foi recebida pelo coordenador Fábio Públio que identificou e detalhou todos os problemas de acesso existentes no órgão salientando que é uma necessidade urgente visto que muitas pessoas se veem impossibilitadas de buscarem os serviços do órgão em razão da acessibilidade. “Ficamos satisfeitos por receber a equipe e agradecemos o empenho do presidente da Câmara”, pontuou.

Alessandro Lôbo salientou que a ficou muito satisfeito pelo atendimento a sua solicitação e que acompanhará todo o processo para efetivação do benefício que é de suma importância, sendo que buscará junto ao órgão competente outras melhorias necessárias para o bom desempenho do DPT de Brumado. “Solicitamos a construção de rampas de acesso e adequações estruturais para o DPT, assim como para outros órgãos públicos sediados em Brumado, pois as pessoas que têm a mobilidade reduzida possuem o direito de utilizarem com segurança e autonomia os espaços públicos e equipamentos urbanos”, observou.

Ações da Campanha Outubro Rosa não param em Caetité

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município.

Desde que foi lançada oficialmente a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, em Caetité, a movimentação tem sido intensa. Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município, alertando e esclarecendo a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia para atender a população. Confira a programação da ação nas Unidades Básicas de Saúde do Município: Dia 07 - UBS Dr. Woquiton, Dia 08 - USF de Maniaçu, Dia 13 - USF de Cercado, Dia 15 - USF de Caldeiras, Dia 17 - USF de Pajeú, Dia 19 -  USF de Brejinho, Dia 21 - GAMELEIRA (PAJEÚ), Dia 29 - CRISTINA (PAJEÚ).

As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia.

Câmara de Brumado emite Nota de Pesar e Solidariedade pela morte de João Gama

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

A Nota de Pesar e Solidariedade foi assinada pelo Presidente Dr. Alessandro Lôbo, em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, em nome de todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do ex-vereador João Pires Gama, aos 82 anos de idade, ocorrido neste dia 05 de outubro, às 15 horas, na cidade de Vitória da Conquista, onde se encontrava internado.

João Pires Gama em 1966 candidatou-se a vereador pelo MDB no governo de Juracy Pires Gomes, para o período de 1967/1971 e ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara no período de 1969/1970, quando participou de diversas comissões. Em 1972, reelegeu-se vereador pela sigla da ARENA, mas renunciou ao cargo eletivo por divergências com o prefeito da época e foi substituído pelo suplente Juvenal Malheiros Dias. 

Igaporã: Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas será lançado hoje (07)

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã.

A Prefeitura de Igaporã, em parceria com o SEBRAE e a Renova Energia, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, convidam a todos para participar do lançamento do Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã. 

Brumado: Parceria entre atletas e Diretoria de Esportes vai viabilizar realização dos Jogos da Amizade

Quarta / 07.10.2015

Por Luís Gustavo

Para os representantes da Diretoria de Esportes, a realização desta competição é muito importante para Brumado.

Na última segunda-feira (05), às 17h00, no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, foi realizada uma reunião entre atletas e representantes da Diretoria de Esportes, vinculada à Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. A reunião teve como objetivo principal formalizar uma parceria entre os atletas e poder público municipal, que viabilize a realização dos Jogos da Amizade. A ideia é que estes jogos aconteçam no mês de novembro – dias 7 e 8, envolvendo as quatro principais modalidades de esportes coletivos praticados na cidade: futsal, vôlei, handebol e basquete, nas categorias masculino e feminino.

Para os representantes da Diretoria de Esportes, a realização desta competição é muito importante para Brumado, tendo em vista que o município não sediou nenhum evento envolvendo todas as modalidades esportivas. Em 2014, a administração municipal havia realizado a Copa do Minério, mas por questões financeiras, esta competição não foi realizada este ano.

‘Estamos buscando realizar um evento com um custo menor e com o apoio dos esportistas locais, porque entendemos que esta competição é um incentivo ao esporte brumadense’, afirmou Juarez Marcelo, representante da Diretoria de Esportes. Além dele, Waldir e Valmon representaram ainda a Diretoria de Esportes.

Mobilização marca o início da campanha Outubro Rosa/Novembro Azul em Guajeru

Quarta / 07.10.2015

Por Aloísio Costa

Evento aconteceu nesta segunda-feira (05) a marcou o início das atividades de combate ao Câncer de Mama e de Próstata que serão realizadas no município.

