Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Dom Basílio realiza reforma em escolas para o ano letivo 2016

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As obras, que inclui serviço de pintura, já foram concluídas em algumas escolas e outras ainda estão em andamento.

Para receber os estudantes e iniciar o ano letivo de 2016, a Prefeitura Municipal de Dom Basílio, através da Secretaria de Educação, está realizando serviços de manutenção e reparos em todas as escolas da rede municipal de ensino. As obras, que inclui serviço de pintura, já foram concluídas em algumas escolas e outras ainda estão em andamento, com previsão de término nesta semana.

Igaporã: Construção da Quadra Poliesportiva do CIAC é retomada

Segunda / 07.03.2016

Por Samuel Gonçalves

A quadra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação, por meio do FNDE, onde estão sendo investidos R$ 509.2296,30.

Uma importante obra foi retomada recentemente em Igaporã após a liberação de verbas por parte de convênio. Trata-se da quadra poliesportiva com vestiário, que é mais uma grande conquista para o município, a qual proporcionará ao Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC) e a toda a comunidade momentos desportivos e lazer.  Nesta etapa da obra está sendo instalada a cobertura da mesma. A quadra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde estão sendo investidos R$ 509.2296,30. O espaço físico será fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois irá colaborar ainda mais para o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades, sejam elas motoras, cognitivas ou afetivas. A quadra poliesportiva é necessária não somente para fins esportivos, como a prática de futebol, basquete, vôlei, handebol, ginástica, capoeira, dança, entre outras modalidades. Ela é uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita a inclusão da comunidade através do aspecto cultural, como festivais, gincanas, apresentações folclóricas e juninas, datas comemorativas e outras.

Macaúbas: Suspeito de receptação de carros roubados é preso em operação policial

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Francinaldo Martins de Souza foi preso na manhã do último domingo (6), em Macaúbas, sob suspeita de clonar veículos.

Um homem identificado como Francinaldo Martins de Souza foi preso na manhã do último domingo (6), em Macaúbas, sob suspeita de clonar veículos. Segundo a Companhia Independente de Policiamento (CIPE/Sudoeste), a prisão foi efetuada após os policiais encontrarem uma caminhonete Chevrolet S-10 em sua oficina, que havia sido roubada em Vitória da Conquista. O veículo possui sistema de rastreamento, facilitando a localização. Durante a ação policial, foram apreendidos mais dois carros roubados e outros desmanchados. Além de placas frias, dinheiro, tarjetas, peças de aço para remarcar chassis, DUT’s em branco, documentos falsos, armas de fogo e munições, dentre outros objetos relacionados à atividade criminosa. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Macaúbas, onde se encontram a disposição da Justiça. A Polícia Civil investiga o caso. A suspeita é de que Francinaldo faça parte de uma quadrilha que realiza adulterações de veículos. O suspeito deverá responder pelos crimes de receptação, formação de quadrilha, falsidade material, adulteração de veículo automotor e posse ilegal de arma de fogo.

Foram apreendidos mais dois carros roubados e outros desmanchados. Além de placas frias, dinheiro, documentos falsos, armas de fogo e munições, dentre outros objetos.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 19/03

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado, dia 19/03, das 07:30h às 13:30h, em parte do Centro de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av Cassimiro Pinheiro Azevedo, Rua Antonio C. Magalhães, Rua Aureliano Carvalho, Rua Aymorés, Rua Corina da Silva Caires, Rua Dr Altamirando Leite, Rua Joaquim Leite Abrantes, Rua Joaquim Oliveira Nunes, Rua Martiniano Virgilio Meira, Rua Pedro Alcântara, Rua Rosina, Rua São José, Rua Teodora da Silva Leite e Tv dos Bandeirantes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: PSF de Caldeiras é entregue após reforma e ampliação

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A população local agora conta com um posto de saúde melhor e com mais duas novas especialidades médicas, ginecologia e fisioterapia.

