Sertão Hoje

Sertão Hoje

10 anos do Disque 180: campanha enfatiza importância de denunciar os casos de violência contra a Mulher

Quarta / 16.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Xingar, humilhar, proibir sair de casa, assediar no transporte público, tudo isso é violência, mas que muitas vezes tem sua relevância diminuída.

O filme da Nova/SB para a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, marca os 10 anos da Central de Atendimento à Mulher e estimula a atitude de ligar para o 180. Coibida e constrangida, muitas vezes a mulher se sente impotente diante de uma situação de violência, mesmo amparada pela lei. Por isso a campanha que será veiculada em TV fechada, segmentada, rádio, dooh, outdoor e revistas alerta que xingar, humilhar, proibir sair de casa, assediar a mulher no transporte público, por exemplo, são casos muitas vezes diminuídos em sua relevância, mas igualmente violência. E que não só a vítima, mas parentes, amigos, conhecidos também podem denunciar.

Com o advento da Lei Maria da Penha, a Central se tornou um importante veículo de informação e de esclarecimentos sobre as garantias dos direitos das mulheres. Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher é um serviço telefônico gratuito e de nível nacional para recebimento de denúncias de casos de violência doméstica e são caracterizadas por ser um serviço de emergência, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Nele, por uma questão de proximidade, somente mulheres são atendentes, capacitadas a orientar corretamente os casos de denúncia.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA

Igaporã: Caravana Itinerante da Administração Municipal foi realizada em Cerquinha

Quarta / 16.12.2015

Por Samuel Gonçalves

A Prefeita Rosana Cotrim assinou ordem de serviço para a construção de uma Quadra Poliesportiva e acompanhou abertura de mais um poço artesiano, ambos em Cerquinha.

Foi realizado no último domingo (13), na comunidade de Cerquinha, a primeira Caravana Itinerante da Administração Municipal. Na ocasião a Prefeita Rosana Cotrim, acompanhada de todos os secretários municipais e vereadores, levou à população daquela localidade inúmeras ações referente a todas as pastas da Administração Municipal. A gestora assinou uma ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta com vestiário e acompanhou a abertura de um poço artesiano. A quadra é fruto de convênio com o Ministério da Educação por meio do FNDE e é orçado em cerca de R$ 500 mil, já o poço artesiano que agora reforça e garante o abastecimento na comunidade é proveniente de recursos próprios do SAAE-Igaporã, o qual recentemente realizou a ampliação da rede de abastecimento de água da comunidade em mais de 1 km.

Os serviços oferecidos no evento foram inúmeros: Corte e pintura de cabelo, manicure, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea, distribuição de mudas nativas, dentre outros. Apresentações artísticas e esportivas abrilhantaram o momento como o Taekwondo dos alunos do Serviço de Convivência e de Fortalecimento Vínculos, a capoeira do Grupo Ginga Brasil, coreografias dançantes do grupo Igadance e também as declamações de poesias pelos alunos do Colégio Municipal Ana Rosa Magalhães. “Para nós é muito gratificante e motivo de comemoração conquistarmos essas benfeitorias para a comunidade. Mesmo perante a forte crise econômica que vive nosso país e também nosso município conseguimos grandes avanços para Cerquinha e região. Continuaremos trabalhando firme para seguirmos garantindo uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”, afirmou Rosana Cotrim.

Apresentações artísticas e esportivas abrilhantaram o momento como o Taekwondo, capoeira, coreografias de dança e declamações de poesias.

Prefeitura de Caetité esclarece falta de iluminação do Natal Luz no bairro Buenos Aires

Quarta / 16.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Iluminação do Natal Luz 2015 na Praça do Cemitério Ladeira da Saudade, não foi ligada por conta de furtos registrados de lâmpadas e de cabos de energia

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, esclarece que a iluminação do Natal Luz 2015, na Praça do Cemitério Ladeira da Saudade, não foi ligada por conta de furtos registrados de lâmpadas e de cabos de energia. ‘Infelizmente, por conta da má índole de pessoas que não se importam com o bem comum, a decoração foi removida. Não seria possível ligar sequer uma lâmpada, pois até os cabos de energia foram furtados. Vale ressaltar que as lâmpadas já haviam sido repostas duas vezes’, diz a nota encaminhada para a nossa redação. No mesmo texto, a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, pede desculpas à população do Bairro Buenos Aires, ao tempo em que informa que a administração municipal está em busca dos prováveis culpados, para que sejam punidos.

