Sertão Hoje

Sertão Hoje

DEPIN revela aumento na apreensão de drogas no Carnaval do Interior

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Registramos um incremento de 454% no número de apreensão de maconha e de 382% de cocaína”, apontou Flávio Góis. (Foto: Raimundo Marinho / O Mandacaru)

Os casos de violência diminuíram nas 35 cidades que tiveram festas de Carnaval no estado, com nenhum homicídio relacionado aos festejos. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, ao todo foram 27 pessoas autuadas em flagrante por tráfico de drogas, furto, uso de dinheiro falso, porte ilegal de arma de fogo, e ainda por crimes previstos na Lei Maria da Penha. “O índice de apreensões de drogas também aumentou. Registramos um incremento de 454% no número de apreensão de maconha e de 382% de cocaína”, apontou Góis. Também foi registrado aumento do número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), que forma de 30 no ano passado, para 50 neste ano, uma elevação de 67%. Os dados são relativos às cidades de Alcobaça, Amargosa, Angical, Arraial D’ajuda, Barra do Mendes, Belmonte, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas/ Gamboa do Morro, Bom Jesus da Lapa, Cairu, Canavieiras, Candido Sales, Caraíbas, Caravelas, Conde e Correntina Entre Rios, Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Itabuna e Itacaré, Itiuba, Jaguabipe, Jandaíra, Jiquiriça, Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Maraú, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Rodelas, Santa Cruz de Cabrália, Santa Maria da Vitória, Tanquinho, Várzea do Poço e Xique- Xique.

Fonte: Bahia Notícias

Rede Municipal de Ensino de Guanambi volta às aulas na segunda (19)

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a SEC, diversas escolas passaram por reparos e melhorias nas suas instalações para melhor atender a comunidade escolar. (Foto: Ascom Guanambi)

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi irá iniciar na próxima segunda-feira (19). Ao todo, 11.665 alunos irão estudar nas 35 unidades da rede municipal, entre escolas do ensino fundamental e creches. O início das aulas do município coincide com o da Rede Estadual, que também inicia na próxima segunda. Segundo a Secretaria de Educação (SEC), diversas escolas passaram por reparos e melhorias nas suas instalações para melhor atender a comunidade escolar. A prefeitura divulgou o calendário escolar nesta quinta-feira (15), que pode ser conferido abaixo.

O início das aulas do município coincide com o da Rede Estadual, que também inicia na próxima segunda. (Foto: Ascom Guanambi)

Riachão das Neves: Suspeita de mulher enterrada viva intriga moradores

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O fato ocorreu no dia 9, mas a mulher havia sido enterrada no dia 29 de janeiro. Ela estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e teve a morte atestada no dia 28.

Familiares de uma mulher enterrada por mais de dez dias em Riachão das Neves, no extremo oeste, acreditam que ela tenha sido sepultada ainda com vida. Segundo o G1, um erro médico pode ter causado o fato. Rosângela Almeida Santos, de 37 anos, teve o corpo encontrado revirado no túmulo. Havia ferimentos nas mãos e na testa, como se tivesse tentado sair do caixão após o sepultamento. Ainda segundo o site, o túmulo foi violado pela família após moradores vizinhos ao cemitério municipal, onde a mulher foi enterrada, ouvirem gritos vindos do túmulo. A situação ocorreu na última sexta-feira (9), mas a mulher havia sido enterrada no dia 29 de janeiro. Rosângela estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e teve a morte atestada no dia 28. Em nota, a assessoria do Hospital do Oeste informou que está à disposição dos familiares da vítima e autoridades para prestar informações.

Itaberaba: Cipe Chapada apreende armas de fogo; trio foge por matagal

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itaberaba. (Fotos: Divulgação SSP-BA)

Cinco armas de fogo foram apreendidas na zona rural de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, na noite desta quarta-feira (14). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), na ação, três acusados conseguiram fugir. Policiais militares faziam rondas na região, no povoado de Morrinhos, quando avistaram os acusados. Após perseguição, os três entraram em um matagal, deixando para trás quatro espingardas e uma arma serrada. A ação foi feita por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada. "Fizemos varreduras na área, mas infelizmente não conseguimos prendê-los, pelo menos desta vez. O importante é que retiramos de circulação cinco armas que obviamente seriam utilizadas em ações criminosas", afirmou o comandante da Cipe Chapada, Major Ricardo Passos. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itaberaba.

