Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Paramirim inicia obras de construção da Praça Padre Pedro Olímpio dos Santos

Sexta / 08.01.2016

Por Fagner Abreu

A construção da Praça Padre Pedro Olímpio dos Santos tem previsão para ser concluída no segundo semestre de 2016.

A Prefeitura Municipal de Paramirim deu início, na última segunda-feira (04), a construção da Praça Padre Pedro Olímpio dos Santos, na localidade popularmente conhecida como “Morro do Gato”. A nova praça se tornará vizinha das praças Santo Antônio (Matriz), Castro Alves (Alto do Cruzeiro), Padre Benvindo e do Funil. O novo equipamento é um desejo de anos dos moradores da localidade. Em setembro de 2014 o prefeito municipal, Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt, assinou o contrato juntamente com a então gerente geral da Caixa Econômica Federal de Paramirim, Samantha Maionchi, para financiamento da obra. Na oportunidade o prefeito municipal afirmou que era um momento impar e que a praça seria um marco na história da mobilidade, lazer e infraestrutura da cidade. O Padre Pedro Olímpio dos Santos, hoje Monsenhor Santos, disse estar muito feliz com a homenagem. “Eu fico muito feliz porque quando Deus criou o mundo ele colocou os primeiros habitantes no paraíso. Toda vez que arborizamos, urbanizamos a cidade, estamos vivendo no Paraíso. Então não ficaria bom termos as outras praças e esta ficar esquecida. Agradeço de coração”, disse o Padre. O Monsenhor Santos ainda é o líder religioso e pároco da Igreja de Santo Antônio. A previsão é que a praça seja entre no segundo semestre de 2016.

Governo da Bahia publicou Decreto sobre expedientes compensados em 2016

Sexta / 08.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os dias não trabalhados serão cumpridos com o acréscimo de uma hora na jornada de trabalho em dias úteis (Foto: Reprodução/Internet).

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE), decreto sob o número 16.525, de 30 de dezembro de 2015, que trata dos expedientes a serem compensados pelos servidores do Poder Executivo Estadual durante o ano de 2016. Os dias não trabalhados serão cumpridos com o acréscimo de uma hora na jornada de trabalho em dias úteis, de acordo com instruções normativas a serem publicadas oportunamente pela Secretaria da Administração (Saeb). Para o ano de 2016, estarão submetidos à compensação o expediente dos dias 10 de fevereiro, 24 de março, 22 de abril, 27 de maio, 23 de junho, 14 de novembro e 9 de dezembro. Entretanto, a suspensão do expediente mediante compensação para o dia 9 de dezembro só acontecerá em municípios baianos onde o dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) é considerado feriado. Nas outras seis datas mencionadas, a regra prevista pelo decreto se aplica a todas as repartições públicas do Estado, exceto quando os serviços essenciais cuja prestação não admita interrupção, como saúde e segurança. Importante salientar que os dirigentes de órgãos e entidades, juntamente com as chefias imediatas dos servidores, serão responsáveis pelo cumprimento dos dias de compensação. O sistema de transporte que atende ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) terá seu horário adequado para atender ao funcionalismo estadual.

Apresentação de Reisado encerra atividades do Presépio Natalino em Guanambi

Sexta / 08.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

Presépio Natalino em Guanambi foi marcado por uma belíssima apresentação do Terno do Sol da Fundação Joaquim Dias Guimarães.

O último dia do Presépio Natalino em Guanambi foi marcado por uma belíssima apresentação do Terno do Sol da Fundação Joaquim Dias Guimarães, que recepcionou o Terno das Ciganas de Caculé. A data, que marca o dia de Santo Reis, focou uma homenagem e resgate a esta tradição popular tão presente no município de Guanambi e região. “Fomos bem recebidos em Caculé e hoje devolvemos a receptividade em Guanambi”, destacou o Professor Geraldo Ferreira da Fundação Joaquim Dias. Juvenice Amaral destacou que as iniciativas têm sido importantes para manter esta tradição e com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura a Fundação tem resgatado o reisado. “O Presépio, desde o início de dezembro, foi um sucesso em visitação com diversas apresentações culturais e religiosas marcando a confraternização da família guanambiense”, avalia Jaylma Fernandes. Ao lado de uma equipe dedicada, como o artista Chico Donato, a Primeira Dama não mediu esforços para organizar o Presépio. Presentes, o Secretário de Cultura Victor Boa Sorte, o Secretário de Planejamento Jairo Magalhães e a Chefe de Gabinete Ana Paula.

A data, que marca o dia de Santo Reis, focou uma homenagem e resgate a esta tradição popular tão presente no município de Guanambi e região.

Caetité: Nutricionista volta a atender na Unidade de Saúde CAE III

Sexta / 08.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Unidade de Saúde CAE III está funcionando temporariamente ao lado da UPA (Foto: Reprodução/Internet).

