Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitos enfrentam dificuldades para aplicar mínimo de 25% em educação

Sexta / 21.08.2020

Por Felipe Moura, Ana Lustosa e Luciana Bueno / Brasil 61

Pela Constituição, 25% das receitas com impostos deve ser direcionado para manutenção e desenvolvimento do ensino. (Foto: Agência Brasil)

Em meio à pandemia do Coronavírus e a suspensão das aulas em todo o país, prefeitos estão preocupados com a dificuldade de aplicar o mínimo constitucional em educação. De acordo com a Constituição Federal, os municípios são obrigados a aplicar, no mínimo, 25% do que arrecadam com impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino. Para a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o fechamento das escolas por causa do isolamento social prejudicou a aplicação do mínimo exigido para a área.

Na tentativa de resolver o problema, os prefeitos tentam encontrar soluções jurídicas junto aos poderes. Em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, já foi pedido a flexibilização do mínimo a ser aplicado. A ideia seria uma “legislação excepcional” que considere como gastos em educação tudo o que foi empenhado e não somente o que foi pago, como a lei determina. Para esta quarta-feira (19), há uma reunião marcada com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. De acordo com Gustavo Dantas, especialista em direito constitucional, como a aplicação mínima está estabelecida na Constituição, apenas a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) poderia flexibilizar a exigência.

O receio de muitos gestores municipais que estão longe de alcançar o investimento de 25% é serem penalizados pelo descumprimento à lei. Com a arrecadação de impostos comprometida pela crise econômica que a pandemia da Covid-19 causou, as dificuldades aumentam, dizem. Para Karlos Gomes, especialista em direito público, os administradores públicos que não cumprirem o piso de gastos podem ser responsabilizados. “[Os prefeitos] podem incorrer em improbidade administrativa, o que pode causar a inelegibilidade e, além disso, o município pode sofrer intervenção do governo estadual. Ou seja, o estado vai retirar a autonomia do município para aquelas despesas e tomar para si aquela competência”, afirma.
.

(Arte: Brasil 61)

Com estoques de sangue baixos na Bahia, Hemoba convoca doadores

Quinta / 20.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A coordenadora do Hemoba, Iara Matos, garante que não há perigo no ato da doação, nem mesmo durante a pandemia. (Foto: Reprodução / Sesab)

Quem tem entre 16 e 59 anos e boa saúde pode salvar até dez vidas em menos de dez minutos. Basta se dirigir a um dos postos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), fazer o seu cadastro, passar por uma triagem e fazer a doação de sangue. Este ano, os estoques de sangue e de hemocomponentes estão baixos, devido ao isolamento social imposto para evitar a disseminação da Covid-19.

A coordenadora de captação de doadores e coleta da Hemoba, Iara Matos, explica que houve uma redução de cerca de 40% no número de doadores de sangue em todos os postos da Hemoba na Bahia. “O número de doadores diminuiu muito, mas, em comparação com o ano passado, a necessidade de sangue e hemocomponentes não diminuiu. Com isso, os estoques estão em estado crítico”. Ela destaca que todos os procedimentos de alta complexidade, a exemplo da oncologia, não foram suspensos. “Então, todo tipo de transfusão, de hemocomponentes, a Fundação Hemoba continua expedindo de forma regular”, explicou Iara, destacando ainda que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas adultas, separando-se os hemocomponentes, como plasma, plaquetas, e outros, e até 10 vidas caso a doação atenda a necessidade de recém-nascidos.

Em tempos normais, os doadores podem ter até 69 anos, mas com a pandemia, o ideal é que pessoas a partir dos 60 anos não saiam de casa. “Para doar, basta estar bem alimentado, bem de saúde e com documento de identificação. Pessoas que fazem uso contínuo de alguns medicamentos também podem doar, mas devem passar pela triagem. Quem fez tatuagem, colocou piercing ou passou por alguma cirurgia tem que aguardar um prazo de um ano”, explicou a coordenadora, que garante que não há perigo no ato da doação, nem mesmo durante a pandemia: “Os doadores podem comparecer tranquilamente aos postos da Hemoba, pois todos os cuidados estão sendo tomados. É necessário o uso de máscara, do alcool gel, todos os protocolos de saúde municipais e estaduais estão sendo observados, então o doador vai encontrar o distanciamento social, as unidades têm acompanhamento do número de pessoas que podem entrar, nossos colaboradores utilizam todos os equipamentos de proteção necessários, então a doação é segura”.

