Sertão Hoje

Sertão Hoje

Inaugurado o Centro Dia, centro especializado em tratamento de pessoas com microcefalia

Terça / 05.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes o ministro Osmar Terra, deputados federais, vereadores, secretários municipais e comunidade.

O Centro Dia (Centro Especializado de Assistência Social) foi inaugurado nessa segunda-feira (4), em Salvador. O Centro Especializado de Assistência Social atenderá pessoas portadoras de deficiência provenientes da microcefalia, contando com equipe multidisciplinar. O deputado Luciano Ribeiro enalteceu a iniciativa de grande importância na área da saúde. “O Centro vem atender, com cuidados específicos, uma recente demanda que é a microcefalia, oferecendo apoio multidisciplinar às famílias com casos. Excelente iniciativa”. Estiveram presentes o ministro Osmar Terra, deputados federais, vereadores, secretários municipais e comunidade.

Homem é encontrado morto a tiros, em Ituaçu, e o autor do crime confessa e é preso

Terça / 05.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Após a polícia chamar o autor do crime, ele se entregou e apresentou a arma do crime confessando o mesmo. (Foto: Polícia Civil)

Na madrugada desta terça-feira (5) por volta da 1 da madrugada, um homem foi encontrado morto a tiros, na Rua Plínio de Castro, em uma curva, sentido gruta da mangabeira, em Ituaçu. A Polícia Militar foi acionada após tiros na região e informada de que havia um homem caído próximo a um carro branco. Chegando ao local juntamente com o SAMU foi constatada a denúncia e a morte do Sr. Josezito Vergueiro de Jesus Viera. A polícia foi informada de que o autor teria sido José Normando dos Santos, e que o mesmo estaria em sua residência, onde teria se escondido logo após o fato.

Foi solicitado apoio das guarnições de Tanhaçu e Ituaçu e após a chegada, a casa do autor foi cercada. Após a polícia chamar o autor do crime, ele se entregou e apresentou a arma do crime confessando o mesmo. Um revólver cal. 32, com 05 cartuchos aparentemente deflagrados e 01 intacto, foi apreendido e encaminhado à delegacia de Brumado juntamente com o autor do homicídio. Destaque para o trabalho da polícia que com o apoio das guarnições supracitadas foi possível prender o indivíduo em pouco tempo.

A esquerda o Sr. Josezito Vergueiro de Jesus Viera, morto a tiros, e a direita José Normando dos Santos. (Foto: Polícia Civil)

Luciano Ribeiro solicita a transferência da zona eleitoral de Licínio de Almeida para Jacaraci

Terça / 05.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O deputado solicitou a transferência da zona eleitoral do município de Licínio de Almeida para Jacaraci, visando maior comodidade, tendo em vista a dificuldade de acesso.

O deputado estadual Luciano Ribeiro esteve no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), com o presidente Dr. José Edivaldo Rotondano, para tratar de assunto referente à Comissão de Divisão Territorial. Na oportunidade, o deputado solicitou a transferência da zona eleitoral do município de Licínio de Almeida para Jacaraci, visando maior comodidade aos licinienses, tendo em vista a dificuldade de acesso. “A mudança facilitará o acesso à justiça, já que a estrada entre Licínio e Urandi está intransitável, sendo a recuperação desta estrada uma das nossas mais importantes reivindicações desde o início do mandado”, lembrou o deputado.

Ofício entregue ao presidente do TRE solicitando a transferência de zona eleitoral de Licínio para Jacaraci.

Caetité: Alunos da rede municipal de ensino assistiram a show de humor gratuito

Terça / 05.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado graças a uma parceria da Prefeitura de Caetité, através das secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e de Educação.

Na manhã dessa segunda-feira (04), cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino assistiram a um grande show de humor com o caetiteense Buiu da Praça é Nossa e com o Tiririca dos Programas do Geraldo Luís e do Ratinho, no circo Bismark. Graças a uma parceria da Prefeitura de Caetité, através das secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e de Educação, alunos das escolas Dácio Alves de Oliveira, Therezinha Bonfim e Manoel Ladeia tiveram uma manhã de muita diversão. Para Buiu, voltar a sua terra natal depois de mais de 30 anos, é uma emoção muito grande. “Quando eu morava aqui com a minha mãe, nós éramos moradores de rua. Eu tive a oportunidade de ir para São Paulo e melhorar as nossas vidas. Voltar pra cá está sendo uma emoção enorme. A receptividade está sendo muito calorosa, todo mundo me tratando com muito carinho. Então, eu estou bastante feliz”, declarou Buiu.

