Sertão Hoje

Sertão Hoje

Justiça condena DNOCS, IBAMA, ANA, INEMA e Prefeitura de Tremedal por danos ambientais

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ocupações em torno do açude público de Tremedal causaram danos ambientais à represa, órgãos ambientais se isentaram da fiscalização.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Prefeitura de Tremedal por danos ambientais causados ao açude público do município. Segundo as investigações do MPF, o local está passando por diversas intervenções provocadas pela ação humana, dentre elas, a construção ilegal de casas e de um loteamento particular edificado em suas margens, autorizada pela prefeitura. O MPF recebeu, inclusive, informações de construções clandestinas de barragens acima do açude, sendo que esse tipo de obra só poderia ser realizada com a autorização do poder público. Inicialmente, o procedimento também não seria possível, visto que o uso de água nesse modalidade ameaçaria a disponibilidade do recurso mineral em padrões e qualidade adequados, além de afetar a atual e ás futuras gerações. Dessa forma, a ANA não cumpriu com o seu dever de fiscalizar os usos de recursos hídricos da União.

Na denúncia, consta ainda que, embora fosse responsável pela fiscalização da obra, o Dnocs também compactuou com as irregularidades. Dentre os problemas ambientais gerados por conta da construções das barragens estão: a destruição de mata ciliar, a supressão de nascentes, a excessiva exploração das águas das nascentes, os processos erosivos e de assoreamento de margens devido a desmatamento, bem como de cultivos e construções de leito e nas margens, locais que deveriam ser área de preservação permanente. O MPF já havia tentado resolver a questão anteriormente de forma extrajudicial, porém, apesar do comprometimento das partes em adotar medidas para reduzir os danos ambientais causados ao açude, nada foi feito. O órgão então ajuizou uma ação civil pública para resolver o caso na esfera judicial, impondo aos réus ações de fiscalização e coibição de ações degradantes no meio ambiente, especificamente no que se relaciona ao açude público de Tremedal.

A segunda vara da Justiça Federal em Vitória da Conquista condenou o Dnocs a tomar as providências necessárias para proteger o patrimônio federal, além de elaborar e implementar um plano ambiental de conservação e uso do reservatório do açude público. A ANA terá que vistoriar as barragens construídas no rio Ressaca, local onde o açude está situado, com o objetivo de regularizá-las. O Ibama e o Inema devem exercer seus poderes de polícia administrativa na fiscalização da ocupação e uso irregular do açude e seu entorno. O município de Tremedal, juntamente com o Dnocs, deve reparar os danos ambientais causados ao reservatório, seu entorno e manancial, por meio da elaboração e implementação do plano de recuperação de áreas degradadas.

Vereadores da Comissão Especial que acompanhará atividades eólicas em Brumado se reúnem para inicio dos trabalhos

Quarta / 13.04.2016

Por Eliana Costa

Foram indiciados para constituir a Comissão os vereadores: José Ribeiro; Castilho Viana; José Carlos dos Reis; Édio Pereira e Heliane Bonfim Vasconcelos.

A instalação de uma empresa de atividades eólicas em Brumado trouxe anseios, mas também preocupações relacionadas aos trabalhos voltados à atividade e a garantia de utilização da mão de obra local. Assim como a exploração consciente e responsável dos recursos naturais e à legalidade de toda tramitação dos procedimentos administrativos. Mediante toda essa apreensão da comunidade, a mesa diretora da Câmara de Vereadores deu entrada em Projeto de Resolução nº 001/2016, solicitando a instituição de uma Comissão Especial. A Comissão estará destinada a acompanhar as obras e ações relacionadas à atividade eólica no município. Foram indiciados para constituí-la os vereadores: José Ribeiro (Presidente); Castilho Viana (Relator); José Carlos dos Reis (Membro); Édio Pereira (membro) e Heliane Bonfim Vasconcelos (Membro).

