Sertão Hoje

Sertão Hoje

Tremedal recebe curso de apicultura do Projeto Bahia Produtiva

Segunda / 23.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O conteúdo abordou temas como povoamento de colmeias, aquisição de enxames, prática de captura, local adequado para implantação de apiários, floradas, entre outros.

Produtores dos Territórios Sudoeste Baiano e Litoral Sul, beneficiados pelo Projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), participaram, desde segunda-feira (16) até a última quarta-feira (18), de um curso de apicultura nos municípios de Tremedal e Ilhéus. A capacitação foi promovida pela CAR com a parceria da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa visa auxiliar os beneficiários no processo de geração de renda e fortalecer a cadeia da apicultura em toda a Bahia. O conteúdo abordou temas como povoamento de colmeias, aquisição de enxames, prática de captura, local adequado para implantação de apiários, floradas, materiais e equipamentos entre outros.

Os cursos foram ministrados pelos técnicos da Bahiater, José Simão e José Marcos Rocha, em Tremedal, Paulo Carilo, em Ilhéus, e contou também com o acompanhamento do coordenador do Setaf de Vitória da Conquista, Antônio Neto, e do Assistente do Território Litoral Sul, Anderson Franciscone. O mel da Bahia ocupa o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). No ranking nacional, a Bahia é o 3º maior produtor com mais de 4,5 mil toneladas por ano. Atualmente são mais de 20 mil apicultores baianos, sendo 99% da agricultura familiar. O Bahia Produtiva já assinou convênios com 53 instituições representativas da agricultura familiar, com valor global de até R$ 20 milhões, por meio de seleção do Edital de Apoio à Apicultura e Meliponicultura, atendendo, em todo o estado, 3.600 produtores.

A iniciativa visa auxiliar os beneficiários no processo de geração de renda e fortalecer a cadeia da apicultura em toda a Bahia.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.