Sertão Hoje

Sertão Hoje

Morre Dom Alberto Guimarães, Bispo emérito de Caetité

Segunda / 13.04.2015

Foto: reprodução/Internet

Faleceu na tarde de hoje (13), em Uberaba, Minas Gerais, o Bispo Emérito de Caetité, Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende. Segundo informações, Dom Alberto teria sofrido uma queda e batido a cabeça, o que provou complicações neurológicas e ocasionaram a sua morte. O Bispo Emérito de Caetité tinha 88 anos e em maio desta ano completaria 89 anos. O velório de Dom Alberto deve acontecer na Catedral de Nossa Senhora Santana, em Caetité, embora esta informação ainda não esteja oficialmente confirmada.

Dom Alberto nasceu em 1942 ingressou no seminário de Rio Claro, concluindo a formação (Teologia e Filosofia) em Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em Sertãozinho em 8 de dezembro de 1953. Foi vigário, chefe de missões dos padres estigmatinos, mestre de noviços em Verona, na Itália. Foi nomeado bispo diocesano de Caetité em 1981, pelo Papa João Paulo II. Atuou ainda nas paróquias de Itacaré e Barra da Estiva. Como bispo ampliou o número de padres, muitos deles estrangeiros, e religiosas seculares. Ampliou a emissora de rádio e proporcionou amplas reformas e restauração da Catedral de Santana, na sede do bispado. Além disto, sob sua direção, foram erguidas várias capelas nos bairros de Caetité, e ações educacionais nas cidades que compõem a circunscrição.

Recentemente lançou um livro de memórias Detalhes e retalhos de uma vida, no Salão Padre Ângelo Pozzani, anexo ao Santuário de Nossa Senhora d’Abadia em Uberaba. Jornalista Ellen Gomes conta que o lançamento comemora o 30º aniversário da Ordenação Episcopal deste missionário estigmatino uberabense. Ele foi consagrado no Vaticano, através do saudoso Papa João Paulo II, bispo Emérito de Caetité, na Bahia. O prefácio do livro é assinado pelo professor Márcio Salge e a capa e design gráfico, por Alex Maia. Com informações do site Wikipedia.

2

Comentários
15.04.2015
Rafael
Dom Alberto nasceu em 03 de maio de 1926 (88 anos), completaria 89 em breve. Trabalhou em Itararé/SP e não em Itacaré, como disse o site.
13.04.2015
luilson pereira de amorim
dom alberto deixou muita semente plantada do seu em seus seguidores e vai deixar muita saudade em nossos coraçoes que deus ilumina a alma dele para que ele descance em paz