Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara de Guanambi realiza 3ª Sessão Itinerante no Distrito de Morrinhos

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ordem do dia, foram aprovadas Projeto do Executivo autorizando doação de área pública.

Na última segunda-feira (09), a Câmara de Vereadores de Guanambi realizou a 3ª sessão Itinerante no Distrito de Morrinhos, com expressiva participação popular e representante da comunidade usando a tribuna livre para apresentar reivindicação e agradecer pelas realizações do poder público na localidade. Na ocasião, o vereador Homero Castro, representante Local, agradeceu a Câmara pela presença e reafirmou seus compromissos com Morrinhos. O presidente Dr. Agostinho Lira elogiou a participação do povo firmando que o legislativo sempre será parceira no atendimento das demandas do povo. Na ordem do dia, foram aprovadas Projeto do Executivo autorizando doação de área pública.

A 3ª sessão Itinerante no Distrito de Morrinhos contou com expressiva participação popular.

Brumado: Polícia Militar realiza formatura dos alunos que concluíram o PROERD 2017

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Durante a solenidade, houve apresentações e foram entregues premiações aos alunos que se destacaram nas redações do projeto e na participação durante o curso.

Na última sexta-feira (04), foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, a solenidade de formatura da turma do 1º semestre/2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O programa é promovido pela Polícia Militar da Bahia, em parceria com escolas municipais e particulares do município. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Ainda ajuda-os a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas.

Neste primeiro semestre de 2017, participaram do programa 235 alunos, sendo alunos das escolas municipais Ayrton Viana Silva, Armida Maria Azevedo, Élcio José Trigueiro e Scheilla Barreto Spínola Costa e das escolas particulares Centro Educacional Monteiro Lobato e Centro Educacional Paulo Freire. O evento contou com a presença do Major Adriano Souza, Capitão Cláudio Delmondes, Soldado Clécio Nunes, secretária Municipal de Educação Acácia Gondim Ribeiro, vereadores Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo, José Ribeiro das Neves e Reinaldo de Almeida Brito, Sr. Arivaldo do Espírito Santo (representando o município de Malhada de Pedras), formandos (alunos da rede municipal e particular), familiares e amigos que lotaram a casa legislativa. Durante a solenidade, houve apresentações e foram entregues premiações aos alunos que se destacaram nas redações do projeto e na participação durante o curso.

Neste primeiro semestre de 2017, participaram do programa 235 alunos.

139 pessoas foram atendidas em Mutirão do Glaucoma em Caetité

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Do total, 93 foram cadastradas para acompanhamento contínuo e 46 foram liberadas.

No último domingo (08), a equipe da Oftalmodiagnose esteve em Caetité para a realização do Mutirão do Glaucoma. Na oportunidade, foram atendidas 139 pessoas da sede do município. Desse total, 93 foram cadastradas para acompanhamento contínuo e 46 foram liberadas. Os pacientes de revisão analisaram a pressão intraocular e fizeram a reavaliação da escavação do olho. Já os novos pacientes, além de medirem a pressão dos olhos, passaram por Campimetria FDT, que consiste em um exame computadorizado de campo visual, o qual utiliza uma nova tecnologia de perimetria com dupla frequência para auxiliar no diagnóstico mais precoce de glaucoma.

Equipe da Oftalmodiagnose do Mutirão do Glaucoma.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado no dia 14/10

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (14), das 7h30 às 13h30, no bairro Centro, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Praça dos Meiras, Av. Dr. Antonio Mourão Guimarães, Rua Cel. Paulino Chaves, Praça Pompilio Leite, Rua Henrique Dias, Rua Deolino Carvalho, Rua Miguel Mirante, Rua Marechal Deodoro, Tv. Flavio Silveira Torres e Rua Tiburcio da Silva Leite. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

12ª edição da Mostra Cinema de Vitória da Conquista acontecerá em novembro

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Após dois anos, o evento retorna ao calendário cultural de Vitória da Conquista.

Será realizada entre os dias 19 a 24 de novembro a 12ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. Estabelecido, ao longo dos anos, como um dos mais importantes eventos do gênero no nordeste do país, a Mostra é, por excelência, um espaço de experimentação cinematográfica que democratiza o acesso à produção nacional e o debate sobre os mais diversos temas do cinema e do audiovisual. O evento, que teve sua última edição em 2015, é um espaço privilegiado para a discussão dos temas e manifestações importantes do cinema brasileiro. A Mostra mantém uma curadoria sempre voltada para trazer um panorama interessante da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém diversa e rica.

“É sempre importante dar continuidade a tudo aquilo que você faz, ainda mais quando é um evento cultural. Perder a continuidade resulta numa série de prejuízos, como o distanciamento do público, que acaba se desatualizando por causa da produção muito grande que o nosso cinema está atualmente”, Afirmou o coordenador geral da Mostra Cinema Conquista, Esmon Primo.  Durante a programação, serão exibidos mais de 45 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas na Praça Guadalajara (Praça da Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade, e nas tendas itinerantes que percorrerão escolas municipais em diversos distritos da cidade.

