Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Secretarias de Educação e de Cultura realizam primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os representantes dos grupos se reuniram com a secretária de Educação, Iamara Junqueira, e representantes desta secretaria e da Secretaria de Cultura.

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais de Caetité, e a cidade é das poucas da Bahia que comemoram a data máxima do estado: todos os anos os preparativos são feitos com antecedência. Uma das importantes etapas é a discussão de vários tópicos com os representantes do grupos de montaria que abrilhantam os festejos cívicos. Na última quinta-feira (18), no auditório municipal, os representantes dos grupos se reuniram com a secretária de Educação, Iamara Junqueira, e representantes desta secretaria e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A pauta da reunião foi a organização dos grupos nos desfiles, o campeonato de equinos e os ensaios.

Antes dos debates, contudo, representantes do município de Lagoa Real, última cidade a se emancipar de Caetité, estiveram presentes para convidar os caetiteenses a participarem dos festejos que lá se fazem em homenagem ao vaqueiro, no dia 4 de junho. Na ocasião os visitantes manifestaram a intenção de também se unirem ao festejo caetieense, este ano com ainda mais vaqueiros. Além dos grupos de montaria, o representante da Adab, Roberto Leônidas, esteve no encontro para realçar a participação do governo estadual no quanto diz respeito à saúde dos animais. Vários temas foram tratados, mas a deliberação que cabe ser realçada é a data de realização dos ensaios para os festejos e os grupos que deles ficaram encarregados.

No dia 4 de junho, será o primeiro ensaio, sob a responsabilidade do grupo América, auxiliado pelo Valeu Boi; no dia 11 de junho, o grupo Bruto será o responsável, secundado pelo Cavalo de Fogo; no dia 18 deste mesmo mês o ensaio ficará ao cargo da Prefeitura Municipal, a festeira maior, ocasião em que ocorrerá o Levante do Mastro; dia 25 de junho, último ensaio, será do grupo Rancho de Palha a direção, auxiliado pelo grupo da Palmeira. A temática paralela da data comemorativa da Independência da Bahia foi definida como sendo “Respeito à liberdade, apreço à tolerância”, que foi explicado na ocasião pela doutoranda Fernanda Oliveira. A administração Governo Participativo preserva a tradição e convida todos para juntos realizar um 2 de Julho cada vez melhor.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.