Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Guajeru publica normas de higiene obrigatórias para estabelecimentos comerciais

Sexta / 05.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O caso que estava como suspeito para Covid-19 teve o resultado divulgado como negativo nesta quinta (04). Guajeru segue sem nenhum caso confirmado.

Nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Guajeru publicou o Decreto 032/2020, que estabelece normas de higiene obrigatórias para os estabelecimentos comercias, ou não comerciais, além dos órgãos públicos do município. A medida foi tomada em razão da Pandemia do Coronavírus (Covid-19). O descumprimento das medidas está sujeito a punições previstas no decreto, indo desde a advertência, ao fechamento do estabelecimento por 3 dias e a cassação do alvará, além de responder criminalmente.

O prefeito Gil Rocha publicou, em sua rede social, nesta quinta (04), que o paciente que estava como suspeito para Covid-19 testou negativo. Guajeru segue sem nenhum caso confirmado.

> CLIQUE AQUI E ACESSE O DECRETO 032/2020

Rio do Pires: PM apreende moto roubada com grupo que fazia baderna em Ibiajara

Sexta / 05.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os PMs foram ao local verificar denúncias de que motociclistas estariam perturbando o sossego público promovendo algazarras e barulhos com as descargas de moto alteradas.

Na tarde desta última quinta-feira (04), policiais militares do PETO, da 46ª CIPM, recuperaram uma moto com restrição de furto/roubo no Distrito de Ibiaraja, em Rio do Pires. Segundo informações da PM, a guarnição da 46ª CIPM, em conjunto com PMs da Rádio Patrulha de Rio do Pires, foram ao local verificar denúncias de que motociclistas estariam perturbando o sossego público promovendo algazarras e barulhos com as descargas de motocicletas alteradas. Na abordagem, os PMs constataram que uma das motos tinha restrição de furto/roubo.

Coronavírus: Bahia chega as 790 mortes confirmadas

Sexta / 05.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 8.430 pessoas já se recuperaram e 790 vieram a óbito, restando 14.243 casos ativos. Na Bahia, 3.337 profissionais da saúde já testaram positivo para o vírus.

Até o final da tarde desta quinta-feira (05), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registra 23.463 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 17,47% do total de notificações no estado. Ao todo, 8.430 pessoas já se recuperaram e 790 vieram a óbito, restando 14.243 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Na Bahia, 3.337 profissionais da saúde já testaram positivo para o vírus.

Segundo informado pela Sesab, os últimos óbitos contabilizados referem-se a um período de 13 dias. As notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Os casos confirmados ocorreram em 322 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,76%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes foram Uruçuca (5.994,44), Ipiaú (5.340,83), Itabuna (4.900,97), Salvador (4.785,29) e Itajuípe (4.636,18).

Na Bahia, dos 1.877 leitos disponíveis do SUS exclusivos para coronavírus, 1.085 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 58%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 793 leitos exclusivos para o coronavírus, 557 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 70%. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 60.947 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 4 de junho de 2020. Estão em análise 1.766 exames.

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI
.

Governo da Bahia recorre ao STJ para impedir circulação de transporte interestadual

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Como a ANTT não estabelece ou recomenda a suspensão, as empresas vêm conseguindo decisões liminares na Justiça que permitem o transporte interestadual.

O governador Rui Costa comentou em entrevista ao Jornal Valor Econômico, nesta quinta-feira (04), a decisão de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para impedir que empresas de ônibus realizem transporte interestadual para municípios baianos.

A Bahia já conta com 290 cidades que tem transporte intermunicipal interrompido por decreto do Governo do Estado, até esta quinta-feira (04), para tentar conter a disseminação do novo coronavírus – confira a lista completa aqui. Entretanto, diante do posicionamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que não estabelece ou recomenda a suspensão, as empresas vêm conseguindo decisões liminares na Justiça que permitem o transporte interestadual.