INCRA reabre escritório em Vitória da Conquista

Terça / 05.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Deputado Paulo Azi, deputado Luciano Ribeiro e Arlindo Rebouças - coordenador do Incra / Vitória da Conquista.

Por indicação do deputado federal Paulo Azi e do deputado estadual Luciano Ribeiro, o escritório do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) é reaberto no município de Vitória da Conquista e terá como coordenador o ex-vereador Arlindo Rebouças. O escritório atenderá Vitória da Conquista e região. Para Luciano Ribeiro, a reabertura traz importantes ganhos na regionalização da administração de terras públicas e no cadastro de imóveis rurais. “Será possível uma gestão mais organizada e justa da estrutura fundiária na região, contribuindo para um desenvolvimento sustentável”, pontuou o parlamentar.

Caetité: Escola Ovídio Teixeira culmina Projeto Quizomba e Projeto Festeja 2017

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos. (Fotos: Direcom Caetité)

O Projeto Quizomba, realizado nos dias 23 e 24 de novembro nos turnos matutino e vespertino, pelo Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, com uma grande gincana cultural e esportiva, no qual, pode-se notar o envolvimento ativo dos alunos para que tudo tivesse um bom desenvolvimento e sucesso nas apresentações das provas, tanto antecipadas quanto surpresas; e, também, a maravilhosa Noite Cultural do Projeto Festeja, realizada no dia 23/11, com diversas atividades voltadas para a temática em si e trazendo à tona a questão da Consciência Negra, Branca e Indígena com uma proposta de promover e/ou despertar nosso olhar para demonstrar que através desta consciência se faz um Brasil de Saber e (des) Sabores.

O objetivo primordial do projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. E, assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos. Frente a este objetivo, o projeto é tido como interdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento. Na Noite Cultural do FESTEJA, no dia 23/11, os alunos e visitantes puderam contemplar diversos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos sob orientação de seus professores, além de exposição de uma mesa com comidas típicas. A realização do evento contou com apoio de pessoas do comércio local. 

Seabra: Atendimento no Hospital da Chapada é iniciado com cirurgias

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Pacientes de Seabra e mais 12 municípios tiveram a oportunidade de agendar o atendimento durante o Mutirão de Cirurgias. (Fotos: Camila Souza/GOVBA).

O Hospital Regional da Chapada (HRC), recém-inaugurado pelo governador Rui Costa, iniciou o atendimento à população da região neste domingo (3). Pacientes de Seabra e mais 12 municípios da Chapada Diamantina tiveram a oportunidade de agendar o atendimento durante o Mutirão de Cirurgias, que começou no início da semana passada. Segundo o diretor-médico do HRC, Luiz Carlos Brasileiro, todas as cirurgias agendadas durante o mutirão devem ser feitas entre 10 e 15 dias. “Iniciamos o atendimento com os procedimentos eletivos, já que existe uma grande demanda, até então, reprimida. Além disso, já estamos abertos para urgência e emergência e politraumas”, esclarece.

A implantação do HRC, em Seabra, também promove a abertura de novos postos de trabalho na região. Atualmente, o hospital possui uma equipe formada por 349 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e apoio administrativo. O maqueiro Ramiro Lima, 41 anos, estava desempregado há três anos. Pai de três filhos e morador de Abaíra, município localizado a 130 quilômetros de Seabra, ele destaca que “encontrar um trabalho estava muito difícil e este chegou na hora certa, com a abertura do hospital. Agora vou ter condições de cuidar dos meus filhos e da minha esposa”.

Guanambi: III Conferência Municipal de Educação nos dias 5 e 6 de dezembro

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é garantir a ampla participação dos gestores, professores, técnicos e estudantes das diversas instituições e instâncias de educação e a sociedade civil do município.

