Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Idosos e frentistas são testados negativo para Covid-19

Quinta / 06.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, foram aplicados 130 testes, todos negativos. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, aplicou testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nos idosos e funcionários do Abrigo das Senhoras de Caridade de Caetité e nos frentistas de postos de combustíveis. Ao todo, foram aplicados 130 testes, todos negativos. “Essa testagem que o Governo Municipal está realizando faz parte de uma estratégia da Secretaria para enfrentar a pandemia da melhor forma possível, cuidando dos mais vulneráveis e profissionais expostos aos riscos de contágio e transmissão”, destacou Cynthia Lopes, secretária municipal de Saúde.

Conforme o Painel Coronavírus, atualizado nesta quarta-feira (05), Caetité contabiliza 67 casos confirmados de Covid-19. Desses, 58 já estão recuperados, 6 são considerados casos ativos e 3 vieram a óbito.

Ao todo, foram aplicados 130 testes, todos negativos. (Foto: Divulgação)

Caculé: Secretaria Municipal da Educação e Cultura realiza live para avaliar ensino remoto no município

Quinta / 06.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O evento contou com a participação da Secretária municipal da Educação, Adailde Teles, equipe técnica da Secretaria, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais.

No último dia 21 de julho, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Caculé realizou uma live para avaliar o ensino remoto que está sendo realizado no município, desde o dia 30 de março, com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. O evento contou com a participação da Secretária municipal da Educação, Adailde Teles, equipe técnica da Secretaria, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais.

Para os gestores municipais, “a experiência tem sido bastante proveitosa, uma vez que as atividades propostas pelos educadores têm possibilitado levar o ensino aos nossos alunos por meio de tecnologias”, declarou a Prefeitura, em nota, enfatizando ainda que “esse momento foi muito importante, pois permitiu avaliar todo o trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, bem como planejar novas ações para esse momento emergencial”.

O evento contou com a participação da Secretária municipal da Educação, Adailde Teles, equipe técnica da Secretaria, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais.

Botuporã está autorizada a retomar o transporte intermunicipal; outros 395 municípios continuam com a restrição

Quinta / 06.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto autorizou a retomada do transporte intermunicipal em Botuporã e Iramaia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. (Foto: Reprodução / Internet)

O transporte intermunicipal será suspenso nos municípios de Boninal, Cravolândia e Sítio do Mato a partir de sexta-feira (07). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (6). 

Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, os 395 municípios baianos com essa restrição;

Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Botuporã e Iramaia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima sexta-feira, dia 07; confira os locais

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima sexta-feira, dia 07, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h às 14h, nas Ruas Afonso Lessa, Beija Flor, Deocleciano Andrade, João Nunes Dourado, Domingos A. Teixeira, Manoel Cotrim, Urbino Pereira Donato, Goiás e Luiz Teixeira Freire, na Praça da Igreja, na Travessa Deocleniano Andarde e nas Avenidas Governador Nilo Coelho e Guanabara, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

SENAI oferece mais de 2,2 mil vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica; vagas para Barreiras, Vitória da Conquista e mais 14 cidades

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados podem se inscreverem até o próximo domingo (09) ou até que seja atingida a quantidade máxima de 10 inscrições por vaga. (Foto: Divulgação / Senai-PB)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está ofertando 2.262 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica na Bahia. As vagas são para Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Cimatec e Dendezeiros), Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

• Confira aqui o edital;

Os interessados, que devem ter entre 14 e 21 anos, podem se inscreverem até o próximo domingo, dia 09, ou até que seja atingida a quantidade máxima de 10 inscrições/candidatos por vaga, o que ocorrer primeiro. O processo é feito direto pelo site do Senai (www.aprendizagemsenaiba.com.br). Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Operações Logísticas, Desenhista Técnico e Inspetor de Análise da Qualidade. A previsão é que resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 11 de agosto. Já a matrícula dos selecionados será feita no período de 12 a 19 de agosto.