Segundo o governador, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já ingressou com uma série de pedidos de suspensão junto ao STJ. “Com a liberação dos ônibus interestaduais, já que a ANTT não se posiciona, estamos espalhando a covid-19 para todos os municípios da Bahia. A PGE já ingressou com recurso junto ao STJ com pedido de cassação dessas liminares porque é impossível conter a doença dessa forma. Tenho recebido relatos de prefeitos informando que as pessoas desembarcam nas cidades e ao fazerem testes rápido ou medição de temperatura é detectado que estão com o vírus ou apresentam febre. É impensável que o Governo Federal libere a circulação de pessoas entre os estados em plena pandemia”, explicou o governador. 

Poções: Secretaria de Saúde realiza desinfecção das unidades de saúde

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação é uma medida preventiva de contenção ao Coronavírus e visa garantir a proteção dos servidores e da população que está sendo atendida nesses locais, considerados essenciais.

Na manhã desta quinta-feira (04), a Prefeitura de Poções realizou trabalhos de higienização e desinfecção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). A atividade vem sendo realizada nas demais unidades de saúde do município por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, devidamente equipada com EPIs. Segundo a Pasta, esse tipo de ação é uma medida preventiva de contenção ao Coronavírus (Covid-19), que visa garantir a proteção dos servidores e da população que está sendo atendida nesses locais, considerados essenciais.

A ação é uma medida preventiva de contenção ao Coronavírus e visa garantir a proteção dos servidores e da população que está sendo atendida nesses locais, considerados essenciais.

Licínio de Almeida e mais 9 municípios têm transporte suspenso; total chega 290

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A decisão tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus no território baiano. O decreto autoriza a retomada do transporte em Serra Dourada.

O transporte intermunicipal será suspenso em Almadina, Banzaê, Barro Preto, Canarana, Firmino Alves, Licínio de Almeida, Matina, Ouriçangas, Sento Sé e Sítio do Quinto a partir de sexta-feira (05). Confira a lista completa no ‘leia mais’, ao final da matéria.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus, foi publicada em decreto na edição desta quinta-feira (04) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Serra Dourada, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos. Ao todo, a Bahia tem 13.866 casos ativos – confira aqui

Presidente da UPB diz que ajuda do Governo Federal ainda não chegou aos municípios baianos

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na entrevista, Eures destacou o protagonismo dos prefeitos na contenção da Covid-19, além de relatar a grande preocupação de como será o pleito eleitoral deste ano.

Em entrevista à Rádio Metrópole, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, fez um panorama do combate ao coronavírus nos municípios baianos e expôs a situação de crise financeira acarretada pela pandemia. Nesta quinta-feira (04), a Bahia já registrou mais de 760 óbitos pela Covid-19 – confira aqui

Na entrevista, concedida nesta quarta-feira (03) ao apresentador Mário Kertesz, Eures, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), destacou o protagonismo dos prefeitos na contenção da Covid-19, além de relatar a grande preocupação de como será o pleito eleitoral deste ano. “Nós, prefeitos, estamos tendo que enfrentar a crise do coronavírus e ainda enfrentar os adversários eleitorais que a todo tempo fazem campanha em cima da crise do coronavírus. Se você faz é criticado, se você não faz também é. Se você fecha o comércio você é ruim, se abre o comércio é ruim também”, relatou Eures, dizendo ainda que “nosso problema não é nem como gastar, é o que gastar porque não temos o que gastar. Os municípios têm sofrido com a queda de ICMS, nossa principal fonte de receita. O ICMS praticamente desapareceu, porque os serviços é que mais gera ICMS e com o comércio fechado houve uma queda considerável”.

Indagado sobre a ajuda aprovada no Congresso Nacional em socorro aos Estados e Municípios por conta da queda na arrecadação, Eures revela que “os recursos ainda não chegaram aos cofres dos municípios, os municípios ainda não receberam nada. Serão quatro parcelas que não serão apenas para combate ao coronavirus, uma parte do recurso é para pagar folha de pagamento, luz, água, porque se não para tudo. Essas parcelas representam apenas 30% da perda que os municípios tiveram”, afirmou Ribeiro.
.