Após passar por reforma e ampliação, a Unidade de Saúde da Família (PSF) do distrito de Caldeiras foi entregue no último domingo (06), com uma estrutura ainda melhor do que a que já existia. A população local agora conta com um posto de saúde melhor e com mais duas novas especialidades médicas, ginecologia e fisioterapia. A unidade do PSF conta com um total de 23 áreas, com novos consultórios, auditório para palestras e uso da comunidade, garagem para a ambulância, que atende o distrito em casos de emergência, sala de observação, entre outras salas para atendimento da população.

De acordo com o prefeito Zé Barreira, a ampliação e reforma do PSF de Caldeiras é a certeza da prestação de serviço de qualidade à comunidade local. “O maior PSF do município de Caetité é o de Caldeiras, eu tenho certeza que essa nova unidade vai prestar ótimos serviços para as pessoas daqui, garantindo o acesso a uma saúde de qualidade”. A secretária de Saúde do município, Cynthia Lopes, destacou as novas especialidades que serão oferecidas pela unidade após a reforma e ampliação. “Além da assistência de fisioterapia que nós vamos trazer para trabalhar com alguns grupos específicos, vamos passar a oferecer atendimento na área de ginecologia, ampliando a assistência à saúde da mulher”, disse a secretária.

Também estiveram presentes a primeira dama Cléia Montenegro, o secretário de Administração Aldo Gondim, Serviços Públicos Nilo Azevedo, Educação Rosemária Joazeiro e Relações Públicas Olimar Oliveira. Também estiveram presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Jaquele Fraga, e os vereadores Nem de Dácio e Marcílio.

A unidade conta com um total de 23 áreas, com novos consultórios, auditório para palestras e uso da comunidade, garagem para a ambulância, sala de observação, entre outras.

Atendimento aos beneficiários do Planserv nas unidades da Rede SAC é ampliado na Bahia

Sábado / 05.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento presencial do Planserv nos postos da rede SAC foi ampliado, passou de 68.214, em 2014, para 88.486, em 2015.

O atendimento presencial do Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais) nos postos da rede SAC foi ampliado, passou de 68.214, em 2014, para 88.486, em 2015. Mesmo contando com serviços online disponíveis no site institucional www.planserv.ba.gov.br e com a Central de Relacionamento telefônica, muitos beneficiários preferem ser atendidos pessoalmente em uma das 30 unidades disponíveis em todo o Estado da Bahia. Entre os serviços mais demandados nas unidades do SAC, destacam-se: consulta à rede credenciada, impressão de segunda via de cartão, registro de manifestações, solicitação de declarações e movimentação cadastral (adesão de titulares, inclusão e exclusão de dependentes e agregados). No interior há unidades de atendimento do plano nos seguintes municípios: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Valença.

Coelba comunica Desligamento Programado dia 10/03 na Vila Presidente Vargas

Sábado / 05.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (10), das 07:30h às 13:30h, em parte da Vila Presidente Vargas, município de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av Gabriel Messias, Rua Alcebino Machado, Rua Antonio Aguiar, Rua Francisco Silva, Rua Gabriel Messias, Rua Geraldo Fidelis, Rua João José Silva e Tv Antonio Aguiar.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Daguinaldo Tanajura e Jesuino Lisboa serão homenageados com Moção de Pesar e Solidariedade na Câmara

Sábado / 05.03.2016

Por Eliana Costa

Weliton Lopes estará apresentando na sessão do dia 07 Moção de Pesar e Solidariedade aos Srs. Daguinaldo Tanajura e Jesuíno Caires (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O vereador Weliton Lopes estará apresentando, na sessão da próxima segunda-feira (07), Moção de Pesar e Solidariedade aos Srs. Daguinaldo Tanajura Santos e Jesuíno Caires Lisboa. As proposições justificam os valores morais, éticos e sociais dos dois cidadãos que pautaram suas vidas no compromisso com as famílias, amigos e bem comum. O parlamentar destacou que a perda dessas duas pessoas foi de muita consternação para toda comunidade brumadense. “É uma tristeza para todos a perda de pessoas queridas, mas buscamos lembrar sempre dos bons momentos vividos e da importância de cada um deles para suas famílias e amigos.  Desta forma estamos realizando as moções como forma de prestar uma homenagem póstuma”, disse Weliton.