Dando início aos debates sobre linhas de trabalho que serão seguidas pelos mesmos, com a Comissão já aprovada em plenário, os membros estiveram reunidos no gabinete do vereador José Ribeiro, na última terça-feira (12). Inicialmente, os vereadores versaram sobre as ações preliminares que estão sendo executadas pelas empresas envolvidas com o processo de instalação do Parque Eólico. Além da urgente necessidade de identificação dos representantes legais para encaminhamento de correspondências oficiais. Definiram sobre o encaminhamento de ofícios aos representantes legais das empresas e ao prefeito municipal, a fim de realizar uma reunião para apresentações e esclarecimentos necessários sobre ocasionais compromissos administrativos estabelecidos entre o Município e a Empresas. Assim como o acionamento da Secretaria Municipal de Agricultura para conhecimento dos processos relativos a concessões de licenças e alvarás. O SINEBAHIA também foi acionado para obtenção de informações e dados acerca dos trâmites legais adotados para recrutamento de mão de obra.

Devido a grande preocupação em relação a todo o processo de recrutamento de pessoal, a Comissão também solicitará a relação das pessoas encaminhadas e respectivos endereços residenciais. O relatório dos trabalhos realizados pela Comissão deverá ser apresentado em plenário no prazo de até seis meses.

Pindaí: ex-prefeito Tonhão mantém apoio à reeleição da prefeita Rosane e enfraquece candidatura da oposição

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Tonhão colocou fim às especulações sobre sua posição nas eleições municipais e decidiu manter seu apoio à reeleição da prefeita Rosane.

O ex-prefeito de Pindaí, Antônio Rodrigues Gomes (Tonhão), colocou fim às especulações sobre sua posição nas eleições municipais e decidiu manter seu apoio à reeleição da prefeita Rosane, fazendo com que seu grupo político passe a ser representado no primeiro escalão do governo, com a nomeação de sua esposa Ediane como Secretária Municipal de Saúde. Tonhão emplacou, ainda, seu sobrinho Jorge Rômulo Reis Gomes, no cargo Coordenador de Atenção Básica. Tonhão havia reivindicado a pasta para sua esposa, que já atua na secretaria desde o início da gestão. Em contato com nossa reportagem, Ediane já havia adiantado sua posição favorável ao apoio. A decisão de Tonhão foi considerada um balde de água fria na pré-candidatura do vereador Lonaldo Prates (Naná), pelo PP, articulada pelos ex-prefeitos João Veiga e Lourival (Loro), já que emissários oposicionistas já contavam com Tonhão. A articulação pode ter sido um tiro no pé dos mentores do chamado "Grupão", que já enfrentava desgaste e rejeição dos eleitores de Loro e de Naná. A aposta que já circula nos bastidores políticos de Pindaí é que o vereador não sustenta a candidatura, já que fontes ligadas a ele asseguram que ele condicionou ser candidato se contasse com o apoio de todos os três ex-prefeitos.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 19/04

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira, dia 19/04, das 07:30h às 13:30h, em parte do Bairro Nobre, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. João Paulo I, Rua Donizete A. Lima, Rua Augusto dos Santos, Rua José Meira Leite, Rua Maria das Graças Abrantes, Rua Miguel Arcanjo da Silva, Rua Pedro Coqueiro Filho e Rua Rio de Contas. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Detran consegue liminar que suspende exame toxicológico para motoristas na Bahia

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Com a decisão, o chamado

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), na última sexta-feira (8), assinada pelo Juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução tornou obrigatório o exame toxicológico para a obtenção e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. Com a decisão, o chamado "teste do cabelo" está suspenso no estado para os motoristas de ônibus, caminhões e carretas. O órgão recorreu à Justiça por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado da Bahia (STTROBA), o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que o próximo passo é a liberação das habilitações da Bahia, que estão bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "A liminar é importante porque tranquiliza os motoristas que estavam sendo prejudicados no trabalho. Agora, o Denatran está obrigado a desbloquear quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico", afirmou Lúcio Gomes. O presidente do sindicato, Hélio Ferreira, comemorou a decisão judicial. "Essa resolução criou muitos prejuízos aos rodoviários, que estavam impedidos de exercer a profissão. Demos apoio ao Detran na liminar e torcemos para que as habilitações sejam logo liberadas no sistema nacional. Foi uma vitória do órgão e dos trabalhadores", disse o presidente.