Brumado: Câmara aprova Requerimento que devolve verba a Prefeitura

Quinta / 04.06.2020

Por Ascom/CMB

O Requerimento, de autoria do vereador Zé Carlos de Jonas, foi aprovado por unanimidade após intenso debate. (Foto: Ascom/CMB)

Sob o clima de tensão provocado pelo agravamento da crise da Covid-19 no município, a sessão do Poder Legislativo de Brumado desta segunda-feira (01) foi novamente marcada por intensos debates entre situação e oposição, só que, diferentemente de outrora, a oposição por ter ampla maioria foi mais contundente em suas declarações.

Tendo como principal objeto de discussão o Requerimento 05, as discussões se estenderam até o fim do horário regimental, ou seja, foram 04 horas de “toma lá, dá cá”, só que, no final, o requerimento foi aprovado por unanimidade sob a prerrogativa de que seria benéfico para o município. Mas, não pode deixar de ser citado que o mesmo beirou a confusão e gerou vários questionamentos, já que pediria a devolução de uma verba de forma extemporânea e muito confusa. Diante disso o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos, explicou que “primeiramente os contratos foram apenas suspensos, sendo que um deles terá que ser executado, pois temos muitas metas para cumprir ainda como o pagamento do 13º salário, a construção de dois gabinetes para a próxima legislatura, instalação da Rádio Câmara, INSS, ISS e muitos impostos a pagar, então, além de tudo, não é o momento para a devolução do dinheiro à prefeitura, pois isso é feito no final do ano, então foi um requerimento totalmente extemporâneo, tendo, ao que tudo indica, um viés político”. Ele ainda acrescentou dizendo que “o meu plano é devolver R$ 1 milhão para os cofres municipais, mas, esse não é o momento, isso só pode ser feito no final do ano depois que fecharmos todas as contas”.

Edital de segurança alimentar e nutricional destina R$ 15 milhões para a agricultura familiar; saiba como se inscrever

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se inscrever até o dia 23, pelo site www.car.ba.gov.br, onde também é possível encontrar todas as informações sobre o edital. (Foto: Instituto Agro)

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, lançou o edital emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional. São R$15 milhões destinados para apoiar 10 mil famílias de agricultores familiares de associações e cooperativas, que produzem alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais, as PANC. Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de junho, por meio do formulário eletrônico disponível no site www.car.ba.gov.br, onde também é possível encontrar todas as informações sobre o edital.

Os interessados devem se inscrever até o dia 23, pelo site www.car.ba.gov.br, onde também é possível encontrar todas as informações sobre o edital. (Foto: Instituto Agro)

Bahia tem 22.451 casos confirmados de Covid-19

Quinta / 04.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, 3.240 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Até às 17h desta quinta-feira (03), a Bahia registra 22.451 casos de coronavírus (Covid-19), o que representa 17,44% do total de notificações no estado. Ao todo, 7.823 pacientes já se recuperaram e 762 vieram a óbito, restando 13.866 casos ativos. Na Bahia, 3.240 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), os 26 óbitos contabilizados ontem (03) não ocorreram nas últimas 24h e sim num período de 26 dias. As notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Os casos confirmados ocorreram em 315 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,68%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes Uruçuca (5.848,24), Ipiaú (5.036,64), Itabuna (4.718,07), Salvador (4.622,70) e Itajuípe (4.245,77).

Na Bahia, dos 1.853 leitos disponíveis do SUS exclusivos para coronavírus, 1.031 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 544 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 69%. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 59.389 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 3 de junho de 2020. Estão em análise 1.790 exames.

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

.

