Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia: Novo aplicativo de celular vai trazer agilidade e rapidez para o cadastro de imóveis públicos do Estado

Quinta / 10.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, durante o 1º Encontro de Gestão de Imóveis do Estado.

A Secretaria da Administração da Bahia lançou um novo aplicativo para celular que vai permitir realizar vistorias nos imóveis pertencentes ao Estado de forma mais ágil, rápida e eficiente. O anúncio foi feito pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, durante o 1º Encontro de Gestão de Imóveis do Estado. O evento foi realizado ontem (9) pela Secretaria da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para debater a administração do patrimônio estadual. O aplicativo vai possibilitar que servidores estaduais façam vistorias nos bens públicos usando apenas o celular, enviando fotos, documentação e relatório dos imóveis pertencentes ao Estado para o Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov). O Simov faz o controle físico e financeiro dos bens pertencentes ao estado, através do cadastro, atualização e manutenção das informações.

As vistorias nos imóveis devem ser feitas periodicamente, atualizando o Governo sobre o estado de conservação do patrimônio, a destinação de uso dos bens públicos e a situação legal em que se encontram. Atualmente, para fazer a vistoria, o servidor se desloca até o imóvel, fotografa o bem público com uma câmera e preenche um relatório de vistoria em papel, indicando a situação de conservação. Em seguida, volta para a repartição, onde passa as informações do papel para o Simov usando o computador, além de ter que baixar as fotos. Com o advento do aplicativo, toda a vistoria pode ser feita no local do imóvel, sem a necessidade de sinal de internet.

Atualmente, o Simov possui cadastrados 7.499 imóveis do Estado, pertencentes à administração direta e indireta. Mas nem todos estão com seus cadastros atualizados.  O Sistema já funciona integrado com o Geosimov, sistema da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) que fornece a geolocalização dos bens públicos estaduais. Também atua integrado com o sistema ACP-Sefaz, sistema de custos do Estado que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Em breve, o Simov também trabalhará integrado ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan), programa utilizado para gerir o planejamento, a execução orçamentária e a prestação de contas do Estado.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.