IBAMA: urânio em águas de poço na Bahia é de origem natural e não tem relação com as atividades da INB

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O órgão ambiental assegura que o problema da ocorrência de urânio no poço tubular não apresenta relação com as atividades minerárias e industriais na INB Caetité.

O IBAMA concluiu que os teores de urânio detectados nas águas de poço na localidade de Varginha, município de Lagoa Real, são provenientes do ambiente geológico em que se insere. A conclusão se deu a partir de estudos e análises sobre as condições da geologia, além da hidrologia da região de Caetité e dos programas de monitoramento ambiental e radiológico desenvolvidos pela Unidade de Concentrado de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil. O órgão ambiental assegura, em parecer enviado à INB, que: “o problema da ocorrência de urânio no poço tubular, objeto de investigação, não apresenta relação com as atividades minerárias e industriais na INB Caetité. Mas sim com os condicionantes geológicos e geoquímicos locais, notadamente, caracterizados pela presença de rochas mineralizadas em urânio”. E que estão “sanadas as dúvidas em razão da ocorrência de urânio ultrapassando os limites legais”.

O parecer do IBAMA comprova estudos elaborados pela INB reunidos no relatório “Considerações geológicas – estruturais e hidrogeológicas”. O relatório trata, dentre outros temas, da geologia da região, das bacias hidrográficas, de dados geológicos e geoquímicos das rochas onde se localiza o poço e da avaliação integrada de fatores ambientais. Além desse material o IBAMA, também se apoiou em estudos científicos publicados pelas seguintes entidades e veículos de divulgação científica: Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Revista Brasileira de Ciências Ambientais e Journal of Environmental Management. Em seu parecer, o órgão concorda que não existe interligação entre a bacia hidrográfica onde se situa a INB Caetité e aquela onde se encontra o poço em questão, o que inviabiliza a possibilidade de contaminação das águas em decorrência das atividades de mineração. O IBAMA observa que o poço foi perfurado em local onde existe uma jazida natural de urânio (anomalia 7), portanto, a fonte dos teores de urânio no poço tubular não é externa, mas originária do próprio local no qual foi perfurado.

Governo de Caetité entregará a 15ª quadra poliesportiva do município

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Comunidade de Lagoa do Fundo receberá essa importante obra de integração social e lazer (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Prefeitura de Caetité entregará a 15ª quadra poliesportiva neste sábado (16), às 19h. A comunidade beneficiada será Lagoa do Fundo, localizada próximo a Aroeiras. A quadra levará o nome do ex-vereador Mário Honório, eleito duas vezes e que prestou importantes serviços para a comunidade.

Eleições e posse definiram novos membros do Conselho de Cultura e Turismo de Igaporã

Quarta / 13.04.2016

Por Samuel Gonçalves

Foi escolhido para presidente o Senhor Arnaldo Alves da Silva Júnior e para o cargo de Secretário o Senhor Zenilton Fernandes.

Foi realizada, na Câmara de Vereadores de Igaporã, na última sexta-feira (08), a eleição dos membros do novo Conselho Municipal da Cultura. Na ocasião, participaram a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, representantes do Poder Público, Sociedade Civil, instituições religiosas, intuições cultuais, representantes das Escolas Municipais e demais Secretarias Municipais. O Conselho Municipal da Cultura é um instrumento para uma gestão cultural democrática, transparente e colaborativa na deliberação, contribuição e fiscalização da política cultural do governo municipal. Sua finalidade é formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais de Igaporã.

A formação é composta por representantes da sociedade civil, de diversas áreas artísticas, de representantes do poder público e demais instituições culturais existente no município. Puderam se candidatar como representantes das diversas áreas culturais, e também votar, as pessoas inseridas no contexto cultural das linguagens artísticas: dança capoeira, balé, literatura, música, artesanato, cultura popular urbana e entre outros. Os novos conselheiros eleitos do Poder Público como Titulares: Edeilza Gomes Lima, Marcelle de Souza Santos, Daiana Ribeiro Neves e Suplentes: Uilen Dias Junior, Ihago de Carvalho Barros, Diogo Carlos Alves Fernandes. Novos conselheiros eleitos representantes a Sociedade Civil, escolhidos pela votação da população presente, ficando assim como Titulares: Arnaldo Alves da Silva Júnior, Maria Aparecida Gomes Lima, Zenilton Fernandes. Suplentes: Larissa Keysy Alves Magalhães, Manoel Messias Oliveira Silva, José Maria Nunes. Em seguida, foi escolhido para presidente o Senhor Arnaldo Alves da Silva Júnior, que apresentou o maior número de votos, e para o cargo de Secretário o Senhor Zenilton Fernandes.

