Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: FG inaugura Observatório do Semiárido Nordestino

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O projeto configura-se como um centro de estudos multidisciplinares orientado para temáticas que envolvam o semiárido nordestino

A Faculdade Guanambi (FG) inaugurou o Observatório do Semiárido Nordestino. A cerimônia aconteceu no campus FG e contou com a participação de discentes, docentes, representantes da comunidade guanambiense e dos municípios da região. O projeto configura-se como um centro de estudos multidisciplinares orientado para temáticas que envolvam o semiárido nordestino, com o objetivo de nortear projetos, subsidiar pesquisas e contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

De acordo com Georgheton Nogueira, diretor acadêmico e administrativo da FG, o projeto também pretende ser uma plataforma capaz de articular a cooperação científica entre instituições no Brasil e no exterior, desde que tenha como objeto de pesquisa o semiárido. “O Observatório FG evidencia a relevância da universalidade do conhecimento e dos múltiplos olhares para as pesquisas, através do entendimento dos processos de construção e reconstrução econômica, social e espacial do semiárido brasileiro”, afirmou Nogueira.

Segundo o professor Carlos Magno Clemente, coordenador do Observatório, já existem pesquisas em andamento com foco na agropecuária; desenvolvimento urbano de Guanambi; classificação da vegetação natural da bacia do rio Carnaíba, dentre outras, que estão incluídas nos Núcleos de Pesquisa do Observatório. “Nosso trabalho está focado na multidisciplinaridade, na pesquisa aplicada e voltada para a região do semiárido brasileiro, com suporte da geociência e da geotecnologia. As pesquisas aqui produzidas também tem um objetivo maior que é a transformação social da região do semiárido”, afirmou Clemente.

Festa da Luz: organização informa mudança no local de concentração

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A caminhada será acompanhada pelo Trio Oásis e os participantes já podem retirar o seu abadá na loja do CARP

A Comunidade de Adoradores em Resgate da PAZ (CARP), através do seu departamento de eventos, encaminhou nota para a nossa redação informando que a concentração da Festa da Luz 2015, que será realizada no próximo sábado (26), será em frente da loja da Cesta do Povo, a partir das 19h00. Em 2015, o evento vai contar com as presenças: da Banda Alto Louvor da comunidade Católica Shalom, de Salvador; e do Ministério Filhos da Paz, da comunidade CARP. A caminhada será acompanhada pelo Trio Oásis e os participantes já podem retirar o seu abadá na loja do CARP, localizada na Rua Marcolino Moura, 76 – fundo do Banco Itaú. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-5610.

Caetité: COOPERCICLI vai realizar Assembleia para decidir sobre parceria com Fundação Banco do Brasil

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Assembleia Geral Extraordinária será realizada no próximo dia 05 de outubro

A Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem da Cidade de Caetité (COOPERCICLI), através da sua Presidente Magali dos Santos, está convocando os seus cooperados para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na sede da entidade, no próximo dia 05 de outubro. Na Ordem do Dia, será colocada em votação a aprovação ou não de parceria ou convênio com a Fundação Banco do Brasil.

Guanambi vai sediar 1ª Conferência Territorial de Políticas para Mulheres

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento, que será realizado nas dependências do CETEP, nesta sexta-feira (25), é promovido pelo Território de Identidade Sertão Produtivo

Guanambi vai sediar a 1ª Conferência do Território Sertão Produtivo de Políticas para as Mulheres. O evento, que será realizado nas dependências do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), nesta sexta-feira (25), é promovido pelo Território de Identidade através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), de Guanambi. A conferência está marcada para começar às 07h00min e vai contar com a presença da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Maria Olivia Santana.

Guanambi é uma das poucas cidades do interior a contar com o CMDDM, com poucos meses de formação é bastante atuante e já organiza um evento regional de grande importância. O tema da Conferência ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’ foi dividido em quatro eixos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Aberto para toda a comunidade, o evento contará também com a participação de prefeitos e representantes do Consórcio do Alto Sertão e de mais de uma dezena de cidades do nosso Território.

Relatório sobre os impactos da exploração de urânio será lançado em Caetité e Lagoa Real

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os eventos de lançamento serão realizados em Lagoa Real (26), Distrito de Maniaçu – Caetité (27) e cidade de Caetité (28)

‘O Impacto Radiológico da Mina de Urânio da INB em Caetité’ é o título do relatório sobre a investigação dos impactos ambientais da exploração de urânio feita pelo engenheiro em física nuclear, Bruno Chareyron, da França, que será lançado em Lagoa Real e Caetité. Em Lagoa Real, o lançamento será no sábado (26), às 09h00, no Centro Pastoral. No domingo (27), o lançamento será em Maniaçu, também as 9h00, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na segunda (28), o documento será lançado na sede de Caetité, às 9h00, no auditório da UNEB, num evento aberto ao público promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA).

