Sertão Hoje

Sertão Hoje

Barra da Estiva já está no clima do 27º São João Quente na Terra do Frio!

Segunda / 15.06.2015

Por Leonardo Oliva

Em 2015, a Prefeitura de Barra da Estiva, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, vai realizar a 27ª edição do São João Quente na Terra do Frio. E os preparativos finais já estão quase todos prontos, tendo em vista que a festa começa já no próximo sábado (20). Serão quatro noites de festa, entre os dias 20 e 23 de junho, com grandes shows musicais, apresentações culturais, brincadeiras juninas e muita gente bonita e animada. Destaque para as apresentações de Banda Marcas de Batom (Dia 20), Forrozão das Antigas (21), Banda Di Mainha (22) e Bonde do Forró (23). A programação conta ainda com diversas outras boas atrações: D'Awilla da Bahia, Wesley Barbosa, Banda Brilho da Barra, Tony e Ju, Banda Magnatas, É o Chefe, Banda Estrela Ideal, Trio Sabiá, Banda Pisa Xote, Roberto Dantily, Banda Rock do Sertão e Osmar Sanfoneiro. Na parte cultural, o 27º São João Quente na Terra do Frio também está repleto de boas atrações. No dia 20, será realizado o 10º Concurso de Quadrilhas; no dia 21, a apresentação de palhaços e o encontro de sanfoneiros; no dia 23, a corrida de jegue e as brincadeiras do pau-de-sebo e quebra-pote.

Flamengo de Guanambi está na 1ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol 2016

Domingo / 14.06.2015

Por Leonardo Oliva

Classificação Final da Competição (reprodução Site Federação Baiana de Futebol)

O Flamengo de Guanambi fez o seu dever de casa neste domingo (14) e garantiu a tão sonhada vaga na elite do futebol baiano. Com a vitória de 5 a 1 sobre a Seleção de Jequié, o rubro negro guanambiense assegurou uma das duas vagas no Campeonato Baiano de Futebol da 1ª Divisão em 2016. Antes da rodada de hoje, o Flamengo de Guanambi estava na terceira colocação, com a mesma pontuação do Ypiranga, mas perdendo no critério saldo de gols. Para garantir vaga o rubro negro precisava vencer e tirar esta diferença de saldo, caso o Ypiranga também vencesse o seu jogo, mas nem foi preciso. Jogando fora de casa, o Ypiranga foi derrotado pelo Juazeiro pelo placar de 2 a 1. Com isto, o Flamengo de Guanambi terminou a disputa na segunda colocação, com 15 pontos ganhos, atrás apenas do Fluminense se Feira de Santana, que venceu o Atlético por 2 a 1 e terminou em primeiro, com 16 pontos ganhos.

Agricultores familiares poderão renegociar dívidas do Pronaf com desconto de 80%

Sábado / 13.06.2015

Com o objetivo de resolver a situação de inadimplência dos agricultores familiares, assentados de reforma agrária, que contrataram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será realizada no período de 15 a 19 de junho, a Semana de Renegociação de Dívidas do Pronaf “A” e “A/C”. Para realizar a renegociação, que garantirá um desconto de 80% da dívida, os agricultores deverão procurar as agências dos Bancos do Brasil e do Nordeste, com os documentos pessoais (RG e CPF). O prazo para renegociação encerra dia 30 de junho de 2015.

Prefeito Charles Fernandes participando da abertura do novo período letivo do Programa Jovem Aprendiz

Sábado / 13.06.2015

Prefeito Charles Fernandes participando da abertura do novo período letivo do Programa Jovem Aprendiz