Governo do Estado entregará ambulâncias do Samu para 11 municípios

Quarta / 16.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontece no pátio da Secretaria de Saúde do Estado (Centro Administrativo da Bahia) com a presença do Governador Rui Costa e outras autoridades

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Estado entrega 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para renovação da frota de alguns municípios do estado. O evento acontecerá no pátio da Secretaria de Saúde do Estado (Centro Administrativo da Bahia) com a presença do Governador Rui Costa e outras autoridades. Na Bahia, o atendimento pelo Samu já cobre 269 cidades, sendo que 207 delas contam com bases descentralizadas e ambulâncias. Os municípios que terão a frota renovada são Lauro de Freitas, Vera Cruz, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Itapetinga.

Governo da Bahia envia mais dois helicópteros à Chapada Diamantina

Quarta / 16.12.2015

Por Secom/BA

Todo investimento do Governo da Bahia na região está sendo contabilizado pelos órgãos estaduais para um posicionamento do Poder Executivo (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contratou mais dois helicópteros para utilização na luta contra os incêndios na Chapada Diamantina. O primeiro chegou à cidade de Jacobina na última segunda-feira (14) e outro chegou na terça-feira (15). A decisão liminar da Justiça Federal, em atendimento à Ação Civil Pública impetrada pelas Defensorias do Estado e da União, está em análise pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Todo o investimento do Governo da Bahia na região está sendo contabilizado pelos órgãos estaduais para que o Poder Executivo se posicione sobre o assunto. O Secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler viajou para a Chapada, onde participou em Jacobina, de uma reunião com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Telles, e prefeitos da região.

O encontro que reuniu representantes do Ministério Público e da sociedade civil, além de brigadistas e bombeiros que compõem o programa Bahia Sem Fogo, teve como objetivo alinhar as ações de combate aos focos de incêndio. Também presente a diretora geral do Inema, Márcia Telles, destacando que as áreas atingidas apresentam vegetação seca, devido à estiagem, demandando mais atenção e dedicação integral das equipes de combate. “Jacobina possui o Parque Estadual das Sete Passagens, com uma riqueza ímpar de fauna e flora, por isso estamos empenhando todos os esforços para preservar essa riqueza natural”, pontuou. Participaram da reunião o prefeito de Jacobina Rui Macedo, o prefeito de Miguel Calmon, Nadson Sampaio, o promotor regional Pablo Almeida, técnicos da Sema e Inema e representantes da empresa Yamana Gold.

Confraternização encerra as atividades do Zumba Fitness 2015 em Igaporã

Quarta / 16.12.2015

Por Samuel Gonçalves

Durante todo o ano de 2015, foram realizadas aulas desta dança com 75 alunas de várias idades

Foi realizado, na tarde da última quarta-feira (09), no Espaço Cultural, o encerramento das atividades do grupo de ZUMBA FTINESS, um projeto da Prefeitura de Igaporã com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, ministrado pela monitora Maria Edinária (Dedinha).  O evento contou com a presença da Prefeita Rosana Cotrim, da Secretária de Governo Jânia Núbia e da Secretária de Cultura Daiana Oliveira.

ZUMBA é um exercício dançante que rapidamente conquistou o público e em Igaporã não foi diferente. Durante todo o ano de 2015, foram realizadas aulas desta dança com 75 alunas de várias idades. Dentre os inúmeros benefícios que as aulas proporcionam ao corpo se destacam: Queima de 500 a 1000 calorias por aula, dependendo da intensidade do treino; Por ser uma prática bem alegre, divertida, beneficia a autoestima das suas praticantes e ainda interação com os outros participantes, tornando uma aula bem social; Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhora o equilíbrio devido aos movimentos do ZUMBA que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade. As atividades vão estar de volta no próximo ano.

Governo da Bahia convoca aposentados para recadastramento de inativos 2016

Quarta / 16.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

De 2007 a 2015, as ações de recadastramento suspenderam 3.364 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 156,7 milhões aos cofres públicos

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), inicia no dia 4 de janeiro o recadastramento anual da Previdência Estadual para o exercício de 2016. Foram divididos em grupos, os aposentados e pensionistas do Estado que serão convocados via carta, e-mail e mensagem de texto para atualizar seus dados funcionais junto à Previdência Estadual. A primeira etapa do recadastramento acontece até o final do mês de fevereiro e contempla cerca de 12 mil servidores aposentados de 49 órgãos da administração pública estadual. Só para se ter uma idéia, de 2007 a outubro de 2015, as ações de recadastramento suspenderam 3.364 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de mais de R$ 156,7 milhões aos cofres públicos. Os convocados podem buscar atendimento em qualquer uma das 51 unidades localizadas nos postos SAC da capital e interior, bem como nas unidades do Ponto Cidadão - ou ainda no SAC Servidor.

