Sertão Hoje

Sertão Hoje

Morte de Dom Alberto: Prefeito de Caetité declara luto oficial de sete dias

Quarta / 15.04.2015

A prefeitura de Caetité decretou luto oficial de sete dias, na última segunda-feira, e ponto facultativo na próxima quinta-feira, em respeito ao falecimento do Bispo Emérito D. Antônio Alberto Guimarães Rezende. O bispo dedicou 21 anos de sua vida às atividades religiosas na diocese de Caetité. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, em 2011, D. Antônio recebeu o título de cidadão emérito da Bahia, era ainda Patrono da Academia Caetiteense de Letras. Segundo o decreto publicado pela Prefeitura, os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da saúde, limpeza pública e segurança patrimonial do Município, funcionarão normalmente. 

Evento marca início das ações do Programa de Regularização fundiária em Igaporã

Quarta / 15.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na tarde do último domingo (12), em Igaporã, um evento para marcar o início das ações do “Programa Minha, Terra Meu Lar”, de Regularização Fundiária no município de Igaporã. O evento aconteceu na Praça do Alto da Usina e contou com a presença dos moradores do Loteamento Irmã Dulce, que será a primeira área contemplada com o programa. A escolha do loteamento foi definida por sorteio. O Programa de Regularização Fundiária “Minha Terra, Meu Lar” consiste na maior ação de regularização de lotes da história do município. O projeto está sendo executado pela Prefeitura Municipal em parceria a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER. Para Carla Rubistelly, coordenadora do Programa, “a regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas e sociais que visam a regularização dos loteamentos existentes na zona urbana de Igaporã e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito a moradia, e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade, previstos constitucionalmente”. Várias autoridades, locais, participaram do evento. Na oportunidade, a prefeita, Rosana Cotrim afirmou que o programa “é a forma de definir de quem é a posse da terra e garantir segurança social, jurídica e promoção da cidadania. Com essa visão pretendemos inicialmente contemplar prioritariamente os bairros periféricos da cidade”, explicou. 

Governo de Caculé divulga lista de convocados do Concurso Público de 2014

Quarta / 15.04.2015

Por Tayga Ribeiro

Na última quinta-feira, a Prefeitura de Caculé divulgou um edital de convocação para o concurso público realizado no ano passado. A convocação foram para as vagas de: Assistente Social, Psicólogo, Professor Nível II- Educação Fisíca, Professor nível I, Auxiliar Administrativo, Técnico em Biblioteca, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista Categoria “D”, Coveiro. Os convocados devem comparecer ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal da Caculé, munidos de seus documentos pessoais, (Cópias e Originais) da Certidão de casamento ou nascimento, RG, CPF (CIC), Carteira de Trabalho, Comprovante de inscrição no PIS/PASEP (se não houver, apresentar declaração),Duas fotos 3X4, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento dos filhos, Cartão de vacinação atualizada dos filhos menores de 07 anos, Atestado de frequência escolar dos filhos de 08 a 14 anos, Conta Bancária (Bradesco), Comprovante de Escolaridade, Título de Eleitor com comprovante da última votação, Quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino), Habilitação exigida para exercício do cargo (Diploma, Certificado, Cursos, CNH, etc.), Registro nos respectivos Órgãos ou Conselho de Classe, Comprovação de pagamento da anuidade referente ao Conselho ou Órgão de Classe, de acordo com o cargo pretendido, Atestado Médico emitido em inspeção médica oficial do município, apresentação da prova de quitação da contribuição sindical, caso tenha trabalhado no ano em outra empresa, Declaração de bens e valores que constituem o patrimônio (Reconhecer firma), declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Após a entrega e avaliação dos documentos, os convocados poderão tomar posse de seus respectivos cargos.

Caetité: Projeto Arte e Eu começa com força total

Quarta / 15.04.2015

Por Thayná Lima

O projeto Arte e Eu, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de Caetité, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, começou suas atividades na última terça-feira (14) e vão o mês de dezembro. A organização do projeto selecionou nos dias 09 e 10 de abril, cerca de 40 adolescentes distribuídos em turmas de teatro e dança. As oficinas acontecerão no salão do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS –, no bairro Buenos Aires, e no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros, e têm como objetivo de incentivar a movimentação de práticas artísticas na cidade, através de um processo de montagem de espetáculos para futura circulação em escolas e espaços diversos. 

