Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Mulher é encontrada morta no Bairro das flores

Terça / 07.04.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Leitor/Whatsapp

Na manhã desta terça-feira (07), por volta das 06h00, na Rua Geni Miranda Amorim, no Bairro das Flores, foi encontrado o corpo sem vida de uma mulher. Segundo informações, a causa da morte é desconhecida, mas a principal suspeita é de overdose de drogas, tendo em vista que a mulher era usuária. Almerinda Silva dos Santos, de 38 anos, foi encontrada morta próxima da residência do seu pai, onde morava. Ela deixa um filho de 16 anos e uma filha de 14 anos, que moram com o seu ex-marido no estado de Minas Gerais.

Acidente na estrada de Dom Basílio deixa faz duas vítimas fatais

Terça / 07.04.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Reprodução Facebook/Montagem Jornal Tribuna do Sertão

Um acidente na madrugada desta terça-feira, na estrada que liga a sede do município de Dom Basílio a BA-148 (estrada Brumado a Livramento de Nossa Senhora) causou a morte de dois homens. Segundo informações, os dois haviam participado da festa em comemoração ao aniversário da cidade, realizada na noite de ontem, quando, por volta das 05h40, a motocicleta conduzida por Wilson Paulo da Silva, de 24 anos, que estava acompanhado da namorada Fernanda Chaves, de 22 anos, colidiu frontalmente com outra motocicleta, conduzida por Edson Prado Riqueza, de 22 anos. Este último havia saído da festa mais cedo, levado a namorada em casa e estava voltando para Dom Basílio quando ocorreu o acidente, segundo informações. Os dois rapazes vieram a óbito ainda no local do acidente. Já Fernanda Chaves foi encaminhada para o Hospital Municipal de Livramento. O seu estado de saúde ainda não foi divulgado. As polícias militar e rodoviária foram acionadas e preservaram a cena até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal, em Brumado.

Foto: Leitor/Whatsapp

Barra da Estiva sediou encontro da Associação de Familiares, Amigos e Portadores de EB

Terça / 07.04.2015

Por Leonardo Oliva

A doença, que tem 45 casos diagnosticados na Bahia, é rara, não contagiosa e incurável até o presente momento (Foto: Leonardo Oliva/Jornal Tribuna do Sertão)

A Câmara de Vereadores de Barra da Estiva foi palco, no mês de março, de uma reunião promovida pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa (AFAPEB). A doença, que tem 45 casos diagnosticados na Bahia, é rara, não contagiosa e incurável até o presente momento. Segundo a Presidente da AFAPEB, Lindamar Lima, o primeiro caso registrado data do ano de 1800 e, de lá para cá, diversas pesquisas já foram realizadas, mas não foi encontrada a cura. 'É uma doença cruel. As crianças nascem sem o colágeno na formação da pele e por esta ser extremamente frágil, qualquer contato machuca e causa ferimentos em praticamente todo o corpo, interna e externamente', destacou Lindamar Lima. Na Bahia, existem dois centros especializados no tratamento das crianças portadoras de Epidermólise Bolhosa (EB), sendo um localizado em Vitória da Conquista (UESB) e outro em Salvador (Hospital das Clínicas). 

A região sudoeste tem uma incidência maior de casos de EB do que o restante do estado da Bahia (Foto: Leonardo Oliva/Jornal Tribuna do Sertão)

Governo de Guajeru adere ao Programa Educar para Transformar

Terça / 07.04.2015

Por Aloísio Costa

No último dia 30 de março o prefeito Gil Rocha participou, em Salvador, do lançamento do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. Na oportunidade, assinou o termo de compromisso e conheceu as ações que serão implementadas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em parceria com os municípios e, consequentemente, com as Secretarias Municipais de Educação para o ano de 2015. Nesse ano, as ações do Pacto serão potencializadas na perspectiva de consolidar a alfabetização dos estudantes até, no máximo, os oito anos de idade e de ampliar a ação pedagógica para formação continuada de professores com atuação no 4° e 5º anos do Ensino Fundamental.

Lagoa Real é vinculada à 94ª Companhia Independente da Polícia Militar

Terça / 07.04.2015

Por Rogério Rocha

Prefeito Francisco José Cardoso (Zezinho), ao lado de integrantes da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar

Estiveram em audiência com o Prefeito Zezinho, de Lagoa Real, na manhã da última terça (31), o novo comandante da 94ª CIPM o Major PM Eduardo Viana Moreira Júnior, acompanhando do Sub Tenente Herbet Carvalho e do Capitão da PM Pedro Paulo, informando a vinculação do município de Lagoa Real a está companhia. “Estamos aqui pra trabalhar, para proporcionar uma melhor segurança pública para a comunidade local e regional”, destacou o novo Comandante da 94ª CIPM. Com a instalação da Companhia de Polícia Militar, Caetité se desvincula de Guanambi, obtendo recursos próprios para investimento na área de segurança pública.

