Sertão Hoje

Sertão Hoje

ONU reconhece trabalho da Codevasf de combate à desertificação e convivência com a semiaridez

Segunda / 22.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Codevasf empreende práticas conservacionistas de controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas

O trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na contenção de processos erosivos e na revitalização do meio ambiente foi reconhecido nesta semana pelo programa Dryland Champions, promovido no Brasil pela UNCCD (Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa destaca pessoas, organizações e empresas que desenvolvem projetos de convivência sustentável com a semiaridez e de combate à degradação de terras e à desertificação.

Para obter o reconhecimento, a Codevasf submeteu à coordenação do Dryland Champions um relato das atividades que desenvolve para promover conservação de água, solo e recursos florestais no âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Com esse programa, a Companhia empreende práticas conservacionistas de controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. Diferentes métodos são aplicados nesse trabalho: revegetação; cercamento, proteção e recuperação de nascentes, matas ciliares, topos de morros e reservas legais; implantação de terraços (estruturas de retenção de enxurradas e sedimentos) e barraginhas (bacias de captação de água das chuvas); readequação de estradas vicinais e contenção e estabilização de voçorocas e encostas.

Entre os benefícios advindos das ações da Codevasf estão: captação e acúmulo de água da chuva (que se infiltra no solo e abastece lençóis freáticos); conservação do solo, com redução do escoamento superficial de águas pluviais, do arraste de sedimentos e do assoreamento dos cursos d'água; melhoria da qualidade da água; estabilização de margens de rios; diminuição de inundações; perenização de corpos hídricos; preservação da fauna aquática; e desenvolvimento da agropecuária sustentável e de novas tecnologias de recuperação e conservação do meio ambiente.

 A Codevasf atua com o Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas desde 2004. Nesse período, realizou investimentos da ordem de R$ 202 milhões nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, por meio de execução direta ou de parceria com governos estaduais e municipais. As intervenções beneficiam direta ou indiretamente cerca de 23 milhões de pessoas.

2 de Julho: Festa cívica em Caetité terá a sustentabilidade como temática

Segunda / 22.06.2015

Por André Koehne

Os festejos da data maior da Bahia, que relembram as lutas pela Independência, trarão também a conscientização por um mundo sustentável

As batalhas pela Independência da Bahia, finalizadas em 2 de julho de 1823, fazem parte de uma comemoração que ocorre há mais de cem anos na cidade de Caetité,  uma das que tomaram parte no apoio ao Brasil contra o domínio português.

Desde o século XIX, portanto, que a cidade festeja essa vitória, lembrando as figuras heroicas – especialmente o Major Silva Castro, apelidado de “Periquitão”, avô de Castro Alves e que viveu na cidade.

Desde 2009, a festa é responsabilidade da prefeitura, através das secretarias de Educação e Cultura. Além da lembrança cívica e histórica, a cada ano um tema é lembrado e, para 2015, o tema será “Sustentabilidade: Salve, salve, Pátria Amada!”.

Sustentabilidade - Segundo a ONU, “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. É manter o desenvolvimento, sem com isto destruir os recursos naturais, culturais, sociais, econômicos, espaciais e até mesmo político – onde todos os setores se comprometem com a preservação dos valores históricos, naturais e ambientais.

Neste sentido, a Secretaria de Educação trará quadros com essa temática. O 2 de Julho 2015 cumprirá, também, o sustentável papel de conscientizar para o futuro.

Uma das mais belas festas do Estado da Bahia, Caetité espera receber todos os visitantes em mais uma edição do 2 de Julho. Aos que não conhecem, ou querem relembrar ou conhecer mais, a Secretaria de Desenvolvimento Social estará montando, na Praça da Catedral, um pequeno “museu” durante a Festa.

Dr. Alessandro participa de inauguração de TRT e destaca importância para Brumado

Segunda / 22.06.2015

Por Eliana Costa

O presidente do legislativo destacou o novo Processo Judicial Eletrônico (PJE), que oferecerá maior eficiência e agilidade no protocolo de processos (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Na manhã do dia 19 de junho foi realizada a cerimônia de inauguração da Vara do Trabalho da 5ª Região em Brumado quando esteve presente o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro lobo e Silva. O evento que foi bastante concorrido contou com a presença de profissionais da área da justiça, desembargadores, juízes, advogados, servidores, políticos locais e da região, sociedade civil e organizada, entre outros que fizeram questão de participar desse importante momento da cidade.