Novo presidente assume o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caetité

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Juliana Moreira agradeceu a parceria e apoio de todos durante o tempo em que esteve à frente de do CMDCA.

Na última semana, Foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Social uma reunião de despedida da então presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Juliana Moreira, que se afastou do cargo estar no 7º mês de gestação. Na ocasião, foi feito um balanço da gestão de Juliana, que realizou um importante trabalho à frente do Conselho. O pastor Noêdson Silva, então vice-presidente do Conselho, assumirá a presidência e o Sr. Hélio Marcos Santana, representante da Sociedade Civil, assumirá o cargo do pastor.

Juliana Moreira agradeceu a parceria e apoio de todos durante o tempo em que esteve à frente de do CMDCA. “Tenho muito orgulho do trabalho que desenvolvemos ao longo desses anos e sei que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Desejo sucesso aos meus amigos e companheiros nessa nova jornada e agradeço por todo apoio que sempre tive de cada um de vocês”, declarou Juliana, emocionada. A secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, agradeceu a ex-presidente pela dedicação nesses anos à frente do Conselho. “Quero deixar registrado, Juliana, o meu agradecimento especial a você que desempenhou sua função com tanto carinho e amor, ao tempo em que desejo sucesso aos nossos amigos que ficam e darão sequência a esse importante trabalho”, finalizou a secretária.

Juliana Moreira se afastou do cargo por estar no 7º mês de gestação. O pastor Noêdson assume a presidência do Conselho.

Igaporã: ‘Ações em Movimento’ visitou a comunidade de Cachoeira do Tatu

Quarta / 13.04.2016

Por Samuel Gonçalves

Evento é fruto de uma mobilização das secretarias municipais, que se deslocam até as comunidades rurais levando serviços e prestação de contas.

O “Ações em Movimento” esteve na comunidade de Cachoeira do Tatu no último domingo (10). Mais uma vez o evento foi prestigiado com a maciça presença dos moradores da localidade. Diversas apresentações educativas, esportivas e culturais abrilhantaram ainda mais a ocasião. Esse grande evento itinerante visa aproximar cada vez mais comunidades rurais da gestão municipal, e seu sucesso reafirma a transparência da Prefeitura para com a população. Diversas autoridades e vereadores também marcaram presença. Na ocasião, a prefeita Rosana Cotrim enfatizou que, apesar das dificuldades enfrentadas em sua gestão, o trabalho sério tem contemplado todas as regiões do município com grandes conquistas. Disse também que o foco da Administração Municipal é a promoção do bem estar coletivo, tanto na sede quanto na zona rural do município.

“Estamos trabalhando incansavelmente para promover uma melhor qualidade de vida. Uma das nossas maiores preocupação é ampliação do acesso à água de qualidade às famílias, sobretudo na zona rural onde já instalamos 15 novos poços. Aqui, em Cachoeira do Tatu, perfuramos um poço artesiano e ampliamos a rede de abastecimento de água, que atende atualmente cerca de 90 famílias. Inauguramos a Unidade de Saúde que hoje conta com uma completa equipe atendendo aqui. Recuperamos também a estrada vicinal que liga a comunidade a sede do município. Apesar das dificuldades que enfrentamos, já fizemos muito e sabemos que temos muito mais a fazer” pontuou a gestora. As apresentações culturais iniciaram com Grupo de Reisado e as mulheres do Samba de Roda da comunidade, que fizeram bonito e encantaram todos os presentes. O Grupo de Capoeira Ginga Brasil se apresentou com o Maculelê. Também foram exibidos documentários sobre a cultura de Igaporã. O Clube do Leitor apresentou declamações de poesias e interpretações musicais.