Coronavírus: conversar durante exercício físico reduz a proteção da máscara

Quinta / 20.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A orientação ė da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Arruda. (Foto: Reprodução / A Gazeta)

Com a reabertura das academias de ginástica, que estavam fechadas devido à pandemia do novo Coronavírus, além do uso de máscara, os usuários também devem se atentar a outro importante cuidado: o de não conversar durante o treino. A orientação ė da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Arruda.

A realização de exercícios físicos, seja na academia ou numa caminhada em espaço aberto, independente de pandemia, deve ser focada na respiração o tempo todo, segundo Lorena Arruda, para evitar que a pessoa se machuque. Quem malha e conversa, se distrai e pode fazer algo errado e se lesionar. Já quem se exercita pensando no corpo, nos movimentos que estão sendo feitos, a respiração será coadjuvante,melhorando a performance e evitando lesões. Durante o exercício, explicou a fisioterapeuta, o ritmo respiratório aumenta, deixando o corpo mais úmido. Ė necessário, portanto, o uso de máscara em tempo de pandemia. O tempo de proteção da máscara pode ser reduzido com o aumento da umidade. Logo, fazer exercício sem conversar ė mais saudável e mais seguro.

Covid-19: Municípios enfrentam dificuldade para cumprir limite de gastos com pessoal

Quinta / 20.08.2020

Por Felipe Moura, Luciana Bueno e Ana Lustosa / Brasil 61

Conforme a LRF, municípios podem comprometer até 60% da Receita Corrente Líquida com pessoal, sendo 54% para o Executivo e 6% para o Legislativo. (Foto: Agência Brasil)

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) obtido com exclusividade pelo Brasil 61 mostra que, ao menos, 806 municípios brasileiros ultrapassaram o limite de gastos com pessoal no primeiro quadrimestre deste ano. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), esses entes da federação podem comprometer até 60% da Receita Corrente Líquida com esse tipo de despesa, sendo 54% para o Executivo e 6% para o Legislativo. E o número pode ser ainda maior, já que os dados levam em conta 2.827 cidades, que prestaram as informações ao sistema da Secretaria do Tesouro Nacional. O Brasil tem 5.570 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em ano de Eleições Municipais, os gestores devem se atentar a várias restrições relacionadas às contas públicas em suas respectivas administrações. Além das obrigações fiscais comuns a todos os anos, soma-se a pandemia da Covid-19, que derrubou a arrecadação dos municípios. Por hora, o cenário é preocupante, alerta Eduardo Stranz, consultor de Estudos Técnicos da CNM. “A gente espera, infelizmente, que no final desse exercício um grande número de municípios que vão ter extrapolado as suas despesas de pessoal e uma grande quantidade de gestores que vão ter suas contas julgadas irregulares”, projeta.

Pela LRF, os gestores devem observar uma série de regras. Além de não poderem ultrapassar o limite de 60% das receitas para pagamento de pessoal, os administradores públicos não podem aumentar as despesas com pessoal nos últimos 180 dias antes do término do mandato. Na prática, desde 1º de julho, os prefeitos estão impedidos de aumentar salários e contratar funcionários. Um dos objetivos da lei é evitar que os governantes atuais ajam de modo irresponsável e contribuam para o desequilíbrio das contas da gestão futura.
.

(Arte: Brasil 61)

PM apreende máquinas caça níqueis em bar na zona rural de Candiba

Quinta / 20.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O proprietário do bar e o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, na sede da 22º Coorpin, em Guanambi. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na noite desta quarta-feira (18), por volta das 19h30, policiais militares da CIPE Sudoeste apreenderam máquinas caça níqueis em um bar, na zona rural de Candiba. Segundo informações da PM, a guarnição realizava ronda, abordando pessoas e bares pela localidade, quando em um dos bares fiscalizados se deparou com 2 máquinas caça níqueis, que foram apreendidas juntamente com R$ 157 em espécie. O proprietário do bar e o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, na sede da 22º Coorpin, em Guanambi.