A nova sede recebeu o nome do desembargador Luiz Pinho Pedreira da Silva, importante figura da área da justiça, sendo muito elogiado pela imensa dedicação à área do trabalho, sempre na busca da garantia dos direitos do trabalhador.

A abertura da cerimônia foi realizada pela Filarmônica Lira Ceciliana Brumadense, que tocou o Hino Nacional, sendo logo após realizado o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal pelo desembargador Valtécio Ronaldo de Oliveira, pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães e pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), respectivamente. O desembargador e a juíza titular da vara do trabalho de Brumado, Carla Mascarenhas, ainda fizeram o descerramento da placa inaugural. As bênçãos foram proferidas pelo Padre Eutrópio.  

O presidente do legislativo presente à cerimônia, juntamente com vereadores da Câmara de Vereadores de Brumado, destacou a o grande valor da nova sede da Vara do Trabalho para Brumado, que a partir deste momento passou a fazer parte do rol das cidades informatizadas e contam com o novo programa de Processo Judicial Eletrônico (PJE), que oferecerá maior eficiência e agilidade no protocolo de processos e também acesso a todas as documentações e ações.

“Ficamos muito honrados em participar desse importante momento de nosso município, quando está sendo entregue as novas instalações da Vara do Trabalho, juntamente com a implantação do novo programa que demonstra a grande preocupação em oferecer a todos que trabalham na área melhores condições de trabalho e também maior agilidade e celeridade no protocolo de processos, assim como agendamento de audiências, oferecendo maior praticidade a advogados e serventuários. Brumado mais uma vez se torna referência na região”, destacou Alessandro Lôbo.

Brumado: Câmara de Vereadores aprova Plano Municipal de Educação

Segunda / 22.06.2015

Por Eliana Costa

Segundo o projeto apresentado os preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal de 1998 traduzem os reais problemas do Município

Na manhã desta segunda-feira (22.06) foi realizada sessão extraordinária para votação do projeto de lei nº 14/2015, de origem do executivo, que trata sobre a reformulação do Plano Municipal de Educação de Brumado, que tem como objetivo principal traçar metas para que o município consiga atingir um nível educacional que seja condigno à população brumadense.

Segundo o projeto apresentado os preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal de 1998 traduzem os reais problemas do Município estando listados entre eles: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento da Educação Infantil que hoje é de 84% da população entre 04 e 05 anos e a ampliação da oferta em creches que atualmente atendem apenas 13,5% da população de 0 a 03 anos, a melhoria da qualidade de ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica do País.

Em razão da dúvida com relação à presença ou não da questão da identidade de gênero no projeto, o início da sessão apresentou momentos de agitação por parte das lideranças das comunidades católicas e evangélicas, que demonstraram grande preocupação com esta questão por estar indo de encontro aos preceitos da sociedade com relação à família.

Estando presente a comissão que trabalhou intensamente na reformulação do Plano de Educação, o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva, com muita responsabilidade e consciente da importância do Plano para o município, reuniu os vereadores e os líderes representantes das comunidades religiosas para que fosse esclarecida a questão que tanto afligia a todos, assim como outros pontos que pudessem causar dúvidas com relação ao Plano.

Após a discussão e esclarecimentos, ficando muito claro que a questão relativa ao gênero não constava no Plano, tranquilizando a todos, o presidente reabriu a sessão e o projeto foi aprovado por unanimidade.

“Nós vereadores estamos conscientes da nossa responsabilidade perante a comunidade e todas as questões que necessitarem de discussão para melhor entendimento e esclarecimento serão realizadas para que possamos votar em projetos que irão proporcionar o desenvolvimento e o progresso de nosso Município”, salientou o presidente Alessandro Lôbo.

Campeonato de equinos marca início dos festejos do 2 de Julho em Caetité

Segunda / 22.06.2015

Por André Koehne

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura ou no dia do evento no próprio local

No dia 28 de junho ocorrerá em Caetité, no Campo das Cobras (bairro Pernambuco), o já tradicional campeonato de equinos, que marca o último dia de ensaios para os festejos do 2 de Julho, data maior do estado da Bahia.

Os cavaleiros e amazonas interessados em participar das competições de Marcha Picada e Corrida de Argolinha devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, na Praça da Catedral, nº 185, para realizar a inscrição. 