Será realizado em Guanambi nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento Pedagógico (Cetep), a III COMEG – Conferência Municipal de Educação, com o tema: “A consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O objetivo é garantir a ampla participação dos gestores, professores, técnicos e estudantes das diversas instituições e instâncias de educação e a sociedade civil do município, visando consolidar ações concretas e desafios para a melhoria da qualidade da educação.

Caetité: Alunos do 9º ano da escola Manoel Lopes realizam ação solidária no Casarão

Segunda / 04.12.2017

Por Direcom Caetité

“Tenham certeza que eles aprenderam sobre o verdadeiro significado de ser cidadão e o amor ao próximo”, destacou a professora Ezileide. (Fotos: Direcom Caetité)

No dia 23 de novembro, os alunos do 9º ano do Grupo Escolar Manoel Lopes, realizaram uma ação solidária, no Casarão, sob a coordenação da professora Ezileide Castro. A iniciativa foi uma proposta da disciplina de Ensino Religioso, na qual além dos estudantes levarem lanches para os moradores, elas cantaram, fizeram apresentações e lavaram alegria, de forma muito especial. “Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a união e o empenho da turma. Ver no olhar de cada aluno o orgulho que sentia o dever de missão cumprida, a felicidade de ter feito o bem. Tenham certeza que eles aprenderam sobre o verdadeiro significado de ser cidadão e o amor ao próximo”, destacou a professora Ezileide.

A iniciativa foi uma proposta da disciplina de Ensino Religioso.

Prefeitura de Guanambi inicia recuperação asfáltica da Avenida Governador Waldir Pires

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A requalificação da via atende ao pedido de moradores de diversos bairros, que utilizam a via para deslocar a todas as regiões da cidade. (Foto: Ascom / Guanambi)

O prefeito Jairo Magalhães autorizou as obras para o término da requalificação do asfalto da Avenida Waldir Pires. A intervenção iniciou na manhã da quinta-feira (30), onde está sendo aplicado o asfalto usinado CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), dos mais resistentes do mercado, o mesmo aplicado na estrada que liga ao Distrito de Ceraíma recentemente.  “Estamos trabalhando de forma incansável, com planejamento e austeridade, vamos inaugurando obras e realizando ações em diversas regiões da cidade, distritos e zona rural”, disse o prefeito.

A aplicação do asfalto se deu do trecho aos fundos do 17º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Alvorada, e vai até a interligação do trevo da BR-122, no bairro Santo Antônio.  De acordo os técnicos e engenheiros da empresa. A requalificação da via atende ao pedido de moradores de diversos bairros, que utilizam a via para deslocar a todas as regiões da cidade.  

Ipupiara: Policiais encontram explosivos em carros abandonados na estrada

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT/Seabra) que investigará a origem. (Foto: Divulgação SSP)

Na manhã de domingo (3), dois veículos com placa do estado de São Paulo abandonados em uma estrada vicinal, no município de Ipupiara, chamaram a atenção de policiais da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Seabra) e da Companhia Independente de Policiamento Especializada (Cipe) Chapada. Dentro de um deles, as guarnições encontraram explosivos e assessórios usados por quadrilhas especializadas em roubo a banco. Foram encontrados nos veículos modelos Corsa GSL, cor verde, placa BYN 6543, e Fiat Ideia, cor prata, placa CYX 6469, ambos roubados, quase três explosivos, 25 metros de cordão detonantes, estopim e detonadores. De acordo com o comandante da 29ª CIPM, Capitão PM Nelson Normando Júnior, o material deveria ser utilizado em ataques a bancos na região. “Estamos com policiamento noturno reforçado para prevenir qualquer ato criminoso no município”, garantiu. O material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT/Seabra) que investigará a origem.

Guanambi: Jairo Magalhães discute no Ministério da Saúde, liberação de recursos para a construção da sede do Hospital Municipal

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O valor total do projeto de construção do hospital é de R$ 2.923.000,00, pois também conta com a contrapartida municipal, no valor de R$ 900.000,00.