Bahia lidera número de transplantes de rim no Nordeste

Quinta / 20.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são da Sesab e foram divulgados nesta quarta-feira (19). Ao todo, foram realizados, no total, 282 transplantes de fígado, rim, córneas, medula e pele na Bahia.

Com 119 transplantes de rim realizados de janeiro a junho deste ano, a Bahia lidera o número de procedimentos no Nordeste e é o sétimo no Brasil. Os dados são da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e foram divulgados nesta quarta-feira (19). Ao todo, foram realizados, no total, 282 transplantes de fígado, rim, córneas, medula e pele na Bahia.

De acordo com o Secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “mesmo durante a pandemia de coronavírus, a Bahia não parou de realizar transplantes, pois montamos uma estrutura para captar com celeridade e realizar todos os testes necessários dentro do período máximo de cada órgão. Contamos, sempre que necessário, com o apoio logístico de aeronaves, tanto da Casa Militar e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER), quanto da Força Aérea Brasileira (FAB)”.

Em 2015, a Bahia figurava entre os últimos estados em número de doações e transplantes, além de altas taxas de negativa familiar. “Estamos mudando essa realidade e isto só foi possível devido ao apoio incondicional do governador Rui Costa, que disponibilizou recursos do tesouro estadual para reduzir as dificuldades na realização de transplantes, incluindo estímulo financeiro às equipes médicas e hospitais, até o investimento em equipamentos, exames e medicamentos de alto custo na capital e interior”, destaca o secretário.

Os resultados do Programa de Transplantes da Bahia é fruto da ampliação do número de equipes transplantadoras, ampliação do programa de educação permanente e a modificação dos critérios de aceitação de órgãos, incluindo os limítrofes. A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Rita Pedrosa, diz que “progressivamente estamos reduzindo a taxa de negativa familiar, que já alcançou 76% e hoje está na casa de 50%. Dentre os motivos, as famílias alegam desconhecimento sobre processo de doação ou questões religiosas”.

O processo se inicia com a identificação de um potencial doador que se encontra nas unidades hospitalares, geralmente em emergências ou unidades de Terapia Intensiva (UTI). Após criteriosa etapa de exames e avaliações, preconizados pelo Conselho Federal de Medicina através das resoluções Nº 1480/97 e 2.173/17, é efetuado o diagnóstico de morte encefálica. Confirmado o óbito, os familiares são informados e uma equipe especializada e treinada presta apoio emocional à família e oferece a possibilidade de doação de órgãos e tecidos. Com o consentimento familiar, procede-se a retirada dos órgãos e tecidos doados. A retirada de órgãos e tecidos doados é realizada por equipes treinadas e habilitadas pelo Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

O mês de setembro é chamado de “Setembro Verde” em função do dia 27, dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião, que são considerados patronos dos transplantes e apontados como responsáveis pelo primeiro transplante realizado no mundo – o transplante de uma perna, retratado por um pintor espanhol do século XVI, em tela que se encontra exposta no Museu do Prado, na Espanha.

Os dados são da Sesab e foram divulgados nesta quarta-feira (19). Ao todo, foram realizados, no total, 282 transplantes de fígado, rim, córneas, medula e pele na Bahia.

Prefeito de Morro do Chapéu é multado pelo TCM por irregularidades na contratação de médica com quem vive em união estável

Quarta / 19.08.2020

Por Ascom/TCM-BA

Para a relatoria, a irregularidade está na incompatibilidade de horários nos serviços prestados pela médica. (Foto: Reprodução / Internet)

Nesta terça-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Rebouças Dourado Lima, em razão de irregularidades na contratação da médica Anna Laura Ribeiro Oliveira, através da empresa “G.A.D Serviços Médicos Ltda ME”, para prestar serviços à municipalidade. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$ 5 mil. Cabe recurso da decisão.

A relatoria identificou incompatibilidade de horários nos serviços prestados pela médica. Apesar de a defesa ter mencionado que a médica executava seus serviços de segunda a sexta, exceto às quintas, não foram apresentados elementos hábeis a comprovar a efetiva prestação de serviço pela profissional de saúde nos dias especificados. A denúncia ainda apontou a existência de suposto “nepotismo” na contratação, vez que a médica vive em união estável com o prefeito. A relatoria verificou que realmente existe a relação jurídica entre ambos. Todavia, seu vínculo empregatício é com uma empresa cujos serviços foram contratados pela prefeitura. Assim, como a médica não ocupa cargo público na administração, não há do que se falar em nepotismo, disse o relator. Ele, porém, considerou que o simples fato da médica contratada para prestar serviços no município viver em união estável com o gestor, por si só atenta contra os princípios da moralidade, isonomia e da impessoalidade.