A Unidade de Saúde CAE III do Município de Caetité, que está funcionando temporariamente ao lado da UPA, informa que a Nutricionista da unidade já voltou a atender. Os pacientes que deixaram as consultas agendadas devem procurar a recepção da unidade para receber a data de atendimento. Para realizar novos agendamentos o paciente necessita do encaminhamento do médico e cartão do SUS.

Governo da Bahia investiu mais de 500 milhões em água e saneamento no ano de 2015

Sexta / 08.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em 2015 os investimentos ultrapassaram a casa dos R$ 550 milhões em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário (Fotos: Mário Marques).

Apesar da crise hídrica brasileira e da complexidade na implementação do saneamento básico na Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), fecha 2015 com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 550 milhões em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Em especial nas áreas rurais, cujas dificuldades da população são maiores. Com isso, realiza o sonho de, aproximadamente, 600 mil moradores, que há muito esperavam ter água potável em suas torneiras. De acordo com o Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, é prioridade do Executivo Estadual levar cada vez mais água aos baianos. “Nossa meta é chegar cada vez mais às comunidades dispersas, nas zonas rurais, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local”, enfatiza. Para ele, a felicidade estampada nos rostos dos moradores beneficiados independe do valor aplicado.

SecultBA emite Nota de Pesar pela morte de Wesley Rangel

Quinta / 07.01.2016

Por SecultBA

O corpo de Wesley Rangel foi cremado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lamenta a morte do produtor musical Wesley Rangel. Um dos grandes incentivadores da música baiana. Ele faleceu, aos 65 anos, na última quarta-feira (6) em Salvador, vítima de um câncer de próstata. A SecultBA transmite o seu pesar pelo acontecimento aos familiares e amigos. Fundador da gravadora WR Estúdio, Rangel foi responsável por produzir e lançar artistas e grupos que alcançaram projeção nacional. São exemplos, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Edson Gomes, Banda Reflexus, Olodum, Daniela Mercury, Timbalada, É O Tchan, Araketu, Juca Chaves e Babado Novo.

Nascido na cidade baiana de Iramaia, Wesley Rangel foi para a capital em 1967. Cursou Administração de Empresas e, posteriormente, Direito. Uma de suas grandes contribuições para a música foi abrir as portas de seu estúdio para novos artistas, criando uma oportunidade para que alcançassem o grande público e fomentando a cadeia musical no estado. Como reconhecimento à sua contribuição para a cultura e para a projeção da música baiana no Brasil e no mundo, em novembro de 2015, a Assembleia Legislativa da Bahia homenageou Wesley Rangel na celebração pelos 30 anos da Axé Music. A homenagem foi proposta pela Comissão de Educação e Cultura da Casa Legislativa. O corpo de Wesley Rangel foi cremado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Réveillon de Guanambi teve recorde histórico de público

Quinta / 07.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

O público foi ao delírio no momento em que a dupla Fernando e Sorocaba iniciou o show, fazendo uma verdadeira catarse nos presentes.

Uma noite para ficar registrada na história, assim podemos definir a celebração do réveillon 2016 promovido pela Prefeitura de Guanambi na noite da última quinta-feira (31). A festa foi grandiosa em todos os sentidos, com uma estrutura jamais vista na região nos quesitos de segurança, som, iluminação e show pirotécnico. Segundo fontes oficiais, a Praça do Feijão reuniu cerca de 50 mil pessoas. Dois ambientes proporcionaram ao público uma sintonia sonora entre palco principal e o mega trio elétrico. Fernanda Portilho abriu a festividade no palco principal, seguida pela dupla Max e Léo cantando no trio. A hora da virada foi um grande e emocionante momento quando o show pirotécnico iluminou o céu e também todos os corações presentes, trazendo alegria e a expectativa da chegada de um novo ano. O Prefeito Charles Fernandes comemorou, ao lado de secretários municipais, vereadores, da Deputada Ivana Bastos, de familiares e amigos, a chegada do ano novo. “Um momento emocionante para todos nós, comemorar junto a população, que lotou a praça em uma verdadeira manifestação popular de alegria e muita paz”, disse Charles.

O público foi ao delírio no momento em que a dupla Fernando e Sorocaba iniciou o show, fazendo uma verdadeira catarse nos presentes. Às 2h da madrugada o grupo Som do Povo levantou o público, que mais uma vez se reuniu aos arredores do trio elétrico. O dia estava amanhecendo, quando a Banda Kolumbá encerrou os festejos. Para Victor Boa Sorte, Secretário Municipal de Cultura, a festa foi sucesso em todos os quesitos, “esta foi um celebração que ficará marcada, nossa cidade mostrou a sua capacidade de realizar grandes eventos populares, o povo de Guanambi merece”, comemorou. O réveillon de Guanambi também foi marcado pela paz. Não houve registro de maior gravidade no circuito da festa, graças a grande operação de segurança montada pelo comando do 17º Batalhão de Policia Militar, que também contou com moderno sistema de monitoramento em vídeo.