Brumado: SESAU publica o seu primeiro balanço prévio Epidemiológico

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A publicação tem como objetivo informar e também alertar a população sobre alguns dados relevantes do Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Brumado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) publica o seu primeiro balanço prévio Epidemiológico. A publicação tem como objetivo informar e também alertar a população sobre alguns dados relevantes do Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica é uma importante ferramenta, de caráter científico, para estruturação das ações necessárias ao controle das doenças de importância em saúde pública. São realizados 6 ciclos de coletas e tratamento ao ano, e metade do 1º ciclo chegou ao fim, computando um valor médio de Índice de Infestação Predial de 3,07; com alguns bairros chegando em números maiores, como o bairro Dr. Juracy com o índice em 10,85; e São Félix em 9,42. O recomendado para esse índice é o valor de 1. Vale ressaltar que no período de chuva, a tendência é que esse número seja elevado, já que temos uma maior reprodução do mosquito transmissor nessa época. É necessário aumentar o cuidado de forma proporcional ao aumento do risco, pequenos cuidados podem ser essências para salvarmos vidas.

A SESAU listou algumas ações necessárias que devemos tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor: Tampar os tonéis e caixas d’água; Manter as calhas sempre limpas; Manter as garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Manter as lixeiras bem tampadas; Deixar ralos limpos e com aplicação de tela; Limpar semanalmente ou preencher os pratos de vasos de plantas com areia; Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; Retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; Cobrir e realizar manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; Limpar ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; Deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água; Verificar instalações de salão de festas, banheiros e copa. 

Polícia Militar apreende cerca de 30 kg de maconha em Ipiaú

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A polícia informou que a droga deve passar por uma perícia e as investigações devem continuar para a apreensão de mais envolvidos. (Fotos: Divulgação Polícia Militar)

A Polícia Militar (PM) apreendeu na noite desta quarta-feira (14), aproximadamente 30kg de maconha no Centro de Ipiaú. Após denúncia anônima, militares da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), interceptaram um ônibus que vinha de Vitória da Conquista e encontraram o material ilícito. A droga estava escondida em uma mala e uma mochila pertencentes a Cássia Elen dos Santos, de 20 anos. Após receber a informação que um homem estaria no Terminal Rodoviário de Ipiaú aguardando a droga, a Guarnição se deslocou até o local e prendeu Tiago da Silva, de 20 anos. Os acusados foram apresentados na Delegacia de Ipiaú para a lavratura do flagrante. A polícia informou que a droga deve passar por uma perícia e as investigações devem continuar para a apreensão de mais envolvidos. As informações são do site Sudoeste Bahia.

Detran abre concurso com 49 vagas para Brumado, Vitória da Conquista e mais 6 cidades

Quinta / 15.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o órgão, as oportunidades são para as áreas de direito (10), psicologia (4) e demais formações (34).

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) está com inscrições abertas para concurso que oferece 49 vagas para contratação imediata por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), com validade de um ano. As inscrições vão até a sexta-feira (16) e devem ser feitas via internet através do site do órgão. As vagas oferecidas são para as cidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Brumado, Alagoinhas, Itabuna e Ilhéus. Segundo o órgão, as oportunidades são para as áreas de direito (10), psicologia (4) e demais formações (34). O processo seletivo consiste em avaliação curricular. Os aprovados irão atuar em jornadas de trabalho de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 2.729,76 e auxílio-refeição de R$ 9 por dia útil trabalhado.