Na manhã desta segunda-feira (05) uma mobilização realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, marcou o início da campanha Outubro Rosa/Novembro Azul em Guajeru. O movimento deve início com uma caminhada que reuniu profissionais da área da saúde e também contou com a presença do prefeito Gil Rocha e da primeira-dama, Marta Lima.

Após percorrerem algumas ruas os profissionais se concentraram no stand montado na Praça Deoclides Pereira Dias (Praça de Feira), onde foram realizadas ações como aferimento de pressão, teste glicêmico e informações sobre a programação da campanha com as ações que serão desenvolvidas nas unidades de saúde do município durante a campanha.

A campanha, que reúne ação de prevenção do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata, acontecerá durante os próximos dois meses, com atividades coordenadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Entres as ações programadas estão: realização de palestras, mutirões de preventivos, exames de PSA e atividades recreativas.

Para o prefeito Gil Rocha a campanha é se suma importância para a promoção de informação, conscientização e formação de multiplicadores para que, cada vez mais, as pessoas tenham conhecimento e procurem os meios de prevenção. “As ações de hoje é apenas um pontapé inicial e marca o lançamento da programação que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde durante os meses de outubro e novembro, com o objetivo de levar conhecimento à população de Guajeru e também sensibilizar, homens e mulheres, sobre a importância da prevenção.” Destacou Gil Rocha.

Para o prefeito Gil Rocha a campanha é se suma importância para a promoção de informação, conscientização e formação de multiplicadores.

Brumado: Vereador Santinho parabeniza governador por suspensão de cobrança de vistoria veicular

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

Esta causa foi defendida pelo vereador Santinho que realizou algumas ações a fim de que essa taxação foi suspensa.

A cobrança de taxas para vistoria veicular foi uma ação praticada pelo governo do Estado que causou uma grande polêmica visto o alto custo do serviço e mais uma oneração no orçamento do cidadão. Esta causa foi defendida pelo vereador Santinho que realizou algumas ações a fim de que essa taxação foi suspensa, entre uma delas um abaixo-assinado direcionado ao governador Rui Costa. Notícia recente deu conta de que a cobrança da vistoria veicular foi suspensa pelo governador do Estado, fato que deixou o parlamentar bastante satisfeito por ver concretizada uma ação solicitada pelo mesmo. “Parabenizo o governador Rui Costa por tomar esta importante medida que suspende a cobrança da vistoria veicular.  

Greve dos Bancos: 76% das agências da região estão fechadas

Quarta / 07.10.2015

Por Aline Mattos

A greve segue por tempo indeterminado e os bancários aguardam uma proposta que atenda às necessidades da categoria.

Nesta terça (06), primeiro dia da greve nacional dos bancários, a categoria mostrou sua força, paralisando suas atividades em 70 agências das 45 cidades da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a participação foi intensa, mas é preciso fortalecer ainda mais o movimento. “A adesão foi muito boa neste primeiro dia, e esperamos que a mobilização fique cada vez mais forte. Quanto mais a categoria aderir, mais rápido nossas reivindicações serão atendidas. Os bancos só vão fazer uma proposta decente quando a lucratividade cair por conta das agências fechadas. Por isso, é importante que todos suspendam suas atividades e venham para a luta”, afirma. Para ele, a greve foi motivada pela conduta desrespeitosa dos banqueiros, que ignoraram as reivindicações dos bancários por melhorias nas condições de trabalho e apresentaram uma proposta irrisória de reajuste salarial. A greve segue por tempo indeterminado, até que os bancos apresentem uma proposta que atenda às necessidades da categoria e da população. 

Caetité: Convocados para curso de Assistente Administrativo tem até hoje (07) para fazer matrícula

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Senai divulgou a lista dos convocados para participarem do Curso de Assistente Administrativo, que será oferecido no turno vespertino a partir de 16 de novembro, em Caetité. As matrículas estão sendo feitas no Centro de Capacitação Marlene Cerqueira, na Avenida Santana, Shopping Caiçara – 1º andar. São necessárias no ato da matrícula a xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de escolaridade; Comprovante de residência; Carteira de trabalho (caso tenha); Currículo; 02 fotos 3x4 iguais.

As matrículas podem ser feitas até hoje (07).

Guanambi: Dia do Idoso foi comemorado com apresentações culturais e muita alegria

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social

Na última quinta-feira, dia 1º, no auditório da Câmara de Vereadores completamente lotado, o Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, organizaram em grande estilo a 1ª Noite Cultural em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Logo no hall de entrada do local, foi realizado a exposição de artesanatos desenvolvidos pelos idosos durante as diversas oficinas com os monitores dos centros de convivência; e na abertura, o cantor Jardel Pereira cantou diversos clássicos da nossa MPB, alegrando e dando a colhida inicial da noite, sendo aplaudido calorosamente por todos os presentes.

