Sertão Hoje

Sertão Hoje

Luciano Pierote é reeleito Presidente da Câmara de Rio de Contas para o biênio 2019/2020

Terça / 11.12.2018

Por Leonardo Oliva

A Mesa Diretora é composta por: Luciano Pierote (Presidente), Valgleber Mafra (vice-presidente), Haislany Castro (1ª Secretária) e Célio Evangelista (2º Secretário) (Foto: Leonardo Oliva).

O atual presidente da Câmara de Rio de Contas, Luciano Pierote foi reeleito para mais um mandato à frente do legislativo municipal, biênio 2019/2020. A eleição foi realizada na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (10). A chapa encabeçada pelo Vereador Luciano Pierote (Presidente) e formada pelos Valgleber Mafra (vice-presidente), Haislany Castro (1ª Secretária) e Célio Evangelista (2º Secretário) foi eleita por unanimidade. Antes da votação, o Vereador Vinícius Costa, fez um discurso bastante incisivo contra o atual prefeito Cristiano Azevedo. Vale lembrar, que o Vereador Vinícius Costa era integrante da bancada de situação e foi para a oposição, tendo muito se falado desde então que a sua ida seria motivada pela intenção de ser o Presidente da Câmara. Em seu discurso, Dr. Vinícius agradeceu, mais uma vez, o apoio declarado dos vereadores que integram a bancada de oposição e que lhe assegurariam a eleição para Presidente, mas destacou ter desistido em função da incompatibilidade do exercício do cargo com a sua profissão de advogado, conforme prevê o Estatuto da Advocacia. "Desde que eu saí da sombra da Prefeitura, muito se especulou que a minha ida para a oposição estaria vinculada a uma possível eleição para Presidente da Câmara, mas eu quero deixar claro que não tenho apego a cargo público, não tenho essa vaidade pessoal e não poderia deixar de exercer a minha profissão de advogado como tenho feito há 24 anos", destacou Dr. Vinícius.

Antes da votação, o Vereador Vinícius Costa, fez um discurso bastante incisivo contra o atual prefeito Cristiano Azevedo (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Câmara de Vereadores de Caetité realiza sessão especial sobre a coleta seletiva de lixo

Terça / 11.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Além de gerar renda, também significa uma vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo em rios, encostas e lixões”, destaca o vereador Mario Rebouças.

Na noite da última quinta-feira (06), foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Caetité, uma Sessão Especial com o tema ‘Coleta Seletiva do Lixo’, requerida pelo vereador Mário Rebouças (PCdoB), contando com a presença de parlamentares, representantes do poder executivo, de empresas, da Coopercicli e da sociedade civil.

O autor da Sessão Especial, vereador Mário Rebouças, explicou em seu pronunciamento sobre a importância de debater o tema. “A coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo em rios, encostas e lixões. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo”, destacou.

Abrindo as explanações sobre o tema, o consultor da Coopercicli, George Euzébio, explanou dados sobre o trabalho realizado pela cooperativa na cidade. “Nosso trabalho se baseia na coleta dos resíduos que são separados por moradores e de empresas que faz a destinação para nós desse material. Porém nosso trabalho é limitado, atendemos apenas a sede do município e falta o maior envolvimento da comunidade”. “Hoje a cooperativa conta com a colaboração de 20 cooperados e possui um caminhão para coletar todo o material. Recebemos uma ajuda da prefeitura para o combustível e um motorista, e também da Bamin (Bahia Mineração)”, informou George durante suas explanações.

Durante os debates, foram propostos que sejam realizadas campanhas educativas nos bairros e através dos meios de comunicação social para a conscientização da separação do lixo para a coleta seletiva e que seja inserido a educação ambiental nas escolas. Também foi sugerido que o poder executivo proponha como condicionante para o licenciamento de empresas a separação do lixo para reciclagem e que isso seja exigido também de empresas que dispensa o licenciamento.

Consulta pública para Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Contas é realizada em Brumado

Terça / 11.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Essa foi a terceira da I Rodada de Consultas Públicas, depois de Barra da Estiva e Anagé e deverá ser concluída com as Consultas de Jequié e Itacaré.

Foi realizada em Brumado no último dia 07 de dezembro, a Consulta Pública para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (PRHRC) e da Proposta de Enquadramento dos seus Corpos D’Água (PERC), sob coordenação do Governo do Estado da Bahia, por meio do INEMA, do Comitê do Contas e do Consórcio Águas da Bahia. Essa foi a terceira da I Rodada de Consultas Públicas, depois de Barra da Estiva e Anagé e deverá ser concluída com as Consultas de Jequié e Itacaré.