A Mostra Cinema Conquista homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira, pela sua inestimável contribuição com trabalhos deixados ao longo dos seus 44 anos dedicados ao cinema. Nascido em Salvador, Espinheira passou parte de sua infância e início da adolescência na cidade de Poções e faleceu em 2015. Sua vida e obra serão retratadas por meio de uma exposição, assinada pelos artistas Vinícius Gil (Purki) e Carlos Rizério.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), Secretaria de Cultura (Secult/BA), Fundo de Cultura e Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e apoio institucional da UESB, Curso de Cinema e Audiovisual da UESB, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) e Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB). O evento tem ainda o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (SURTE) e Schin.

Caculeense Jonathas Pesadelo é campeão do GP Nordeste de Muay Thai no Pernambuco

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Para o treinador Leo Sparta, a vitória no GP é fruto de um Projeto Social que está dando certo na cidade de Caculé com apoio da Prefeitura Municipal.

Aconteceu no último sábado (07), na cidade de Camaragibe, em Pernambuco, mais uma etapa do Golden Talents, GP organizado pela Liga Nordeste de Muaythai, no Camará Stadium. A competição teve participação de oito lutadores de Estados diferentes do Nordeste, entre eles, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará. O caculeense Jonathas Pesadelo foi mais uma vez o grande vencedor. Segundo o lutador, esse é o resultado de muito esforço, treinamento e dedicação. “Eu não acreditava que eu iria consegui ser o melhor do Nordeste, agora é treinar duro para participar do melhor do Brasil em São Paulo, no final do ano”, disse.

Para o treinador Leo Sparta, a vitória no GP é fruto de um Projeto Social que está dando certo na cidade de Caculé. Nosso trabalho é serio, nosso treino é intenso, pra mim não foi surpresa ele ser campeão porque sempre achei que tinha potencial para ser campeão não só do Nordeste, mas campeão do Brasil e, futuramente, campeão Mundial. Agradeço ao Governo de Caculé e aos demais apoiadores que tornaram possível a participação de Jonathas não só nesta, mas também em outras competições que vem acontecendo. Se Deus quiser em dezembro vamos buscar o prêmio melhor do Brasil pra Caculé’’, destacou Léo.

Caetité: Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira emite Nota de Pesar por falecimento de aluno

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira externa sentimento de pesar e presta condolências à família do aluno Sandro Lucio Rodrigues Nascimento, em decorrência de seu falecimento nesta terça-feira (10). O Grupo Escolar solidariza-se com a família e amigos do aluno. “Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança”, diz a nota.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no dia 13/10

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira (13), das 08h ás 16h, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua 01, Rua A, Avenida Professor José Neves Teixeira, Rodovia BR 030, Rua 26, Rua Jose do Norte, Rua 05, Avenida Juscelino Kubistchek, Avenida Sandoval Morais, Rua Atílio Pereira de Oliveira, Rua Pedro Pereira da Silva, Rua 07, Rua Delci Fogaça Fagundes e Rua 11. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Governador Rui Costa autoriza licitação para a recuperação da pista do aeroporto de Guanambi

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com a obra, orçada em R$ 4 milhões de reais, a pista poderá suportar os pousos e decolagens dos aviões ATR-72.

Nesta terça-feira (10), ao ser perguntado sobre o aeroporto de Guanambi em transmissão ao vivo no Facebook, onde respondeu a perguntas dos internautas, o governador Rui Costa, ao lado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, confirmou a autorização de licitação para o recapeamento da pista do aeroporto municipal Isaac Moura Rocha. Com a obra, orçada em R$ 4 milhões de reais, a pista poderá suportar os pousos e decolagens dos aviões ATR-72, justamente o modelo que a empresa Azul linhas aéreas opera na viação regional.

Na sua última reunião com o governador, o prefeito Jairo Magalhães e a deputada estadual Ivana Bastos obtiveram a sinalização positiva, pois todos os trâmites para a recuperação da pista já foram superados, como os estudos e averiguação técnica, realizada por equipe especializada. “Diversas obras já foram feitas no aeroporto, como a construção no novo terminal de passageiros, cerca telada, Seção de Combate a Incêndio (SCI), já foi adquirido junto a ANAC o caminhão dos bombeiros, entre outras providências e entraves de ordem técnica, já superadas junto aos órgãos responsáveis”, salientou o prefeito Jairo Magalhães.

Mutirão do Projeto Glaucoma atende 150 pacientes em Malhada de Pedras

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Alguns pacientes já estão em tratamento e passaram por revisão e novos pacientes foram encaminhados para atendimento pelos Agentes Comunitários de Saúde do município.

Na última quinta-feira (05), foi realizado no Centro de Saúde de Malhada de Pedras, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Visão, o mutirão Projeto Glaucoma. Na ação foram realizados cerca de 150 atendimentos, sendo que alguns pacientes já estão em tratamento e passaram por revisão e novos pacientes foram encaminhados para atendimento pelos Agentes Comunitários de Saúde de Malhada de Pedras. Em nota, o secretário de Saúde Felipe Gadeia agradeceu a equipe do Instituto Visão e ao Dr. Ebenezer pelo excelente atendimento prestado, pela atenção e carinho dispensado aos pacientes. Fonte: Malhada Online.

