Sertão Hoje

Sertão Hoje

Igaporã: Evento abordou os desafios para inserção e conquistas sociais das comunidades negras

Quinta / 08.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Mesa de Diálogos foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores

Novembro é o mês da Consciência Negra, data instituída pelo movimento negro do Brasil, já incorporada ao calendário oficial e que faz referência ao aniversário de morte do maior líder negro ‘Zumbi dos Palmares’ - 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência negra.

Em Igaporã a Administração Municipal por meio de suas Secretarias de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Assistência Social com apoio da Universidade do Estado da Bahia – UNEB desenvolve uma programação especial voltada para a valorização das manifestações socioculturais da população negra e afro-brasileira.

Na última sexta-feira, dia 2, aconteceu no Auditório da Câmara Municipal uma mesa de diálogos, com o tema Comunidades Negras: Desafios para Inserção e Conquistas Sociais. Esse rico momento reuniu integrantes de comunidades quilombolas de Igaporã, e representantes das secretarias municipais. A palestra foi mediada pelas professoras e líderes quilombolas Eliete Freitas e Leiliane Borges.

Prefeitura de Paramirim realiza com sucesso VIII Exporural e VIII Vaquejada

Quinta / 08.10.2015

Por Fagner Abreu

Durante o dia de domingo, aconteceu a VIII Vaquejada de Paramirim com premiações de até R$ 6 mil (Foto: Luiz Carlos Marques)

A Prefeitura de Paramirim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou entre os dias 03 e 04 de outubro a VIII Exporural e a VIII Vaquejada de Paramirim. O evento aconteceu no Parque de Exposições Luiz Gonzaga Barros e contou com a participação de agricultores, comerciantes, empresários de todos os segmentos expondo os produtos em stands.

Para o secretário de Agricultura, Anselmo Caires, a feira foi de grande sucesso pois possibilitou a apresentação do que a há de mais moderno em equipamentos agropecuários. “Foi um grande evento. Conseguimos aglutinar pessoas de toda a região e também de fora. Tivemos visitantes de Guanambi, Caetité, Vitoria da Conquista o que demonstra a força de nossa organização para a realização da feira”, afirmou.

Na noite de sábado aconteceram shows com a dupla Hélio e Junior, Vá e Dimas e a Banda Estrela de Prata. No domingo, a Banda Xodó da Bahia fechou os trabalhos da exposição. Durante o dia de domingo, aconteceu ainda a VIII Vaquejada de Paramirim com premiações de até R$ 6 mil.

Para o prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo, tanto a exposição quanto a vaquejada são eventos tradicionais do município e que a cada ano tem que ser atualizado. “É um grande evento, movimento a economia do município. Pequenos e grandes agricultores e pecuaristas tem a oportunidade de expor seus produtos e animais para a comercialização. A cidade como um todo tem uma movimentação econômica pois os comércios vendem, os hotéis enchem. São muitos os visitantes nesses dias de evento. Então é um evento de grande valia para o nosso município e que a cada ano tem que ser melhorado”, afirmou.

O evento aconteceu no Parque de Exposições Luiz Gonzaga Barros e contou com a participação de agricultores, comerciantes e empresários (Foto: Luiz Carlos Marques)

Brumado: Projeto Turma de Garra é reativado pela SEMEC

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa e visa assistir os alunos que apresentam algum tipo de dificuldade

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o Tiro de Guerra 06/024 possibilitou a reativação do Projeto Turma de Garra. Em Brumado, o projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa e tem como objetivo assistir os alunos que, em princípio, apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem, cujo desempenho escolar tem sido insatisfatório ou que apresenta algum histórico de indisciplina e, ainda, sofreu algum tipo de violência intelectual, física, verbal, moral e/ou emocional.

O projeto procura, dentre tantos aspectos, ajudar na melhora do desempenho desses jovens alunos como indivíduos da sociedade brumadense, afastando-os da violência diária. A Turma de Garra será composta por 30 (trinta) alunos da Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa, escolhidos por critérios pré-estabelecidos e alunos que se prontificaram a participar voluntariamente do projeto.

O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que o projeto foi elaborado pela professora Edineia Ataíde, no ano de 2011, tendo como objetivo atender a demanda dos alunos da Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo. O Subtenente disse que atender esses jovens é um privilégio e fazer parte da mudança de comportamento dos mesmos, em muito enaltece o trabalho do Exército Brasileiro em prol da sociedade.