A Consulta consistiu na apresentação do diagnóstico e do prognóstico da Bacia do Rio das Contas pelo Hidrólogo Luís Gustavo de Moura Reis, do Consórcio Águas da Bahia, seguida por questionamentos e sugestões dos representantes da sociedade civil e dos usuários de água. O Plano tem o objetivo de garantir a disponibilidade, proteção, conservação, recuperação e o aproveitamento sustentável das águas de uma bacia hidrográfica.
 

Membros do Consórcio Águas da Bahia, INEMA e do MODERA na consulta pública.

Brumado: Câmara realizará sessão solene para dar posse ao suplente Girson Ledo

Terça / 11.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ato obedece a determinação judicial em caráter de sentença de mérito no processo 8001903-90.2018,8.05-0032. (Foto: Ascom CM Brumado)

A Câmara de Vereadores de Brumado realiza, nesta terça-feira (11), às 10h30, a sessão solene para posse de Gilson Ledo Silva como vereador. O ato obedece a determinação judicial em caráter de sentença de mérito no processo 8001903-90.2018,8.05-0032.

O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos declarou que da mesma forma que foi prontamente atendida a liminar que deu posse ao suplente Girson Ledo no último dia 26 de outubro, estará agora realizando a sessão nesta terça atendendo a sentença que novamente o empossará.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado nesta quarta-feira (12)

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (12), das 9h às 14h, no bairro Jardim Brasil, em Brumado, nos seguintes locais: Avenida Nossa Senhora dos Verdes, Avenida Vereadora, Praça dos Trabalhadores, Rua Agnelo Meira Leite, Praça Armindo Santos Azevedo, Rua Artur Revenster, Rua Alagoas, Rua Bahia, Rua Ceara, Rua Dr. Oldack De Carvalho Neves, Rua Guilhermino Ribeiro, Rua Frederico Costa, Rua Miguel Mirante, Rua Nair Vieira Angélica, Rua São João, Rua Miguel Oliveira Guimarães, Rua Wilson Farani e Rua Congonha.
 

Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães entrega reforma e requalificação da Agência Comunitária dos Correios no Distrito de Mutans

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

A gestão afirma que tem firmado Convênio com os Correios para levar o serviço postal para a população dos distritos de Mutans, Ceraíma e Morrinhos. (Foto: Ascom Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, entregou na manhã do último sábado (8), a reforma e requalificação da Agência Comunitária dos Correios no Distrito de Mutans. O prefeito estava acompanhado de secretários municipais, da gerente dos Correios, Marilene Ferreira, e da atendente Postal Cristina Rocha.

O Prefeito destacou que a sua gestão segue com o modelo de levar cada vez mais perto os serviços para a população, “inauguramos a Subprefeitura em Mutans, e agora estamos entregando a reforma completa da Agência Comunitária para melhorar o atendimento da população”, lembra Jairo Magalhães.

O equipamento, que pertence a Prefeitura de Guanambi passou por uma profunda reforma, com a melhoria das suas instalações, como o forro da área de atendimento, revisão elétrica, pintura completa. A gestão ainda afirma que tem firmado Convênio com os Correios para levar o serviço postal para a população dos distritos de Mutans, Ceraíma e Morrinhos.

Caetité: Escola da comunidade do Cercado realiza culminância do Projeto Sementinha de Ouro

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O projeto visa o desenvolvimento global dos alunos, explorando as dimensões cognitivas. (Fotos: Direcom PMC)

O Núcleo Escolar José Marques dos Santos, na comunidade do Cercado, em Caetité, realizou no dia 23 de novembro, a culminância da 2ª edição do Projeto Sementinha de Ouro. O projeto visa o desenvolvimento global dos alunos, explorando as dimensões cognitivas. O evento teve a presença da secretária de Educação, Prof. Iamara Junqueira.

De acordo com a Prefeitura, o projeto, através das atividades desenvolvidas, valoriza e reconhece a trajetória de dedicação e empenho de estudos de cada aluno. Também traz a participação da comunidade para o ambiente escolar e valoriza as manifestações culturais locais, tais como o terno de reis.

A diretora da unidade, Prof. Maria Eduarda, parabenizou e agradeceu toda a comunidade escolar pelo empenho no projeto. “Parabenizo os nossos alunos pelos resultados alcançados, seus familiares pela parceria e todo o corpo docente do José Marques e funcionários”, destacou.

Alunos das escolas municipais de Guanambi participarão da formatura do PROERD nesta terça-feira (11)

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O PROERD é a versão brasileira do D.A.R.E., implantado inicialmente nos EUA e, atualmente, desenvolvido em mais de 56 países conveniados. (Foto: Ascom Guanambi)

711 alunos de 12 escolas municipais de Guanambi participarão da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A solenidade acontecerá na próxima terça-feira (11), às 10h, na quadra de esportes da Praça Domingos Jesulino Pereira, no bairro Brasília, e será organizado pela equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Segundo o comandante do 17º BPM, Tenente-Coronel PM Arthur Mascarenhas “O PROERD é programa com caráter social preventivo, que trabalha em conjunto com os alunos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania“.