A prefeitura municipal de Guanambi, através do Senac em parceria com a Faculdade Guanambi, realizou a Palestra de Abertura do novo período letivo do Programa Jovem Aprendiz, na tarde desta quarta-feira no auditório da Câmara de Vereadores. O programa visa estimular a atividade de Aprendizagem como forma de contribuir com a evolução da força de trabalho no município. Por meio deste programa, muitos jovens têm a oportunidade de conseguir o seu primeiro emprego e assim ganham a oportunidade de melhorar o seu futuro e os de seus familiares. Com base neste propósito, o governo federal estabeleceu cotas mínimas de contratação de Aprendizes para as empresas de médio e grande porte no intuito de estimular a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Como não poderia de ser, o município de Guanambi fomenta o desenvolvimento econômico local, através do apoio e suporte ao longo do programa na cidade. De acordo com o prefeito Charles Fernandes, "Quando jovem, tive muitas dificuldades em conseguir um emprego e em buscar melhores condições financeiras, não tínhamos o suporte de hoje, por isso, procuramos fornecer o todo o apoio necessário para que políticas públicas como essa, venham a ter êxito e forneça oportunidade a quem realmente queira construir um futuro melhor". O Secretário Municipal de Indústria e Comércio Fabrício Lopes, destacou: "Esse projeto, apresenta-se como um primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e sua capacitação para o futuro, por isso a prefeitura procura fornecer as condições necessárias para que ocorra uma qualificação adequada e esse futuro profissional possa iniciar as suas atividades na empresa bem preparados". A Coordenadora do Senac em Guanambi, Madalena Cotrim, afirma que "o Programa Jovem Aprendiz, realizado através do Senac, conta com uma equipe de professores(as), técnicos, coordenação, supervisão pedagógica e toda uma estrutura buscando oferecer as melhores condições de aprendizado ao estudante". A Prefeitura Municipal de Guanambi procura, através de suas parcerias, desenvolver e qualificar o futuro profissional da cidade, tornando mais eficiente e eficaz a participação dos munícipes nas políticas públicas. 

Público presente na abertura do novo período letivo do Programa Jovem Aprendiz

Secretaria Municipal de Educação realiza Audiência Pública para apresentação e discussão do PME

Sábado / 13.06.2015

O documento base do PME de Guajeru contém a análise situacional do município, a análise educacional, as diretrizes, metas e estratégias voltadas para as diversas etapas e modalidades de ensino.

O Governo de Guajeru, localizado na região sudoeste da Bahia,por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quarta-feira (03/06), na Escola Municipal Prefeito Antônio Andrade, Audiência Pública para apresentação e discussão do PME - Plano Municipal de Educação de Guajeru para o decênio 2015/2025. O PME é um planejamento da educação municipal que deve ser elaborado com a participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contêm objetivos, metas e estratégias propostas a curto, médio e longo prazo, visando a melhoria da educação do município no período de dez anos. Durante a Audiência Pública foi apresentado aos profissionais da educação do município o documento-base do PME, foram debatidas as metas e estratégias do plano. Os docentes e demais profissionais ligados a educação municipal apresentaram suas sugestões, críticas e opiniões, as quais serão acrescentadas ao documento final. Agora, o Plano Municipal de Educação será enviado pelo executivo municipal à Câmara de Vereadores e esta analisará e votará pela aprovação ou rejeição do mesmo. “Foi um momento histórico para a educação de Guajeru, esta é a primeira vez que temos a oportunidade de nos reunirmos para discutir metas e estratégias para a melhoria da educação municipal”, afirmou o professor Jesuíno Andrade, presidente do Conselho Municipal de Educação. Segundo a Secretária de Educação, Fátima Viana, “O Plano Municipal de Educação foi resultado de um trabalho coletivo, graças aos esforços da equipe da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Grupo Colaborativo e das Comissões Representativas o PME foi construído, agradeço a todos pela valiosa colaboração”, ressaltou.

12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Sábado / 13.06.2015

Na próxima segunda-feira (15), às 11h, na rádio Educadora AM de Caetité, acontece um debate sobre o tema com a participação de membros do CMDCA, do Conselho Tutelar e outros convidados.

Criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi ratificado no Brasil pela Lei nº 11.542, de 2007. Mais que uma data comemorativa, ela lembra que ainda existem crianças que estão colocadas em situações que cabem apenas aos adultos, como a de ter a responsabilidade de realizar serviços. A situação, que tende a ser pior nas zonas rurais e periferias, ainda enfrenta resquícios culturais de tempos não tão distantes quando se considerava normal que meninos e meninas realizassem trabalhos “suaves” – desde empregados domésticos, até lavradores e operários. A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Juliana Moreira, lembra que qualquer pessoa pode contribuir para o combate ao trabalho infantil. “Crianças em situação indevida de trabalho precisam da ajuda da população, por isso quem presenciar ou souber de qualquer tipo de exploração deve denunciar”, destaca. As denúncias podem ser feitas através dos telefones (77) 9998-8342, do Conselho Tutelar, ou pelo “Disque 100”. O pastor Noêdson da Silva, membro do CMDCA, é enfático ao falar que a lei deve ser aplicada, com rigor, para impedir que as crianças sejam exploradas. “Cabe também aos empresários saber que as punições são rigorosas, e que nós do CMDCA e do Conselho Tutelar estamos prontos a receber as denúncias que possam nos levar ao combate dessa prática, caso se suspeite que ela esteja ocorrendo em nosso município”. A secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, destaca a atenção dada pela administração municipal ao desenvolvimento saudável da criança e do adolescente de Caetité. “A prefeitura não tem poupado esforços para que melhores condições sejam oferecidas aos nossos meninos e meninas, bem como toda a estrutura para que a fiscalização ocorra. A gestão tem levado equipamentos e espaços públicos justamente onde eles são mais necessários, como a Biblioteca Cezar Zama, no bairro Buenos Aires, praças com quadras, sala de inclusão digital e outros equipamentos fundamentais para o desenvolvimento de nossos jovens”, completa Cléia. 

