Sertão Hoje

Sertão Hoje

INB realiza 2ª Campanha de Testagem para Covid-19 nos colaboradores

Terça / 25.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A INB informou que adquiriu mais 4,5 mil testes para serem utilizados na 3ª fase, prevista para o final deste ano. Duas mil testagens já haviam sido realizadas na 1ª fase.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) iniciou uma segunda campanha de testagem para Covid-19 dos empregados, estagiários e terceirizados, na última semana. Até a última sexta-feira, dia 21, foram realizados cerca de 550 testes rápidos em todas as unidades da empresa (Resende/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Buena/RJ, Caldas/MG, São Paulo/SP, Caetité/ BA e Fortaleza/CE), que correspondem a um total de 30% do previsto para esta fase. A INB informou que adquiriu mais 4,5 mil testes para serem utilizados na terceira fase da campanha, prevista para o final deste ano.

• Duas mil testagens já haviam sido realizadas na primeira campanha, que aconteceu entre os meses de maio e junho;

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da INB, Daniel Britz, o trabalho tem como principal objetivo mapear os colaboradores que já tiveram contato com a doença. “Essa é uma estratégia epidemiológica que temos para triagem inicial e avaliação em massa. Com isso podemos rastrear a infecção dentro da empresa”, explicou o coordenador, destacando ainda que a INB é uma das pioneiras na testagem de colaboradores e nas medidas de proteção que adotou logo no início da pandemia. Uma mostra disso são as ações contínuas que a empresa tem tomado como a marcação de pontos críticos de controle nas unidades, higienização das vias e ambientes de trabalho, medição de temperatura dos colaboradores, medidas de afastamento no transporte da empresa e barreira sanitária.

• Mais de 8 milhões de brasileiros trabalharam de casa até o fim de julho;

Um dos pontos importantes citados pelo coordenador como medida de prevenção foi o retorno da escala de rodízio com trabalho em home office na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), devido ao aumento do número de casos no interior do estado do Rio. Com isso foi feita a redução do efetivo presencial em 40% até o final de agosto. “Isso demonstra a preocupação e o cuidado da INB com seus colaboradores”, disse Daniel.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira, dia 26; confira os locais

Terça / 25.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que na próxima quarta-feira, dia 26, haverá desligamento programado da rede elétrica.

No centro, o desligamento ocorrerá das 9h às 15h, afetando as Avenidas 1º de Maio, Guanabara, a Praça Manoel Novais e Riachuelo e as Ruas 1º de Maio e Riachuelo. No bairro Beija-Flor, o desligamento ocorrerá das 8h às 13h, afetando as Ruas Asdrubal da Silva Meire, Saul Quadros e Emmanuel.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Autorizada a retomada do transporte intermunicipal em Lagoa Real, Paramirim e Piatã

Terça / 25.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Outros 353 municípios continuam com o transporte intermunicipal suspenso até o dia 30 de agosto devido à Pandemia do novo Coronavírus.

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (25), foi autorizada a retomada do transporte intermunicipal em Lagoa Real, Paramirim e Piatã, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

• Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, os 353 municípios que continuam com essa restrição;

A medida tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana. Nesses municípios estão suspensas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans até o dia 30 de agosto.
.

Mais de 8 milhões de brasileiros trabalharam de casa até o fim de julho

Segunda / 24.08.2020

Por Felipe Moura, Ana Lustosa e Luciana Bueno / Brasil 61

De acordo com o IBGE, cerca de 8,4 milhões de brasileiros estavam trabalhando de casa até o fim do mês de julho. (Foto: Agência Brasil)

O “novo normal” ao qual o mundo está se adaptando em meio à pandemia da Covid-19 promete modificar, definitivamente, as relações de trabalho. Antes resistentes em adotar o regime de trabalho remoto, regulamentado pela lei brasileira, muitas empresas se viram forçadas a aderir ao home office em decorrência da crise que o novo coronavírus causou.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 8,4 milhões de brasileiros estavam trabalhando de casa até o fim do mês de julho.

Segundo a advogada Cyntia Possídio Lima, o isolamento social antecipou uma transição no mundo do trabalho que já vinha se desenhando. “Essa é uma realidade que veio para ficar. A adoção do home office ou teletrabalho só cresceu desde então, devido ao desenvolvimento da tecnologia, fruto de uma era na qual se impera a lógica digital, modificando as relações de trabalho”, afirma.