IF Baiano e UESB criam projeto HUB para combater o impacto do Coronavírus em Itapetinga e região

Quarta / 03.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Projeto HUB já beneficiou cerca de 130 famílias com 1,2 toneladas de alimentos, 250 kg de materiais higiênicos e 800 máscaras de proteção. (Foto: Reprodução / IF Baiano)

Após o primeiro caso de Covid-19 confirmado em Itapetinga, em 27 de março, o IF Baiano Campus Itapetinga e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) se uniram para criação do projeto HUB, que conta com a participação de professores, alunos, servidores técnicos e o apoio de empresas privadas e representantes da sociedade civil. O grupo tem promovido ações de auxílio à população devido à crise gerada pelo novo coronavírus em Itapetinga e região. A palavra de origem inglesa, ‘HUB’, é utilizada para descrever grupos de pessoas movidas em torno de um objetivo comum.

Até o momento, já foram beneficiadas cerca 130 famílias, por meio da entrega de 1,2 tonelada de alimentos e distribuição de 250 kg de materiais de higiene pessoal e geral. Além disso, foram produzidos 172 litros de sabão líquido glicerinado, distribuídos em postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas, álcool antisséptico glicerinado e confecção de aproximadamente 800 máscaras, entregues à população em feiras livres e unidades de saúde. “Somos parte da comunidade e como instituição de educação devemos auxiliar e conscientizar Itapetinga e seu entorno sobre a força dessa pandemia que estamos inseridos, viabilizando medidas para o seu combate e minimizando os efeitos causados principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica”, explica a professora do IF Baiano, Alana Lemos, responsável pela captação de recursos, doações e pela gestão financeira do HUB.

O projeto colabora também com a divulgação de informações técnico-científicas, por meio do instagram @hubitapetinga, acerca da Covid-19, com publicações de notícias, boletins e informativos sobre a pandemia e sobre o desenvolvimento do projeto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HUB Itapetinga (@hubitapetinga) em

Itapetinga: Funcionário do Banco do Nordeste testa positivo para Covid-19 e Sindicato dos Bancários critica falta de transparência da Prefeitura

Quarta / 03.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os caixas eletrônicos estarão disponibilizados a partir de quinta (04) e o atendimento ao público depende da divulgação dos resultados dos testes. (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) registrou, nesta quarta-feira, o primeiro caso de Covid-19 nos membros de sua base. O caso trata-se de um funcionário do Banco do Nordeste de Itapetinga, que teve o diagnóstico confirmado por teste laboratorial na segunda-feira, dia 1º.

Na terça-feira (02), a Superintendência do banco indicou a suspensão dos atendimentos na agência para realização a sanitarização do espaço. Nesta quarta-feira (03), uma nova equipe, que não teve contato com o caso suspeito, retornou aos trabalhos internos. Ainda conforme o Sindicato, todas as bancárias e bancários que estavam em serviço, realizaram exames e aguardam resultado. As testagens foram efetuadas em laboratórios particulares e serão reembolsadas em 100%, para quem fez em Itapetinga, e 75%, para quem fez a coleta em Vitória da Conquista. A reabertura da agência será gradual. Os caixas eletrônicos estarão disponibilizados a partir de quinta (04) e o atendimento ao público depende da divulgação dos resultados dos testes. Caso todos os testes dêem negativo, a previsão é de que o atendimento retorne dia 08.
.

Última atualização do site da Prefeitura foi realizada há mais de 1 mês noticiando o 6º caso no município, que hoje já tem 19 casos. (Foto: Divulgação / Pref. de Itapetinga)

Cândido Sales: MP-BA pede que prefeita retire fotos que caracterizam promoção pessoal em redes sociais do Município

Quarta / 03.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Elaine Pontes concorreu ao cargo em 2016 sob a sigla 44, do PRP, cuja propaganda eleitoral deu-se pelas cores amarelo e azul. (Fotos: Reprodução / Facebook e Instagram)

Nesta terça-feira (02), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeita de Cândido Sales, Elaine Pontes de Oliveira, que se abstenha de divulgar, tanto nas redes sociais do Município quanto em seu site oficial, conteúdo de natureza político eleitoral. Para a promotora Daniela de Almeida, “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