Ministério da Saúde libera recurso para implantação de mais uma Equipe de Saúde Bucal em Guajeru

Quarta / 11.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com o credenciamento a Unidade ampliará os dias de atendimento e o número de procedimentos oferecidos, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes.

Com a elaboração do Projeto de Credenciamento de uma nova Equipe de Saúde Bucal, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, e após votação e aprovação do mesmo, o Ministério da Saúde acatou no último mês de setembro a solicitação do município. Com isso, o Ministério realizou o credenciamento e liberou recurso para o financiamento de mais uma Equipe de Saúde Bucal para atender a população cadastrada na Unidade de Saúde da Família Alípio Sergio Carlos Garcia, na sede do município.

Segundo a secretária de Saúde, Érica Cangussu, o município já estava oferecendo o serviço à população com investimento de recursos próprios, porém em quantidade de dias e procedimentos reduzidos. “Com o credenciamento a Unidade ampliará os dias de atendimento e o número de procedimentos oferecidos, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes”, destaca Érica.

Só nos últimos quatro anos o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu credenciar duas Equipes de Saúde Bucal. Até o ano de 2012 Guajeru contava com apenas 3 equipes credenciadas. Após esta conquista, além de contar com 100% de cobertura em Saúde da Família, o município passa a contar também com 100% de cobertura em Saúde Bucal. “Isso representa um grande avanço na Atenção Básica do Município e na melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou Érica Cangussu.

Brumado: Nasf promove oficina com técnica de massagem relaxante para bebês na USF Dr. Arlindo Magno Stanchi

Terça / 10.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Durante a oficina, as mamães puderam aprender a técnica na prática e observar os benefícios da massagem relaxante.

Nesta terça-feira (10), a Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Jaciara Souza, realizou na Unidade de Saúde da Família (USF) de Brumado, Dr. Arlindo Magno Stanchi, uma oficina de Shantala para bebês entre 02 e 07 meses. A Shantala é uma técnica de massagem milenar, de origem indiana, que relaxa o bebê, ajuda a regular o sono, alivia as cólicas, além de promover maior interação entre os pais e o bebê. Durante a oficina, as mamães puderam aprender a técnica na prática e observar os benefícios da massagem relaxante para os bebês.

Governo de Caetité adere à campanha nacional de fiscalização de lotes

Terça / 10.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Vários loteamentos são clandestinos ou irregulares, por esse motivo as pessoas devem verificar a situação cadastral do empreendimento antes de adquiri-lo.

O Governo de Caetité aderiu, assim como os municípios da região, a uma campanha do Governo Federal de fiscalização de lotes. Vários loteamentos são clandestinos ou irregulares, por esse motivo, antes de adquirir qualquer lote nas zonas urbana e rural de Caetité, as pessoas devem verificar a situação cadastral do empreendimento. “Todos os loteamentos devem ter seu projeto aprovado pela Prefeitura de Caetité, licenciamento ambiental e ainda ser registrado no cartório de imóveis da comarca. Sem isto, o lote é ilegal”, explica o secretário municipal de serviços públicos, Rodrigo Gondim. Para quaisquer informações sobre loteamentos no município, os interessados devem procurar a Secretaria de Serviços Públicos, localizada na Avenida Marlene Cerqueira de Oliveira s/nº, Bairro Prisco Viana, no Centro Administrativo de Caetité.

'Cinquentinhas' devem ser emplacadas até o dia 17 de outubro

Terça / 10.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o Detran, a medida está prevista em lei federal que estabelece o registro obrigatório do ciclomotor junto aos departamentos de trânsito.

Os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como "cinquentinhas”, fabricados antes de 31 de julho de 2015, devem emplacar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) até o próximo dia 17 de outubro. A informação foi divulgada pelo órgão na última segunda-feira (9). Segundo o Detran, a medida está prevista em lei federal que estabelece o registro obrigatório do ciclomotor junto aos departamentos de trânsito. De acordo com o G1, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o serviço e estabeleceu o prazo que termina em nove dias. As motos vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As “cinquentinhas” fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas.

Brumado: Técnicos da Sesoc e da Semar visitam agricultores cadastrados no PAA

Terça / 10.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os agricultores cadastrados no PAA receberam a visita dos coordenadores do Programa, Denise Alves Pinto e o Engenheiro Agrônomo Delmo Soares.

Os coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Denise Alves Pinto, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), e o Engenheiro Agrônomo Delmo Soares, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar), realizaram visitas aos agricultores cadastrados no referido Programa. As visitas em campo têm o objetivo de verificar se as exigências de participação no PAA estão sendo cumpridas, bem como viabilizar a aproximação com os produtores. Ressalta-se que todos os produtos adquiridos através do programa são doados às pessoas em situação de vulnerabilidade por intermédio de entidades socioassistenciais cadastradas no PAA.