O temor de muitos gestores com a queda de produtividade dos funcionários não se confirmou. Agora, diante da tentativa de implementar o modelo de modo permanente, muitas dúvidas podem surgir, especialmente em relação à legislação. Especialista em Direito do Trabalho, Karolên Gualda Béber, diferencia os termos. Ela diz que o “teletrabalho está previsto na CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas]”. Já o home office, explica, é um estágio “mais pontual”. Segundo Karolên, a legislação brasileira não traz uma regra específica sobre quem arca com os custos do trabalho em casa, nem como fazer esse cálculo. “A empresa [é quem deve] vai arcar com o custo de internet, luz e telefone. É importante deixar claro que isso vai sempre ser objeto de negociação entre a empresa e o empregado”, orienta.
.

De acordo com o IBGE, cerca de 8,4 milhões de brasileiros estavam trabalhando de casa até o fim do mês de julho. (Foto: Brasil 61)

TSE rejeita punição para abuso de poder religioso nas eleições

Segunda / 24.08.2020

Por Paulo Oliveira, Brenda Abreu e Luciana Bueno / Brasil 61

O TSE julgava o caso da vereadora e pastora Valdirene Tavares, que teve o mandato cassado pelo TRE-GO após ser acusada de pedir votos em um evento na Assembleia de Deus.

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou instituir o abuso de poder religioso em ações que podem levar à cassação do mandato de políticos. Ao tomar essa decisão, a Corte julgava o caso específico da vereadora e pastora Valdirene Tavares dos Santos, eleita em 2016 no município de Luziânia (GO). Valdirene teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) após ser acusada de pedir votos em um evento na catedral da Assembleia de Deus da sua cidade.

O TSE avaliou que o Ministério Público Eleitoral (MPE), autor do pedido de cassação da vereadora, não apresentou provas relevantes de que Valdirene cometeu crime de abuso de poder religioso. O caso começou a ser julgado em 25 de junho deste ano e foi finalizado na última terça-feira (18). O relator da ação, ministro Edson Fachin, pretendia instaurar o abuso de poder religioso nas eleições deste ano, mas foi vencido por ampla maioria. “Por essa razão, entendo que a intervenção das associações religiosas nos processos eleitorais deve ser observada com a devida atenção, tendo em consideração que as igrejas e seus dirigentes ostentam um poder para reduzir a liberdade para o exercício do voto e debilitar o equilíbrio entre as chances das forças em disputa”, defendeu Fachin na primeira sessão do caso.
.

Jequié: Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água é inaugurado

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A inauguração aconteceu na última nesta sexta-feira (21). (Fotos: Divulgação / Sesab)

As análises microbiológicas e físico-químicas das amostras de água de Jequié e de mais 25 municípios da região, serão feitas no Laboratório Estadual de Referência Regional de Jequié, que passou a contar com um Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água (LVQA). A inauguração aconteceu na última nesta sexta-feira (21).

Para implantação do laboratório, foram investidos R$ 178 mil entre reforma e adequação do espaço e aquisição de equipamentos. O Laboratório de Águas permitirá ampliar as ações em Vigilância à Saúde, possibilitando o monitoramento sistemático da qualidade da água para consumo humano. “Com essa ampliação, haverá mais agilidade das análises, fazendo com que medidas mais eficazes sejam tomadas para redução da mobimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

De acordo com a diretora do Laboratório Estadual de Referência Regional de Jequié, Marla Cafezeiro, as amostras tinham que ser enviadas para Vitória da Conquista. “Além das análises de rotina, poderemos atender com mais brevidade as denuncias feitas às vigilâncias sanitárias municipais”, afirma a diretora,

Além da análise das amostras de água, o Laboratório Jequié realiza diversos exames de interesse público, como os testes RT-PCR, para detecção de Covid-19. Desde maio, quando estes testes começaram a ser realizados no local, já foram feitos quase 800 exames para identificação do novo Coronavirus (SARS-COV-2). Somando todos os exames feitos, somente até julho deste ano, ao todo foram 42.158. Foram amostras para detecção de HIV, Sífilis, Malária, Zyka, Chikungunya, Dengue, dentre outros.

A inauguração aconteceu na última nesta sexta-feira (21). (Fotos: Divulgação / Sesab)

Brumado: Convocação de Girson Ledo para sessão da Câmara desta segunda-feira (21) é suspensa

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Assessoria de Comunicação da Câmara informou que quando for marcada uma nova data para a votação, uma nova convocação será feita ao primeiro suplente.

Devido à suspensão da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (24), a convocação do primeiro suplente do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos, Girson Lêdo Silva, foi suspensa. Na sessão seriam votadas as contas da Prefeitura de Brumado do ano de 2017. A Assessoria de Comunicação da Câmara informou que quando for marcada uma nova data para a votação, uma nova convocação será feita ao primeiro suplente.

• A sessão foi suspensa devido à suspeita de Covid-19 em um dos parlamentares; confira mais aqui.