Brumado: Garanta Já o Seu Ingresso da Promoção Noite da Sofrência

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A ‘Noite da Sofrência’, que irá trazer os grandes nomes desse gênero musical do momento, já está sendo ansiosamente aguardada pelos fãs, que não veem a hora do evento começar. Com atrações de peso que incluem Tayrone, Sinho Ferrari e Júlio Nascimento, a ‘Noite da Sofrência’ vai acontecer no dia 12 de dezembro, no Parque de Exposições e deverá ter um dos maiores públicos dos últimos tempos em Brumado. A produção do evento, diante disso, está realizando uma sensacional promoção neste mês de Outubro, com descontos à vista e parcelamento no cartão de crédito. Também estão sendo divulgados os pontos de venda que estarão disponibilizando a compra dos ingressos em vários locais espalhados pela cidade. Então, você que não quer ficar de fora de um dos maiores eventos musicais desse verão em Brumado, corra a um desses locais, lembrando que a meia-entrada está sendo vendida na Shopping Bike. Garanta a sua entrada por um preço promocional e prepare as suas emoções, porque a paixão vai dominar os corações.

Prefeitura de Caetité divulga Edital com 15ª Convocação do REDA

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal

A Prefeitura de Caetité divulgou, nesta terça-feira (06), o resultado do Processo Seletivo Simplificado definido no Edital nº 001/2014 para contratação temporária de servidores para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

PARA ACESSAR O EDITAL COMPLETO, CLIQUE AQUI!

Caculé: SEBRAE realiza palestra em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa

Quinta / 08.10.2015

Por Tayga Ribeiro

O evento contou com a contribuição do consultor do SEBRAE, Hélio Mesquita Filho

Dia 5 de outubro é comemorado o Dia da Micro e Pequena empresa, e para solenizar essa importante data, o SEBRAE, em parceria com o Governo de Caculé e por meio da Sala do Empreendedor, realizou na noite de ontem, 06 de outubro, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, uma valiosa palestra com foco na LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA.

O evento contou com a contribuição do consultor do SEBRAE, Hélio Mesquita Filho, que abordou sobre a lei, fazendo um panorama do que é exigido e como o crescimento das Micro e Pequenas empresas contribuem para o desenvolvimento do município.

No dia seguinte foram realizadas ações pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE (DET), sendo Caculé um dos oito municípios contemplados para implantação, com entrevistas do bloco de representantes de associações, produtores rurais, agricultores familiares e sindicato, além de entrevista com os representantes da CDL e empresários locais. E um bate papo com os representantes do poder público.

O DET visa fazer um mapeamento completo das dificuldades e das potências de crescimento do município com a finalidade de desenvolver ações para fomentar o desenvolvimento econômico Local. “Vamos trabalhar para potencializar as ações do DET em Caculé”, destaca o Agente de Desenvolvimento do município, Adriano Roger.

PARA SABER MAIS SOBRE O DET, CLIQUE AQUI!

No dia seguinte foram realizadas ações pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (DET), sendo Caculé um dos 8 municípios contemplados

Dom Basílio: novos Conselheiros Tutelares foram eleitos

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Dezesseis candidatos disputaram as cinco vagas e, apesar de não se obrigatório o voto, a população compareceu expressivamente

No último domingo, dia 4, foram realizadas em todo o país as eleições para os novos membros dos Conselhos Tutelar, que assumirão o posto em janeiro de 2016 e terão mandato de 4 anos (2016 a 2019). Em Dom Basílio, tudo ocorreu como programado, tendo sido iniciada a votação às 08h e encerrada às 17h. Dezesseis candidatos disputaram as cinco vagas e, apesar de não se obrigatório o voto, a população compareceu expressivamente, tendo sido contabilizados 4.555 votos. Foram disponibilizadas quatro urnas para votação, todas localizadas na sede do município. Confira os Conselheiros Tutelares eleitos: Suzy - 492 votos, Maiane - 491 votos, Hosana - 468 votos, Dimas - 397 votos e Sara - 379 votos. Ficaram como suplentes: Neide Bonfim - 351 votos, Nice - 324 votos, Paula Dias - 300 votos, Arnaldo - 272 votos e Jucélia - 253 votos.