Brumadenses festejam os 138 anos do município

Sábado / 13.06.2015

Abertura oficial dos festejos feita pelo prefeito Aguiberto Lima Dias

No dia 10 de Junho, véspera do aniversário de emancipação política-administrativa do município, na Praça Coronel Zeca Leite, a população brumadense comemorou os 138 anos com muita alegria.  O evento contou com as bandas Lordão e Filomena Bagaceira, tendo sido iniciada às 23h. O prefeito Aguiberto Lima Dias juntamente com o deputado Vitor Bonfim fizeram a abertura oficial dos festejos, parabenizando Brumado e o seu povo, com direito a canção de parabéns, formação de um trenzinho no palco e queima de fogos de artifício. A festa contou com o apoio da 34ª CIPM, sob comando do Major Josevã, que promoveu a segurança do local, tendo inclusive uma base móvel comunitária

Aniversário de 138 anos de Brumado

Sexta / 12.06.2015

Prefeito Aguiberto Lima Dias entregando mais uma obra à população

No dia 11 de Junho o município de Brumado comemorou  138 anos de emancipação politica e, em comemoração, nos dias 09 e 10 de junho o prefeito Aguiberto Lima Dias inaugurou algumas obras recém concluídas na cidade. O prefeito entregou à quadra poliesportiva da Escola Idalina Azevedo Lobo no bairro São Felix e a da Escola Santa Rita De Cassia na rua Mestre Eufrásio (antiga escola Dr. Juracy Pires Gomes), entregou também as novas instalações da Escola Armida Azevedo no bairro Olhos D’água e a Praça Maria A. Ferreira.

Em reunião com empresários, Rui propõe parceria para potencializar Pacto pela Educação

Sexta / 12.06.2015

Foto: Manu Dias/ GOVBA

O governador Rui Costa, em reunião com o Fórum Empresarial da Bahia, na manhã desta quinta-feira (11), busca novas parcerias para ampliar e potencializar as ações do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. O encontro com os representantes do fórum, composto por 30 entidades ligadas à agricultura, comércio e indústria, acontece na sede Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. Em sua apresentação, o governador relacionou o fortalecimento da educação ao desenvolvimento econômico do estado. “A Bahia possui hoje a segunda maior rede de ensino profissionalizante do país. Com o fortalecimento da educação, nós teremos também mão de obra de melhor qualidade. Então essa parceria com o segmento empresarial é um círculo virtuoso que tem o potencial inclusive de atrair mais empresas para o estado, gerando mais emprego e renda para a nossa população”. Lançado em março, o Educar para Transformar tem cinco objetivos principais: a colaboração entre estado e municípios, o fortalecimento da educação básica, da educação profissional, e as parcerias com escolas, além da integração entre famílias e escolas.Durante o encontro com os representantes da área empresarial, o governador discute ainda outros temas como a desburocratização do setor público carga tributária.

Prefeitura de Caetité realiza pela segunda vez Mutirão do Glaucoma

Sexta / 12.06.2015

Por Thayná Lima

Mais de 300 pessoas foram atendidas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou pela segunda vez em Caetité o Mutirão do Glaucoma. O atendimento, realizado em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), aconteceu no ginásio poliesportivo Hélio Negreiros.

De acordo com a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, no primeiro mutirão 183 pessoas foram identificadas com glaucoma. “O glaucoma não tem cura, mas tem controle, principalmente se identificado no início. O nosso objetivo aqui hoje não é somente identificar a doença, mas também, viabilizar o tratamento e atendimento daqueles que foram detectadas com a pressão ocular elevada. As pessoas que estão sendo atendidas aqui passam por uma triagem, fazem uma avaliação, colocam colírio, medem a pressão ocular, em seguida são atendidos por um médico e uma enfermeira. Se identificado o glaucoma o paciente já sai com o colírio e é cadastrado no sistema para receber a medicação e ser acompanhado”, informou a Secretária.