A Secretaria de Assistência Social levou informações à população sobre o Programa Bolsa Família e realizou apresentações de Taekwondo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Também foram ofertados serviços de beleza, como pintura, corte de cabelo e manicure. A equipe da Secretaria de Educação esclareceu duvidas e enfatizou sobre suas ações e atividades à comunidade escolar local. Já a Secretaria de Infraestrutura e Obras expôs uma série de banners com as atividades realizadas na sede e zona rural da cidade. Na área da saúde foram realizados exames de tipagem sanguínea, glicemia, aferição de pressão arterial, e palestra sobre saúde bucal. O NASF realizou atendimentos com Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista e Fisioterapeuta. A Secretaria de Esporte e Lazer expôs um memorial histórico do esporte municipal.  A Secretaria de Agricultura Abastecimento e meio Ambiente enfatizou sobre o Programa de Regularização Fundiária Rural, ao final distribuiu mudas de árvores nativas. Com objetivo de prestar contas à população a Prefeitura irá promover em todas as regiões do município o “Ação em Movimento”.

Escritores brumadenses estão entre os selecionados para projeto do Governo da Bahia

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

José Walter Pires e Paulo Esdras foram os dois brumadenses selecionados pelo projeto “Mapa da Palavra”.

O projeto “Mapa da Palavra” é desenvolvido pela Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), e selecionou dois escritores de Brumado: José Walter Pires, com a obra que também será impressa: “Pintando o Sete”  e Paulo Esdras, com as poesias: “O Tempo”, “A Procura da Menina Faceira”, “Semana de Arte Moderna” e “Buraco Vazio”. O Mapa da Palavra iniciou no dia 16 de outubro de 2015 a etapa de cadastramento, que seguiu até 14 de março de 2016 e foi prorrogada até 18 de março de 2016. Artistas da palavra que atuam nos 27 territórios de identidade do estado, ou baianos que residem fora puderam se inscrever. Os objetivos deste projeto são mapear e diagnosticar a produção literária do Estado da Bahia, a partir dos 27 territórios de identidade, e estimular a produção e difusão da literatura baiana. O processo de seleção de produções literárias serve ao propósito de compor o portal virtual e quatro publicações digitais e/ou impressas do projeto.

Caetité: presidentes de associações participaram de reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, foram discutidos a distribuição de Títulos de Terra, organização da Vila para a Festa de Sant’Ana, além de convite para participação da Feira de Artesanato.

Em um encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Associação Viva, presidentes de associações comunitárias se reuniram na última sexta-feira (08), no Auditório Municipal. Na oportunidade, foram discutidos a distribuição de Títulos de Terra, organização da Vila para a Festa de Sant’Ana, além de convite para participação da Feira de Artesanato, que acontecerá em 04 de maio, na Praça da Catedral. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, fez um importante alerta sobre a regularização dos títulos de terra. “Caetité é o 7º município, dos 13 consorciados do CDS-Alto Sertão, a receber os técnicos que realizarão o levantamento das terras que serão regularizadas. Nós iniciamos esse trabalho ainda no mês de março e iremos emitir 460 títulos de terra. Quem tiver qualquer dúvidas sobre a regularização, nos procure na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Praça da Barriguda, ou ligue no telefone 77 3454-2850”, informou o Secretário.

 “Com o processo de titulação, os agricultores familiares passarão a contar com um crédito oferecido pelos bancos oficiais. Além de terem acesso a um conjunto de políticas públicas, possibilitado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, explicou Claudete Lélis, coordenadora do Consórcio. A secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, falou sobre a importância da Associação Viva em informar. “Ficamos muito felizes nesses momentos de reunião, porque nos unimos para trazer boas notícias, para trazermos informações sobre políticas públicas que melhoram o dia a dia de cada um de vocês. Aproveito a oportunidade para falar sobre mais uma política pública que assegura direitos: o Casamento Comunitário. Realizaremos, este ano, a 3ª edição desse projeto que formaliza a união de casais em uma linda cerimônia. As inscrições já estão abertas e os interessados devem procurar o Cras”, explicou a secretária. O projeto social Casamento Comunitário – Unindo Laços, acontecerá em 10 de junho, às 17h, na Quadra Poliesportiva Manoel Ladeia (Praça da Feira Velha).