Por fim, a denúncia apontou a existência de irregularidade nos pagamentos efetuados à médica no mês de junho de 2018, vez que esta teria viajado por vários dias para fora do país. Diante da documentação apresentada pela defesa, a relatoria constatou que houve a devida instauração de processo interno de apuração pela Controladoria Geral do Município, tendo sido identificada a ausência de serviços médicos pelo período de seis dias úteis. Desse modo, foi determinada a restituição ao erário do valor de R$ 4,2 mil. Tal situação comprova a irregularidade, uma vez que foi reconhecida pela própria gestão.

RHI Magnesita anuncia investimento de R$ 180 milhões em Brumado

Quarta / 19.08.2020

Por Leonardo Oliva

Segundo o Presidente da Magnesita, Francisco Fava, a expectativa é gerar cerca de 350 empregos diretos, além de impactar positivamente a economia local e regional.

Em entrevista coletiva online realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19, o executivo e Presidente da RHI Magnesita no Brasil e na América do Sul, Francisco José Carra Fava, anunciou que a empresa vai investir 30 milhões de Euros, o que equivale a R$ 180 milhões, em Brumado. O investimento será iniciado ainda neste segundo semestre de 2020, com a implantação de um forno rotativo e previsão de término no final de 2021. Durante o período de implantação, a expectativa é gerar cerca de 350 empregos diretos, além de impactar positivamente a economia local e regional.

Segundo o Presidente Francisco Fava, várias unidades produtivas em todo o mundo foram visitadas e a RHI Magnesita vai implantar em Brumado o que existe de melhor em tecnologia de produção, tornando a empresa ainda mais competitiva em todo o mundo. Em sua apresentação o Presidente da RHI Magnesita destacou que o investimento vai triplicar a capacidade produtiva da empresa, além de aumentar a eficiência produtiva, com menos emissão de CO2 e menos resíduo de produção. Conforme Francisco Fava, os produtos terão maior valor agregado e o investimento vai possibilitar a extensão da vida útil da mina de 47 para 120 anos.

Ainda segundo o Presidente da RHI Magnesita, a melhoria da eficiência produtiva vai possibilitar que a empresa tenha condição de fornecer para o mercado chinês. Em resposta, ao questionamento feito pelo Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje, Francisco Fava afirmou que a empresa não tem intenção de parar a produção nos fornos já existentes e que existe um estudo para que novos fornos rotativos sejam implantados em Brumado, no futuro.

Bahia tem leve aumento da área da seca em julho, aponta Monitor de Secas

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão hoje

De acordo com a ANA, Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no DF, em Goiás e em Tocantins. (Foto: Reprodução / Internet)

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia houve grande variabilidade nas chuvas observadas nas diferentes regiões do estado no último mês. A área com seca total subiu levemente de 75,78% para 77,05% entre junho e julho. No extremo sul do estado, surgiu uma área de seca fraca na divisa com o Espírito Santo em decorrência das precipitações abaixo da média nos últimos meses. Já no norte da Bahia, onde as chuvas foram acima da média e houve melhora nos indicadores, aconteceu um discreto recuo das secas fraca e moderada, o que resultou no aumento da área sem seca. Os impactos são de curto prazo no litoral sul e de longo prazo nas demais áreas.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no Distrito Federal, em Goiás e em Tocantins. Em muitos desses locais, as chuvas são inferiores a 20mm, como no Piauí, Tocantins, Goiás, DF, grande parte do Ceará e de Minas Gerais, centro-sul do Maranhão, oeste da Paraíba e de Pernambuco, centro-oeste da Bahia e norte de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, julho é considerado período chuvoso no litoral leste do Nordeste, na faixa que se estende desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, com valores de precipitação mensal acima de 200mm.

A ferramenta pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. O Monitor de Secas é coordenado pela ANA, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas.

De acordo com a ANA, Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no DF, em Goiás e em Tocantins. (Foto: Reprodução / ANA)

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 33 milhões nesta quarta (19)

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo app Loterias CAIXA e pelo portal Loterias CAIXA. O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50.