Os exames foram realizados por uma equipe montada para atender às pessoas previamente cadastradas pelos agentes de saúde do município. Dessa vez, foram realizados 308 atendimentos e 196 pessoas foram identificadas com glaucoma. Elas receberam um colírio para fazer o tratamento dos olhos e participarão de uma revisão no prazo de três meses, a contar da data do atendimento.

Guajeru: Município participa da IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa

Sexta / 12.06.2015

Por Aloísio Costa

Evento foi realizado em Vitória da Conquista no último dia 29 e reuniu representantes de vários municípios da região.

Foi realizado no último dia 29 de maio, a IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, foi promovido pela Prefeitura Municipal e teve como objetivo debater, com a comunidade, políticas públicas voltadas para esse público.

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa idosa: Por um Brasil de todas as idades”, a IV Conferência Territorial representa mais uma forma de discutir melhorias a partir do diálogo direto com a população. Além disso, o evento serviu como etapa preparatória para um debate mais amplo que será realizado durante a conferência estadual.

Membros do Grupo da Melhor Idade de Guajeru participaram da Conferência representando o município, acompanhados pela Coordenadora do grupo, Jackeline Magalhães. Segundo a coordenadora o evento foi de suma importância e trouxe discussões sobre a busca de recursos e parceiras para financiamento das ações dos grupos e a formação do Conselho do Idoso nos municípios. 

Mistura da Terra encerra a apresentação das quadrilhas juninas neste sábado

Sexta / 12.06.2015

Por Tayga Ribeiro

Alegria, tradição, cultura e sincronismo nos fins de semana que antecedem o Arraia de Caculé 2015

O fim de semana foi recheado de beleza e animação na apresentação das quadrilhas juninas. Na sexta-feira a Xiado do Xinelo superou as expectativas com uma bela criação do tema: Povos indígenas: começo da história. Negritude e Zumbi dos Palmares foi o tema escolhido pela Jacques Carvalho com mais uma encantadora apresentação realizada no sábado. No próximo sábado, 13 de junho, será a vez da Mistura da Terra mostrar sua criatividade, sincronismo e encanto encerrando as apresentações das quadrilhas. Show com o forró do Grupo MorengoDengos fecha a noite.

Luciano Ribeiro parabeniza municípios da região Sudoeste pela emancipação política

Sexta / 12.06.2015

Por Giselle Quintão

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moções em homenagens aos municípios da região Sudoeste que comemoram as suas emancipações políticas no mês de junho: Jacaraci, Brumado e Lagoa Real, nas datas 7, 11 e 13, respectivamente. “São municípios pelos quais tenho uma ligação próxima e um carinho especial. Desejo que a cada ano possamos comemorar melhorias nestes municípios e para sua gente querida”, desejou o deputado.

Prefeitura de Guanambi reabre o Hospital Municipal próxima terça-feira

Sexta / 12.06.2015

 

A gestão da prefeitura de Guanambi continua imprimindo um ritmo intenso de ações estruturantes para a melhoria dos serviços de saúde no município. Para atender a uma demanda recorrente de diversos procedimentos reabre nas dependências do Hospital São Lucas, o novo Hospital Municipal de Guanambi. O espaço foi locado pelo poder público municipal, com toda estrutura de mobiliário e equipamentos. A excelente estrutura servirá para atender a cirurgias gerais eletivas e em diversas especialidades médicas, como ortopedia, mastologia, angiologia, ginecologia, urologia, etc., todas de baixa e média complexidade. Ao todo, serão 30 leitos disponíveis, capaz de oferecer um serviço humanizado e de qualidade. O ato solene de reabertura do hospital será realizado em frente da unidade, localizado na Rua Rui Barbosa, próxima terça-feira, 16/06 às 09 horas. “Estamos fazendo também o planejamento para que em prazo médio, a unidade também funcione como maternidade de risco habitual. Todo esforço está sendo feito para ampliar os serviços de saúde para o nosso povo” - disse o prefeito Charles Fernandes.  “O Hospital Municipal será reimplantado em um local que oferece uma excelente condição de trabalho e vai contar com uma equipe de excelência, cuidadosamente planejada, com profissionais comprometidos e experientes. Já na quarta-feira (17) serão realizadas cirurgias”- frisou o Secretário Municipal de Saúde Manoel Paulo Rodrigues.