Daguinaldo Tanajura Santos chegou em Brumado em outubro de 1977, sendo convidado por seu pai para juntos iniciarem o trabalho na Padaria que levou o nome de Rejane, uma referência na história do ramo de padarias em Brumado e municípios vizinhos. Jesuíno Caires Lisboa, conhecido por seu jeito descontraído, alegre, sempre com um sorriso no rosto, fez com que se tornasse uma pessoa extremamente querida por todos e com um círculo de amigos bastante grande. Seu lado família também era uma característica bastante marcante.

Prefeitura de Caetité abre inscrições para curso de educação ambiental

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As vagas são para pessoas ligadas a associações comunitárias.

Depois de ser selecionada para participar de um curso oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente que visa formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública, convida todos os presidentes de associações comunitárias para inscreverem dois de seus representantes na capacitação. As vagas para o curso foram abertas nesta sexta-feira (04) e seguem até o dia 11 de março. Para efetuar a inscrição os representantes de cada comunidade devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Vereador Auto Gomes de Andrade (próximo à agência dos Correios) ou à Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Praça da Barriguda). As inscrições devem ser feitas em horário comercial, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. É imprescindível ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) para formalização das inscrições. Com carga horária de 180 horas, o curso vai ser ministrado à distância e também com encontros presenciais promovidos pela equipe de Educação Ambiental da secretaria.

Planserv lança informativo digital ‘Meu Planserv’ dirigido a beneficiários

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da publicação, de periodicidade quinzenal, é estreitar o relacionamento com os beneficiários e divulgar informações de interesse deste público.

“Meu Planserv” é o nome do boletim informativo digital lançado pela Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). O objetivo da publicação, de periodicidade quinzenal, é estreitar o relacionamento com os beneficiários e divulgar informações de interesse deste público. Na primeira edição, em fevereiro, o destaque do informativo foi um balanço dos investimentos da Assistência no ano de 2015. Já a edição da primeira quinzena de março chama a atenção para a expansão da rede credenciada no interior do Estado, prioridade da atual gestão. Outros temas abordados são as pesquisas de satisfação dos usuários, que está sendo realizada para avaliação dos laboratórios credenciados, e a disponibilização do informe de pagamento para declaração do Imposto de Renda 2016, no site do Planserv. Além de ser enviada para o e-mail dos beneficiários, o boletim “Meu Planserv” está disponível para consulta no endereço www.planserv.ba.gov.br.

Governo de Caetité continua com investimentos em sinalização de trânsito

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Depois de mais semáforos instalados na Avenida Waldick Soriano, a Rua Barão também será contemplada com esse importante equipamento.

A Prefeitura de Caetité continua investindo em sinalização. Depois de instalar semáforos na Avenida Waldick Soriano e na Praça Tancredo Neves, durante a manhã de hoje (04) foi realizada a pintura da faixa de pedestres nesses trechos. As melhorias não param por aí, já foi aberto o processo licitatório que irá contemplar a contratação de uma empresa para instalação de semáforos na Rua Barão, nas proximidades do Grupo Escolar Monsenhor Bastos. O Gerente Municipal de trânsito, Janderson Leão, comemorou mais essa aquisição. “É uma importante conquista para os caetiteenses, pois vai organizar o trânsito e garantir mais segurança aos alunos, pedestres e aos condutores de veículos que trafegam naquela localidade”, explicou Janderson.

