Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: VLI prorroga inscrições para programa de estágio 2015

Terça / 26.05.2015

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, prorrogou as inscrições para o programa de estágio 2015 da companhia. Os estudantes poderão se cadastrar no processo seletivo até 31 de maio. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.vli-logistica.com.br. O programa é voltado para estudantes de cursos de nível superior ou técnico. Na Bahia, as principais localidades de atuação serão Alagoinhas, Brumado e Iaçu. Os candidatos aprovados iniciarão o estágio no segundo semestre e terão a oportunidade de fazer parte de uma equipe de mais de seis mil pessoas que impulsionam a companhia no segmento da logística. Além da bolsa-estágio, proporcional às cargas horárias referentes a 4 ou 6 horas de trabalho, a VLI oferecerá benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, auxílio-transporte e auxílio-refeição.

O Estágio Técnico abrange as áreas de meio ambiente, eletromecânica, mecânica, eletroeletrônica, estradas e edificações. Para concorrer, os estudantes devem ter previsão de formatura até julho de 2016 ou ter se formado na parte teórica sem que tenha cumprido a carga horária de estágio obrigatório. O Estágio Superior, por sua vez, oferece oportunidades para estudantes dos cursos de administração, economia, administração em comércio exterior, ciências biológicas, jornalismo, relações públicas, psicologia e engenharia (todas). Os candidatos devem concluir o curso entre julho de 2016 e julho de 2017.

As etapas do processo seletivo envolvem provas on-line, dinâmica de grupo ou entrevista virtual, painel e entrevistas e por fim, exame médico e entrega dos documentos. O programa de Estágio VLI tem duração de 12 a 24 meses com o intuito de desenvolver jovens talentos na empresa a partir de um plano de desenvolvimento focado no perfil e formação do estudante. O candidato aprovado no processo seletivo desenvolverá um projeto de acordo com sua área específica de atuação e terá o acompanhamento de um gestor.

Rui convoca todos os aprovados do concurso da Polícia Civil de 2012

Terça / 26.05.2015

Rui Costa anunciou a medida em seu programa de rádio 'Diga Aí, Governador!'

A edição de hoje (26) do programa 'Digaí, Governador!' antecipa uma boa notícia para os aprovados do concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador Rui Costa como uma medida para ajudar o trabalho de investigação e o trabalho de segurança pública. Rui comentou ainda a inauguração de mais um Distrito Integrado de Segurança Pública como uma das estratégias de sua gestão para aprimorar o serviço prestado à população e avançar nas metas definidas como prioritárias de redução dos índices de violência na Bahia. "Usando um equipamento novo, instalações novas e elementos novos do trabalho em conjunto nós vamos, a cada dia, melhorar a segurança pública em nosso Estado", pontuou, sobre a nova unidade que vai ser entregue na próxima sexta (29). Ao fazer um comparativo do conjunto das ações de segurança pública, o governador destacou a importância da educação, da família e da formação profissional, principalmente para os jovens, como elementos complementares ao trabalho Estado. "Educação e família são os dois pilares fundamentais que vão sustentar também a melhoria dos indicadores de segurança pública", afirmou.

Brumado: Atiradores do Tiro de Guerra participaram da sessão da Câmara

Terça / 26.05.2015

Por Luís Gustavo

Atiradores do TG 06-024 participaram da sessão para ter mais conhecimento sobre a construção do debate político no município

A última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado foi marcada pela presença da tropa de Atiradores do Tira de Guerra 06-024, com sede na própria cidade, sob o comando do Sargento Paulo Souza. Na oportunidade, o Sargento destacou que uma das matérias constantes na grade curricular dos recrutas é a formação do cidadão atuante perante a sociedade, em que se busca dar uma noção de como é realizado o debate político no âmbito do município. Fazendo uso da Tribuna Livre, o Sargento destacou ter gostado muito das propostas e indicações feitas pelos vereadores na sessão do legislativo municipal, enfatizando que pretende dar continuidade a projetos de integração entre o TG 06-024 e a sociedade brumadense. Falando ao Site Sertão Hoje, o Sargento Paulo Souza afirmou que também pretende usar as redes sociais e sites e veículos de comunicação local para manter a população informadas sobre as atividades promovidas pela unidade.