Após a primeira etapa, serão convocados de forma subsequente os servidores da Secretaria de Saúde (Sesab), no mês de março; da Secretaria da Educação (SEC), de maio a junho; e da Polícia Militar, em julho e agosto. Os pensionistas devem realizar o recadastramento no mês de seu aniversário. Para realizar o recadastramento, são necessários os seguintes documentos originais: carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial) com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. Informações adicionais podem ser obtidas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou pelo call center da previdência estadual: 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para ligações oriundas de fora do Estado ou de celular).

Guanambi: obras de pavimentação no Bairro Ipiranga foram concluídas

Quarta / 16.12.2015

Por ASCOM Guanambi

A Prefeitura acaba de concluir a pavimentação do trecho crítico da Avenida do Ipiranga, onde os moradores sofriam com os buracos, lama e poeria

As obras de pavimentação estão por todas as regiões de Guanambi, melhorando a qualidade de vida dos moradores que esperavam há décadas pelo benefício. A Prefeitura acaba de concluir a pavimentação do trecho crítico da Avenida do Ipiranga, localizado no bairro do mesmo nome, onde os moradores sofriam com os buracos, lama e poeria. “Devido o grande volume de águas que desce em época de chuvas, fizemos uma obra bem resistente, com paralelepípedos rejuntados com cimento, foi mais um compromisso firmado e cumprido com os moradores, fruto do diálogo com a comunidade”, disse o prefeito Charles Fernandes. 

A prefeitura também abriu uma nova frente de trabalho nesta semana, iniciando as obras de pavimentação da Rua Verde, localizada no Bairro Aeroporto Velho, atendendo a um pedido antigo dos moradores, a obra será com bloquetes de cimento. “A melhoria da infraestrutura através da pavimentação muda o visual urbano, leva qualidade de vida e valorização ao bairro”, finaliza Charles. Os bairros Candeal, Monte Pascoal, Centro, Vasconcelos, Santo Antônio, Paraíso, São José, Belo Horizonte, Beija Flor e São Sebastião já receberam ou estão com suas obras de pavimentação bem adiantadas, com investimentos na ordem de mais de R$ 7 milhões. Este é o maior cronograma anual de pavimentação já realizado pela Prefeitura de Guanambi na sua história, e está dentro do pacote de obras anunciado pela gestão, no início do mês de março deste ano.

As obras de pavimentação estão por todas as regiões de Guanambi, melhorando a qualidade de vida dos moradores que esperavam há décadas pelo benefício

Brumado recebe esta semana a Agência Móvel da Coelba

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A unidade de atendimento ficará estacionada, entre os dias 15 e 17/12, na Avenida Doutor Guilherme Dias, 442, no Ginásio Industrial (Foto: Reprodução/Internet)

O município de Brumado recebe esta semana a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária. A unidade de atendimento ficará estacionada, entre os dias 15 e 17/12, na Avenida Doutor Guilherme Dias, 442, no Ginásio Industrial. O atendimento na unidade móvel será realizado de 8 às 16h. No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia e benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.

Governo de Caculé convida para o 4º Festival de Talentos do Cine Dória

Terça / 15.12.2015

Por Tayga Ribeiro

O 4º Festival de Talentos do Cine Dória será realizado nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, às 19 horas

O Governo de Caculé, por meio da sua Assessoria de Comunicação, convida a todos para participar do 4º Festival de Talentos do Cine Dória, que será realizado nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, às 19 horas. ‘O Canto, a Dança e o Teatro invadem o palco do Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, chegou a hora de apreciar e se encantar com criativas apresentações. Participe! Valorize! Prestigie! Viva a Cultura!’, destaca a nota encaminhada.