Os candidatos terão até o dia 28, às 10h, no local do evento, para garantir a participação no campeonato. Os animais podem ser registrados ou não, formando as categorias já definidas em edições anteriores. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3454-8027.

Guanambi: realizada reunião para discutir reforma e ampliação do estádio 02 de Julho

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Orçado em 500 mil reais, a reforma e ampliação do estádio municipal também visa melhor atender os desportistas da cidade.

A necessidade da reforma e ampliação das instalações do Estádio Municipal 02 de Julho, e adequações que atendam às exigências da Federação Baiana de Futebol, foi discutido em audiência de Jairo Magalhães, Secretário Municipal de Planejamento, com Álvaro Gomes, Secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, realizada na manhã desta sexta-feira 19/06 em Salvador. Jairo estava acompanhado pelo vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá) e do Deputado Federal Daniel Almeida que também reafirmaram a importância do projeto. Durante o encontro, expuseram a necessidade de agilidade da obra, já que o clube Flamengo de Guanambi conseguiu na última semana, o acesso à elite do futebol profissional do estado. Orçado em 500 mil reais, a reforma e ampliação do estádio municipal também visa melhor atender os desportistas da cidade em variadas modalidades. A reunião também contou com a presença de Elias Nunes Dourado, Diretor Geral da Sudesb, ficando definido que já na próxima semana, a SETRE enviará a Guanambi técnicos para analisar e fazer as averiguações e discutir o projeto junto com a equipe da prefeitura. “Com esta união de forças, estamos buscando este entendimento para agilizar todos os trâmites para dotar o nosso estádio de melhorias, além de ampliar  e modernizar as suas instalações”, disse Jairo.

Caetité realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

Sábado / 20.06.2015

Por Thayná Lima

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, município tem momento democrático voltado para a discussão das políticas sociais.

A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na manhã dessa sexta-feira (19) a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que trabalhou o tema: “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – de vez, rumo a 2026”. O evento contou com participação popular e envolvimento das instituições: Brasil sem Miséria, Conselho Nacional de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome e Prefeitura de Caetité.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, apresentou as ações desenvolvidas por sua secretaria desde 2009, mostrando os notórios avanços na área de assistência social no município. “Hoje temos em funcionamento pleno, o CRAS (Urbano, Rural e equipe volante), CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, diversos Cursos de Capacitação, Fábrica de Fralda Descartáveis, Oficina de Costura, Programa Minha Casa Minha Vida, Casamento Comunitário, ampliação do Bolsa Família, benefícios eventuais, Escola de Balé Marlene Oliveira e muitos outros programas que contam com uma equipe comprometida em melhorar a qualidade de vida para todos”, destacou a Secretária.

Com a finalidade de se discutir com mais profundidade o tema da Conferência, os participantes foram divididos em três grupos que debateram sobre os seguintes eixos: Eixo 1 - O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; Eixo 2 - O pacto federativo e consolidação do SUAS; Eixo 3 - Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. As discussões e avaliações dos grupos foram apresentadas em plenária e após aprovação foram eleitos os delegados que representarão Caetité na Conferência Estadual de Assistência Social.

Governo de Caculé inaugura reforma da UBS Dra. Dolores Oliveira Silva

Sábado / 20.06.2015

Por Tayga Ribeiro

Novas instalações elétricas, piso, portas e janelas, cobertura, pintura e adequação das salas visam a qualidade no atendimento à população.

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, a nova instalação da Unidade de Saúde da Família Dra. Dolores Oliveira Silva, no bairro Senhor do Bonfim, obra realizada com recursos federais e municipais.

O evento contou com as presenças da equipe do PSF Dra. Dolores, do prefeito de Caculé, Beto Maradona, do vice, José Ferreira Cruz Neto, da presidente da Câmara de Vereadores, Sônia Santana, dos Vereadores, dos Secretários Municipais, funcionários públicos e sociedade civil. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Sebastião Neto Silva Brito, a requalificação do espaço garante um ambiente com melhores condições de trabalho, trazendo mais qualidade no acolhimento dos pacientes. Para o prefeito de Caculé a reforma do PSF beneficia a população com mais conforto e agilidade nos atendimentos. “Mesmo com as dificuldades que o País enfrenta atualmente, deixando os municípios em sérias dificuldades, conseguimos cumprir com nosso planejamento e agilizar obras tanto na saúde como em outros setores municipais”, enfatiza.