Em viagem oficial à Brasília, na semana passada, onde cumpre extensa agenda de trabalho, o prefeito Jairo Magalhães se reuniu com técnicos e o assessor do Ministro da Saúde, Messias Boaventura, onde discutiu os parâmetros técnicos para a liberação do valor de R$ 2.023.000,00 (dois milhões e vinte de três mil reais) para a construção da sede própria do Hospital Municipal de Guanambi. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, junto ao governo federal, través de Convênio firmado com a Caixa Econômica. Na reunião, abordaram as questões de ordem administrativa para a liberação dos valores. Segundo Jairo, o projeto já está finalizado e a obra deverá ser licitada nos próximos meses. O valor total do projeto de construção do hospital é de R$ 2.923.000,00 (Dois milhões, novecentos e vinte e três mil reais), pois também conta com a contrapartida municipal, no valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais). “Seguramente, a sede do Hospital Municipal de Guanambi será uma das estruturas de saúde, das mais modernas de toda a região, o que irá fortalecer ainda mais a saúde da nossa população e ampliação dos serviços”, salientou o prefeito. 

O Hospital Municipal de Guanambi foi reaberto na gestão anterior, em 16 de junho de 2015, em prédio locado pela prefeitura de Guanambi. Neste período, uma grande equipe de médicos e profissionais renomados realizou no estabelecimento de saúde mais de 3.500 cirurgias eletivas, em sua grande maioria, de pessoas humildes que não tinham condições de arcar com os custos das cirurgias. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho, durante todo o mês de dezembro, foi realizado em parceria entre a Sesab e Secretaria Municipal de Saúde, um grande mutirão, onde 532 cirurgias foram realizadas. “A construção da sede própria do Hospital Municipal, irá propiciar melhor e maior estrutura, onde poderemos ampliar o atendimento, e ainda economizar substancialmente, pois não teremos mais o custo de aluguel”, frisou.

Brumado Coelba comunica desligamento programado dia 6

Segunda / 04.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em Brumado nesta quarta-feira-feira (06), das 09:30 h às 15:30 h, na Fazenda Salobro, Fazenda Lagoa do Murão, Fazenda Cruz, Fazenda Lagoa da Panela, Povoado Estoque, Fazenda Mocinho, Fazenda Lagoa Dorada, Povoado Catugi, Fazenda Canal, Fazenda Lagoa da Rosa, Fazenda Mulungu, Povoado Lagoa do Pintado, Povoado Mucambo, Fazenda Limoeiro, Fazenda Lagoa do Boi, Fazenda Lagoa da Extrema, Fazenda Canal, Povoado São Sebastião, Fazenda Francona, Fazenda Boa Vista, Fazenda Boa Sorte, Povoado Salina Velha, Fazenda Várzea Queimada, Fazenda Barriguda, Povoado Fuluca, Povoado Lagedo Alto, Fazenda Lagedo de Dentro, Fazenda Riacho Seco, Fazenda Curral Novo, Fazenda Jardim, no bairro São Sebastião, no município de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Rui Costa recebe título de cidadão de Seabra

Domingo / 03.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na tarde de quinta (30), o governador entregou ao município um trator com implementos agrícolas para pequenos agricultores do município. (Fotos: Camila Souza/GOVBA)

Rui Costa, governador da Bahia, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Seabrense durante cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, na noite desta quinta-feira (30). "É um grande orgulho e felicidade estar nessa Câmara hoje, pois esse título foi concedido baseado em ações concretas. Sinto que trouxe para Seabra e região melhores condições de vida", se emociona Rui Costa. "Observei a preocupação do governador Rui Costa com nosso município, implantando diversas ações, inclusive o Hospital Regional da Chapada, tão importante para a nossa região. "É um reconhecimento mais que merecido" destaca o vereador Jorge Luís Oliveira Mendes, responsável por propor o título ao governador.

Nessa sexta-feira (01), Seabra ganhou a primeira unidade hospitalar de alta complexidade da região. O Hospital Regional da Chapada conta com mais de 100 leitos, sendo dez de UTI, e irá atender, a partir do próximo domingo (03), 11 municípios da região. Na tarde de quinta (30), o governador entregou ao município um trator com implementos agrícolas para pequenos agricultores do município.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado dia 5

Domingo / 03.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em Brumado nesta terça-feira (05), das 9 h às 15 h, no Povoado Algodões, no bairro Cacimbas, na zona rural de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.