Sargento Paulo Souza elogiou a atuação dos vereadores e disse que vai dar continuidade ao projeto de integração com a comunidade

Caculé: Fisioterapeuta esportivo ministra palestra com o tema 'Viva Forte e com Saúde'

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Governo de Caculé realizou na noite do último sábado (23), uma palestra ministrada pelo Fisioterapeuta esportivo e consultor do Gold Team Probiotica Sports Nutrition, Alípio Fisio. O evento aconteceu no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória e teve como tema Viva Forte e com Saúde, abordando sobre qualidade de vida, disciplina alimentar, musculação, suplementos alimentares e seus resultados. Alípio exemplificou a diferença em malhar e treinar, pontuando a alimentação adequada e concentração como fatores primordiais para um bom resultado na atividade. “O treino, a dieta e o descanso são os grandes pilares para se conseguir o resultado desejado”, explica Alípio. O fisioterapeuta esportivo estudou na Escuela de Madri, sendo Specialist trainer is Bodybuilding and fitness - IFBB ACADEMY, docente da Fisio Sports cursos e palestrante em diversos congressos.

Polícia Militar prende dois homens e apreende armas em Brumado

Terça / 26.05.2015

Na noite da última segunda (25), policiais da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Brumado, em ronda noturna no bairro Urbis II, capturaram dois homens suspeitos de praticarem assaltos no município. Segundo informações da CIPM, quando os dois avistaram a guarnição, tentaram reagir, mas os policiais foram mais rápidos e conseguiram atingir um dos bandidos, na mão; o outro se rendeu. Com os bandidos foram apreendidas três armas de fogo, sendo um revólver calibre 32mm, um revólver calibre 38mm e uma pistola 380. 

Mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva foram apreendidas em Vitória da Conquista

Terça / 26.05.2015

Por Amanda Almeida

As doses estavam congeladas, quando deveriam estar acondicionadas em temperatura entre 2 e 8 graus

Durante fiscalizações de rotina em revendas de vacinas, realizadas na primeira quinzena de maio, a equipe regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Vitória da Conquista, vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), apreendeu mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva que estavam acondicionadas de maneira irregular. Apresar de estarem dentro do prazo de validade, com vencimento até 2016, ficou constatado que as vacinas estavam congeladas, influenciando na resposta imunológica dos animais e não os protegendo contra a doença. De acordo com a fiscal da Adab, Maria de Fátima Guimarães, a geladeira estava cheia e desregulada, criando uma placa de gelo no fundo. “Quando retirei as vacinas que estavam na frente, percebi que as do fundo estavam congeladas, quando deveriam ser conservadas sob refrigeração na temperatura entre 2 e 8 graus”, contou a fiscal. As vacinas foram apreendidas após a constatação que de acondicionamento irregular e fora da temperatura, medidas com termômetro infravermelho, e foram lavrados os autos apreensão, notificação e de infração, de acordo legislação vigente. O proprietário da revenda alegou que o laboratório responsável pelas vacinas trocou o refrigerador recentemente. O material apreendido foi encaminhado ao Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), em Salvador, para a devida destruição. 

Brumado: Projeto de Lei do Vereador Castilho Viana visa melhorar qualidade da merenda escolar

Terça / 26.05.2015

Por Luís Gustavo

Vereador Castilho Viana é o autor do Projeto de Lei (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Na sessão da Câmara de Brumado, realizada na última segunda (25), foi colocada em primeira discussão e votação o Projeto de Lei de N° 08/2015, de autoria do Vereador Castilho Viana, que tem como finalidade regularizar a venda e distribuição de lanches e bebidas nas cantinas de escolas publica e privadas. O objetivo é fazer com que a alimentação dos jovens seja mais bem administrada, sendo fiscalizada pela Secretaria de Saúde, por meio da vigilância sanitária. Castilho Viana, em reunião com uma nutricionista, avaliou que a alimentação fornecida em cantinas escolares tem um baixo valor nutricional e alto valor calórico, o que é prejudicial para a saúde dos mesmos. Com o acesso a uma alimentação mais saudável, a expectativa é que os jovens cresçam de forma mais saudável e tenham menos problemas de saúde na idade adulta.

Prefeitura de Barra da Estiva adquire veículo para transporte de pacientes

Terça / 26.05.2015

Prefeito Dinho recebendo as chaves do veículo que vai reforçar a frota municipal

A Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, Administração 'Trabalhando mais por você', com recursos do Fundo Municipal de Saúde, adquiriu, na última segunda (25), mais um veículo para reforçar a frota municipal. O Fiat Doblô será usado no transporte de pacientes do município para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), especialmente os que fazem hemodiálise em Vitória da Conquista e ressonâncias e tomografias na cidade de Itabuna.