Os três eventos contarão com a presença do doutor em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Renan Finamore, que apresentará sua tese “Riscos, saúde e alternativas de produção de conhecimentos para a justiça ambiental: o caso da mineração de urânio em Caetité, BA”.  Renan participou do trabalho da CRIIRAD e em sua tese, concluída este ano, faz uma reflexão crítica sobre a importância da produção de conhecimentos, que valorizem e incorporem o saber das pessoas atingidas por processo industriais, a fim de possibilitar uma compreensão melhor e contextualizada dos riscos tecnológicos complexos e suas implicações para o ambiente e a saúde humana.

Bruno Chareyron dirige o laboratório da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radioatividade (CRIIRAD), sediado na França, instituição não vinculada ao governo, aos operadores de energia nuclear e a partidos políticos, que atua com sete engenheiros e técnicos especializados em medição de radiação no ambiente. O objetivo da CRIIRAD é melhorar a informação e a proteção das pessoas contra os efeitos das radiações ionizantes. Por isto mesmo, o cientista francês veio avaliar a atividade nuclear na Bahia, num projeto de cooperação internacional vinculado ao projeto EJOLT, coordenado pela Universidade Autônoma de Barcelona e realizado em parceria com a FIOCRUZ, Movimento Paulo Jackson, CPT e CPMA e apoio da instituição alemã Médico Internacional.

Professor da FG recebe menção honrosa em importante prêmio latino-americano

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Prof. Joscimar Silva, esse reconhecimento vindo de grandes profissionais dão honroso incentivo à produção de conhecimento científico

O professor Joscimar Silva, coordenador do Núcleo de Pesquisas Política na Prática do Observatório FG do Semiárido Nordestino, recebeu, no dia 18/09, em Belo Horizonte/MG, durante o IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanhas, menção honrosa do Prêmio Antônio Lavareda. O prêmio é concedido pela Associación Latino-americana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE), em parceria com o Grupo de Pesquisas Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), instituições promotoras do Congresso.

A menção honrosa foi dada pelo mérito e qualidade do trabalho "Os partidos e a democracia digital no exercício dos governos", em que o autor estuda a comunicação via web de governos estaduais brasileiros, avaliando a qualidade da informação, transparência e participação política. Segundo o Prof. Joscimar Silva, esse reconhecimento acadêmico vindo de grandes profissionais da Ciência Política e da Comunicação Política, a exemplo do próprio Antônio Lavareda, que pessoalmente elogiou a qualidade do trabalho; da Prof. Helcimara Telles, líder de um dos mais importantes grupos de pesquisa em Opinião Pública da América Latina; e do Prof. Pedro Mundim, da Universidade Federal de Goiás e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, dão honroso incentivo à produção de conhecimento científico com o rigor devido à ciência, considerando o seu papel no campo acadêmico e na sociedade.

"Só tenho a agradecer aos professores que contribuíram com a minha formação acadêmica, em especial aos meus orientadores Heloísa Bezerra (UFG e Unirio) e Fernando Antonio Azevedo (UFSCar) e à Faculdade Guanambi pelo incentivo à participação no evento e à produção acadêmica de qualidade", afirmou o docente.

Caetité se prepara para o Outubro Rosa e Novembro Azul

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nos meses de outubro e novembro serão realizadas as campanhas de prevenção contra o Câncer de Mama e de Próstata. Lançamento será no próximo domingo (27)

A Prefeitura de Caetité e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Assessoria de Comunicação, convidam a toda população para o lançamento da Campanha Outubro Rosa, que será realizada no próximo domingo, dia 27. O lançamento será marcado pela realização de uma Ação no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros, a partir das 9h00. Às 07h30min haverá a concentração da Caminhada Orientada da Vida Ativa, na Praça da Feira Velha, de onde sairá às 08h, com destino ao Ginásio de Esportes. ‘Você é nosso convidado para participar de uma programação mais que especial, com prestação de serviços de saúde, como exames clínicos, mamografia, orientação dos profissionais de saúde quanto às ações preventivas, presença do Projeto Vida Ativa e muitas outras ações. Tudo isso para orientá-lo a uma vida mais saudável. Participe junto com a sua família dessa importante ação pela vida’, destaca a nota.