Visivelmente contente com o sucesso do evento, Geórgia Bezerra Araújo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência externou a sua satisfação durante as apresentações culturais. ‘Esta noite foi marcada pela emoção, mas também por notarmos quanto evoluímos na assistência e no cuidado ao idoso em nossa cidade, antes dos serviços de convivência, muitos destes idosos estavam depressivos, isolados, e hoje, descobriram uma nova vida, formando novas amizades, reforçando laços familiares, integrando socialmente, e nesta noite, realizando belas apresentações’, destacou.

Os idosos que frequentam os Serviços de Convivência dos Distritos de Morrinhos e Ceraíma, do Centro de Convivência Otelino Ferreira Costa realizaram belíssimas apresentações. Um grupo de idosos do Distrito de Mutans se fez presente, participando e se divertindo muito durante as apresentações.  Presentes ainda na comemoração, a primeira-dama Jaylma Fernandes, a Secretária de Assistência Social Maria Silvia (Lilia), vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá), membros do Conselho Municipal do Idoso e serventuários de diversas secretarias da Prefeitura de Guanambi.

Novos Conselheiros Tutelares de Guanambi foram eleitos

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, dezesseis nomes foram colocados para apreciação da comunidade

Foi realizada neste domingo, dia 4, a eleição para os novos conselheiros tutelares de Guanambi. Os conselheiros eleitos irão tomar posse em 10 de janeiro de 2016. A eleição foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com todo apoio e suporte da Prefeitura de Guanambi e Secretaria Municipal de Assistência Social. A votação ocorreu das 08 às 17 horas, com locais de votação no Colégio Municipal José Neves Teixeira, no bairro Aeroporto Velho, e no Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo, localizado no Bairro Brasília. Em cada escola havia 5 cabines, totalizando 10 locais de votação. Este ano houve grande participação popular na eleição, batendo os números de votantes dos anos anteriores. Ao todo, dezesseis nomes foram colocados para apreciação da comunidade. Foi a primeira vez que a votação ocorreu em data unificada em todo o país.

Os promotores de Justiça da Infância e Juventude de Guanambi, Dr. Leandro Mansine Meira Cardoso e Dra. Daniele Chagas Rodrigues Bruno, juntamente com os membros do CMDCA e de Maria Silvia (Lilia), Secretária de Assistência Social acompanharam toda a votação e apuração dos votos. Foram eleitos titulares do Conselho Tutelar: Geisiane Costa Roque – 927 votos, Juliana Ribeiro da Silva – 733 votos, Willian dos Santos Marques – 675 votos, Maria da Glória Carvalho Cintra – 474 votos e Sandra Ferreira Pereira Ribeiro – 445 votos. Ficaram na suplência: Márcia Régia Moezinho – 389 votos, Ediene Valéria Dourado G. Pereira – 376 votos, Jane Lima Soares – 371 votos, Matildes Maria de Matos – 353 votos e Ariadina Ladeia Barros Batista – 334 votos.

Incentivo ao esporte no lançamento da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul em Caculé

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Passeio Ciclístico, dança, aula de Body Combat e apresentação da Capoeira agitaram a manhã do dia do lançamento da Campanha

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste domingo, 04 de outubro, um movimento de incentivo ao esporte para lançar a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, com intuito de sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama e próstata e atrair multiplicadores dos cuidados com a saúde.

Iniciando o dia foi promovido um Passeio Ciclístico de 30 km com encerramento na Lagoa Manoel Caculé. No local, profissionais da saúde realizavam aferição de pressão, teste de glicemia, orientações e marcação de PSA e mamografia, além de aulas de dança e Body Combat e apresentação da Capoeira com a professora Alessandra Guerreira. “Este ano pensamos em ações de incentivo ao esporte promovendo mais saúde e qualidade de vida à população, aliado a realização de exames periódicos como prevenção”, destaca Joziane Brito, coordenadora da Atenção Básica.

Caculé se vestiu de rosa e azul e para que esta campanha, que está na terceira edição, alcance o maior número possível de pessoas, serão realizadas palestras e orientações sobre o Câncer de Mama e Próstata, blitz com orientações e distribuição de panfletos e ainda torneios esportivos.