Secretaria de Educação da Bahia promove encontro entre FNDE e municípios

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da iniciativa é de viabilizar a entrega de 264 creches, em 152 municípios.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu mais um encontro entre representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e municípios baianos, com o objetivo de viabilizar a entrega de 264 creches, em 152 municípios. A iniciativa faz parte do regime de colaboração entre o Estado e municípios, por meio do programa “Educar para Transformar”. A reunião, que aconteceu na última terça-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, teve a representação de 56 municípios e contou com a participação do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. “Mobilizamos o FNDE para agilizar o processo de construção e finalização das creches”, afirmou o secretário, explicando que a interrupção das obras não foi um problema das prefeituras, mas da empresa que não honrou seu compromisso. O prefeito Gil Rocha, juntamente com a primeira dama Marta Lima, e a secretária de Educação Fátima Viana, estiveram no encontro representando o município, que aguarda o retorno dos trabalhos para conclusão das obras de construção da Creche Pró-infância, em Guajeru.

Secretaria de Saúde de Malhada de Pedras ganha nova instalação

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O espaço oferece um ambiente amplo e confortável para o atendimento da população.

A nova sede da Secretária de Saúde de Malha de Pedras entrou em funcionamento no mês passado, dando continuidade na realização de obras que resultam na melhoria na saúde do município. O espaço oferece um ambiente amplo e confortável para o atendimento da população. O novo prédio funciona em frente ao CRAS, ao lado do Centro de Saúde e da Unidade de Saúde da Família Pe. Ladislau Klener, diminuindo assim a distância entre o local de atendimento e de marcação de exames.

A nova infraestrutura conta com novas salas de atendimento à população, como uma grande recepção equipada com computadores para marcação e/ou solicitação de exames e TV, para que a população possa aguardar o atendimento. Além uma sala para reuniões do Conselho Municipal de Saúde, sala da administração, sala de emissão de Cartão SUS e processamento de dados, como também um banheiro para a população e outro para os profissionais da Secretaria. A modernização do serviço é fruto de buscas na melhoria da atenção a saúde da população de Malhada de Pedras.

A Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Teixeira, destacou a importância da uma nova estrutura física para que a população pudesse ter um espaço físico mais adequado. “Procuramos um modelo moderno de atendimento, onde o usuário tenha maior facilidade de acesso ao atendimento de marcação mais informatizada, com a aquisição de mais computadores com Box de atendimento individual. Acredito que desta forma a população será melhor atendida, ficará mais satisfeita. Isso é de grande valia para nosso serviço, promover uma assistência de maior qualidade, mesmo diante de tantas crises vivenciadas em nosso país.” Destacou a secretária.

Com computadores com Box de atendimento individual, o usuário do sistema tem maior facilidade de acesso ao atendimento.

Estão abertas as inscrições para a 18ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições estão oficialmente abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial.

A Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, evento ciclístico mais importante da região, válido pelo Ranking Nacional, supervisionado pela Federação Baiana de Ciclismo, acontecerá em 04 de setembro de 2016. As inscrições estão oficialmente abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial www.corridaecologica.com.br, no link INSCRIÇÕES. Não se esqueça de ler o regulamento da competição que, neste ano, apresenta novidades. Em breve serão divulgadas as premiações em dinheiro referente à todas as categorias. Não perca tempo, garanta já o seu lugar nesta corrida que marca a vida de quem dela participa.

Governo de Caetité convida população para inauguração da Unidade de Saúde da Família

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A cerimônia de inauguração será neste domingo (06), às 09h.

A Prefeitura de Caetité e a Secretária Municipal de Saúde estão convidando a todos para entrega de mais uma importante obra, a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família, do Distrito de Caldeiras. A cerimônia de inauguração será no neste domingo (06), às 09h. "Contamos com a sua presença neste momento de comemoração por mais uma importante conquista do nosso município. É a Prefeitura de Caetité fazendo mais, por quem mais precisa!", convida a Administração Municipal.