Segundo o Senai, a convocação para matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno. Mais detalhes sobre o processo podem ser visto no edital. As aulas terão início no dia 1º de setembro deste ano, nos turnos matutino e vespertino, e serão ministradas totalmente pela internet, por meio da Plataforma MEU SENAI (meusenai.com.br). De acordo com o Senai, para que o aluno acompanhe as aulas ao vivo é preciso ter um computador com acesso à internet e pacote Office.

“Ainda não temos data para o retorno das aulas”, afirma secretário da Educação da Bahia

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A declaração foi feita durante entrevista, nesta terça-feira (04), para o ‘Isso é Bahia’, da rádio A TARDE FM. (Foto: Divulgação / SEC-BA)

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que ainda não há uma data para que as aulas possam voltar em segurança. A declaração foi feita durante entrevista, nesta terça-feira (04), para o ‘Isso é Bahia’, da rádio A TARDE FM.

“Nós ainda não temos data para o retorno das aulas, Rui Costa é muito claro nisso. A data quem vai dizer são os sinais, dos dados e indicadores da saúde para professores, estudantes e funcionários”, declarou Jerônimo, que afirmou ainda que diversas modificações estão sendo feitas nas escolas para atender a todos com maior segurança. Os protocolos incluem instalação de pias, lavabos, álcool em gel, preparação de ventiladores na sala, compra de termômetro e testagem dos alunos para a detecção do novo coronavírus. “Esta testagem é para a gente compreender qual é o percentual, para saber se temos condições de trazer estes alunos para dentro da escola. Se for muito grande, isso vai dificultar ainda mais a realidade de um retorno”, explicou.

O secretário de Educação também explicou que independente da data de retorno às aulas, o calendário do ano letivo só vai se ajustar a partir de 2022. “Vamos fazer um exercício que a gente volte em setembro ou outubro. Qualquer exercício que a gente faça, a gente já entrou em 2021. Nós já vamos usar, pelo menos, janeiro, fevereiro e março de 2021. Isso significa que nós já entramos em 2022. Portanto, qualquer retorno de calendário, nós vamos ter que considerar anos conjugados, onde um plano possa, com certeza, juntar os três anos: nós teremos 2020 entrando em 2021 e 2021 entrando em 2022”, disse o Secretário, explicando ainda que será necessário ter aulas aos sábados e em alguns feriados, além de dificilmente ter recesso este ano, com exceção de alguns dias para o Natal e Ano Novo.

Fonte: Jornal A TARDE.

Prefeita de Ipiaú é multada pelo TCM

Quarta / 05.08.2020

Por Ascom/TCM

A multa se refere à contratação irregular de servidores nos anos de 2017 e 2018. Cabe recurso da decisão. (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente denúncia formulada contra a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças César Mendonça, em razão da contratação irregular de servidores nos anos de 2017 e 2018. A decisão foi proferida na sessão realizada nesta terça-feira (04), por meio eletrônico. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou a gestora em R$ 4 mil. Cabe recurso da decisão.

A denúncia foi formulada por vereadores do município de Ipiaú, que insurgiram contra a contratação, via terceirização, de diversos servidores na função de auxiliar de serviços gerais. Segundo os denunciantes, mesmo existindo na estrutura administrativa cargos de provimento permanente da mesma função, a prefeita optou por terceirizar os serviços prestados, “em clara ofensa ao princípio do concurso público”. Afirmaram ainda que dos 239 cargos de auxiliar de serviços gerais criados pela lei municipal nº 1.855/2007, apenas 169 estão preenchidos, razão pela qual, no entendimento dos vereadores, “inexiste possibilidade de terceirização, pois há nos quadros da administração municipal, cargos livres para esta função, devidamente criados por meio da Lei Municipal”.