Governador sanciona lei que cria Consórcios Municipais de Saúde

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Brumado receberá uma das policlínicas de atendimento especializado, com investimento previsto de R$ 12 milhões

O governador Rui Costa sancionou, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23), a nova lei que dispõe sobre os Consórcios Interfederativos de Saúde. Os consórcios consistem na união entre dois ou mais entes, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. O texto original do projeto de lei pode ser baixado no site da Alba.

Para os primeiros consórcios formados, uma das contrapartidas do governo estadual será a entrega de uma policlínica com investimento de R$ 12 milhões. A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de co-financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante, um total de cerca de R$700 mil. A unidade contará com todos os equipamentos para funcionar numa cidade-sede da região. Uma policlínica padrão deve atender uma região de 500 mil pessoas.

Os municípios, por sua vez, têm que garantir o funcionamento de seus postos de saúde, UPAs e hospitais, sendo os pacientes mandados para as policlínicas só após passarem por um médico em seu município. Os municípios consorciados podem escolher os tipos de serviços, exames e especialidades médicas a serem oferecidos nas policlínicas a exemplo de tomografia, radiologia e biópsia, além de poderem oferecer deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.

Brumado: Agricultor convida para Assembleia de fundação do Sindicato dos Agricultores Familiares

Quinta / 24.09.2015

Por Luís Gustavo

O agricultor José Meira Leite usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para fazer o convite para a assembleia, que será realizada no domingo (27)

Na última sessão do legislativo municipal, realizada na segunda-feira (21), o agricultor José Meira Leite fez uso da Tribuna Livre para fazer o convite para a Assembleia Geral de Fundação do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (SAFER). A Assembleia será realizada no próximo domingo, dia 27, no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC) – antigo fórum, a partir das 09h00. Durante o evento serão debatidos: a formação da comissão sindical e os interesses dos agricultores familiares e empreendedores rurais. O objetivo é fortalecer a categoria para que possam lutar pelos seus direitos. Para José Meira Leite, os agricultores familiares e pequenos empreendedores rurais enfrentam muitas dificuldades no seu dia-a-dia e não recebem o incentivo necessário por parte dos órgãos governamentais.

Prefeita de Piripá quer conclusão de adutora e reforma do Mercado Municipal

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Durante o encontro com Josias Gomes a prefeita apresentou o pedido para a visita do governador Rui Costa para a inauguração de obras

O secretário Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência a prefeita do município de Piripá, Sueli Bispo Gonçalves (PP). Ela esteve acompanhada pelo deputado federal Roberto Britto, e apresentou algumas demandas do município, que faz parte do Território de Identidade Vitória da Conquista.

A prefeita de Piripá destacou como prioridades a reforma do Mercado Municipal, a continuidade do convênio para o calçamento de ruas do município – que está sendo realizado pela Conder -, e a retomada da obra da adutora Condeúba a Piripá, de 30,4 km, que vai levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Condeúba até o município de Piripá. “Está faltando apenas a ligação da energia elétrica para termos água tratada trazida pela adutora, o que irá beneficiar várias localidades de Piripá, atendendo cerca de 7.700 moradores de nossa cidade”, destacou a prefeita Sueli Gonçalves.

Durante o encontro com Josias Gomes a prefeita apresentou o pedido para a visita do governador Rui Costa para a inauguração de obras, entre elas a de um Posto de Saúde da Família (PSF), provavelmente para o final de novembro ou dezembro deste ano.

Brumado: Vereador Santinho agradece prefeito por benefícios no bairro Dr. Juracy

Quinta / 24.09.2015

Por Eliana Costa

O bairro Dr. Juracy tem merecido uma atenção especial em razão das necessidades existentes (Foto: divulgação)

O vereador José Santos “Santinho” tem realizado um trabalho efetivo no legislativo brumadense, sempre buscando a realização de benefícios para a população da zona urbana e rural. O bairro Dr. Juracy tem merecido uma atenção especial em razão das necessidades existentes e já foram realizadas obras importantes na comunidade através de indicações de autoria do parlamentar.

Desta feita Santinho agradece o prefeito Aguiberto Lima Dias pela obra da Academia de Saúde, que será inaugurada em breve, assim como a pavimentação asfáltica de algumas ruas do bairro. “Agradecemos ao gestor pelas obras, pois representa o desenvolvimento do bairro e atendimento das reivindicações dos moradores, que com as benfeitorias passarão a ter uma vida de melhor qualidade”, pontuou Santinho.