A campanha também conta com importantes parcerias como O Boticário, Bem Viver Centro Médico, Posto Radar, F1 Motos, COOF Saúde, Moura Construções, Wilson Bike, STAMP Confecções e Evy Uniformes.

Incentivo ao esporte com 30 km de pedal no lançamento da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul

Jovens de Guanambi participam da Conferência Interterritorial da Juventude

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O encontro aglutinou os variados territórios de identidade da região do estado e contou com uma caravana de Guanambi, representando o Sertão Produtivo

Na última semana, foi realizada, em Vitória da Conquista, a Conferência Interterritorial de Juventude, com a temática: ‘As várias formas de mudar a Bahia e o Brasil’. O encontro aglutinou os variados territórios de identidade da região do estado e contou com uma caravana de Guanambi, representando o Sertão Produtivo. Dos 9 delegados eleitos e credenciados, 4 foram escolhidos para representar o município na etapa Estadual, que ocorrerá nos dias 30, 31 e 1 de outubro, em Salvador.

A capital receberá jovens de todos os territórios de identidade do Estado da Bahia, e cada um carregará suas demandas e reflexões acerca das prioridades e observâncias para melhorar a vida da juventude como um todo. Após a etapa estadual, em novembro, a etapa nacional irá reunir jovens de todo o país e alguns parceiros do exterior, principalmente da América Latina, a fim de discutir, propor e por fim emoldurar o Plano Nacional da Juventude, que será mais um importante e vanguardista passo em busca da melhor estruturação e desenvolvimento da juventude como um todo no Brasil.

Na Interterritorial em Vitória da Conquista, Guanambi além de terem sido eleitos 4 delegados para a etapa Estadual, também foram feitas propostas e resoluções que representou não só do município em si, mas de todo o território, sendo feita a devida leitura na plenária final e aprovada por unanimidade pelo plenário.

Dos 9 delegados eleitos e credenciados, 4 foram escolhidos para representar o município na etapa Estadual, que ocorrerá nos dias 30, 31 e 1 de outubro, em Salvador

Passeio no Clube de Campo marca comemoração pelo Dia do Idoso em Caculé

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

O evento contou com a participação da educadora física, Juliana Cota, e do instrutor físico, Gefferson Alves, que levantou os idosos com aula de dança, ginástica e alongamento

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, promoveu um divertido passeio para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFVI). O evento contou com a participação da educadora física, Juliana Cota, e do instrutor físico, Gefferson Alves, que levantou os idosos com aula de dança, ginástica e alongamento. O segundo momento teve a contribuição de Ricardinho e Vinícios colocando os presentes para pista e curtir um animado arrasta-pé. Os presentes ainda puderam se refrescar na piscina e saborear um delicioso almoço ao som da voz e violão de Ramon.

Avaliação do MEC: Curso de Direito da Faculdade Guanambi recebe nota máxima

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Pela terceira vez consecutiva a FG recebeu conceito 5, o que coloca o curso entre os melhores do Brasil

O curso de Direito da Faculdade Guanambi recebeu conceito máximo em recente avaliação feita pelo Ministério da Educação. Numa escala de vai de 1 a 5, o curso recebeu nota 5, ficando no ranking dos melhores do país. A avaliação foi realizada em função da renovação do reconhecimento do curso, que desde a sua autorização, em 2006, e posterior reconhecimento, em 2011, recebeu conceito 5. A avaliação feita pelo MEC foi ratificada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Recebemos o resultado positivo da avaliação com muita maturidade. O corpo docente e a direção da instituição não pouparam esforços para que a nota do curso fosse de excelência. Os professores receberam a notícia com alegria, porém com a responsabilidade de manter este conceito”, afirma a professora Cátia Guimarães, coordenadora do curso.

De acordo com o parecer técnico dos avaliadores, a FG configura-se como uma instituição consolidada e o curso de Direito demonstrou solidez e preocupação com o futuro dos egressos, pois a matriz curricular está especialmente voltada para a atuação do advogado no mercado de trabalho, alinhando o curso com as tendências nacionais, o que é refletido nos expressivos índices de aprovação no Exame da OAB e em concursos públicos. Para o professor Raphael Almeida, coordenador adjunto do curso, o conceito estabelecido pelo MEC vem comprovar a seriedade, o compromisso e a qualidade do ensino que a FG vem estabelecendo desde o seu início. “O aluno formado em Direito pela Faculdade Guanambi terá em seu currículo a informação de que se formou numa Faculdade muito bem avaliada por uma das instituições de maior credibilidade do país”, ressalta.