Sertão Hoje

Sertão Hoje

Malhada de Pedras: Culminância do Projeto da 'Consciência Negra' foi realizada durante a 8ª Mostra de Cultura

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto da “Consciência Negra” mobilizou os alunos das escolas da rede municipal de ensino durante o mês de novembro deste ano.

No último sábado (19) foi realizada, em Malhada de Pedras, a 8ª Edição da Mostra de Cultura. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação realizou também a culminância do projeto intitulado 'Consciência Negra', que mobilizou os alunos das escolas da rede municipal de ensino durante o mês de novembro deste ano. Na Creche Casulo (Proinfância), por exemplo, os alunos participaram de atividades lúdicas durante duas semanas, contribuindo para a conscientização dos mesmos sobre a valorização e o respeito do povo negro, da cultura africana e afro-brasileira e destacando a importância dos negros na construção da identidade do povo brasileiro.

Durante a Mostra de Cultura, os alunos da Escola Jeferson Pereira dos Santos, apresentaram uma coreografia da música africana gospel “Kakuli Walisoka la Lesu - Não há ninguém igual a Jesus” , com a finalidade de resgatar a cultura afro-descendente. Em seguida foi apresentado “Asa Branca” ao som de flauta doce, onde foi trabalhado com os alunos do 4º ano a cultura regional, ministrado pelo Professor Antônio Costa. Já os alunos da Escola Municipal Raios de Sol trabalharam com leitura, contação de histórias e pesquisas sobre a cultura negra e a influência na cultura local. As pesquisas foram realizadas a partir de Zumbi dos Palmares e os quilombos, além de personalidades negras e comidas típicas que resultaram em livretos e exposição na culminância. Os alunos do Centro Educacional Rui Barbosa desenvolveram pesquisas e relatórios sobre a cultura africana e afro-brasileira, que resultaram em cartazes, jornal mural e pinturas em telas retratando a influência negra na sociedade atual e na cultura local.

Destaque também para o desfile promovido pela Akwaba Boutique, de Rosemeire Oliveira, que trouxe para a passarela montada na área da 8ª Mostra de Cultura, a beleza e identidade do povo negro, sempre com muito requinte e elegância.

Os alunos participaram de atividades lúdicas, contribuindo para a conscientização dos mesmos sobre a valorização e o respeito do povo negro.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.