O conselheiro Fernando Vita concluiu pela existência de irregularidade no procedimento adotado pela gestora, vez que a contratação de pessoal, mediante licitação, se deu em hipóteses não permitidas, para desempenho de atividades e tarefas permanentes, correspondentes ao cargo de provimento efetivo de Auxiliar de Serviços Gerais.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Costa Macedo, também se manifestou pela procedência da denúncia, com imputação de multa proporcional à gravidade da irregularidade praticada. Para o procurador, assiste razão aos denunciantes, pois a contratação da “Garbo Empreiteira” para o fornecimento de mão-de-obra, ensejou a coexistência de dois tipos de vínculos, o terceirizado e o servidor efetivo, para as mesmas funções.

Brumado: vereadores derrubam veto do prefeito sobre PL que autoriza servidores municipais a realizarem empréstimos consignados

Quarta / 05.08.2020

Por Ascom CMB

O veto foi derrubado por 9 votos a favor e 2 contrários. (Foto: Divulgação / Ascom CM Brumado)

O Projeto de Lei (PL) 17/2020, de autoria do Poder Legislativo, que trata da consignação em folha de pagamento dos servidores municipais efetivos e ativos do município de Brumado teve uma emenda por parte dos vereadores, que, por maioria, realizaram uma mudança na proposta do Executivo. O prefeito Eduardo Vasconcelos vetou o projeto e, na noite desta segunda-feira (03), no retorno das sessões, por 9 votos a favor e 2 contrários, os vereadores derrubaram o veto. Segundo os vereadores contrários ao veto, devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a possibilidade dos servidores realizarem os empréstimos consignados, os quais têm desconto em folha, é um fator positivo, pois o acesso ao crédito não pode ser bloqueado num momento como este.

Poções: Praça da Promessa será inaugurada nesta semana, anuncia Prefeito Léo Mascarenhas; confira fotos

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Ainda nesta semana estaremos entregando mais essa praça. Estamos mantendo a nossa cidade mais bonita e oferecendo lazer à comunidade.” (Fotos: Divulgação)

Nesta quarta-feira (05) a Prefeitura de Poções, por meio das redes sociais, que a Praça da Promessa será inaugurada nesta semana. A praça, localizada no bairro Lagoa Grande, contou com recursos próprios do Município, através do pacote de investimentos do Programa Avança Poções. “Ainda nesta semana estaremos entregando mais essa praça. Estamos mantendo a nossa cidade mais bonita e oferecendo lazer à comunidade. É a prefeitura governando para o povo”, destacou o prefeito Léo Mascarenhas.

Guajeru: Secretaria de Educação inicia distribuição do 2º lote dos kits de merenda para alunos da rede pública municipal

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

As escolas vão informar aos responsáveis de seus alunos a data e o horário em que o kit deve ser retirado. A medida visa evitar aglomerações. (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Guajeru começou a realizar a distribuição do segundo lote dos kits de alimentos para os alunos da rede pública municipal de ensino. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, cada escola deve informar aos pais ou responsáveis de seus alunos a data e o horário em que o kit deve ser retirado. Essa medida visa evitar aglomerações devido à Pandemia do novo Coronavírus.

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta (05)

Quarta / 05.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo app Loterias CAIXA e pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

A Mega-Sena pode pagar um prêmio estimado em R$ 3 milhões nesta quarta-feira (05), para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.286. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS, e pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Brumado: Câmara de Vereadores vota nesta quarta-feira (05) as contas de 2016 do ex-prefeito Aguiberto

Quarta / 05.08.2020

Por Ascom / CMB

A sessão acontece nesta quarta-feira, dia 05, às 9h. (Foto: Divulgação / Ascom / CMB)

No final da sessão desta segunda-feira (03), no retorno após o recesso de mês de julho, o presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, colocou sobre apreciação de seus pares a possibilidade da realização de uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (05), às 09h, para que fosse realizada a votação para aprovação ou rejeição das contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias relativas ao exercício de 2016. Todos os vereadores presentes foram unânimes na convocação.