A festa foi grandiosa em todos os sentidos, com uma estrutura jamais vista na região nos quesitos de segurança, som, iluminação e show pirotécnico.

Carinhanha receberá R$ 5,8 milhões para obras de pavimentação e drenagem

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

valores que correspondiam até 12% da receita corrente do município foram reduzidos para 6%, com isso é dado acesso a mais municípios.

Os moradores do município de Carinhanha serão beneficiados pela realização de obras de infraestrutura urbana. A autorização dos contratos de financiamento com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) foi assinada pelo Governador Rui Costa no dia 23 de dezembro e prevê a realização de obras de drenagem e pavimentação. Foram assinadas ainda as autorizações de contratos de financiamento de outros oito municípios baianos. Rui informou que foi feita uma reformulação no valor que pode ser contratado por cada prefeitura com a agência de fomento. Os valores que correspondiam até 12% da receita corrente do município foram reduzidos para 6%. Com isso é dado acesso a mais municípios nesse momento de queda de arrecadação.

Durante a solenidade, o Presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, afirmou que essa linha de financiamento para as prefeituras representa investimentos, em sua maioria, nas áreas de pavimentação, drenagem e saneamento. “Estes investimentos vão atrair empresas para os municípios e fomentar assim também a geração de emprego e renda. Temos mais de 30 milhões de projetos já aprovados em 2015. São projetos diretamente ligados à melhoria da condição de vida das pessoas mais carentes”, afirmou. Rui informou ainda, que se houver empresas interessadas em montar unidades produtivas nos municípios baianos, a Desenbahia pode fazer empréstimos para o empresário ou para a prefeitura. Quando o empréstimo for para atrair empresas de fora do estado, este teto de 6% pode ser dilatado.

Brumado irá receber última remessa de grãos do Programa Garantia Safra

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Brumado é um dos municípios baianos que aderiram ao Programa Garantia Safra, onde recebeu da MDA uma quantidade de 19 toneladas de grãos (Foto: Reprodução/Internet).

O Programa Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculada desde então com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Tem por objetivo garantir condições mínimas para a sobrevivência dos agricultores familiares nos municípios, que tem a produção afetada ocorrendo perdas devido à estiagem ou excesso hídrico. Desde o ano de 2007 o programa vem sendo coordenado na Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O município de Brumado é um dos municípios baianos que aderiram ao Programa Garantia Safra, onde recebeu da MDA uma quantidade de 19 toneladas de grãos. Dentre eles o milho, o feijão catador e o feijão carioca, que foram entregues no município no dia 04 de dezembro de 2015. Grande parte já foi distribuída entre os 2707 produtores de agricultura familiar. Segundo o Secretario de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Frederico Maciel, a primeira e maior parte dos grãos foram entregues as famílias através das associações dos produtores familiares de cada região da zona rural de Brumado. Estará chegando na próxima quinta-feira (07) a última remessa dos grãos. Informou também que a venda da produção decorrente da Agricultura Familiar poderá ser feita para prefeituras através das associações em que fazem parte e não apenas através de cooperativas. Possibilitando assim mais facilidade na venda da produção desses produtores familiares.

Marta Teixeira assume o comando do Centro Social Urbano de Guanambi

Quinta / 07.01.2016

Por Bonny Silva

A indicação de Marta Teixeira é da Deputada Ivana Bastos (Foto: Reprodução/Internet).

A ex-candidata a vereadora e ex-secretária de Cultura e Lazer de Guanambi, Marta Teixeira, é a nova Coordenadora do Centro Social Urbano em substituição ao ex-vereador Léo do PT. A indicação de Marta Teixeira é da Deputada Ivana Bastos. Na condição de Deputada com o maior número de votos na região detém o poder de indicar proporcionalmente os cargos de confiança no município. A deputada já havia emplacado o nome de Daltron Garcia Hey Junior como Chefe da 16.ª CIRETRAN, ainda deverá indicar cargos de confiança na administração do Hospital Regional de Guanambi. O ex-vereador Aurelino Nogueira (Léo do PT) passa a ocupar o cargo de assessor administrativo da ADAB.

