Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia é destaque em evento do BIRD sobre abastecimento rural

Sexta / 18.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Estado teve o modelo de gestão apresentado a secretários de todo o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste (Fotos: Mário Marques).

Em evento promovido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), em Brasília, a Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), foi destaque ao debater os rumos da universalização do abastecimento de água em zonas rurais do mundo.  Pioneiro, quando em 1995 criou o primeiro sistema de gestão descentralizado em Jacobina e Seabra, que existem até hoje como Centrais de Abastecimento, o Estado teve o modelo de gestão apresentado a secretários de todo o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, bem como integrantes de ministérios pelo coordenador de Integração de Políticas e Projetos, Jackson Ornelas.

Somente este ano (de janeiro a setembro), apenas a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), sociedade de economia mista do Estado da Bahia, vinculada à Sihs, concluiu 361 obras de construção de sistemas de abastecimento de água para consumo humano no semiárido baiano, atendendo a um total de 151 municípios. O investimento foi da ordem de R$ 81,3 milhões, beneficiando 116.844 habitantes. No ano de 2015, a Cerb concluiu 442 obras de sistemas de abastecimento de água para consumo humano no semiárido baiano, atendendo um total de 150 municípios. O investimento com as obras concluídas foi da ordem de R$ 75,2 milhões e beneficiaram 95,8 mil habitantes.

“Trata-se de um problema em discussão em todo mundo, em especial na América Latina, Ásia e África e o Brasil hoje é referência como proposta de gestão para a área, principalmente a Bahia que foi a pioneira e avança cada vez mais, cumprindo uma determinação do Governo Estadual”, frisou Ornelas. Reforçando a prioridade, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, destacou que encontram-se ainda em andamento mais 147 obras de construções de sistemas simplificados de abastecimento de água. O titular da Sihs elencou que, na linha de ação de revitalização do Rio São Francisco, também encontram-se em andamento as obras de contenção de processos erosivos, das localidades de Gameleira e da sede, nos municípios de Sítio do Mato e Malhada, respectivamente.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.