Livramento: Dr. Carlos aparece isolado em pesquisa de intenção de votos para prefeito

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

De acordo o Instituto Folha Regional, a pesquisa conta com margem de erro de 4,50% e nível de confiança de 95%. Foram entrevistados 468 eleitores. (Foto: Folha Regional)

A Pesquisa Folha Regional, divulgada nesta segunda-feira (03), mostra que o médico anestesiologista Carlos Roberto Souto Batista (PSD-BA) desponta isolado na liderança, com 61,7%, à Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. O atual prefeito, Ricardinho (Rede-BA) está com 24,6%. Outros 10,4% não souberam ou não opinaram e 3,3% responderam nenhum. De acordo o Instituto Folha Regional, a pesquisa conta com margem de erro de 4,50% e nível de confiança de 95%. Foram entrevistados 468 eleitores.

A pesquisa também abordou quais são as principais necessidades para os eleitores de Livramento. 23% responderam que carecem de maior atenção na saúde, 14% acham que sua comunidade necessita de melhores estradas, 13% disseram que é o abastecimento de água, 9% optaram por uma melhor rede pública de esgotos, 8% asfaltamento, 8% responderam educação, 8 % iluminação pública, 6% disseram ser assistência social, 4% querem mais áreas de esporte e lazer e 3% disseram segurança pública. Dos entrevistados 2% não souberam ou não opinaram e 2% responderam nenhuma", publicou o Instituto Folha Regional.

De acordo o Instituto Folha Regional, a pesquisa conta com margem de erro de 4,50% e nível de confiança de 95%. Foram entrevistados 468 eleitores. (Foto: Folha Regional)

Autorizado o início das obras do sistema de abastecimento de água de comunidades rurais de Guanambi

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A obra beneficia as Comunidades de Vargem Comprida III, Corredor, Passagem dos Brindes e Tabua Grande, que abrangem em torno de 70 famílias. (Fotos: Divulgação)

Na tarde da última sexta-feira (31), em ato restrito devido à pandemia do novo Coronavírus, o Prefeito Jairo Magalhães assinou a ordem de serviço, autorizando o início das obras do sistema de abastecimento de água das Comunidades rurais de Vargem Comprida III, Corredor, Passagem dos Brindes e Tabua Grande. Ao todo, serão cerca de 70 famílias beneficiadas.

Além do prefeito, o ato também contou com a presença de representantes das associações de moradores das comunidades e da Embasa, do deputado federal Charles Fernandes, de Najar Ribeiro, assessor da deputada estadual Ivana Bastos, do vereador Hélio Pereira (Lelé) e do radialista Super Bené.

Operação Vassoura de Bruxa prende trio especializado em roubo de motos em Ibirataia

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A operação ocorreu na segunda-feira, dia 03, após mais um roubo de moto na região de Aricangar, zona rural de Ibiritaia. (Foto: Divulgação / 9ª Coorpin)

Nesta segunda-feira (03), investigadores, das Polícias Civil de Ibirataia e de Ipiaú, realizaram a Operação Vassoura de Bruxa, resultando na prisão em flagrante de 3 indivíduos, suspeitos de assaltarem veículos na região de Aricangar, na zona rural Ibiritaia. Segundo informações da Polícia, as investigações, que já estavam em andamento por causa do histórico de roubos de moto na região, chegaram ao nome do principal autor dos roubos, “Bigode Loiro”, de 20 anos, que foi reconhecido por algumas das vítimas.

Ainda conforme a Polícia Civil, no início da manhã desta segunda-feira (03), houve mais um roubo de moto na região, por três indivíduos armados. Os policiais civis foram ao local e passaram o dia todo na região de Aricangar a procura dos criminosos em matagais e localidades de difícil acesso. Após localizaram o grupo, composto por Bigode Loiro e dois adolescentes, um de 19 e outro de 17 anos, que estava com a moto roubada pela manhã. Ao todo, a operação resultou na apreensão de 6 motocicletas, 3 aparelhos celulares, 1 revólver, calibre 32, da taurus, e 2 espingardas curta de fabricação caseira. Os envolvidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Ibirataia.

A operação ocorreu na segunda-feira, dia 03, após mais um roubo de moto na região de Aricangar, zona rural de Ibiritaia. (Foto: Divulgação / 9ª Coorpin)