Fugitivos da Delegacia de Brumado ainda não foram recapturados

Terça / 26.05.2015

Por Luís Gustavo

Os presos serraram uma das barras da cela, usaram para quebrar os cadeados das outras e depois usaram um macaco hidráulico para passar pelo teto da carceragem

No ultimo sábado (23), entre 12 às 16 horas, seis detentos fugiram da carceragem da 20ª Coorpin, localizada no município de Brumado. Segundo informações da polícia civil, os fugitivos são: Leones Ferreira Costa, de Vitoria da Conquista; Valtemário Carlos Oliveira, de Tanhaçu; Welinton Danilo Brandão Monteiro, de Paramirim; e Marcos Pereira dos Santos (Pezão), Claudio Novaes Lima (Ratinho) e Gilmar Alves da Silva, de Brumado. Para conseguir fugir, os detentos usaram uma serra para cortar a barra de ferro de uma das celas. Esta mesma barra foi usada para quebrar os cadeados de mais quatro celas, onde estavam os outros detentos que fugiram. Para passar pelas barras de ferro do teto, os fugitivos usaram um macaco hidráulico. A reportagem do Site Sertão Hoje esteve, na manhã de terça-feira (26) na sede da 20ª Coorpin para colher informações e foi informada de que, até o presente momento, nenhum dos fugitivos foi recapturado.

Ituaçu: Arraiá do Brejo Grande terá cinco dias de festa

Terça / 26.05.2015

O tradicional Arraiá do Brejo Grande, que traz este nome em referência ao antigo nome de Ituaçu, este ano promete superar todas as expectativas. Serão cinco dias de festa, entre os dias 20 e 24 de junho, com grandes atrações. Destaque para Forrozão das Antigas, Calango Aceso e Bonde do Forró, que prometem fazer a Área de Eventos, localizada na Praça Barão do Sincorá, ficar completamente lotada. A festa, realizada pela Prefeitura de Ituaçu, em parceria com a Produtora Brilho, terá ainda diversas outras atrações, dentre as quais o 'Arraiá do Tempero', que será realizado no dia 24. VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Programação:

20/06: Calango Acesso; Lázaro Jacarine; Soft Music
21/06: Forrozão das Antigas; Forró Ferroado; Paulinho Fera
22/06: Chambinho do Acordeon; Lula Sabiá; Chamego do Brejo
23/06: Bonde do Forró; Caracas – Embalo 3; Fernando Farias
24/06: Adriano Luba e Seu Sax

Boquira sedia 1ª das audiências públicas para tratar da adutora da Barragem do Zabumbão

Terça / 26.05.2015

A cidade de Boquira, sediou a primeira audiência pública proposta pelo Governo da Bahia para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim. O encontro aconteceu na última segunda (25), no Centro de Eventos Dom Alberto, com a presença de representantes do governo estadual, políticos, lideranças locais, moradores dos municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga.

Durante o evento, a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho – representando o titular da pasta, Eugênio Spengler, destacou que o governo está empenhado em discutir ações que visem à segurança hídrica do Vale do Paramirim. “Precisamos ter uma política permanente do uso da água e da gestão dos recursos hídricos nessa região”. Nosso objetivo é propiciar não só o uso múltiplo da água, mas também o desenvolvimento local sustentável", afirmou.

Segundo Cibele, entre os compromissos do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim, proposto pelo Governo do Estado, estão o cadastro de usuários de recursos hídricos; a contratação do Plano de Bacia do Paramirim e Santo Onofre; a modernização da irrigação e eletrificação dessa região; a construção das Barragens Rio da Caixa e Rio dos Remédios; a implantação do esgotamento sanitário do município de Érico Cardoso; e a construção da adutora Zabumbão-Boquira.

De acordo com o superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro “a segurança hídrica do Vale do Paramirim é uma iniciativa prioritária do Governo da Bahia. Serão feitos investimentos de grande porte na região por se tratar de uma área estratégica do estado e que precisa receber toda a atenção necessária” apontou”.

Na ocasião, o prefeito de Boquira, Marco Túlio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região. A cidade espera que esse projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim proporcione mais dignidade para a população", disse.