Caculé: definidos os confrontos das quartas de final do Campeonato de Futebol Society

Terça / 07.04.2015

Por Tayga Ribeiro

Três jogos fecharam a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol Society, de Caculé, no último fim de semana. No sábado o empate de 3 a 3 entre a Serralheria Santo Antônio e Pecado classificou as duas equipes. Já no domingo dois jogos definiram mais dois grupos para a próxima fase do campeonato. Com o placar de 6 a 1, os Penetras vence o Tinguí e no segundo jogo Pizzaria Caculé vence por 5 a 1 a Lagoa de Cima e se classificam para as quartas de final. No próximo fim de semana ocorrem as partidas das quartas de final da competição. De 12 equipes que iniciaram a disputa, oito seguem em busca do título. Serão duas disputas por dia, sendo: dia 11 de abril, sábado, a partir das 15:30 h, Pecado X Madeireira Lopes e Estação X Serralheria Santo Antônio, e dia 12 de abril, domingo, a partir das 9 horas, Pizzaria Caculé X União Capivarense e Os Penetras X Lagoa Feia.

Operação Pipa é suspensa em Caetité por 15 dias

Terça / 07.04.2015

Nesta segunda-feira Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, de Caetité, se reuniu com os representantes do Ministério da Defesa e Exército Brasileiro. Após a reunião ficou decidido que o Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca “Operação Pipa” será suspensa por quinze dias, para que possa passar por ajustes e reajustes. O programa hoje atende 131 comunidades, 3.016 famílias, totalizando 15.082 pessoas. 

Weliton Lopes defende criação de comissão especial para estudar implantação de curso de medicina em Brumado

Terça / 07.04.2015

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

Na última quinta-feira, o vereador Weliton Lopes enviou um requerimento para o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado pedindo a criação de uma comissão especial que estude a viabilidade da adesão à pré-seleção, pelo Ministério da Educação, do Município de Brumado, para implantação de novos cursos de medicina, dentro do programa mais médicos. Segundo o documento enviado pelo vereador, a sugestão para o pedido partiu de um cidadão, brumadense, após o jornal A Tarde, de Salvador, publicar a participação do município na pré-seleção. Além disso, o vereador pede que os colegas o apoiem para que a casa legislativa participe ativamente dos preparativos para a definição da implantação do curso de medicina na cidade, lembrando que a conquista não pode se prender a disputas políticas ou ideológicas.

Aprovada adequação ao PNE do Plano Municipal de Educação de Guanambi

Terça / 07.04.2015

Com o tema: “Unindo forças pela Educação que queremos”, a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi realizou na tarde da última quarta-feira (01), a Audiência Pública que discutiu a reconstrução e a adequação do Plano Municipal de Educação de Guanambi ao PNE – Plano Nacional de Educação. O evento contou com a participação de autoridades, educadores, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil do município, de pais, alunos e da educação básica e superior. Após a composição da mesa, houve o momento cultural, onde os professores da Escola de Música e Dança Barbara K cantaram o Hino Nacional e o Hino de Guanambi, seguidos por uma bela apresentação de alunas da Escola Municipal Josefina Teixeira, participantes do Programa Mais Educação, com um número de ballet. 

Grupo de Convivência com a Melhor Idade de Guajeru faz passeio em Ilhéus

Terça / 07.04.2015

Por Aloísio Costa

Cerca de 40 idosos, do Grupo de Convivência com a Melhor Idade de Guajeru, estiveram em um passeio na cidade de Ilhéus, litoral sul baiano. Promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o passeio que teve como objetivo a promoção do lazer e integração entre os membros do grupo. Desde 2013 têm sido constantes as ações promovidas para a promoção do bem-estar e socialização dos integrantes do “Melhor Idade”. O grupo, que conta com cerca de 100 idosos inscritos, realiza encontros nas terças e quintas-feiras no Cine Teatro Glauber Rocha, que promove, além de momentos de lazer, atividades físicas com acompanhamento do fisioterapeuta, palestras com temas relacionados à saúde do idoso e atividades culturais.

Seleção de Barra do Choça e UESB se classificam para próxima fase do Campeonato Sudoeste de Futsal

Terça / 07.04.2015

Seleção de Barra do Choça classificou-se em 1º lugar

No último final de semana, ocorreu em Barra do Choça o segundo zonal do 13º Campeonato Sudoeste de Futsal. Após a etapa, a Seleção de Barra do Choça se classificou em primeiro lugar e o time Uesb de Conquista, em segundo lugar, para a próxima fase da competição. No primeiro zonal, no mês passado, já haviam se classificado as equipes do AABB de Conquista, em primeiro lugar, e do Skina Mainha de Conquista, em segundo lugar. O próximo zonal será no município de Maiquinique nos dias 11 e 12 de abril, só então serão definidos os times participantes da semifinal do campeonato na segunda quinzena, do próximo mês. Até agora foram realizados 16 jogos na competição que tem como artilheiro o jogador Buba, da equipe, semifinalista, Skina Mainha de Conquista. 