Governador Rui Costa entrega obras em Itororó nesta terça-feira (25)

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Não haverá evento, nem será permitida aglomeração de pessoas nos atos oficiais com a presença do governador. (Foto: Reprodução / Internet)

Nesta terça-feira (25), o governador Rui Costa visitará o município de Itororó, no sudoeste baiano. A Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia (Secom/BA) informou que não haverá evento, nem será permitida aglomeração de pessoas nos atos oficiais com a presença do governador, em respeito ao decreto estadual nº 19.586, de 27 de março de 2020.

A programação tem início pela manhã, às 9h, com a entrega da obra de pavimentação em paralelepípedo e drenagem superficial das ruas Heliodório Oliveira dos Santos, Rui Barbosa e Padre João Luz, no distrito de Itati, e João Alves Oliveira, ZA e ZC, 26 de Abril, Elpídio Vieira, TV Elpídio Vieira, na sede da cidade. Rui participará também da inauguração das obras de construção das escolas de Ensino Fundamental Julieta Pontes Viana e Oscar Brasil e de reforma da Sala de Raio X da Fundação Hospital e Maternidade de Itororó. Um veículo tipo micro-ônibus será entregue para transporte de passageiros.

Sarampo: vacinação de adultos de 20 a 49 anos é prorrogada até 31 de agosto

Segunda / 24.08.2020

Por Thiago Marcolini e Cristiano Carlos / Brasil 61

Segundo o Ministério da Saúde, a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de pessoas e a vacina está disponível nos 43 mil postos de saúde. (Foto: Tânia Rego / Agência Brasil)

A vacinação contra o sarampo para a população entre 20 e 49 anos foi prorrogada até dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, a população-alvo nesta faixa-etária totaliza mais de 90 milhões de pessoas e a vacina está disponível nos 43 mil postos de saúde espalhados por todo o país. O governo federal reforça que a principal medida de prevenção e controle do vírus é a vacinação.

O sarampo é uma doença grave e de fácil transmissão. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação ocorre pela tosse, espirro, fala ou respiro. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se espalhar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. Segundo o Ministério da Saúde, em 2020, o Brasil acumula pelo menos 5.600 casos confirmados de sarampo em 21 estados. Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de registros da doença neste ano.

Lei que flexibiliza ano letivo durante pandemia é sancionada

Segunda / 24.08.2020

Por Daniel Marques, Flávio Macedo e Luciana Bueno / Brasil 61

O texto autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos previstos. (Foto: Divulgação)

A partir desta semana já é lei a flexibilização do ano letivo em escolas e faculdades. O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos previstos. Apesar disso, é obrigatório que a carga horária de cada curso seja mantida. Para escolas do ensino fundamental, por exemplo, as 800 horas precisarão ser cumpridas. A regra não se aplica a educação infantil, a mesma não necessita preencher os 200 dias obrigatórios, assim como às 800 horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Como muitas aulas foram perdidas devido à pandemia, para viabilizar o cumprimento das horas, a lei prevê que as atividades não presenciais vão contar para a carga horária. Outra possibilidade é de que o conteúdo deste ano seja redistribuído para o ano que vem. Para Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na prática, as mudanças vão precisar ser mais abrangentes: a pandemia vai obrigar escolas a reformular a grade curricular dos próximos dois anos.

Com as redes públicas de ensino se preparando para o retorno em várias regiões do Brasil, especialistas em saúde alertam que alguns cuidados são imprescindíveis. O médico Ricardo Cabral Santiago, é CEO do Eu Saúde Educação, uma empresa que presta consultoria de saúde as escolas preocupadas com a retomada. Ele explica que, além de aumentar a frequência da limpeza, vão precisar fazer alterações de logística. “Dentro do projeto Eu Saúde, sugerimos adequações, como horários de entrada e saída, criando células para que essas crianças se comuniquem menos. Sugerimos criar até do fluxo no corredor, escolhendo quais turmas que devem entrar primeiro, por conta do rastro viral”, orienta.

A lei publicada também define que cursos universitários da área de saúde vão poder antecipar a formatura, desde que o mínimo de 75% da carga horária do internato ou dos estágios obrigatórios seja cumprida. A ideia é que os profissionais possam atuar no combate ao novo coronavírus.

Livramento: Homem morre atropelado no Povoado de Várzea Grande na noite deste domingo (23)

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O motorista fugiu, deixando a moto no local. (Fotos: Divulgação / 46ª CIPM)

Na noite deste último domingo (23), um homem morreu atropelado no Povoado de Várzea Grande, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da PM, a Central de Operações da 46ª CIPM recebeu um telefonema por volta das 22h40, relatando o ocorrido. Os PMs se dirigiram ao local, onde constataram o fato e apreenderam uma moto Honda/CB, placa DNX-7022, apresentada posteriormente à Polícia Civil, na sede da Delegacia de Polícia de Livramento. O motorista já havia fugido do local. A guarnição guardou a cena do até a chegada dos peritos, por volta das 3h40.