O PROERD é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de cinquenta e seis países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo.

A solenidade acontecerá às 10h, na quadra de esportes da Praça Domingos Jesulino Pereira, no bairro Brasília, e será organizado pela equipe do 17º BPM. (Foto: Ascom Guanambi)

Prefeitura de Guanambi publica Edital de Licitação para construção da sede própria do Hospital Municipal

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

A obra, orçada em R$ 2.976.542,80, com contrapartida do Município de R$ 973.548,95. (Foto: Ascom Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi publicou na edição do Diário Oficial do Município de quinta-feira (06), o Aviso de Licitação para contratação de empresa com material e mão de obra, para construção da sede própria do Hospital Municipal. A licitação será realizada no dia 9 de janeiro de 2019, às 08 horas. Atualmente o Hospital Municipal funciona em estrutura alugada, situado à Rua Rui Barbosa, no Centro, onde funcionava o antigo Hospital São Lucas.

A obra está orçada em R$ 2.976.542,80, com contrapartida do Município de R$ 973.548,95. Em novembro do ano passado, o Prefeito Jairo Magalhães esteve em Brasília, onde se reuniu com técnicos e o assessor do Ministro da Saúde, Messias Boaventura, onde discutiu os parâmetros técnicos para a liberação dos recursos, que já estão disponibilizados. Os valores são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, junto ao Governo Federal, través de Convênio firmado com a Caixa Econômica. O novo equipamento de saúde terá área construída de 1.418 m² e será erguido no bairro Ipanema.

Brumado: Polícias Civil e Militar prendem 2 suspeitos de tentativa de homicídio

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ítalo e Fábio permanecerão custodiados na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até deliberação judicial. (Foto: 20ª Coorpin)

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil (20ª Coorpin) e a Polícia Militar (34ª CIPM e CIPE Sudoeste) prendeu, na última sexta-feira (07), Ítalo Santos Meira e Fábio Santos Novais, 25 e 36 anos de idade, respectivamente, por serem suspeitos na tentativa de homicídio de Danilo da Silva Santos, de 21 anos, no dia 08/11/2018, conforme aponta a investigação da Polícia Civil.

Os mandados tiveram origens nas representações do Delegado Dr. Samuel Bruno Paz ao Juiz da Vara Criminal de Brumado, após elucidação do crime pela Polícia Civil, nos autos do Inquérito Policial. Danilo foi atingido por cinco tiros, por volta das 11h, por dois homens a bordo de uma motocicleta, em uma via pública, no Bairro URBIS II, em Brumado.

Ítalo e Fábio permanecerão custodiados na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até deliberação judicial.

Plano Municipal de Saúde de Caetité está disponível para consulta pública

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Plano é definido como o instrumento de gestão que define intenções e resultados a serem buscados num período de 4 anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas.

A Prefeitura de Caetité apresentou, através de seu site oficial (www.caetite.ba.gov.br), a versão preliminar de seu Plano Municipal de Saúde 2018 a 2021 para consulta pública. O Plano de Saúde é definido, segundo o PlanejaSUS, como o instrumento de gestão, que baseado em uma análise situacional, define intenções e resultados a serem buscados pelo município num período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PLANO

Caetité se ilumina em sua 10° edição do Natal Luz – o Natal das Famílias; confira fotos

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Prefeitura, o Projeto tem o objetivo de envolver todos no espírito natalino, proporcionando mais interação, união e confraternização entre as pessoas.

 Natal Luz – O Natal das Famílias é um projeto da Prefeitura de Caetité, realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com apoio das demais secretarias, teve a abertura oficial na noite de sexta-feira (07). De acordo com a Prefeitura, o Projeto tem o objetivo de envolver todos no espírito natalino, proporcionando mais interação, união e confraternização entre as pessoas.

 “O Natal Luz já é parte do calendário cultural do município e temos muito orgulho de realizar este Projeto, que nos rende muitos elogios. Caetiteenses e visitantes já entram dezembro esperando ansiosos pelo acender das luzes. Mesmo aqueles que não podem, por algum motivo, vir conferir pessoalmente, acompanham pela internet a nossa ação. Tudo é realizado com muito carinho para que as famílias se envolvam ainda mais no clima de Natal. É uma responsabilidade muito grande, mas o resultado vale a pena”, avaliou a Secretária Mara Rebouças.