Guanambi: evento marca comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento teve o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços de micro e pequenos empreendedores para a mudança da realidade de vida de milhares de pessoas

Um evento organizado pelo SEBRAE, Prefeitura de Guanambi - através da Secretaria de Indústria e Comércio e Sala do Empreendedor - e CDL comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Realizado no Centro de cultura, a solenidade teve o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços de empreendedores das micro e pequenas empresas para a mudança da realidade de vida de milhares de pessoas.

O evento contou a palestra do ex-superintendente do SEBRAE, Edival Passos, que falou sobre os desafios e oportunidades das micro e pequenas empresas. Além da participação de empresários locais, participaram, ainda, o secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes, o secretário de Cultura, Vítor Boa Sorte, o presidente da CDL de Guanambi, Alexsandro Martins e demais diretores, a Gestora do SEBRAE Guanambi, Josinete Viana, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Fabrício Neves, e diversas autoridades e representantes da comunidade local.

Artesãos locais também abrilhantaram o evento, expondo seus produtos em diversos stands, o que oportunizou que os participantes conhecessem mais sobre estes talentos do município.

O evento foi organizado pelo SEBRAE, Secretaria de Indústria e Comércio, Sala do Empreendedor e CDL para comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Brumado: Projeto leva prática desportiva gratuita para crianças e jovens

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para participar do projeto, a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência.

Em Brumado, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Tiro de Guerra 06/024 e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está oportunizando a prática de Boxe, Judô, Muay Thai, Jiu-Jítsu e Capoeira a custo zero. O Projeto Esporte Vencedor tem como público alvo crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, que vivem uma realidade social menos favorecida.

Para participar do projeto, a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência. O projeto funciona: de segunda a sexta-feira, das 19 às 20 horas; aos sábados, às 09h, com aula de Muay Thai e às 16h com aula de Jiu-Jítsu.

O projeto conta com a participação de professores e instrutores voluntários e que doam uma parte de seu tempo em benefício desses jovens alunos. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que há, ainda, a necessidade de um professor de Judô, pois quem dá as aulas de Judô é ele mesmo e que não é graduado, apenas ajuda como pode.

Brumado: uso de veículos oficiais da Câmara vira motivo de discussão

Quarta / 07.10.2015

Por Luís Gustavo

Da esquerda para direita: Vereadores José Carlos dos Reis, José Ribeiro Neves, Dr. Alessandro Lôbo e Weliton Lopes (Foto/Montagem: Sertão Hoje).

Na última sessão da Câmara, realizada na segunda-feira (05), o Vereador José Carlos dos Reis reclamou da não liberação do veículo oficial para realização de visita a zona rural. O Vereador disse ainda que os veículos são usados de maneira descontrolada e que alguns edis são mais beneficiados. O Vereador José Ribeiro Neves entrou na discussão e relatou que também está enfrentando dificuldades para conseguir a liberação do veículo, sugerindo inclusive a realização de um ‘rodízio’.

Em resposta, o Presidente da Câmara, Vereador Dr. Alessandro Lôbo destacou que outros vereadores também haviam solicitado o veículo e que para todos o pedido foi indeferido. Segundo o Presidente, a medida faz parte de um conjunto de ações que visam a contenção de gastos.

O Vereador Weliton Lopes também participou da discussão, destacando que a medida adotada pela Mesa Diretora visa trazer benefícios para o município de Brumado. Weliton afirmou ainda que os vereadores não devem trazer este tipo de discussão para as sessões, tendo em vista que estas questões podem ser resolvidas internamente.

CMDCA de Paramirim divulga resultado da eleição dos novos conselheiros tutelares

Quarta / 07.10.2015

Por Fagner Abreu

O processo eleitoral de 2015 foi o primeiro unificado em todo o território nacional e ocorrerá a cada quatro anos (Foto: Luiz Carlos Marques)

No domingo, (04), a população de Paramirim ajudou o fortalecer o direito das crianças e adolescentes no município. Isso porque ajudaram a eleger os novos conselheiros tutelares da cidade. O processo eleitoral de 2015 foi o primeiro unificado em todo o território nacional e ocorrerá a cada quatro anos. Em Paramirim, a eleição ocorreu nos colégios Paramirim (sede) e Vereador Arlindo Francisco de Souza (Caraíbas).