A Mega-Sena acumulou e pode pagar um prêmio estimado em R$ 33 milhões nesta quarta-feira (19) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.290. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). Este é um concurso de final zero, e por isso o prêmio receberá um adicional, conforme regra da modalidade. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS, e pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br). O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para esta quinta-feira, dia 20; confira os locais

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que nesta quinta-feira, dia 20, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h às 11h, na Fazenda Muquem, localizada na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Cippa resgata Jaguarandi em residência em Iaçu

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Ele estava bastante tranquilo, sem ferimentos e aparentava ser domesticado. Os moradores cuidaram muito bem dele até a nossa chegada”, explicou o Capitão da Cippa.

Na tarde da última segunda-feira (17), agentes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis resgataram um jaguarandi adulto dentro de uma residência, no distrito de João Amaro, município de Iaçu, na região da Chapada Diamantina. Segundo o chefe da seção de planejamento operacional da unidade, Capitão Bruno Pimentel Garrec, assim que os moradores encontraram o felino, prontamente acionaram a Cippa. “Deslocamos a viatura e resgatamos o animal. Ele estava bastante tranquilo, sem ferimentos e aparentava ser domesticado. Os moradores cuidaram muito bem dele até a nossa chegada”, disse. Ainda segundo o oficial, os cidadãos informaram que dois dos bichos apareceram no local, porém, assustado, um deles fugiu para uma região de mata. O pequeno felino foi encaminhado para o Centro de Acolhimento de Animais Silvestres do Parque Estadual Sete Passagens, pertencente ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no município de Miguel Calmon, e foi solto no seu habitat natural.

Luiz Eugênio Miranda é empossado no cargo de procurador de Justiça do MP-BA

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A sessão contou com diversas restrições em respeito às normas sanitárias de distanciamento social adotadas pelo MP durante a pandemia. (Fotos: Rodrigo Tagliaro / Rodtag)

O promotor de Justiça Luiz Eugênio Miranda foi empossado no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), na tarde desta segunda-feira (17), durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Norma Angélica Cavalcanti, que destacou a atuação “ética, honesta, discreta e eficiente” de Luiz Eugênio no seu trabalho no MP.

Luiz Eugênio Miranda ingressou no MP em 1991 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Correntina, Caravelas e Itabuna. Chegou a Salvador em 1995, onde trabalhou na Promotoria de Justiça de Assistência, com exercício no extinto Centro de Apoio Operacional às Curadorias de Fundações. Em 1998 passou a atuar na Promotoria de Justiça de Fundações. Exerceu o cargo de promotor de Justiça corregedor entre os anos de 2002 e 2004, quando passou a exercer suas funções na 1ª Promotoria de Justiça Cível. Em 2008 foi designado para coordenar o Núcleo do Terceiro Setor (Nuts), onde permaneceu até o último domingo (16), quando foi promovido a procurador de Justiça.

A sessão contou diversas restrições em respeito às normas sanitárias de distanciamento social adotadas pelo MP durante a pandemia do novo coronavírus. Compuseram a mesa de honra do evento a corregedora-geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; a ouvidora do MP, procuradora de Justiça Cleusa Boyda de Andrade; a procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli; a desembargadora Nágila Maria Sales Brito, representado o Tribunal de Justiça e o procurador-chefe Regional do Trabalho da 5ª Região, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho.

A sessão contou com diversas restrições em respeito às normas sanitárias de distanciamento social adotadas pelo MP durante a pandemia. (Fotos: Rodrigo Tagliaro / Rodtag)

Ibiquera e Rio do Pires têm transporte intermunicipal suspenso devido ao Coronavírus

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (19).

O transporte intermunicipal será suspenso nos municípios de Ibiquera e Rio do Pires, a partir de quinta-feira (20). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (19).

• Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, a lista dos 355 municípios com essa restrição;

Ficam suspensas nos municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans até o dia 30 de agosto.
.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quinta-feira, dia 20; confira os locais

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que nesta quinta-feira, dia 20, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Fazendas Campo de Dentro e Pedra Preta, nas Ruas Rua José Bonifácio e José do Patrocínio, além do Povoado Lagoa Preta, da Vila Pedra Preta e do Sitio Maricélia.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.