A afirmação foi corroborada pelo prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues. Ele ressaltou que o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim será determinante para impulsionar o desenvolvimento regional”.

Já na opinião do secretário de Meio Ambiente de Macaúbas, José Hilton Lima, o território da Bacia Hidrográfica do Paramirim e Santo Onofre possui inúmeras possibilidades, mas também fragilidades. “Estamos unidos nessa discussão, integrados, e buscando soluções para que toda a região seja beneficiada com essa ação”, explicou. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, vereador Pereira, aproveitou para parabenizar a iniciativa dizendo que os “debates são importantes para encontrarmos uma solução que seja benéfica para todos".

Sala de recursos multifuncionais é ampliada em Caetité

Terça / 26.05.2015

Por Thayná Lima

Novas instalações da sala Recursos Multifuncionais, no Grupo Escolar Therezinha Bomfim

A Secretaria de Educação de Caetité entregou, na manhã da última segunda (25), as novas instalações da Sala de Recursos Multifuncionais, no Grupo Escolar Therezinha Bomfim da Silva. A sala utiliza o espaço localizado na escola de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A ação é feita por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.

A Secretária Municipal de Educação, Rosemária Joazeiro, destacou a importância do novo espaço. “A sala de AEE hoje em Caetité vem contribuir com as ações desenvolvidas pelo Centro Estadual de Atendimento Especializado. Então, com essas salas, além de estar promovendo o trabalho de assistência itinerante em todas as escolas municipais, nós contamos, também, com uma sala especializada, com profissionais capacitados para atender os alunos da rede. Vamos contar com uma equipe multifuncional para auxiliar nossos alunos com um trabalho diferenciado de suporte aos professores. E é isso que eu considero importante, pois entendo que incluir não é só colocar dentro de um espaço. Mas sim, proporcionar as condições de aprendizagem para essas crianças”, finalizou a secretária.

O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público-alvo da Educação Especial, nas escolas comuns. O AEE se destina a alunos com: Deficiência física; Deficiência intelectual;  Deficiência visual; Pessoas com surdez; Transtornos globais de desenvolvimento (autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e espectros autistas); Superdotação /Altas habilidades.

Momento de confraternização

Caculé recebe a primeira ação do projeto SerTão Solidário

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Momento de alegria, música e entretenimento com os voluntários do grupo da recreação

Solidariedade, voluntariado, amor ao próximo e a adesão de voluntários unidos com o propósito de ajudar outras pessoas foram os elementos essenciais de uma ação realizada no último sábado (23), em Caculé. A ação faz parte do projeto SerTão Solidário, uma organização de cunho eminentemente social e filantrópico, que tem como objetivo servir a população carente. Dentre as ações do projeto destacam-se a assistência à saúde, palestras educativas, orientações jurídicas e desenvolvimento de projetos que representem avanços práticos para as diversas comunidades atendidas.

Idealizado pela estudante do 6º ano de medicina, Marcela Oliveira Marques, e pelo médico e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Dr. Manoel Lescano, o projeto ganhou, em sua primeira ação, quase 200 voluntários, entre eles 27 médicos de 13 especialidades (cardiologista, clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista, ultrassonografista, urologista, acunpulturista, ginecologista, psiquiatra, ortopedista, anestesista, cirurgião e Gastroenterologista), 07 dentistas, 02 psicólogos, 12 enfermeiros, assistentes e demais profissionais. Os profissionais atendem de forma gratuita, mais de mil pessoas, realizando pequenas cirurgias, consultas médicas e odontológicas, exames, recreação, além de sala de espera e palestras educativas sobre finanças, qualidade de vida, primeiros socorros, reanimação de parada cardíaca e outros. “Após várias reuniões e trabalhos, conseguimos chegar ao tão esperado Dia 23, superando nossas expectativas com um excelente resultado. Posso dizer que deu certo, que valeu a pena ver tanta gente reunida no propósito de fazer o bem e assistir uma população agradecida”, declara Marcela.

A Organização não possui recursos financeiros próprios e realiza suas atividades mediante a cooperação financeira de pessoas físicas e jurídicas que apoiam a execução de cada projeto específico. Em parceria com o poder público, especialmente as prefeituras do sertão baiano, a primeira ação do projeto realizada em Caculé também contou com a colaboração de seus membros, que contribuíram, exclusivamente, com seu conhecimento, trabalho, doação espontânea e sua indispensável boa vontade para servir ao próximo, garantindo o êxito do trabalho.