De acordo com a presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Paula Barbosa, o processo aconteceu dentro da normalidade cm todas as urnas abertas pontualmente. Todo o processo de escolha foi fiscalizado pelo Ministério Público e com o apoio da Polícia Militar. “Foi um trabalho muito bem feito. Nossa equipe composta pelo CMDCA, Secretaria de Assistência Social, Ministério Público e o apoio da Policia Militar fizeram com que tudo isso desse certo. Agora esses cinco novos conselheiros foram eleitos para quatro anos de mandato e os trabalhos serão muitos”, afirmou. O mandato dos novos conselheiros é de 4 anos (2016/2020), e a posse ocorrerá em janeiro de 2016.

CONSELHEIROS ELEITOS: Heide Pereira dos Santos (Heide da Vila Nova), Mariangelis Porto Silva (Li Moreno), Fernanda Oliveira Brandão (Fernanda de Titim), Ivanice Rosa de Oliveira (Ivanice filha de Belo) e Edilandia da Silva Ramos (Edilandia Ramos). 

Solicitação do Vereador Dr. Alessandro: DPT de Brumado terá rampas de acesso e adequações estruturais

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

Equipe técnica do Estado visita Departamento de Polícia Técnica para realização de planilhas de orçamentárias para realização de obra.

Na manhã desta terça-feira, dia 06, técnicos da Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física do governo do Estado estiveram em Brumado a fim de realizar visita ao DPT – Departamento de Polícia Técnica com a encargo de efetuarem análises na estrutura do referido órgão para a construção de rampas de acesso e adequações estruturais.

A solicitação é fruto da indicação nº 089/2015 do vereador Alessandro Lôbo e Silva, em atendimento ao pedido dos portadores de necessidades especiais e por entender que todo cidadão tem o direito da livre locomoção independente de suas condições físicas.

A equipe técnica foi recebida pelo coordenador Fábio Públio que identificou e detalhou todos os problemas de acesso existentes no órgão salientando que é uma necessidade urgente visto que muitas pessoas se veem impossibilitadas de buscarem os serviços do órgão em razão da acessibilidade. “Ficamos satisfeitos por receber a equipe e agradecemos o empenho do presidente da Câmara”, pontuou.

Alessandro Lôbo salientou que a ficou muito satisfeito pelo atendimento a sua solicitação e que acompanhará todo o processo para efetivação do benefício que é de suma importância, sendo que buscará junto ao órgão competente outras melhorias necessárias para o bom desempenho do DPT de Brumado. “Solicitamos a construção de rampas de acesso e adequações estruturais para o DPT, assim como para outros órgãos públicos sediados em Brumado, pois as pessoas que têm a mobilidade reduzida possuem o direito de utilizarem com segurança e autonomia os espaços públicos e equipamentos urbanos”, observou.

Ações da Campanha Outubro Rosa não param em Caetité

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município.

Desde que foi lançada oficialmente a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, em Caetité, a movimentação tem sido intensa. Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município, alertando e esclarecendo a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia para atender a população. Confira a programação da ação nas Unidades Básicas de Saúde do Município: Dia 07 - UBS Dr. Woquiton, Dia 08 - USF de Maniaçu, Dia 13 - USF de Cercado, Dia 15 - USF de Caldeiras, Dia 17 - USF de Pajeú, Dia 19 -  USF de Brejinho, Dia 21 - GAMELEIRA (PAJEÚ), Dia 29 - CRISTINA (PAJEÚ).

As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia.

Câmara de Brumado emite Nota de Pesar e Solidariedade pela morte de João Gama

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

A Nota de Pesar e Solidariedade foi assinada pelo Presidente Dr. Alessandro Lôbo, em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, em nome de todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do ex-vereador João Pires Gama, aos 82 anos de idade, ocorrido neste dia 05 de outubro, às 15 horas, na cidade de Vitória da Conquista, onde se encontrava internado.

João Pires Gama em 1966 candidatou-se a vereador pelo MDB no governo de Juracy Pires Gomes, para o período de 1967/1971 e ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara no período de 1969/1970, quando participou de diversas comissões. Em 1972, reelegeu-se vereador pela sigla da ARENA, mas renunciou ao cargo eletivo por divergências com o prefeito da época e foi substituído pelo suplente Juvenal Malheiros Dias. 

Igaporã: Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas será lançado hoje (07)

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã.

A Prefeitura de Igaporã, em parceria com o SEBRAE e a Renova Energia, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, convidam a todos para participar do lançamento do Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã.