Sertão Hoje

Sertão Hoje

Cândido Sales: PM e PF apreendem 2,3 toneladas de maconha

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com a ajuda de um cão farejador, apelidado de Zeus, da raça Pastor Malinois, os policiais encontraram 1,8 toneladas de maconha. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

2,3 toneladas de maconha foram apreendidas nesta terça-feira (9) em Cândido Sales, no sudoeste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a ação começou quando equipes da Polícia Militar (PM) e Polícia Federal (PF) montaram um bloqueio na BR-116 e abordaram o caminhão. Com a ajuda de um cão farejador, apelidado de Zeus, da raça Pastor Malinois, os policiais encontraram 1,8 toneladas de maconha.

Preso em flagrante, o caminhoneiro, identificado como Joaquim Carlos de Souza, disse que a droga tinha saído do Paraná para ser entregue em Salvador. Aos policiais, ele declarou que havia mais droga em um depósito em Cândido Sales. No galpão, foram encontrados mais 440 kg de maconha e um veículo da marca Audi com mais 60 kg da mesma droga. Um homem conseguiu fugir pelo matagal quando notou a chegada da polícia, mas uma mulher, identificada como Marilene Pereira Porto Lima, foi detida.

TCM notifica Câmara de Malhada de Pedras sobre trânsito em julgado da decisão de rejeitar as contas do ex-presidente Tim Monteiro

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A decisão de rejeitar as contas do ex-presidente Tim Monteiro transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso, no dia 18/09/2018. (Foto: Destaque Bahia).

Na sessão ordinária desta terça-feira (09), da Câmara Municipal de Malhada de Pedras, foi lido o Ofício N.º 3718-18 SGE, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), informando que a decisão de rejeitar as contas do ex-presidente Cícero Monteiro Sertão (Tim Monteiro), relativas ao exercício financeiro 2016, transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso, no dia 18 de setembro de 2018. “Informo a Vossa Excelência, para fins do exercício da competência dessa Câmara Municipal, que o egrégio Plenário deste Tribunal apreciou a prestação de contas desse poder legislativo, referente ao exercício financeiro de 2016, processo 08012e17 e, em conformidade com o voto do Conselheiro Relator, foi proferida decisão no sentido da rejeição, com imputação de multa ao erário, publicada em resumo, no Diário Oficial Eletrônico do TCM, edição de 21/12/2017, tendo seu trânsito em julgado ocorrido em 18/09/2018”, informa o ofício do TCM. Importante destacar que no caso das contas das Câmaras Municipais, apesar do documento emitido pelo TCM ser intitulado de ‘Parecer Prévio’, a jurisprudência consolidada do STF e TSE é que esta decisão é caráter definitivo.

CRAS Rural de Caetité realiza encontro com grupo de gestantes

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação também contou com apoio da loja Marta Modas que doou alguns pares de sapatos infantis para serem sorteados. (Fotos: Direcom Caetité)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rural promoveu, na sexta-feira (05), com o grupo de gestantes uma reunião com a participação do médico neurologista Dr. Itamar Barros para um momento de aprendizado e troca de experiências sobre temas relevantes, bem com, Primeiros socorros com o bebê e Planejamento familiar. De acordo com os organizadores, “ambos os temas foram pensados para que as futuras mamães possam se sentir mais preparadas para a chegada dos seus bebês”.

A ação também contou com apoio da loja Marta Modas, de propriedade da senhora Marta Chaves, que gentilmente doou alguns pares de sapatos infantis para serem sorteados.

Em vídeo, Prefeito Gil Rocha agradece à população pelos votos nos deputados apoiados pelo seu grupo político

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Visivelmente mais magro e ainda se recuperando do acidente, Gil Rocha gravou o vídeo na segunda-feira (08) e expressou a sua gratidão ao povo de Guajeru (Foto: reprodução).

Ainda se recuperando de um acidente automobilístico sofrido no dia 29 de setembro, quando o veículo em que estava capotou próximo ao trevo da rodovia que liga a BR-030 a Malhada de Pedras, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, divulgou um vídeo nas redes sociais para agradecer pelos votos nos deputados federal e estaduais apoiados pelo seu grupo político. Visivelmente mais magro e ainda se recuperando do acidente, Gil Rocha gravou o vídeo na segunda-feira (08) e iniciou expressando a sua gratidão ao povo de Guajeru. “A nossa população votou pela continuidade do trabalho. Os nossos deputados, senadores, governador e presidente foram muito bem representados através do voto em Guajeru”, destacou Gil. O prefeito ainda agradeceu a todos os militantes, vereadores, vice-prefeito e lideranças políticas que integram o grupo político pelo apoio e agradeceu de forma especial aos eleitores. “A você eleitor, que deu seu voto, que escolheu o seu representante para os próximos quatro anos, graças a Deus e ao seu esforço e compreensão, nós teremos representação da Assembleia Legislativa da Bahia com os nossos deputados Zé Raimundo e Vitor Bonfim. E teremos também representação no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, com o nosso deputado federal Waldenor Pereira e no Senado, com os nossos senadores eleitos, Jaques Wagner e Coronel. Na Bahia, o nosso governador Rui Costa, que vai continuar com a correria de sempre, trabalhando pelo povo baiano. A mim, resta agradecer a cada eleitor que depositou o seu voto de confiança. Muito obrigado mesmo”, afirmou Gil. Ele encerrou o vídeo agradecendo pelos votos tem recebido pela sua recuperação e da sua esposa Marta, destacando que ambos estão evoluindo bem.

Vereador José Carlos Oliveira comenta resultado das eleições em Guajeru

Quarta / 10.10.2018

Por Leonardo Oliva

Os nossos deputados tem ajudado muito e atuado em parceria com o governo honesto, sério e transparente do Prefeito Gil Rocha”, afirmou José Carlos (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na manhã desta terça-feira (09), o Vereador José Carlos Oliveira, que é líder do prefeito na Câmara Municipal de Guajeru, conversou com a reportagem do Site Sertão Hoje/Jornal Tribuna do Sertão e comentou o resultado das eleições de domingo. “O resultado das urnas foi recebido pelo nosso grupo com muita alegria, porque foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos nossos representantes no município de Guajeru”, destacou José Carlos. No último domingo, o Deputado Federal Waldenor Pereira (PT) obteve 2.329 votos, que correspondem a 55,41% dos votos válidos. Já os Deputados Estaduais Zé Raimundo (PT) e Vitor Bonfim (PR), obtiveram 1.497 (35,20%) e 959 votos (22,55%), respectivamente. “Os nossos deputados tem ajudado muito e atuado em parceria com o governo honesto, sério e transparente do Prefeito Gil Rocha. Isso demonstra que o nosso grupo segue forte e unido e que a nossa população está exigindo representantes capacitados e comprometidos com o trabalho e com o nosso município”, afirmou José Carlos.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta terça-feira (02)

Quarta / 10.10.2018

Por Eliana Costa

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, antecipada para esta quinta-feira (11), por causa do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, neste 12 de outubro.

Em Primeira Discussão e Votação está: Projeto de Lei Nº 023/2018, de autoria do Executivo, que “Estima a Receita e fixa a Despesa do Orçamento Anual do Município de Brumado, para o exercício financeiro de 2019”.

Em Segunda Discussão e Votação está: Projeto de Lei Nº 021/2018, de autoria do Executivo, que “revoga a Lei nº 1.809, de 28 de julho de 2017, que torna obrigatória a aplicação de psicoteste para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado”; Projeto de Lei Nº 022/2018, de autoria do Executivo, que “autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito interna junto à Caixa Econômica Federal, e dá outras providências”.

Em Primeira e Única Discussão e Votação está a Indicação N° 437/2018, de procedência do Luiz Carlos Palito, que “Indica ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que seja feita limpeza na lagoa do Ariri neste município de Brumado-BA”.

Intermunicipal 2018: Brumado enfrenta Uruçuca neste domingo (14) no Gilbertão

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A comissão organizadora publicou uma nota no site oficial da Prefeitura convocando a população para prestigiar a seleção brumadense. (Foto: Ascom Brumado)

O estádio Gilbertão, em Brumado, irá receber neste domingo (14), a primeira partida do confronto entre Brumado e Uruçuca, válida pela terceira fase do Intermunicipal 2018. A equipe brumadense chegou a esta fase, após eliminar Itororó com uma vitória de 3 a 0 no primeiro jogo, também no Gilbertão, e uma derrota de 1 a 0 na casa adversária (veja mais).

A comissão organizadora publicou uma nota no site oficial da Prefeitura de Brumado (brumado.ba.gov.br) convocando a população para prestigiar a seleção brumadense. “A Comissão Organizadora convoca toda a torcida brumadense para se fazer presente e fortalecer nossa equipe e, com isso, conseguir um resultado positivo dentro de casa, para poder administrar o jogo no campo adversário. A campanha da Seleção tem sido impecável, principalmente dentro de casa, onde a torcida mostra o seu diferencial elevando a motivação de todos”, diz a nota.

Sem conquistar a reeleição, Luciano Ribeiro deve se dedicar a advocacia em 2019

Quarta / 10.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A bancada de minoria também sofreu derrotas e foi a que mais diminuiu na Assembleia. De 20 cadeiras conquistadas em 2014, a oposição foi reduzida para 16 ocupantes.

Sem conseguir se reeleger deputado estadual no último domingo (7), Luciano Ribeiro (DEM) estará fora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e da liderança da oposição da Casa a partir de 2019. Sem mandato, o ex-prefeito de Caculé declarou que deve se dedicar à advocacia e ainda não tem planos para disputar a prefeitura da cidade em 2020.

Com um pouco mais de 42 mil votos, Ribeiro não ficou entre os 70 postulantes mais votados neste ano. A bancada de minoria liderada por ele também sofreu derrotas e foi a que mais diminuiu na Assembleia. De 20 cadeiras conquistadas em 2014, a oposição foi reduzida para 16 ocupantes. Perguntado sobre quem seria o responsável pela derrota, o líder minimizou qualquer crítica a José Ronaldo (DEM) e ACM Neto (DEM), candidato ao governo e articulador da campanha do grupo. “O responsável é o povo que deu a sua posição. A gente não conseguiu um bom desempenho durante a campanha e o nosso candidato a governador também não teve esperança de vitória”, falou. “Porém, José Ronaldo foi uma boa escolha. Um nome experimentado, mas o nome não representou muito bem e o povo preferiu manter o projeto de uma majoritária que já estava no poder”, completou Ribeiro.

A desistência de ACM Neto em disputar o governo foi motivo de atrito entre aliados, sobretudo candidatos a AL-BA que acreditavam que a escolha do prefeito de Salvador poderia atrapalhar a eleição da oposição. Na época, porém, Ribeiro defendeu que a bancada aumentaria em 2018. Adversário de Ribeiro dentro da AL-BA, o líder da maioria, o deputado estadual Zé Neto (PT), lamentou a não eleição do colega. “Luciano Ribeiro é um deputado muito preparado e disposto a debater. Um político seguro de suas convicções e muito coerente. É lamentável que a Casa Legislativa perca um deputado desse”, discursou Zé Neto.

Fonte: Bahia Notícias

Estiagem: União reconhece situação de emergência em 146 municípios baianos

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação.

Um total de 146 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União, nesta terça-feira (09). Antes, os mesmos municípios tinham decretado a situação no âmbito local e depois os decretos foram reconhecidos pelo Estado. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação.

Os municípios são: Abaré, Adustina, América Dourada, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Araci, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caém, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Candeal, Cansanção, Capim Grosso, Caturama, Central, Cícero Dantas, Conceição do Coité, Contendas do Sincorá, Crisópolis, Dom Basílio, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Filadélfia, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Guanambi, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Ichu, Igaporã, Ipecaetá, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irará, Irecê, Itaberaba, Itaguaçu da Bahia, Itapicuru, Itaquara e Itatim.
 

Prefeitura de Guajeru realiza leilão de uma retroescavadeira, veículos e sucatas nesta quarta-feira (10)

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, foram feitos investimentos na ordem de R$ 450 mil nos três benefícios entregues para a comunidade do Bairro Brasília. (Fotos: Ascom Guanambi)

Conforme Edital de Leilão N.º 001/2018, na próxima quarta-feira, dia 10, a Prefeitura de Guajeru vai realização do leilão de uma máquina retroescavadeira RANDOM 2006, uma Sprinter 2013, um Fiat Uno Mille Way 2013, um Fiat Uno Mille Way 2010 e um Fiat Uno Mille 2004, além de uma sucata de Fiat Uno 2013 e diversos materiais sucateados: carteiras escolares sucateadas.

O leilão será realizado na Garagem da Prefeitura Municipal, em Guajeru, às 09h00 e será conduzido pelo Leiloeiro Público Oficial Clauberto Fernandes Nascimento Júnior, da Hatory Leilões, de Salvador. Podem participar do leilão qualquer pessoa física ou jurídica, sendo vedada a participação de menores de idade e de servidores públicos municipais. O arrematante deverá pagar o preço do bem arrematado à vista, ou poderá optar por uma caução de 30% e integralizar o restante do pagamento em até três dias úteis. Os bens serão leiloados no estado em que se encontram e os lotes estão abertos para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os telefones de contato da Hatory Leilões são: (71) 99111-4533 e 99996-0808.

Guanambi: Bairro Brasília recebeu Praça Domingos Jesulino Pereira totalmente revitalizada neste sábado (06)

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, foram feitos investimentos na ordem de R$ 450 mil nos três benefícios entregues para a comunidade do Bairro Brasília. (Fotos: Ascom Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, ao lado do vice-prefeito Hugo Costa, vereadores, secretários municipais, estiveram no bairro Brasília realizando entrega de benefícios para a comunidade local no último sábado (06).

Ao lado do vice-prefeito Hugo Costa, vereadores, secretários municipais e grande participação popular, o prefeito inaugurou a reforma e cobertura metálica da quadra esportiva da Praça Domingos Jesulino Pereira (Nenga), logo após, inaugurou também a completa revitalização da praça, que ganhou aparelhos de ginástica, nova iluminação em led etc. Finalizando, na mesma praça o gestor entregou ao lado da direção e professores, a reforma da Escola Municipal Dr. Laert Ribeiro. Ao todo, foram feitos investimentos na ordem de R$ 450 mil nos três benefícios entregues para a comunidade do Bairro Brasília.  “É gratificante pra mim, está mais uma vez entregando mais obras e benfeitorias para mais uma importante região da cidade que é o Bairro Brasília, seguimos trabalhando firmes na sede, distritos e zona rural”, comemorou o prefeito. 

Três toneladas de maconha são achadas dentro de caminhão com carga de milho na BR-116

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O caminhão estava sendo monitorado pelas equipes de inteligência das polícias, e o veículo de carga foi seguido e abordado, no posto da PRF. (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Três toneladas de maconha foram encontradas, na noite de segunda-feira (8), em um caminhão com carga de milho, na BR-116, região de Feira de Santana. Um homem foi preso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a droga foi achada após uma ação das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar. A carga, segundo a SSP-BA, foi avaliada em R$ 45 milhões e saiu do Mato Grosso do Sul.

Preso em flagrante, o motorista do caminhão disse à polícia que a maconha seria entregue a um traficante de Feira de Santana. O caso foi registrado na Polícia Federal. A SSP-BA detalhou ainda que o caminhão com maconha estava sendo monitorado pelas equipes de inteligência das polícias, e o veículo de carga foi seguido e abordado, no posto da PRF, na BR-116. Após buscas, a droga foi localizada.