Bahiafarma assina contrato com Ministério da Saúde para fornecer medicamento

Quarta / 15.04.2015

A diretora-geral da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), Julieta Palmeira, assinou contrato com o Ministério da Saúde, em Brasília, para fornecer, a partir de 30 de abril deste ano, o medicamento cabergolina 0,5 mg ao Sistema Único de Saúde (SUS). O fornecimento é destinado aos 26 estados e o Distrito Federal e envolve mais de dois milhões de comprimidos somente em 2015. O medicamento é resultado da parceria de desenvolvimento produtivo entre a Bahiafarma, que detém o registro do remédio na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a indústria farmacêutica brasileira Cristália, que adquiriu a tecnologia fora do País e está em fase avançada de incorporação pela Bahiafarma. O fornecimento ao SUS da cabergolina beneficia pessoas com acromegalia, alteração hormonal que promove crescimento de nariz e orelhas, e quem sofre distúrbios hormonais relacionados à prolactina, que afetam o mecanismo do leite materno. 

Segundo a diretora da Bahiafarma, a cabergolina é o primeiro medicamento da Bahiafarma a ser adquirido pelo Ministério da Saúde em compra centralizada e a ser distribuído ao Sistema Único de Saúde de todo o País. "É uma conquista do Governo da Bahia e um orgulho poder contribuir para a incorporação desse medicamento pelo SUS”. A cabergolina 0,5 mg está sendo adquirida pela metade do preço - por ser produzido no Brasil - representando economia para o País e permitindo que mais recursos sejam utilizados para ampliar o acesso a outros medicamentos e para atenção à saúde da população. O medicamento será enviado às secretarias de Saúde, que vão distribuir para a população. 

Prefeitura de Guanambi vai dar 20% de desconto para quem pagar o IPTU até dia 30

Quarta / 15.04.2015

A Secretaria da Fazenda Municipal de Guanambi lançou, no início deste mês, a campanha do IPTU 2015. O município oferecerá benefícios para quem pagar antecipado, com desconto de até 20% do valor do tributo para o contribuinte que quitar o débito até o dia 30 de abril. Ao todo são mais de 30 mil contribuintes que já estão recebendo o carnê da prefeitura. Quem não receber o carnê em sua residência ou estabelecimento, deve comparecer no setor de tributos da secretaria, para fazer a retirada do documento. Segundo o secretário Municipal da Fazenda, Roberto Júlio Oliveira, o pagamento do IPTU é fundamental para o progresso da cidade, visto que grandes obras foram e estão sendo realizadas com recursos próprios, “o intuito é arrecadar fundos de acordo com o valor de cada imóvel para que estes recursos sejam revestidos em obras e ações por toda a cidade, melhorando a vida dos nossos munícipes”, frisou.

Guanambi: Bairro Pôr do Sol é contemplado com asfaltamento de ruas e iluminação pública

Quarta / 15.04.2015

Por Maria Nunes

Prefeito Charles Fernandes, de Guanambi (Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão)

Na noite desta última sexta-feira (10), o Prefeito Charles Fernandes, em companhia dos vereadores, dos secretários, da Primeira Dama Joelma Fernandes, se reuniram com os moradores do Bairro Por do Sol, para juntos oficializar a entrega das obras. Durante a cerimônia, representantes da associação do bairro, vereadores e secretários usaram o microfone para agradecer a obra de pavimentação das ruas do bairro e troca do material de iluminação pública. Além disso, o Deputado Estadual Vitor Bonfim falou de sua satisfação em lembrar a data que o projeto foi aprovado e estar presente na entrega da obra, que inicialmente tinha previsão de concluir apenas 80% das necessidades dos moradores e acabou cumprindo totalmente. Muito honrado com as manifestações de carinho e reconhecimento popular, o prefeito Chares falou que está muito feliz com a sua equipe de trabalho. Na oportunidade foi anunciado outro pacote de obras, incluindo 110.000 m2 de pavimentação na maioria dos Bairros do município. 