Santinho agradeceu ao prefeito Aguiberto pela Academia de Saúde, que será inaugurada em breve, assim como a pavimentação asfáltica de algumas ruas

Brumado: palestra alerta sobre risco em acidentes com motocicletas

Quarta / 23.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A instrução foi feita pelo 1° Ten PM José Valdo Mota e pelo Sd PM Denílson Pires

No dia 22 de setembro, integrantes do Tiro de Guerra 06/024, sediado em Brumado, participaram de instrução teórica e prática sobre segurança na condução de motos, primeiros socorros e leis de trânsito. A instrução foi feita pelo 1° Ten PM José Valdo Mota e pelo Sd PM Denílson Pires. Segundo o Sub Tenente Paulo Souza, Instrutor do TG, o Programa de Prevenção de Acidentes de Motocicleta (PPAM) tem como objetivo conscientizar os atiradores quanto aos riscos que estão sujeitos quando na condução de uma motocicleta.

Governo da Bahia vai investir R$ 10 milhões para multiplicar doação de órgãos

Quarta / 23.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A ideia é que os recursos sejam utilizados, entre outras áreas, para reduzir as dificuldades na realização de transplantes (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Promover ações que incentivem a população e capacitem os profissionais de saúde para multiplicar o número de doação de órgãos na Bahia é o objetivo da Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes, lançado pelo governador Rui Costa, na manhã da última terça-feira (22), em Salvador. Para isso, mais de R$ 10 milhões serão investidos, por ano, para alavancar desde a doação, passando pela captação, chegando até a fase de acompanhamento antes e depois dos transplantes para os pacientes – os quatro pilares do plano estadual. A ideia é que os recursos sejam utilizados, entre outras áreas, para reduzir as dificuldades na realização de transplantes, incluindo estímulo financeiro às equipes médicas e hospitais, até o investimento em equipamentos, exames e medicamentos de alto custo na capital e interior.

Durante a cerimônia de lançamento do plano estadual, o governador falou sobre o que classificou como mais uma das ações para desenvolver a saúde na Bahia. "Eu acredito que com determinação e trabalho todos os desafios podem ser superados. Esse ano, em termos de recursos, está muito difícil para a Bahia, mas aqui queremos fazer mais e melhor, gastando menos, e por isso estamos apostando nessa iniciativa. Primeiro porque daremos qualidade de vida a milhares de pessoas, mas como se isso tudo não bastasse, vamos reduzir o custo de tratamentos, com o transplante. Depois de um cerca de um ano, cada transplante realizado vai significar redução do custo de tratamento. Queremos expandir a estrutura transplantadora cada vez mais e, além da rede pública, vamos incentivar a realização de parcerias com a rede privada para quem queira disponibilizar sua estrutura para esses procedimentos", destacou Rui, que afirmou acreditar que a falta de recursos será superada com as estratégias corretas, que, além de economia, promovem qualidade e melhoria de vida do povo baiano.

Brumado: José Carlos dos Reis apresentou seis indicações ao Executivo

Quarta / 23.09.2015

Por Luís Gustavo

Vereador José Carlos dos Reis, autor de seis indicações ao executivo

O Vereador José Carlos dos Reis apresentou, na última sessão do legislativo municipal, realizada na última segunda-feira (21), seis indicações ao poder executivo municipal, visando: recuperação de parte do calçamento das ruas na sede do Distrito de Cristalândia; retirada de camada de areias do calçamento na sede do povoado do Distrito de Cristalândia; recapeamento Asfáltico das ruas Euzino Tanajura e Olavo Bilac, localizadas no bairro Nobre; calçamento e a rede de esgoto da Rua Delmiro Alves, localizada no Bairro São Felix; calçamento ao longo da rua Emiliano Pitanga e recuperação asfáltica da rua Silvino de Souza Moura, no bairro Olhos D’água; e construção da Praça do Tequinha, no bairro Olhos D’água.

Caculé: candidato é re-convocado para Prova Prática

Quarta / 23.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Presidente da Comissão do Concurso Público nº 01/2014, reportando-se ao Concurso Público de que trata o Edital 001/2014, re-convocou o candidato

O Governo de Caculé, por intermédio da sua Assessoria de Comunicação Social, encaminhou cópia do Edital de Convocação para Prova Prática do candidato Tiago Freire De Brito. No Edital, o Presidente da Comissão do Concurso Público nº 01/2014 devidamente autorizado pelo Prefeito de Caculé, reportando-se ao Concurso Público de que trata o Edital 001/2014, de 29 de Dezembro de 2014, re-convocou o candidato habilitado nas provas objetivas, realizadas em 08/02/2015, do Concurso Público para provimento de cargo de Operador de Máquina, para prestar a Prova Prática, sob a responsabilidade da Planejar Consultoria, em cumprimento a medida liminar, deferida no Mandado de Segurança n.º 0000484-70.2015.805.0035.

CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL COMPLETO!