O encontro aconteceu no auditório municipal, na última sexta-feira (08).

Rui pede liberação de R$ 70 milhões ao Ministério das Cidades para obras no Estado

Terça / 12.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A urgência que o Estado da Bahia tem em avançar em cada uma dessas áreas foi reiterada por Rui Costa ao ministro.

Nesta terça-feira (12), em dia de agenda na Esplanada dos Ministérios, o Governador Rui Costa iniciou a corrida pelo Ministério das Cidades, onde pediu a liberação de R$ 70 milhões ao Ministro Gilberto Kassab para concluir obras nas áreas de saneamento, mobilidade urbana e encostas. A urgência que o Estado da Bahia tem em avançar em cada uma dessas áreas foi reiterada por Rui ao ministro, que se comprometeu a somar esforços e dar celeridade aos trâmites burocráticos, já que o montante faz parte de um pacote já liberado para a Bahia. Conforme o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, também presente na reunião, os recursos são para projetos em cidades do interior e da Região Metropolitana de Salvador. A exemplo, as avenidas Gal Costa e Orlando Gomes, em curso na capital baiana, as obras hídricas estruturantes em Feira de Santana e em Tucano, a  macrodrenagem que beneficiará Lauro de Freitas, entre outras intervenções. O governador segue cumprindo agenda em Brasília durante todo o dia, também acompanhado pelo representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo.

TG de Brumado participa de desfile em comemoração aos 53 anos de Dom Basílio

Terça / 12.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Tiro de Guerra foi convidado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da prefeitura municipal para participar do desfile.

No dia 7 de abril, o Tiro de Guerra 06/024, de Brumado, participou do desfile em comemoração ao 53° aniversário da Emancipação Política da Cidade de Dom Basílio. O Tiro de Guerra foi convidado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da prefeitura municipal. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que o município de Dom Basílio é muito acolhedor. Toda a sua população estava presente apoiando o desfile e as atividades relacionadas com data. Dom Basílio, que foi emancipada em 7 de abril de 162, e Livramento são os maiores produtores de manga e maracujá do país. O Tiro de Guerra de Brumado parabeniza a população de Dom Basílio por mais um ano de celebração.

O Tiro de Guerra de Brumado parabeniza a população de Dom Basílio por mais um ano de celebração.

Audiência de trabalho na Assembléia Legislativa debaterá novas perspectivas para obras da Fiol e Porto Sul

Terça / 12.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro acontecerá nesta quarta-feira (13), na Sala de Comissões Herculano Menezes.

Os desdobramentos dos protocolos de intenções assinados pelo Governo do Estado com empresas chinesas, para investimentos nas obras da Fiol e do Porto Sul, serão o tema da audiência de trabalho que será realizada pela Comissão Especial que trata das obras na Assembléia Legislativa da Bahia. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (13), na Sala de Comissões Herculano Menezes. O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, vai falar sobre o novo cenário e as perspectivas para os dois projetos, após o anúncio dos investimentos que serão realizados pela CLAI-FUND e pela China Railway Engineering Group n.10 (CREC). O compromisso foi garantido em viagem do governador Rui Costa à China, no início do mês de março. As empresas deverão trabalhar em parceria com o Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin).

Segundo a presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul, deputada Ivana Bastos, a sessão foi proposta não só para buscar informações a cerca dos procedimentos futuros, mas para dar continuidade à luta pela concretização dos empreendimentos. “Esse não será apenas um momento para esclarecimentos, buscamos também prever soluções para possíveis problemas, debater sobre os melhores caminhos para acelerarmos a retomada das obras da ferrovia e iniciarmos as obras do Porto Sul”, disse Ivana. Para fomentar o debate, foram convidados o vice-governador, João Leão, representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (local e nacional), Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). Também é esperada a presença de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), além do SINTEPAV, CREA, dentre outras entidades.