Sertão Hoje

Sertão Hoje

Incentivo ao Reisado: Prefeitura de Igaporã realiza projeto 'Folia de Crioulo'

Quarta / 15.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na noite deste domingo (12), em Igaporã, a culminância do projeto cultural “Folia de crioulo: Incentivando o reisado no interior baiano”, onde centenas de pessoas prestigiaram as festividades. Promovido pelo proponente José Ferreira de Souza, o projeto é fruto do edital 12/2013 culturas populares, versão simplificada do Fomento à Cultura pelo Fundo de cultura do Governo do Estado da Bahia. O evento contou com o apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Várias autoridades marcaram presença no evento como a Prefeita Rosana Cotrim, a Secretária de Governo Jânia Núbia, o Secretário de Esporte e Lazer Demócrito Oliveira, os vereadores Elpídio Alves Sobrinho, Diogo Fernandes, Cristiane Fernandes, presidentes de Associações de produtores rurais, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Igaporã.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo enfatizou sobre a importância de investimentos nessa rica manifestação cultural: “A tradição do reisado é uma prática cultural que recebe fomento da Administração Municipal por meio da Secretaria de Cultura desde o ano de 2013. E, sempre procuramos atender as solicitações das comunidades. Igaporã só teve a ganhar com esse projeto, pois, muitos grupos foram fortalecidos e outros criados.” Afirmou. Durante os meses de dezembro de 2014 a abril de 2015, esse projeto realizou oficinas de instrumentos, cantigas, samba de roda e palestras sobre a cultura popular do reisado e conseguiu mobilizar comunidades, fortalecendo o terno de reisado das Ciganas Nossa Senhora Aparecida, criou o terno de reis da cidade de Igaporã o Terno de Reis Vila Fagundes, fortaleceu o terno de reis da Comunidade de Jardim e criou o terno de reis da Comunidade de Santa Maria.

Além do Terno de Reisado Vila Fagundes, que foi o anfitrião do evento, também se apresentaram o Terno de Reisado Nossa Senhora Aparecida, Terno de Reisado Santa Maria, Terno de Reisado Jardim, Terno de Reisado Cachoeira do Tatu, Terno de Reisado Canabrava, Terno de Reisado Barreiro da Conceição, Terno de Reisado Pedra Branca, Terno de Reisado Lapinha e Terno de Reisado Zelopes.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.