Carreta pega fogo na BR-242, próximo a Luís Eduardo Magalhães

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os bombeiros combateram às chamas e retiraram a carga que foi derramada na pista. A causa do incêndio ainda é desconhecida. (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros)

Uma carreta carregada com grãos de soja foi atingida por um incêndio na noite de terça-feira (13), enquanto trafegava pela BR-242, a cerca de 10 km da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado. O motorista notou que havia fumaça saindo do veículo e parou no acostamento para verificar. Pouco tempo depois, a parte traseira da carreta começou a pegar fogo. O condutor não teve ferimentos. A cabine do veículo não foi atingida pelas chamas. Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local. Os bombeiros combateram às chamas e retiraram a carga que foi derramada na pista. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Fonte: G1 Bahia

Homem é preso por suspeita de assalto a agências bancárias de Macarani

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a PM, foi encontrado com o suspeito o que poderia ser a escala dos seguranças do banco com dia e hora que cada um trabalharia. (Fotos: Divulgação PM)

Na noite de segunda-feira (12), por volta das 20h, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Sudoeste) prendeu um suspeito ter cometido o assalto as agências bancárias do Bradesco e Banco do Brasil (BB) da cidade de Macarani. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a CIPE em rondas pelas rodovias com a intenção de capturar os criminosos, encontraram às margens da rodovia que liga o município de Itapetinga a Caatiba, um homem em atitude suspeita, identificado como James Lima Bezerra. Ao ser questionado o que ele estava fazendo às margens da rodovia ele confessou que estava esperando outros integrantes do bando que assaltaram as agências bancárias de Macarani, os quais o conduziriam até uma fazenda naquelas proximidades. Em revista ao carro, a CIPE encontrou um Carregador de pistola. 40 municiado; oito munições calibre .40; dois Celulares; um pino de cocaína; R$ 40,00 em espécie. Todo este material estava dentro de uma mochila. Ainda, segundo a Polícia, foi encontrado com o suspeito o que poderia ser a escala dos seguranças do banco com dia e hora que cada um trabalharia. Com a detenção de James, a Polícia continuou em rondas naquele perímetro, porém não conseguiram êxito. Logo após, os Policiais da CIPE encaminharam James a delegacia de Itapetinga para que o Delegado de Plantão realizasse os procedimentos de praxe. As informações são do site Sudoeste Bahia.

Guajeru: Obras de revitalização da Praça da Feira e pavimentação asfáltica de ruas começam dia 20

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A data de início da obra ficou definida para o dia 20 de fevereiro e os trabalhos começarão pela revitalização da Praça da Feira. (Fotos: Ascom Gov / Guajeru)

Em reunião realizada no dia 06 com representantes da Construtora C&R o prefeito Gil Rocha definiu os detalhes da execução da obra de revitalização da Praça Deoclides Pereira Dias (Praça da Feira) e da pavimentação asfáltica de mais de 6.400m² nas ruas do centro da cidade. A data de início ficou definida para o dia 20 de fevereiro e os trabalhos começarão pela revitalização da Praça da Feira. Na data também foram definidos os detalhes sobre a reorganização da feira-livre durante o período de realização das obras. As feiras-livres continuarão acontecendo no entorno da Praça Deoclides Pereira Dias e da Praça da Igreja, mediante planejamento para gerar o mínimo de transtorno possível aos comerciantes e a toda população.

Fonte: Informe Cidade

Obras preveem a pavimentação asfáltica de mais de 6.400m² de ruas no centro da cidade e revitalização da Praça da Feira e da Rua das Palmeiras.

Prouni divulga resultado com listas de aprovados

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais.

O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgado nesta quarta-feira (14). Os candidatos pré-aprovados devem comprovar os dados pessoais informados na inscrição entre os dias 15 e 23 de fevereiro, na universidade onde estudarão. Só assim terão suas vagas garantidas. O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. Haverá a divulgação de uma 2ª lista de aprovados no dia 2 de março. Caso o candidato não seja aprovado novamente, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 16 e 19 de março, no site do Prouni. Para participar é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RESULTADO

Guajeru: Secretaria Municipal de Educação realiza a Jornada Pedagógica 2018

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento aconteceu no Colégio Municipal e reuniu os profissionais que atuam na área da educação do município. (Fotos: Ascom Guajeru)