Descerramento da placa inaugural (Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão)

Incentivo ao Reisado: Prefeitura de Igaporã realiza projeto 'Folia de Crioulo'

Quarta / 15.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na noite deste domingo (12), em Igaporã, a culminância do projeto cultural “Folia de crioulo: Incentivando o reisado no interior baiano”, onde centenas de pessoas prestigiaram as festividades. Promovido pelo proponente José Ferreira de Souza, o projeto é fruto do edital 12/2013 culturas populares, versão simplificada do Fomento à Cultura pelo Fundo de cultura do Governo do Estado da Bahia. O evento contou com o apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Várias autoridades marcaram presença no evento como a Prefeita Rosana Cotrim, a Secretária de Governo Jânia Núbia, o Secretário de Esporte e Lazer Demócrito Oliveira, os vereadores Elpídio Alves Sobrinho, Diogo Fernandes, Cristiane Fernandes, presidentes de Associações de produtores rurais, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Igaporã.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo enfatizou sobre a importância de investimentos nessa rica manifestação cultural: “A tradição do reisado é uma prática cultural que recebe fomento da Administração Municipal por meio da Secretaria de Cultura desde o ano de 2013. E, sempre procuramos atender as solicitações das comunidades. Igaporã só teve a ganhar com esse projeto, pois, muitos grupos foram fortalecidos e outros criados.” Afirmou. Durante os meses de dezembro de 2014 a abril de 2015, esse projeto realizou oficinas de instrumentos, cantigas, samba de roda e palestras sobre a cultura popular do reisado e conseguiu mobilizar comunidades, fortalecendo o terno de reisado das Ciganas Nossa Senhora Aparecida, criou o terno de reis da cidade de Igaporã o Terno de Reis Vila Fagundes, fortaleceu o terno de reis da Comunidade de Jardim e criou o terno de reis da Comunidade de Santa Maria.

Além do Terno de Reisado Vila Fagundes, que foi o anfitrião do evento, também se apresentaram o Terno de Reisado Nossa Senhora Aparecida, Terno de Reisado Santa Maria, Terno de Reisado Jardim, Terno de Reisado Cachoeira do Tatu, Terno de Reisado Canabrava, Terno de Reisado Barreiro da Conceição, Terno de Reisado Pedra Branca, Terno de Reisado Lapinha e Terno de Reisado Zelopes.

Prefeitura de Caetité realiza Mutirão do Glaucoma na próxima sexta-feira

Quarta / 15.04.2015

Por Thayná Lima

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Saúde, realizará em parceria com o Instituto de Oftalmologia da Bahia (IOBA), um Mutirão do Glaucoma na próxima sexta-feira (17). Caetiteenses acima de 40 anos, com ou sem histórico familiar de Glaucoma, vão poder contar com atendimento oftalmológico para diagnóstico e tratamento da doença. O Mutirão será realizado das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros. Os pacientes que participarem da ação serão avaliados pelos profissionais do IOBA e, caso seja constatado o glaucoma, serão orientados e receberão gratuitamente os medicamentos. Durante o último mês, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados e preparados para mobilizar a comunidade, informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, orientando as pessoas com glaucoma a participarem do mutirão. O atendimento tem início com medição da pressão ocular. Logo em seguida, o médico checa se há alguma alteração no fundo do olho do paciente. O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. É a maior causa de cegueira irreversível entre os baianos. 

Concurso da Prefeitura de Guanambi: prova será realizada no dia 24 de maio

Terça / 14.04.2015

Uma comissão do Centro de Processo Seletivo da Universidade do Estado da Bahia, esteve na cidade de Guanambi para planejar a logística do Concurso Público da Prefeitura Municipal. A equipe visitou escolas e locais onde serão realizadas as provas e se reuniu com o Secretário Municipal de Governo, Valguimar Cotrim e equipe da Secretaria de Administração, alinhando as atribuições, e organizando todas as demandas. Conforme Edital de reabertura do Cronograma, as provas acontecerão no dia 24/05. O local será divulgado, a partir do dia 18/05, no site do concurso: http://www.selecao.uneb.br/guanambi ou no www.guanambi.ba.gov.br. Segundo o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Lopes, “é de suma importância que o inscrito no concurso acesse e se atualize das informações que estão nos portais, além de ficar atento às exigências do Edital para o dia da prova”, explicou. 