O motorista fugiu, deixando a moto no local. (Fotos: Divulgação / 46ª CIPM)

Brumado: sessão da Câmara de Vereadores é suspensa devido a suspeita de Covid-19

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O vereador Léo Vasconcelos teve contato com uma pessoa diagnosticada com Covid-19. (Foto: Divulgação / Ascom CM Brumado)

A Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Brumado anunciou a suspensão da sessão marcada para esta segunda-feira, dia 24, às 18h30, devido a suspeita de caso de Covid-19. Conforme a Assessoria, “o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos, teve contato com uma pessoa que foi diagnosticada com a doença, embora tenha tido o feito o teste rápido e ter dado negativo, mas por ter apresentado alguns sintomas, e, por recomendação médica, ter sido foi orientado para ficar em isolamento doméstico até que saia o resultado oficial”. A suspensão também foi publicada no Diário Oficial da Câmara, por meio da Portaria 069/2020.

Governador Rui Costa envia à AL-BA projeto para suspender prazo de concursos públicos

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Se aprovada, a lei terá efeito retroativo à publicação do Decreto Legislativo e valerá enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência à Pandemia. (Foto: AL-BA)

O governador Rui Costa encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei nº 23.975/2020, que suspende, temporariamente, o prazo de validade dos concursos públicos realizados no Estado. A iniciativa atende a uma preocupação de diversos deputados, que apresentaram várias propostas tanto na forma de indicação, quanto projetos de leis de igual teor na Casa, diante da calamidade pública em saúde decorrente da pandemia.

Segundo a proposta, a interrupção alcança os concursos de órgãos e entidades da administração direta e indireta, já homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 2.041, de 23 de março de 2020, e serve ainda ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), à Defensoria Pública do Estado da Bahia, ao Tribunal de Justiça (TJ-BA), ao Ministério Público (MP-BA) e ao próprio Legislativo estadual. Se aprovada, a lei terá efeito retroativo à publicação do Decreto Legislativo e valerá enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Também caberá aos responsáveis pela organização dos concursos públicos publicizar a suspensão dos prazos em veículo oficial e site institucional.

“A suspensão de que trata o caput deste artigo não impede que seja dado prosseguimento aos concursos públicos, inclusive podendo convocar e nomear candidatos aprovados durante o período da suspensão, observadas as proibições previstas no inciso IV do art. 8º da Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020”, esclarece o texto do projeto.

Em mensagem encaminhada ao presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal, o governador invocou os princípios da economicidade e do interesse público, “na medida que resguarda recursos orçamentários já empreendidos e a expectativa de direito dos candidatos”. Rui Costa solicitou o regime de urgência na apreciação do projeto de lei.

FGTS emergencial: CAIXA libera novos saques para trabalhadores nascidos em agosto; veja calendário

Segunda / 24.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A previsão é que a operação movimentará durante todo o calendário mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. (Foto: Divulgação)

A CAIXA Econômica Federal libera, nesta segunda-feira (24), o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em agosto. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da CAIXA e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de agosto, estarão liberados a partir de 17 de outubro. Confira o calendário completo ao final da matéria.

Essa nova liberação do saque do FGTS se deu por meio de uma medida provisória, em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores. A MP perdeu a validade no último dia 4, depois que o Congresso deixou de votar a medida no tempo previsto. A CAIXA informou que vai manter o calendário de pagamentos. Segundo o Ministério da Economia, um decreto deve ser editado disciplinando a produção dos efeitos.

Terão direito aos saques os trabalhadores que tenham contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) do FGTS. Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1.045. A previsão é que a operação movimentará durante todo o calendário mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada somente por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo.

Se o trabalhador não quiser receber o saque emergencial, pode informar essa opção pelo App FGTS com pelo menos 10 dias antes da data prevista para o crédito na poupança social digital. Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, o trabalhador poderá solicitar o seu desfazimento. Os valores retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos, sem prejuízo ao trabalhador. A solicitação de desfazimento do crédito do saque emergencial não pode ser desfeita. Caso não haja movimentação na conta poupança social digital até 30 de novembro, o valor será devolvido à conta FGTS com a devida remuneração do período, sem nenhum prejuízo ao trabalhador. Se após esse prazo o trabalhador decidir fazer o saque emergencial, poderá solicitar pelo App FGTS até 31 de dezembro.

A previsão é que a operação movimentará durante todo o calendário mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. (Foto: Divulgação)

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima terça-feira, dia 25; confira os locais

Domingo / 23.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima terça-feira, dia 25, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nos Povoados de Campo Seco e de Espinheiro, além da Fazenda Campo Seco.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.