Na última quarta-feira (07) o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu a abertura da Jornada Pedagógica 2018. O evento aconteceu no Colégio Municipal e reuniu os profissionais que atuam na área da educação do município. O prefeito Gil Rocha, a primeira dama Marta Lima, secretários e lideranças políticas também prestigiaram o evento. Com a temática “Diálogo e Inclusão: Caminhos para transformar vidas”, a Jornada Pedagógica abre o período de organização e planejamento para o ano letivo que terá início no dia 19 de fevereiro. Na ocasião foi apresentada a Agenda Gestão Escolar 2018 que contém, de forma organizada, as principais atividades e suas respectivas datas para execução durante o ano. O encontro envolve professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, os educadores assistiram a uma palestra com o tema “CUIDA BEM DE MIM!” voltado para a ética do cuidado, envolvendo o cuidar acadêmico e afetivo, incluindo os portadores de necessidades especiais, ministrada pelo palestrante professor Hamilton Werneck.

Durante a programação, que se estende até sexta-feira (16), e objetiva alcançar a todos os professores/servidores da educação da Rede, serão ofertadas palestras, oficinas com profissionais especializados na área para trocas de experiências e metas para a Educação Municipal. “O principal objetivo é destacar ações que estão sendo realizadas e aplicadas na Rede Municipal de Educação, além de ressaltar a importância desse momento de organização das atividades escolares. Observa-se uma gestão educacional efetiva e integrada, que através da determinação e do planejamento almeja desenvolver mais um ano de sucesso no ensino e aprendizagem de Guajeru.” Destaca Terezinha de Souza, Secretária Municipal de Educação.

Brumado: Renovação Carismática Católica realiza o 1° Vem Louvar

Quarta / 14.02.2018

Por Guto Bernardes

As atrações foram: Ministério Filhos da Paz, Ministério Filhos do Céu, Pe. Edson e Banda e a peça teatral “Liberte-me”. (Fotos: Renovação Carismática Católica)

No último sábado (10), Brumado foi palco de uma grande festa religiosa realizada pela Renovação Carismática Católica da cidade: o 1° Vem Louvar. No evento, que levou a mensagem do Evangelho e o Amor de Jesus aos jovens, fazendo-os ter uma experiência renovadora através da música e encenação teatral, teve como atrações: Ministério Filhos da Paz, Ministério Filhos do Céu, Pe. Edson e Banda e a peça teatral “Liberte-me”. Com um expressivo público jovem e também as presenças dos Padres Cleonídio e Jordano, o momento foi de grande louvor e animação para todos. Com um intuito de ajudar famílias carentes da cidade, o movimento colocou 1kg de alimento não perecível como entrada para a festa.

Com um intuito de ajudar famílias carentes da cidade, o movimento colocou 1kg de alimento não perecível como entrada para a festa.

Mega-Sena sorteia R$ 71 milhões nesta Quarta-feira (14) de Cinzas

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

As apostas para o certame podem ser feitas até uma hora antes do sorteio, marcado para às 20h (horário de Brasília). (Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

A Mega-Sena poderá pagar R$ 71 milhões nesta quarta-feira (14) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.014. Nenhum apostador acertou os números da sorteados no último sábado (10), em Santana, no Estado do Amapá, e o prêmio acabou acumulando. As apostas para o certame podem ser feitas até uma hora antes do sorteio, marcado para às 20h (horário de Brasília). Os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do País, e a aposta mínima custa R$ 3,50.

Brumado: PM prende suspeito com porte ilegal de arma

Quarta / 14.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O suspeito, identificado como Rogério Santos Lobo, 39 anos, possui mandado de prisão expedido pela comarca de Lauro de Freitas. (Fotos: Divulgação PM)

Por volta das 09h20 dessa segunda-feira (12), o grupo B do PETO em patrulhamento pelo Bairro das Flores, no cruzamento da Rua Sargento Antenor com a Rua Visconde de Ouro Preto, avistou um indivíduo em atitude suspeita. Após ser abordado pela guarnição, foi encontrado em sua posse um revólver Taurus niquelado 2 pol. de cal.38 com duas munições intactas. O suspeito, identificado como Rogério Santos Lobo, 39 anos, possui mandado de prisão expedido pela comarca de Lauro de Freitas. Rogério e o material apreendido foram conduzidos a 20° COORPIN (Brumado), para que sejam tomadas as providências cabíveis.