Fonte: SSP-BA

Prefeitura de Caetité inicia tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A coletiva de imprensa foi realizada no Auditório Municipal no antigo Fórum na Praça da Catedral. Neste primeiro momento a campanha focou no câncer de mama.

Com intuito de conscientizar e alertar homens, mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata, a Prefeitura de Caetité deu início, nesta segunda-feira (08), à tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, por meio de coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Auditório Municipal no antigo Fórum na Praça da Catedral. Neste primeiro momento a campanha focou no câncer de mama.

A Secretaria de Saúde Cynthia Lopes explicou que a mobilização tem como objetivo estimular as mulheres a participarem da campanha com a perspectiva do cuidado da saúde e do seu corpo. “Estamos dando condições durante todo o ano, para que as mulheres possam realizar o diagnóstico através de mamografias, ultrassonografias e serem encaminhadas para o tratamento. Inclusive, já realizamos em nossa cidade cirurgias de mama, isso mostra o resultado de um trabalho sério”, explica. Como forma de incentivar as mulheres a buscarem pelo exame e enfrentar o tratamento, a professora Leny Lucy contou sua história de luta contra a doença. “Quando você descobre, o primeiro passo é aceitar, isso é importante para encarar os desafios do tratamento. Depois é enfrentar essa luta com alegria para vencer o câncer. Eu venci porque não desanimei e aceitei minha condição no momento, isso deixou mais leve o tratamento. É essencial, também, o apoio da família e dos amigos”, enfatiza Leny. 
 

SecultBA reabre inscrições para capacitação de jovens em projetos culturais

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As atividades acontecerão no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista (30 Vagas), totalizando 64 horas de formação por grupo.

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de formação Bahia Criativa – Jovens Empreendedores, nas cidades de Ilhéus e Vitória da Conquista. Os interessados têm entre 08 de outubro e 05 de novembro de 2018 para enviar sua inscrição por meio do site www.bahiacriativa.ba.gov.br.

Os ciclos de formação incluirão oficinas e consultorias coletivas, abordando temas como Financiamento de Empreendimentos Criativos; Marketing Cultural; Elaboração de Projetos; Preparação para pitching; Enquadramento de Projetos Culturais; Marketing para Empreendedores Culturais e Formatação de Portfólio. Ao final da formação, espera-se que cada participante disponha de conhecimento e competências para transformar suas ideias em projetos e empreendimentos tecnicamente viáveis e estruturados para a captação de recursos.

Poderão se inscrever jovens com idade entre 18 e 29 anos com ensino médio completo e atuação individual ou coletiva em projetos, negócios, serviços, coletivos ou organizações sociais ligados à cultura. As atividades acontecerão na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (30 vagas), e no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista (30 Vagas), totalizando 64 horas de formação por grupo. A capacitação oferece aos participantes um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitam transformar suas ideias ligadas à economia criativa em projetos e empreendimentos tecnicamente viáveis. As candidaturas serão analisadas e a lista dos candidatos selecionados deverá ser divulgada em 12 de novembro.

A execução do projeto é do Escritório Bahia Criativa, vinculado à Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da SecultBA que tem por diretriz atuar na concepção, planejamento e execução de ações voltadas à gestão, empreendedorismo e inovação de negócios criativos, em todo o território baiano. Desde a sua inauguração, em maio de 2014, o Bahia Criativa realizou, aproximadamente, quatro mil atendimentos presenciais a empreendedores culturais — entre atividades de formação e consultoria — alcançando todos os 27 Territórios de Identidade do estado.

Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões nesta quarta-feira (10)

Terça / 09.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 85 mil em rendimentos mensais.

Nesta quarta-feira (08), a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 23 milhões do concurso 2.086, que será realizado a partir das 20h no Caminhão da Sorte da CAIXA, estacionado em Joaçaba, interior de Santa Catarina.

De acordo com a CAIXA, caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 85 mil em rendimentos mensais. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar dez apartamentos de luxo, com carro na garagem. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).