Prefeitura de Caetité divulga 17ª Convocação do Processo Seletivo REDA

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)

A Prefeitura de Caetité divulgou, na última quinta-feira (10), a 17ª Convocação do Processo Seletivo Simplificado, definido no Edital nº 001/2014 para contratação temporária de servidores para a Secretaria Municipal de Saúde. Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COMPLETO

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 14/12

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população, oportunizando vias de parceria para um trabalho mais efetiva na busca de ações que conduzam para o desenvolvimento e crescimento de Brumado. Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores, que terão o conhecimento real das maiores necessidades de cada bairro da cidade e distritos e povoados da zona rural.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Vitor Bonfim quer ampliar participação da agropecuária no PIB do Estado

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

O fortalecimento da cultura do mamão, no extremo sul da Bahia, foi um dos temas debatidos pelo secretário Vitor Bonfim (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Governo da Bahia, através da Secretária da Agricultura (Seagri), dará atenção especial às regiões com menor participação no Produto Interno Bruto (PIB), e que têm grande potencial de crescimento, visando ampliar a contribuição da agropecuária ao PIB do Estado. Este é o pensamento do titular da pasta, Vitor Bonfim, que durante toda a semana passada reuniu-se com produtores em seu gabinete instalado no Parque de Exposições de Salvador, onde aconteceu a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). ‘A Seagri está empenhada em aumentar a produtividade nessas regiões, agregar valor ao produto, e um dos caminhos para isso, é o incentivo à agroindustrialização. A secretaria já prioriza a atração de investimentos para o Estado, e a intenção é que essa política seja intensificada’, afirmou. 

O fortalecimento da cultura do mamão, no extremo sul da Bahia, foi um dos temas debatidos pelo secretário Vitor Bonfim, em reunião com o diretor presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Ulisses Brambini. Entre as demandas desta cultura estão o controle de viroses, a exemplo da meleira; criação de programa de incentivo à exportação, com ações de promoção do mamão da Bahia no exterior e estímulo ao consumo. A produção do mamão acontece durante todo o ano, e esse setor produtivo possui grande potencial desenvolvimento, por isso, o produtor chama atenção para a necessidade de investimento em pesquisas direcionadas ao melhoramento genético que possibilite novas cultivares e melhorias em brix, calibre, resistência a doenças, entre outros fatores.

Governo de Caculé finaliza com êxito a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul

Terça / 15.12.2015

Por Tayga Ribeiro

A importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento sem interrupção foi bastante enfatizado durante toda a campanha

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a terceira edição da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, durante a qual levou informações para toda a população sobre a importância de ações de prevenção do câncer de mama e próstata, cuidado com a saúde, e ainda dos exames regulares com médicos especialistas. O lançamento da campanha contou com um movimento de incentivo ao esporte iniciando com um Passeio Ciclístico de 30 km, encerrado na Lagoa Manoel Caculé, e após o passeio, atividades de BODY COMBAT e dança. Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas blitz com orientações e distribuição de panfletos, mutirão de PSA, sala de espera e palestras promovidas em empresas, entidades e nos setores municipais advertindo sobre a importância da realização de exames periódicos, como autoexame e a mamografia para mulheres e o exame de toque e o PSA para os homens. “Este ano pensamos em ações de incentivo ao esporte no intuito de promover a saúde e a qualidade de vida à população, aliado a realização de exames periódicos como prevenção”, destaca Joziane Brito, coordenadora da Atenção Básica.

Um movimento com passeio Ciclístico, feira de saúde, aulas de Body Combat e dança deu início à campanha

Governo compra R$ 500 mil em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os equipamentos que foram entregues neste domingo (13), irão substituir os EPI´s perdidos durante o combate ao fogo (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), comprou R$ 500 mil em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para utilização dos brigadistas voluntários que atuam no combate aos incêndios na região da Chapada Diamantina. Parte desse material - que inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento – foram entregues para os representantes das brigadas, no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis, neste domingo (13).  Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a compra realizada pelo Governo neste sábado (12) busca oferecer melhores condições às pessoas comprometidas com o combate ao fogo na região. “Os equipamentos que foram entregues neste domingo (13), irão substituir os EPI´s perdidos durante o combate ao fogo. Mais EPI´s serão encaminhados para Lençóis no decorrer da semana”, frisou.

“O envolvimento dos brigadistas voluntários é imprescindível para apoiar as demais ações que a Sema e o Inema realizam no combate às queimadas e incêndios florestais”, acrescentou o titular da secretaria. Os últimos focos de incêndios começaram na semana passada, em decorrência dos raios que surgiram na região. “Como houve pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos”, explicou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.

Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo na região conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), três helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).