Equipe do PSF Dolores comemora a entrega da nova instalação, que conta com ambiente adequado para melhor acolher os pacientes.

Malhada de Pedras: Assistência Social realiza festa junina para Melhor Idade

Sábado / 20.06.2015

Por Luís Gustavo

A festa foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS e Prefeitura de Malhada de Pedras.

Os membros da Melhor Idade do Grupo de Convivência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram na noite desta quinta (18) de uma festa junina. O evento, que contou com apoio total da Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, levou muita alegria e diversão para os integrantes da Melhor Idade. Além de participarem de diversas brincadeiras e concorrerem a brindes, os participantes ainda puderam degustar as deliciosas comidas e bebidas típicas desta época do ano que foram cuidadosamente arrumadas sobre uma mesa decorada com muito bom gosto. A animação da festa ficou por conta de Lan e Banda, que tocou um variado repertório de forró pé-de-serra e fez todo mundo arrastar o pé. A Secretária de Assistência Social de Malhada de Pedras, Lia Teixeira, ao lado do seu marido Dr. Arivaldo, prestigiaram o evento.

A Secretária de Assistência Social Lia Teixeira, ao lado do seu marido Dr. Arivaldo, marcaram presença na comemoração.

Parceria vai auxiliar agricultores no controle da ‘mosca-das-frutas’

Sábado / 20.06.2015

Por Amanda Almeida

As medidas fitossanitárias no controle populacional da praga devem ser adotadas por todos os produtores.

Para auxiliar agricultores do Território do Vale do São Francisco no controle populacional da mosca-das-frutas, projeto estabelece medidas de manejo cultural, químico e biológico, garantindo acesso às novas tecnologias e assistência técnica adequada. Esse projeto foi firmado através do acordo assinado entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta quarta-feira (17), na sede da SDR, em Salvador.

A região do Vale do São Francisco forma o principal polo de produção de frutas do Estado, com 45 mil hectares cultivados, além de ser responsável por 98% das exportações de uva e 92% de manga do País. Caso o índice populacional da mosca não seja reduzido, o resultado será a depreciação do produto, o aumento dos custos da produção, a perda de milhares de empregos diretos, e dos mercados interno e externo.

As medidas fitossanitárias no controle populacional da praga devem ser adotadas por todos os produtores, mas, principalmente pelos agricultores familiares da região do Submédio São Francisco, onde estão localizados os Distritos de Curaçá, Mandacarú, Tourão, Maniçoba e Salitre, localizados na região norte do estado da Bahia. Entre as medidas estão a manutenção da área da propriedade limpa, sem a presença de frutos caídos no solo e catação de frutos em estágio avançado de maturação, com posterior destruição, medidas de exclusão, evitando o plantio ou manutenção de plantas hospedeiras desses insetos.

Guanambi: Charles Fernandes assina ordem de serviço para construção da Praça do Cemitério

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito Charles Fernandes atendeu uma antiga reivindicação dos moradores.

O Prefeito Charles Fernandes assinou na noite desta terça-feira 16/06, a ordem de serviço para a construção da Praça Juvêncio Ribeiro da Silva (Praça do Cemitério), atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. O anuncio foi feito pelo prefeito, que estava acompanhado por secretários e vereadores, diante de centenas de moradores do bairro Bela Vista, Bom Jesus e bairros adjacentes, que lotaram o pátio da Escola Municipal Eudite Donato Vasconcelos para ouvir mais um anuncio de obra na atual administração, “a nossa gestão é pautada pelo diálogo aberto com a população, com associações rurais e urbanas, até o mais simples cidadão que tem acesso livre ao nosso gabinete, diante disso, amanhã inicia as obras de mais um moderno espaço urbano de convívio social, a Praça Juvêncio Ribeiro”, disse o prefeito, sendo aplaudido por todos os presentes.

Os recursos, que foram alocados através de emenda parlamentar do Deputado Federal Josias Gomes, representam investimentos da ordem de R$: 657 mil reais (150 do município e 507 mil Governo Federal), em uma área construída de 11.360 m². A Praça será construída dentro do padrão arquitetônico e paisagístico moderno que vem sendo adotado pela gestão municipal, dotando o bairro e a cidade com mais um espaço urbano, com estacionamento, área de lazer, academia pública de ginástica, amplo gramado e vasta arborização com plantas nativas.