Na próxima semana será aberta a licitação para reconstrução da BR-030, trecho entre Brumado e Sussuarana

Terça / 14.04.2015

Por Eliana Costa

O aviso do pregão, de nº 140/2015, foi publicado no Diário Oficial da União

No próximo dia 22 de abril será aberto o processo de licitação para a recuperação do trecho da BR-030, que liga o município de Brumado ao distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu. O aviso do pregão, de nº 140/2015, foi publicado no Diário Oficial da União, cuja cópia foi apresentada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Amauri Lima, aos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e ao vereador de Brumado, Zé Carlos de Jonas. Na audiência de hoje (13), na sede do DNIT, em Salvador, com os deputados e o vereador Zé Carlos de Jonas, Amaury Lima informou que em meados de maio deve dar início à obra, caso o processo de licitação transcorra dentro do previsto. Segundo ele, serão investidos R$ 30 milhões para a recuperação total do trecho que também passará a receber a manutenção pelo órgão federal. São 50 quilômetros da rodovia que se encontra em situação intrafegável que vão receber um tratamento especial de recuperação, passando, inclusive, pela retirada do recapeamento atual. Uma das ações que contribuíram para essa vitória foi efetuada na última sexta-feira (10), com a realização de uma reunião importante na sede do diretório local do PT de Brumado, onde estiveram presentes os deputados Waldenor e Zé Raimundo, que em conversas com lideranças importantes do partido, como a suplente de senadora Marizete Pereira e o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, além dos vereadores Catoze, Zé Ribeiro e Zé Carlos de Jonas, onde se acertaram estratégias para se obter essa conquista. 

Trabalhadores paralisarão atividades amanhã (15) contra a PL 4330

Terça / 14.04.2015

Na última segunda-feira, representantes de movimento sindicais e sociais de Vitória da Conquista se reuniram, na sede do Sinserv, para organizar as manifestações da próxima quarta-feira (15) contra a aprovação do projeto de lei 4330. O projeto visa ampliar a terceirização nas relações trabalhistas, as medidas provisórias 664 e 665 do governo federal, que dificultam o acesso da população à pensão por morte, ao seguro-desemprego e ao abono salarial, e o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy. Paralisações de diversas categorias de trabalhadores já estão definidas em Vitória da Conquista. A mobilização, nesta quarta-feira, terá início na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 8h, com concentração dos manifestantes com faixas, cartazes, carros de som e panfletagem. A luta é para que o Senado não aprove esse projeto e, se aprovado, seja vetado pela presidente Dilma. O PL 4330 significa retrocesso e precarização nas relações trabalhistas.  Participam deste movimento: Sindicato dos Bancários, SIMMP/VC, Sindsaúde, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular, Sindilimp, Sinserv, APLB/SINDICATO, Movimento Unificado das Associações de Moradores, MST, ADUSB, Sindacs, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Consulta Popular e UJS.