A primeira-dama Aline Gondim, que acompanhou a execução do projeto de perto, comemorou o resultado e destacou a importância do trabalho coletivo. “Em nossos natais, nos últimos anos, sentimos ainda mais satisfação de sermos caetiteenses. É tão bom estar aqui e contemplar nos olhos de cada criança como esse momento é importante. Natal é o momento de agradecer a Deus e ter a confiança em dias melhores. E a celebração do Natal Luz tornou a cidade mais unida, mais bonita e com maior envolvimento da população. Obrigada a todos que nos ajudaram a fazer essa linda festa para as famílias caetiteenses”, agradeceu a Primeira-Dama.
 

Contas de 2017 da Prefeitura de Marcionílio de Souza são rejeitadas; prefeito é multado em R$ 43.200,00

Segunda / 10.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O relator imputou ao gestor uma multa de R$ 43.200,00 pela não recondução da despesa ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. (Foto: Reprodução / Serin)

Na sessão da última quinta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas de 2017 da Prefeitura de Marcionílio Souza, sob a responsabilidade do prefeito Adenilton dos Santos Meira. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, imputou ao gestor uma multa de R$ 43.200,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais pela não recondução da despesa ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito, que está em seu segundo mandato, extrapolou mais uma vez o limite máximo para gastos com pessoal.  Também foi aplicada uma multa de R$ 3 mil pelas demais irregularidades identificadas nos relatórios, e o ressarcimento de R$ 4.462,50. Cabe recurso da decisão.

De acordo com o TCM, o valor do ressarcimento é composto de R$ 2.800,00 relativos à ausência de encaminhamento de processo de pagamento e R$ 1.662,50 relativos à saída de recursos de conta bancária da prefeitura sem documento de despesa correspondente. A despesa total com pessoal correspondeu a 70,05% da receita corrente líquida do município no ano, superior ao limite de 54%. A receita arrecadada pelo município alcançou R$ 22.655.979,50 e as despesas realizadas foram de R$ 26.573.535,10, o que indica um déficit de R$ 3.917.555,60, configurando desequilíbrio das contas públicas. O relatório técnico também registrou irregularidades em processos licitatórios e em contratações diretas, além da ausência de inserção ou inserção incorreta ou incompleta de dados no sistema SIGA, do TCM.

Entre as ressalvas, também foi destacado o descumprimento de normas; inconsistências contábeis; falhas no Portal da Transparência da prefeitura; ausência de cobrança de multas e de ressarcimentos da responsabilidade de outros gestores; e ausência de recolhimento de ressarcimentos da responsabilidade do gestor.

Prazo de inscrição para o vestibular 2019 da Uesb vai até este domingo (09)

Sábado / 08.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas três cidades onde a Uesb possui campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. (Foto: UESB)

As inscrições para o vestibular 2019 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foram prorrogadas até o dia 9 de dezembro. Os candidatos interessados poderão se inscrever, exclusivamente, pela internet e optar por uma das 47 opções de cursos de graduação. Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 1.186 vagas, sendo 727 para o primeiro período letivo de 2019 e 459 para o segundo período.

As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas três cidades onde a Uesb possui campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os candidatos irão fazer provas objetivas e uma redação. As provas objetivas serão divididas em Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No ato de inscrição, o candidato deve escolher a opção de língua estrangeira: Inglês, Francês ou Espanhol.

Metade das vagas são disputadas em ampla concorrência e a outra metade é destinada aos candidatos cotistas. Além disso, a universidade disponibiliza três vagas adicionais por curso para quilombolas, índios ou pessoa com deficiência (uma por categoria). Entre as opções de curso, são 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos três campi. A lista completa de graduações disponíveis por campus pode ser conferida no site da Uesb (www2.uesb.br).

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL
CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Rio do Antônio: Prazo de inscrição do concurso da Câmara de Vereadores vai até o dia 09

Sexta / 07.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido. (Foto: Reprodução / Informe Cidade)

Estarão abertas desde o dia 29 de novembro as inscrições para o Concurso Público que será realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Rio do Antônio. As inscrições, que vão até 9 de dezembro (domingo) são feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h na Câmara, localizada na Praça Nossa Senhora das Graças.

O concurso oferece 06 vagas para os cargos de Agente Administrativo (01), Auxiliar de Serviços Gerais (03) e Motorista (02). Os salários variam de R$ 954,00 a R$ 1.522,00. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de dezembro de 2018. O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido.

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Concurso, tais como Editais, Manual do Candidato, processo de inscrição, local de prova, gabaritos, resultados das provas, resultados dos recursos, cronograma, resultado final na página do Concurso Público no site: www.concursos.seletaconcursos.com.br.

Fonte: Informe Cidade