O anuncio foi feito pelo prefeito, diante de centenas de moradores do bairro Bela Vista, Bom Jesus e bairros adjacentes.

Brumado: assaltante do ‘Mundo das Rações’ é preso pela PM

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Erick Meira Santana foi encontrado em posse da moto usada no roubo.

Policiais Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Brumado, Guarnição do PETO, prenderam Erick Meira Santana, de 24 anos. Segundo informações da polícia, Erick é o principal suspeito de ter assaltado a loja O Mundo das Rações, localizada na Rua Euclides da Cunha. Ainda segundo a polícia, no momento da prisão o suspeito estava em posse de uma motocicleta cuja placa policial havia sido identificada pelas câmeras de segurança existentes no local e que ajudaram nas investigações.

Imagens de uma câmera de segurança registraram a ação e ajudaram na investigação.

Brumado: Estelionatária é presa em flagrante

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Daniela Boaventura Silva foi presa em flagrante portando documentos falsos.

Policiais civis da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), com sede em Brumado, prendeu em flagrante Daniella Boaventura Silva, no último dia 16. Segundo informações da polícia, a acusada estaria tentando tomar um empréstimo em um banco da cidade, utilizando para isto documentos falsos. Ainda segundo informações, ela já teria praticado crime semelhante na cidade de Vitória da Conquista. Ela foi presa em flagrante pelo Delegado Dr. Orlando Quaresma, enquadrada no Art. 171 do Código Penal.

Polícia Civil de Ibicoara cumpre mandado de prisão

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rafael Figueiredo Luz é acusado de ter matado uma pessoa com golpes de faca

Na manhã da última terça (16), o Delegado da Polícia Civil Alex Wendel cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juiz Titular da Comarca de Barra da Estiva, Dr. Egídio Lima Lopes, contra Rafael Figueiredo Luz, filho de Evani Santos Figueiredo e Marcelino Pereira Luz, residente no Bairro Belo Planalto, distrito de Cascavel, município de Ibicoara. Segundo informações da polícia, Rafael é acusado de ter esfaqueado e causado a morte de Valdinei Bernardo Santos, conhecido como ‘Negão’, em crime que aconteceu no dia 31 de maio. O cumprimento do mandado de prisão, curiosamente, aconteceu no interior da Delegacia de Polícia de Ibicoara, no momento em que o acusado se apresentou para prestar esclarecimentos. Rafael foi encaminhado para a carceragem da delegacia de Barra da Estiva, onde se encontra à disposição da justiça. Segundo o Delegado Alex Wendel, o inquérito deve ser concluído rapidamente e encaminhado ao Ministério Público.

Secretário discute Canal do Sertão nos ministérios do Planejamento e Integração

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Em reforço ao pleito já apresentado pelo governador Rui Costa ao Ministério do Planejamento e ao Ministério da Integração Nacional (MI), o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, retornou à Brasília nesta terça-feira (16) e reapresentou as ações restantes para que o projeto Canal do Sertão Baiano seja viabilizado. A obra a ser construída no Norte da Bahia garantirá abastecimento de água, captada no Rio São Francisco, à população de 44 municípios da região. A audiência de Cássio no ministério do Planejamento foi com o secretário adjunto, Tiago Camelo, que garantiu a inclusão do projeto na análise prioritária do ministério. A sinalização positiva para o governo baiano deve ser oficializada ainda neste primeiro semestre. Um nova agenda ficou acordada para daqui a 15 dias, quando o ministro da pasta, Nelson Barbosa deve participar. A expectativa é que o Planejamento conceda o aval para a liberação de R$ 12 milhões, viabilizando a conclusão do processo prévio à licitação, visto que o estudo de viabilidade está concluído e o governo tem pressa em iniciar as obras. 

Na Integração Nacional, o secretário da Bahia recebeu apoio do ministro Gilberto Occhi, que afirmou saber da necessidade da intervenção para os baianos. Contudo, ele depende do aval do Planejamento para que autorize o governo do Estado a licitar o Canal, já que a liberação de recursos federais depende da assinatura do ministro Nelson Barbosa. O representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, acompanhou a agenda e monitora o tema na capital federal para desdobramentos. Também participaram da conversa o presidente da Bahia Pesca, Dernival Júnior, parlamentares e técnicos dos órgãos.