A identificação visual do SerTão Solidário foi criada pelo artista plástico Edmílson Santana, que desenhou a logomarca da Organização e todos os seus elementos gráficos. A identificação social foi realizada por todos, com dedicação, esforço, doação e comprometimento.

Atendimento médico, odontológico e psicológico, realização de exames e pequenas cirurgias garantiram um dia dedicado à saúde

Comissão Gestora do Açude de Truvisco define prioridades no abastecimento; Ribeirinhos de Brumado foram excluídos

Terça / 26.05.2015

Açude de Truvisco está com cerca de 13 milhões de metros cúbicos

Na última quinta (21), foi realizada uma reunião do Colegiado da Comissão Gestora do Açude - CGA de Truvisco, na Cidade de Caculé, onde se fez exposições sobre o volume de água no Açude, formou-se uma comissão para resolver conflitos pelo uso da água em áreas problemáticas da Bacia do Rio do Antônio e aprovou-se a alocação de água do Açude.

Estiveram presentes à reunião, representantes da Agência Nacional de Água (ANA), do DNOCS, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC), da Secretaria de Meio Ambiente de Caculé, da Gerência da Embasa de Caetité, da Secretaria de Agricultura de Licínio de Almeida, da Prefeitura de Guajeru, da Secretaria de Infraestrutura de Rio do Antônio e do MODERA, nas pessoas do Coordenador Geral Henrique Moreira Rocha e da ex-Coordenadora Geralda Ribeiro Amorim.

Conforme exposições dos técnicos da ANA, atualmente o volume de Truvisco é 13 milhões de m3 . Ou seja, menos da metade da capacidade máxima do Açude que é igual a 38,5 milhões de m3 de água. De acordo com os técnicos, a vazão média da comporta de Truvisvo não poderá comprometer o volume do seu reservatório em menos de 3,3 milhões de m3, o que já seria um volume morto.

O MODERA entrou na composição da comissão para resolver os conflitos pelo uso da água, que além de entidades da sociedade civil incluiu também órgãos públicos.

Sobre a alocação de água para o período crítico de estiagem, foi aprovado que deverá haver prioridade para atender os Municípios de Licínio, Rio do Antônio, Guajeru e Malhada de Pedras. Embora o Coordenador do MODERA, Henrique Rocha, tenha feito a defesa de Brumado, o Colegiado da CGA de Truvisco não aprovou aquele Município como prioritário. Atualmente existem as comunidades de Campo Seco II, Espinheiro, Arrasta-Pé, Arrecifinho, Santa Luzia e Queimada Grande, no Município de Brumado, que ainda dependem do uso direto das águas do Rio do Antônio para abastecimento humano, dessedentação animal e irrigação.

V Fórum da Família foi realizado em Caculé

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Autoridades de diferentes ramos da sociedade participam de um enriquecedor debate

Nos dias 19 e 20 de maio, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Caculé, realizou o V Fórum da Família, envolvendo autoridades de importância para as relações sociais. “Família – lugar de exemplos”, foi o tema escolhido para ser trabalhado no encontro.

No primeiro momento o Professor Adriano Santos, da Lyceu Educacional, falou sobre o assunto em uma palestra que citou os desafios da família e o papel da escola na educação dos filhos no mundo moderno. O momento ainda contou com a apresentação do Grupo de Teatro Penúgem da Fênix abrindo o fórum.

O segundo dia do encontro contou com as presenças do Juiz de direito da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, da psicóloga da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Ribas Almeida, da médica psiquiatra, Dra Luana Cangussu, da psicóloga do projeto Família Acolhedora, Fabrícia Prates, da Assistente Social do CREAS, Maria Curcino, da Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, e do padre Gilvan Pereira Rodrigues como mediador de um debate embasado em exemplos positivos e negativos nas relações familiares e como os pais devem lidar com a ausência no dia a dia dos filhos.

“É de grande importância a paciência, o amor e a imposição de limites na educação dos filhos, como já foi muito bem referido pelos representantes das instituições presentes nesta mesa” destaca a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, ao avaliar o resultado obtido com o debate. O Juiz de direito da Comarca de Caculé ainda destacou o Família Acolhedora como exemplo de serviço que tem alcançado excelente efeito para a reorganização da estrutura familiar do município.

Participação ativa das famílias caculeenses