Governo de Palmas de Monte Alto inaugura revitalização de canteiro

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A obra foi realizada pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

No dia 31 de dezembro, último dia do ano de 2015, os moradores da Rua Ilídio Mesquita, no Bairro Barrinha em Palmas de Monte Alto, ganharam mais um motivo para celebrar a virada do ano. Foi entregue a revitalização completa do canteiro central com novos bancos e iluminação moderna. A obra foi realizada pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Em 2015 foram mais de 22 escolas reformadas, 5 novos PSF construídos, revitalização de canteiros com bancos e iluminação, revitalização da Praça da Saudade, construção da Praça da Alegria. Além de 15 novas ruas pavimentadas, mais de 2 mil novas lâmpadas iluminando praças e vias públicas. A prefeitura anuncia que tem muito mais para o ano de 2016.

Governador Rui Costa visitou 140 escolas de 82 municípios baianos em 2015

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Sedes e zonas rurais de 82 municípios baianos receberam a visita do Governador Rui Costa em 2015 (Foto: Manu Dias/GOVBA).

Sedes e zonas rurais de 82 municípios baianos receberam a visita do Governador Rui Costa em 2015, onde entregou obras concluídas e assinou várias ordens de serviço para novas ações. Um dos grandes destaques das viagens foram as visitas a cerca de 140 escolas estaduais, municipais e creches, como forma de subsidiar o programa Educar para Transformar. Dividido em cinco eixos, o programa tem como princípio a formação de parceria com educadores, municípios, universidades, movimentos sociais, empresários e as famílias para melhorar a educação pública. Nas visitas às escolas, ocorreram curiosidades, como o governador participando de atividades artísticas e culturais e mudando o roteiro em atendimento a convite de alunos de colégios que não estavam previstos nas viagens.

Queda de fios afeta a capitação de água na Barragem de Cristalândia

Quinta / 07.01.2016

Por Luís Gustavo

A interrupção do fornecimento de água no último domingo (03) foi decorrente a fortes ventos e raios no local.

Segundo informações fornecidas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (EMBASA), a interrupção do fornecimento de água no último domingo (03) foi decorrente a fortes ventos e raios no local. Foram arrancando fios de alta tensão que forneciam energia para a barragem de Cristalândia afetando então a capitação de água. Uma equipe de uma empresa terceirizada foi contratada pela EMBASA restabelecendo o abastecimento na última segunda-feira (04). Alguns problemas no abastecimento ainda continuam devido às tubulações terem se esvaziado neste período. Mas de acordo com a equipe da EMBASA estes problemas estão sendo resolvidos gradativamente e pedem a compreensão da população onde estão trabalhando para que todo o sistema se regularize.

Companhia Nacional de Abastecimento publica calendário de anúncios de safra

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O calendário determina as datas das previsões da safra atual e do início do próximo ciclo de produção. (Foto: Reprodução/Internet).

Produtores, sindicatos, cooperativas rurais e demais interessados já podem consultar o calendário 2016 de estimativas das safras de grãos, café e cana-de-açúcar projetadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O calendário determina as datas das previsões da safra atual e do início do próximo ciclo de produção. No caso dos grãos a Conab realiza 12 projeções, que vão de outubro de um ano a setembro do ano seguinte. Para o café são quatro acompanhamentos (janeiro, maio, setembro e dezembro) e três estimativas para a safra de cana-de-açúcar (abril, agosto e dezembro).

CLIQUE AQUI E ACESSE O CALENDÁRIO

Três mil pessoas morrem todos os anos em acidentes de trabalho no Brasil

Quinta / 07.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Por ano, cerca de 410 mil acidentes de trabalho são registrados no país. Desse total, aproximadamente três mil trabalhadores vêm a óbito.

Todos os anos milhares de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho no Brasil. A grande maioria é causada pela desatenção e pelo falta de uso de equipamentos de proteção, tanto individual quanto coletivo. Por ano, cerca de 410 mil acidentes de trabalho são registrados no país. Desse total, aproximadamente três mil trabalhadores vêm a óbito resultando em um custo de mais de R$ 32 bilhões aos cofres públicos. Segundo o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho esses dados são alarmantes. Por isso, a necessidade de se discutir a importância do uso dos equipamentos de segurança e da presença de um profissional da área. O Sindicato destaca ainda que algumas recomendações precisam ser seguidas corretamente, de forma a evitar acidentes tanto leves quanto fatais, sobretudo na área da construção civil, que registra o maior número de casos. Empresas com mais de 50 funcionários precisam ter um técnico em segurança do trabalho, para que ele possa orientar os trabalhadores e oferecer melhores condições e equipamentos. “Tem pessoas que não usam EPis porque dizem que incomoda, mas elas precisam entender que esses equipamentos são para a segurança do trabalhador. Infelizmente, o hábito de não usar é algo comum, principalmente aqui no Nordeste. A empresa é obrigada a fornecer os equipamentos e, em contrapartida, o colaborador é obrigado a utilizar. Assim se evitam graves problemas”, ressalta Anderson Braga, sócio mantenedor do CETTPS de Camaçari.