Equipe da UESB de Vitória da Conquista classificou-se em 2º lugar

Guanambi: Semana do Microempreendedor Individual será de 13 a 17 de abril

Segunda / 06.04.2015

Para colaborar na gestão de negócios dos microempresários, será realizada em Guanambi a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento que tem como foco principal oferecer capacitações aos empreendedores já formalizados e acontecerá de 13 a 17 de Abril. Nesse período, os empreendedores receberão capacitação gratuita, orientados através de oficinas e palestras, sobre temas pertinentes aos optantes (MEI). Em Guanambi, os interessados em maiores informações e inscrições para participar da jornada de capacitação profissional,  poderão se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada na Praça Jacinto Lobo, s/n – Centro, que fica no Mercado Municipal, ou pelos telefones: (77) 3451 4724 ou 9846 8959, ou  e-mail: [email protected] A Semana do Microempreendedor Individual conta com o apoio e realização da Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, do SEBRAE, CRA/Ba, Sala do Empreendedor  e CRC/Ba. 

Cobertura Fotográfica do 2º dia de comemoração dos 52 anos de Sebastião Laranjeiras

Segunda / 06.04.2015

Por Maria Nunes

A 1ª Etapa da Copa Brasil de Supercross foi o grande destaque do segundo dia de evento (Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão)

Dando continuidade às comemorações pelo aniversário de 52 anos de emancipação político administrativa do município de Sebastião Laranjeiras, foi realizado ontem (05) a 1ª Etapa da Copa Brasil de Supercross e o show de freestyle com Rodrigão e sua FMX450. Destaque para Mariana Balbi, de Belo Horizonte, que com apenas 18 anos de idade 'roubou' a cena e foi muito assediada pelo grande público que prestigiou a competição. Ela, que desde muito cedo compete na categoria, já vinha se destacando em seu estado natal e agora conquistou em definitivo o público baiano, tendo subido duas vezes ao pódio e ficando com o título na categoria SX3 Pró. À noite, a praça do mercado mais uma vez ficou lotada para as apresentações de Gil Martins e Kleytones. Hoje (06), a programação é voltada para os evangélicos, com as apresentações de Viana e Banda Samar. O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje estão fazendo a cobertura e clicando no link abaixo você tem acesso à cobertura fotográfica completa do 2º dia de evento.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Novo Defensor Público Geral da Bahia defende interiorização das ações

Segunda / 06.04.2015

Por Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

Foto: Vanda Amorim/ DP-BA

O novo defensor público geral da Bahia, Clériston Macêdo, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, conta, em entrevista ao Bahia Notícias, os desafios que encontrará para gerenciar a instituição nos próximos dois anos. Eleito em janeiro deste, após concorrer três vezes ao cargo, Clériston afirma que observou que a Defensoria nos últimos anos “estava se afastando um pouco dessa atuação junto às cidades do interior”. Com um quadro de 267 defensores e um déficit de 316 para atender todo o estado, o desafio será interiorizar as ações da instituição com o curto orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, aprovado para o ano de 2015. O chefe da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) afirma que precisará de mais defensores e servidores efetivos, além de fortalecer a identidade da instituição, para conseguir interiorizar os serviços do órgão e assim cumprir a Emenda Constituicional nº 80/2014, que estabelece a interiorização da Defensoria Pública em todo o país. Clériston Macêdo conta que, apesar da instituição estar em boa parte das grandes cidades do interior, é preocupante que ainda não tenha um defensor público no oeste baiano. Ainda há 20 aprovados no último concurso para defensores, realizado em 2010, para serem nomeados, entretanto, segundo Clériston, alguns já sinalizaram que não tem mais interesse no cargo. Outra preocupação do novo gestor do órgão é a criação de novas varas judiciais pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Toda vara que é instalada, em tese, precisa de no mínimo, um defensor público”, sinaliza. Fonte: Bahia Notícias

Homem morre após colidir de frente com ônibus da Novo Horizonte

Segunda / 06.04.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Na noite de ontem (05), um homem morreu após colidir de frente com um ônibus da Viação Novo Horizonte na estrada que liga a sede do município de Dom Basílio à BA-148 (estrada Brumado a Livramento de Nossa Senhora). Segundo informações, o acidente, que aconteceu por volta das 19h00, vitimou fatalmente Nivaldo Aparecido de Oliveira, de 47 anos, morador da comunidade rural de Jatobá, município de Dom Basílio. A vítima trafegava em uma motocicleta Honda CG 125 Titan, sentido Dom Basílio, e teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o ônibus, que trafegava no sentido oposto. Segundo relatos de testemunhas, a moto trafegava com os faróis apagados e, apesar de estar usando capacete no momento do acidente, os danos causados na região da cabeça e pescoço acabaram ocasionando a morte de Nivaldo, ainda no local do acidente. A Polícia Militar de Dom Basílio e Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas e preservaram o local do acidente até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da 20ª COORPIN, de Brumado.