5ª Expobrumado e 10º Leilão da Coopmab foram realizados no último fim de semana

Terça / 14.04.2015

Por Sérgio Mauro

Promovida pela Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense (Coopmab), com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Agricultura  (Seagri) e ASJ LEILÕES, aconteceu, no último final de semana, a 5ª edição da Expobrumado. O evento, que estava incluso no calendário oficial de exposições agropecuárias do Estado da Bahia, foi realizado entre os dias 10 a 12 de abril no Parque de Exposição Agropecuário Gilson Brito (Antigo Santa Inês), quando também aconteceu o 10º Leilão Coopmab. Na abertura, com a presença do Prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado por Secretários, Empresários, Pecuaristas e convidados foi descerrada à placa registrando a homenagem ao pecuarista, bancário e comerciante Gilson Brito, que passa a denominar o Parque de Exposição Agropecuário brumadense. Denominação reconhecida por todos e compreendida como merecida sendo mais que uma homenagem e, sim, o reconhecimento por aqueles que atuam na atividade agropecuária de Brumado, ao trabalho realizado pelo Senhor Gilson Brito, quando em vida, em prol do desenvolvimento agropecuário de Brumado. Na oportunidade os familiares do homenageado; esposa, filhos, noras e netos agradeceram ao Prefeito Aguiberto Lima Dias e ao Presidente da COOPMAB Senhor Tadeu Lima Silva e a todos pelo reconhecimento do trabalho dedicado à agropecuária. O evento ofereceu shows musicais com diversos artistas; sexta feira, os Violeiros Rogério Nunes e Vilmar, sábado, Ed Rossi e Max e Leo, e no domingo, Banda Caso Contrário e Serginho Cardoso. O 10º Leilão Coopmab, realizado no domingo à tarde, foi comandado pela “ASJ Leilões” com a presença do convidado especial o Pecuarista Luiz Carlos Fernandes da “Nelore Bem Bom”. 

Governo de Guajerú entrega reforma e ampliação da UBS de Cancela

Terça / 14.04.2015

Por Aloísio Costa

Na última quinta-feira (09), o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à comunidade da Cancela, zona rural do município, as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. O ato reuniu moradores das localidades que fazem parte da área de abrangência da unidade de saúde, membros equipe de profissionais que atuam na UBS Cancela, lideranças políticas da região, vereadores e membros de equipe de governo, bem como a secretária de Saúde, Érica Leal e o prefeito, Gil Rocha. Em seu pronunciamento a secretária de Saúde destacou a importância das obras de ampliação e reforma para a melhoria no atendimento aos pacientes, como também na oferta de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na unidade. Ressaltou ainda que o Governo Municipal tem mantido seu compromisso com a melhoria da saúde no município, que, dentre outras ações, tem mantido o efetivo profissional em todas as unidades, como também no Centro de Saúde Monsenhor Valdemar.

Oportunidade de Negócio: Franquias estão de olho no Nordeste brasileiro

Terça / 14.04.2015

Foto: Montagem/Jornal Tribuna do Sertão

Há uns quatro anos o Nordeste está em evidência, sendo o foco da expansão de muitas franquias. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o número de franquias na região cresceu cerca de 17,7% de 2012 para 2014, o surgimento de marcas teve crescimento de 18%, e quinze novos shoppings foram inaugurados nos estados nordestinos.

“A migração para o Nordeste é resultado do aumento significativo da renda da população local. Além disso, há menos concorrências nessas cidades, onde as marcas estão começando a explorar o mercado, o que torna a região ainda mais atraente para os investidores”, afirma José Fugice, sócio fundador e atual Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relacionamento da GOAKIRA.

Uma prova de que esse mercado é atrativo são as redes que pretendem chegar à região, como a Viva Eventos e a Sóbrancelhas. A Viva Eventos, única empresa na área de franquias especializada em eventos e festas de formatura, planeja abrir 20 unidades no Nordeste em dois anos. E a Sóbrancelhas, especializada em beleza, pretende inaugurar a primeira unidade nas cidades nordestinas ainda este ano, bem como atingir a marca de 30 unidades em 2 anos.

A Let’s Eat, rede de restaurantes mexicanos com hamburgueria, tem como alvo o Nordeste e está prestes a inaugurar sua primeira unidade em Sergipe. Pretende chegar a 20 restaurantes na região em três anos. Marcas que já estão consolidadas nos estados nordestinos também querem continuar crescendo na região. É o caso da Minds English School, da CEBRAC e do Mercadão dos Óculos. A Minds possui 16 unidades e quer chegar a 30 até 2018. Já o CEBRAC, com 17 escolas, pretende inaugurar mais 13 até 2017. E o Mercadão dos Óculos, com sua expansão agressiva, projeta chegar a 10 lojas no mercado nordestino até o final de 2015, e alcançar 50 unidades no prazo de dois a três anos.