O MP recomendou ainda que a prefeita retire da página oficial do Município no Facebook a foto de capa com alusão a cor e símbolo de caráter político, bem como de quaisquer outras publicações oficiais que eventualmente constem a referida imagem. “Praticamente todas as publicações institucionais no Facebook e Instagram, bem como no site oficial, possuem o fundo amarelo, inclusive àquelas destinadas a divulgação de informações acerca do Covid-19”, afirmou a promotora de Justiça. Além disso, a prefeita deve se abster de utilizar a cor amarelo nas publicações institucionais do Município, seja qual for o meio de comunicação. A promotora explicou que, nas eleições de 2016, Elaine Pontes concorreu ao cargo sob a sigla 44, do Partido Republicano Progressista (PRP), cuja propaganda eleitoral deu-se exclusivamente nas cores amarelo e azul, com predominância da cor amarelo. A alteração na capa do perfil do Facebook foi realizada na noite de terça-feira (02), às 22h49.

PM desmonta acampamento de traficantes em Jequié

Quarta / 03.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O acampamento fica localizado na localidade rural de Beira do Rio, às margens do Rio de Contas. (Fotos: Divulgação / SSP/BA)

Na tarde desta terça-feira (02), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central desmontaram um acampamento de organização criminosa na zona rural de Jequié. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), após denúncia anônima, a guarnição se deslocou até a localidade rural de Beira do Rio, às margens do Rio de Contas, onde cercaram o acampamento. Ao perceber a presença dos PMs, o grupo de traficantes atiraram, iniciando um tiroteio. Após o confronto, os PMs encontraram dois criminosos feridos ao chão, que foram socorridos, mas não resistiram e vieram a óbito. No local, os PMs apreenderam 2 revólveres calibre 38, munições, 10 kg de maconha e 1 kg de pasta base de cocaína. O material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Jequié.

Itaberaba: após 14 idosos contraírem o Coronavírus em abrigo, MP-BA instaura procedimento para fiscalizar medidas de acompanhamento no município

Quarta / 03.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

As Associações Lar dos Velhos, Maria Milza e o Movimento Comunitário Nossa Senhora das Graças são os abrigos que cuidam de idosos no município. (Foto: TV Subaé)

Após 14 idosos, moradores do Lar dos Velhos, em Itaberaba, município da região da Chapada Diamantina, terem testado positivo para Covid-19 (confira aqui), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as políticas públicas e medidas adotadas por três instituições de Longa Permanência para Idosos  no município: a Associação Lar dos Velhos, a Associação Maria Milza e o Movimento Comunitário Nossa Senhora das Graças. O procedimento administrativo inclui também a Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba para que atue na prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus nas instituições.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itaberaba, com atribuição na Defesa do Direito do Idoso, Marisa Marinho de Oliveira, requereu a adoção de diversas medidas, considerando o protocolo de tratamento do novo coronavírus expedido pelo Ministério da Saúde. O referido protocolo destaca que a população idosa é a mais vulnerável aos efeitos do surto da doença e, por isso, a mais suscetível aos resultados extremamente negativos da pandemia.

RECOMENDAÇÕES DO MP-BA:

• Restrição às visitas dos familiares dos idosos apenas a situações emergenciais e que justifiquem o contato físico deles com pessoas de fora das instituições;

• Manutenção de informar diariamente aos familiares e responsáveis pelos idosos abrigados acerca de suas condições de saúde;

• Proporcionar contato por telefonemas e videochamadas entre os idosos e seus familiares;

• Fornecimento de todos os equipamentos e materiais necessários aos funcionários e gestores que lidarão com idosos acolhidos nas instituições.

• Retirada do residente que apresente qualquer sintoma da Covid-19 do convívio comunitário, no prazo de 48 horas;

• Realização de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 em todos os idosos que vivem nos abrigos, além da disponibilização de termômetros digitais infravermelhos certificados pelo Inmetro.